Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Mariana de Lemos Pinto dos Santos
Nomes de citação
- Pinto dos Santos, Mariana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 071F-8344-EFEE
- ORCID iD
- 0000-0001-7289-1875
- Scopus Author Id
- 57191494857
Moradas
- Instituto de História da Arte (sala 347) Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide, 1070-312 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://unl-pt.academia.edu/MarianaPintodosSantos (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - História da Arte
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Literatura
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015/06
Concluído
|
Área Científica Historia y Teoria (Doutoramento)
Especialização em Área Científica Historia y Teoria
Universitat de Barcelona, Espanha
"Inventários, Narrativas, Fragmentos. (Im)pertinência da historiografia da arte" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Excelente cum Laude |
2001 - 2004
Concluído
|
História da Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Vanguarda & Outras Loas — Percurso Teórico de Ernesto de Sousa " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por unanimidade |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/02 - Atual | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal | ||
2016/09 - 2023/01 | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2019/01/01 - 2021/08/31 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2009/03 - 2015/06 | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/02/21 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/02/14 - 2023/07/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Departamento de História Estudos Europeus Arqueologia e Artes, Portugal |
2018/02 - 2019/07/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2014/02 - 2015/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2010 - 2012 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2009/09 - 2011/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/03/22 - Atual | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/01/01 - 2022/12/01 | member of the Committee for Acquisition of Contemporary Art | Governo da República Portuguesa, Portugal |
Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal | ||
2019/12/18 - 2021/12/31 | Coordinator of the Research Group Art Theory, Historiography, Criticism | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/04/01 - 2029/03/31 | (Un)civilized art: the critique of modernity and collective art practices since the Second World War. Artistic mobilization
in Portugal in a transnational context.
2022.00449.CEECIND/CP1725/CT0046
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2021 - 2024 | UNVEILING THE MURAL PAINTING ART OF ALMADA NEGREIROS (1938-1956)
PTDC/ART-HIS/1370/2020
Investigador
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/09/01 - 2022/08/31 | MODERNISMOS IBÉRICOS E O IMAGINÁRIO PRIMITIVISTA | IBERIAN MODERNISMS AND THE PRIMITIVIST IMAGINARY
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia European Union Em curso
|
2018/09/01 - 2022/08/31 | PIM: Iberian modernisms and the primitivist imaginary
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014/03 - 2015/05 | MODERNISMOS DO SUL | SOUTHERN MODERNISMS | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/01 - 2025/12/31 | Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
Universidade de Évora, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Entrada de dicionário |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Artística / Interpretação
Exposição de curadoria/museu |
|
Programa de rádio / tv |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/12/05 | Almada Negreiros e a afirmação da vanguarda [Almada Negreiros and the creation of avant-garde] | A recepção do modernismo em Portugal. Rupturas e continuidades
MUSEU MACHADO DE CASTRO (COIMBRA, Portugal)
|
2023/11/25 | As colagens de Mário Cesariny de 1947: anticolonialismo e 'surrealismo transgressivo' [Mário Cesariny's 1947 collages: anti-colonialism and 'transgressive surrealism'] | CARMINA 4 - MÁRIO CESARINY, A PAIXÃO DA IMAGEM
FUNDAÇÃO CUPERTINO DE MIRANDA (FAMALICÃO, Portugal)
|
2023/09/28 | “Almada Negreiros entrevistado”, comunicação no colóquio 130 anos do nascimento de Almada Negreiros. Conferência, Exposição, Leituras. No âmbito dos 50 anos da Universidade Nova de Lisboa. | 130 anos do nascimento de Almada Negreiros. Conferência, Exposição, Leituras. No âmbito dos 50 anos da Universidade Nova de
Lisboa.
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/06/15 | Almada e Ramón Gómez de la Serna: entre Vanguarda e Modernismo | Conferências Estudos Polibéricos
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2023/06 | Interactions in the Iberian avant-garde: Almada Negreiros and collaborative projects in Portugal and Spain — between avant-garde and modernism | Workshops zum Forschungskolloquium für Romanische Literaturwissenschaft und Kulturstudien mit dem Titel (Colóquio de Investigação
em Estudos Literários Românicos e Estudos Culturais)
Universidade de Leipzig (Leipzig, Alemanha)
|
2023/05/31 | Foteini Vlachou's contribution to changing and innovating Portuguese Art History | 7th Art History Conference: Suppressions, Falsifications, Reconsiderations. Association of Greek Art Historians (EEIT)
Association of Greek Art Historians (EEIT) in collaboration with the National Gallery- Alexandros Soutsos Museum (Atenas, Grécia)
|
2023/05/20 | La (infra)representación de las mujeres en las prácticas modernistas en Portugal | CONGRESO INTERNACIONAL DESNORTADAS. TERRITORIOS DEL GÉNERO EN LA CREACIÓN ARTÍSTICA CONTEMPORÁNEA (Málaga, 25-27 de mayo de
2023)
Universidad de Málaga (Málaga, Espanha)
|
2023/05/12 | Mário Domingues e Almada Negreiros: contrastes e afinidades entre um crítico e um artista de origem africana na Lisboa dos anos 1920 | Conference Black Lisbon, 1910-1935, Newcastle University, Armstrong Building
NEWCASTLE UNIVERSITY (Newcastle, Reino Unido)
|
2023/02/03 | O século da cópia. Ver o século XX pelo código do fotográfico [The century of the copy. Seeing the twentieth century through the code of the photographic] | Conferência Internacional Pensar o Século XX. Olhares do Século XXI, organização CEIS20, Faculdade de Letras da Universidade
de Coimbra, 1-3 Fevereiro 2023
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/11/10 | From avant-garde to modernism and back again: a comparison between Brasil's Semana de Arte Moderna and Portuguese avant-garde in the late 1910s/early 1920s | Online Seminar Modernism(s) in Portuguese, Department of Spanish, Portuguese and Latin American Studies
University College Cork (Cork, Irlanda)
|
2022/10/25 | "Azoteas transatlânticas" : um conto de Ramón Gómez de la Serna ilustrado por Almada Negreiros¿ | Casas de Citas IV – Arquitecturas verbais e outras antigrafías, Instituto Cervantes / CHAM NOVA FCSH /Università Ca’Foscari,
Venezia / Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Sevilla, 24-25 Outubro 2022
Instituto Cervantes / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2022/09/14 | Almada Negreiros' work under, for and about the Portuguese dictatorship of the Estado Novo | International Conference Colours 2022: Bridging Science and Art, 14-16th September 2022
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2022/09/02 | “Paradoxes of the Global Avant-Garde: Futurism through the Lens of Primitivism” | EAM 8 – Gobalising the Avant-Garde, Lisbon, NOVA University, 1-3 September 2022
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/05/28 | "Troping the "primitive" in Portuguese narratives of modernity and colonialism | The trouble with "primitivism". Uses of the past in iberian and transatlantic modernisms, International Conference, Projecto
PIM (Modernismos Ibéricos e o Imaginário Primitivista/Iberian Modernisms and Primitivist Imaginary) (PTDC/ART-HIS/29837/2017),
26-27-28 May 2022, Lisbon, NOVA FCSH
Instituto de História da Arte da NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2022/05/20 | Reconfigurações da vanguarda no Sul da Europa: o caso Almada Negreiros | aula no Instituto Camões, Zagreb
Universidade de Zagreb (Zagreb, Croácia)
|
2022/05/19 | The constraints of writing art history in a peripheral dictatorship in the Twentieth century: José-Augusto França's master narrative in Portugal | International Conference Art history and discourse on the centre and periphery. An homage to Ljubo Karaman (1886—1971), Croatian
Society of Art Historians, 19–21 May 2022
Croatian Society of Art Historians - University of Zagreb (Zagreb, Croácia)
|
2021/12/17 | A intervenção de Almada no Comício dos Novos e a polémica com Leal da Câmara | Colóquio 1921: Novos vs SNBA, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/ Sociedade Nacional de Belas Artes
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/ Sociedade Nacional de Belas Artes (Lisboa, Portugal)
|
2021/12/09 | 'Feeling primitively' in the twentieth century: the case of the Benin sculptures in the Portuguese avant-garde and modernist narrative | International Conference Before Europe: The Classic Avant-Gardes in the Longue Durée
KU Leuven (Lovaina, Bélgica)
|
2021/11/20 | Metamorfoses do neorrealismo: Uma Abelha na Chuva de Carlos de Oliveira através das pinturas de Júlio Pomar | Workshop de Outono em homenagem a Carlos de Oliveira Novos Itinerários
Cátedra Carlos de Oliveira - Instituto Camões, Romanisches Seminar, Universidade de Zurique (Zurique, Suiça)
|
2021/11/06 | The fugitive symptom of civilization: the implications of 'primitivism' in Benjamin's modernity | International Walter Benjamin Society Conference — Hoffnung/Hope
Max Planck Institute for the History of Science, Berlin (Berlim, Alemanha)
|
2020/11/26 | Aula de Poesia Mundial, Casa Fernando Pessoa. «A Invenção do Dia Claro de Almada Negreiros na Biblioteca de Fernando Pessoa». | Aula de Poesia Mundial
Casa Fernando Pessoa (Lisboa, Portugal)
|
2020/10/12 | O modelo primitivista e o paradigma da civilização na narrativa portuguesa da modernidade | Midway Workshop do projecto Modernismos Ibéricos e o Imaginário Primitivista (PTDC/ART-HIS/29837/2017)
Instituto de História da Arte (Lisboa, Portugal)
|
2019/12/13 | Dreaming the past: revisiting the concept of aura after Jacques Rancière's critique of Walter Benjamin | Walter Benjamin & the Nineteenth Century Today, International conference organized by Prof Jean-Michel Gouvard, Institute
of Modern Languages Research, Senate House, Londres, 12-13 Dezembro 2019
Institute of Modern Languages, University of London, Senate House (Londres, Reino Unido)
|
2019/11/26 | “...um ramo de árvore que deita sobre nós a sua sombra” | Colóquio Paisagem sem Qualidades, organização Golgona Anghel (IELT), Silvina Rodrigues Lopes (IELT), Colégio Almada Negreiros,
sala 219
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2019/05/22 | “Múltiplos, Séries e Livros - A Obra Gráfica de Júlio Pomar” | Os Mundos Possíveis da Literatura Visual de Júlio Pomar
Museu Nacional de Arte Contemporânea | Museu do Chiado (Lisboa, Portugal)
|
2019/02/09 | Objectivo: abstracção. Mais narrativas modernistas ou nuances da master narrative na história da arte em Portugal | História da Cultura em Portugal no século XX. Industrialização, massificação, mediações
Bibliteca Nacional de Portugal, Instituto de História Contemporânea (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/30 | ¿Révolution je t'aime encore. A revolução permanente em Ernesto de Sousa | Jornada e Exposição Ernesto de Sousa: Um interventor plural no mundo das artes
FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (LISBOA, Portugal)
|
2018/11/03 | “Palavras recortadas, histórias pintadas — intercâmbio entre o pictórico e o literário em Almada Negreiros" | Colóquio A Palavra Comprometida
Cátedra Carlos de Oliveira - Instituto Camões, Romanisches Seminar, Universidade de Zurique (Zurique, Suiça)
|
2018/10/25 | “Escrever com tesouras: a poesia-colagem de Rui Pires Cabral" | seminário Escrita e Imagem
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/09/06 | “What do the paintings on the wall have to say? Realism and modernism in the mural paintings of the artist Almada Negreiros (1893-1970)” | 6th International Conference of the European Network for Avant-Garde and Modernist Studies: Realism(s) of the Avant-Garde
and Modernism
European Network for Avant-Garde and Modernist Studies, Universidade de Münster (Münster, Alemanha)
|
2018/05/24 | A revista Intervalo | Colóquio Revistas -Voltar a Ver
Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/05/04 | “Almada e Santa Rita: pacto e provocação" | Homenagem a Santa Rita Pintor
Faculdade de Belas Artes de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/03/16 | José de Almada Negreiros: desenho em movimento | Encerramento da Exposição "José de Almada Negreiros: desenho em movimento"
Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto, Portugal)
|
2017/11/07 | O Futurismo de Almada Negreiros: uma peça no puzzle da modernidade | Jornada Internacional Portugal Futurista e o Futurismo
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2017/09/30 | “Amadeo e Almada | Amadeo vs. Almada | Amadeo visto por Almada” | Ciclo Internacional de mesas-redondas “As Cidades de Amadeo”
Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto, Portugal)
|
2015/05/16 | Painting comics as a 'permanent commentary on the state of the arts' | Nordik 2015 — Mapping Uncharted Territories, The 11th Triannual Nordik Committee for Art History Conference
Nordik Committee for Art History Conference (Reykjavik, Islândia)
|
2015/02/21 | On Being Modern: Primitivism and ingenuity in Ernesto de Sousa and Almada Negreiros | International Conference Southern Modernisms: Critical Stances Through Regional Appropriations,
ESAP (Porto, Portugal)
|
2015 | Lanterna Mágica em Madrid | Colóquio Internacional Almada Negreiros em Madrid
Universidade Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2015 | Apresentação da comunicação "Modernismo segundo Almada Negreiros: o lugar da narrativa gráfica" | Almada Negreiros: un trait d'union tra arti e culture
Universidade de Pisa (Pisa, Itália)
|
2014 | South's extreme west, west's extreme south [on Almada Negreiros' Sudoeste magazine, 1935] | Southern Modernisms - October Seminar
Instituto de História da Arte (Lisboa, Portugal)
|
2014 | The Ernesto de Sousa case - building the Portuguese avant-garde | Fourth International Conference of the EAM (European Network for Avant-Garde and Modernism Studies), — Utopia
European Network for Avant-Garde and Modernism Studies (EAM) (Helsínquia, Finlândia)
|
2014 | As sete cabeças do modernismo | Colóquio Arte|Crítica|Política
Instituto de História da Arte (Lisboa )
|
2013 | Almada Negreiros: cuidar da pintura | Colóquio Internacional Almada Negreiros
IELT ; Fundação Calouste Gulbenkian; IHA (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10 - Atual | Aqui Cáucaso, de Almada Negreiros: proposta de análise e edição genética
Coorientador de Dario Pezzella
|
Estudos Portugueses (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/09/01 - Atual | A mail art a partir de Portugal: um mapa de comunicação
Orientador de Margarida Fragueiro Cafede Moura
|
História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/04 - Atual | Deseja-se Mulher + S.O.S. = El Uno. Il teatro luso spagnolo di Almada Negreiros tra autotraduzione e filologia d’autore
Coorientador de Andrea Bianchini
|
Università degli Studi di Pisa Dipartimento di Filologia Letteratura e Linguistica, Itália
|
2020/10/01 - Atual | Linguagem da representação das trabalhadoras na arte croata e portuguesa
Orientador
|
História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/02/01 - 2022/02/14 | Arte, outra vez, stôr? Que seca! - o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística no ensino da História
Coorientador
|
História - ensino (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/02 - 2022/02/09 | Produção Artística em Rede: a Mail Art de Ernesto De Sousa
Orientador
|
História da Arte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/09/28 - 2023/09/28 | 130 anos do nascimento de Almada Negreiros. Conferência, Exposição, Leituras. No âmbito dos 50 anos da Universidade Nova de
Lisboa. Organização – Reitoria da Universidade Nova de Lisboa e CEDANSA – FCSH (Mariana Pinto dos Santos, Simão Palmeirim,
Giorgia Casara), 28 de Setembro de 2023, Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (2023/09/28 - 2023/09/28)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2022/12/15 - 2022/12/17 | III International Conference of CEMS –Center for European Modernism Studies, The Materiality of Modernisms (15-17 Dezembro
2022), NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros (2022/12/15 - 2022/12/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal |
2021/09/26 - 2022/05/28 | Organização da Conferência Final do projecto PIM (Modernismos Ibéricos e o Imaginário Primitivista/Iberian Modernisms and
Primitivist Imaginary) (PTDC/ART-HIS/29837/2017): The Trouble with Primitivism. Uses of the past in Iberian and transatlantic
modernisms (2022/05/26 - 2022/05/28)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Projecto PIM (PTDC/ART-HIS/29837/2017), Portugal |
2021/01/05 - 2021/06/02 | Organização do colóquio Centenário de Ernesto de Sousa, Auditório 3, Fundação Calouste Gulbenkian, 2 de Junho de 2021 (2021/06/02 - 2021/06/02)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Projecto PIM (PTDC/ART-HIS/29837/2017), Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2020/10/12 - 2020/10/13 | Midway Workshop do projecto PIM (Modernismos Ibéricos e o Imaginário Primitivista/Iberian Modernisms and Primitivist Imaginary)
(PTDC/ART-HIS/29837/2017), 12-13 de Outubro 2020, sala CAN 306, 3º piso, Campus de Campolide. (2020/10/12 - 2020/10/13)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2018/07 - 2019/03/16 | Internacional Conference Art in the Periphery (hommage to Foteini Vlachou), 14-15-16 March 2019 (2019/03/14 - 2019/03/16)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2015/01/06 - 2015/06/12 | Colóquio Internacional Almada Negreiros: un trait-de-union tra arti e culture, Pisa (Palazzo Matteucci), Itália, 10-12 de
Junho de 2015. (Università di Pisa | Dipartimento di Filologia, Letteratura e Linguistica; IHA, IELT, Instituto Camões) (2015/06/10 - 2015/06/12)
Conferência (Coorganizador)
|
Università degli Studi di Pisa Dipartimento di Filologia Letteratura e Linguistica, Itália Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal |
2015 - 2015 | International Conference Southern Modernisms: Critical Stances Through Regional Appropriations, Porto, ESAP, 19-21 Fevereiro
2015, organizada pelo projecto Modernismos do Sul/Southern Modernisms (EXPL/CPC-HAT/0191/2013) (2015/02/19 - 2015/02/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Escola Superior Artística do Porto Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/05/20 - 2023/05/20 | MÚSICA, ARTE, CIÊNCIA E A DESCOLONIZAÇÃO DA HISTÓRIA [MUSIC, ART AND THE DECOLONIZATION OF HISTORY]
Debate with historian Sanjay Seth about his talk "Music, arts, science and the decolonisation of history" and his book "Beyond
Reason. Postcolonial Theory and the Social Sciences (Oxford University Press, 2021)" Mariana Pinto dos Santos, João Pedro
Cachopo, chaired by Luís Trindade, Festival Imaterial 2023, Évora, Teatro Garcia de Resende, org. Lab. Associado IN2PAST
Mesa-redonda
|
FESTIVAL IMATERIAL
Universidade de Évora, Portugal
LABORATÓRIO ASSOCIADO IN2PAST, Portugal |
2022/12/16 - 2022/12/16 | moderação da mesa-redonda: The modern art week of S. Paulo (1922): Undoing myths with documents, 16 Dezembro, 18h, III International
Conference of CEMS –Center for European Modernism Studies, The Materiality of Modernisms (15-17 Dezembro 2022), NOVA FCSH,
Colégio Almada Negreiros
Congresso
|
III International Conference of CEMS –Center for European Modernism Studies, The Materiality of Modernisms (15-17 Dezembro
2022), NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal
|
2018/12/13 - 2018/12/13 | Apresentação da comunicação "Mulheres e vanguarda a partir de Almada"
Mesa-redonda
|
Colóquio "Cem anos de vanguardas ibéricas" no âmbito da exposição "O Ultraísmo espanhol e Portugal. Cem anos de um movimento
de vanguarda"
Instituto Cervantes, Portugal
|
2018/12/08 - 2018/12/08 | Conversa com João Queiroz em torno de um quadro inacabado de Mário Dionísio
Mesa-redonda
|
Em torno de um quadro inacabado de Mário Dionísio
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, Portugal
|
2018/10/18 - 2018/10/18 | Apresentação do nº 3 da revista Electra - Turismo (dir. António Guerreiro), ed Fundação EDP
Outro
|
Apresentação do nº 3 da revista Electra – Turismo (dir. António Guerreiro), ed Fundação EDP, com José Manuel dos Santos, Mariana
Pinto dos Santos e António Guerreiro
FNAC Portugal ACDLDMPT Ltd, Portugal
|
2018/04/23 - 2018/04/23 | Conversa em torno da exposição de fotografia de Giuseppe Morandi, "Oh Donna, Donna"
Outro
|
Conversa em torno da exposição de fotografia de Giuseppe Morandi, “Oh Donna, Donna”
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, Portugal
|
2016/10 - 2018/04 | “A ideia de pintura na geometria de Almada Negreiros” / “The idea of painting in Almada Negreiros' Geometry”
Seminário
|
Almada e Matemática
Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
2017 - 2017 | Ciclo de Mesas-Redondas no âmbito da Exposição José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno
Mesa-redonda
|
Ciclo de Mesas-Redondas no âmbito da exposição "José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno"
Instituto de História da Anrte, Portugal
|
2017 - 2017 | A Conferência Futurista de 1917
Mesa-redonda
|
Performance
Porjecto P!, Portugal
|
2017 - 2017 | “Artes Plásticas, Ciência e Modernismos”
Seminário
|
III Seminário Cultura Ciência e Política em Portugal no Século XX
Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudo em Música e Dança, pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade
Nova de Lisboa e pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Crítica no PREC: Eduardo Batarda no Sempre Fixe, 1974-75
Oficina (workshop)
|
Fracasso e Ausências. A Crítica de Arte em Portugal
Instituto de História da Arte, Portugal
|
2015 - 2015 | Conversa sobre Ernesto de Sousa
Encontro
|
Conversa sobre Ernesto de Sousa com Mariana Pinto dos Santos e Margarida Medeiros
Galeria Belo-Galsterer, Portugal
|
2014 - 2014 | Apropriações, antropofagias, reciclagens: a partir de Ernesto de Sousa
Conferência
|
Encontros para além da História, 2014: “Do Enquadramento: Práticas, Possibilidades, Processos. Diálogos Face-a-Face”
Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Portugal
|
2013 - 2013 | Arte e memória colectiva
Mesa-redonda
|
Arte e memória colectiva
Museu Berardo, Portugal
|
2013 - 2013 | Amadeo e a Guerra”, com Patricia Leighten e Joana Cunha Leal
Conferência
|
conferências Sob o Signo de Amadeo
Instituto de História da Arte e Centro de Arte Moderna, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/04/24 | Ecce Homo: um olhar sobre o feminino na metrópole de George Grosz, Departamento de História da Arte, NOVA FCSH
Arguente
|
Fernanda Pulido dos Reis (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024/03/05 | Daniel Vázquez Díaz (1882-1969): diálogos com Portugal na primeira metade do século XX, Departamento de História da Arte,
NOVA FCSH
Presidente do júri
|
Luna Dimas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/06/21 | Arte popular e artesanato em Portugal: actores, redes e narrativas
Arguente
|
Maria Manuela Restivo (Doutoramento)
Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
|
2021/01/11 | Totalizando-se Almada Negreiros (projecto de doutoramento)
Arguente principal
|
João Carvalho (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 | Almada e o Primitivismo | (Outro) |
2014 | Amadeo e Orpheu: para o desenvolvimento das relações entre Amadeo de Souza-Cardoso e a revista Orpheu | Marta de Almeida Loução Soares (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 | A arte em Portugal no século XX (1911-1961). José-Augusto França e a perspectiva sociológica | Ana Rita Salgueiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2018/10/28 - 2018/12/09 | Art in the Periphery — hommage to Foteini Vlachou (14-16 March 2019) | NOVA FCSH |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/09 - 2021/11 | Imagens e Arquivos - Fotografias e Filmes (978-989-9048-10-2 ) | ICNOVA edições, projecto PhotoImpulse (PTDC/COM-OUT/29608/2017) |
2021/10 - 2021/10 | ARTisON (2183-7082) | Instituto de História da Arte da FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA |
2021/08 - 2021/09 | PÓS - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes, EBA-UFMG, Belo Horizonte, Brasil | Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais |
2020/09/02 - 2020/10/19 | revista de história da arte, IHA (1646 -1762) | Instituto de História da Arte |
2019/09/10 - 2019/10/07 | Vista: revista de cultura visual (2184-1284) | |
2018/06/11 - 2018/06/30 | Práticas da História. A journal on theory, historiography and uses of the past (ISSN 2183-590X) | IHC |
2017/02/01 - 2017/04/04 | Análise Social (2182-2999) | Instituto de Ciências Sociais |
2016/09/01 - 2016/10/05 | Comunicação e Sociedade (2183-3575) | "Centro de Estudos de Comunicacao e Sociedade, Universidade Minho" |
2005/12/03 - 2015 | Intervalo (1646-2696) | Vendaval / Pianola |
2012/01/05 - 2012/12/05 | Revista do Instituto de História da Arte nº 10 — Práticas da Teoria |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023/05/01 - 2023/05/31 | FUNDING OF EXPLORATORY PROJECTS ASSOCIATED RESEARCH LAB IN2PAST
Avaliador
|
LABORATÓRIO ASSOCIADO IN2PAST, Portugal | LABORATÓRIO ASSOCIADO IN2PAST |
2021/01/01 - 2022/12/01 | Comissão de aquisições de arte contemporânea para a Colecção do Estado
Membro
|
Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/04 - Atual | Peritagem de desenhos atribuídos a Almada Negreiros, apoio à PSP Porto | Polícia de Segurança Pública, Portugal |
2017/11 - Atual | Consultoria à leiloeira Veritas, Lisboa, sobre obra de Almada Negreiros (Sargaceira (Minho), [1936]) | Leiloeira Veritas, Portugal |
2022/10/01 - 2023/01/16 | Parecer para publicação para Imprensa de História Contemporânea, Instituto de História Contemporânea, IHC / NOVA FCSH (Lígia Filipa Dias Afonso, Dias de Saída. O SNI e a Bienal de São Paulo na génese da internacionalização contemporânea da arte portuguesa (1951-1973)) | Instituto de História Contemporânea, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/04/24 - Atual | Estética e Teorias da Arte | História da Arte (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/02/07 - Atual | Teoria e Metodologia em História da Arte | História da Arte (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020/05/13 - 2020/05/13 | Transferências e deslocações ibéricas a partir de Almada Negreiros", uc Redes e Transferências Artísticas no Sul da Europa, leccionada por Joana Cunha Leal do Mestrado em História da Arte da NOVA-FCSH para o 2º semestre 2019/2020 (2h, videoconferência) | História da Arte (Mestrado integrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2018/02/12 - 2019/07/31 | Estética e Teorias da Arte | História da Arte (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019/03/27 - 2019/03/27 | Exercícios Críticos sobre Cultura Contemporânea | Estudos Artísticos, variante de Artes do Espetáculo (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2018/10/29 - 2018/10/31 | “What is to curate an exhibition? Presenting the past, narrating the present” | CreArt Aveiro International Seminar (Postgraduate Certificate) | Câmara Municpal de Aveiro, Portugal Museu de Aveiro, Portugal |
2018/01/05 - 2018/01/05 | Doutoramento Media Artes | Media Artes (Doutoramento) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2017 - 2017 | SEMINAR: Pressupostos historiográficos na curadoria da exposição José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno | (Mestrado) | Escola Superior Artística do Porto, Portugal |
2011/02 - 2015/07 | Seminário em História da Arte | História da Arte (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/01/03 - 2022/12/31 | Membro da Comissão de Aquisição de Arte Contemporânea para a Colecção do Estado
Membro
|
Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/06/01 - 2022/03/31 | RHA - REVISTA DO INSTITUTO DE HISTÓRIA DA ARTE (2183-7082) | Instituto de História da Arte |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2023/06/01 - 2024/05/31 | bolseira Espólio Documental Almada Negreiros – Sarah Affonso, CEDANSA, NOVA FCSH | Giorgia Casara |
2023/06/01 - 2023/11/30 | projecto Investigação documental e visual no âmbito da exposição Primitivo: uma cartografia atípica a partir de Portugal (CIAJG, Guimarães, 2024) | Margarida Fragueiro Cafede Moura |
2022/06/15 - 2023/06/14 | Almada Negreiros e Mário de Andrade: Teorias Estéticas comparadas | João Albuquerque |
2022/02/01 - 2022/06/30 | Research for Documentary - output project Iberian Modernisms and the Primitivist Imaginary | João Barriga Martins |
2020/10/01 - 2021/09/30 | espólio documental de Almada Negreiros na FCSH | Giorgia Casara |
2020/07/01 - 2021/01/31 | Trabalho teórico e curatorial de Ernesto de Sousa no contexto do imaginário primitivista nos anos 1946-1968 | Margarida Cafede Moura |
Distinções
Outra distinção
2008 | Fellowship supporting the PhD dissertation |
2007 | Apoio a edição
Instituto Português do livro e da Biblioteca, Portugal
|
2003 | Fellowship supporting the MSc dissertation |