Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Júlio Manuel Lopes Alves
Nomes de citação
- Alves, Júlio
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0B1C-28CB-C428
- ORCID iD
- 0000-0002-1540-1101
Endereços de correio eletrónico
- juliolopesalves@gmail.com (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- 932378000 (Pessoal)
Moradas
- Calçada de Santa Catarina 10 D, 1495-705, Cruz-Quebrada / Dafundo, Oeiras, Portugal (Pessoal)
Websites
- www.julioalves.pt (Pessoal)
- www.midnightexpress.pt (Profissional)
- https://www.imdb.com/name/nm0023481/?ref_=fn_al_nm_2 (Profissional)
- https://www.instagram.com/juliolopesalves/ (Rede social)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
- Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
- Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | |||||
Francês | |||||
Inglês |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015 - 2020/05/28
Concluído
|
Doutoramento Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Cinema
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"CINEMA E OBJETOS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade com Distinção e Louvor |
2015
Concluído
|
Estudos Cinematográficos (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
"A CASA ENCANTADA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/06/01 - 2023/12/31 | FRAME[scapes] – para uma geocinemática da cidade.
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Website |
|
Artística / Interpretação
Arte visual |
|
Exposição artística |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/12/12 | Encontro de imagens: estratégias pedagógicas para o ensino de cinema. | XII Congresso Internacional da AIM
XII Congresso Internacional AIM na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real - Portugal. (Vila Real - Portugal., Portugal)
|
2022/11/15 | Mesa: Pedagogias e Inovação no Ensino / Contexto da Aliança Europeia FilmEU. | XXV Encontro SOCINE
XXV Encontro SOCINE / USP, São Paulo. (São Paulo, Brasil)
|
2022/10/19 | XII Ciclo de Conferências Internacionais / ECATI / Museu Coleção Berardo | FRAME[scapes] – para uma geocinemática da cidade
ECATI / Museu Coleção Berardo (Lisboa, Portugal)
|
2019/05/29 | Objetos Catalisadores no Cinema de Pedro Costa | Objetos Catalisadores no Cinema de Pedro Costa
IX Ciclo de Conferências Internacionais ECATI/MCB (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | A instalação como dispositivo de expansão da narrativa cinematográfica
Orientador
|
Estudos Cinematográficos (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2022/09/01 - Atual | O processo de materialização da memória no filme diário
Orientador
|
Estudos Cinematográficos (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2021/01/06 - 2022/05/24 | Nós - Outros. Cinema na fronteira Galego-Portuguesa
Orientador
|
Estudos Cinematográficos (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017/03 - Atual | Conferência. O cinema publicitário existe? (entra ou não na categoria de género)
Conferência
|
Semana da Comunicação.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2022/10/10 - 2023/10/13 | CILECT Congress 2022: Teaching Audiovisual Media / Challenges & Chances
Conferência
|
“Reversed Blow-up - Using "Stories" as a Pedagogical Strategy in Film Education”. |
2022/10/10 - 2022/10/16 | Exibição Publica da Peça RE[PLAY] - As imagens televisionadadas do futebol como material videográfico.
Encontro
|
FICA - Festival Internacional da Ciência - Oeiras / 10-16 de Outubro |
2021/06/23 - 2021/06/25 | Imagens, relações e montagem: Estratégias pedagógicas para a promoção da criatividade no Ensino do Cinema. Comunicação oral
apresentada em evento científico internacional.
VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual UNIVERSIDADE LUSÓFONA
Mesa-redonda
|
Imagens, relações e montagem: Estratégias pedagógicas para a promoção da criatividade no Ensino do Cinema.
Universidade Lusófona Arquitectura Investigação e Desenvolvimento, Portugal
|
2021/06/23 - 2021/06/25 | IMAGENS POBRES, BRICOLAGE E TATUAGEM AO DOMICÍLIO - UM ENSAIO FÍLMICO DE JÚLIO ALVES Comunicação oral apresentada em evento
científico internacional.
VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual UNIVERSIDADE LUSÓFONA
Mesa-redonda
|
VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual UNIVERSIDADE LUSÓFONA
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2021/06/23 - 2021/06/25 | DIÁLOGO DE SOMBRAS (DE JÚLIO ALVES): DO MUSEU DE VOLTA AO CINEMA
VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual UNIVERSIDADE LUSÓFONA
UNIVERSIDADE LUSÓFONA - LISBOA 25 JUNHO 2021 16h30 18h00 MESA 10
Mesa-redonda
|
VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual UNIVERSIDADE LUSÓFONA
Universidade Lusófona Arquitectura Investigação e Desenvolvimento, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/07 | Relatório da curta-metragem de Mestrado
FRAGMENTADAS
Presidente do júri
|
Adriano Marcos Viçoso Ferreira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2023/04/28 | Objetos singularmente plurais - Relatório de Estágio de Mestrado em Ciências da Comunicação
Tiago Filipe Faria Ferreira
Arguente principal
|
Tiago Filipe Faria Ferreira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal
|
2022/05/13 | Análise de CV e reflexão processual e critica do candidato: Rui Pinto de Almeida
Candidatura ao Título de Professor Especialista Área Audiovisuais e produção dos media subárea Produção de rádio e de televisão.
Arguente principal
|
Rui Jorge Pinto Almeida (Outro)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
|
2022/05/04 | NÓS - OUTROS. CINEMA NA FRONTEIRA GALEGO-PORTUGUESA.
LUCÍA ALONSO GARRIDO
Orientador
|
LUCÍA ALONSO GARRIDO (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/09/13 - Atual | Atelier de Realização em Publicidade. Esta unidade curricular centra-se em adquirir as ferramentas necessárias para produzir e realizar uma campanha publicitaria, tentando responder às questões: Qual é o processo criativo que nos leva a responder a um briefing de um cliente? Qual é o papel da realização cinematográfica? Em que consiste a narrativa e a estética publicitária? Como potenciámos o nosso ponto de vista? | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2023/09/06 - Atual | Princípios e Ética da Realização Cinematográfica. O aluno tem oportunidade de se relacionar com diferentes visões e pontos de vista da realização cinematográfica. Para compreender o conceito de realizador, é necessário compreender o processo performativo que envolve a transformação de uma ideia numa obra audiovisual. Que diferenças podemos encontrar entre um realizador, de um filme de ficção, comercial, autoral, série de televisão, documentário, publicitário, videoclipe? Que olhar, processo ou método é é utilizado para cada objeto. | Cinema e Artes dos Média (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2023/09/05 - Atual | Atelier de Produção e Realização 1. Nesta unidade curricular os alunos desenvolvem o seu projecto final de curso. Este projecto consiste num filme de curta-metragem de ficção, documental ou experimental. | Cinema e Artes do Média (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022/02/06 - Atual | Vídeo e Som: Projeto Multimédia Conhecer, analisar, compreender e investigar através de diferentes disciplinas, vai permitir ao aluno adquirir competências para alcançar a resolução de problemas. O debate de ideias ligado às questões cinematográficas, aplicadas ao seu projeto, dotará o aluno de uma maior dimensão critica que estimula a criatividade para a realização de um filme no final do semestre. | Fotografia (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2019/02/06 - Atual | Atelier de Realização e Produção Cinematográfica II: A Unidade curricular pretende desenvolver o conhecimento empírico do aluno acerca dos métodos de produção cinematográfica que melhor se adequam ao seu modo e objetivos criativos individuais. Pretende-se que, por intermédio da prática, o aluno possa reflectir e tomar consciência do processo de criação que desenvolve e experimenta. Igualmente, pretende-se que o aluno possa ter uma relação criticamente activa seja com os objectos criados por si seja com os criados por terceiros. | Estudos Cinematográficos (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2016/09/12 - Atual | Atelier de Criação Audiovisual e Cinematográfica I / Linguagem e Narrativa Cinematográfica. Esta é uma disciplina de projeto e têm três objetivos pedagógicos. Faz a coordenação do projeto a desenvolver e promove a articulação entre disciplinas do semestre em torno do seu desenvolvimento. Desenvolve como conteúdo programático a introdução à linguagem do Cinema e ao conhecimento de estruturas narrativas. Aproxima o aluno à linguagem narrativa cinematográfica a partir de uma vertente prática com o desenvolvimento de pequeno filme. | Cinema e artes dos media (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2015/09/20 - Atual | Atelier de Produção para Plataformas III : Publicidade. Esta unidade curricular centra-se em adquirir as ferramentas necessárias para produzir e realizar uma campanha publicitaria, tentando responder às questões: Qual é o processo criativo que nos leva a responder a um briefing de um cliente? Qual é o papel da realização cinematográfica? Em que consiste a narrativa e a estética publicitária? Como potenciámos o nosso ponto de vista? | Cinema e Artes dos Média (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2019/10/06 - 2023/01/22 | AT. Realização e Produção Cinematográfica I. (Cinema Experimental) O cinema traça uma serie de alternativas com respeito às possibilidades da representação plástica, tal como o desenvolvimento das explorações da criação mediante a re-configuração das suas linguagens narrativos e estéticos. Diversas tendências surgiram no período da consolidação dos meios de comunicação de massas movendo-se até às artes visuais. Aí encontramos o cinema experimental e o video arte, como possibilidades alternativas de realização com respeito ao cinema convencional. | Estudos Cinematográficos | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2020/09/18 - 2022/01/18 | Linguagem e Narrativa. A Unidade Curricular Linguagem pretende, através de uma seleção de filmes e realizadores da história do cinema, dar a conhecer ao aluno aspectos da linguagem cinematográfica de diferentes épocas e geografias. Procura estudar em pormenor os elementos principais que compõem um filme: Imagem, espaço, tempo, som. Descobrir o papel do guião e da montagem. Entender o papel do realizador, entre outras funções, em cada contexto de produção. E estimular sobretudo a vontade do aluno em Ver Cinema. | Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal |