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Alexandrina Martins. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Linguística em 2022/11/18 pelo(a) Universidade de Lisboa, Doutoramento em Voz, Linguagem e Comunicação em 2011/07/01 pelo(a) Universidade de Lisboa e Licenciatura em Terapia da Fala em 2005/10/01 pelo(a) Instituto Politécnico do Porto. Frequenta o(a) Doutoramento em Voz, Linguagem e Comunicação pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina. É Professor Adjunto Convidado no(a) Universidade de Aveiro. Publicou 4 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto(s) e Investigador em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Ciências da Saúde e Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas com ênfase em Linguística. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Aquisição da linguagem; Sintaxe; Subordinação (Linguística); Distúrbios do desenvolvimento da linguagem; Distúrbios do espectro do autismo - Na criança; Teses de doutoramento - 2022; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas; PEA; sintaxe; terapia da fala; INsyntax; intervenção; Gramática; Processamento; Recursos Linguísticos; Variação; .
Identification

Personal identification

Full name
Alexandrina Martins

Citation names

  • Martins, Alexandrina

Author identifiers

Ciência ID
FE1F-3930-794D
ORCID iD
0000-0002-7402-2531

Knowledge fields

  • Medical and Health Sciences - Health Sciences
  • Humanities - Languages and Literatures - Linguistics

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Advanced (C1) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Advanced (C1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2022/11/18
Concluded
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Complexidade Sintática em Crianças com PDL e PEA" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovada com Distinção e Louvor
2017/10/03
Concluded
Especialista em Ciências da Saúde - sub área de Terapia da Fala (Título de especialista)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011/07/01
Concluded
Voz, Linguagem e Comunicação (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
2005/10/01
Concluded
Terapia da Fala (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023/09/17 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
2023/09/13 - 2024/07/31 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2018/09/17 - 2023/09/16 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
2022/09/19 - 2023/07/31 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2017 - 2019 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/02/14 - 2018/06/30 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
2016/09/12 - 2017/01/08 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2017 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
2015/09/14 - 2016/02/06 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2015 - 2016 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2014/09/15 - 2015/01/19 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2013/03/01 - 2013/07/12 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2015/02/01 - Current Terapeuta Fala Director (Técnico de Diagnóstico e Terapêutica - Terapeuta da Fala) Trilhos de Mudança, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2020/09/01 - Current Vice-Diretora do Mestrado em Terapia da Fala Universidade de Aveiro, Portugal
2008/08/01 - 2010/12/31 Organic Unit Director Trilhos de Mudança, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2011/01/01 - Current Doutoramento em Linguística
SFRH/BD/76904/2011
PhD Student Fellow
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Contract

Designation Funders
2023/05/12 - Current Justice to youth language needs: human rights undermined by an invisible disadvantage
CA22139
Researcher
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Ongoing
2013/05/01 - Current Complement Clauses in the Acquisition of Portuguese (CLAP)
PTDC/CLE-LIN/120897/2010
Researcher
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Concluded
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
UID/LIN/00214/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Ramalho, A. M.; Pereira, T.; Baptista, A. C.; Reis, T; Rodrigues, S; Santos, C.; Dias, A; et al. "Avaliação da Fonologia". In Compendium de Terapia da Fala, edited by Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Portugal: Papa-Letras, 2023.
    Published
  2. Pereira, T.; Jesus, A. M.; Maia, F.; Ramalho, A. M.; Martins, Alexandrina. "Avaliação da Linguagem na Criança". In Compendium de Terapia da Fala, edited by Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Portugal, 2023.
    Published
  3. Baptista, A. C.; Reis, T.; Ramalho, A. M.; Rodrigues, S.; Dias, A.; Frutuoso, J.; Jesus, A. M.; et al. "Intervenção em Fonologia". In Compendium de Terapia da Fala, edited by Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Portugal: Papa-Letras, 2023.
    Published
  4. Maia, F.; Jesus, A. M.; Martins, Alexandrina; Pereira T.; Ramalho, A.M.. "Intervenção em Linguagem na Criança.". In Compendium de Terapia da Fala, edited by Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. 2023.
    Published
  5. Reis, T.; Ramalho, A. M.; Baptista, A. C.; Rodrigues, S.; Dias, A.; Frutuoso, J.; Maia, F.; et al. "Estudo de caso em Fonologia". In Compendium de Terapia da Fala, edited by Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Portugal: Papa-Letras, 2023.
    Published
  6. Martins, Alexandrina; Jesus, A. M.; Ramalho, A.M. ; Pereira, T.; Maia, F.. "Estudo de caso em Linguagem na Criança". In Compendium de Terapia da Fala, edited by Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Porto, Portugal: Papa-Letras, 2023.
    Published
  7. Martins, Alexandrina; Santos, A. L.. "Subordinação e complexidade sintática no desenvolvimento atípico: uma área central na sintaxe clínica". In Linguística clínica. Language Science Press, 2022.
    Published
  8. Martins, Alexandrina; Vieira, S.. "Avaliação em contextos típicos e atípicos: aspetos morfossintáticos.". In A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português. Language Science Press, 2017.
    Published
Book review
  1. Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. "Dicionário Terminológico de Terapia da Fala". Review of Dicionário Terminológico de Terapia da Fala (2019):
    Published
Conference abstract
  1. Martins, Alexandrina; Pinho, B.; Lousada, M.. "Efeitos do INsyntax em crianças com perturbação do espetro do autismo". Paper presented in RevSALUS-Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia, 2023.
    Published
  2. Marques, N.; Martins, Alexandrina; Lousada, M.. "Estudo de Eficácia do PROsyntax em crianças com PDL". Paper presented in III Encontro em Linguística Aplicada. Revista Portuguesa de Terapia da Fala., 2023.
    Published
  3. Santos, A. L.; Cadime, I.; Martins, Alexandrina; Ribeiro, I.. "CDI-III: um estudo exploratório com crianças com desenvolvimento linguístico atípico.". Paper presented in III Encontro em Linguística Aplicada. Revista Portuguesa de Terapia da Fala., 2023.
    Published
Conference paper
  1. Martins, Alexandrina; Santos, Ana Lúcia; Duarte, Inês. "Comprehension of Relative Clauses vs. Control Structures in SLI and ASD Children". 2018.
Conference poster
  1. Azevedo, M.; Martins, Alexandrina; Lousada, M.; Pereira, T. ; Couto, P.. "The effects of prosyntax on children with DLD and ASD". Paper presented in 6th statistics of health decision making artificial intelligence, 2024.
  2. Martins, Alexandrina; Santos, A. L.; Duarte, I.. "Complex syntax in DLD and ASD children". Paper presented in 11th ESLA congress of speech and language therapy, 2022.
  3. Lopes, A. ; Martins, Alexandrina; Lousada, M.. "Desenvolvimento e Estudo de Eficácia do Programa INsyntax em Late Talker". Paper presented in II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, 2022.
  4. Martins, Alexandrina; Santos, A. L.; Duarte. I. "Comprehension of relatives vs. control structures in SLI and ASD children". Paper presented in Conference on Language Development 42nd annual meeting BUCLD 2017, 2017.
  5. Martins, Alexandrina; Santos, A L; Duarte I. "Complex syntax in SLI and ASD children". Paper presented in Ciência 2016 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal., 2016.
  6. Martins, Alexandrina; Baptista, A. C.; ; Afonso, C.; Rodrigues, S.. "Comprehension of subject and object relatives by SLI and typically developing children: comparing Act-Out and Sentence-picture tasks.". Paper presented in IASCL (International Association for the Study of Child Language), 2011.
Journal article
  1. Lopes, A; Martins, Alexandrina; Lousada M.. "Desenvolvimento e estudo de eficácia do programa INsyntax em falantes tardios". Revista Portuguesa de Terapia da Fala 15 (2023):
    Published
  2. Martins, Alexandrina; Santos, Ana Lúcia; Duarte, Inês. "Syntatic complexity in children with autism spectrum disorder and specific language impairment". (2017): http://hdl.handle.net/10451/34942.
Manual
  1. Coelho, C; Santos, C.; Martins, Alexandrina; Lousada, M.. RLI:2-3 – Rastreio de Linguagem Infantil 2-3 anos. Portugal. 2024.
    Published
  2. Martins, Alexandrina; Lopes, A; Lousada, M.. INsyntax. 2022.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Martins, Fátima Alexandrina Mendes. "Complexidade sintática em PDL e PEA". PhD, 2022. http://hdl.handle.net/10451/55934.

Intellectual property

Trademark
  1. 2021. "INsyntax".
  2. 2021. "RLI:2-3 – Rastreio de Linguagem Infantil 2-3 anos".
    Registered
  3. 2021. "PROsyntax".
    Registered
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024 Desenvolvimento e validação do RLI 2-3 Congresso Nacional de Pediatria
Sociedade Portuguesa de Pediatria (Portugal)
2024 Complexidade sintática em PDL e PEA. XI Workshop Linguistics, Language Development and Impairment.
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. (Portugal)
2024 Efeitos de um Programa de Intervenção em Sintaxe nas Perturbações de Linguagem: um estudo randomizado controlado. IV Encontro em Linguística Aplicada.
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
2023 CDI-III: um estudo exploratório com crianças com desenvolvimento linguístico atípico. X Workshop Linguistics, Language Development and Impairment
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
2023 Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção em narrativas. III congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
2023 Desafios e necessidades na avaliação e intervenção na linguagem na criança III congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Sociedade Portuguesa de Pediatria
2023 CDI-III: um estudo exploratório com crianças com desenvolvimento linguístico atípico. III Encontro em Linguística Aplicada.
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
2023 Efeitos do Programa de Estimulação Sintática INsyntax em crianças com PEA. 5ª rRACS.
Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia.
2022 Development and Validation of a Syntactic Intervention Program 11th ESLA congress of speech and language therapy.
European Speech and Language Therapy Association
2022 Desenvolvimento e estudo de eficácia do Programa INsyntax em Falantes Tardios. . II. Encontro em Linguística Aplicada.
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
2021 Complexidade Sintática em PDL e PEA: aquisição de frases complexas. II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
2021 PROsyntax – Nível I - Desenvolvimento e Validação de um Programa de Intervenção no Domínio Sintático II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
2021 PROsyntax – Nível II - Desenvolvimento e Validação de um Programa de Intervenção no Domínio Sintático II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
2021 Como é que as crianças adquirem frases complexas? - Dados da aquisição típica e atípica. I Encontro em Linguística Aplicada.
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro
2020 Perturbações da Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita: causa e/ou consequência. Congresso Internacional de Dislexia
Qualconsoante - Disclinica
2017 Comprehension of relatives vs. control structures in SLI and ASD children. 13th Generative Approaches to Language Acquisition conference -
GALA
2016 Complexidade sintática em Crianças com PEL e PEA III Congresso Internacional do CADIn
CADin
2015 Complex syntax in SLI and ASD children Workshop Complement Clauses: Syntax and Acquisition
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
2015 Complexidade sintática em Crianças Com PEL e PEA XXXI Encontro Nacional da APL
APL
2014 Comprehension of relatives and control structures in SLI and ASD children. Workshop on Specific Language Impairment.
UNED - Universidade Nacional de Educação à Distância de Madrid
2014 Desenvolvimento sintático em crianças com PEL e PEA: Resultados de compreensão de diferentes tipos de relativas em diferentes tarefas. IV Workshop Linguistics, Language Development and Impairment.
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
2014 Compreensão de estruturas de controlo por crianças com desenvolvimento típico e atípico. IV Workshop Linguistics, Language Development and Impairment.
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
2013 Compreensão de Orações Relativas – comparação entre metodologias. Workshop Linguistics, Language Development and Impairment III
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
2011 Comprehension of subject and object relatives by SLI and typically developing children: Comparing Act-Out and Sentence-picture tasks. Workshop Linguistics, Language Development and Impairment I
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2022 - Current Efeitos de um Programa de Intervenção em Sintaxe nas Perturbações de Linguagem: um estudo randomizado controlado
Co-supervisor
Ciências da Linguagem (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 - 2024 Efeitos de um programa de Intervenção em narrativas em Crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem
Supervisor
Terapia da Fala (Master)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção em narrativas
Supervisor
Terapia da Fala (Master)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 Contributo para a validação de um instrumento de rastreio de perturbações de linguagem (24 - 36m) - desenvolvimento típico
Supervisor
Terapia da Fala (Master)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2021 - 2022 Efeitos do programa de estimulação sintática INsyntax em crianças com PEA
Supervisor
Terapia da Fala (Master)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2021 - 2022 Efeitos do PROsyntax em crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem em idade pré-escolar
Supervisor
Terapia da Fala (Master)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2020 - 2021 Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção no domínio sintático: nível I
Supervisor
Terapia da Fala (Master)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2020 - 2021 Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção no domínio sintático: nível II
Supervisor
Terapia da Fala (Master)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2020 - 2021 Desenvolvimento e estudo de eficácia do programa INsyntax em falantes tardios
Supervisor
Terapia da Fala (Master)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2021 - Current Encontro em Linguística Aplicada (2021)
Meeting (Co-organisor)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2023 - 2023 III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia Da Fala (2023 - 2023)
Congress (Member of the Organising Committee)
Sociedade Portuguesa de Terapia Da Fala , Portugal
2023 - 2023 III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia Da Fala (2023 - 2023)
Congress (Member of the Scientific Committee)
2023 - 2023 XVII Fórum de Partilha Linguística (2023 - 2023)
Conference (Member of the Scientific Committee)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2021 - 2021 Intervenção em Sintaxe (2021)
Workshop (Member of the Organising Committee)
Sociedade Portuguesa de Terapia Da Fala , Portugal
2021 - 2021 II Congresso internacional da SPTF (2021 - 2021)
Congress (Member of the Organising Committee)
Sociedade Portuguesa de Terapia Da Fala , Portugal
2011 - 2017 Workshop Linguistics, Language Development and Impairment (2011 - 2017)
Workshop
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa , Portugal
2014 - 2014 22nd Conference of the Student Organization of Linguistics in Europe (2014 - 2014)
Conference (Member of the Organising Committee)
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa , Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2024/11/21 Guidelines para a avaliação e diagnóstico diferencial de linguagem de crianças bilingues
(Thesis) Main arguer
Raquel Gamboa (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2024/09/19 Competências Sintáticas em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Thesis Member
Raquel dos Santos Costa (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2024/03/06 - Current Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala Presidente da direção
2020/06 - 2024/03/05 Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala Membro do Departamento de Linguagem na Criança

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2023 - Current Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Terapia da Fala - RPTF
Member
2012/01/01 - Current Membro Integrado
Member
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa , Portugal
2022 - 2023 Grupo de Trabalho Subsídio de Educação Especial
Coordinator
Associação Portuguesa de Terapia da Fala, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2017 - Current Métodos de Avaliação e Diagnóstico Terapia da Fala (Licenciatura) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2017 - Current Perturbações da Comunicação e da Linguagem em Crianças Terapia da Fala (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2017 - Current Linguística Aplicada à Terapia da Fala Terapia da Fala (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2016 - Current Linguística Clínica Terapia da Fala Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2016 - Current Perturbações da Linguagem Primárias: da avaliação à intervenção diferenciada Terapia da Fala (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2016 - Current Perturbações da Linguagem Secundárias: da avaliação à intervenção diferenciada Terapia da Fala (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2014 - Current Educação Clínica Profissional I Terapia da Fala (Licenciatura) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2014 - Current Educação Clínica Profissional II Terapia da Fala (Licenciatura) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2012 - Current Educação Clínica Profissional III Terapia da Fala (Licenciatura) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2023 - 2024 Práticas de Investigação em Terapia da Fala I Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2023 - 2024 Aquisição do Desenvolvimento da Linguagem Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2023 - 2024 Perturbação da Linguagem em Crianças Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2022 - 2024 Análise Fonológica do Discurso Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2022 - 2024 Práticas Avançadas em Comunicação e Linguagem Terapia da Fala (Mestrado integrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2022 - 2023 Fonética Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2019 - 2022 Desenvolvimento da Linguagem Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2022 Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Curso de Especialização em Educação Especial - Domínio Audição e Surdez - Formação a Professores e Educadores (Especialização pós-licenciatura) Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2015 - 2022 Metodologias de Investigação Educacional Curso de Especialização em Educação Especial - Domínio Audição e Surdez - Formação a Professores e Educadores (Especialização pós-licenciatura) Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017 - 2020 Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Curso de especialização complementos de Inglês (Especialização pós-licenciatura) Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2019 Perturbações da leitura, escrita e do cálculo Curso de pós-graduação em Terapia da Fala – Intervenção na Infância (Especialização pós-licenciatura)
2014 - 2018 Desenvolvimento e Crescimento Terapia da Fala (Licenciatura) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2012 - 2013 Introdução à Patologia da Comunicação Terapia da Fala (Licenciatura) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2022 - 2022 Participação em júri para atribuição do título de especialista por provas públicas Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2016 - 2022 Participação em júri para atribuição do título de especialista por provas públicas Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2020 - 2020 Participação em júri para atribuição do título de especialista por provas públicas Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Distinctions

Award

2022 Prémio de Investigação Científica na Área da Reabilitação Dr.ª Maria Lutegarda 1º Prémio coletivo