???global.info.a_carregar???
Doutoranda em Sociologia pela Universidade NOVA de Lisboa (2021- ), Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR - PGSocio) (2020), departamento de Ciências Sociais. Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2018). Cursando Especialização em Pesquisa e Prática Pedagógica no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC, 2021). Possui experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Ensino de Sociologia e na agenda dos 'movimentos anti-gênero'. Possui interesse em Sociologia no Ensino Médio e metodologias e estratégias de Ensino de Sociologia, Juventudes e suas manifestações, currículos escolares e os debates decorrentes relativos a gênero e sexualidade bem como o engajamento, atuação e mobilização política das novas direitas inseridas neste contexto.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Aline Maria da Silva Almeida

Nomes de citação

  • Almeida, Aline

Identificadores de autor

Ciência ID
0311-D771-D472

Endereços de correio eletrónico

  • aline.uelcs@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2021/07/20 - 2024/12/31
Frequentou
Doutoramento em Sociologia (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/02/01 - 2020/10/06
Concluído
Mestrado em Sociologia (Master)
Universidade Federal do Paraná, Brasil
"DA "DOUTRINAÇÃO MARXISTA" À "IDEOLOGIA DE GÊNERO": UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS REPERTÓRIOS DO MOVIMENTO "ESCOLA SEM PARTIDO"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2014/02/02 - 2018/02/02
Concluído
Ciências Sociais (Licence)
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
"OS IMPACTOS DO CONSERVADORISMO NA FORMAÇÃO DAS JUVENTUDES NO ENSINO MÉDIO, SOB A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/06/01 - 2023/11/30 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/03/03 - 2021/12/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria do Estado da Educação de Santa Catarina - SED/SC , Brasil
Governo de Santa Catarina, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/06/01 - 2023/11/30 SMOOTH - Educational Common Spaces, Passing through enclosures and reversing Inequalities
H2020-SC6-TRANSFORMATIONS-2018
Bolseiro de Investigação
Horizon 2020
Concluído
2018/09/01 - 2020/02/01 Programa de Demanda Social - DS
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal do Paraná, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2018/04/01 - 2018/07/31 Juventudes no Ensino Médio: um Estudo Sociológico em Escolas Públicas da Região de Londrina
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2014/10/01 - 2018/02/01 PIBID III - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - AMPLIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO
Bolseiro de Investigação
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ramos, Louise; Almeida, Aline; Da Silva, Gustavo. Autor correspondente: Ramos, Louise. "METODOLOGIA ATIVA: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA E LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA". Trabalho apresentado em 10º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense - SICTSUL, Várias (online), 2021.
    No prelo
  2. Almeida, Aline. "DOUTRINAÇÃO MARXISTA? À "IDEOLOGIA DE GÊNERO": UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS REPERTÓRIOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO". Trabalho apresentado em I Seminário Direito, Comunicação e Cidadania: Intersecções Étnico-Raciais., Gaspar, 2021.
    No prelo
  3. Almeida, Aline. "OS DESAFIOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA PERANTE A ASCENSÃO DO CONSERVADORISMO.". Trabalho apresentado em IX Seminário Nacional Sociologia & Política - Desenvolvimento e Justiça Social: Perspectivas da sociologia no século XXI, Curitiba, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Tomás, Catarina; Gonçalves, Carolina. "Children as readers of the world: Using postmodern picture books to talk about rights, equity, and differences in a 2nd grade". Revista Educação e Realidade (2024): https://www.scielo.br/j/edreal/a/GHp54gqnZKXtvCwM4Qb7rNf/?lang=pt.
    Publicado
  2. Tomás, Catarina; Gonçalves, Carolina; Almeida, Aline. "It belongs to everyone!" The right to play and well-being in the playground of a Kindergarten". Revista Saber & Educar 32 1 (2023): https://revista.esepf.pt/article/view/32622/23709.
    Publicado
  3. Almeida, Aline; Aline de Oliveira Gomes Silva; Laís Regina KRUCZEVESKI. "Relato de Experiência sobre o Papel dos Estágios de Sociologia na Formação Docente e a Crise da Educação.. Idealogando - Revista de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco". Revista Idealogando 3 (2019): 37-54. https://periodicos.ufpe.br/revistas/idealogando/article/view/239578.
    Publicado
  4. Almeida, Aline. "Quem é Karl Marx e quais suas principais ideias?". REVISTA ELETRÔNICA - ENSINO DE SOCIOLOGIA EM DEBATE (2018): http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/8%20Edicao/2%20ALINE%20ALMEIDA.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Almeida, Aline. "Personalismo, Patrimonialismo e Coronelismo: Uma análise do comportamento brasileiro sob as óticas de Sérgio Buarque de Holanda e Victor Nunes Leal". REVISTA ELETRÔNICA - ENSINO DE SOCIOLOGIA EM DEBATE 1 8 (2018): http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/8%20Edicao/3%20ALINE%20ALMEIDA.pdf.
    Publicado
  6. Almeida, Aline. "O surgimento da sociologia e a importância do conhecimento sociológico". Revista ensino de sociologia em debate (2018): 1-10. http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/8%20Edicao/1%20%20ALINE%20ALMEIDA.pdf.
    Publicado
  7. Almeida, Aline. "Condições de Trabalho da População Negra.". Revista ensino de sociologia em debate (2018): http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/8%20Edicao/4%20ALINE%20ALMEIDA.pdf.
    Publicado
  8. Laís Regina KRUCZEVESKI; Almeida, Aline; Aline de Oliveira Gomes Silva. "Oficinas de Sociologia e Política, sob a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, no Atendimento de Estudantes Superdotados/as: um relato de experiência.". Revista Cadé com Sociologia 7 3 (2018): 17-30.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Tomás, Catarina; Gonçalves, Carolina; Juliana Gazinelli; Almeida, Aline. "Children, Citizenship, and Commons: Insights from Three Case Studies in Lisbon on the 3 C's". Grécia, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Almeida, Aline; Aline de Oliveira Gomes Silva; Graziele de Jesus Pestana. "ORGANIZAÇÃO "ESCOLA SEM PARTIDO" E AS AMEAÇAS CONTRA O NOME SOCIAL.". In GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: trilhando caminhos para uma educação mais justa., 57-74. Curitiba, Brasil: Editora Bagai, 2020.
    Publicado
  3. Laís Regina KRUCZEVESKI; Aline de Oliveira Gomes Silva; Daiane Aparecida Alves Gomes; Almeida, Aline. "Reflexões sobre a importância das discussões sobre Direitos Humanos e diversidade de gênero na formação inicial e continuada de professores/as de Sociologia.". In O Ensino de Sociologia no Brasil, 215-236. Maceió, Brasil: Editora Café com Sociologia, 2019.
    Publicado
  4. Almeida, Aline. "Os impactos do conservadorismo na formação das juventudes no Ensino Médio, sob a percepção dos professores de sociologia das escolas públicas.". In Práticas de pesquisa no ensino de sociologia., 543-559. Londrina, Brasil: EdUEL, 2018.
    Publicado
  5. Laís Regina KRUCZEVESKI; Almeida, Aline; Aline de Oliveira Gomes Silva. "Debates sobre evasão no ensino superior: levantamento dos fatores motivacionais presentes na evasão de alunos/as do curso de ciências sociais da universidade estadual de Londrina.". In Pesquisas em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Educação., 41-68. Porto Alegre, Brasil: Editora Fi, 2018.
    Publicado
Edição de livro
  1. Almeida, Aline. Democracia, Cidadania e Políticas Públicas: Desafios e Perspectivas. Londrina, Brasil: Editora Madrepérola. 2023.
    Publicado • Pessoal de suporte
Resumo em conferência
  1. Almeida, Aline. "OS IMPACTOS DO CONSERVADORISMO NA FORMAÇÃO DAS JUVENTUDES NO ENSINO MÉDIO, SOB A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS". Trabalho apresentado em EAIC - Encontro anual de iniciação científica, Londrina, 2018.
    Publicado
  2. Almeida, Aline. "The Non-Party School Program: the denial of the school institution as an agent of political socialization.". Trabalho apresentado em 1st International Conference of the Journal «Scuola Democratica» Education and Post-Democracy, Cagliarii, 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Almeida, Aline. "Da 'Doutrinação Marxista' à 'ideologia de gênero': Uma análise sociológica dos repertórios do Movimento 'Escola sem Partido'". Mestrado, Universidade Federal do Paraná, 2020.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Documentário: Os nossos bairros: pelas vozes e olhos das crianças. 2023.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/11 Os brinquedos é pra quem quiser brincar!: modos genderizados de brincar num jardim de infância Foro internacional de Pedagogía - FIPED
(Córdoba, Argentina)
2023/04/04 Quando a participação é uma miragem: os obstáculos à participação das crianças em contextos de educação não formal. XXII Congresso Português de Sociologia
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/04/28 DA "DOUTRINAÇÃO MARXISTA" À "IDEOLOGIA DE GÊNERO": UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS REPERTÓRIOS DO MOVIMENTO 'ESCOLA SEM PARTIDO' I Seminário Direito, Comunicação e Cidadania: Intersecções Étnico-Raciais
(Gaspar , Brasil)
2019/06/06 The Non-Party School Program: the denial of the school institution as an agent of political socialization. 1st International Conference of the Journal «Scuola Democratica» Education and Post-Democracy
Università degli Studi di Cagliari (Cagliari, Itália)
2018/10/30 OS IMPACTOS DO CONSERVADORISMO NA FORMAÇÃO DAS JUVENTUDES NO ENSINO MÉDIO, SOB A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS. XXVII ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEL
(Londrina, Brasil)
2018/05/17 OS DESAFIOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA PERANTE A ASCENSÃO DO CONSERVADORISMO IX Seminário Nacional Sociologia & Política - Desenvolvimento e Justiça Social: Perspectivas da sociologia no século XXI
(Curitiba, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016/06/12 - 2016/06/15 Recepção de estudantes interessados em cursos superiores na V FEIRA DAS PROFISSÕES: CONHECENDO A UEL (2016/06/12 - 2016/06/15)
Exposição (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/04/08 - Atual ProfSocio: memória e trajetória, da série Encontros com o Ensino de Sociologia
Seminário
ProfSocio: memória e trajetória, da série “Encontros com o Ensino de Sociologia”
2022/04/01 - Atual Desafios atuais dos Direitos Humanos - Diretoria Executiva de Direitos Humanos Universidade Estadual de Campinas
Outro
2018/09/27 - Atual CICLO DE PALESTRAS: 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO DE 1988
Conferência
CONFERÊNCIA : JUVENTUDES E DIREITOS: DISPUTAS DE SENTIDOS.
2022/03/07 - 2022/03/11 II SEMANA DE INGRESSANTES NO PPGSOC/UEL- AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: RECONHECER DIVERSIDADES, REDUZIR DESIGUALDADES
Encontro
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
2020/09/25 - 2020/11/27 XIII CICLO INTERNACIONAL DE DEBATES SOBRE DESIGUALDADES SOCIAIS “FEMINISMO E ANTIRRACISMO NA CONTEMPORANEIDADE (BRASIL, PORTUGAL, CABO VERDE, MOÇAMBIQUE e GUINÉ-BISSAU)”,
Seminário
XIII CICLO INTERNACIONAL DE DEBATES SOBRE DESIGUALDADES SOCIAIS “FEMINISMO E ANTIRRACISMO NA CONTEMPORANEIDADE (BRASIL, PORTUGAL, CABO VERDE, MOÇAMBIQUE e GUINÉ-BISSAU)”,
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
2020/10/16 - 2020/11/13 ENSINO E PESQUISA: ESCRITA CIENTÍFICA E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL NAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Seminário
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
2020/09/16 - 2020/09/16 Participação como ouvinte do evento LGBTI+ como sujeito social da revolução
Outro
Curso livre Luta LGBTI+ e Marxismo da Escola Marx Online
2020/06/18 - 2020/06/18 Participação no evento online "Gênero e sexualidade na escola em tempos de isolamento" como mediadora das perguntas da audiência
Conferência
Conferencia y debate: Do presencial ao virtual.
Universidad Nacional de Córdoba, Argentina
2017/10/20 - 2017/10/20 Participação como ouvinte e apresentadora no evento IV CURSO ANUAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO LENPES E DO PIBID DE CIÊNCIAS SOCIAIS: CONSERVADORISMOS NO BRASIL E A PRÁTICA DOCENTE NA SOCIOLOGIA.
Seminário
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
2016/05/30 - 2016/06/01 Participação como ouvinte no evento XXIX SEMINÁRIO LUTAS & RESISTÊNCIAS - CRISE POLÍTICA E ONDA CONSERVADORA: HÁ LUZ NO FIM DO TÚNEL?.
Mesa-redonda
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
2016/05/30 - 2016/06/01 XXIX SEMINÁRIO LUTAS & RESISTÊNCIAS - CRISE POLÍTICA E ONDA CONSERVADORA: HÁ LUZ NO FIM DO TÚNEL?. XXIX SEMINÁRIO LUTAS & RESISTÊNCIAS - CRISE POLÍTICA E ONDA CONSERVADORA: HÁ LUZ NO FIM DO TÚNEL?.
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
2014/04/08 - 2014/04/10 XXV Semana de Ciências Sociais - 50 anos do Golpe Militar.
Mesa-redonda
XXV Semana de Ciências Sociais - 50 anos do Golpe Militar.
Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/02/01 - 2018/07/31 Monitora na disciplina de Tópicos especiais em Sociologia XVIII Graduação em Ciências Sociais Universidade Federal do Paraná, Brasil
Distinções

Prémio

2021 (INDICADO) Prêmio Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) de teses e dissertações no ano de 2021.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, Brasil