???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Maria Soares Pinto de Oliveira
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Oliveira, Isabel Soares Pinto

Identificadores de autor

Ciência ID
0E13-CDC8-4386
ORCID iD
0000-0001-8255-5955

Telefones

Telefone
  • 254615477 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego. Avenida Visconde Guedes Teixeira, 5100-074, Lamego, Lamego, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2018
Concluído
Pós graduação: Curso de Formação Avançada em Turismo (Post graduate studies: Tourism) (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Turismo (Tourism)
Universidade de Aveiro, Portugal
16,1
2009
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"Inglês para turismo: contributo para o uso da língua através de mobile learning " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006
Concluído
Mestrado em Estudos de Anglística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
""There are many ways of being a man" Estudo de Masculinidades em A Passage to India de E.M. Forster ("There are many ways of being a man" A Study of Masculinities in E.M. Forster's A Passage to India)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom com Distinção (Good with Honors)
2000
Concluído
Licenciatura em Francês-Inglês Ramo de Formação Educacional (Degree in French-English Educational Training) (Licenciatura)
Especialização em Francês-Inglês Ramo de Formação Educacional (French-English Educational Training)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"---" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14,9
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/02 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2016/02/12 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
2013 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
2004/10/01 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
2000/10/01 - 2004 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2017 Diretora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
2008 - 2009 Diretora do curso de Informação Turística Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Investigador em Centro de Investigação Universidade de Aveiro Centro de Línguas Literaturas e Culturas, Portugal
2000 - 2001 Professora contratada: 3º ciclo e secundário e coordenadora pedagógica + Acumulação IPV - ESTGL Escola Secundária / 3 da Sé, Portugal
2000 - 2000 Professora de cursos intensivos de Inglês; Professora de curso de Inglês para fins específicos ministrada no Regimento de Infantaria 14 de Viseu. Royal School of Languages - Viseu, Portugal
1999 - 2000 Estágio profissional (Ramo de Formação Educacional) Escola E. B. 2,3 D. Luís de Loureiro – Silgueiros, Viseu, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - Atual EUNICE - EUROPEAN UNIVERSITY FOR CUSTOMISED EDUCATION (https://eunice-university.eu/)
em submissão
Outra
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Em curso
2022 - 2024 Abrir as portas da sala de aula: Serious games - o impacto da gamificação no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior (APSASeG) (Opening the classroom doors: Serious games - the impact of gamification on foreign language teaching/learning in higher education (APSASeG))
PROJ/I&DI/CI&DEI/009
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Em curso
2022/02/01 - 2022/06/30 Curso de Formação Contínua de Docentes e Outros Agentes de Educação e Formação: Aprendizagem com base em projetos de co-criação (DEMOLA) 344 horas (Continuous Training Course for Teachers and Other Education and Training Agents: Learning based on co-creation projects (DEMOLA) 344 hours)
POCH-04-5267-FSE-000818.
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Concluído
2022/03/23 - 2022/06/08 Projeto: Link Me Up-1000 ideias-Sistema de Apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo (Link Me Up 1000 ideas-Support system for the co-creation of innovation, creativity, entrepreneurship)COMPETE2020-01/SIAC/2021-Sistema de Apoio a Ações Coletivas-Promoção do Espírito Empresarial
COMPETE2020-01/SIAC/2020
Orientador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Concluído
2019/12 - 2021 INTERMOVE FOR TRAINERS
2018 - 1 - ES01-KA202 - 050230
Investigador
INCOMA, Espanha
Erasmus Plus
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centre for Studies in Education, Technologies and Health
UID/Multi/04016/2019
UID/CPO/04058/2019
UID/ELT/04188/2019
PROJ/IPV/ID&I/00
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal

Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Caixa Geral de Depositos
Concluído
2017/10/18 - 2019/10/17 Sistema de monitorização e controlo de percursos, de aplicação turístico-social
SAICT-POL/23623/2016
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/01/01 - 2019/01/01 Línguas estrangeiras e empregabilidade (LEE) / Foreign languages and employability
PROJ/CI&DETS/2016 /0001
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Caixa Geral de Depositos
Concluído
2017 - 2019 Infopaths - Monitoring and control system of routes, with tourist and social application
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
2016 - 2019 EVAL- IC
2016-1-FR01-KA203-024155
Investigador
Université de la Réunion, Reunião
Erasmus Plus
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Strategic Project - UI 4016 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4016/2011
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/05/01 - 2022/07/29 Projeto de estágio: Câmara Municipal de Lamego. (orientadora) (Internship project: Lamego City Council. (supervisor))
Projeto de estágio
Orientador
Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Delplancq, V.; A.M. C. Lopes; Oliveira, Isabel. "DIGITAL TOOLS FOR FOREIGN LANGUAGE LEARNING IN HIGHER EDUCATION IN PORTUGAL: IMMEASURABLE OPPORTUNITIES AMIDST MULTIPLE CHALLENGES". Trabalho apresentado em ICERI2024, Seville, 2024.
    Publicado
  2. Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro Da; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Gillain, Romain; Amante, Susana; et al. "Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior (JASM)". 2022.
  3. Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; et al. "O encontro da arte digital com a aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal: uma experiência de interdisciplinaridade". Trabalho apresentado em IPCE 2021, 2021.
    Publicado
  4. Delplancq, Véronique; Amante, Susana; Amaro Costa, Cristina; Costa Lopes, Ana; Coutinho, Emília; Fidalgo, Susana; Gillain, Romain; et al. "CASE STUDY OF A PROJECT-BASED LEARNING EXPERIENCE AT THE POLYTECHNIC OF VISEU, PORTUGAL". Trabalho apresentado em 12th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2020.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2020.0289
  5. Costa, Giselda; Oliveira, Isabel. "Critical environmental literacy in teaching English as a foreign language / Literacia ambiental crítica no ensino de Inglês como língua estrangeira.". Trabalho apresentado em 5.o Encontro Sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2020.
    Publicado
  6. Costa Lopes, Ana; Oliveira, Ana; Amante, Fátima Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Jesus Pato, Maria Lúcia; Amaral, Odete; et al. "FOREIGN LANGUAGES AND EMPLOYABILITY: A COMPLEX RELATIONSHIP. CASE STUDY IN THE REGION OF VISEU (PORTUGAL)". Trabalho apresentado em EDULEARN18 Conference, Palma de Mallorca, 2018.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2018.0246
  7. Oliveira, Isabel. "The development of transversal skills: a successful pedagogical experience.". Trabalho apresentado em 9th World Conference for Graduate Research in Tourism, Hospitality and Leisure, Cartagena, 2017.
    Publicado
  8. Fernandes, Didiana Margarida Fachada Lopes; Vieira, Isabel Cristina Pereira; Oliveira, Isabel; Rodrigues, A.. "The medieval imagination: An interdisciplinary experience.". Trabalho apresentado em 9th World Conference for Graduate Research in Tourism, Hospitality and Leisure, Cartagena, 2017.
    Publicado
  9. Costa, Ana; Oliveira, Ana; Amante, Fátima; Oliveira, Isabel; Abrantes, José; Pato, Maria; Amaral, Odete; Fidalgo, Susana; Delplancq, Véronique. "FOREIGN LANGUAGE SKILLS: A CHALLENGE FOR THE ECONOMY". Trabalho apresentado em EDULEARN'17- International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona, 2017.
    10.21125/edulearn.2017.2149
  10. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Ana Maria; Amante, Fátima Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Pato, Lúcia; Amaral, Odete; Fidalgo, Susana. "The Contribution of Foreign Languages in the Development of Enterprises: A Review of Literature". 2017.
  11. Oliveira, Isabel; Costa, Carlos Manuel Martins da; Roberto, Maria Teresa Gomes. "Dispositivos móveis e redes sociais: novos rumos para a sedução no ensino e aprendizagem do Turismo na região do Douro". Trabalho apresentado em 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2014.
    Publicado
  12. Moustakas, E.; Oliveira, I.; Costa, C.; Roberto, M.T.. "Towards the development of a mobile learning model for smart phones using stakeholders' analysis". 2012.
  13. Lousado, J.P.; Costa, C.M.M.; Oliveira, I.P.; Roberto, M.T.G.. "Audio folios management system for foreign language learning". 2011.
  14. Lousado, José; Oliveira, Isabel; Costa, Carlos M.; Roberto, Maria T.. "Audio folios management system for foreign language learning". 2011.
  15. Roberto, Maria Teresa Gomes; Costa, Carlos Manuel Martins da; Oliveira, Isabel; Ribeiro, Didiana. "Interdisciplinarity in Higher Education". Trabalho apresentado em EDULEARN10 - International Conference on Education and New Learning Technologies,, Barcelona, 2010.
    Publicado
  16. Guimarães, Carlota; Oliveira, Isabel; Ribeiro, Didiana; Roberto, Maria Teresa Gomes; Costa, Carlos Manuel Martins da. "Strategies for local development: heritage conservation in Salzedas". Trabalho apresentado em International Symposium - Research, Education and Development - Dimitrie Cantemir University, 2010.
  17. Guimarães, Carlota; Oliveira, Isabel. "Interdisciplinarity in Tourism – Potentialities and Challenges". Trabalho apresentado em 2nd International Conference of Education, Research and Innovation, Madrid, 2009.
    Publicado
  18. Guimarães, Carlota; Oliveira, Isabel. "Interdisciplinary Activities in Tourism - A Way to Improve Higher Education and Foster Lifelong Learning". Trabalho apresentado em EDULEARN 2009, Barcelona, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Antunes, S.; Oliveira, Isabel Soares Pinto; Santos, P.; Guedes, A.. "Designing and implementing an inclusive peer mentoring program in higher education.". Economy Transdisciplinarity Cognition (2024):
    Acesso aberto • No prelo
  2. Santos, P.; Oliveira, Isabel; Antunes, S. "The sustainability of regions as a challenge for higher education: The problem-solving and project-building methodology in teaching cultural management". Economy Transdisciplinarity Cognition (2024):
    Acesso aberto • No prelo
  3. Vieira, Isabel ; Fernandes, Didiana; Gama, Ricardo; Oliveira, Isabel Soares Pinto; Mota, Miguel Ângelo Sousa Dias Ferreira da. ""Tourism information platform for low-density territories: the Douro region"". (2022):
    Publicado
  4. Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana; Delplancq, Véronique. "The Korsakow platform and nonlinear narratives as a means to enhance foreign language learning in HE". International Journal of Human Sciences 2 6 (2022): http://hdl.handle.net/10400.19/7164.
    Acesso aberto • 10.22533/at.ed.558262210034
  5. Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana; Delplancq, Véronique. "The Korsakow platform and nonlinear narratives as a means to enhance foreign language learning in HE". (2022): http://hdl.handle.net/10400.19/7164.
    10.22533/at.ed.558262210034
  6. Vieira, Isabel; Gama, Ricardo; Fernandes, Didiana; Oliveira, Isabel; Mota, Miguel Ângelo Sousa Dias Ferreira da. "Tourism information platform for low-density territories: the Douro region". (2022): http://hdl.handle.net/10400.19/7553.
    10.1504/IJTP.2022.122237
  7. Anabela Guedes; Sandra Antunes; Paula Santos; Isabel Oliveira; José Escola. "Os desafios da avaliação e os Portefólios (The challenges of assessment and Portfolios)". Revista Practicum 6 1 (2021): 95-109. https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v6i1.10160.
    10.24310/RevPracticumrep.v6i1.10160
  8. Costa, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro Da; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; Gillain, Romain; et al. "Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal". (2021): http://hdl.handle.net/10400.19/6895.
  9. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; et al. "Storytelling and digital art as a means to improve multilingual skills". (2021): http://hdl.handle.net/10400.19/6775.
  10. Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; et al. "O encontro da arte digital com a aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal: uma experiência de interdisciplinaridade". (2021): http://hdl.handle.net/10400.19/7102.
  11. Costa, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro Da; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; Gillain, Romain; et al. "Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal". (2021): http://hdl.handle.net/10400.19/6895.
  12. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; et al. "Storytelling and digital art as a means to improve multilingual skills". (2021): http://hdl.handle.net/10400.19/6775.
  13. Guedes, Anabela; Oliveira, Isabel; Santos, Paula; Antunes, Sandra. "Foreign languages communicative skills in Secretarial Studies". REVISTA PRACTICUM 5 2 (2020): 83-96. http://dx.doi.org/10.24310/revpracticumrep.v5i2.10159.
    Publicado • 10.24310/revpracticumrep.v5i2.10159
  14. Oliveira, Isabel; Santos, Paula; Guedes, Anabela; Antunes, Sandra. "Competências e estágio na licenciatura de Secretariado de Administração (Skills and training in the Administrative Secretarial degree)". REVISTA PRACTICUM 5 1 (2020): 121-139. http://dx.doi.org/10.24310/revpracticumrep.v5i1.9834.
    Publicado • 10.24310/revpracticumrep.v5i1.9834
  15. Delplancq, Véronique; Amante, Susana; Costa, Cristina Amaro Da; Costa Lopes, Ana Maria; Coutinho, Emília; Fidalgo, Susana; Gillain, Romain; et al. "JASM: Active Pedagogy for Foreign Language Learning in Higher Education". (2020): http://hdl.handle.net/10400.19/6416.
  16. Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Antunes, Sandra Maria Gouveia. "Competências e estágio na licenciatura de Secretariado de Administração". (2020): http://hdl.handle.net/10400.19/6463.
    10.24310/RevPracticumrep.v5i1.9834
  17. Guedes, Anabela; Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Antunes, Sandra. "Foreign languages communicative skills in Secretarial Studies". (2020): http://hdl.handle.net/10400.19/6760.
    10.24310/RevPracticumrep.v5i2.10159
  18. Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Antunes, Sandra Maria Gouveia. "Competências e estágio na licenciatura de Secretariado de Administração". (2020): http://hdl.handle.net/10400.19/6415.
    10.24310/RevPracticumrep.v5i1.9834
  19. Delplancq, Véronique; Amante, Susana; Costa, Cristina Amaro Da; Costa Lopes, Ana Maria; Coutinho, Emília; Fidalgo, Susana; Gillain, Romain; et al. "Case study of a project-based learning experience at the Polytechnic of Viseu, Portugal". (2020): http://hdl.handle.net/10400.19/6325.
  20. Delplancq, Véronique; Amante, Susana; Costa, Cristina Amaro Da; Costa Lopes, Ana Maria; Coutinho, Emília; Fidalgo, Susana; Gillain, Romain; et al. "JASM: Active Pedagogy for Foreign Language Learning in Higher Education". (2020): http://hdl.handle.net/10400.19/6416.
  21. Salgado, M.; Oliveira, I.P.; Martins, J.A.. "Hiking in the alva river: Water routes,Pedestrianismo no vale do alva: Rotas de água". Journal of Tourism and Development 32 (2019): 143-157. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85076739528&partnerID=MN8TOARS.
  22. Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Pato, Lúcia; Amaral, Odete; Relvas, Susana; Fidalgo, Susana. "Editorial". (2019): http://hdl.handle.net/10400.19/6217.
  23. Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Pato, Lúcia; Amaral, Odete; Relvas, Susana; Fidalgo, Susana. "Editorial". (2019): http://hdl.handle.net/10400.19/6217.
  24. Oliveira, Isabel; Martins, Maria de Lurdes. "Colaboração educativa para fomentar aprendizagens autênticas e preparar para a empregabilidade". Millenium - Journal of Education Technologies and Health 2 5 (2018): 91-97.
    Acesso aberto • Publicado
  25. Oliveira, Isabel; Fernandes, Didiana Margarida Fachada Lopes. "Viagens, Literatura de Viagens e Representação do Espaço Estudo de Aplicação: O Douro Vinhateiro nos Guias De Viagem Estrangeiros dos Séculos XIX e XX (1845-1974)". Revista TOPUS- Espaço, Literatura e Outras Artes 04 01 (2018): 74-92. http://revistatopus.com.br/edicao_.asp?cod=72&edicaoCod=7.
    Acesso aberto • Publicado
  26. Oliveira, Isabel; Eusébio, Celeste; Varum, Celeste; Lima, Joana. "Educar para o Turismo; Contributos do uso da tecnologia.". Journal of Tourism and Development 1 27/28 (2017): 1841-1852.
    Publicado
  27. Souza, Viviane; Oliveira, Isabel; Pires, D.; Varum, Celeste. "Análise setorial utilizando as cinco forças de Porter: estudo de caso de indústria de aplicações inteligentes para turismo.". Tourism and Development Journal / Revista Turismo e Desenvolvimento 2 27/28 (2017): 305-307.
    Acesso aberto • Publicado
  28. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Pato, Lúcia; Amaral, Odete; Fidalgo, Susana. "The contribution of foreign languages in the development of enterprises: a review of literature". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/5097.
  29. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Pato, Maria Lúcia; Amaral, Odete; Fidalgo, Susana. "Foreign language skills: a challenge for the economy". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/5096.
  30. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Pato, Lúcia; Amaral, Odete; Fidalgo, Susana. "The contribution of foreign languages in the development of enterprises: a review of literature". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/5097.
  31. Oliveira, Isabel; Roberto, Maria Teresa Gomes; Costa, Carlos Manuel Martins da. "Tourism English programmes: Do they mirror the reality and the contents of the tourism industry?". Journal of Tourism and Development 1 21/22 (2014): 299-313.
    Acesso aberto • Publicado
  32. Guimarães, Carlota; Oliveira, Isabel; Roberto, Maria Teresa Gomes; Costa, Carlos Manuel Martins da. "Aprendizagem em Turismo: projetos interdisciplinares". Journal of Tourism and Development 3 13/14 (2010): 1009-1010.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Provoste, Omar; Katja, Zaki; Kotz Grabole, Gabriela; Filomena Capucho (Universidade Católica Portuguesa); Oliveira, Isabel Soares Pinto. "Telecolaboración y Competencias Interculturales para una Ciudadanía Global / Telecollaboration and Intercultural Competencies for Global Citizenship". In Internacionalización en la Formación Universitaria Innovando en el Concepto de Movilidad, editado por Universidad de Concepción, 72-89. Concepción, Chile: Universidade de Concepción, 2023.
    Publicado
  2. Lopes, Ana Costa; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emila; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Gillain, Romain; Amante, Susana; et al. "Looking Into Foreign Languages and Multimodal Creativity as a Tool for Pedagogical Innovation in Higher Education". In New Approaches to the Investigation of Language Teaching and Literature, editado por Aitor Garcés-Manzanera; María Encarnación Carrillo García, 141-153. Hershey, PA, USA, Estados Unidos: IGI Global, 2023.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-6020-7.ch008
  3. Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro Da; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Gillain, Romain; Amante, Susana; et al. "Looking into Foreign Languages and Multimodal Creativity as a Tool for Pedagogical Innovation in Higher Education: The JASM Project - Open Window onto the World". IGI Global, 2023.
    10.4018/978-1-6684-6020-7
  4. Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; et al. "Storytelling and digital art: tools for enhancing multilingual skills". In Stepping up to global challenges (SGC) 2: Learning English while Fighting the Outbreak of COVID-19. Edições Esgotadas, 2022.
  5. Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; et al. "Storytelling and digital art: tools for enhancing multilingual skills". Edições Esgotadas, 2022.
  6. Balula, Ana; Vasconcelos, S.; Oliveira, Isabel; Santos, Paula Marques; Santos, E.; Pinto, A.; Brunheta, V.. "O estágio curricular na formação superior em Secretariado em Portugal (The curricular internship in secretarial studies in higher education in Portugal)". In Secretariado: transições e conexões., editado por S. Ribeiro; M. C. Guardado; A. R. Galvão, 93-104. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2020.
    Publicado
  7. Balula, Ana; Vasconcelos, Sandra; Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Pinto, Ana; Brunheta, Virgínia. "O estágio curricular na formação superior em Secretariado em Portugal". UA Editora, 2020.
    10.34624/pxey-b077
Edição de livro
  1. Delplancq, Véronique; Amante, Fátima Susana; Oliveira, Isabel. Livro de publicações e outras atividades de divulgação, JASM: Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior (JASM: An open window onto the world: foreign languages, multimodal creativity and pedagogical innovation in higher education). Viseu, Portugal: ESEV. 2022.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Delplancq, V.; AMC Lopes; Oliveira, Isabel; Joana Martins; J. Pereira; Martin, Justine; R. Casan Pitarch; et al. "Abrir as portas da sala de aula: Serious games – o impacto da gamificação no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior (APSASeG)". Trabalho apresentado em VRI24-IPViseu Research & Innovation Summit, 2024 (PROJ/I&DI/CI&DEI/009), 2024.
  2. Oliveira, Isabel Maria Soares Pinto de; Martins, Lurdes. "Conhecer e dar a conhecer o património local – Projeto interinstitucional". Trabalho apresentado em Teaching Day, 2017.
  3. Oliveira, Isabel Maria Soares Pinto de; Costa, Carlos Manuel Martins da; Roberto, Maria Teresa Gomes. "Mobile learning na aprendizagem de Língua Inglesa para cursos de Turismo". Trabalho apresentado em Teaching Day - Universidade de Aveiro, 2016.
    10.5151/despro-v-silid-iv-simar-030
  4. Oliveira, Isabel; Roberto, Maria Teresa Gomes; Costa, Carlos Manuel Martins da. "A tecnologia ao serviço da promoção do Vinho do Porto e da paisagem duriense". Trabalho apresentado em Seminário de Enoturismo e Gastronomia - Escola Superior de Turismo e Hotelaria/IPG Seia, 2016.
Resumo em conferência
  1. Antunes, S.; Oliveira, Isabel Soares Pinto; Santos, P.; Guedes, A. "Antunes, S., Oliveira, I., Santos, P., & Guedes, A. (2024, November 21). Designing and implementing an inclusive peer mentoring program in higher education. Paper presented at the 9th International Scientific Conference Economy Transdisciplinarity Cognition – ETC, Bacau, Romania.". Trabalho apresentado em 9th International Scientific Conference Economy Transdisciplinarity Cognition – ETC, Bacau, 2024.
    Publicado
  2. Guedes, A; Oliveira, Isabel; Santos, P.; Antunes, S. "Guedes, A., Oliveira, I., Santos, P., & Antunes, S. (2024, November 21). Academic integrity and fraud. Paper presented at the 9th International Scientific Conference Economy Transdisciplinarity Cognition – ETC, Bacau, Romania. ¿". Trabalho apresentado em th International Scientific Conference Economy Transdisciplinarity Cognition – ETC, Bacau, 2024.
    Publicado
  3. Santos, P.; Oliveira, Isabel; Antunes, S.; Guedes, A. "Santos, P., Oliveira, I., Antunes, S., & Guedes, A. (2024, November 21). The sustainability of regions as a challenge for higher education: The problem-solving and project-building methodology in teaching cultural management. Paper presented at the 9th International Scientific Conference Economy Transdisciplinarity Cognition – ETC, Bacau, Romania.". Trabalho apresentado em 9th International Scientific Conference Economy Transdisciplinarity Cognition – ETC, Bacau, 2024.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Oliveira, Isabel Maria Soares Pinto de. "English for tourism : contribution to language use through mobile learning". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15997.

Outros

Outra produção
  1. Abrir as portas da sala de aula: Serious games (APSASeG) O impacto da gamificação no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior (PROJ/I&DI/CI&DEI/009). Experiência de gamificação do ensino/aprendizagem do francês e do inglês para fins específicos; Experiência com 25 estudantes do 1.º ciclo de estudos em Comunicação Social da ESEV; Objetivos principais: Melhorar a performance dos estudantes com a integração de atividades digitais gamificadas na aprendizagem de LE no ES num curso não especificamente de línguas Avaliar os efeitos da gamificação em t. 2024. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, Justine; Casañ Pitarch, Ricardo; et al. http://hdl.handle.net/10400.19/8355.
  2. ABRIR AS PORTAS DA SALA DE AULA: SERIOUS GAMES - O IMPACTO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO SUPERIOR (APSASEG). Poster. A aprendizagem no ES tem deixado pouco espaço ao jogo. ---- surgimento dos serious games. Esta ferramenta pedagógica, resultado da associação da vertente lúdica, com recurso ao digital, às estratégias de aprendizagem, das Línguas Estrangeiras para fins específicos, representa um desafio original de potencial melhoria para o ensino-aprendizagem neste contexto mais específico de cursos do ES. 2023. Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, Justine; Casañ Pitarch, Ricardo; et al. http://hdl.handle.net/10400.19/8357.
  3. Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal. 2021. Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; et al. http://hdl.handle.net/10400.19/6912.
  4. Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal. 2021. Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; et al. http://hdl.handle.net/10400.19/6912.
  5. JASM Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior (JASM An open window onto the world: foreign languages, multimodal creativity and pedagogical innovation in higher education). A inovação pedagógica (IP) está no centro das prioridades do ensino superior (ES). O aperfeiçoamento nas línguas estrangeiras (LE), sobretudo com estudantes que não seguem formação em línguas, não escapa a este questionamento, até porque as competências em LE no mundo do trabalho são reconhecidas por unanimidade como vitais, sendo por isso, de pleno direito a sua inclusão nos planos de formação. A. 2020. Costa Lopes, Ana Maria; Amaro, Cristina; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; Roush, Paula; et al. http://hdl.handle.net/10400.19/7165.
  6. JASM Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior. A inovação pedagógica (IP) está no centro das prioridades do ensino superior (ES). O aperfeiçoamento nas línguas estrangeiras (LE), sobretudo com estudantes que não seguem formação em línguas, não escapa a este questionamento, até porque as competências em LE no mundo do trabalho são reconhecidas por unanimidade como vitais, sendo por isso, de pleno direito a sua inclusão nos planos de formação. A. 2020. Costa Lopes, Ana Maria; Amaro, Cristina; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; Roush, Paula; et al. http://hdl.handle.net/10400.19/7165.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/04/01 Olhar as línguas estrangeiras e a criatividade multimodal enquanto ferramenta de inovação pedagógica no ensino superior. O projeto JASM - Janela aberta sobre o Mundo Encontro de Práticas de Promoção da Aprendizagem Ativa (e mais) no Ensino Superior
Instituto Politécnico de Viseu - ESEV (Viseu, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/11/23 - Atual Participação como moderadora (chair) da palestra intitulada La gamificación ¿Una palanca de motivación para el alumnado de lenguas extranjeras en la enseñanza superior? apresentada por Justine Anne Sophie Celine Martín, Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha, no âmbito do Colóquio internacional virtual “Gamificação no ensino/ aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior”, que decorreu no dia 23 de novembro de 2022.
Conferência
Colóquio internacional virtual “Gamificação no ensino/ aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior”
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 (Arguente da dissertação de mestrado) Os Principais Fatores de Competitividade do Destino Porto (Master's thesis examiner )The Main Competitiveness Factors of Destination Porto
Arguente principal
SOFIA SAMPAIO RODRIGUES REBELO DA FONSECA (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 (Arguente da dissertação de mestrado) As Dinâmicas e Estratégia de Competitividade do Destino Turístico Ilha Ataúro, Timor-Leste (Master's thesis examiner ) The Dynamics and Competitiveness Strategy of the Tourist Destination Atauro Island, East Timor
Arguente principal
Pascoal Geraldo Da Silva Guterres (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 (Arguente da tese de Doutoramento) Género e turismo: experiências de mulheres gestoras na indústria hoteleira e de viagens em Portugal / Gendering the tourism sector: women managers' experiences in hotel and travel businesses in Portugal. (PhD examiner)
Vogal
Inês Cláudia Rijo De Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão Engenharia Industrial e Turismo, Portugal
2017 (Arguente da dissertação de mestrado) A Importância de uma Atração em Meio Rural: o caso do parque aquático da Almargem. (Master's thesis examiner) The Importance of an Attraction in a Rural Environment: the case of the Almargem water park.
Arguente principal
Maria da Conceição Ribeiro de Almeida (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 (Arguente da dissertação de mestrado) A Geração Y e o Alojamento Local: O Caso do Aveiro Rossio Hostel (Master's thesis examiner) Generation Y and Local Accommodation: The Case of Aveiro Rossio Hostel
Arguente principal
Ana Filipa Santos Sousa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 (Arguente da dissertação de mestrado) Confiança na Economia de Partilha: O caso AIRBNB (Master's thesis examiner) Trust in the Sharing Economy: The AIRBNB case
Arguente
Patrícia Ferreira De Carvalho Faria (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/05/11 - 2022/05/12 Membro da comissão organizadora do Simpósio internacional: HINTS Heritage inclusive tourism symposium -11 e 12 de maio de 2022. (Member of the organizing committee of the international HINTS Heritage inclusive tourism symposium) (https://www.ipv.pt/simposio-hints-visa-ser-referencia-na-difusao-de-boas-praticas-em-turismo-cultural-inclusivo/)
Membro
Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - Atual Júri do concurso especial de Estudantes Internacionais 2022-2023 da ESTGL. Jury for the special call for International Students 2022-2023 at ESTGL. Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
2022 - Atual Júri do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais ao Abrigo do Termo Aditivo ao Protocolo de Colaboração entre o Instituto Politécnico De Viseu e a Câmara Municipal de São Filipe, Cabo Verde (Jury for the Special Access and Admission Call for International Students under the Additive Term to the Collaboration Protocol between the Polytechnic Institute of Viseu and the Municipality of São Filipe, Cape Verde) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
2023 - 2024 Júri do Concurso Especial Estudantes Internacionais - Protocolo com a Câmara de São Filipe 2023-24 Jury for the Special Call for International Students - Protocol with the Municipality of São Filipe 2023-24 Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
2023 - 2024 Júri do concurso especial de Estudantes Internacionais 2023-2024 da ESTGL. Jury for the special call for International Students 2023-2024 at ESTGL. Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
2020 - 2020 Júri de exame do curso de Gestão Turística, Cultural e Patrimonial para os candidatos ao Ensino Superior para maiores de 23 anos (2020); (Examination board for the Tourism, Cultural and Heritage Management course for higher education candidates over the age of 23 (2020) Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
2017 - 2017 Vogal em júri de seleção de bolseiro de investigação no âmbito do Projeto: Supervisão e Mentorado no Ensino Superior: Dinâmicas de Sucesso (SuperEs) Ref: PROJ/CI&DETS/IPV/CGD (Member of the selection panel for a research grant from the project: Supervision and Mentoring in Higher Education: Dynamics of Success) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal
2010 - 2010 Júri de exame do curso de Gestão Turística, Cultural e Patrimonial para os candidatos ao Ensino Superior para maiores de 23 anos (2010) Member of the Examination board for the Tourism, Cultural and Heritage Management course for higher education candidates over the age of 23 Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal