???global.info.a_carregar???
Rui Magno Pinto is a researcher at the Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music (CESEM - NOVA FCSH) and a member of Caravelas group and of the Internationale Gesellschaft fur Erforschung und Forderüng der Blasmusik (IGEB). He is an invited assistant professor at Universidade NOVA de Lisboa (Department of Musicology, NOVA FCSH) and at Universidade do Minho (Department of Music, UM ELACH). He earned all his academic training in Musicology from Universidade NOVA de Lisboa, where he obtained his PhD in 2023, with a dissertation on the emergence of a symphonic culture in Lisbon during the Liberal Period (1846-1911) and his Masters in 2010, with a dissertation on Lisbon's concert life and the soloist repertoire of Portuguese composer-performers, from 1821 to 1870. He has received 2 awards and/or honors from NOVA and NOVA FCSH. He participated in several research projects on opera in Portugal, the national wind band movement, terminology of musical instruments in Portugal and Brazil, and the socio-professional condition of the Portuguese musicians. He has been additionally active since 2016 in artistic programs for social inclusion, as a mentor and artistic director of multy-year projects focusing on the musical learning and ensemble practice of the blind and deaf and their acessibility to the arts, as well as on the well-care of children and young in deviant social environments. His main areas of interest are nineteenth-century concert life, instrumental music and music criticism in Portugal; Portuguese winds lutherie; participatory arts; music, disability and social care in the Liberal Period in Portugal. He has published in Portugal and abroad on Lisbon's and Madeira's nineteenth-century concert life and instrumental music, Portuguese wind band music and institutions, as well as on symphonic, wind band, chamber and solo works by Portuguese composers from the nineteenth and twentieth centuries, of which he produced several critical editions, recently premiered and recorded by acclaimed Portuguese orchestras and ensembles. He is a member of the Scientific Committee of the "Revista Portuguesa de Educação Artística", a member of the Advisory Board of IGEB, and a consultant in several archival projects of preservation and dissemination of Portuguese musical patrimony.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rui Magno Pinto

Nomes de citação

  • Pinto, Rui Magno
  • Rui M. Pinto

Identificadores de autor

Ciência ID
041A-5540-1FD6
ORCID iD
0000-0002-7713-7844

Endereços de correio eletrónico

  • rmpinto@fcsh.unl.pt (Profissional)

Moradas

  • Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa. Avenida de Berna, 26-C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2023/10/17
Concluído
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Ciências Musicais Históricas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Emergência de uma Cultura Sinfónica em Lisboa (1846-1911)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom, por Unanimidade
2010
Concluído
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Ciências Musicais Históricas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Virtuosismo para instrumentário de sopro em Lisboa (1821-1870)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2007
Concluído
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/10/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho Escola de Letras Artes e Ciências Humanas, Portugal
2018/02/14 - 2023/12 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2023 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho Escola de Letras Artes e Ciências Humanas, Portugal
Universidade do Minho Escola de Letras Artes e Ciências Humanas, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2007/10 - 2010/10 The Teatro de S. Carlos: Performing Arts in Portugal / O Teatro de S. Carlos: as artes performativas em Portugal /
PTDC/EAT/70038/2006
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/08/01 - 2021/01/31 Sanfona: Terminologia de instrumentos musicais em Portugal e Brasil - Projecto do Núcleo Caravelas (CESEM).
FCSH/CESEM/UID/EAT/00693/2019
Investigador
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Em curso
2017 - 2020 Projeto de organização, recuperação do Património das Bandas Filarmónicas
M1420-05-2114-FEDER-000007
Investigador responsável
Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira, Portugal
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
UID/EAT/00693/2019
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Biblioteca Nacional, Brasil

Universidade de Évora, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/06 - 2011/12 Património Musical - Fundação Jorge Álvares
Plurianual
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023/01/02 - 2023/11/30 MUSICAR - Music Practice for Visual and Hearing Impaired Communities
Academia Nacional Superior de Orquestra, Portugal
European Commission
Concluído
2019/01/01 - 2022/07/02 Filarmónica Enarmonia. Music Learning and Ensemble Practice for the Blind. Artistic Practices for Social Inclusion program of the Calouste Gulbenkian Foundation
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Associação Bengala Mágica - Associação de pais, amigos e familiares de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2018/10/01 - 2021/09/21 To be a musician in Portugal: the social and professional condition of musicians in Lisbon (1750-1985). Ser Músico em Portugal: a condição sócio-profissional dos músicos em Lisboa (1750-1985)
PTDC/ART-PER/32624/2017
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/03/01 - 2020/11/30 Projecto de preservação e divulgação do património da Academia de Amadores de Música
UID/EAT/00693/2019
UIDB/00693/2020
Orientador
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 CESEM - Strategic project - UID/EAT/00693/2019
UID/EAT/00693/2019
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/01/01 - 2019 Novos alunos d@ Guilherme Cossoul. Artistic Practices for Social Inclusion program of the Calouste Gulbenkian Foundation
FCG - PARTIS - 141680
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pinto, Rui Magno. ""Eine kleine (Weih)nacht(s)musik": defining the repertoire for the wind bands' missas do parto in Madeira". Trabalho apresentado em 23 Konferenz der Internationale Gesellschaft der Erforschung und Förderung der Blasmusik, Wagdassen, 2018.
    Publicado
  2. Pinto, Rui Magno. "Operatic content and form in Portuguese nineteenth-century wind-instruments repertoire". Trabalho apresentado em 20 Konferenz Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik, Coimbra, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pinto, Rui Magno. "Seis quadros de uma Madeira cosmopolita e rural: a "Ilha do Paraíso" de Eurico Thomaz de Lima". Diacrítica 37 1 (2023): 3-27. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.4787.
    10.21814/diacritica.4787
  2. Pinto, Rui Magno. "O Camões da música portuguesa: A produção sinfónica de juventude de Viana da Mota inspirada pela obra do poeta quinhentista". Revista Portuguesa de Musicologia 7 2 (2020): 201-223. http://www.rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/407.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Pinto, Rui Magno. "O músico militar como virtuoso na centúria oitocentista". Eurídice: Boletim da Banda do Exército 11 (2014): 18-21. http://arquivodigital.defesa.pt/Images/winlibimg.aspx?skey=&doc=276824&img=12309.
    Acesso aberto
  4. Pacheco, A.J.V.; Pinto, Rui Magno. "The hymns of D. Pedro I and Marcos Portugal: Seeking paradigms | Os hinos de D. Pedro I e Marcos Portugal: Em busca de paradigmas". Musica Hodie 13 2 (2013): 136-167. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84894123135&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  5. Ferreira, Manuel Pedro; Pinto, Rui Magno. "Mateus de Aranda: o Tratado de cãto llano (1533) - Notas de leitura". Revista Portuguesa de Musicologia 14-15 (2010): 131-186.
    Publicado
  6. Pinto, Rui Magno. "Fenómenos de Interacção entre Turismo e Folclore". Revista Xarabanda 16 (2006): 13-24.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Pinto, Rui Magno. "Michel'Angelo Lambertini e a Grande Orquestra Portuguesa (1906-1908)". In Música, Discurso, Comunicação (e-book), editado por Gomes Ribeiro, Paula (EC10-F993-BDB2); Castro, Paulo Ferreira de; Vieira de Carvalho, Mário; Malhado, André. Lisboa, Portugal: Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, 2024.
    No prelo
  2. Pinto, Rui Magno. "A regulacão do exercício profissional da música e o mutualismo musical na Lisboa liberal (1834- 1891)". In A Música como Profissão: Percursos, Estatuto e Associativismo em Portugal, editado por Silva, Manuel Deniz; Fernandes, Cristina; Hora, Tiago Manuel da. Lisboa, Portugal: Colibri/Instituto de Etnomusicologia - md, 2024.
    No prelo
  3. Pinto, Rui Magno. "Uma sempre presente contestação à vigência e gestão do Montepio Filarmónico e Associação Música 24 de Junho". In A Música como Profissão: Percursos, Estatuto e Associativismo em Portugal, editado por Silva, Manuel Deniz; Fernandes, Cristina; Hora, Tiago Manuel da. Lisboa, Portugal: Colibri/Instituto de Etnomusicologia - md, 2024.
    No prelo
  4. Pinto, Rui Magno; Paiva, Patrícia. ""A música (...) que outros não veem como eu": uma Enarmonia em marcha (Filarmónica Enarmonia)". In Arte, Reinvenção e Futuros : Práticas Artísticas na Comunidade PARTIS 2019-2022, 178-197. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2023.
    Publicado
  5. Pinto, Rui Magno. "Music from abroad : Military bands in the archipelago of Madeira (1815-1899)". In Festschrift in Honour of Raoul F. Camus' Ninetieth Anniversary, editado por Sagrillo, Damien; Graziano, John; Marshall, Nigel, 373-406. Munster, Alemanha: LIT Verlag, 2020.
    Publicado
  6. Pinto, Rui Magno. "The Portuguese Symphonic Poem (1884-1909)". In Making sense of music. Studies in musical semiotics, editado por Maeder, Costantino; Reybrouck, Mark, 43-63. Louvain, Bélgica: Presses universitaires de Louvain, 2018.
    Publicado
  7. Pinto, Rui Magno. "Bandas regimentares, sociedades amadoras e filarmónicas civis na Madeira (séculos XIX e XX)". In Cinco Olhares sobre o Património Musical Madeirense, editado por Esteireiro, Paulo. Funchal, Portugal: Associação Xarabanda, 2011.
    Publicado
  8. Pinto, Rui Magno. "Júlia de França Neto (1825-1903), "Glória musical da Madeira" e "Anjo da caridade"". In 50 Histórias de Músicos na Madeira, editado por Esteireiro, Paulo, 9-12. Funchal, Portugal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, 2008.
    Publicado
  9. Pinto, Rui Magno. "Amélia Augusta de Azevedo (1840-?), compositora premiada em França". In 50 Histórias de Músicos na Madeira, editado por Esteireiro, Paulo, 15-16. Funchal, Portugal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, 2008.
    Publicado
  10. Pinto, Rui Magno. "Eugénia Rêgo Pereira (1875-1947), professora de dança e mentora de espectáculos". In 50 Histórias de Músicos na Madeira, editado por Esteireiro, Paulo, 40-41. Funchal, Portugal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, 2008.
    Publicado
  11. Pinto, Rui Magno. "Duarte Joaquim dos Santos (1801-1855): virtuoso e pedagogo". In 50 Histórias de Músicos na Madeira, editado por Esteireiro, Paulo, 1-3. Funchal, Portugal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, 2008.
    Publicado
  12. Pinto, Rui Magno. "Gustavo Augusto Coelho (1890-1965): Compositor, professor e regente de bandas e órfeões". In 50 Histórias de Músicos na Madeira, editado por Esteireiro, Paulo, 55-57. Funchal, Portugal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, 2008.
    Publicado
Entrada de enciclopédia
  1. Pinto, Rui Magno. "National music: Portuguese". In Encyclopedia of Romantic Nationalism in Europe, editado por Leerssen, Joep. Universiteit van Amsterdam, 2018. http://ernie.uva.nl/viewer.p/21/56/object/122-160666..
    Publicado
  2. Pinto, Rui Magno. "Matilde Olímpia Sauvayre da Câmara". In Dicionário Enciclopédico da Madeira, editado por Franco, José Eduardo. Agência de Promoção da Cultura Atlântica, 2016. http://aprenderamadeira.net/camara-matilde-olimpia-sauvayre-da/.
    Publicado
  3. Pinto, Rui Magno. "Júlia de Atouguia de França Neto". In Dicionário Enciclopédico da Madeira, editado por Franco, José Eduardo. Agência de Promoção da Cultura Atlântica, 2016. http://aprenderamadeira.net/article/neto-julia-de-atouguia-de-franca.
    Publicado
Livro
  1. Marques, António Jorge; Pinto, Rui Magno. Marcos Portugal (1762-1830): publicações de música religiosa no século XIX. Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional de Portugal / Coro de Câmara de Lisboa / CESEM. 2017.
    Publicado
Recurso online
  1. Pinto, Rui Magno. "Associação Recreativa de Nossa Senhora de Fátima do Arco de São Jorge", in: Museu [Virtual] das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira. 2020. https://www.museubandasfilarmonicas.pt/bandas/associacao-recreativa-de-nossa-senhora-de-fatima-do-arco-de-sao-jorge/.
  2. Pinto, Rui Magno. "Banda Distrital do Funchal", in: Museu [Virtual] das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira. 2020. https://www.museubandasfilarmonicas.pt/bandas/banda-distrital-do-funchal/.
  3. Pinto, Rui Magno. "Banda Filarmónica do Caniço e Eiras", in: Museu [Virtual] das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira. 2020. https://www.museubandasfilarmonicas.pt/bandas/banda-filarmonica-do-canico-e-eiras/.
  4. Pinto, Rui Magno. "Banda Filarmónica da Casa do Povo de São Vicente", in: Museu [Virtual] das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira. 2020. https://www.museubandasfilarmonicas.pt/bandas/banda-filarmonica-da-casa-do-povo-de-sao-vicente/.
  5. Pinto, Rui Magno. "Banda Filarmónica do Faial", in: Museu [Virtual] das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira. 2020. https://www.museubandasfilarmonicas.pt/bandas/banda-filarmonica-do-faial/.
  6. Pinto, Rui Magno. "Banda Filarmónica de Santo António", in: Museu [Virtual] das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira. 2020. https://www.museubandasfilarmonicas.pt/bandas/banda-filarmonica-de-santo-antonio/.
  7. Pinto, Rui Magno. "Banda Municipal de Câmara de Lobos", in: Museu [Virtual] das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira. 2020. https://www.museubandasfilarmonicas.pt/bandas/banda-municipal-de-camara-de-lobos/.
