Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Rui Magno Pinto
Nomes de citação
- Pinto, Rui Magno
- Rui M. Pinto
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 041A-5540-1FD6
- ORCID iD
- 0000-0002-7713-7844
Endereços de correio eletrónico
- rmpinto@fcsh.unl.pt (Profissional)
Moradas
- Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa. Avenida de Berna, 26-C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://orcid.org/0000-0002-7713-7844 (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/10/17
Concluído
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Ciências Musicais Históricas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Emergência de uma Cultura Sinfónica em Lisboa (1846-1911)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom, por Unanimidade |
2010
Concluído
|
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Ciências Musicais Históricas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Virtuosismo para instrumentário de sopro em Lisboa (1821-1870)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores |
2007
Concluído
|
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/10/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Escola de Letras Artes e Ciências Humanas, Portugal |
2018/02/14 - 2023/12 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021 - 2023 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Escola de Letras Artes e Ciências Humanas, Portugal |
Universidade do Minho Escola de Letras Artes e Ciências Humanas, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007/10 - 2010/10 | The Teatro de S. Carlos: Performing Arts in Portugal / O Teatro de S. Carlos: as artes performativas em Portugal /
PTDC/EAT/70038/2006
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/08/01 - 2021/01/31 | Sanfona: Terminologia de instrumentos musicais em Portugal e Brasil - Projecto do Núcleo Caravelas (CESEM).
FCSH/CESEM/UID/EAT/00693/2019
Investigador
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Em curso
|
2017 - 2020 | Projeto de organização, recuperação do Património das Bandas Filarmónicas
M1420-05-2114-FEDER-000007
Investigador responsável
Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira, Portugal
|
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
UID/EAT/00693/2019
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Instituto Politécnico do Porto, Portugal Biblioteca Nacional, Brasil Universidade de Évora, Portugal Universidade NOVA de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/06 - 2011/12 | Património Musical - Fundação Jorge Álvares
Plurianual
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/01/02 - 2023/11/30 | MUSICAR - Music Practice for Visual and Hearing Impaired Communities
Academia Nacional Superior de Orquestra, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2019/01/01 - 2022/07/02 | Filarmónica Enarmonia. Music Learning and Ensemble Practice for the Blind. Artistic Practices for Social Inclusion program
of the Calouste Gulbenkian Foundation
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Associação Bengala Mágica - Associação de pais, amigos e familiares de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão, Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2018/10/01 - 2021/09/21 | To be a musician in Portugal: the social and professional condition of musicians in Lisbon (1750-1985). Ser Músico em Portugal:
a condição sócio-profissional dos músicos em Lisboa (1750-1985)
PTDC/ART-PER/32624/2017
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/03/01 - 2020/11/30 | Projecto de preservação e divulgação do património da Academia de Amadores de Música
UID/EAT/00693/2019
UIDB/00693/2020
Orientador
|
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | CESEM - Strategic project - UID/EAT/00693/2019
UID/EAT/00693/2019
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/01/01 - 2019 | Novos alunos d@ Guilherme Cossoul. Artistic Practices for Social Inclusion program of the Calouste Gulbenkian Foundation
FCG - PARTIS - 141680
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Artística / Interpretação
Interpretação musical |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/06/30 | A integral das sinfonias de Beethoven em Lisboa em 1973 e 2016 | IV Jornada ‘Música, Media e Públicos: Portugal 1974 – atualidade’
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2023/04/20 | Os concertos de bandas militares e filarmónicas no Funchal entre 1860 e 1904 (ou de como o repertório de ópera se tornou conhecido dos madeirenses) | Entre teatros e coretos: práticas e repertórios para banda no longo século XIX
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2023/03/25 | A música vocal e instrumental de Alfredo Keil (e as suas muitas intersecções) | Homenagem a Alfredo Keil
Museu Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco, Portugal)
|
2022/12/22 | O empreendedorismo de amadores de música para a promoção da "principal cultura musical da inteligência e do gosto" em Lisboa: a actividade sinfónica da orquestra da Academia de Amadores de Música de 1884 a 1911 | Palestras na Academia de Amadores de Música
Academia de Amadores de Música (Lisboa, Portugal)
|
2022/12/15 | "Uma decidida vocação para este ramo da arte": as primeiras obras de António Tomás de Lima | Jornada de Musicologia
Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/11/23 | The late reception of the Viennese classics in Lisbon: the symphonic concerts of the Associação Música 24 de Junho | Classics Off-Centre: Performing and Listening the Music of Haydn, Mozart and Beethoven in the Long Nineteenth-Century
Universidad Complutense de Madrid; Universidad de La Rioja (Madrid, Espanha)
|
2022/11/12 | A actividade sinfónica da Real Academia de Amadores de Música (1884-1911) | XI Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Aveiro, Portugal)
|
2022/07/18 | The philanthropic endeavors of Kuchenbuch, Jorge, Marçal (and others): blind musicians wind-bands in Portugal (1841-1967) | 24th International Conference on Wind Music
Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik (Bolzano, Itália)
|
2021/11/13 | As Matinées clássicas de Rey-Colaço, Hussla, Gazul e Cunha e Silva: música de câmara em Lisboa em finais do século XIX | 10.º Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Coimbra, Portugal)
|
2019/12/13 | A revitalização do movimento filarmónico em Lisboa ao serviço da intervenção social: Banda Juvenil Guilherme Cossoul. Filarmónica Enarmonia (Programa Práticas Artísticas para a Inclusão Social da Fundação Calouste Gulbenkian) | III Ciclo de Seminários Música e Comunidade
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/14 | "O infernal tak tak com que nos aturdem os ouvidos": os constrangimentos à recepção das obras sinfónicas dos "grandes mestres" nas filarmónicas de Lisboa | IX Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Lisboa, Portugal)
|
2019/10 | "Maestro, toque mais um pouco por favor": o vetusto repertório dos alegóricos desfiles e bailes carnavalescos na programação das bandas filarmónicas madeirenses | Our music, our world, Wind bands and local social life
Instituto de Etnomusicologia - INET-md (Aveiro, Portugal)
|
2019/09/22 | "There are no better or cheaper ones abroad": Custódio Cardoso Pereira's efforts to overthrow the hegemony of Parisian and Belgian wind instruments in the Portuguese musical market | Organological Congress, 8th International Scientific Meeting for the Study of Sound and Musical Instruments
ANIMUSIC (Belmonte, Portugal)
|
2019/06 | "Triunfar sobre o pessimismo, a ironia e a indiferença ou sucumbir aos embates da adversidade": Júlio Cardona e a Orquestra de Lisboa (1910-1911) | 8º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2019/05 | A "tremenda missão de transmitir o espírito da civilização" no dealbar da década de 1870: a (re)emergência da crítica pela pena de Joaquim de Vasconcelos | II Jornadas no Núcleo de Estudos de Música na Imprensa. A imprensa periódica como uma fonte para a Musicologia / II NEMI Meeting.
Periodical press as a source in Musicology
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/09 | "Uma prática modesta mas susceptível do maior desenvolvimento": a actividade concertística das orquestras semi-profissionais primo-novecentistas lisbonenses | VIII Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Porto, Portugal)
|
2018/11/03 | "A consolação no meio da intensa monotonia que abunda nesta terceira cidade de Portugal": o contributo das "filarmónicas" para o "recreio" e "instrução" da sociedade madeirense | IV Seminário de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira
Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2018/10/26 | A produção sinfónica de juventude de José Viana da Mota | Virtuosidade e Nação, Colóquio em homenagem a José Viana da Mota (1868-1948)
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2018/07/19 | "Eine kleine (Weih)nacht(s)musik": Carols, folk tunes, sambas and Christmas pop songs for the wind-band Nativity masses in Madeira | 23 Konferenz der Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik
Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik (Wadgassen, Alemanha)
|
2018/07/07 | Portuguese sounding blares from Liberalism to the advent of the Republic: Brass instruments construction in nineteenth-century Lisbon (1834-1890) | Organological Congress, 7th International Scientific Meeting for the Study of Sound and Musical Instruments
ANIMUSIC (Caldas da Rainha, Portugal)
|
2018/07/02 | Os empreendimentos sinfónicos de orquestras semi-profissionais, amadoras e académicas na primeira década do século XX | 7º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação,
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2018/06 | An amateur endeavor to "worship and protection" of the "main musical culture of intelligence and taste": the symphonic enterprise of Lisbon's Real Academia de Amadores de Música in late-nineteenth century and early-twentieth century | Symphonism in Nineteenth-Century Europe
Universidad de Oviedo, Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini (Oviedo, Espanha)
|
2017/11 | "Uma forma de apostolado que, em Portugal, só nos pode ser dada... por importação": Concertos sinfónicos por orquestras estrangeiras em Lisboa (1901-1910) | VII Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Braga, Portugal)
|
2017/10 | Frei Inácio António de Santa Teresa, D. Duarte Manuel de Meneses e Noronha, Manuel António Correia, D. Fernando Maria de Sousa Coutinho e a prática doméstica de música marcial por dilettanti e "professores" | Encontro Internacional 3M+1.História da Matemática, da Música e Militar
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/10 | Testemunhos ignorados de uma "música nacional": as rapsódias portuguesas tardo-oitocentistas e primo-novecentistas para banda | Bandas e Música para Sopros: (Re)Pensar Histórias Locais e Casos de Sucesso
Instituto de História Contemporânea da FCSH/NOVA e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra
- CEIS20 (Lisboa, Portugal)
|
2017/09 | Symphonic rhapsodies and paraphases as tokens of Portuguese musical nationalism | Rethinking the Dynamics of Musical Nationalism
Universiteit van Amsterdam (Amsterdam, Países Baixos)
|
2017/06/09 | "Algumas obras clássicas amenizadas, com outras bem escritas em género livre e ligeiro": a programação sinfónica da Secção de Concertos Clássicos da Associação Música 24 de Junho | 6º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2016/07/14 | "A urgentíssima necessidade de prestar culto e protecção à arte musical": os empreendimentos sinfónicos da Real Academia de Amadores de Música (1884-1899) | 5º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2016/07 | The upgrowth of a symphonic culture within Lisbon's wind-band praxis in the late nineteenth- and early-twentieth century | 22 Konferenz Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik
Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik (Oberwölz, Áustria)
|
2016/03/10 | Concertos sinfónicos em Lisboa entre 1879 e 1888: as iniciativas da Associação Música 24 de Junho | III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos
Grupo Musicologia Criativa. Universidad de Sevilla (Sevilla, Espanha)
|
2015/12 | Entre a "repugnância" e o "reconhecimento": Joséphine Amann e Élise Weinlich nos palcos da música instrumental na Lisboa de finais do século XIX | Colóquio Musica Trouble: After Butler
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2015/11 | A precoce definição de um cânone musical português: Os concertos orquestrais de música portuguesa realizados em Lisboa entre 1860 e 1911 | V Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Évora, Portugal)
|
2015/10/24 | Testemunhos das heranças culturais nacional e regional: os fundos musicais das bandas filarmónicas madeirenses | I Seminário de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira
Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira (Estreito de Câmara de Lobos, Portugal)
|
2015/06/18 | Apologias de um idealismo musical para o meio concertístico lisbonense na imprensa periódica especializada (1845-1884) | 4º Seminário de Música, Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2015/06/09 | As suites de orquestra de Alfredo Keil | Exposição Alfredo Keil
Museu Nacional da Música (Lisboa, Portugal)
|
2015/01/08 | Virtuosi em digressão: o Funchal como escala na rota concertística oitocentista Europa - América do Sul (1843 - 1911) | Ciclo "Há Música no Museu"
Museu das Cruzes (Funchal, Portugal)
|
2014/12/13 | Virtuosi portugueses (1834-1884) | Ciclo de Conferências "Diálogos em Música"
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Lisboa, Portugal)
|
2014/11 | As corporações musicais lisbonenses na segunda metade do século XIX (1851-1893) | IV Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Lisboa, Portugal)
|
2014/07/19 | Composing for Virtuosi: Francisco António Norberto dos Santos Pinto's late works for solo wind-instrument | 21 Konferenz der Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik
Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik (Hammelburg, Alemanha)
|
2014/06/16 | "Para honra dos professores da capital": a Academia dos Professores de Música, com o título distintivo Melpomenense | Colóquio Praxis instrumental em Lisboa no séc. XIX
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco, Portugal)
|
2014 | Paratextos, Ekhprasis e significação musical: os poemas sinfónicos [1910-1917] e os sonetos [1918] de João Marcelino Arroio | II Congresso O Porto Romântico
Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal)
|
2014 | "Que em mim, palavra, música, poesia ou scena expressa em modo vário a mesma vibração": a produção poética e sinfónica de João Marcelino Arroyo | 3º Seminário Música Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2013/11 | A produção orquestral de índole camoneana de José Viana da Mota | III Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Cascais, Portugal)
|
2013/09 | O deliberado propósito de ser original': Paraísos Artificiais de Luís de Freitas Branco | Simpósio Cem Anos de Sagração da Primavera
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2013/07/18 | Os poemas sinfónicos de juventude de Luís de Freitas Branco | 2º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2013/06 | Virtuosismo na praxis de música instrumental solística lisbonense (1821-1860) | Instrumental Music in the Iberian World
Instituto de Etnomusicologia - INET-md (Lisboa, Portugal)
|
2013/05/24 | O músico militar como virtuoso na centúria oitocentista | Seminário comemorativo do 25º aniversário da Banda Sinfónica do Exército
Banda Sinfónica do Exército (Lisboa, Portugal)
|
2013/04 | The Portuguese Symphonic Poem (1884-1909) | XII International Congress on Musical Signification. Music, Semiotics and Intermediality
Centro di studi italiani (UCL) - Section of musicology (KU Leuven); Louvain-la-Neuve and Leuven (Louvain-la-Neuve, Bélgica)
|
2012/11 | A abnegação de todo o interesse que não seja o da arte: Os Concertos Populares lisbonenses (1860-1862) | II Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Castelo Branco, Portugal)
|
2012/07 | Operatic content and form in Portuguese nineteenth-century instrumental music | 20 Konferenz Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik
Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik (Coimbra, Portugal)
|
2012/06 | Topoi musicais: estilo militar, de caça e pastoral no repertório oitocentista lisbonense. | Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Música instrumental e audiências em Lisboa (1821-1879) | Colóquio Internacional 'O Gosto pela Música', Homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento
Departamento de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011/11/26 | 'Recreio', 'instrução' e novidade musical: contributos à emergência da historiografia da música em Portugal? | I Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Porto, Portugal)
|
2011/11/22 | Lisztomania: virtuosismo, fetichismo e idolatria | Madeira Liszt Festival
Associação de Amigos do Conservatório de Música da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2011/10 | Visual aspects on instrumental music practice in nineteenth century in Portugal | 2º Fórum Itinerários Musicais - Música e Gesto
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2011/05 | Bandas regimentares, sociedades amadoras e filarmónicas civis na Madeira nos séculos XIX e XX | Colóquio Cinco Olhares sobre o Património Musical Madeirense
Associação Xarabanda (Funchal, Portugal)
|
2011/04/30 | Entre Bomtempo e Viana da Mota: virtuosismo pianístico oitocentista em Lisboa e Porto | Congresso O Porto Romântico
Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal)
|
2010/10 | Virtuosismo no Teatro de São Carlos: o papel da ópera como música instrumental | Colóquio O Teatro de São Carlos: as artes performativas em Portugal
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2010/07 | Virtuosity for wind instruments in nineteenth-century Lisbon | 19 Konferenz der Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik
Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik (Oberschützen, Áustria)
|
2010/06 | Hans Erdmann e a Sinfonia de Horrores em Nosferatu de Friedrich Murnau | 1º Fórum Itinerários Musicais: Música e Cinema
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Sociedades Amadoras na Madeira no Século XIX | Ciclo A Música na História da Madeira
Centro de Estudos de História da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2009 | Repertório virtuosístico para sopros em Lisboa (1821-1870) | Seminários de Formação Avançada
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2009 | Ottavio Bartolini and Francisco Xavier Migone's revision of Sampiero | Study Day Opera and Singers, integrado no âmbito do Projecto de Investigação "O Teatro de São Carlos: as artes performativas
em Portugal
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2008 | As Invasões Napoleónicas e a sua influência na vida musical da cidade do Funchal | Colóquio Portugal, Brasil e a Europa Napoleónica
Centro de Estudos Sociais (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Praxis musical na cidade do Funchal no primeiro quartel do século XIX | Seminários de Formação Avançada
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Virtuosismo e Público: fruição musical e cultura musical de massas em Portugal | 2º Colóquio de Sociologia da Música, Música e Sociedade: Transversalidades
Departamento de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2007 | O papel feminino na esfera musical madeirense de meados do século XIX a meados do século XX: os casos de Júlia de França Netto, Matilde Sauvayre da Câmara e Eugénia do Rêgo Pereira | 1º Colóquio de Sociologia da Música: Construção de Identidades e Estratégias de Representação em Música
Departamento de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2006 | Aspectos de Influência e Apropriação entre Turismo e Folclore: Ilha da Madeira | Simpósio A Música nas Ilhas do Atlântico
Departamento de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2006 | Sociedade Philarmonica : Um olhar sobre a prática musical da Cidade do Funchal no século XIX | Simpósio A Música nas Ilhas do Atlântico
Departamento de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2005 | Performação Folclórica na Região Autónoma da Madeira | 13º Encontro de Musicologia
Associação Portuguesa de Ciências Musicais (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | O cornetim em Portugal entre 1842 e 1904
Coorientador de Sérgio Faria Franco Charrinho
|
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/01/28 - 2023/07/24 | Seminar "Acessibility of the visually impaired to the Performing Arts"
The six sessions gathered researchers, performers, pedagogues and stakeholders from Portugal and Spain to disseminate and
discuss better practices and new methodologies for artistic projects participated by visually impaired individuals in the
areas of Theatre, Music, Dance and Visual Arts. Presentations by Esteve Ferrer, Angela Pino, Adrian Rincón,Loly Ayuma, Said
Gharbi, Angel Soriano, Isa Craveiro, Marco Paiva, Tony Weaver, Rui M.Pinto, Catarina Braga, Ana Barata, Luís Rocha (2023/01/28 - 2023/07/24)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Associação Bengala Mágica - Associação de pais, amigos e familiares de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão,
Portugal Teatrão - Oficina Municipal de Teatro, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal Obra Social La Caixa, Espanha |
2023/04/20 - 2023/04/21 | From theatres to bandstands: practices and repertories for windband in the long nineteenth century, Congress / Entre teatros
e coretos: práticas e repertórios para banda no longo século XIX, Congresso. (2023/04/20 - 2023/04/21)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Universidade Estadual do Ceará, Brasil |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2013/01/01 - 2021/12/31 | Revista Portuguesa de Educação Artística (ISSN 1647-905X) | Associação Regional de Educação Artística . Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Consultant in the project of preservation of musical archives of the Madeiran wind bands | Arquivo e Biblioteca Pública Regional da Madeira, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024 - Atual | Musicological Studies Seminar II / Seminário de Estudos Musicológicos II | Music and Musicology (Licenciatura) | Universidade do Minho Escola de Letras Artes e Ciências Humanas, Portugal |
2023 - Atual | History of Music and Analysis IV (Modernism and Twentieth-Century) / História da Música e Análise IV (Modernismo e Século XX) | Licenciatura (Licenciatura) | Universidade do Minho Escola de Letras Artes e Ciências Humanas, Portugal |
2021 - Atual | History of Music and Analysis (Classicism and Romantism) / História da Música e Análise III (Classicismo e Romantismo) | Music and Musicology / Música e Musicologia (Licenciatura) | Universidade do Minho Escola de Letras Artes e Ciências Humanas, Portugal Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Engenheiro Luiz Peter Clode, Portugal |
2017 - Atual | Organology / Organologia | Ciências Musicais | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023/10/30 - 2023/11/02 | Musicians' Biographies (Pesquisa e Redacção de Biografias de Músicos) | (Outros) | Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Engenheiro Luiz Peter Clode, Portugal |
2023/03/03 - 2023/03/10 | Introduction to Braille musicography | Ensino de Música (Mestrado) | Academia Nacional Superior de Orquestra, Portugal |
2023/01/23 - 2023/01/23 | Resources and Methodologies for teaching music to the visually impaired / Orientações para o ensino da música a pessoas cegas e com baixa visão | (Outros) | Associação Bengala Mágica - Associação de pais, amigos e familiares de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão,
Portugal Conservatório de Música de Palmela, Portugal |
2022/06/24 - 2022/06/24 | Resources and Methodologies for teaching music to the visually impaired / Orientações para o ensino da música das pessoas cegas e com baixa visão | (Outros) | Associação Bengala Mágica - Associação de pais, amigos e familiares de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão,
Portugal Conservatório de Música de Loulé, Francisco Rosado, Portugal |
2021/09/27 - 2022/02/25 | Theory and Method in Musicology / Teoria e Método das Ciências Musicais | Musicology (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Member of the Advisory Board of the Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik (International
Society for the Promotion and Dissemination of Wind Music)
Consultor
|
Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik, Áustria |
Distinções
Outra distinção
2010 | Melhores Mestres - Melhor Mestre em Ciências Musicais em 2010
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2007 | Bolsa de Mérito - Licenciatura
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|