Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Isabel Lemos do Carmo Pereira
Nomes de citação
- Pereira, Ana Isabel
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 121E-B818-5DB9
- ORCID iD
- 0000-0002-4218-1028
- Researcher Id
- CAG-2096-2022
- Scopus Author Id
- 57199276022
Endereços de correio eletrónico
- anapereira@fcsh.unl.pt (Profissional)
Websites
- 5vozes.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015/01/01 - 2019/11/19
Concluído
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"The influence of singing with text and a neutral syllable on Portuguese children’s vocal performance, song recognition, and
use of singing voice" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good |
2016/09 - 2017/06
Concluído
|
Data Analysis in the Social Sciences (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
18 |
2014/09 - 2015/06
Concluído
|
Ciências Musicais (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
18 |
2012/09 - 2014/03
Concluído
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado integrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Concepção de recursos didácticos e construção de uma escala de avaliação do desempenho para alunos de Educação Musical do
2º e 3º Ciclos do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2007/09 - 2011/06
Frequentou
|
Música na Comunidade (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
n/a |
2002/09 - 2008/07
Concluído
|
Vocal studies (Outros)
Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, Portugal
|
|
2000/09 - 2001/07
Concluído
|
Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
17 |
1993/09 - 2000/07
Concluído
|
Flute (Outros)
Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, Portugal
|
|
1992/09 - 1999/09
Concluído
|
Engenharia do Ambiente (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"Avaliação de Riscos Naturais em Portugal Continental" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
CESEM, FCSH NOVA, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/03/15 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal | ||
2014/09 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2020/02 - 2023/03/14 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2021/09 - 2023/02 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09 - 2022/07 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio Saint Daniel Brottier, Portugal |
2010/09 - 2014/07 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Externato O Lar da Criança, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/05/02 - Atual | Coordinator of the Master's in Teaching of Musical Education in Elementary Education | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2023/04/01 - Atual | Executive Secretary of CESEM | CESEM, FCSH NOVA, Portugal |
CESEM, FCSH NOVA, Portugal | ||
2021/04/15 - Atual | Coordinator of the Education and Human Development Research Group | CESEM, FCSH NOVA, Portugal |
CESEM, FCSH NOVA, Portugal | ||
2020/10/01 - Atual | Co-coordinator of the Post-Graduate Course Music in Infancy: Intervention and Research | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09 - 2023/03 | Music teacher | Conservatório de Música de Sintra, Portugal |
2015 - 2016 | Music Trainer | Direção-Geral da Educação, Portugal |
2012/09 - 2014/06 | Musical Workshop Teacher (6-9 years old) | Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - 2019 | The influence of singing with text and a neutral syllable on Portuguese children's vocal performance, song recognition, and
use of singing voice
PD/BD/114489/2016
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001/11/02 - 2003/02/27 | POLIS Environmental Performance Evaluation Project
no reference
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos em Inovação Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1999 - 2001 | Engenho e Obra: A Engenharia em Portuga no século XX
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH2%FBGCT2%F95112%F2002/PT
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de Lisboa Centro de Estudos em Inovação Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, Portugal
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/01 - 2025/12/31 | Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
LA/P/0132/2020
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/01/01 - 2024/12/30 | SenseSquared — Becoming through the senses: towards artistic ways of being in the world
Outra
Musica, Impulscentrum voor Muziek , Bélgica
