???global.info.a_carregar???
Ricardo Lopes Coelho. Concluiu o(a) Título de Agregado em História e Filosofia das Ciências em 2016 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Mestrado em Mestrado em Filosofia Contemporânea em 1987 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Licenciatura em Licenciatura em Filosofia em 1982 pelo(a) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais e Doctor of Philosophy em História e Filosofia da Ciência em 1994 pelo(a) Technische Universität Berlin. É Professor Auxiliar no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências. Publicou 18 artigos em revistas especializadas. Possui 2 livro(s). Nas suas atividades profissionais interagiu com 27 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Princípio da Física; Física dos Princípios; Epistemologia; Metafisica; Junta de Educação Nac./ Inst. para a Alta Cultura ; Centros de investigação; Investigação científica em Portugal; Bolseiros; .
Identification

Personal identification

Full name
Ricardo José Lopes Coelho

Citation names

  • Lopes Coelho, R.

Author identifiers

Ciência ID
FC1E-8FB0-3D73
ORCID iD
0000-0001-8422-3057

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
French Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
German Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Portuguese
Education
Degree Classification
2016
Concluded
História e Filosofia das Ciências (Título de Agregado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado
1999
Concluded
História e filosofia das Ciências (Título de Habilitação de Coordenação Científica)
Technische Universität Berlin, Germany
"On the Concept of Force" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado
1994
Concluded
História e Filosofia da Ciência (Doctor of Philosophy)
Technische Universität Berlin, Germany
"The Hertzian System: Mechanics and Theory of Knowledge" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1987
Concluded
Mestrado em Filosofia Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Da Correspondência Leibniz-Clarke" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1982
Concluded
Licenciatura em Filosofia (Licenciatura)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
16,0 (very good)
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2019 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2016 - 2018 Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2022/02/01 - 2025/02/01 European Co-construction of a Science Webcomics Series: "Bombastics"
2021-1-FR01-KA220-SCH-000030110
Researcher
FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal
Ongoing
2012/01/02 - 2015/01/01 A Física dos Principios e a epistemologia científica: os casos de Mach, Hertz e Poincaré
PTDC/FIL-FCI/116939/2010
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Filosofia das Ciências, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2010/04/01 - 2012/07/31 A Investigação científica em Portugal no período entre as duas guerras mundiais e a JEN
HC/0077/2009
Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Coelho, Ricardo. O Conceito de Energia:. 2006.
  2. Coelho, Ricardo. Zur Konzeption der Kraft der Mechanik. Germany. 2001.
Book chapter
  1. Lopes Coelho, R.. "On the Concept of Energy: History of Science for Teaching". 2010.
    10.1007/978-94-6091-349-5
Conference paper
  1. Coelho, Ricardo. "History and Philosophy of Science Can Improve Problem-Solving". 2014.
    10.22323/1.224.0227
  2. Coelho, R.L.. "On the concept of energy: History and philosophy for science teaching". 2009.
    10.1016/j.sbspro.2009.01.468
Journal article
  1. Ricardo Lopes Coelho. "Reply to ‘Comment on “Pendulum: the partial and global approach”’". Physics Education (2023): https://doi.org/10.1088/1361-6552/ac95ed.
    10.1088/1361-6552/ac95ed
  2. Ricardo Coelho. "Experimental Justification of the Poggendorff Experiment". The Physics Teacher (2022): https://doi.org/10.1119/5.0049112.
    10.1119/5.0049112
  3. Ricardo Lopes Coelho. "Comment on Eisenthal's ‘mechanics without mechanisms’". Studies in History and Philosophy of Science (2022): https://doi.org/10.1016/j.shpsa.2022.08.003.
    10.1016/j.shpsa.2022.08.003
  4. Ricardo Lopes Coelho. "Pendulum: the partial and global approach". Physics Education (2022): https://doi.org/10.1088/1361-6552/ac4849.
    10.1088/1361-6552/ac4849
  5. Ricardo Lopes Coelho. "The experimental solution of the elevator problem". Physics Education (2021): https://doi.org/10.1088/1361-6552/abd993.
    10.1088/1361-6552/abd993
  6. R. Lopes Coelho. "On the Energy Concept Problem: Experiments and Interpretations". Foundations of Science (2020): https://doi.org/10.1007/s10699-020-09675-z.
    10.1007/s10699-020-09675-z
  7. R. Lopes Coelho. "On the Composition of Force: Algorithm and Experiment". Axiomathes (2020): https://doi.org/10.1007/s10516-020-09487-7.
    10.1007/s10516-020-09487-7
  8. R. Lopes Coelho. "A Comment on Solari and Natiello’s Constructivist View of Newton’s Mechanics". Foundations of Science (2020): https://doi.org/10.1007/s10699-020-09651-7.
    10.1007/s10699-020-09651-7
  9. Ricardo Lopes Coelho. "Manuais e História da Ciência: a segunda lei de Newton". História da Ciência e Ensino: construindo interfaces (2019): https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp536-549.
    10.23925/2178-2911.2019v20espp536-549
  10. Borges, Paulo F; Coelho, Ricardo Lopes. "DUAS ABORDAGENS PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: SOFTWARE E HISTÓRIA DA CIÊNCIA.". História da Ciência e Ensino: construindo interfaces 20 (2019): 316-329. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp316-329.
    10.23925/2178-2911.2019v20espp316-329
  11. Ricardo Lopes Coelho. "Estudo Histórico-Crítico da Fundamentação da Mecânica por Mach". Revista Portuguesa de Filosofia (2018): https://doi.org/10.17990/RPF/2018_74_1_0197.
    10.17990/RPF/2018_74_1_0197
  12. Coelho, R. Lopes. "On the deduction of Newton’s second law". Acta Mechanica 229 5 (2018): 2287-2290. http://dx.doi.org/10.1007/s00707-017-2074-2.
    10.1007/s00707-017-2074-2
  13. Coelho, R Lopes. "Decomposition of the compound Atwood machine". European Journal of Physics 38 6 (2017): 065007. http://dx.doi.org/10.1088/1361-6404/aa8d59.
    10.1088/1361-6404/aa8d59
  14. Kalman, Calvin S.; Shore, Bruce M; Aulls, Mark W; Antimirova, Tetyana; Magon, Juss Kaur; Lee, Gyoungho; Coelho, Ricardo; et al. "Changing Students’ Approach to Learning Physics in Postsecondary Gateway Courses". International Research in Higher Education 2 3 (2017): 16. http://dx.doi.org/10.5430/irhe.v2n3p16.
    10.5430/irhe.v2n3p16
  15. Ricardo Lopes Coelho. "Time and Space, Concepts and Phenomena". Science & Education (2017): https://doi.org/10.1007%2Fs11191-017-9898-y.
    10.1007/s11191-017-9898-y
  16. Lopes Coelho, R. "The compound Atwood machine problem". Physics Education 52 3 (2017): 035003. http://dx.doi.org/10.1088/1361-6552/aa5e1a.
    10.1088/1361-6552/aa5e1a
  17. Coelho, R L; Borges, P F; Karam, R. "Atwood and Poggendorff: an insightful analogy". European Journal of Physics 37 6 (2016): 065003. http://dx.doi.org/10.1088/0143-0807/37/6/065003.
    10.1088/0143-0807/37/6/065003
  18. Lopes Coelho, R; Silva, P A S; Borges, Paulo de F. "On the Poggendorff experiment". Physics Education 50 6 (2015): 667-672. http://dx.doi.org/10.1088/0031-9120/50/6/667.
    10.1088/0031-9120/50/6/667
  19. Coelho, R.L.. "On the Concept of Energy: Eclecticism and Rationality". Science and Education 23 6 (2014): 1361-1380. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84901486517&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11191-013-9634-1
  20. Coelho, R.L.; Stachel, J.. "On Schrödinger's equation, Hertz's mechanics and Van Vleck's determinant". European Journal of Physics 34 4 (2013): 953-974. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84880536374&partnerID=MN8TOARS.
    10.1088/0143-0807/34/4/953
  21. Coelho, R.L.. "Could HPS Improve Problem-Solving?". Science and Education 22 5 (2013): 1043-1068. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878109170&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11191-012-9521-1
  22. Coelho, R.L.. "Conceptual Problems in the Foundations of Mechanics". Science and Education 21 9 (2012): 1337-1356. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84864572056&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11191-010-9336-x
  23. Coelho, R.L.. "On the concept of force: How understanding its history can improve physics teaching". Science and Education 19 1 (2010): 91-113. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77952883478&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11191-008-9183-1
  24. Coelho, R.L.. "On the concept of energy: How understanding its history can improve physics teaching". Science and Education 18 8 (2009): 961-983. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-71449089280&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11191-007-9128-0
  25. Coelho, R.L.. "The law of inertia: How understanding its history can improve physics teaching". Science and Education 16 9-10 (2007): 955-974. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-34548068642&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11191-006-9042-x