Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Helena Luísa Martins Quintas
Nomes de citação
- Quintas, Helena
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 011E-F18B-18DE
- ORCID iD
- 0000-0001-8915-1881
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2006/06/06
Concluído
|
Doutoramento em Ciências da Educação, na área de especialização em Educação e Formação de Adultos (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"Construção e Desenvolvimento Curricular em Educvação e Formação de Adultos: colocar a vida no currículo e o currículo na
vida" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
1998
Concluído
|
Supervisão (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"Desenvolvimento Profissional de Professsores em formação inicial através da reflexão sobre as prática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2024/01/24 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Algarve, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - 2015 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/10/01 - 2025/09/30 | European Universities as Community Leaders of the Education for Sustainable Development (ESDEUS).
2023-1-PL01-KA220-HED-000156638
Investigador
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
|
Erasmus
Em curso
|
2020/12/01 - 2024/04/30 | SAFER – SociAl competences and FundamEntal Rights for preventing bullying Medida
EACEA/34/2019, KA3
Investigador
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/09/20 | The knowledge festival: A popular celebration of our enjoyment of learning | ESREA 9th Triennial European Research Conference; Adult education research and practice between the welfare state and neoliberalism
Department of Andragogy, Faculty of Philosophy, University of Belgrade (Belgrado, Sérvia)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/09/15 - 2023/11/29 | Ensino da Música no 2º Ciclo do Ensino Básico: as práticas dos professores se Educação Musical e os novos referenciais curriculares
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
|
2022/10/01 - 2023/11/17 | Desafios de uma Vida: Alterações ocorridas na vida dos adultos que se qualificaram através do Processo de Reconhecimento,
Validação e Certificação de Competências (RVCC)
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
|
2021/10/01 - 2022/03/29 | Idadismo e estereótipos: a representação dos adultos mais velhos nos jornais de Moçambique, ‘Notícias’ e ‘Savana’, entre os
anos 2015 e 2018
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
|
2018/10/01 - 2020/05/08 | A FORMAÇÃO EM LIDERANÇA NO DESEMPENHO DO DIRETOR ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS – MARANHÃO – BRASIL
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/02/17 | A APP KAHOOT NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA DO 8º ANO
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
|
2018/10/01 - 2019/10/09 | As literacias e os desafios da sociedade da informação: estudo exploratório com jovens de 18 a 35 anos
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
|
2017 - 2017 | Práticas de educação e formação de adultos: a oferta educativa e formativa como estratégia de intervenção no Instituto de
Emprego e Formação Profissional – Serviço de Formação Profissional de Faro
Orientador
|
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | A melodia do lixo: educação musical como estratégia de intervenção socioeducativa na associação de proteção à rapariga e à
família
Orientador
|
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | Saber mais para cuidar melhor: a perceção dos auxiliares de ação direta acerca das suas necessidades de formação contínua
Orientador
|
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | O pocesso de agregação de estabelecimentos escolares: perceções dos professores sobre os impactos provocados num agrupamento
do Algarve (estudo de caso)
Orientador
|
Gestão e Administração Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015 - 2015 | DOCENTES DE CURSOS PROFISSIONAI8S: QUE REPRESENTAÇÕES FACE AO ENSINO PROFISSIONAL? UM ESTUDO REALIZADO NUMA ESCOLA SECUNDÁRIA
DO ALGARVE
Orientador
|
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO DO MOVA-BRASIL: DESENVOLVIMENTO & CIDADANIA: INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO
LOCAL
Orientador
|
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2014 - 2014 | A educação comunitária e a agenda socioambiental de comunidades quilombolas do Vale do Ribeira: resultados da intervenção
à Comunidade de Morro Seco
Orientador
|
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2014 - 2014 | O impacto dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências na Região Autónoma da Madeira: empregabilidade,
remuneração, autoestima e autoconfiança
Orientador
|
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2013 - 2013 | RECICLAGEM DE MEMÓRIAS: NARRATIVAS FÍLMICAS COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA NA COMUNIDADE TERAPÊUTICA DO AZINHEIRO
Orientador
|
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2012 - 2012 | DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS VIDAS COM HISTÓRIA. O IMPACTE DO PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Orientador
|
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2009 - 2009 | Políticas de Gestão e Organização Educativa: Contratos de Autonomia das Escolas e Modelos de Governança
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/01/21 | AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR BACHAREL NO
ENSINO SUPERIOR
Arguente principal
|
RONNE CLAYTON DE CASTRO GONÇALVES (Mestrado)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
2020/01/10 | Autoavaliação. Qual a importância que lhe é dada? Um estudo de caso
Arguente
|
Milene Isabel Agostinho Martins (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2020/01/10 | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O JARDIM
DE INFÂNCIA IDEAL: UM ESTUDO DE CASO
NUMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE
SOLIDARIEDADE SOCIAL DO ALGARVE
Presidente do júri
|
Célia Maria Gago Rodrigues Ramos (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2019/03/18 | Práticas de Avaliação Formativa na Sala de Aula; um Estudo de Caso numa escola secundária de Cabo Verde
Arguente principal
|
Cláudia de Jesus Gomes Mendes (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017/12/15 | A Divisão de Juventude e Educação e Biblioteca da Câmara Municipal de Leiria: perspetivas e potencialidades da intervenção
no campo educativo.
Presidente do júri
|
Daniela Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2017/12/11 | O papel da família no percurso escolar dos alunos com insucesso repetido num TEIP
Presidente do júri
|
Marta Oliveira (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2017/10/17 | Formação e Necessidades formativas de diretores de agrupamento de escolas do Algarve
Arguente principal
|
Jorge Barros (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/07/28 | Ação docente na contemporaneidade
Arguente principal
|
Daniela Diesel (Mestrado)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
2017/05/30 | Contributos para o estudo da Escola como Organização Aprendente
Arguente
|
Luísa Madeira (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2016/11/29 | Histórias de Vida de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Cláudia Viegas (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2016/11/29 | A importância do exercício da liderança do Conselho Geral, na configuração cultural escolar pós agregação: um estudo de caso.
Arguente
|
José Augusto Dias Lopes (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2016/05/20 | A avaliação das escolas: efeitos da avaliação externa nas dinâmicas de auto-avaliação da escola
Arguente principal
|
Ana Paula Santana de Oliveira Correia (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/12/12 - Atual | Consultora do Projeto EQAVET | |
2006/10/01 - Atual | Consultora da Inspeção Geral de Educação e Ciência, no Projeto de avaliação Externa das escolas (1º, 2º e 3º ciclo de avaliação) | Ministério da Educação, Portugal |
2010/01/01 - 2019/12/31 | Consultora do Ministério da Educação, para o Projeto TEIP | Ministério da Educação, Portugal |