|
European Union |
2019/01/01 - 2019/12/31 | Research Centre for the Sociology and Aesthetics of Music
UID/EAT/00693/2019
Investigador
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/02 - 2024/06 | One Thousand Birds in Coimbra
a indicar
Investigador
Companhia de Música Teatral, Portugal
CESEM, FCSH NOVA, Portugal |
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Em curso
|
2022 - 2024 | SenseSquared. Becoming through the senses: towards artistic ways of being in the world
Investigador
CESEM, FCSH NOVA, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | CESEM - Strategic project - UID/EAT/00693/2019
UID/EAT/00693/2019
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015/01 - 2018/12 | GermInArte - Transformação Artística de Agentes para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância
Transformação Artística de Agentes para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância
Bolseiro de Doutoramento
CESEM, FCSH NOVA, Portugal
Companhia de Música Teatral, Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Propriedade Intelectual
Patente |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/23 | One Thousand Birds in Coimbra: Stories of care and well-being | XIV International Colloquium Arts for Childhood and Social and Human Development
Companhia de Música Teatral, CESEM / NOVA FCSH (Lisbon , Portugal)
|
2024/11/16 | Zooming One Thousand Birds — Moving towards a Cartography | 2nd international SenseSquared Conference, An Educations for the Future MANIFESTO
Musica Impulse Centre (Belgium) (Brussels , Bélgica)
|
2024/10/26 | Raízes e Revolução: Para uma seleção de repertório vocal | Roots and Revolution: Towards a selection of vocal repertoire | XVIII Encontro APEM 2024: A Música na Educação - A arte de selecionar repertório
Associação Portuguesa de Educação Musical (Lisbon , Portugal)
|
2024/09/12 | Educar com Arte – Transformando Aprendizagens | Jornadas de Educação: “Desvendando a Mente, Moldando o Futuro: Neurociências e Educação”
Município de Chaves | Instituto Politécnico de Bragança (Chaves, Portugal)
|
2024/03/02 | A aprendizagem musical dos 6 aos 9 anos segundo Edwin Gordon | Music learning from 6 to 9 years old according to Edwin Gordon's MLT | Cycle of Worshops for Higher Music Education Students
Escola Superior de Música de Lisboa - IPL (Lisbon , Portugal)
|
2023/05/15 | A teoria de aprendizagem musical dá-te aaaaasas: Voos de criatividade musical e teatral | Simpósio do Dia do Ensino de Música
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco , Portugal)
|
2023/05/08 | Composição para crianças: Para uma (trans)formação de professores | Seminário da unidade curricular de Oficinas de Composição
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (online , Portugal)
|
2022/09/28 | Children engaged in music creation | Musichildren’22
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022/03/12 | The relationship between melody and words in songs: What do the children sing and say? | III Seminário Arte para a Infância
A Musiquim (São Miguel, Açores, Portugal)
|
2021/11/13 | Itineraries in training music professionals for children | XI International Colloquium Arts For Childhood and Social and Human Development
Companhia de Música Teatral, CESEM - NOVA FCSH (Lisbon, Portugal)
|
2020/09/24 | O papel da melodia e das palavras na prática vocal coletiva | Encontros quinzenais do Projeto Canto coletivo em extensão – Estratégias e possibilidades, Roda de Conversa 3
Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brasil)
|
2020/07/28 | Predictors of tonal achievement when singing with text and neutral syllable | ISME Commission on Research in Music Education / 28th International Pre-Conference Seminar
University of Jyväskylä (Jyväskylä, Finlândia)
|
2019/11/23 | Música e Desenvolvimento Humano: Reflexões sobre Investigação e Formação | IXth International Colloquium Arts for Childhood and Social and Human Development
Companhia de Música Teatral; CESEM NOVA FCSH; Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2019/09/20 | Singing and chanting without words: Repertoire from Manual para a Construção de Jardins Interiores | IC CIPEM 2019 – International Conference of CIPEM/INET-md, Challenges in Music Education
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/08/29 | Echoes of GermInArte: A project on artistic transformation for social and human development since childhood | Art in Education – Building Partnerships with Artists, Schools, Young People and Communities
Oslo Metropolitan University (Oslo, Noruega)
|
2019/01/25 | Colos de Música: A contribution to build inner gardens | International Symposium of Music Education and Didactic Materials
Universidad de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2018/09 | Two Workshops: "Colos de Música" and "BébéPlimPlim" | I Jornadas Internationales SignificArte
Facultad de Ciencias de la Educación (Sevilla, Espanha)
|
2018/08 | The relationship between the recognition of songs and two song-teaching strategies among first- to fourth-grade students | 15th International Conference on Music Perception and Cognition / 10th Triennial Conference of the European Society for the
Cognitive Sciences of Music (ICMPC15/ESCOM10)
Centre for Systematic Musicology, University of Graz (Graz, Áustria)
|
2018/07 | Workshop - Colos de Música (trans. Music Laps): A tool for building inner gardens | 18th ISME Pre-Conference International Seminar: Young’s children’s musical journeys
Beit Almusica (Shefar'am, Israel)
|
2018/03 | Jardim Interior (Inner Garden): An immersive training in arts for childhood | 26th European Association for Music in Schools Conference: Competences in Music Education
European Association for Music in Schools (Jelgava/Riga, Letónia)
|
2018/03 | The use of the singing voice, vocal performance on songs, and music aptitude among first to fourth graders: A cluster-analysis approach | 2018 NAfME Music Research and Teacher Education National Conference
NAfME (Atlanta, Estados Unidos)
|
2017/11 | The development and application of a measurement tool for assessing children’s vocal performance | VII Encontro Nacional de Investigação em Música ENIM 2017
SPIM (Braga, Portugal)
|
2017/10 | The influence of two song-teaching strategies on vocal performance among kindergarten children and its relationship with their use of voice registers | I Congreso Internacional de Psicología de la Música y la Interpretación Musical (Con Musica 2017)
AEPMIM - UNED (Madrid, Espanha)
|
2017/08 | The influence of two song-teaching strategies on vocal performance among kindergarten to fourthgrade children | The sixth Conference of the Asia-Pacific Society for the Cognitive Sciences of Music (APSCOM 6)
Japanese Society for Music Perception and Cognition (JSMPC) (Kyoto, Japão)
|
2017/06 | The Relationship Between Children's Use of Singing Voice and Singing Accuracy | III Simpósio CESEM
CESEM, FCSH NOVA (Lisboa, Portugal)
|
2017/06 | Music Psychology and Pedagogy: Projects in progress | Seminário Doutoral de Verão
CESEM, FCSH NOVA (Lisboa, Portugal)
|
2017/06 | The influence of two song-teaching strategies on vocal performance in 6 to 7 years-old children and its relationship with their use of the singing voice | 8th EuNet Music Educators and Researchers of Young Children Conference (MERYC 2017)
European Network for Music Educators and Researchers of Young Children (MERYC) (Cambridge, Reino Unido)
|
2017/06 | BebéPlimPlim: A contribution to shared listening experiences | 8th EuNet Music Educators and Researchers of Young Children Conference (MERYC 2017)
European Network for Music Educators and Researchers of Young Children (MERYC) (Cambridge, Reino Unido)
|
2017/04 | The Relationship Between Children's Ue of Singing Voice, Singing Accuracy, and Self-perception on Singing with Text and Neutral Syllable | The Sixth International Symposium on Assessment in Music Education
University of Florida and Birmingham City University (Birmingham , Reino Unido)
|
2017/02 | Recognition of songs among kindergarten to fourth-grade children | Social exchange through Audiation
Lamci-CESEM, FCSH NOVA (Lisboa, Portugal)
|
2016/10 | A relação entre o reconhecimento auditivo e o desempenho vocal de canções com e sem palavras em crianças em idade pré-escolar | Conferência de Doutorandos
Escola Doutoral Pedro Hispano (Lisboa, Portugal)
|
2016/07 | The Relationship Between Kindergarten Children's Vocal Performance and Recognition of Songs with and without Words | 14th International Conference for Music Perception and Cognition
Sempre, SMPC, National Science Foundation (San Francisco, Estados Unidos)
|
2016/06 | GermInArte Project: Artistic Transformation for Human and Social Development | II Simpósio CESEM
CESEM, FCSH NOVA (Lisboa, Portugal)
|
2015/12 | GermInArte Project: Artistic Transformation for Human and Social Development | Musicaklassen Extra Symposium
Musica, Impulscentrum voor Muziek (Neerpelt, Bélgica)
