Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Renata dos Anjos Carvalho Carrapiço
Nomes de citação
- Carvalho, Renata
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0511-83CB-3B9C
- ORCID iD
- 0000-0003-3802-9346
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/08/02
Concluído
|
Pós-Graduação em Educação Digital (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
|
2016/02/23
Concluído
|
Doutoramento em Educação - Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Cálculo mental com números racionais: Um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e louvor |
2015
Concluído
|
Supervisão e Orientação da Prática Profissional (Pós-Graduação)
Especialização em Supervisão e Orientação da Prática Profissional
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
18 |
2005/11/21
Concluído
|
Mestrado em Educação - Didática da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Desenvolver a autonomia dos alunos:Uma experiência no 5.ºano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1995/06/20
Concluído
|
Professores do 2.ºciclo Ensino Básico variante Matemática-Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
"Não aplicável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
13 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2003/11/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2018 - 2019 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1995 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/09/01 - Atual | Diretora do Centro de Formação | Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2010/03/01 - Atual | Colaboradora na UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2006/05/29 - Atual | Formadora de professores em serviço | Ministério da Educação, Portugal |
2008 - 2010 | Professora experimentadora no projeto de inovação curricular - programa de matemática do ensino básico de 2007 | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011 - 2015 | Cálculo mental com números racionais: um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade
SFRH/BD/69413/2010
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/03/04 - 2026/03/03 | Estudos de Aula Interdisciplinares em Matemática e Ciências Naturais na formação Inicial de Professores (InterMatCN)
InterMatCN
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Em curso
|
2019/09/01 - 2022/08/31 | Project “LEARN+”
Responsável na Associação de Professores de Matemática pelo projeto Erasmus
|
Concluído
|
2010 - 2014 | Projeto Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (P3M)
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Concluído
|
2011 - 2013 | Projeto Fibonacci - Disseminating inquiry-Based Science and Mathematics Education in Europe
Colaboradora
Pavilhão do Conhecimento-Centro Ciência Viva, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - 2022 | O recurso a materiais manipuláveis, físicos e virtuais, na aprendizagem da Geometria no 1.º ano do 1.º CEB
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012 - 2019 | Membro da comissão organizadora do Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - 2012-2015
Membro da comissão organizadora do Encontro SLiA, Supervisão. Liderança(s) e avaliação - promovido pelo Instituto de Educação
da Universidade de Lisboa 2015-2017 Membro da comissão organizadora do Encontro ¿A Matemática nos primeiros anos¿, promovido
pela Associação de Professores de Matemática - 2016-2023 (2012 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | O papel das tarefas unplugged no
desenvolvimento das práticas do pensamento computacional
Arguente principal
|
Vanessa Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | O Contributo do estudo de aula na aprendizagem dos números racionais
Arguente principal
|
Maria da Luz Louro Machado de Simas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Utilização de materiais manipuláveis e do jogo digital na aprendizagem da Matemática: Um estudo no 2º ano
Arguente
|
Sara Pena Santos Apolónia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | O desenvolvimento do pensamento computacional através de tarefas plugged e unplugged: intervenção numa turma de 2.ºano
Arguente
|
Sara Ferreira Belbut (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 | A importância da flexibilidade no uso de representações de números racionais na resolução de problemas
Arguente
|
Ana Beatriz Lopes da Conceição (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Júri nas provas para a atribuição do título de especialista na área de Formação de professores do ensino básico (1.º e 2.º
Ciclo)
Arguente
|
Maria Clara Martins (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2019 | Estratégias de cálculo mental com números racionais
Arguente principal
|
Bárbara Mendonça (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Cálculo mental com números racionais: um estudo numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
|
Bárbara Mendonça (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Cálculo mental com números racionais: um estudo numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
|
Bárbara Mendonça (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | O Contributo do
estudo de aula na aprendizagem dos números racionais
Arguente principal
|
Maria da Luz Louro Machado de Simas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2018 - 2022 | Annual Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education | Sucecia (2018); África do Sul(2019); Tailândia (2020); Espanha (2022) |
2019 - 2019 | XV CIAEM Conferência Interamericana de Educação Matemática | Colâmbia |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - Atual | PNA: Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática (1887-3989) | Universidade de Granada |
2022 - Atual | Interacções | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém |
2018 - Atual | Quadrante | APM |
2018 - Atual | Revista Pro-Posições | Faculdade de Educação da Unicamp – Brasil. |
2018 - 2018 | Revista da UIIPS | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Perita externa na Avaliação Externa de Escolas
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | |
2022 - Atual | Avaliadora externa de projetos KA220 e KA210, do Programa ERASMUS +
Avaliador
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2017/02/06 - Atual | Números e Operações | Licenciatura em Educação Básica | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/02/12 - 2024 | Prática de Ensino Supervisionada II | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/10/01 - 2023 | Matemática e Cultura | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/10/01 - 2021/07/07 | Didática da Matemática em Educação Básica | Licenciatura em Educação Básica | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2021 | Didática da Matemática | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2018 - 2019 | Didática dos Números e da Álgebra no 1º Ciclo do Ensino Básico | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | National Council of Teachers of Mathematics | Associada |
1995 - Atual | Associação de Professores de matemática | Associada |
2015 - 2022 | Associação de professores de Matemática | Membro da direção: vogal de 2015 a 2017 e vice-presidente de 2017 a 2022 |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - Atual | Co-leader in the TW2 – Arithmetic and number systems - Congress of European Society for Research in Mathematics Education
(CERME)
Membro
|
|
2020 - 2021 | Editor convidado de "Journal of Mathematics Education" |
Distinções
Outra distinção
2017 | Melhor aluno graduado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa no Doutoramento em Educação na especialidade de Didática
da Matemática no ano letivo 2015/16
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2002 | Louvor Atribuído pela Escola Básica 2, 3, Padre Vítor Melícias
Escola Básica 2, 3, Padre Vítor Melícias, Portugal
|