Identification
Personal identification
- Full name
- Marcos Muthewuye
- Date of birth
- 1972/02/19
- Gender
- Male
Citation names
- Muthewuye, Marcos
Author identifiers
- Ciência ID
- FA1E-2B42-15B7
- ORCID iD
- 0009-0001-9879-5328
Email addresses
- marc_415@hotmail.com (Personal)
Telephones
- Mobile phone
-
- (+351) 913638930 (Personal)
Knowledge fields
- Humanities - Other Humanities
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | |
Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2022 - 2026
Ongoing
|
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
|
2018/11/01
Concluded
|
Educação Visual (Master)
Universidade Pedagógica de Maputo, Mozambique
"Percepção dos Professores sobre Educação Visual no Ensino Secundário Geral" (THESIS/DISSERTATION)
|
16 |
2018/01
Concluded
|
Educação Visual (Master Universitario)
Universidade Pedagógica de Maputo, Mozambique
"Percepção dos Professores de Educação Visual no 2º ciclo do Ensino Secundário Geral " (THESIS/DISSERTATION)
|
16 |
1995 - 2000
Concluded
|
Licenciatura (Escultura) (Licence)
Instituto Superior de Arte, Universidad de las Artes, Cuba
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2004 - Current | Assistant (University Teacher) | Universidade Pedagogica, Mozambique |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2014/08 - 2016/06 | Chefe de Departamento de Planificação e Avaliação Pedagógica | Universidade Pedagógica de Maputo, Mozambique |
Universidade Pedagógica de Maputo, Mozambique |
Outputs
Publications
Book chapter |
|
Journal article |
|
Artistic / Performance
Artistic exhibition |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2023/11/16 | (Des)colonização cultural, curricular e artística no ensino das artes visuais em Moçambique: práticas, processos e crenças hegemónicos Painel 6A Escuta: diversidade artística e cultural e legitimação de saberes locais |
Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA/UEM) (Maputo, Mozambique)
|
2021/10/06 | Ensino Artístico em Moçambique: Praticas e Experiências na Formação e Leccionação. | VII Encontro Internacional sobre Educação Artística (7ei_ea). Práticas e Epistemologias do Ensino Artístico na CPLP: casos
de Cabo Verde e Moçambique
Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA/UEM) (Mindelo , Cape Verde)
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2018/12/12 | A Cpulana e seus significados
(Thesis) Arguer
|
Nelson David Mate (Other)
Universidade Pedagógica de Maputo, Mozambique
|
2018 | A importância do uso de material alternativo no ensino de Educação Visual em escolas com escassez de material convencional:
Caso das Escolas do EP2 do Distrito de Magude
Supervisor
|
Aurélio Alfredo Muianga (Other)
Universidade Pedagógica de Maputo, Mozambique
|
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2017 - 2022 | Cerâmica e Escultura | Educação Visual (Licence) | Universidade Pedagogica, Mozambique |
2015 - 2015 | Tecnologia da Imagem | Educação Visual (Licence) | Universidade Pedagogica, Mozambique |
2010 - 2014 | Atelier I, II e III | Educação Visual (Licence) | Universidade Pedagogica, Mozambique |
2006 - 2010 | Tecnologias das Artes Visuais | Educação Visual (Licence) | Universidade Pedagogica, Mozambique |
2004 - 2006 | Desenho de Observação | Educação Visual (Licence) | Universidade Pedagogica, Mozambique |
Distinctions
Award
2005 | Centro Nacional de Cultura
Centro Nacional de Cultura, Portugal
|
1994 | 2º Prémio de escultura” Arte y Literatura de las FAR” |
Other distinction
1999 | Menção honrosa II Salão “ O Africano na pós-modernidade” |