Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joana Alexandra Vaz Teixeira
Nomes de citação
- Teixeira, Joana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1111-67B5-CD85
- ORCID iD
- 0000-0002-1562-8584
Endereços de correio eletrónico
- joanateixeira@fcsh.unl.pt (Profissional)
Moradas
- Avenida de Berna, 26-C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- http://clunl.fcsh.unl.pt/en/team/joana-teixeira/ (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018/11/14
Concluído
|
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Especialização em Psycholinguistics
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"L2 acquisition at the interfaces: Subject-verb inversion in English and its pedagogical implications" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Unanimously approved with Very Good |
2012
Concluído
|
Master in Teaching English and French in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O desenvolvimento de capacidades de leitura a partir de diferentes tipos de texto ('Developing reading skills using different
types of texts')" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 (scale 0-20) |
2009
Concluído
|
BA in Languages, Literatures and Cultures, English and French Studies (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 (scale of 0-20) |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/07/01 - 2021/08/31 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/02/06 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/09/01 - 2023/02/05 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2019/02/01 - 2021/06/30 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2018/10/01 - 2019/05/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | ||
2015/01/01 - 2019/01/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09 - Atual | Mobility Coordinator of the Linguistics Department | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023/04 - Atual | Coordinator of the courses in Portuguese as a foreign language | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020 - 2021 | Coordinator of the exchange programmes between NOVA FCSH and Chinese universities | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2014/01/01 - 2017/12/31 | FCT PhD Fellow (grant no. PD/BD/52263/2013) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal | ||
2013/02/01 - 2013/12/30 | Research Fellow in the “Study for the evaluation of the impact of the implementation of Portuguese as a non-mother tongue in the Portuguese educational system” | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2011/09/01 - 2012/07/31 | Teacher of English in the 3rd Cycle of Basic Education | Escola Secundária Quinta do Marquês, Portugal |
2010/09/01 - 2011/05/31 | Trainee teacher of English and French in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education | Escola Secundária Quinta do Marquês, Portugal |
2009/09/01 - 2010/08/31 | Integration into Research Fellow in the project "Syntax and morphology in L2 acquisition" | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/01 - 2017/12 | L2 acquisition at the interfaces: Subject-verb inversion in English and its pedagogical implications
PD/BD/52263/2013
Bolseiro de Doutoramento
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013/02/01 - 2013/12/31 | Study for the evaluation the impact of the application of Portuguese as a non-native language on the Portuguese educational
system and for the definition of prospective measures for this curricular area in basic and secondary education
PEP/2012/137
Bolseiro de Investigação
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
2009 - 2010 | Morphology and Syntax in L2 Acquisition
POCI/LIN/62214/2004
Bolseiro de Integração na Investigação
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | Heritage languages go to school: The interplay of (extra)linguistic factors in successful language development
SRG22\220379
Investigador
Lancaster University, Reino Unido
|
The British Academy
Em curso
|
2021/11 - Atual | ANACOREX: Anaphora and referring expressions in bilingualism: Triangulating corpus and experimental approaches
PID2020-113818GB-I00
Investigador
Universidad de Granada, Espanha
|
Em curso
|
2018 - Atual | ANACOR: A corpus-based approach to anaphora resolution in second language acquisition: beyond the interfaces
FFI2016-75106-P
Investigador
Universidad de Granada, Espanha
|
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
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Tese / Dissertação |
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Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
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2023 | Microvariation in anaphora resolution in Romance null subject languages: Data from L1 and L2 speakers | ARISLA Workshop II: Anaphora Resolution in Second Language Acquisition
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
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2023 | Clitic placement in L2 European Portuguese: From developmental stages to the end state | Our ID: Colloquium in Honor of Inês Duarte
Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
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2023 | Clitics and null objects in L2 European Portuguese | Heritage Language 2 Consortium (HL2C) and the Second Language Learning and Teaching (SLLAT) Research Group
University of Lancaster
|
2023 | Null objects in L2 European Portuguese | L2 Portuguese @ Lancaster
University of Lancaster (Lancaster, Reino Unido)
|
2023 | Input matters in L2 acquisition at the interfaces: The case of null objects in L2 European Portuguese | EuroSLA 32
University of Birmingham (Birmingham, Reino Unido)
|
2023 | Clitic placement in adult L2 European Portuguese: when L1 and L2 acquisition meet | EuroSLA 32
University of Birmingham (Birmingham, Reino Unido)
|
2023 | Input variability and adult L2 acquisition: The case of clitic placement in European Portuguese | Romance Turn 23
Facultad de Educación U.N.E.D. (Madrid, Espanha)
|
2023 | Input effects in the acquisition of null objects in L2 European Portuguese | Workshop on Null Objects from a Crosslinguistic and Developmental Perspective
Goethe-Universität Frankfurt am Main (Alemanha)
|
2023 | Efeitos do input na aquisição de PE L2: o caso dos objetos nulos | XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
(Portugal)
|
2022 | Microvariation in the interpretation of pronominal subjects in null subject Romance languages. [with Alexandra Fiéis and Ana Madeira] | International Congress on Syntax: In Honour of Professor Ana Maria Brito
(Porto, Portugal)
|
2022 | The role of animacy and antecedent position in L2 anaphora resolution: microvariation in Romance. [with Alexandra Fiéis and Ana Madeira] | EuroSLA 31
(Fribourg, Suiça)
|
2022 | Are non-native speakers sensitive to microvariation in anaphora resolution? The case of Italian and Spanish learners of European Portuguese. [with Alexandra Fiéis and Ana Madeira] | GASLA 16
(Noruega)
|
2022 | Colocação de clíticos em PE L2: percurso de desenvolvimento e estado final. | XXXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
(Portugal)
|
2021/05 | Anaphora resolution in L2 European Portuguese: Animacy effects and the position of the antecedent (joint work with Alexandra Fiéis and Ana Madeira) | Romance Turn 2021
(Ibiza, Espanha)
|
2021 | Beyond the position of the antecedent strategy: Animacy effects in L2 anaphora resolution [joint work with Alexandra Fiéis and Ana Madeira] | APRAR: The Acquisition and Processing of Reference and Anaphora Resolution
Vrije Universiteit Brussel (Brussels, Bélgica)
|
2021 | Microvariation in L2 anaphora resolution [joint work with Alexandra Fiéis and Ana Madeira] | 7th Bucharest Colloquium of Language Acquisition - BUCLA 7
University of Bucharest (online, Roménia)
|
2021 | Are non-native speakers sensitive to microvariation in anaphora resolution? The case of Italian learners of European Portuguese [joint work with Alexandra Fiéis and Ana Madeira] | Boston University Conference on Language Development - BUCLD 46
Boston University (Boston, Estados Unidos)
|
2021 | Microvariation in the resolution of pronominal subjects in Romance: European Portuguese vs. Italian [joint work with Alexandra Fiéis and Ana Madeira] | Going Romance 2021
University of Amsterdam (Amsterdam, Países Baixos)
|
2021 | A Estratégia da Posição do Antecedente: uma área de variação em línguas românicas de sujeito nulo ('The position of the antecedent strategy: an area of variation in null subject Romance languages) [joint work with Alexandra Fiéis and Ana Madeira] | XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (online, Portugal)
|
2020/10 | Microvariação na resolução de sujeitos pronominais: português europeu vs. italiano ('Microvariation in the resolution of subject pronouns: European Portuguese vs. Italian') (joint work with Alexandra Fiéis and Ana Madeira) | XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
(Portugal)
|
2020/10 | Corpora e aquisição de língua não materna: o subcorpus de português L1 - espanhol L2 do CEDEL2 ('Corpora and second language acquisition: the Portuguese L1 - Spanish L2 subcorpus of CEDEL2') (joint work with Cristóbal Lozano and Ana Madeira) | XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
(Portugal)
|
2020/06 | The syntax-discourse interface: A problem area in L2 acquisition and in L2 teaching? [Invited talk] | Research Seminar in Linguistics
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
|
2020/01 | Interfaces linguísticas na aquisição e no ensino de L2 ('Linguistic interfaces in L2 acquisition and teaching') [Invited talk] | Invited talk at Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2020 | Resolução anafórica em português europeu L2: efeitos de animacidade e a posição do antecedente ('Anaphora resolution in L2 European Portuguese: animacy effects and the position of the antecedent') (joint work with Alexandra Fiéis and Ana Madeira) | XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
(Portugal)
|
2019/11 | Anaphora resolution in L1 and L2 European Portuguese: Does animacy matter? (joint work with Alexandra Fiéis and Ana Madeira) | Going Romance 2019
University of Leiden (Leiden, Países Baixos)
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2019/09 | O efeito do ensino explícito no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2: Sintaxe vs. sintaxe-discurso ('The effect of explicit instruction on the development of different types of properties in an L2: Syntax vs. syntax-discourse') | XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/08 | Gradient optionality at the syntax-discourse interface: The case of subject-verb inversion in advanced and near-native English | EuroSLA 29
Lund University (Lund, Suécia)
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2019/07 | Como é que estudos em aquisição podem informar o ensino da gramática em L1 e L2? ('How can acquisition research inform L1 and L2 grammar teaching?') (joint work with Joana Batalha) [invited talk] | XIV Fórum de Partilha Linguística
Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2019/01 | Bridging the gap between generative SLA and language teaching: An example | VI Jornadas de Português Língua Estrangeira – Aquisição e Didática
Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2018/09 | Sujeitos nulos em inglês L2 ('Null subjects in L2 English') | XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade Aberta (Lisbon, Portugal)
|
2018/09 | The differential impact of explicit instruction on syntactic and syntax-discourse properties | EuroSLA 28
University of Münster (Münster, Alemanha)
|
2018/09 | Can explicit instruction help L2 learners overcome persistent L1 interference? The case of free inversion in L2 English | Romance Turn IX
Universitatae din Bucaresti (Bucharest, Roménia)
|
2018/07 | Pode o ensino explícito da gramática ajudar o aprendente de L2 a ultrapassar problemas resultantes da interferência da sua L1? ('Can explicit grammar teaching help L2 learners overcome problems resulting from persistent L1 interference?') | III Encontro Temático APL/ESE - Formação, Investigação e Ensino da Língua
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2017/09 | Divergência seletiva no estádio final de aquisição de L2: Dados sobre a construção com there em inglês ('Selective divergence at the end state of L2 acquisition: Data on the there-construction in L2 English') | XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2017/05 | Referential and expletive subjects at the end-state of English L2 acquisition | International Conference on Multilingualism and Multilingual Education (ICMME 17)
(Braga, Portugal)
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2017/04 | Is the syntax-discourse interface a locus of permanent optionality? The case of locative inversion in L2 English | 14th Generative Approaches to Second Language Acquisition Conference (GASLA 14)
University of Southampton (Southampton, Portugal)
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2016/12 | From a Romance null subject grammar to a non-null subject grammar: The syntax of subjects in advanced and near-native English | Going Romance 2016
Goethe-Universität (Frankfurt, Alemanha)
|
2016/11 | Inversão locativa em inglês L2: Um caso de teste para a Hipótese de Interface ('Locative inversion in L2 English: A testing ground for the Interface Hypothesis') | XI Fórum de Partilha Linguística
(Lisbon, Portugal)
|
2016/10 | Será a interface sintaxe-discurso necessariamente um locus de opcionalidade em L2? O caso da inversão locativa em inglês L2 ('Is the syntax-discourse interface a locus of permanent optionality? The case of locative inversion in L2 English') | XXXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2016/07 | Quão nativos se podem tornar os falantes não nativos? O estádio final da aquisição de sujeitos pré- e pós-verbais em inglês L2 ('How native can non-native speakers become? The end-state of the acquisition of pre- and post-verbal subjects in L2 English') | Ciência 2016
(Lisbon, Portugal)
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2016/03 | L2 acquisition at the syntax-discourse interface: Subject-verb inversion in English. [invited talk] | Bilingualism Reading Group
University of Edinburgh (Edinburgh, Reino Unido)
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2015/10 | Inversão locativa e tópicos cénicos: Os casos do inglês, francês e português europeu ('Locative inversion and stage topics: The cases of English, French and European Portuguese') | X Fórum de Partilha Linguística
Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
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2015/10 | Inversão locativa e tópicos cénicos: Os casos do inglês, francês e português europeu ('Locative inversion and stage topics: The cases of English, French and European Portuguese') | XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Minho (Lisbon, Portugal)
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2015/09 | (Re)thinking the Interface Hypothesis and its implications for language teaching | 48th Annual Meeting of the British Association for Applied Linguistics
Aston University (Birminghan, Reino Unido)
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2015/07 | Locative inversion and stage topics: The cases of English, French and European Portuguese | VII Encuentro de Gramática Generativa
Univerdad de Buenos Aires (Buenos Aires, Argentina)
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2014/11 | A Hipótese de Interface: Evidência, críticas e questões para investigação futura ('The Interface Hypothesis: Evidence, criticism and questions for future research') | IX Fórum de Partilha Linguística
Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
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2014/07 | The Interface Hypothesis: What we know and what we need to find out | Lisbon Graduate Conference in Linguistics
Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
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2014 | Apresentação do estudo de impacto do PLNM no sistema educativo ('Presentation of the study on the impact of Portuguese as a Non-Mother Tongue in the educational system') (joint work with Ana Madeira, João Costa, Fernanada Botelho, Alexandra Fiéis and Ana Sousa Martins) | International conference Português Língua Não Materna no Sistema Educativo: Avaliação de Impacto e Medidas Prospetivas
(Lisbon, Portugal)
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Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
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2022 - Atual | Conhecimento explícito e escrita: o uso de estruturas concessivas por estudantes falantes de português do Brasil ('Explicit
knowledge and writing: the use of concessive structures by Brazilian Portuguese-speaking students')
Orientador
|
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - Atual | Aquisição do objeto nulo em português europeu L2 por falantes de chinês mandarim: aspetos sintáticos e semânticos ('Acquisition
of the null object in L2 European Portuguese by Mandarin Chinese speakers: syntactic and semantic aspects')
Orientador
|
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - Atual | A aquisição de inversão sujeito-verbo no português brasileiro como língua de herança ('The acquisition of subject-verb inversion
in Brazilian Portuguese as a heritage language')
Orientador
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Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
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2021 - Atual | The Syntax and Processing of Cleft Structures in Native and Non-Native European Portuguese
Coorientador de Xinyi Li
|
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2023 | Concordância verbal em português língua de herança: aquisição e ensino ('Verb agreement in Portuguese as a heritage language:
acquisition and teaching')
Orientador
|
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2023 | Variação na concordância verbal – um estudo sobre o verbo haver existencial
Coorientador
|
Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2022 | The null subject parameter in Portuguese and Mandarin Chinese
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - 2021 | Erro e Feedback: estratégias de correção do erro e motivação do aluno ('Errors and feedback: error correction strategies and
learner motivation')
Coorientador de Beatriz Seborro
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º C do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2021 | A integração de competências de multiliteracia e de conteúdos (inter)culturais na aula de língua estrangeira ('Integrating
multiliteracy skills and (inter)cultural content in the foreign language class')
Coorientador de Ana Rita Moura
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º C do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | Generative Approaches to Language Acquisition (GALA 16) (2024/09/12 - 2024/09/14)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
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2022 - Atual | International Congress on Syntax: In honour of Professor Ana Maria Brito (2022/07/13 - 2022/07/15)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2016/11 - 2016/11 | Member of the organizing committee of the XI Fórum de Partilha Linguística (11th Forum for Linguistic Sharing) (2016/11/24 - 2016/11/25)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2015/11/27 - 2015/11/28 | Member of the organizing committee of the X Fórum de Partilha Linguística (10th Forum for Linguistic Sharing) (2015/11/27 - 2015/11/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | L1 morphosyntactic attrition at the early stages: Evidence from production, interpretation, and processing of subject referring expressions in L1 Spanish-L2 English instructed and immersed bilinguals | Fernando Martín-Villena (Doutoramento)
Universidad de Granada, Espanha
|
2022 | O objeto nulo em português europeu e em chinês: sintaxe e aquisição
Arguente principal
|
Li Junxuan (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 | Aquisição de objeto nulo no português europeu como língua não materna por falantes nativos de chinês mandarim | Jinwen Yu (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 | O ensino bilingue no 1.º ciclo – Especificidades das práticas pedagógicas.
Arguente principal
|
Joana Bigodinho (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2021 | Studies on anaphora resolution in L1 Spanish – L2 English and L1 English – L2 Spanish: combining corpus and experimental methods | Teresa Quesada (Doutoramento)
Universidad de Granada, Espanha
|
2021 | Studies on anaphora resolution in L1 Spanish – L2 English and L1 English – L2 Spanish: combining corpus and experimental methods | Teresa Quesada (Doutoramento)
Universidad de Granada, Espanha
|
2020 | On Pseudorelatives and Human Sentence Parsing
Arguente
|
Miriam Aguilar (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2020 | A Hipótese de Reconfiguração dos Traços e a Aquisição dos Padrões de Colocação de Clíticos por Aprendentes de Português Europeu
Língua Segunda ('The Feature Reassembly Hypothesis and the Acquisition of
Patterns in Clitics Placement by Learners of European Portuguese as a Second Language')
Arguente
|
Ronan Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | e-Teals; an e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies | |
2023 - Atual | International Journal of Bilingualism | |
2022 - Atual | Lingua | Elsevier |
2022 - Atual | Second Language Research | SAGE publications |
2022 - Atual | IRAL- International Review of Applied Linguistics in Language Teaching | De Gruyter |
2021 - Atual | ITL - International Journal of Applied Linguistics | John Benjamins |
2020 - 2020 | Atlantis Journal of the Spanish Association for Anglo-American Studies | AEDEAN (Asociacion Espanola de Estudios Anglo-Norteamericanos) |
2020 - 2020 | Revista Nebrija de Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas | |
2019 - 2019 | Revista da Associação Portuguesa de Linguística |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019 - Atual | Avaliação e produção de materiais ('Materials evaluation and production') | Teaching Portuguese as a Non-Native Language (Pós-Graduação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019 - Atual | Metodologias Específicas de Ensino de Língua não Materna ('Specific Methodologies in Non-Native Language Teaching') | Teaching Portuguese as a Non-Native Language (Pós-Graduação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2018 - Atual | English Linguistics | BAs in Languages, Literature and Culture, in Translation and in Language Sciences (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2016 - Atual | Language development in children | MA in Teaching English in the 1st cycle of Basic Education (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023 - 2023 | Linguística Comparada (Comparative Linguistics) | (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021 - 2023 | Sintaxe I (Syntax I) | (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2021 - 2023 | Temas de Sintaxe I (Topics in Syntax I) | (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2021 - 2023 | Sintaxe Comparada I (Comparative Syntax I) | (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2018 - 2023 | Gramática do Português ('Portuguese Grammar') | BAs in Languages, Literature and Cultures, in Translation and in Portuguese Studies | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022 - 2022 | Introdução à Linguística (Introduction to Linguistics) | (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2022 - 2022 | Bases de Análise Linguística (Principles of Grammatical Analysis) | (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2021 - 2022 | Sintaxe II (Syntax II) | (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2021 - 2022 | Temas de Sintaxe II (Topics in Syntax II) | (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2021 - 2022 | Sintaxe Comparada II (Comparative Syntax II) | (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2021 - 2021 | Projeto de Investigação em Aquisição de Segunda Língua ('Research Project on Second Language Acquisition') | Ciências da Linguagem (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020 - 2021 | Educação Intercultural ('Intercultural Education') | Teaching Portuguese as a Non-Native Language (Pós-Graduação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020 - 2021 | Iniciação à Investigação em Aquisição de Segunda Língua ('Introduction to Research in Second Language Acquisition') | (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2018 - 2021 | Introduction to Language Sciences | BAs in Languages, Literature and Culture, in Translation and in Portuguese Studies (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019/07/01 - 2019/07/05 | Linguistic interfaces: first and second language acquisition | NOVA Summer School in Linguistics (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2015 - 2016 | English language development in children | Curso de complemento de formação para a docência no grupo de recrutamento 120 destinado a titulares de qualificação profissional para a docência no grupo de recrutamento 330 | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
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2020 - Atual | Prémio de Investigação APL/Maria Helena Mira Mateus 2020 | Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
Distinções
Prémio
2013 | Best Masters of Arts Award (“Prémio Melhores Mestres”) [This award was given to the best student of each MA programme]
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2009 | Merit and Excellence Award (“Prémio de Mérito e Excelência”) [This award is given to the best student of each BA programme]
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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