Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Patrícia Helena Lopes Pinto de Sousa Melo
Nomes de citação
- Sousa Melo, Patrícia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 041F-9BE7-E3B9
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
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Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
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2020
Em curso
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Doutoramento em História da Arte (Doutoramento)
Especialização em Património Artístico e Museologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2015
Concluído
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Curso de Doutoramento em História da Arte (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Património Artístico e Museologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
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2014
Concluído
|
Mestrado em Museologia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Proposta de Criação e Programação do Centro de Interpretação Luís de Camões em Macau" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2004
Concluído
|
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
1999/09
Concluído
|
Licenciatura em Antropologia (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2016/01/01 - Atual | Investigador doutorando | Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2001 - 2005 | Técnica Superior | Museu Nacional de Etnologia, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
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2005 - 2006 | As Medidas e os Homens
00000
Bolseiro de Investigação
|
Outro
Designação | Financiadores | |
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2019/07/01 - Atual | NOVA in the Globe: Research in Asia
0000
Investigador
Lancaster University, Reino Unido
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Em curso
|
2018 - Atual | Building the New Silk Road
0000
Outra
International Institute for Asian Studies, Países Baixos
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
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Documento de trabalho |
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Entrada de dicionário |
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Livro |
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Tese / Dissertação |
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Website |
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Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
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2019/12 | "Art, Cultural Heritage and Memory in Postcolonial Macao" | 1º Workshop Research Group "Memory and Arts" (MSA)
Goldsmiths University (Londres, Reino Unido)
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2019/07 | "Cultural Heritage and Identity: A-Ma Temple and the Making of Chinese National Identity in Postcolonial Macao" | ICAS - 11 th International Convention of Asia Scholars
Leiden University (Leiden, Países Baixos)
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2019/07 | Workshop CATS /IIAS - Sites of Knowlegde (Coord: Joachim Kurtz): "Macao: Center and Periphery of Artistic Practices in the 18th and 19th century" | ICAS - 11th International Convention of Asia Scholars
University of Leiden (Leiden, Países Baixos)
|
2019/07 | Workshop CATS /IIAS: Maritime Circulations (Coord. Karl Jaspers, Harald Fuess): "A-Ma: Connecting Identity and Religion through the Sea" | ICAS - 11th International Convention of Asia Scholars
University of Leiden (Leiden, Países Baixos)
|
2019/06/01 | "Remembering and Forgetting: political appropriation of colonial memories and cultural heritage in postcolonial Macau - Camoens grotto as a case study" | Memory Studies Association: third annual conference
Memory Studies Association, Faculty of Philology - University of Madrid (Madrid, Espanha)
|
2018/06 | "Postcolonial Museographies: Narrative(s) of Power and Ideology in Display in Macao Museum" | RAI 2018: Art, Materiality and Representation
RAI/ British Museum/SOAS (Londres, Reino Unido)
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2017/10 | "Whose heritage, whose territory? The importance of community museums in post-colonial Asian contexts: Macao Museum as a case study” | Relevance 2017: ICOM-CECA, “Are we doing enough? Keeping Heritage Relevant in the 21st Century”
Torre de Londres; Hampton Court Palace (Londres, Reino Unido)
|
2017/09 | "Political appropriations of Intangible Heritage for nationalist purposes in post-colonial contexts: research of A-Má Intangible belief and costumes in Macau” | I Conferência Internacional de Património Cultural Imaterial
Universidade de Navarra; Museu de Pamplona (Pamplona, Espanha)
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2017/03 | "Art, Ideology and Power: Political Appropriations of Art Museums in Post-Colonial Asian Contexts - The Macau Museum of Art as Case Study" | The Museum Reader: An International Conference
Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea; Instituto de História da Arte (Lisboa, Portugal)
|
2014 | TICS na Preservação e Interpretação do Património Cultural de Macau: a Gruta de Camões como Estudo de Caso" | Encontro Anual MUST: Museus e Interdisciplinaridade
Instituto de História da Arte (IHA) - NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
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Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2003 - 2004 | "Estudo, Inventário e Informatização de uma Colecção: Cerâmica Portuguesa". Relatório Final de Estágio em Antropologia, Museu
Nacional de Etnologia, ISCTE/PRODEP.
Orientador
|
Museu Nacional de Etnologia, Portugal
|
2003 - 2004 | "Estudo, Inventário e Informatização da Colecção de Cabo Verde: Equipamento de Uso Doméstico". Relatório Final de Estágio
em Antropologia, Museu Nacional de Etnologia, ISCTE/PRODEP.
Coorientador
|
Museu Nacional de Etnologia, Portugal
|
2002 - 2003 | "Estudo e Informatização de uma colecção de brinquedos." Relatório Final de Estágio em Antropologia, Museu Nacional de Etnologia.
Orientador
|
Museu Nacional de Etnologia, Portugal
|
2002 - 2003 | "Cerâmica e Cestaria de Timor entre o Acervo do Museu Nacional de Etnologia. Estudo e Informatização do Inventário". Relatório
Final de Estágio em Antropologia, Museu Nacional de Etnologia, ISCTE/PRODEP.
Orientador
|
Museu Nacional de Etnologia, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
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2007 - 2007 | "Encontrar um caminho para todos – as novas tecnologias e o acesso aos museus". II Seminário Anual GAM . Co-organização e
comissão executiva. (2007 - 2007)
Seminário (Coorganizador)
|
|
2001 - 2004 | Co-organização de diversas actividades (workshops, visitas guiadas, etc.) para o Dia Internacional dos Museus, Primavera dos
Museus, Noites dos Museus, etc. (2001)
Outro (Coorganizador)
|
Museu Nacional de Etnologia, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
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2016 - 2016 | "Romanticism and the Peripheries: An International and Interdisciplinary Conference". Comissão executiva; Co-organização do
programa cultural
Conferência
|
Romanticism and the Peripheries: An International and Interdisciplinary Conference
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
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2006 - 2006 | "Sabes Escrever para Todos? A acessibilidade da comunicação escrita nos museus." I Seminário Anual GAM. Co-organização; Comissão
Executiva
Seminário
|
I Seminário Anual GAM (Grupo para a Acessibilidade nos Museus) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/06/28 - 2019/06/28 | Memory Studies Association - Third Annual Conference | Universidade Complutense de Madrid, Espanha |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
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2018 - 2018 | Co-tutoria da Disciplina "Portuguese Heritage in the World", Mestrado em História da Arte, FCSH/NOVA. | Mestrado em História da Arte (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2014 - 2014 | " Planificação Interpretativa do Património Cultural de Macau", Seminário da Disciplina de "Planificação e Programação Museológica" do Mestrado em Museologia, FCSH/NOVA. | Mestrado em Museologia (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2005 - 2005 | "Inventário e Documentação de Colecções Etnográficas" - Seminário da disciplina "Gestão de Colecções", Pós-Graduação em Museologia, FLUP. | Museologia (Especialização pós-licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2001 - 2004 | "Estudo e inventariação de colecções etnográficas". | (Outros) | Museu Nacional de Etnologia, Portugal |
2001 - 2004 | "Introdução ao Programa Matriz" | (Outros) | Museu Nacional de Etnologia, Portugal |
2003 - 2003 | "Documentação de Colecções” - MNE/RPM | Curso de Formação “Museus e Colecções Etnográficas" (Outros) | Museu Nacional de Etnologia, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
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2019 - Atual | Memory Studies Association - "Arts and Memory" | |
2014 - Atual | Observatório da China | |
2004 - Atual | Acesso Cultura |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2003 - 2004 | Inventariação de colecções etnográficas | Carla Antunes |
Distinções
Outra distinção
2019 | Travel grant CATS/IIAS
Centre for Asian and Transcultural Studies (CATS), Alemanha
International Institute for Asian Studies, Países Baixos |
2017 | Bolsa de Doutoramento FCT
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
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2014 | Bolsa de Curso de Doutoramento Santander Totta
Banco Santander Totta, Portugal
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