???global.info.a_carregar???
Rodrigo Simões é atualmente aluno de doutoramento no Iscte-IUL e Assistente de Investigação do ISTAR-IUL. É professor assistente convidado no Iscte-IUL, tendo lecionado as UCs de Programação e Processamento de Big Data. Trabalhou na indústria de software por mais de 3 anos como programador, contribuindo para o desenvolvimento e manutenção de várias aplicações da Agência para a Modernização Administrativa (AMA). O plano de investigação para o seu doutoramento consiste na aplicação de aprendizagem profunda (deep learning) para modelação de fluxos urbanos, contemplando ainda o desenvolvimento de tecnologias que permitam a visualização dos mesmos. Foi bolseiro de mestrado do projeto europeu RESETTING para a transformação digital do turismo. A visualização de dados foi o tópico da sua dissertação de mestrado, incidindo sobre o desenvolvimento de uma plataforma digital para visualização de dados geo-temporais de apinhamento, com o objetivo de ajudar as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do setor do turismo a mitigar os efeitos do turismo excessivo. Além disso, a plataforma pode ser utilizada pelas autoridades municipais para a gestão de cidades inteligentes. Apresentou a plataforma de visualização de aglomeração em vários eventos, nomeadamente: duas assembleias gerais do projeto RESETTING, tendo ganho o prémio de melhor demonstração numa delas; uma conferência de Geografia (XIV Congresso da Geografia Portuguesa); a inauguração do edifício CVTT no Iscte-IUL; a visita da delegação da Lafayette University que ocorreu no ISTAR; o 2º Encontro LxDataLab.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rodrigo José Bravo Simões

Nomes de citação

  • Simões, Rodrigo

Identificadores de autor

Ciência ID
041C-18F1-2DC3
ORCID iD
0009-0007-9303-8954

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2024/12/17
Concluído
Engenharia Informática (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"A Spatiotemporal Crowding Visualization Platform" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018/01/01
Concluído
Engenharia Informática (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/12 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/02/01 - 2024/06/30 RESETTING
101038190
Bolseiro de Mestrado
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Almeida, Duarte Sampaio de; Simões, Rodrigo; Boavida-Portugal, Inês; Brito e Abreu, Fernando; Lopes, Adriano. Autor correspondente: Almeida, Duarte Sampaio de. "A Carrying Capacity Calculator for Pedestrians Using OpenStreetMap Data: Application to Urban Tourism and Public Spaces". Trabalho apresentado em ENTER25, Breslávia, 2025.
    Aceite para publicação
  2. Abreu, Fernando Brito e; Marinheiro, Rui Neto; Boavida-Portugal, Inês; Lopes, Adriano; Santos, Tomás Mestre; Almeida, Duarte Sampaio de; Simões, Rodrigo. Autor correspondente: Abreu, Fernando Brito e. "A digital transformation approach to scaffold tourism crowding management: pre-factum, on-factum, and post-factum". 2024.
    10.1109/ectidamtncon60518.2024.10480056

Outros

Outra produção
  1. Plataforma para visualização geo-temporal de apinhamento turístico. XIV Congresso da Geografia Portuguesa. 2023. Simões, R.; Brito e Abreu, F.; Lopes, A.. https://cgeop.pt/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/04/24 Analyzing and forecasting city flows International Workshop on Smart Municipalities
Iscte-IUL (Lisboa, Portugal)
2024/05/29 Plataforma para visualização geo-temporal de apinhamento turístico 2º Encontro LxDataLab
(Lisboa, Portugal)
2024/05/23 Geo-temporal crowding visualization platform 2nd International Posters & Demos Workshop on Smart Tourism
(Tarragona, Espanha)
2024/05/23 An online tool to calculate the tourism carrying capacity 2nd International Posters & Demos Workshop on Smart Tourism
(Tarragona, Espanha)
2023/01/12 Geo-temporal crowding visualization in Lisbon 1st International Posters & Demos Workshop on Smart Tourism
Iscte-IUL (Lisboa, Portugal)