???global.info.a_carregar???
Susana Vidal nasce em Córdoba, Espanha, em 1975. Reside em Lisboa desde 1997. Encenadora, professora, investigadora em práticas cénicas, dramaturga, actriz e artista visual. É Doutora em Práticas Artísticas no programa de Doutorado em Humanidades, Artes e Educação da UCLM, Mestre em Artes e Licenciada em Belas Artes pela UCLM. Pós-graduação em Artes cénicas no CEART-UDESC (Brasil). É professora adjunta na Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL, Licenciatura de Teatro, Ramo de actores. Professora adjunta na Escola Superior de Educação do IPL, na Licenciatura em Mediação Artística e Cultural, na Licenciatura em Educação Básica, na Licenciatura em Animação Sociocultural e no Mestrado em Educação Artística. Foi professora adjunta na licenciatura de Artes Performativas da Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, e co-coordenadora da Pós-graduação em Performance e Tecnologias da ESTAL; é professora de teatro na Escola Profissional de atores Inimpetus; foi professora convidada na Licenciatura de Artes Performativas e Tecnologias da Universidade Lusófona. Investigadora integrada no CIEBA – Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Encenou mais de quarenta espectáculos que foram apresentados em países como: França, Espanha, Itália, Brasil, Alemanha e Portugal, entre outros. Autora de textos como: “Bombas ou morrer durante uma semana”, “Simulacros”, “Aniquila” entre outros. Investigadora integrada no CIEBA – Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É diretora da Associação Cultural B-Teatro, estudou Interpretação na Escola Superior de Arte Dramática de Sevilha e Dança contemporânea no CAD (Centro Andaluz de Dança). Frequentou no programa Erasmus a Academia de Belas Artes de Bolonha e masterclass de interpretação no DAMS, Itália; bolsa Intercampus (pós-graduação em Artes cénicas) no CEART, Universidade do Estado de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil), bolsa de pós-graduação de aperfeiçoamento em artes cénicas no Fórum Dança de Lisboa. Algumas das suas criações cênicas são: “Expropriados” Hangar (2021); “Antídoto” Inimpetus, Hangar (2021); “Paisagens: Erro 46”, Inimpetus, Hangar (2020), “Monólogos para uma guerra”, Inimpetus, Hangar (2020); “Silêncio. Um acto violento para a vossa fadiga” Hangar (2019); “Maldito seja o homem que confia no homem” (2019) Teatro Trindade, “32 rostos para Salomé” (2019) ESTAL, “Hamlet ou despedaçar a melancolia” (2018) Teatro Ibérico; “Protejam-me do que desejo” (2018) Hangar. “Rosto, clareira e desmaio” TNDMII (2017), “Além da solidão” 2016), "A Falsa suicida" Inimpetus (2016), "Esconderijo e 10 cães..."(NNT-2016, FATAL 2016), "Quando é que vamos onde?"(NNT-2015), “Coração-Arde” (2015), “A mulher mais feia do mundo” (2014), “En mi hambre mando yo” (2013), “Bombas ou agonias para estes tempos de crises” (2012), “Bombas ou morrer durante uma semana” (2011), entre outros. No Teatro universitário encenou o GTIST entre 2000-2008. Ganhou o 1º Premio Fatal 2006 com o espectáculo «Escândalo» apresentado no Festival Studiobünhe de Colonia, Alemanha (2007); e menção honrosa para a cenografia do espectáculo “Aniquila” (2008).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Maria Vidal Cañete

Nomes de citação

  • Vidal, Susana

Identificadores de autor

Ciência ID
0C19-84A8-5E45
ORCID iD
0000-0003-0360-1795

Endereços de correio eletrónico

  • svidal@eselx.ipl.pt (Profissional)
  • scanete@estc.ipl.pt (Profissional)
  • svidal@esd.ipl.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 966789184 (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano (Idioma materno)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2015/09/01 - 2021/10/25
Concluído
Programa de Doctorado en Investigación en Humanidades, Artes e Educación (Doctor)
Especialização em Práticas artísticas - Artes
Universidad de Castilla-La Mancha - Campus de Cuenca, Espanha
"Auto-Historiarse: Poéticas y Disrupciones. Prácticas escénicas en los paisajes enmarañados de la memoria" (TESE/DISSERTAÇÃO)
20
1993/10/01 - 1997/07/31
Concluído
Bellas artes (Licence)
Especialização em Artes
Universidad de Castilla-La Mancha - Campus de Cuenca, Espanha

Universidad de Castilla-La Mancha Facultad de Bellas Artes, Espanha
Notable
1996/06/20 - 1996/09/20
Concluído
Artes Cénicas (Postgraduate Certificate)
Especialização em Teatro
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil

Centro de Artes, Design e Moda/ UDESC, Brasil
Sem classificação
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/03/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020/10/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/03/17 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2017/09/15 - 2019/07/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
2017 - 2019 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
2015/10/01 - 2016/07/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2016 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2019 Conselho pedagógico Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias
UID/ELT/00077/2019
Universidade de Lisboa Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias
UID/ELT/00077/2019
Universidade de Lisboa Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vidal, Susana. "Paisagens ([em]corpos) violentos: a indisciplina da beleza nas práticas artisticas". 2023.
Artigo em revista
  1. Susana Vl. "Escândalo. Porque todos estamos em perigo". Fatal 1 5 (2012):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Vidal, Susana; Falcão, Miguel; Manuela Silva ; Vieira, Natalia; Tomás, Catarina; C. Gaspar, Susana. "Uma linha ténue entre a cena e o “fora de cena”. A saúde mental e o teatro pela comunidade, no feminino.". In SenteMente, 27-41. Sintra: Chão de Oliva, 2022.
    Publicado
  2. Falcão, Miguel; Silva, Manuela; Tomás, Catarina; Vidal, Susana; Vieira, Natália. "Uma linha ténue entre a cena e o «fora de cena»: A saúde mental e o teatro pela comunidade, no feminino". 2022.
Livro
  1. Vidal, Susana. Bombas ou morrer durante uma semana. Lisboa, Portugal: B negativo Teatro. 2012.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Vidal, Susana. "Mulheres sem palco. Memórias de discriminação no teatro espanhol do séc. XIX". Trabalho apresentado em Mulheres em palco, Lisboa, 2024.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Auto-historiarse: poéticas y disrupciones. Prácticas escénicas en los paisajes enmarañados de la memoria". Doutoramento, Universidad de Castilla-La Mancha - Campus de Cuenca, 2022. http://hdl.handle.net/10578/30207.

Artística / Interpretação

Obra teatral
  1. 2017. Rosto, Clareira e Desmaio.
  2. 2012. Bombas ou morrer durante uma semana.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/03/02 (Trans)posição vocal/corporal : uma transformação de si na relação com o objecto Jornadas Internacionais de Marionetas 24
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/11/24 Paisagens ([em] corpos) violentos: a indisciplina da beleza nas práticas artísticas 11º Encontro do CIED. Produção de Conhecimento em contextos
Centro de investigação em Educação. Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/05/24 A memória do Gesto 1.º ENCONTROS PARAGONE – DIÁLOGOS ATRAVÉS DAS ARTES
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/02/28 O impacto do teatro na vivência na escola 2ª Jornada sobre Teatro e Educação, no âmbito da Mostra de Teatro das Escolas de Sintra.
Chão de Oliva, Câmara Municipal de Sintra. Centro Olga Cadaval (Sintra, Portugal)
2022/12/15 Resultados do projecto de investigação desenvolvido sobre o projecto SenteMente Conferência Práticas Artísticas e Saúde Mental.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/07/05 Archival Impulse Seminario de Investigación en Arte. Grupo de investigação ARTEA
Faculdade de Belas Artes, Universidade de Castilla-La Mancha (Cuenca, Espanha)
2018/11/03 Os meus processos de criação Simpósio O corpo que fala e pensa.
Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/03/01 - 2024/09/01 Organização do Congresso RIA (2024/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/09/16 - Atual Teoria das Artes I Licenciatura em Mediação Artística e Cultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - Atual Metodologia de projeto II Licenciatura em Mediação Artística e Cultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/02/01 - Atual Da Investigação às Práticas ( 2182-1372DA INVESTI) Centro de Investigação de Educação