???global.info.a_carregar???
JÚLIO ALVES (Lisboa, 1971) é realizador. A sua filmografia consiste em 15 filmes divididos entre ficção, documental e experimental. Da sua filmografia mais recente destacam-se Diálogo de Sombras (2021), Arte de Morrer Longe (2020), Chantal + Pedro (2020), Sacavém (2019). Todos os seus filmes tiveram estreia nacional e internacional. Realizou ainda filmes publicitários em diferentes mercados europeus. Doutorado em Ciências da Comunicação e mestre em Estudos Cinematográficos, é docente da Universidade Lusófona nas licenciaturas de Cinema e Artes dos Media, Ciências da Comunicação e Fotografia, e no mestrado Estudos Cinematográficos. É também membro do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT). _______________________________________________________________________________________________________________________________ Júlio Alves (Lisbon, 1971) is a director whose work consists of 15 films divided between the fiction, documentary and experimental genres. His most prominent recent work includes Diálogo de Sombras [Dialogue of Shadows] (2021), Arte de Morrer Longe [The Art of Dying Faraway] (2020), Chantal + Pedro (2020) and Sacavém (2019). All of his films have had national and international premieres. He has also directed advertising films in different European markets. He has a PhD in Communication Sciences and an MA in Film Studies, and lectures at Universidade Lusófona on the BA courses on Film and Media Arts and Photography and the MA programme on Film Studies. He is also a member of the Centre of Research in Applied Communication, Culture and New Technologies (CICANT).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Júlio Manuel Lopes Alves

Nomes de citação

  • Alves, Júlio

Identificadores de autor

Ciência ID
0B1C-28CB-C428
ORCID iD
0000-0002-1540-1101

Endereços de correio eletrónico

  • juliolopesalves@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 932378000 (Pessoal)

Moradas

  • Calçada de Santa Catarina 10 D, 1495-705, Cruz-Quebrada / Dafundo, Oeiras, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano
Francês
Inglês
Formação
Grau Classificação
2015 - 2020/05/28
Concluído
Doutoramento Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Cinema
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"CINEMA E OBJETOS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade com Distinção e Louvor
2015
Concluído
Estudos Cinematográficos (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
"A CASA ENCANTADA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/06/01 - 2023/12/31 FRAME[scapes] – para uma geocinemática da cidade.
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Barata, Hugo; Alves, Júlio. "24 February 2022 - for a Geocinematic Use of Found Images". International Journal of Film and Media Arts 8 2 (2023): 108-132. http://dx.doi.org/10.24140/ijfma.v8.n2.07.
    Publicado • 10.24140/ijfma.v8.n2.07
  2. Barata, Hugo; Alves, Júlio. "Re[PLAY] As imagens televisionadas do futebol como material videográfico". International Journal of Film and Media Arts 7 2 (2022): 149-163. http://dx.doi.org/10.24140/ijfma.v7.n2.08.
    Publicado • 10.24140/ijfma.v7.n2.08
Capítulo de livro
  1. Vários. "Suspenção [00:37:20 - 00:43:57]". In Os 100 Melhores Planos do Cinema - 100 Autores, 100 Planos, editado por Nelson Araújo, 231-234. Portugal: Edições 70, 2023.
    Publicado
  2. Alves, Júlio; Bogalheiro, Manuel. "IMAGENS POBRES, BRICOLAGE E TATUAGEM AO DOMICÍLIO - UM ENSAIO FÍLMICO DE JÚLIO ALVES". In AUDIOVISUAL E INDÚSTRIAS CRIATIVAS: PRESENTE E FUTURO - VOLUME. 2 Coordenadores Javier Sierra Sánchez José Gomes Pinto, editado por Gomes Pinto, Jose, 481-495. Lisboa, Portugal: McGraw-Hill/Interamericana de España, 2021.
    Aceite para publicação
  3. Alves, Júlio. "DIÁLOGO DE SOMBRAS (DE JÚLIO ALVES): DO MUSEU DE VOLTA AO CINEMA ". In AUDIOVISUAL E INDÚSTRIAS CRIATIVAS: PRESENTE E FUTURO - VOLUME. 2 Coordenadores Javier Sierra Sánchez José Gomes Pinto, 199-213. Espanha: McGraw-Hill/Interamericana de España,, 2021.
    Publicado
  4. Alves, Júlio. "IMAGENS, RELAÇÕES E MONTAGEM: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DA CRIATIVIDADE NO ENSINO DO CINEMA". In AUDIOVISUAL E INDÚSTRIAS CRIATIVAS: PRESENTE E FUTURO - VOLUME. 2 Coordenadores Javier Sierra Sánchez José Gomes Pinto, 695-715. Espanha: McGraw-Hill/Interamericana de España,, 2021.
    Publicado
Edição de livro
  1. Alves, Júlio; HUGO BARATA. FRAMES [SCAPES] PARA UMA GEOCINEMÁTICA. Lisboa, Portugal: Primeira edição portuguesa publicada em 2024 por Stolen Books (uma chancela de Ideias com Peso, lda.) de 150 exemplares.. 2024.
    No prelo
  2. Luís Mendonça; Alves, Júlio. Habitar o Tempo: Júlio Alves na Maison cinéma de Pedro Costa. Portugal: The Stone and the Plot & Midnight Express. 2023.
    Publicado
Website
  1. Alves, Júlio; HUGO BARATA. Framescapes.pt. 2022. https://www.framescapes.pt.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Alves, Júlio; HUGO BARATA. 24 fevereiro de 2022.
Exposição artística
  1. 24 de fevereiro de 2022. 2023.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12/12 Encontro de imagens: estratégias pedagógicas para o ensino de cinema. XII Congresso Internacional da AIM
XII Congresso Internacional AIM na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real - Portugal. (Vila Real - Portugal., Portugal)
2022/11/15 Mesa: Pedagogias e Inovação no Ensino / Contexto da Aliança Europeia FilmEU.  XXV Encontro SOCINE
XXV Encontro SOCINE / USP, São Paulo. (São Paulo, Brasil)
2022/10/19 XII Ciclo de Conferências Internacionais / ECATI / Museu Coleção Berardo FRAME[scapes] – para uma geocinemática da cidade
ECATI / Museu Coleção Berardo (Lisboa, Portugal)
2019/05/29 Objetos Catalisadores no Cinema de Pedro Costa Objetos Catalisadores no Cinema de Pedro Costa
IX Ciclo de Conferências Internacionais ECATI/MCB (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/09/01 - Atual A instalação como dispositivo de expansão da narrativa cinematográfica
Orientador
Estudos Cinematográficos (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2022/09/01 - Atual O processo de materialização da memória no filme diário
Orientador
Estudos Cinematográficos (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021/01/06 - 2022/05/24 Nós - Outros. Cinema na fronteira Galego-Portuguesa
Orientador
Estudos Cinematográficos (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017/03 - Atual Conferência. O cinema publicitário existe? (entra ou não na categoria de género)
Conferência
Semana da Comunicação.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2022/10/10 - 2023/10/13 CILECT Congress 2022: Teaching Audiovisual Media / Challenges & Chances
Conferência
“Reversed Blow-up - Using "Stories" as a Pedagogical Strategy in Film Education”.
2022/10/10 - 2022/10/16 Exibição Publica da Peça RE[PLAY] - As imagens televisionadadas do futebol como material videográfico.
Encontro
FICA - Festival Internacional da Ciência - Oeiras / 10-16 de Outubro
2021/06/23 - 2021/06/25 Imagens, relações e montagem: Estratégias pedagógicas para a promoção da criatividade no Ensino do Cinema. Comunicação oral apresentada em evento científico internacional. VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual UNIVERSIDADE LUSÓFONA
Mesa-redonda
Imagens, relações e montagem: Estratégias pedagógicas para a promoção da criatividade no Ensino do Cinema.
Universidade Lusófona Arquitectura Investigação e Desenvolvimento, Portugal
2021/06/23 - 2021/06/25 IMAGENS POBRES, BRICOLAGE E TATUAGEM AO DOMICÍLIO - UM ENSAIO FÍLMICO DE JÚLIO ALVES Comunicação oral apresentada em evento científico internacional. VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual UNIVERSIDADE LUSÓFONA
Mesa-redonda
VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual UNIVERSIDADE LUSÓFONA
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021/06/23 - 2021/06/25 DIÁLOGO DE SOMBRAS (DE JÚLIO ALVES): DO MUSEU DE VOLTA AO CINEMA VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual UNIVERSIDADE LUSÓFONA UNIVERSIDADE LUSÓFONA - LISBOA 25 JUNHO 2021 16h30 18h00 MESA 10
Mesa-redonda
VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual UNIVERSIDADE LUSÓFONA
Universidade Lusófona Arquitectura Investigação e Desenvolvimento, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/07 Relatório da curta-metragem de Mestrado FRAGMENTADAS
Presidente do júri
Adriano Marcos Viçoso Ferreira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2023/04/28 Objetos singularmente plurais - Relatório de Estágio de Mestrado em Ciências da Comunicação Tiago Filipe Faria Ferreira
Arguente principal
Tiago Filipe Faria Ferreira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal
2022/05/13 Análise de CV e reflexão processual e critica do candidato: Rui Pinto de Almeida Candidatura ao Título de Professor Especialista Área Audiovisuais e produção dos media subárea Produção de rádio e de televisão.
Arguente principal
Rui Jorge Pinto Almeida (Outro)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
2022/05/04 NÓS - OUTROS. CINEMA NA FRONTEIRA GALEGO-PORTUGUESA. LUCÍA ALONSO GARRIDO
Orientador
LUCÍA ALONSO GARRIDO (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09/13 - Atual Atelier de Realização em Publicidade. Esta unidade curricular centra-se em adquirir as ferramentas necessárias para produzir e realizar uma campanha publicitaria, tentando responder às questões: Qual é o processo criativo que nos leva a responder a um briefing de um cliente? Qual é o papel da realização cinematográfica? Em que consiste a narrativa e a estética publicitária? Como potenciámos o nosso ponto de vista? Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2023/09/06 - Atual Princípios e Ética da Realização Cinematográfica. O aluno tem oportunidade de se relacionar com diferentes visões e pontos de vista da realização cinematográfica. Para compreender o conceito de realizador, é necessário compreender o processo performativo que envolve a transformação de uma ideia numa obra audiovisual. Que diferenças podemos encontrar entre um realizador, de um filme de ficção, comercial, autoral, série de televisão, documentário, publicitário, videoclipe? Que olhar, processo ou método é é utilizado para cada objeto. Cinema e Artes dos Média (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2023/09/05 - Atual Atelier de Produção e Realização 1. Nesta unidade curricular os alunos desenvolvem o seu projecto final de curso. Este projecto consiste num filme de curta-metragem de ficção, documental ou experimental. Cinema e Artes do Média (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2022/02/06 - Atual Vídeo e Som: Projeto Multimédia Conhecer, analisar, compreender e investigar através de diferentes disciplinas, vai permitir ao aluno adquirir competências para alcançar a resolução de problemas. O debate de ideias ligado às questões cinematográficas, aplicadas ao seu projeto, dotará o aluno de uma maior dimensão critica que estimula a criatividade para a realização de um filme no final do semestre. Fotografia (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019/02/06 - Atual Atelier de Realização e Produção Cinematográfica II: A Unidade curricular pretende desenvolver o conhecimento empírico do aluno acerca dos métodos de produção cinematográfica que melhor se adequam ao seu modo e objetivos criativos individuais. Pretende-se que, por intermédio da prática, o aluno possa reflectir e tomar consciência do processo de criação que desenvolve e experimenta. Igualmente, pretende-se que o aluno possa ter uma relação criticamente activa seja com os objectos criados por si seja com os criados por terceiros. Estudos Cinematográficos (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016/09/12 - Atual Atelier de Criação Audiovisual e Cinematográfica I / Linguagem e Narrativa Cinematográfica. Esta é uma disciplina de projeto e têm três objetivos pedagógicos. Faz a coordenação do projeto a desenvolver e promove a articulação entre disciplinas do semestre em torno do seu desenvolvimento. Desenvolve como conteúdo programático a introdução à linguagem do Cinema e ao conhecimento de estruturas narrativas. Aproxima o aluno à linguagem narrativa cinematográfica a partir de uma vertente prática com o desenvolvimento de pequeno filme. Cinema e artes dos media (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015/09/20 - Atual Atelier de Produção para Plataformas III : Publicidade. Esta unidade curricular centra-se em adquirir as ferramentas necessárias para produzir e realizar uma campanha publicitaria, tentando responder às questões: Qual é o processo criativo que nos leva a responder a um briefing de um cliente? Qual é o papel da realização cinematográfica? Em que consiste a narrativa e a estética publicitária? Como potenciámos o nosso ponto de vista? Cinema e Artes dos Média (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019/10/06 - 2023/01/22 AT. Realização e Produção Cinematográfica I. (Cinema Experimental) O cinema traça uma serie de alternativas com respeito às possibilidades da representação plástica, tal como o desenvolvimento das explorações da criação mediante a re-configuração das suas linguagens narrativos e estéticos. Diversas tendências surgiram no período da consolidação dos meios de comunicação de massas movendo-se até às artes visuais. Aí encontramos o cinema experimental e o video arte, como possibilidades alternativas de realização com respeito ao cinema convencional. Estudos Cinematográficos Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020/09/18 - 2022/01/18 Linguagem e Narrativa. A Unidade Curricular Linguagem pretende, através de uma seleção de filmes e realizadores da história do cinema, dar a conhecer ao aluno aspectos da linguagem cinematográfica de diferentes épocas e geografias. Procura estudar em pormenor os elementos principais que compõem um filme: Imagem, espaço, tempo, som. Descobrir o papel do guião e da montagem. Entender o papel do realizador, entre outras funções, em cada contexto de produção. E estimular sobretudo a vontade do aluno em Ver Cinema. Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal