Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Celestino Magalhaes
Nomes de citação
- Magalhães, Celestino
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0E19-A634-A97C
- ORCID iD
- 0000-0001-8933-2594
Telefones
- Telemóvel
-
- 966488868 (Pessoal)
Moradas
- RUA dos Laborins, ed. varandas do vau, nº 147 1º dtº, 4770-219, Joane, Vila Nova de Famalicão, Portugal (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Informação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014/11/30 - 2024/05
Em curso
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Tecnologia Educativa
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2024/01 - 2024/02
Concluído
|
AI Certified Trainer (Outros)
Especialização em Tecnologia Educativa
MagicSchool AI, Estados Unidos
|
|
2022/01 - 2022/05
Concluído
|
Ambassador and Certified Educator (Outros)
Especialização em Tecnologia Educativa
3DBear, Finlândia
|
|
2021/12 - 2022/02
Concluído
|
Certified Educator (Outros)
Especialização em Tecnologia Educativa
Nearpod, Estados Unidos
|
|
2022/01 - 2022/01
Concluído
|
Embaixador para a construção da plataforma de avaliação digital e para o lançamento do Banco Público de Conteúdos (Outros)
Especialização em Tecnologia Educativa
Intuitivo, Portugal
|
|
2021/04 - 2021/04
Concluído
|
KIBO Ambassador (Outros)
Especialização em Tecnologia Educativa
KinderLab Robotics, Estados Unidos
|
|
2014
Em curso
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Tecnologia Educativa
Universidade do Minho, Portugal
"A edição de video na reflexão e compreensão de threshold concepts: um estudo utilizando tecnologias móveis" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2009/10/01 - 2012/07/20
Concluído
|
Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Especialização em Comunicação Multimédia
Instituto Piaget, Portugal
|
18 |
2006/10/01 - 2007/06/30
Concluído
|
Tecnologias de Informação e da Comunicação (Pós-Graduação)
Especialização em Tecnologias de Informação e da Comunicação
Instituto Piaget, Portugal
|
18 |
2000/10/01 - 2003/05/30
Concluído
|
Sistemas de Informação (Mestrado)
Especialização em Inteligência Artificial
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
|
15 |
1988/09/01 - 1994/06/01
Concluído
|
Engenharia Zootécnica (Licenciatura)
Especialização em Produção e Melhoramento Animal
Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/01/19 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Piaget, Portugal |
2014/11/30 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Piaget, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal | ||
2011/11/02 - 2023/07/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Piaget, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal | ||
2018 - 2019 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2018 - 2019 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2014 - 2015 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2014 - 2015 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/01 - 2023/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio Alfacoop , Portugal |
1994/10/08 - 2022/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Externato de Vila Meã , Portugal |
Externato de Vila Meã , Portugal | ||
2018/10/06 - 2021/07/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio de Santa Eulália, Portugal |
Colégio de Santa Eulália, Portugal | ||
1998/10/01 - 2007/09/30 | Consultor de Informática (Categorias e Funções Especificas) | Centro de Serviços e Apoio às Empresas, Portugal |
Centro de Serviços e Apoio às Empresas, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/06/01 - Atual | Coordenador da Pós-Graduação em TIC | Instituto Piaget, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal | ||
2019/11/02 - Atual | Formador | MakeIt Pedagogical, Portugal |
MakeIt Pedagogical, Portugal | ||
2005/09/01 - 2007/12/31 | Consultor de Ligação | Associação Empresarial de Portugal, Portugal |
Centro de Serviços e Apoio às Empresas, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Estudos da Criança
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Research Centre on Education
UID/CED/01661/2019
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Educação
UID/CED/01661/2019
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Estudos da Criança
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Universidade do Minho, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/07/19 | Formação de Professores no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital: um estudo em 7 Agrupamentos de Escolas e 1 Escola Não Agrupada | 4th Porto International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/07/11 | Projeto DigitEd - Competências Digitais para a Inovação Pedagógica em Ensino Superior | CIDU 2024 - XIII Congresso Ibero-americano de Docência Universitária
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2024/06/12 | Immersive Virtual Learning Spaces for Emotional Engagement in Education with the Classroom-ready Virtual Reality Device CLASS VR | iLRN2024 Conference
Immersive Learning Research Network (Glasgow, Reino Unido)
|
2024/05/29 | Enhancing Vocational Education with Active Methodologies in Multimedia Course | PLA Teacher Acquisition in VET
European Federation of Education Employers (EFEE) (Dublin, Irlanda)
|
2024/05/25 | Capacitação de Professores para usar a Realidade Virtual na Educação: O CLASSVR como tecnologia Emocional e Cognitiva | 6.º Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning, EJML2024
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/11/07 - 2024/11/08 | O 2º Congresso Internacional de Educação e Tecnologias: Bem-estar e Sucesso Académico / 1º Congresso Pedagogia XXI, realizado
pelo Instituto Piaget, Unigran Europa, Consórcio Pedagogia XXI e Rede Consultoria Educacional, surge num contexto global em
que a integração do digital nas práticas educativas se tornou imperativa, especialmente considerando os desafios impostos
pelas recentes contingências globais. Este evento enfatiza a necessidade de uma harmonização entre as tecnologias educativas
e o bem-estar dos alunos. (2024/11/07 - 2024/11/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Piaget, Portugal |
2024/09/04 - 2024/09/04 | O IX Encontro Internacional sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi, decorreu no dia 4 de setembro de 2024, debruçando-se sobre
os temas “Inovação Pedagógica com Tecnologia”, “Inteligência Artificial” e “Modelos Híbridos de Aprendizagem”. Esta 9ª edição
do Supertabi contou com a participação de oradores de renome nacional e internacional. (2024/09/04 - 2024/09/04)
Encontro (Coorganizador)
|
Câmara Municipal da Maia, Portugal |
2024/05/24 - 2024/05/24 | Aplicação prática de Realidade Virtual e Realidade Aumentada em contexto educativo: o portal ClassVR (2024/05/24 - 2024/05/25)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2024/05/24 - 2024/05/24 | Estratégias para a utilização da Inteligência Artificial na Educação: MagicSchool (2024/05/24 - 2024/05/25)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2023/09/07 - 2023/09/08 | 1st Portuguese Education Summit, um fórum que juntou profissionais e entusiastas da educação que partilharam as suas experiências
e saberes de forma apaixonada. Durante 2 dias, a educação não foi apenas discutida – mas também vivida, sentida e celebrada
com um grupo de consultores de educação americanos, oriundos de Washington, Nova Iorque, Chicago e Carolina do Norte. (2023/09/07 - 2023/09/08)
Encontro (Coorganizador)
|
Instituto Piaget, Portugal |
2023/09/06 - 2023/09/06 | VIII Encontro SUPERTABi. O palco foi o Grande Auditório do Fórum da Maia . Teve como objetivo nuclear transformar as práticas
pedagógicas dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através do uso de modelos pedagógicos centrados no aluno e mediados
por tecnologias móveis, potenciando os novos espaços de aprendizagem! (2023/09/06 - 2023/09/06)
Encontro (Coorganizador)
|
|
2022/10/27 - 2022/10/29 | O Congresso Internacional de Educação e Tecnologias contou com profissionais que partilharam com toda a comunidade educativa
o que de melhor se faz em Educação. Foram apresentadas reflexões, discutidas práticas e pedagogias inovadoras sobre ensino
híbrido e a integração de metodologias ativas no processo aprendizagem dos alunos (2022/10/27 - 2022/10/29)
Congresso (Coorganizador)
|
Instituto Piaget, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10/29 - 2024/10/30 | We are thrilled to kick off the meeting "The Power of AR and VR: Igniting Passion for Learning" Erasmus+ project with our
amazing partners at Eskisehir. Over the next two days, we will set our project’s foundations, share innovative ideas, and
work together to bring AR and VR technology into vocational education and training. With dedicated teams from across Europe,
we’ll outline key milestones, discuss dissemination strategies, and dive into the impactful potential of immersive learning.
Encontro
|
kick off meeting "The Power of AR and VR: Igniting Passion for Learning" Erasmus+ project
Araxa Education, Turquia
|
2024/10/19 - 2024/10/19 | Moderação do painel Partilha de Práticas no 2.º Encontro sobre Avaliação Digital promovido pela Intuitivo. Discutimos a desmaterialização
da avaliação externa, a avaliação digital e o impacto da IA no processo avaliativo.
Encontro
|
2.º Encontro sobre Avaliação Digital
Intuitivo, Portugal
|
2024/09/10 - 2024/09/10 | A ação "as vozes de uma escola" enquadra-se no âmbito do lançamento do novo ano letivo de 2024/2025 e receção a todos os docentes. Constitui uma atividade formativa do Agrupamento de Escolas Raul Proença, proporcionando um espaço de abordagem e reflexão sobre a diversidade de temas do diário escolar. |
Agrupamento de Escolas Raul Proença, Portugal
|
2024/09/04 - 2024/09/04 | Moderação de Painel no IX Encontro Internacional sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi, decorreu no dia 4 de setembro de 2024,
debruçando-se sobre os temas “Inovação Pedagógica com Tecnologia”, “Inteligência Artificial” e “Modelos Híbridos de Aprendizagem”.
Esta 9ª edição do Supertabi contou com a participação de oradores de renome nacional e internacional.
Encontro
|
IX Encontro Internacional sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi
Câmara Municipal da Maia, Portugal
|
2024/07/18 - 2024/07/19 | Discussion and revision of development of online learning materials for empowering teachers' teaching skills with digital
tools.
Encontro
|
Empowering Digital Competences of Teachers with Designing Digitar Learning Materiais through Gamification
Universitat Oberta de Catalunya Estudis d'Informàtica Multimèdia i Telecomunicació, Espanha
|
2024/07/12 - 2024/07/12 | O Mundo está em constante transformação, moldado por avanços tecnológicos que impactam todos os aspetos da vida, incluindo
a educação. A Inteligência Artificial (IA) destaca-se como um dos elementos disruptivos e mais significativos da atualidade,
com potencial para revolucionar o ensino-aprendizagem. Diante deste cenário, torna-se crucial que os profissionais da educação
estejam preparados para navegar nesse novo paradigma e compreender o papel da escola na era da inteligência artificial, com
foco na inclusão e no bem-estar.
Mesa-redonda
|
IV Seminário do CFAE MINERVA
CFAE MINERVA, Portugal
|
2024/07/09 - 2024/07/09 | As exigências que se colocam à escola de hoje são muitas. Sabemos que as profissões do futuro estarão, inevitavelmente, relacionadas
com a tecnologia e, em particular, com a Inteligência
Artificial, pelo que introduzi-la de forma consciente e consistente na escola de hoje é o primeiro
passo para um impacto positivo numa sociedade equilibrada, digna e segura.
Mesa-redonda
|
IV Encontro de Educação em Cantanhede: IA ou nem tudo o que luz é ouro
Câmara Municipal de Cantanhede, Portugal
|
2024/07/08 - 2024/07/08 | Com o aparecimento da IA, as escolas, professores e alunos deverão aprender a criar estratégias para potenciar a aprendizagem
e torná-la um recurso valioso na sala de aula. No entanto, é crucial que os professores compreendam como utilizá-la eficazmente
e estejam cientes das implicações éticas e sociais da sua utilização. Este workshop visa, portanto, proporcionar aos participantes
uma compreensão abrangente do papel da IA na educação, com foco específico no uso do ChatGPT, BARD, Dalle-E e Magic School.
Oficina (workshop)
|
Estratégias para a utilização da Inteligência Artificial na Educação
Casa das Ciências - Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal
|
2024/07/08 - 2024/07/08 | A utilização em contexto educativo de tecnologia pode proporcionar um enriquecimento pedagógico relevante para a aquisição
de competências nas mais diversas áreas por parte dos alunos. Os dispositivos de realidade virtual e aumentada podem constituir-se
como preciosas ferramentas de auxílio do trabalho pedagógico do professor, pois são equipamentos e recursos intuitivos e de
fácil utilização, proporcionando uma autonomia de ação elevada e grande imersão na aprendizagem.
Oficina (workshop)
|
Aplicação prática de Realidade Virtual e Realidade Aumentada em contexto educativo
Casa das Ciências - Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal
|
2024/07/01 - 2024/07/05 | The aim of the programme is to train participants in the management and coordination of Erasmus+ Blended Intensive Programmes.
To this end, we will use a collaborative, multicultural and multidisciplinary teaching and learning approach and good practices
will be shared among speakers and participants. Specifically, participants will improve their skills in the design, implementation,
monitoring and dissemination of Blended Intensive Programmes and will work multicultural and multidisciplinary teams to draft
a BIP proposal.
Encontro
|
BIPs for VIPs: Blended Intensive Programmes for Very Innovative Professors
Universidad de Cádiz, Espanha
|
2024/05/04 - 2024/05/04 | VII Encontro Nacional PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar, com este encontro, pretende-se
juntar docentes, interessados em aprofundar conhecimentos nas áreas da criatividade, programação, gamificação, narrativas
digitais e animação com as TIC. Pretende-se, igualmente, criar um espaço de partilha e debate que permita um intercâmbio de
ideias e experiências potenciadoras de novas práticas educativas. Dinamizei o Workshop intitulado "Class VR, uma experiência
imersiva".
Oficina (workshop)
|
VII Encontro Nacional PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar
Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024/04/18 - 2024/04/18 | XVII Encontro de Saúde @About, este ano dedicado ao tema “Tecnologias Digitais em Saúde”. A iniciativa conjunta dos cursos
de Enfermagem e Fisioterapia esteve integrada na Semana Aberta do IPJPN.
Num contexto em que os desafios na área da saúde são múltiplos e complexos, partilhei a comunicação" Integração da Inteligência
Artificial com a Realidade Virtual: Um Novo Horizonte no Cuidado da Saúde".
Encontro
|
XVII Encontro de Saúde @About
Instituto Piaget, Portugal
|
2024/03/20 - 2024/03/20 | A integração das tecnologias emergentes, como a Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV), em contexto educativo,
apresenta um potencial revolucionário para o ensino e aprendizagem. Esta ACD destinou-se a capacitar os professores do ensino
básico e secundário para compreender e aplicar estas tecnologias de forma eficaz e pedagogicamente fundamentada.
Oficina (workshop)
|
INTEGRAR REALIDADE AUMENTADA E VIRTUAL NA SALA DE AULA
Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), Portugal
|
2024/03/16 - 2024/03/16 | X encontro "Para Além de Princesas e Dragões 2024", onde apresentei a comunicação “Harmonizando Inteligências: A Integração
da IA na Educação para a Inclusão e Desconstrução de Preconceitos”.
Encontro
|
X encontro "Para Além de Princesas e Dragões 2024"
Município de Albergaria-a-Velha, Portugal
|
2024/03/16 - 2024/03/16 | X encontro "Para Além de Princesas e Dragões 2024", onde dinamizei a oficina “IA para Todos: Construindo Pontes de Inclusão
no Ambiente Escolar”.
Oficina (workshop)
|
X encontro "Para Além de Princesas e Dragões 2024"
Município de Albergaria-a-Velha, Portugal
|
2024/03/06 - 2024/03/06 | E4TLI - Education for Technological Literacy and Inclusion para estudantes do ensino superior, onde partilhamos a integração
da Realidade Aumentada nas práticas pedagógicas dos professores universitários, de modo a tornarem as Aprendizagens dos alunos
mais significativas e profundas, de modo a que o conhecimento produzido seja muito mais duradouro, com a apresentação "Students
learning by creating in Augmented Reality".
Seminário
|
"Augmented Reality (AR) and Education & Training"
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto , Portugal
|
2024/02/29 - 2024/02/29 | Apresentação do livro "Digital Classroom at School: contributions to support innovation insights and perspectives on the pedagogical
use of digital technologies, no auditório do Instituto Piaget de V. N. Gaia.
O nosso contributo foi com o capítulo "Beyond Borders: Exploring the potential of immersive virtual learning environments
to engage students in learning through emotions", inserido no projeto S2DInTs - To Digitally Include Teachers and Students.
Conferência
|
S2DInTs - To Digitally Include Teachers and Students
APLOAD, Portugal
|
2024/02/28 - 2024/02/28 | Visita à Escola Secundária Inês de Castro para falarmos de "Cibersegurança para a geração Instagram" com alunos do Curso
Profissional Técnico de Informática - Sistemas. Alertar os jovens para os perigos da Internet e como se podem proteger numa
navegação segura.
Conferência
|
"Cibersegurança para a geração Instagram"
Escola Secundária Inês de Castro, Portugal
|
2024/02/28 - 2024/02/28 | No dia 28 de fevereiro, numa iniciativa que decorreu do projeto de mentorias do PPMD, vários professores tiveram a possibilidade
de refletir sobre algumas questões relacionadas com a Inteligência artificial e de que forma é que a mesma poderá ser usada
nas suas práticas letivas. Durante cerca de 3 horas, falamos sobre a importância da mudança do papel do professor, das questões
associadas à ética e à importância do trabalho relacionado com a cidadania digital.
Oficina (workshop)
|
ACD “A IA na Educação – o caso do ChatGPT”
CCTIC-ESE/IPS, Portugal
|
2023/12/18 - 2023/12/19 | Workshop sobre aplicações STEAM para as nossas salas de aula. O evento foi inundado com ideias revolucionárias e conceitos
inovadores no campo da robótica e programação para serem utilizadas e partilhadas com os nossos alunos.
Oficina (workshop)
|
e-Technology Lab - Primary Teacher Workshop
esa - Agência Espacial Europeia, Bélgica
|
2023/11/16 - 2023/11/18 | Participação na mesa redonda do XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa, que decorreu em Setúbal, onde apresentamos
“Despertar Emoções: O Impacto Transformador da Realidade Virtual na Aprendizagem”
Simpósio
|
XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/09/23 - 2023/09/23 | I Encontro sobre Avaliação Digital, onde mergulhamos nas inovações contemporâneas da avaliação educativa, destacando os múltiplos
benefícios que a tecnologia traz ao processo. Com práticas mais personalizadas, dinâmicas e interativas, a avaliação digital
permite um feedback mais imediato, uma avaliação mais flexível e personalizada, adaptada às necessidades individuais dos alunos,
promovendo uma aprendizagem mais eficaz e envolvente.
Encontro
|
I Encontro sobre Avaliação Digital
Intuitivo, Portugal
|
2023/09/07 - 2023/09/07 | Matemática e Futebol na Sala de Aula: Metodologias Criativas para o Ensino Básico", um workshop inovador e interativo que
teve como objetivo explorar e aplicar o mundo do futebol como uma ferramenta educativa no ensino da matemática. Concebido
para professores, educadores e profissionais da área, este evento proporcionou uma oportunidade única de aprender e trocar
ideias sobre como envolver os alunos de maneira lúdica e eficaz, tornando o ensino da matemática uma experiência mais agradável
e cativante.
Oficina (workshop)
|
X Jornadas da Educação
Município de Lousada, Portugal
|
2023/09/06 - 2023/09/06 | VIII Encontro SUPERTABi. Um dia intenso com excelente partilha de conhecimento e aprendizagem. Fantásticos momentos proporcionados
pelos oradores convidados que agarraram a plateia desde o 1o minuto até ao apagar das luzes!
Encontro
|
VIII Encontro SUPERTABi
SUPERTABi, Portugal
|
2023/07/18 - 2023/07/23 | "A Utilização do Digital como Meio de Suporte à Aprendizagem Ativa", onde demonstramos o profundo entendimento do papel vital
da tecnologia na educação, abordando-a de forma prática e objetiva.
Simpósio
|
V Simpósio Internacional e VIII Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
|
2023/05/10 - 2023/05/12 | Workshop sobre aplicações STEAM, onde os participantes foram envolvidos em sessões práticas, onde aprenderam sobre tecnologias
avançadas, como robôs em Marte e Plantas em Marte. Excelentes formadores partilharam os seus insights e conhecimentos, proporcionando
um olhar raro e sempre atento sobre a vanguarda da pesquisa espacial. O networking também foi uma parte essencial do evento,
oferecendo a oportunidade de estabelecer contatos valiosos com parceiros de vários países europeus.
Oficina (workshop)
|
Secondary Teachers' Workshop
esa - Agência Espacial Europeia, Bélgica
|
2022/09/26 - 2022/09/28 | 16 participantes de 6 países presentes no Education Finnish Summit, Estados Unidos, Austrália, Índia, Portugal, Escócia e
Finlândia. Dias super preenchidos e muito proveitosos onde, para além da sessões de trabalho, tivemos ainda a oportunidade
de visitar escolas finlandeses, onde não há cadeiras e mesas permanentes, onde cada espaço é um espaço de aprendizagem, sem
professores stressados ou irritados, onde os alunos sabem as atividades e tarefas a cumprir com a liberdade de o fazerem em
qualquer espaço da escola.
Encontro
|
Education Finnish Summit
3DBear, Finlândia
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/23 | Aprendizagem dos primeiros socorros com o Scratch
Orientador
|
Marco André Ferreira Araújo (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2024/07/23 | A Realidade Aumentada como Recurso de Exploração Filosófica do Conceito de Estética nos Alunos do Décimo Primeiro Ano de Escolaridade
Orientador
|
Joaquim Miguel Dias Barroso (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2024/07/23 | Andebol: Da Teoria à Prática - Recurso Educativo Digital para alunos de Educação Física
Orientador
|
Jorge Miguel Nunes Barrocas Seabra (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2024/07/22 | Exploração de Fronteiras Educacionais: Potencial Pedagógico do uso da RV e RA no Ensino dos Seres vivos do Reino Animal
Orientador
|
Marco Tiago Pinto Couto (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2024/07/22 | Descobrindo a composição rítmica com Apps
Orientador
|
Raquel Míriam Bártolo Ferreira Fidalgo (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2024/07/22 | Integração das TIC na Produção Musical
Orientador
|
Celso Diogo Moreira Meireles (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2024/07/22 | Ensino de Cibersegurança usando Tecnologias de Informação e Comunicação
Orientador
|
Fernando António Neves Cepinha Belo (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2024/06/28 | Explorando a Natureza na Aprendizagem Matemática de Crianças com Dificuldade Intelectual e de Desenvolvimento (DID) do 2º
Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Telma Sofia Lima Valente de Oliveira (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2024/06/28 | UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ESTUDO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN
Arguente
|
Diana Valquíria Teixeira Costa Leite (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2024/06/27 | Utilização de tecnologias, em contexto de sala de aula, com crianças com Perturbação Específica da Aprendizagem na Leitura
(Dislexia)
Arguente
|
Ana Margarida da Costa Madruga (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2024/06/21 | Construção de um Agrupamento de Escolas Inteligente e Inclusivo - o Papel Transformador da Inteligência Artificial (IA)
Arguente
|
Hugo Alexandre Santos Simões (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2024/06/20 | COMUNICAR E INOVAR: AS TIC AO SERVIÇO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Arguente
|
Amadeu Borges da Rocha e Sousa (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2023/06/27 | Uma abordagem com metodologias ativas e o uso das TIC na exploração de "As Religiões" em EMRC
Orientador
|
Alexandre José Rocha Caetano (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2023/06/16 | A motivação para aprender através da criatividade e do desafio: Clube 3D e Robótica – Projeto Robot SMARS
Arguente
|
Pedro Miguel Branco Gonçalves Barroso (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2023/05/28 | Ferramentas Digitais na Educação: o uso do Nearpod nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento
Orientador
|
Mara Lúcia Patrício Mora Gabriel (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2023/05/19 | AS TIC COMO ATIVIDADE DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO
Arguente
|
Paulo Jorge Falcão Gabriel (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2022/09/23 | A articulação pedagógica do professor de Ciências Naturais com o professor de Educação Especial. Contributos para a inclusão
dos alunos com apoio educativo no 3 º Ciclo
Arguente
|
Maria Helena Coelho Sabino Salvador (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2022/09/22 | Sala de Aula Invertida - uma metodologia para todos
Arguente
|
Maria de Fátima Gonçalves da Fonseca Silva (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2021/07/14 | As Tecnologias Digitais como recursos promotores da inclusão
Arguente
|
Sandra Marise de Abreu Antunes (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2020/06/20 | INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: NOVAS FORMAS DE ENSINAR E DE APRENDER
Arguente
|
Francisco Manuel Nunes de Oliveira (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2024/07/26 | O Instituto Piaget identificou a necessidade de repensar o espaço de aprendizagem, antes centrado no professor, e o processo de ensino, adotando novas metodologias e ferramentas digitais. O papel do professor deve ser o de orientar os alunos, permitindo-lhes aprender ao seu próprio ritmo. A flexibilidade do mobiliário facilita a circulação do docente pela sala, promovendo o contacto constante com os alunos e transformando aulas síncronas em momentos de colaboração e partilha. | Mais Magazine |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2024/07/10 - 2024/07/10 | Podcast Sebenta Digital by BCN | Uso de ferramentas STEAM, como robots educativos, na sala de aula, para combater o insucesso escolar |
2024/05/31 - 2024/06/02 | 1.ª Edição do Game On Espinho | Aprender com Jogos |