???global.info.a_carregar???
Adriana Cardoso is Assistant Professor at Higher Education School of Lisbon (Escola Superior de Educação de Lisboa) and researcher at the Linguistic Centre of Linguistics of the University of Lisbon (Centro de Linguística da Universidade de Lisboa). Her main research interests are Linguistics and Didactics of Portuguese Language. She completed the Phd Programme in Linguistics in 2011 by University of Lisbon (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) and Master in Linguistics in 2002 by New University of Lisbon (Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas). She published 14 articles in journals and 13 section(s) of books and 5 book(s), supervised 5 MSc dissertations and co-supervised 1 PhD thesis and 6. MSc dissertations. She has participated in several projects (e.g. as Principal investigator in 2 projects, Research Fellow in 1 projects, and Researcher in 4 projects).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Adriana Cardoso

Nomes de citação

  • Cardoso, Adriana
  • Cardoso, Maria Adriana Príncipe

Identificadores de autor

Ciência ID
0017-41AA-63A2

Endereços de correio eletrónico

  • acardoso@eselx.ipl.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 217115500 Ext.: 219 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Lisboa. Campus de Benfica do IPL, 1549-003, Lisbon, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2011
Concluído
Phd Programme in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Variation and Change in the Syntax of Relative Clauses: new evidence from Portuguese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good (Muito Bom por unanimidade, com Louvor e
2002
Concluído
Linguistics - Comparative Linguistics (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A Língua Latino-Portuguesa de Notários do século XI" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very good (Muito Bom, por unanimidade)
1997
Concluído
Modern Languages and Literature, Portuguese Studies (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 (scale: 0-20)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2017 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2017 Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2005 - 2010 Variation and change in the syntax of relative clauses: New evidence from Portuguese
FCT SFRH/BD/22475/2005
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/04 - Atual O Desenvolvimento do Pensamento Crítico através da Abordagem de Temas Controversos [The Development of Critical Thinking through the Controversial Issues Approach]
IPL/2022/ DISCUSSIO_ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2023/03 - Atual Projeto Leitura Orientada em Sala de Aula-Projeto LOSA (Fase II) [Guided Reading in the Classroom]
Losa - FASE II
Investigador responsável
Plano Nacional de Leitura, Portugal
2023/09 - 2024/09 A Utilização da Inteligência Artificial no Ensino Superior Artístico [The Use of Artificial Intelligence in Higher Artistic Education]
IPL/2023/ EducArte_AI_ESCS
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2016/01 - 2023/07 Do Português Pré-clássico às variantes modernas: Contribuições para o estudo da sintaxe e suas interfaces [From Pre-Classical Portuguese to Modern Variants: Contributions to the Study of Syntax and its Interfaces]
9469/2015
Investigador
Concluído
2021/09 - 2023/01 Comunidade RED: construção e monitorização de uma plataforma digital de formaçao, criação, partilha e reflexão [RED Community: Construction and Monitoring of a Digital Platform for Training, Creation, Sharing, and Reflection]
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2021/09 - 2023/01 "Escrever com olhos de Ver"- Dificuldades de escrita e visão funcional em crianças do ensino básico: a disortografia e a visão [Writing with Eyes to See" - Writing Difficulties and Functional Vision in Elementary School Children: Dysorthography and Vision]
IPL/2021/ ESCRI-VER
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2018/09/01 - 2019/12/31 RED.PT Recursos Educativos Digitais para o Ensino e a Aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Digital Educational Resources for the Teaching and Learning of Portuguese in the 1st Cycle of Basic Education]
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2019/05/13 - 2019/07/31 Cozinhar a aprender: Recurso educativo digital para a promoção da integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Cooking to learn: Digital educational resource for the promotion of curricular integration in Primary School]
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2016 - 2018 Percursos de Investigação em Didática do Português [Research Paths in Portuguese Didactics]
ESELX/IPL- CIED/2016/A11
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
2014/09/01 - 2016/08/31 PerGram - Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade [Paths to teach grammar in the first years of schooling].
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2012/03/05 - 2015/09/04 WOChWEL - Word Order and Word Order Change in Western European Languages
PTDC/CLE-LIN/121707/2010
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014/11/01 - 2015/04/01 Recursos Multimédia de Apoio à Escrita Académica [Multimedia resources for Academic Writing]
129/ID/2014
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/01/02 - 2011/09/30 DUPLEX - Doubles and Expletives in European Portuguese Dialect Syntax
PTDC/LIN/71559/2006
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003/06/01 - 2005/06/01 Processos de Gestão do Erro [Processes to deal with spelling and linguistic errors]
No code.
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2000/09/01 - 2001/12/31 LER & ESCREVER - para uma tipologia textual [Reading & Writing - for a textual typology]
no code
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto de Incentivos à Qualidade da Educação
Concluído
1999/11/01 - 2000/07/31 Syntax-oriented Corpus of Portuguese Dialects
PRAXIS/C/PLP/13046/98
Outra
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
PRAXIS XXI
1997/11/01 - 1999/09/30 GLEP - Gramática de Larga Escala do Português [GLEP - Large-scale Grammar of Portuguese]
PRAXIS/PCSH/C/CLC/123/96
Bolseiro de Investigação
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
PRAXIS XXI
Concluído
1997/08/01 - 1997/11/30 Corpora do Português Medieval. Etiquetagem e Segmentação Automáticas [Medieval Portuguese Corpora - Automatic Tagging and Parsing
PRAXIS/2/2.1/CSH/778/95
Outra
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
PRAXIS XXI
Concluído
1996/09/01 - 1997/08/31 Gramática do Português Medieval. Contributos para a sua Caracterização" [Medieval Portuguese Grammar - Contribution to its characterization]
FCSH/C/LIN/537/93
Outra
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2001/04/01 - 2003/11/30 Fontes para a História da Língua Portuguesa [Medieval Primary Sources for the History of Portuguese Language]
No code.
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cardoso, Adriana. "A UC de Realidade Virtual e Realidade Aumentada: experiência de ensino-aprendizagem em regime e-learning [The UC of Virtual Reality and Augmented Reality: teaching-learning experience in e-learning format]". Trabalho apresentado em CNaPPES 2024, Faro, 2023.
  2. Cardoso, Adriana; Almeida, António; Souza, Joana. "The DISCUSSIO Project: Design of digital resources to address controversial issues". Trabalho apresentado em Edulearn23, 2023.
  3. Cardoso, Adriana; Souza, Joana. "Comunidade RED: Primeiros passos de uma comunidade de prática na área das tecnologias digitais em educação [RED Community: First steps of a community of practice in the field of digital technologies in education]". Trabalho apresentado em CNaPPES 2022, 2022.
    Publicado
  4. Cardoso, Adriana; abreu, renato; Rodrigues, Ricardo Pereira; Manteigas, Vítor; Martinho, Carla. "Satisfaction with remote education and the return to face-to-face: perception of higher education students". Trabalho apresentado em Edulearn22, 2022.
    Publicado
  5. Cardoso, Adriana; Souza, Joana. "Creating a digital community of practice". Trabalho apresentado em Edulearn22, 2022.
    Publicado
  6. Cardoso, Adriana; Souza, Joana. "Cooking to learn: A digital educational resource for the promotion of curricular integration in primary school". Trabalho apresentado em EDULEARN20 Proceedings: 12th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2022.
    Publicado
  7. Cardoso, Adriana; Martinho, Carla; Rodrigues, Ricardo Pereira; abreu, renato; Manteigas, Vítor; Escudeiro, Maria João. "O percurso de vida do primeiro MOOC do Politécnico de Lisboa na Plataforma NAU [The Life Path of the First MOOC at the Polytechnic Institute of Lisbon on the NAU Platform]". Trabalho apresentado em Atas da 11.ª Conferência FORGES: A Cooperação no Ensino Superior dos Países e Regiões de Língua Portuguesa perante os Desafios Globais, 2021.
    Publicado
  8. Cardoso, Adriana; Martinho, Carla; Rodrigues, Ricardo Pereira; Abreu, Renato; Marteigas, Vítor; Escudeiro, Maria João. "Ensino a distância no Politécnico de Lisboa: Necessidades de Formação [Distance Learning at the Polytechnic Institute of Lisbon: Training Needs]". Trabalho apresentado em 11.ª Conferência FORGES: A Cooperação no Ensino Superior dos Países e Regiões de Língua Portuguesa perante os Desafios Globais, 2021.
    Publicado
  9. Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Paulos, Bruno; Gonçalves, Carolina; Pereira, Susana; Silva, Encarnação. "A receita culinária: recurso educativo digital para o desenvolvimento de competências textuais e linguísticas no 1.º CEB [The culinary recipe: a digital educational resource for the development of textual and linguistic competences in the primary school]". Trabalho apresentado em 13.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português [13th National Meeting of the Portuguese Teachers Association], Leiria, 2019.
    Publicado
  10. Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, Carla. "Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo [Collaborative writing in higher education: Exploratory analysis of peer interaction in the framework of Sociodiscursive Interactionism]". Trabalho apresentado em Cadernos WGT — Workshops em Gramática e Texto: (Novos) Balanços e Perspetivas, Lisbon, 2018.
    Publicado
  11. Cardoso, Adriana; Hortas, Maria João; Silva, Encarnação; Tempera, Tiago. "Competências em língua portuguesa à saída da licenciatura: o caso da licenciatura em Educação Básica da ESELx (2010-11) [Portuguese Language skills at the end of 1st cycle of higher education]". 2011.
    Publicado
  12. Cardoso, Adriana. "Relativas com núcleo interno e relativo de ligação na história do português [Relative with internal head and connecting relative in the history of Portuguese]". Trabalho apresentado em XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Évora, 2007.
    Publicado
  13. Cardoso, Adriana. "O morfema relativo o qual em diacronia [The relative pronoun 'o qual' in the history of Portuguese]". Trabalho apresentado em Dissertando: Sessão de Estudantes. Comemorações dos 75 anos do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Lisbon, 2006.
  14. Cardoso, Adriana; Silva, Ana. "O texto informativo/explicativo no 1º Ciclo [The explicative sequence in the 1st cycle of Primary Education]". Trabalho apresentado em Actas do I Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e da Literatura, 2002.
    Publicado
  15. Cardoso, Adriana; Silva, Ana. "Problemas na produção e compreensão do texto explicativo [Problems in the production and comprehension of explicative sequences]". Trabalho apresentado em 2º Encontro Nacional de Investigação e Formação na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisbon, 2001.
  16. Eliseu, André; Cardoso, Adriana; Gonçalinho, Ermelinda; Magro, Catarina. "Gramática de Larga Escala do Português [Large-scale grammar of Portuguese]". Trabalho apresentado em I Workshop sobre Linguística Computacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisbon, 1998.
    Publicado
  17. Eliseu, André; Cardoso, Adriana; Gonçalinho, Ermelinda; Magro, Catarina. "Precisão ou Cobertura - Dois requisitos em conflito na constituição de uma gramática para um sistema de tradução [Accuracy and coverage: two requirements in conflit for building a translation system]". Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Aveiro, 1998.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cardoso, Adriana; Estrela, Antónia; Ferreira, Patrícia; Gonçalves, Carolina. "Hábitos de leitura à entrada do ensino superior: O perfil de leitor de alunos da licenciatura em Educação Básica [Reading habits at entry to higher education: the reading profile of students attending a basic education degree]". Pensares em Revista 26 (2022): 55-68.
    Publicado
  2. Cardoso, Adriana; Ramos, Madena; Morais, César; Gonçalves, Sónia. "Plágio no ensino superior: Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber [Plagiarism in Higher Education: Measuring what students do, know, and believe they know]". Sociologia On Line 29 (2022): 90-108.
    Publicado
  3. Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Freitas, Liliana; Alves, Dina Caetano. "Recursos educativos digitais e o ensino/aprendizagem da gramática [Digital Educational Resources and the Teaching/Learning of Grammar]". Revista da Associação Portuguesa de Linguística [Journal of the Portuguese Linguistics Association] 7 (2020): 86-100.
    Publicado
  4. Cardoso, Adriana; Souza, Joana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Palma, Nuno. "Ciclo de desenvolvimento de um recurso educativo digital para o 1.º CEB [Development cycle of a digital educational resource for primary school]". ndagatio Didactica 13 5 (2020): 125-142.
    Publicado
  5. Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Leite, Teresa; Silva, Encarnação. "From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar". DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 34 4 (2018): 1019-1043. http://dx.doi.org/10.1590/0102-445090849479780631.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/0102-445090849479780631
  6. Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Silva, Encarnação. "Grammar and text: an experiment in teacher training". Cultura y Educación 27 2 (2015): 456-463. http://dx.doi.org/10.1080/11356405.2015.1034532.
    Publicado • 10.1080/11356405.2015.1034532
  7. Teresa, Costa; Sousa, Otília; Cardoso, Adriana. "Compreensão na leitura num manual de estudo do meio [Reading comprehension in a textbook of Environment Studies]". Da Investigação às Práticas 5 1 (2015): 98-117. http://hdl.handle.net/10400.21/4422.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Silva, Encarnação. "Gramática & Texto: desenvolvimento integrado de competências nos 1.º e 2.º ciclos [Grammar and text: an experiment in teacher training]". Estudos Linguísticos / Linguistic Studies 10 (2015): 356-363. http://hdl.handle.net/10400.21/8472.
    Publicado
  9. Santos, Ana Rita; Cardoso, Adriana; Pereira, Susana. "Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade [Playing with words: development of linguistic awareness in Primary School]". Tejuelo 10 (2014): 84-100. http://hdl.handle.net/10400.21/8461.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Cardoso, Adriana; Magro, Catarina. "The syntax of naming constructions in European Portuguese dialects: variation and change". Journal of Portuguese Linguistics 11 1 (2012): 23. http://dx.doi.org/10.5334/jpl.90.
    Publicado • 10.5334/jpl.90
  11. Cardoso, Adriana; Carrilho, Ernestina; Pereira, Sandra. "On verbal agreement variation in European Portuguese: syntactic conditions for the 3SG/3PL alternation". Diacrítica 25 1 (2011): 137-159. http://hdl.handle.net/10400.21/9774.
    Publicado
  12. Cardoso, Adriana. "Orações relativas apositivas em português: entre a sincronia e a diacronia [Appositive relatives in Portuguese: A synchronic and diachronic approach]". Estudos de Lingüística Galega 3 (2011): 5-29. http://hdl.handle.net/10400.21/9750.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3309/1989-578X-11-1
  13. Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Silva, Encarnação; Sousa, Otília. "On the development of textual competence in primary education". L1 Educational Studies in Language and Literature 09, Runnin 4, Special (2009): 63-86. http://dx.doi.org/10.17239/l1esll-2009.09.04.03.
    10.17239/l1esll-2009.09.04.03
  14. Cardoso, Adriana. "Relativização de predicados nominais na história do português [Relativization of nominal predicates in the History of Portuguese]". Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto 3 (2009): 95-118.
    Publicado
  15. Sousa, Otília; Cardoso, Adriana. "Da língua em funcionamento ao funcionamento da língua [From the use of language to the explicit knowledge]". Palavras 27 (2005): 61-67. http://hdl.handle.net/10400.21/2490.
    Publicado
  16. Cardoso, Adriana; Pereira, Susana. "Contributos para o estudo da emergência do tempo composto em português [On the Portuguese compound tenses formation]". Revista da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística 2 2 (2003): 159-181.
  17. Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Costa, Manuel. "Para uma tipologia de erros [Typology of linguistic and spelling errors]". Ler Educação 2 2 (2002): 5-25.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Cardoso, Adriana; Costa Ana; Oliveira Pinto, Mariana. "Práticas de escrita colaborativa online no ensino superior [Online collaborative writing practices in higher education]". In Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica [From emergency remote teaching to pedagogical innovation], 123-146. Lisboa, Portugal: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), 2023.
    Publicado
  2. Cardoso, Maria Adriana Príncipe; Costa, Ana Luísa; Pinto, Mariana. "Práticas de escrita colaborativa online no ensino superior [Online collaborative writing practices in higher education]". In Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal [From Emergency Remote Teaching to Pedagogical Innovation in Three Higher Education Schools in Portugal]. Portugal, 2023.
    Publicado
  3. Cardoso, Adriana; Gonçalves, Carolina; Almeida, António; Rodrigues, Margarida; Pereira, Susana; Silva, Encarnação. "Princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais: Análise do recurso Cozinhar a Aprender [Pedagogical-didactic principles for the design of digital educational resources: Analysis of the resource "Cooking to Learn."]". In Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico [Curricular Integration Practices in the 1st and 2nd cycles of Elementary Education], 60-82. Lisboa, Portugal: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), 2022.
    Publicado
  4. Cardoso, Adriana. "A Pré-História do Português [The Prehistory of Portuguese language].". In Atlas de História de Portugal. Uma perspectiva geopolítica [Atlas of Portuguese History: A Geopolitical Perspective], editado por Jorge Couto, 24-25. Portugal: Sociedade Francisco Manuel dos Santos, 2021.
    Publicado
  5. Cardoso, Adriana. "A Formação do Português [The formation of Portuguese language]". In Atlas de História de Portugal. Uma perspectiva geopolítica [Atlas of Portuguese History: A Geopolitical Perspective], editado por Jorge Couto, 44-45. Lisboa, Portugal: Sociedade Francisco Manuel dos Santos, 2021.
    Publicado
  6. Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Souza, Joana; Palma, Nuno. "Design de um recurso educativo digital para os primeiros anos de escolaridade. Docencia 2.0 y 3.0 [Design of a Digital Educational Resource for the Early Years of Schooling. Teaching 2.0 and 3.0]". 115-127. Espanha: Tirant lo Blanch, 2020.
    Publicado
  7. Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, Carla. "O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior [Student action in collaborative writing practices in higher education]". In Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção, editado por Caels, Fausto; Luís Filipe Barbeiro; Joana V. Santos, 200-236. Coimbra e Leiria, Portugal: CELGA-ILTEC/Universidade de Coimbra, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Politécnico de Leiria., 2019.
    Publicado
  8. Cardoso, Adriana; Pinto, Mariana Oliveira. "Contributos para uma didática da escrita académica no ensino superior: Um percurso centrado no artigo científico [Contribution to the didactics of academic writing in higher education: A course focused on the scientific article]". In Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção, editado por Caels, Fausto; Luís Filipe Barbeiro; Joana V. Santos, 153-181. Coimbra, Leiria, Portugal: CELGA-ILTEC – Universidade de Coimbra, ESECS – Politécnico de Leiria, 2019.
    Publicado
  9. Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira. "Recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do português no 1.º ciclo do ensino básico [Digital educational resources for teaching and learning Portuguese in Primary School]". In Avances En Ciencias de La Educación y Del Desarrollo, 2018, 722-729. Granada, Espanha: Asociasón Espanõla de Psicologia Conductual, 2018.
    Publicado
  10. Cardoso, Adriana. "Word order change from a diachronic generative syntax perspective". In Word Order Change, editado por Martins, Ana Maria; Cardoso, Maria Adriana Príncipe, 1-15. Oxford: Oxford University Press, 2018.
    Publicado
  11. Cardoso, Adriana. "Discontinuous noun phrases and remnant-internal relativization in the diachrony of Portuguese". In Word Order Change, 45-67. Oxford University Press, 2018.
    Publicado
  12. Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Oliveira Pinto, Mariana. "O ensino da gramática pela descoberta: o projeto PerGRam [Teaching grammar through discovery: the project PerGRam]". In Lugar da Gramática na Aula de Português, editado por Osório, Paulo; Leurquin, Eulália; Coelho, Maria Conceição, 276-289. Brasil: Dialogarts, 2018.
    Publicado
  13. Cardoso, Adriana; Isabel Sebastião; Teixeira, Carla. "O resumo de artigo científico: exemplo de um percurso didático em escrita académica [The scientific article abstract: an example of a didactic sequence in academic writing]". In Lugar da gramática na aula de Português, editado por Osório, Paulo; Leurquin, Eulália; Coelho, Maria da Conceição, 126-147. Brasil, 2018.
    Publicado • 10.5935/978-972-8980-67-2.2016c014
  14. Cardoso, Adriana; Magro, Catarina; Braz, João; Nunes, Teresa. "CUTe: Corpus of Portuguese Undergraduates' Texts - Um recurso para a investigação em escrita académica em português [CUTe: Corpus of Portuguese Undergraduates' Texts - A resource for research on Portuguese academic writing]". In XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - Textos Selecionados, editado por Moreno, António; Silva, Fátima; Falé, Isabel; Veloso, João, 205-227. Porto, Portugal: Associação Portuguesa de Linguística., 2014.
    Publicado
  15. Cardoso, Adriana; Alexandre, Nélia. "Relativas clivadas em variedades não padrão do português [Cleft-relatives in non-standard European Portuguese]". In XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - Textos selecionados, editado por Falé, Isabel; Fátima Silva; I. Pereira, 205-227. Associação Portuguesa de Linguística, 2013.
    Publicado
  16. Cardoso, Adriana. "Extraposition of restrictive relative clauses in the history of Portuguese". In Parameter Theory and Linguistic Change, editado por Charlotte Galves; Cyrino, Sónia; Lopes, Ruth; Sandalo, Filomena; Avelar, Juanito, 77-96. Oxford: Oxford University Press, 2012.
    Publicado • 10.1093/acprof:oso/9780199659203.003.0005
  17. Marquilhas, Rita; Cardoso, Adriana. "O estilo do crime: análise de texto em estilística forense [The style of the crime: Text analysis in forensic stylistics]". In XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - Textos selecionados, editado por Costa, Ana; Flores, Cristina; Alexandre, Nélia, 416-436. Lisbon, Portugal: Associação Portuguesa de Linguística, 2012.
    Publicado
  18. Cardoso, Adriana. "Extraposição de orações relativas: Uma abordagem comparativa entre o português antigo e o português actual [Extraposition of relative clauses: A comparative approach between Old and Contemporary Portuguese]". In XXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística – Textos Seleccionados, editado por Fiéis, Alexandra; Coutinho, Maria Antónia, 169-184. Lisbon, Portugal: Associação Portuguesa de Linguística, 2009.
    Publicado
  19. Cardoso, Maria Adriana Príncipe. "Desenvolver competências de análise linguística [Developing skills of linguistic analysis ]". In Desenvolver competências em língua portuguesa, editado por Sousa, Otília Costa e; Cardoso, Maria Adriana Príncipe, 217-231. Lisbon, Portugal: CIED/ESELx, 2008.
Edição de livro
  1. Cardoso, Adriana. Word Order Change. Oxford: Oxford University Press. 2018.
    Publicado • Editor
  2. Cardoso, Adriana. Desenvolver competências em língua: percursos didácticos [Developing language skills: Didactic sequences]. Lisbon: Colibri. 2010.
    Publicado • Editor
  3. Cardoso, Adriana. Desenvolver competências em língua portuguesa [Developing skills in Portuguese Language]. Lisbon, Portugal: CIED/ESELx. 2008.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Cardoso, Adriana; Magro, Catarina. "Naming constructions in European Portuguese: A new contribution to dialect differentiation". Trabalho apresentado em International Symposium on Limits and Areas in Dialectology, 2011.
Recurso online
  1. Pereira, Susana; Santos, Ana Rita; Pinto, Mariana (9B11-9FC4-C097); Silva, Encarnação; Cardoso, Adriana. Às voltas com as palavras. Percursos para o ensino da gramática no primeiro ano de escolaridade [Thinking about words. Activities for teaching grammar in the first year of primary school] (e-books 1-11). 2016. https://www.eselx.ipl.pt/comunidade/recursos/pergram/recursos-online.
  2. Martins, Ana Maria; Pereira, Sandra; Cardoso, Adriana. Parsed José de Arimateia. CC licensed: WOChWEL by Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. 2015. http://alfclul.clul.ul.pt/wochwel/oldtexts.html.
  3. Martins, Ana Maria; Pereira, Sandra; Cardoso, Adriana. Parsed Demanda do Santo Graal. CC licensed: WOChWEL. Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. 2015. http://alfclul.clul.ul.pt/wochwel/oldtexts.html.
  4. Martins, Ana Maria; Pereira, Sandra; Cardoso, Adriana. Parsed Legal Documents. CC licensed: WOChWEL. Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. 2015. http://alfclul.clul.ul.pt/wochwel/oldtexts.html.
  5. Magro, Catarina; Cardoso, Adriana; Braz, João; Nunes, Teresa. Magro, C., Cardoso, A. (conception), Braz, J. (animation and sound design), Magro, C. (voice over) & Nunes, T. (production) (2015a). Uso da vírgula: 7 regras essenciais [Use of comma: 7 main rules] [multimedia tutorial]. Lisbon: Scriptorium — Centro de Escrita Académica em Português. Available at https://www.youtube.com/watch?v=ZlJKQ6rCCX4. 2015. https://www.youtube.com/watch?v=ZlJKQ6rCCX4.
  6. Magro, Catarina; Cardoso, Adriana; Braz, João; Albuquerque, Tiago; Nunes, Teresa. Uso da vírgula: conjunções e conetores [Use of comma: conjunctions and connectors]. 2015. https://www.youtube.com/watch?v=OuJP1x4h.
  7. Cardoso, Adriana; Magro, Catarina. CUTe: Corpus of Portuguese Undergraduates' Texts. 2014. http://www.cute.org.pt/.
Tese / Dissertação
  1. Cardoso, Adriana. "Portuguese Relative Clauses in Synchrony and Diachrony". Doutoramento, 2011. http://dx.doi.org/10.1093/oso/9780198723783.001.0001.
    10.1093/oso/9780198723783.001.0001
  2. Cardoso, Adriana. "Variation and change in the syntax of relative clauses. New evidence from Portuguese". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2011.
  3. Cardoso, Adriana. "A língua latino-portuguesa de notários do século XI [Latin and Romance in 11st century notarial texts]". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2002. https://www.clul.ulisboa.pt/files/adriana_cardoso/vol1.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/06/22 Desenvolvimento da complexidade sintática do grupo nominal no 1.º Ciclo [Development of noun phrase complexity in primary school] VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita: algumas décadas de investigação e ensino
Universidade de Aveiro, Grupo ProTextos (Aveiro, Portugal)
2020/04/30 RED.PT – un projet innovateur dans l’apprentissage de la langue à l’école primaire au Portugal Colloque international en éducation : enjeux actuels et futurs de la formation et de la profession enseignante, 7e Sommet du numérique en éducation
(Quebec, Canadá)
2019/10/10 Recursos educativos digitais e o ensino/aprendizagem da gramática [Digital educational resources and grammar teaching and learning]. XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística , Mesa-redonda: O ensino da gramática em Portugal: balanços e desafios
Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal)
2019/05/27 Metalinguistic activity in higher education: Thinking about words 12th ARLE Conference, Lisboa, Portugal, Symposium X. Fontich (Coord.) Grammar in language education: drawing on the pedagogic system as a common ground for research.
ARLE (Lisbon, Portugal)
2019/05/27 Writing abstracts in higher education: Types of discourse 12th ARLE Conference
ARLE (Lisbon, Portugal)
2019/05/14 Professor e Terapeuta da Fala juntos na intervenção com uma criança com uma perturbação da linguagem [Teacher and Speech Therapist together in intervention with a child with a language disorder] IX Workshop Linguistics, Language Development and Impairment
Centro de Linguística, Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2019/04/01 Literacia da informação e educação: desafios para o ensino superior [Information literacy and education: challenges for higher education] 7.ª Semana da Comunicação Social, Simpósio "O Problema da Informação, Educação para os media e literacias".
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2019/01/23 Ensino da gramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico [L1 Grammar Instruction in Primary School] Congreso Internacional sobre enseñanza de la gramática
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Portugal)
2019/01/17 Ensinar a escrever o resumo de artigo científico no ensino superior: as perceções e as produções dos alunos [Teaching to write a scientific article abstract in higher education: students' perceptions and productions] 9.º Seminario internacional "El aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de la lengua" [9th International Seminar: The classroom as a site for research on language teaching and learning]
GREIP, Grupo de Investigación en Enseñanza e Interacción Plurilingües (Barcelona, Espanha)
2019/01/16 OK, então acho está bom!: Reflexão sobre a interação de alunos numa atividade de produção de resumo no ensino superior ["OK, I think it's good! ": Reflection on students' interaction during an abstract production activity in higher education]. VI Fórum de Linguística Aplicada de Ensino e Aprendizagem de Línguas (FLAEL)
Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2018/12/14 Recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do português no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Poster, Digital educational resources for teaching and learning Portuguese in Primary School] VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2018/11/18 Um percurso de escrita para o ensino superior [Developing writing skills in higher education] (Poster) V Encontro do CIED - Escola e Comunidade
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2018/10/31 Collaborative academic writing in higher education 1st Literacy Summit, IRC Pre-Summit Writing Workshop
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2018/09/17 On impersonal 3rd person singular verb agreement: Evidence from non-standard European Portuguese Languages in Contrast: Grammar, Translation, Corpora (41st annual meeting of SLE)
University of Bologna (Forli, Itália)
2018/07/13 Escrita colaborativa no ensino superior: a negociação no processo de produção de um resumo de artigo científico [Collaborative writing in higher education: negotiation in the process of producing a summary of a scientific article] III Encontro Temático APL/ESE
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2018/06/26 Portuguese Academic Writing: Peer interaction in abstract production task SIG Eduling Seminar, Linguistics for language teaching and learning
(Polónia)
2018/06/22 O ensino da gramática pela descoberta [Teaching grammar through discovery] 6th International Congress of Educational Sciences and Development. Symposium Formação de Professores para o ensino de línguas
Instituto Politécnico de Setúbal (Lisbon, Portugal)
2018/06/22 Recursos Educativos Digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico: O projeto RED.PT [Digital Educational Resources for Primary School: The project RED.PT] 6th International Congress of Educational Sciences and Development
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2017/11/11 RED.PT Recursos Educativos Digitais para o Ensino e a Aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Digital Educational Resources for teaching and learning Portuguese in the primary school] XIX International Symposium on Computers in Education, VIII CIED Meeting - II International Meeting, Educational Projects Presentation
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2015/08/28 Raising language awareness in early primary: manipulation tasks, metalanguage, and interaction 16th Biennal Conference Earli
Universidade de Tecnologia do Chipre (Limassol)
2015/05/30 What counts as evidence against the V2 status of earlier stages of a language? 17th Diachronic Generative Syntax Conference
University of Island (Reiquiavique, Islândia)
2014/02/28 Às voltas com as palavras: Desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade [Thinking about words: The development of language awareness in the 1st grade of Primary School] I Congrés Internacional sobre l'ensenyament de la gramàtica - Present, Passat i Futur
University of Valencia (Valencia, Espanha)
2013/12/07 Gramática & texto: Desenvolvimento integrado de competências nos 1.º e 2º ciclos [Grammar & Text: integrated development of skills at the 1st and 2nd cycles] 3rd International Conference on Grammar & Text
Universidade Nova de Lisboa, FCSH (Lisbon, Portugal)
2013/12/07 Problemas de coesão referencial na escrita académica em português [Problems with referential cohesion in Portuguese academic writing] 3rd International Conference on Grammar & Text
Universidade Nova de Lisboa, FCT (Lisbon, Portugal)
2013/12/07 Gramática & texto: Desenvolvimento integrado de competências nos 1.º e 2º ciclos [Grammar & Text: integrated development of skills at the 1st and 2nd cycles] 3rd International Conference on Grammar & Text
Universidade Nova de Lisboa, FCSH (Lisbon)
2013/10/24 CUTe: Corpus of Portuguese Undergraduates' Texts - Um recurso para a investigacão em escrita académica em português [CUTe: Corpus of Portuguese Undergraduates' Texts - A tool for the research in Portuguese academic writing] (Poster) XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Coimbra, Portugal)
2013/04/12 Da formação inicial à sala de aula: Conceções sobre o ensino e a aprendizagem do conhecimento explícito [From initial teaching training to the classroom: Conceptions on explicit knowledge teaching and learning] III Encontro Internacional do Português
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2012/11/23 Errare humanum est Former à l’écrit universitaire : Un terrain pour la linguistique
University Paris Ouest Naterre La Défense & University of Chicago (Paris, França)
2011/11/24 Naming constructions in European Portuguese: A new contribution to dialect differentiation (Poster) International Symposium on Limits and Areas in Dialectology
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2011/11/18 Teach-G: um projecto sobre o ensino da gramática [Teach-G: a project for teaching grammar] (Poster) V Encontro do CIED - Escola e Comunidade
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2011/06/05 Discontinuous noun phrases and remnant-internal relativization in the diachrony of Portuguese (Poster) 13th International Diachronic Generative Syntax Conference
Universidade de Pennsylvania (Pennsylvania, Estados Unidos)
2009/06/26 Non-standard singulars in European Portuguese dialects: Linguistic conditions on concord variation 5th International Conference on Language Variation in Europe
University of Copenhagen (Copenhagen, Dinamarca)
2007/11/05 O morfema relativo o qual em diacronia [The relative pronoun 'o qual' in diachrony] (Poster) Dissertando
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2007/09/14 Head-internal Relative Clauses in the History of Portuguese? (Poster) Interdisciplinary Approaches to Relative Clauses
University of Cambridge (Cambridge, Reino Unido)
2004/07/14 Processos de Gestão do Erro [Managing spelling and linguistic errors] (Poster) 2º Encontro Investigação e Boas Práticas no Ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2003/08/13 Ter/Haver + past participle in 13th century Portuguese texts 16th International Conference on Historical Linguistics
University of Copenhagen (Copenhagen, Dinamarca)
2003/08/11 Latin and Romance in 11th century notarial texts 16th International Conference on Historical Linguistics
University of Copenhagen (Copenhagen, Dinamarca)
2002/09 Projecto Ler e Escrever - para uma tipologia textual [Project Reaing & Writing: for a textual typology] (Poster) Encontro Linguística e Ensino do Português Língua Materna e Língua Não Materna
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2002/07/12 Contributos para uma Tipologia de Erros [Towards a linguistic and spelling typology of errors] (Poster) Encontro Investigação e Boas Práticas no Ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisbon, Portugal)
1998/05/25 Gramática de Larga Escala do Português [Large-scale grammar of Portuguese] (Poster) I Workshop sobre Linguística Computacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2024 A utilização de tecnologias digitais como ferramenta para a aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, Escola Superior de Educação de Lisboa]
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2019 A articulação entre professor e terapeuta da fala na intervenção com criança com perturbação do desenvolvimento de linguagem [The articulation between teacher and speech therapist in the intervention with children with language development disorders].
Coorientador
Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2019 Laboratório gramatical digital: Desenvolver competências metafonológicas em torno do acento fonológico em Português Europeu [Digital Grammatical Laboratory: Development of metaphonological skills around the phonological stress in European Portuguese].
Orientador
Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2016 Avaliação da consciência sintática à entrada no 1.º ciclo [Assessment of syntactic awareness at 1st year of primary school]
Coorientador
Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2015 Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico: Desenvolvimento da competência ortográfica no 1.º ano de escolaridade [Supervised Teaching Practice in the 1st and 2nd cycle of Basic Education: Development of spelling skills in the 1st year of primary school].
Orientador
Professores do Ensino Básico, variante de Português, História e C. Sociais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2015 Desenvolver o conhecimento sintático explícito no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Developing explicit syntactic knowledge in the 1st Cycle of Basic Education].
Coorientador
Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - 2013 O impacto do desenvolvimento da consciência morfológica na escrita de crianças com e sem dislexia [The impact of the development of morphological awareness in the writing of children with and without dyslexia].
Coorientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2013 Protótipo de um glossário dos dialetos portugueses com informação sintática [Prototype of a glossary of Portuguese dialects with syntactic information].
Coorientador
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2011 - 2012 Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico: A perspetiva dos alunos sobre a (des)articulação entre [Supervised Teaching Practice in the 1st and 2nd cycle of Basic Education: The students' perspective on the (dis) articulation between cycles].
Orientador
Professores do Ensino Básico, variante de Português, História e C. Sociais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2012 O texto expositivo num manual escolar de estudo do meio [The expository text in a text book for primary school]
Coorientador
Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2012 Escrever com arte [Writing with Art].
Orientador
Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2012 Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico: O ensino da compreensão da leitura [Supervised Teaching Practice in the 1st and 2nd cycle of Basic Education: Teaching reading comprehension].
Orientador
Professores do Ensino Básico, variante de Português, História e C. Sociais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2011 Ensino de léxico e texto descritivo [Teaching lexicon and descriptive text].
Coorientador
Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal