???global.info.a_carregar???
Renata dos Anjos Carvalho Carrapiço. PhD in Education - Didactics of Mathematics at the University of Lisbon, Institute of Education; Master's Degree in Education - Didactics of Mathematics at the University of Lisbon, Faculty of Sciences; Degree in Mathematics and Nature Sciences Elementary School Teacher at the Polytechnical University of Portalegre; Collaborator researcher at UIDEF - Unit for Research and Development in Education and Training at the University of Lisbon, Institute of Education; Head of the Teacher Training Centre of the Mathematics Teacher Association; In-service teacher educator; Invited Professor at the Polytechnical University of Lisbon, School of Education; Co-leader at TW2 - Congress of European Research in Mathematics Education; Teacher in a pilot project for curricular innovation between 2008 and 2010 - experimentation with a new elementary school mathematics programme; Received 2 award(s) and/or honors.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Renata dos Anjos Carvalho Carrapiço

Nomes de citação

  • Carvalho, Renata

Identificadores de autor

Ciência ID
0511-83CB-3B9C
ORCID iD
0000-0003-3802-9346

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2024/08/02
Concluído
Pós-Graduação em Educação Digital (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/02/23
Concluído
Doutoramento em Educação - Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Cálculo mental com números racionais: Um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e louvor
2015
Concluído
Supervisão e Orientação da Prática Profissional (Pós-Graduação)
Especialização em Supervisão e Orientação da Prática Profissional
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
18
2005/11/21
Concluído
Mestrado em Educação - Didática da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Desenvolver a autonomia dos alunos:Uma experiência no 5.ºano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1995/06/20
Concluído
Professores do 2.ºciclo Ensino Básico variante Matemática-Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
"Não aplicável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
13
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/11/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - Atual Diretora do Centro de Formação Associação de Professores de Matemática, Portugal
2010/03/01 - Atual Colaboradora na UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2006/05/29 - Atual Formadora de professores em serviço Ministério da Educação, Portugal
2008 - 2010 Professora experimentadora no projeto de inovação curricular - programa de matemática do ensino básico de 2007 Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011 - 2015 Cálculo mental com números racionais: um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade
SFRH/BD/69413/2010
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2024/03/04 - 2026/03/03 Estudos de Aula Interdisciplinares em Matemática e Ciências Naturais na formação Inicial de Professores (InterMatCN)
InterMatCN
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Em curso
2019/09/01 - 2022/08/31 Project “LEARN+”
Responsável na Associação de Professores de Matemática pelo projeto Erasmus
Concluído
2010 - 2014 Projeto Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (P3M)
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Concluído
2011 - 2013 Projeto Fibonacci - Disseminating inquiry-Based Science and Mathematics Education in Europe
Colaboradora
Pavilhão do Conhecimento-Centro Ciência Viva, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carvalho, Renata. "Prospective teacher’s representations of fractions". Trabalho apresentado em Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13), Budapeste, 2023.
    Publicado
  2. Carrapiço, Renata. "Mental computation: an opportunity to develop students’ strategies in rational numbers division". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Utrecht, 2019.
    Publicado
  3. Carrapiço, Renata. "Estratégias dos alunos no cálculo mental com percentagens". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2018.
    Publicado
  4. Carrapiço, Renata. "Students’ strategies and errors in mental computation with rational numbers in open number sentences". Trabalho apresentado em Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Praga, 2016.
    Publicado
  5. Carrapiço, Renata. "Desenvolver o cálculo mental: Construção de uma teoria local de aprendizagem através de uma Investigação Baseada em Design". Trabalho apresentado em XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Porto, 2016.
    Publicado
  6. Carrapiço, Renata. "Mental computation with rational numbers: students’ strategies with percent". Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Kiel, 2015.
    Publicado
  7. Carrapiço, Renata. "Cálculo mental com números racionais: representações mentais dos alunos". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Bragança, 2015.
    Publicado
  8. Carrapiço, Renata. "Design de tarefas para o desenvolvimento do cálculo mental dos alunos". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Sesimbra, 2014.
    Publicado
  9. Carrapiço, Renata. "Uma experiência de formação, com casos multimédia, em torno do ensino exploratório". Trabalho apresentado em XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2014.
    Publicado
  10. Carrapiço, Renata. "Students’ mental computation strategies with fractions". Trabalho apresentado em Eighth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Antalia, 2013.
    Publicado
  11. Carrapiço, Renata. "Práticas de ensino com cálculo mental". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 2012.
    Publicado
  12. Carrapiço, Renata. "A discussão de estratégias de cálculo mental e o desenvolvimento do sentido de multiplicação com números racionais". Trabalho apresentado em XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2012.
    Publicado
  13. Carrapiço, Renata. "Mental computation with rational numbers: an experience with grade 5 students". Trabalho apresentado em 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Taipe, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Carvalho, Renata. "Desenvolver o Pensamento Computacional na aula de Matemática do 1.º ciclo: práticas dos alunos". Revista Aprender 45 (2023): 41-57. https://doi.org/10.58041/aprender.185.
    Publicado
  2. Carvalho, Renata. "Integração de tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem da Matemática: o papel da formação de professores". Revista Aprender 45 (2023): 29-40. https://doi.org/10.58041/aprender.184.
    Publicado
  3. Carvalho, Renata. "Formação contínua de professores: um incentivo ao uso de ambientes digitais na aula de matemática nos primeiros anos de escolaridade". Educação e Matemática 168 (2023): 29-35. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2883/3429.
    Publicado
  4. Carvalho, Renata. "Mental Computation: An Overview on This Special Issue". Journal of Mathematics Education 14 1 (2021): 1-5. http://dx.doi.org/10.26711/007577152790060.
    10.26711/007577152790060
  5. Carvalho, Renata. "Day Number Routine: An Opportunity to Understand Students’ Uses of Numbers and Operations". Journal of Mathematics Education 14 1 (2021): 28-46. http://dx.doi.org/10.26711/007577152790062.
    10.26711/007577152790062
  6. Carvalho, Renata. "MatemaTIC: um projeto-piloto para integração do pensamento Computacional no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Revista Educação e Matemática 162 (2021): 60-64.
    Publicado
  7. Carvalho, Renata. "Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número". Quadrante 28 2 (2019): 53-71. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/481.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Carrapiço, Renata. "Mental Computation with Rational Numbers: Students’ Mental Representations". Journal of Mathematics Education 2 10 (2017): 17-29. http://dx.doi.org/10.26711/007577152790010.
    Publicado • 10.26711/007577152790010
  9. Carrapiço, Renata. "Cálculo mental com frações: evolução das estratégias dos alunos numa experiência de ensino". Revista Educação Matemática em Foco 6 2 (2017): 33-52.
    Publicado
  10. Carrapiço, Renata. "Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas". Quadrante 25 2 (2016): 77-98.
    Publicado
  11. Carrapiço, Renata. "Prática profissional para a promoção do cálculo mental na sala de aula: uma experiência no 6.º ano". Quadrante 22 2 (2013): 83-108.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Carvalho, Renata. "Manipuláveis virtuais — contributos e novos desafios para a conceção de tarefas", Educação e Matemática,, 2022
  2. Carrapiço, Renata. "Cálculo mental: é preciso relembrar?", Educação e Matemática, 2014
  3. Carrapiço, Renata. "Desvalorizar por despacho", Educação e Matemática, 2013
  4. Carrapiço, Renata. "Uma experiência com cálculo mental", Educação e Matemática, 2012
  5. Carrapiço, Renata. "Um olhar sobre as provas de aferição...", Educação e Matemática, 2007
Capítulo de livro
  1. Carvalho, Renata. "Experiências de prática de ensino remoto de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo.". In Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em 3 Escolas Superiores de Educação em Portugal, 147-173. Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 2023.
    Publicado
  2. Carrapiço, Renata. "O papel das tarefas no desenvolvimento de estratégias de cálculo mental com números racionais". In Práticas profissionais dos professores de Matemática. Instituto Educação, Universidade Lisboa, 2014.
    Publicado
  3. Carrapiço, Renata. "Uma experiência de formação em torno do ensino exploratório: do plano à aula". In Práticas profissionais dos professores de Matemática, 465-487. Lisboa, Portugal: Instituto Educação, Universidade Lisboa, 2014.
    Publicado
  4. Carrapiço, Renata. "Desenvolver a comunicação Matemática na Sala de aula". In O Professor e o Programa de matemática do Ensino Básico, 147-174. Lisboa, Portugal: APM, 2010.
    Publicado
  5. Carrapiço, Renata. "Partes de um todo". In O professor de matemática e os projectos de escola, 153-178. Lisboa, Portugal: APM, 2008.
    Publicado
  6. Carrapiço, Renata. "Educação para a autonomia na aprendizagem da Matemática". In O professor e o desenvolvimento curricular, 163-190. Lisboa, Portugal: APM, 2005.
    Publicado
Livro
  1. Carvalho, Renata; Espadeiro, Rui Gonçalo Pontes Correia Balão; Branco, Neusa. Contributos para o desenvolvimento do pensamento computacional em Matemática: Materiais de apoio para os professores do 1.º ciclo do ensino básico. Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2023.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Carrapiço, Renata. "Mental computation with rational numbers: an experience with grade 6 pupils". Trabalho apresentado em 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2011.
Resumo em conferência
  1. Carrapiço, Renata. "O aluno e a aula de matemática: o representar e a aprendizagem". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Carrapiço, Renata. "Cálculo mental com números racionais: um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade". Doutoramento, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2016. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/23646/1/ulsd072676_td_Renata_Carrapico.pdf.
  2. Carrapiço, Renata. "Desenvolver a autonomia dos alunos: Uma experiência no 5º ano de escolaridade". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, 2005.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2022 O recurso a materiais manipuláveis, físicos e virtuais, na aprendizagem da Geometria no 1.º ano do 1.º CEB
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2012 - 2019 Membro da comissão organizadora do Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - 2012-2015 Membro da comissão organizadora do Encontro SLiA, Supervisão. Liderança(s) e avaliação - promovido pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa 2015-2017 Membro da comissão organizadora do Encontro ¿A Matemática nos primeiros anos¿, promovido pela Associação de Professores de Matemática - 2016-2023 (2012 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 O papel das tarefas unplugged no desenvolvimento das práticas do pensamento computacional
Arguente principal
Vanessa Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 O Contributo do estudo de aula na aprendizagem dos números racionais
Arguente principal
Maria da Luz Louro Machado de Simas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 Utilização de materiais manipuláveis e do jogo digital na aprendizagem da Matemática: Um estudo no 2º ano
Arguente
Sara Pena Santos Apolónia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 O desenvolvimento do pensamento computacional através de tarefas plugged e unplugged: intervenção numa turma de 2.ºano
Arguente
Sara Ferreira Belbut (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 A importância da flexibilidade no uso de representações de números racionais na resolução de problemas
Arguente
Ana Beatriz Lopes da Conceição (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Júri nas provas para a atribuição do título de especialista na área de Formação de professores do ensino básico (1.º e 2.º Ciclo)
Arguente
Maria Clara Martins (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 Estratégias de cálculo mental com números racionais
Arguente principal
Bárbara Mendonça (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Cálculo mental com números racionais: um estudo numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
Bárbara Mendonça (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Cálculo mental com números racionais: um estudo numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
Bárbara Mendonça (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 O Contributo do estudo de aula na aprendizagem dos números racionais
Arguente principal
Maria da Luz Louro Machado de Simas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018 - 2022 Annual Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education Sucecia (2018); África do Sul(2019); Tailândia (2020); Espanha (2022)
2019 - 2019 XV CIAEM Conferência Interamericana de Educação Matemática Colâmbia

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual PNA: Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática (1887-3989) Universidade de Granada
2022 - Atual Interacções Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém
2018 - Atual Quadrante APM
2018 - Atual Revista Pro-Posições Faculdade de Educação da Unicamp – Brasil.
2018 - 2018 Revista da UIIPS Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022 - Atual Perita externa na Avaliação Externa de Escolas
Avaliador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - Atual Avaliadora externa de projetos KA220 e KA210, do Programa ERASMUS +
Avaliador

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/02/06 - Atual Números e Operações Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/02/12 - 2024 Prática de Ensino Supervisionada II Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10/01 - 2023 Matemática e Cultura Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10/01 - 2021/07/07 Didática da Matemática em Educação Básica Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2021 Didática da Matemática Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2018 - 2019 Didática dos Números e da Álgebra no 1º Ciclo do Ensino Básico Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual National Council of Teachers of Mathematics Associada
1995 - Atual Associação de Professores de matemática Associada
2015 - 2022 Associação de professores de Matemática Membro da direção: vogal de 2015 a 2017 e vice-presidente de 2017 a 2022

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - Atual Co-leader in the TW2 – Arithmetic and number systems - Congress of European Society for Research in Mathematics Education (CERME)
Membro
2020 - 2021 Editor convidado de "Journal of Mathematics Education"
Distinções

Outra distinção

2017 Melhor aluno graduado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa no Doutoramento em Educação na especialidade de Didática da Matemática no ano letivo 2015/16
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2002 Louvor Atribuído pela Escola Básica 2, 3, Padre Vítor Melícias
Escola Básica 2, 3, Padre Vítor Melícias, Portugal