  8. Pinto, Rui Magno. "Banda Municipal do Funchal", in: Museu [Virtual] das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira.. 2020. https://www.museubandasfilarmonicas.pt/bandas/banda-municipal-do-funchal/.
  9. Pinto, Rui Magno. "Banda Municipal de Machico", in: Museu [Virtual] das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira. 2020. https://www.museubandasfilarmonicas.pt/bandas/banda-municipal-de-machico/.
  10. Pinto, Rui Magno. "Banda Municipal da Ponta do Sol", in: Museu [Virtual] das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira. 2020. https://www.museubandasfilarmonicas.pt/bandas/banda-municipal-da-ponta-do-sol/.
  11. Pinto, Rui Magno. "Banda Municipal de Santa Cruz", in: Museu [Virtual] das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira. 2020. https://www.museubandasfilarmonicas.pt/bandas/banda-municipal-de-santa-cruz/.
  12. Pinto, Rui Magno. "Banda Municipal de Santana", in: Museu [Virtual] das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira. 2020. https://www.museubandasfilarmonicas.pt/bandas/banda-municipal-de-santana/.
  13. Pinto, Rui Magno. "Banda Municipal Paulense", in: Museu [Virtual] das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira. 2020. https://www.museubandasfilarmonicas.pt/bandas/banda-municipal-paulense/.
  14. Pinto, Rui Magno. "Banda Musical da Casa do Povo de Nossa Senhora da Piedade do Porto Santo", in: Museu [Virtual] das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira. 2020. https://www.museubandasfilarmonicas.pt/bandas/banda-musical-da-casa-do-povo-de-nossa-senhora-da-piedade-do-porto-santo/.
  15. Pinto, Rui Magno. "Banda Orquestral de Câmara de Lobos - Os Infantes", in: Museu [Virtual] das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira. 2020. https://www.museubandasfilarmonicas.pt/bandas/banda-orquestral-de-camara-de-lobos-os-infantes/.
  16. Pinto, Rui Magno. "Banda Paroquial de São Lourenço da Camacha", in: Museu [Virtual] das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira. 2020. https://www.museubandasfilarmonicas.pt/bandas/banda-paroquial-de-sao-lourenco-da-camacha/.
  17. Pinto, Rui Magno. "Banda Recreio Camponês", in: Museu [Virtual] das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira. 2020. https://www.museubandasfilarmonicas.pt/bandas/banda-recreio-campones/.
  18. Esteireiro, Paulo; Pinto, Rui Magno. Bandas Filarmónicas. 2013. https://colecaomadeiramusica.madeira.gov.pt/bandasfilarmonicas/pt/index.html.
  19. Pinto, Rui Magno; Esteireiro, Paulo. A Música para Piano na Madeira. 2008. https://colecaomadeiramusica.madeira.gov.pt/musicaparapiano/saiba%20mais%202.html.
  20. Pinto, Rui Magno; Esteireiro, Paulo. Bailes do Funchal no Século XIX. 2007. https://colecaomadeiramusica.madeira.gov.pt/bailesdofunchal/home.htm.
Resumo em conferência
  1. Pinto, Rui Magno. "As Matinées clássicas de Rey-Colaço, Hussla, Gazul e Cunha e Silva: música de câmara em Lisboa em finais do século XIX". Trabalho apresentado em 10.º Encontro de Investigação em Música, Coimbra, 2021.
    Publicado
  2. Pinto, Rui Magno. ""Maestro, toque mais um pouco por favor": o vetusto repertório dos alegóricos desfiles e bailes carnavalescos na programação das bandas filarmónicas madeirenses". Trabalho apresentado em Our music, our world: wind bands and local social life, Aveiro, 2019.
    Publicado
  3. Pinto, Rui Magno. "There are no better or cheaper ones abroad: Custódio Cardoso Pereira's efforts to overthrow the hegemony of Parisian and Belgian wind instruments in the Portuguese musical market". Trabalho apresentado em th International Scientific Meeting for the Study of Sound and Musical Instruments, Organological Congress 2019, 8º Encontro Científico Internacional para Estudos sobre Som e Instrumentos Musicais, Congresso de Organologia 2019,, Belmonte, 2019.
    Publicado
  4. Pinto, Rui Magno. "A "tremenda missão de transmitir o espírito da civilização" no dealbar da década de 1870: a (re)emergência da crítica pela pena de Joaquim de Vasconcelos". Trabalho apresentado em II Jornadas NEMI - A imprensa periódica como fonte para a Musicologia / II NEMI Meeting - The periodical press as a source in Musicology, Lisboa, 2019.
    Publicado
  5. Pinto, Rui Magno. ""Triunfar sobre o pessimismo, a ironia e a indiferença (...) ou sucumbir aos embates da adversidade": Júlio Cardona e a Orquestra de Lisboa (1910-1911)". Trabalho apresentado em 8º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação, Lisboa, 2019.
    Publicado
  6. Pinto, Rui Magno. ""O infernal tak tak com que nos aturdem os ouvidos": os constrangimentos à recepção das obras sinfónicas dos "grandes mestres" nas filarmónicas de Lisboa". Trabalho apresentado em IX Encontro de Investigação em Música ENIM 2019, Lisboa, 2019.
    Publicado
  7. Pinto, Rui Magno. ""Uma prática modesta (...) mas (...) susceptível do maior desenvolvimento": a actividade concertística das orquestras semi-profissionais primo-novecentistas lisbonenses". Trabalho apresentado em VIII Encontro Nacional de Investigação em Música ENIM 2018, Porto, 2018.
    Publicado
  8. Pinto, Rui Magno. "Portuguese sounding blares from Liberalism to the advent of the Republic: Brass instruments construction in nineteenth-century Lisbon (1834-1890)". Trabalho apresentado em Organological Congress, 7th International Scientific Meeting for the Study of Sound and Musical Instruments, ANIMUSIC Congresso de Organologia. 7º Encontro Científico Internacional para o Estudo sobre Som e Instrumentos Musicais, Caldas da Rainha, 2018.
    Publicado
  9. Pinto, Rui Magno. "An amateur endeavour to the "worship and protection" of the "main musical culture of intelligence and taste": the symphonic enterprise of Lisbon's Real Academia de Amadores de Música in late-nineteenth century and early-twentieth century". Trabalho apresentado em International Conference “Symphonism in Nineteenth-Century Europe”, Oviedo, 2018.
    Publicado
  10. Pinto, Rui Magno. ""Eine kleine (Weih)nacht(s)musik": Carols, folk tunes, sambas and Christmas pop songs for the wind-band Nativity masses in Madeira". Trabalho apresentado em 23 Konferenz der Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik, Wagdassen, 2018.
    Publicado
  11. Pinto, Rui Magno. ""Uma forma de apostolado que, em Portugal, só nos pode ser dada... por importação": Concertos sinfónicos por orquestras estrangeiras em Lisboa (1901-1910)". Trabalho apresentado em VII Encontro Nacional de Investigação em Música ENIM 2017, Braga, 2017.
    Publicado
  12. Pinto, Rui Magno. "Testemunhos ignorados de uma "música nacional": as rapsódias portuguesas tardo-oitocentistas e primo-novecentistas para banda". Trabalho apresentado em Bandas e Música para Sopros: (Re)pensar histórias locais e casos de sucesso, Lisboa, 2017.
    Publicado
  13. Pinto, Rui Magno. "Frei Inácio António de Santa Teresa, D. Duarte Manuel de Meneses e Noronha, Manuel António Correia, D. Fernando Maria de Sousa Coutinho e a prática doméstica de música marcial por dilettanti e "professores" (As obras para banda de Inácio António de Santa Teresa)". Trabalho apresentado em 3M+1 - Encontro de História da Matemática, da Música e Militar,, Braga, 2017.
    Publicado
  14. Pinto, Rui Magno. "Symphonic rhapsodies and paraphases as tokens of Portuguese musical nationalism". Trabalho apresentado em Rethinking the Dynamics of Musical Nationalism, Amsterdam, 2017.
    Publicado
  15. Pinto, Rui Magno. "A precoce definição de um cânone musical português: Os concertos orquestrais de música portuguesa realizados em Lisboa entre 1860 e 1911". Trabalho apresentado em V Encontro Nacional de Investigação em Música, Évora, 2015.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Pinto, Rui Magno. "Review of André Granjo, et al., Nostalgia. O repertório para banda de compositores portugueses e o movimento filarmónico nacional de 1880 a 1940.". (2024):
    Em revisão
  2. Pinto, Rui Magno. "Review of Carolino CARREIRA et al., Belcanto e Virtuosismo Instrumental do Romantismo Português. Francisco António Norberto dos Santos Pinto, (Fundação GDA, Afinaudio, 2018); João LOURENÇO, Nuno FERNANDES, Rui PINHEIRO (eds.), Francisco António Norberto dos Santos Pinto (AVA Musical Editions)". Revisão de Carolino CARREIRA et. al., Belcanto e Virtuosismo Instrumental do Romantismo Português. Francisco António Norberto dos Santos Pinto, (Fundação GDA, Afinaudio, 2018); João LOURENÇO, Nuno FERNANDES, Rui PINHEIRO (eds.), Francisco António Norberto dos Santos Pinto (AVA Musical Editions) 8, 1 (2021): 171-186. https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/426/798.
    Publicado
  3. Pinto, Rui Magno; Luís Miguel Santos. "João Pedro d'Alvarenga, Estudos de Musicologia". Revisão de João Pedro d'Alvarenga, Estudos de Musicologia 14/15, (2010): 226-229. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/222.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Emergência de uma Cultura Sinfónica em Lisboa (1846-1911) / The Emergence of a Symphonic Culture in Lisbon (1846-1911)". Doutoramento, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2023. http://hdl.handle.net/10362/163423.
  2. Pinto, Rui Magno da Silva. "Virtuosismo para instrumentário de sopro em Lisboa (1821-1870)". Mestrado, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2010. http://hdl.handle.net/10362/6094.
Tradução
  1. Pinto, Rui Magno. Recensão: Jean-Paul Olive, « Paula Gomes Ribeiro : Le drame lyrique au début du vingtième siècle» in Revista Portuguesa de Musicologia 14-15, Lisboa, 2004-2005. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Ciências Musicais / Zéfiro. 2010.
    Publicado

Artística / Interpretação

Interpretação musical
  1. Marcos Magalhães. Francisco António de Almeida: Il trionfo d'Amore. 2013.
  2. Andrea Luísa Teixeira. António Luís Miró: Suspiro d'alma. Romance para trompa e piano. (versão para trompete e piano). 2012.
    Instrumentista

Outros

Outra produção
  1. António Gonçalves da Cunha Taborda: Prelúdio (scholarly edition). Modern première: Orquestra Municipal de Sintra, D. Fernando II, dir. maestro Cesário Costa, 29.7.2023.. 2023. Pinto, Rui Magno.
  2. Joséphine Amann-Weinlich, Formoso Tejo, quadrilha de valsas, op. 23, (scholarly edition). Modern première: Orquestra Municipal de Sintra, D. Fernando II, dir. maestro Cesário Costa, 6.1.2024.. 2023. Pinto, Rui Magno.
  3. Eduardo Burnay - Pedro Blanch (orq.): Fado (scholarly edition). Modern première: Orquestra Municipal de Sintra, D. Fernando II, dir. maestro Cesário Costa, 6.1.2024.. 2023. Pinto, Rui Magno.
  4. Augusto Machado - Lauriane, ballet (scholarly edition). Modern Première: Orquestra Melleo Harmonia, dir. Joaquim Ribeiro, Festival Música no Termo, 19.11.2021.. 2021. Pinto, Rui Magno.
  5. Eurico Tomás de Lima, Ilha do Paraíso, suite em seis quadros (scholarly edition). 2021. Pinto, Rui Magno.
  6. Augusto Machado: Trois Esquisses de Danse: Capriccio (scholarly edition). Modern première: Orquestra Municipal de Sintra, dir. maestro Cesário Costa, 10.9.2023.. 2021. Pinto, Rui Magno.
  7. David de Sousa: Inês, poemeto sinfónico (1907) (scholarly edition). 2013. Pinto, Rui Magno.
  8. Luís de Freitas Branco: Depois de uma leitura de Guerra Junqueiro (2ª versão - 1916) (scholarly edition). 2013. Pinto, Rui Magno.
  9. José Viana da Mota: D. Ignez de Castro, Overture (1886) (scholarly edition). 2012. Pinto, Rui Magno.
  10. Alfredo Keil: Uma Caçada na Corte, 1ª Suite para orquestra (1884) (scholarly edition). 2012. Pinto, Rui Magno.
  11. Francisco António de Almeida: Il Trionfo d'Amore, serenata (scholarly edition). 2012. Pinto, Rui Magno; Magalhães, Marcos.
  12. Francisco António Norberto dos Santos Pinto: Décima terceira Abertura (scholarly edition). 2011. Pinto, Rui Magno.
  13. Eduardo Jaime Talassi: Sétima Abertura (scholarly edition). 2011. Pinto, Rui Magno.
  14. Marcos António da Fonseca Portugal: O basculho da chaminé (scholarly edition). 2011. Pinto, Rui Magno; Cranmer, David.
  15. Ângelo Carrero: Petit Poupourri pour Cor Inglez sur motifs dell'Opera Favorita (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2010. Pinto, Rui Magno.
  16. Francisco Xavier Migone: Sampiero [edição musical]. 2010. Pinto, Rui Magno; Cymbron, Luísa.
  17. Francisco António Norberto dos Santos Pinto: Potpourri sobre o Rigoletto de Verdi [edição musical]. Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2010. Pinto, Rui Magno.
  18. António Luís Miró: Il Sogno del Zingano [edição musical]. 2010. Pinto, Rui Magno; Cristina Maria de Carvalho Cota; Cymbron, Luísa.
  19. Francisco António Norberto dos Santos Pinto: Fantasia para trombone tenor (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2009. Pinto, Rui Magno.
  20. Leonardo Soller: Fantasia para trompa (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2009. Pinto, Rui Magno.
  21. D. Luís I/Emílio Lami: Barcarolla, para cornetim e piano (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2009. Pinto, Rui Magno.
  22. Francisco António Norberto dos Santos Pinto: Fantasia para sax-horn barítono (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2009. Pinto, Rui Magno.
  23. Joaquim José Garcia Alagarim: Divertissement sur la Traviata pour flute et piano (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2009. Pinto, Rui Magno.
  24. Francisco António Norberto dos Santos Pinto: Fantasia para fagote sobre temas do Roberto Devereaux (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2009. Pinto, Rui Magno.
  25. Manuel Marques da Costa: Mazurka para saxofone e banda (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2009. Pinto, Rui Magno.
  26. António José Croner: Scottische, para flauta [edição musical]. Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2009. Pinto, Rui Magno.
  27. Pinto: Ária para clarinete (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2009. Pinto, Rui Magno.
  28. Pinto: Ária para requinta (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2009. Pinto, Rui Magno.
  29. José Maria da Silva: Sonata para pianoforte com flauta obrigada (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2008. Pinto, Rui Magno.
  30. Mathias Jacob Osternoldh: Prémier Concerto pour cornet a clefs (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2008. Pinto, Rui Magno.
  31. Francisco António Norberto dos Santos Pinto: Tema e variações para corneta de chaves (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2008. Pinto, Rui Magno.
  32. Francisco António Norberto dos Santos Pinto: Prémier Concerto pour le cor (1833) (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2008. Pinto, Rui Magno.
  33. Manuel Joaquim Botelho: Primeiro Concerto para Flauta (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2008. Pinto, Rui Magno.
  34. J.P.C: Nocturno para flauta (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2008. Pinto, Rui Magno.
  35. António Luís Miró: Suspiro d'alma, romance para trompa e piano (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2008. Pinto, Rui Magno.
  36. Francisco António Norberto dos Santos Pinto: Solo de trombone (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2008. Pinto, Rui Magno.
  37. Francisco António Norberto dos Santos Pinto: Tema e variações para trompa (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2008. Pinto, Rui Magno.
  38. Francisco António Norberto dos Santos Pinto: Primeiro Concerto para corneta de chaves (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2007. Pinto, Rui Magno.
  39. Francisco António Norberto dos Santos Pinto: Variações para corneta de chaves (1834) (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2007. Pinto, Rui Magno.
  40. Francisco António Norberto dos Santos Pinto: Variações sobre um tema da Lucia di Lammermoor (scholarly edition). Edição crítica de obras concertantes de compositores oitocentistas portugueses. 2007. Pinto, Rui Magno.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/06/30 A integral das sinfonias de Beethoven em Lisboa em 1973 e 2016 IV Jornada ‘Música, Media e Públicos: Portugal 1974 – atualidade’
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2023/04/20 Os concertos de bandas militares e filarmónicas no Funchal entre 1860 e 1904 (ou de como o repertório de ópera se tornou conhecido dos madeirenses) Entre teatros e coretos: práticas e repertórios para banda no longo século XIX
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2023/03/25 A música vocal e instrumental de Alfredo Keil (e as suas muitas intersecções) Homenagem a Alfredo Keil
Museu Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco, Portugal)
2022/12/22 O empreendedorismo de amadores de música para a promoção da "principal cultura musical da inteligência e do gosto" em Lisboa: a actividade sinfónica da orquestra da Academia de Amadores de Música de 1884 a 1911 Palestras na Academia de Amadores de Música
Academia de Amadores de Música (Lisboa, Portugal)
2022/12/15 "Uma decidida vocação para este ramo da arte": as primeiras obras de António Tomás de Lima Jornada de Musicologia
Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/11/23 The late reception of the Viennese classics in Lisbon: the symphonic concerts of the Associação Música 24 de Junho Classics Off-Centre: Performing and Listening the Music of Haydn, Mozart and Beethoven in the Long Nineteenth-Century
Universidad Complutense de Madrid; Universidad de La Rioja (Madrid, Espanha)
2022/11/12 A actividade sinfónica da Real Academia de Amadores de Música (1884-1911) XI Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Aveiro, Portugal)
2022/07/18 The philanthropic endeavors of Kuchenbuch, Jorge, Marçal (and others): blind musicians wind-bands in Portugal (1841-1967) 24th International Conference on Wind Music
Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik (Bolzano, Itália)
2021/11/13 As Matinées clássicas de Rey-Colaço, Hussla, Gazul e Cunha e Silva: música de câmara em Lisboa em finais do século XIX 10.º Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Coimbra, Portugal)
2019/12/13 A revitalização do movimento filarmónico em Lisboa ao serviço da intervenção social: Banda Juvenil Guilherme Cossoul. Filarmónica Enarmonia (Programa Práticas Artísticas para a Inclusão Social da Fundação Calouste Gulbenkian) III Ciclo de Seminários Música e Comunidade
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/11/14 "O infernal tak tak com que nos aturdem os ouvidos": os constrangimentos à recepção das obras sinfónicas dos "grandes mestres" nas filarmónicas de Lisboa IX Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Lisboa, Portugal)
2019/10 "Maestro, toque mais um pouco por favor": o vetusto repertório dos alegóricos desfiles e bailes carnavalescos na programação das bandas filarmónicas madeirenses Our music, our world, Wind bands and local social life
Instituto de Etnomusicologia - INET-md (Aveiro, Portugal)
2019/09/22 "There are no better or cheaper ones abroad": Custódio Cardoso Pereira's efforts to overthrow the hegemony of Parisian and Belgian wind instruments in the Portuguese musical market Organological Congress, 8th International Scientific Meeting for the Study of Sound and Musical Instruments
ANIMUSIC (Belmonte, Portugal)
2019/06 "Triunfar sobre o pessimismo, a ironia e a indiferença ou sucumbir aos embates da adversidade": Júlio Cardona e a Orquestra de Lisboa (1910-1911) 8º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2019/05 A "tremenda missão de transmitir o espírito da civilização" no dealbar da década de 1870: a (re)emergência da crítica pela pena de Joaquim de Vasconcelos II Jornadas no Núcleo de Estudos de Música na Imprensa. A imprensa periódica como uma fonte para a Musicologia / II NEMI Meeting. Periodical press as a source in Musicology
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2018/11/09 "Uma prática modesta mas susceptível do maior desenvolvimento": a actividade concertística das orquestras semi-profissionais primo-novecentistas lisbonenses VIII Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Porto, Portugal)
2018/11/03 "A consolação no meio da intensa monotonia que abunda nesta terceira cidade de Portugal": o contributo das "filarmónicas" para o "recreio" e "instrução" da sociedade madeirense IV Seminário de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira
Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira (Funchal, Portugal)
2018/10/26 A produção sinfónica de juventude de José Viana da Mota Virtuosidade e Nação, Colóquio em homenagem a José Viana da Mota (1868-1948)
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2018/07/19 "Eine kleine (Weih)nacht(s)musik": Carols, folk tunes, sambas and Christmas pop songs for the wind-band Nativity masses in Madeira 23 Konferenz der Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik
Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik (Wadgassen, Alemanha)
2018/07/07 Portuguese sounding blares from Liberalism to the advent of the Republic: Brass instruments construction in nineteenth-century Lisbon (1834-1890) Organological Congress, 7th International Scientific Meeting for the Study of Sound and Musical Instruments
ANIMUSIC (Caldas da Rainha, Portugal)
2018/07/02 Os empreendimentos sinfónicos de orquestras semi-profissionais, amadoras e académicas na primeira década do século XX 7º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação,
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2018/06 An amateur endeavor to "worship and protection" of the "main musical culture of intelligence and taste": the symphonic enterprise of Lisbon's Real Academia de Amadores de Música in late-nineteenth century and early-twentieth century Symphonism in Nineteenth-Century Europe
Universidad de Oviedo, Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini (Oviedo, Espanha)
2017/11 "Uma forma de apostolado que, em Portugal, só nos pode ser dada... por importação": Concertos sinfónicos por orquestras estrangeiras em Lisboa (1901-1910) VII Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Braga, Portugal)
2017/10 Frei Inácio António de Santa Teresa, D. Duarte Manuel de Meneses e Noronha, Manuel António Correia, D. Fernando Maria de Sousa Coutinho e a prática doméstica de música marcial por dilettanti e "professores" Encontro Internacional 3M+1.História da Matemática, da Música e Militar
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/10 Testemunhos ignorados de uma "música nacional": as rapsódias portuguesas tardo-oitocentistas e primo-novecentistas para banda Bandas e Música para Sopros: (Re)Pensar Histórias Locais e Casos de Sucesso
Instituto de História Contemporânea da FCSH/NOVA e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra - CEIS20 (Lisboa, Portugal)
2017/09 Symphonic rhapsodies and paraphases as tokens of Portuguese musical nationalism Rethinking the Dynamics of Musical Nationalism
Universiteit van Amsterdam (Amsterdam, Países Baixos)
2017/06/09 "Algumas obras clássicas amenizadas, com outras bem escritas em género livre e ligeiro": a programação sinfónica da Secção de Concertos Clássicos da Associação Música 24 de Junho 6º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2016/07/14 "A urgentíssima necessidade de prestar culto e protecção à arte musical": os empreendimentos sinfónicos da Real Academia de Amadores de Música (1884-1899) 5º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2016/07 The upgrowth of a symphonic culture within Lisbon's wind-band praxis in the late nineteenth- and early-twentieth century 22 Konferenz Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik
Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik (Oberwölz, Áustria)
2016/03/10 Concertos sinfónicos em Lisboa entre 1879 e 1888: as iniciativas da Associação Música 24 de Junho III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos
Grupo Musicologia Criativa. Universidad de Sevilla (Sevilla, Espanha)
2015/12 Entre a "repugnância" e o "reconhecimento": Joséphine Amann e Élise Weinlich nos palcos da música instrumental na Lisboa de finais do século XIX Colóquio Musica Trouble: After Butler
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2015/11 A precoce definição de um cânone musical português: Os concertos orquestrais de música portuguesa realizados em Lisboa entre 1860 e 1911 V Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Évora, Portugal)
2015/10/24 Testemunhos das heranças culturais nacional e regional: os fundos musicais das bandas filarmónicas madeirenses I Seminário de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira
Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira (Estreito de Câmara de Lobos, Portugal)
2015/06/18 Apologias de um idealismo musical para o meio concertístico lisbonense na imprensa periódica especializada (1845-1884) 4º Seminário de Música, Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2015/06/09 As suites de orquestra de Alfredo Keil Exposição Alfredo Keil
Museu Nacional da Música (Lisboa, Portugal)
2015/01/08 Virtuosi em digressão: o Funchal como escala na rota concertística oitocentista Europa - América do Sul (1843 - 1911) Ciclo "Há Música no Museu"
Museu das Cruzes (Funchal, Portugal)
2014/12/13 Virtuosi portugueses (1834-1884) Ciclo de Conferências "Diálogos em Música"
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Lisboa, Portugal)
2014/11 As corporações musicais lisbonenses na segunda metade do século XIX (1851-1893) IV Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Lisboa, Portugal)
2014/07/19 Composing for Virtuosi: Francisco António Norberto dos Santos Pinto's late works for solo wind-instrument 21 Konferenz der Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik
Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik (Hammelburg, Alemanha)
2014/06/16 "Para honra dos professores da capital": a Academia dos Professores de Música, com o título distintivo Melpomenense Colóquio Praxis instrumental em Lisboa no séc. XIX
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco, Portugal)
2014 Paratextos, Ekhprasis e significação musical: os poemas sinfónicos [1910-1917] e os sonetos [1918] de João Marcelino Arroio II Congresso O Porto Romântico
Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal)
2014 "Que em mim, palavra, música, poesia ou scena expressa em modo vário a mesma vibração": a produção poética e sinfónica de João Marcelino Arroyo 3º Seminário Música Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2013/11 A produção orquestral de índole camoneana de José Viana da Mota III Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Cascais, Portugal)
2013/09 O deliberado propósito de ser original': Paraísos Artificiais de Luís de Freitas Branco Simpósio Cem Anos de Sagração da Primavera
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2013/07/18 Os poemas sinfónicos de juventude de Luís de Freitas Branco 2º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2013/06 Virtuosismo na praxis de música instrumental solística lisbonense (1821-1860) Instrumental Music in the Iberian World
Instituto de Etnomusicologia - INET-md (Lisboa, Portugal)
2013/05/24 O músico militar como virtuoso na centúria oitocentista Seminário comemorativo do 25º aniversário da Banda Sinfónica do Exército
Banda Sinfónica do Exército (Lisboa, Portugal)
2013/04 The Portuguese Symphonic Poem (1884-1909) XII International Congress on Musical Signification. Music, Semiotics and Intermediality
Centro di studi italiani (UCL) - Section of musicology (KU Leuven); Louvain-la-Neuve and Leuven (Louvain-la-Neuve, Bélgica)
2012/11 A abnegação de todo o interesse que não seja o da arte: Os Concertos Populares lisbonenses (1860-1862) II Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Castelo Branco, Portugal)
2012/07 Operatic content and form in Portuguese nineteenth-century instrumental music 20 Konferenz Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik
Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik (Coimbra, Portugal)
2012/06 Topoi musicais: estilo militar, de caça e pastoral no repertório oitocentista lisbonense. Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2012 Música instrumental e audiências em Lisboa (1821-1879) Colóquio Internacional 'O Gosto pela Música', Homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento
Departamento de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011/11/26 'Recreio', 'instrução' e novidade musical: contributos à emergência da historiografia da música em Portugal? I Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Porto, Portugal)
2011/11/22 Lisztomania: virtuosismo, fetichismo e idolatria Madeira Liszt Festival
Associação de Amigos do Conservatório de Música da Madeira (Funchal, Portugal)
2011/10 Visual aspects on instrumental music practice in nineteenth century in Portugal 2º Fórum Itinerários Musicais - Música e Gesto
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2011/05 Bandas regimentares, sociedades amadoras e filarmónicas civis na Madeira nos séculos XIX e XX Colóquio Cinco Olhares sobre o Património Musical Madeirense
Associação Xarabanda (Funchal, Portugal)
2011/04/30 Entre Bomtempo e Viana da Mota: virtuosismo pianístico oitocentista em Lisboa e Porto Congresso O Porto Romântico
Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal)
2010/10 Virtuosismo no Teatro de São Carlos: o papel da ópera como música instrumental Colóquio O Teatro de São Carlos: as artes performativas em Portugal
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2010/07 Virtuosity for wind instruments in nineteenth-century Lisbon 19 Konferenz der Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik
Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik (Oberschützen, Áustria)
2010/06 Hans Erdmann e a Sinfonia de Horrores em Nosferatu de Friedrich Murnau 1º Fórum Itinerários Musicais: Música e Cinema
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2010 Sociedades Amadoras na Madeira no Século XIX Ciclo A Música na História da Madeira
Centro de Estudos de História da Madeira (Funchal, Portugal)
2009 Repertório virtuosístico para sopros em Lisboa (1821-1870) Seminários de Formação Avançada
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2009 Ottavio Bartolini and Francisco Xavier Migone's revision of Sampiero Study Day Opera and Singers, integrado no âmbito do Projecto de Investigação "O Teatro de São Carlos: as artes performativas em Portugal
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2008 As Invasões Napoleónicas e a sua influência na vida musical da cidade do Funchal Colóquio Portugal, Brasil e a Europa Napoleónica
Centro de Estudos Sociais (Lisboa, Portugal)
2008 Praxis musical na cidade do Funchal no primeiro quartel do século XIX Seminários de Formação Avançada
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2008 Virtuosismo e Público: fruição musical e cultura musical de massas em Portugal 2º Colóquio de Sociologia da Música, Música e Sociedade: Transversalidades
Departamento de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2007 O papel feminino na esfera musical madeirense de meados do século XIX a meados do século XX: os casos de Júlia de França Netto, Matilde Sauvayre da Câmara e Eugénia do Rêgo Pereira 1º Colóquio de Sociologia da Música: Construção de Identidades e Estratégias de Representação em Música
Departamento de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2006 Aspectos de Influência e Apropriação entre Turismo e Folclore: Ilha da Madeira Simpósio A Música nas Ilhas do Atlântico
Departamento de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2006 Sociedade Philarmonica : Um olhar sobre a prática musical da Cidade do Funchal no século XIX Simpósio A Música nas Ilhas do Atlântico
Departamento de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2005 Performação Folclórica na Região Autónoma da Madeira 13º Encontro de Musicologia
Associação Portuguesa de Ciências Musicais (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual O cornetim em Portugal entre 1842 e 1904
Coorientador de Sérgio Faria Franco Charrinho
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/01/28 - 2023/07/24 Seminar "Acessibility of the visually impaired to the Performing Arts" The six sessions gathered researchers, performers, pedagogues and stakeholders from Portugal and Spain to disseminate and discuss better practices and new methodologies for artistic projects participated by visually impaired individuals in the areas of Theatre, Music, Dance and Visual Arts. Presentations by Esteve Ferrer, Angela Pino, Adrian Rincón,Loly Ayuma, Said Gharbi, Angel Soriano, Isa Craveiro, Marco Paiva, Tony Weaver, Rui M.Pinto, Catarina Braga, Ana Barata, Luís Rocha (2023/01/28 - 2023/07/24)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Associação Bengala Mágica - Associação de pais, amigos e familiares de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão, Portugal

Teatrão - Oficina Municipal de Teatro, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Obra Social La Caixa, Espanha
2023/04/20 - 2023/04/21 From theatres to bandstands: practices and repertories for windband in the long nineteenth century, Congress / Entre teatros e coretos: práticas e repertórios para banda no longo século XIX, Congresso. (2023/04/20 - 2023/04/21)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade Estadual do Ceará, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2013/01/01 - 2021/12/31 Revista Portuguesa de Educação Artística (ISSN 1647-905X) Associação Regional de Educação Artística . Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - Atual Consultant in the project of preservation of musical archives of the Madeiran wind bands Arquivo e Biblioteca Pública Regional da Madeira, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024 - Atual Musicological Studies Seminar II / Seminário de Estudos Musicológicos II Music and Musicology (Licenciatura) Universidade do Minho Escola de Letras Artes e Ciências Humanas, Portugal
2023 - Atual History of Music and Analysis IV (Modernism and Twentieth-Century) / História da Música e Análise IV (Modernismo e Século XX) Licenciatura (Licenciatura) Universidade do Minho Escola de Letras Artes e Ciências Humanas, Portugal
2021 - Atual History of Music and Analysis (Classicism and Romantism) / História da Música e Análise III (Classicismo e Romantismo) Music and Musicology / Música e Musicologia (Licenciatura) Universidade do Minho Escola de Letras Artes e Ciências Humanas, Portugal

Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Engenheiro Luiz Peter Clode, Portugal
2017 - Atual Organology / Organologia Ciências Musicais Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/10/30 - 2023/11/02 Musicians' Biographies (Pesquisa e Redacção de Biografias de Músicos) (Outros) Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Engenheiro Luiz Peter Clode, Portugal
2023/03/03 - 2023/03/10 Introduction to Braille musicography Ensino de Música (Mestrado) Academia Nacional Superior de Orquestra, Portugal
2023/01/23 - 2023/01/23 Resources and Methodologies for teaching music to the visually impaired / Orientações para o ensino da música a pessoas cegas e com baixa visão (Outros) Associação Bengala Mágica - Associação de pais, amigos e familiares de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão, Portugal

Conservatório de Música de Palmela, Portugal
2022/06/24 - 2022/06/24 Resources and Methodologies for teaching music to the visually impaired / Orientações para o ensino da música das pessoas cegas e com baixa visão (Outros) Associação Bengala Mágica - Associação de pais, amigos e familiares de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão, Portugal

Conservatório de Música de Loulé, Francisco Rosado, Portugal
2021/09/27 - 2022/02/25 Theory and Method in Musicology / Teoria e Método das Ciências Musicais Musicology (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Member of the Advisory Board of the Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik (International Society for the Promotion and Dissemination of Wind Music)
Consultor
Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik, Áustria
Distinções

Outra distinção

2010 Melhores Mestres - Melhor Mestre em Ciências Musicais em 2010
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2007 Bolsa de Mérito - Licenciatura
Universidade Nova de Lisboa, Portugal