|
2015/10 | The effect of timbre on melody recognition of songs among preschool-aged children | The 6th World Conference on Learning, Teaching & Educational Leadership
Academic World Education and Research Center (Paris, França)
|
2014/05 | Construção e estudo de validade de uma escala de desempenho musical com alunos do 2º e 3º ciclos | Open Class (Doctoral Seminar)
LAMCI-CESEM (Lisboa, Portugal)
|
2013/11 | Brincar com palavras, melodias e canções | III Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano
Companhia de Música Teatral, Lamci-CESEM, Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10 - Atual | A exploração da diversidade cultural a partir do uso das paisagens sonoras numa turma do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de João Maldonado Abreu Castelo Branco
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10 - Atual | Paisagens Sonoras e Criatividade: Sonorização de Desenhos Animados com Alunos de Educação Musical do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Maria Filipa Galvão Augusto
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10 - Atual | “Paisagens Tonais” – Criação de paisagens sonoras com recurso à harmonia tonal no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Filipe Manuel Fonseca Durães
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10 - Atual | Paisagens Sonoras do “Eu”: Autorretratos Sonoros com alunos de Educação Musical do 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de João Daniel Oliveira Vicente
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10 - Atual | “Harmonias Humanas”: A criação de Paisagens Sonoras através de Coro e Movimento para a disciplina de Educação Musical em 2.º
Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Laura Carolina Martins Ferreira
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10 - Atual | As Paisagens Sonoras e o canto como recursos para a inclusão em ambiente de diversidade cultural em turmas do 2º Ciclo do
Ensino Básico
Orientador de Mariana da Fonseca Azevedo Dias Diogo
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10 - Atual | A composição de paisagens sonoras com recurso ao POLISphone e a Histórias Sonorizadas por alunos do 2º ciclo do ensino básico
Orientador de Marta Isabel Torga de Oliveira Dias Fonseca
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10 - Atual | Harmonias do Alentejo: Cante Alentejano e Paisagens Sonoras numa turma de Educação Musical do 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Sara Isabel Gonçalves Martins
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10 - Atual | As Vozes de Pessoa: A Paisagem Sonora enquanto ferramenta de recriação musical de poemas de Fernando Pessoa no ensino de Educação
Musical no 2º ciclo do Ensino Básico
Orientador de Sofia dos Santos Gomes Bôrras
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/10 - Atual | Critérios e estratégias para coros de excelência no Ensino Artístico Especializado
Orientador de Ana Sofia Filipe Vale de Gato
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
2022/10 - Atual | Paisagens sonoras: Porquê? Pensar as paisagens sonoras e a sua relação com a Comunidade de Investigação Filosófica e com a
Escola
Coorientador de Helena Maria de Carvalho Maurício
|
Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2022/02/01 - Atual | The relationship between phonological awareness and echo imitation ability of rhythmic patterns in Portuguese preschool children
Coorientador de Mário Filipe Gouveia Moniz
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/02/01 - Atual | The influence of singing with text and neutral syllable on vocal performance and song recognition of elderly people residing
in a care home
Coorientador de Pedro Henrique Fernandes Gonçalves
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/02/01 - Atual | A journey of resonances: Exploring Focusing as the basis for music creation
Coorientador de Gonçalo Nuno Baptista Moreira
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/01/01 - Atual | Música e movimento corporal: refinando conceitos à luz das correspondências intermodais
Coorientador de Cristiane Magda Nogueira de Sousa
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024/10/01 - 2025/02/28 | Observação e registo de comportamentos musicais no âmbito de criações artísticas para a infância | observation and analysis
musical behaviour in artistic creations for children
Orientador de Adriana Margarida de Jesus Lopes
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
2024/05/15 - 2025/02/15 | Microanálise de comportamentos musicais no âmbito de interações musicais e artísticas | Microanalysis of musical behaviour
in the context of musical and artistic interactions
Orientador de Sofia dos Santos Gomes Bôrras
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
2022/10 - 2024/07 | Imaginação e criatividade em Educação Musical: Interpretação de narrativas gibberish e notação não convencional por alunos
do 2.º ciclo
Orientador de Ana Maria Marques Silva
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/10 - 2024/07 | O desenvolvimento musical e pessoal através da improvisação utilizando a linguagem gibberish com alunos do 2.º ciclo
Orientador de João Rodrigues da Conceicao de Rodrigues Vicente
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/09 - 2024/03 | Desenvolvimento de competências de reconhecimento tímbrico no Ensino Artístico Especializado da Música
Orientador de Romeu de Oliveira Gomes
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
2022/10 - 2024/02 | O Papel da Composição Aliada ao Gibberish no Desenvolvimento da Criatividade dos Alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Edgar Enoque Barbosa
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/10 - 2024/01 | Uso da Criatividade nas Aulas de Formação Musical
Orientador de Paulo Jorge Figueiredo Cordeiro
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
2021/10 - 2024/01 | O ensino e as aprendizagens essenciais na Iniciação Musical em Portugal
Coorientador de Vera Lúcia Nunes Gomes
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
2022/10 - 2023/12 | O Gibberish como Recurso Expressivo no Processo de Composição Musical do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Maria Inês Pires dos Santos
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/10 - 2023/12 | Do gibberish à improvisação vocal: contributos para o desenvolvimento dos domínios da experimentação e criação
Orientador de Rita Andrés da Cunha Mendes
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/01/01 - 2023/10/26 | O papel da autorregulação da aprendizagem no ensino instrumental
Coorientador de Marija Mihajlovic Pereira
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/10/23 - 2021/10/23 | IV Colóquio de Estética Social: A Experiência da Arte e Sensibilização em Comunidade (2021/10/23)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
CESEM, FCSH NOVA, Portugal Universidade de São Paulo, Brasil |
2021/05/07 - 2021/05/07 | Incubadora de I's Seminar: Development through relationships - Insights from films [with Prof. Maya Gratier, France] (2021/05/07)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
CESEM, FCSH NOVA, Portugal |
2021/05/07 - 2021/05/07 | Incubadora de I's Seminar: O cantor a caminho: Reflexão sobre uma experiência, Prof. Lúcia Lemos, and A contribuição da
filosofia do implícito e da focalização para a prática artística moderna [with Ph.D. candidate Gonçalo Moreira, Portugal] (2021/05/07)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
CESEM, FCSH NOVA, Portugal |
2021/03/06 - 2021/03/06 | Incubadora de I's Workshop: Engaging young children in musical thinking [with Prof. Cynthia Taggart, Michigan State University,
USA] (2021/03/06)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
CESEM, FCSH NOVA, Portugal |
2021/02/19 - 2021/02/19 | Incubadora de I's Workshop: Exploração dos princípios básicos do sistema Laban (LMA) e sua aplicação prática no contexto das
orientações musicais para a infância [with Prof. Ana Paula Almeida, Scotland] (2021/02/19)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
CESEM, FCSH NOVA, Portugal |
2020/12/21 - 2020/12/21 | Incubadora de I's Conference: Investigação e Incentivo [with doctoral students in Musicology, speciality in Teaching and Music
Psychology] (2020/12/21 - 2020/12/21)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020/02/28 - 2020/02/28 | Seminar Qualitative Research in Music: A closer look at five approaches [with Prof. Elizabeth Cassidy Parker, Temple University,
PA, USA] (2020/02/28 - 2020/02/28)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2018/11/13 - 2018/11/15 | Workshop: Music Learning Theory for Elementary General Children [with Prof. Cynthia Taggart, Michigan State University, USA] (2018/11/13 - 2018/11/15)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
CESEM, FCSH NOVA, Portugal |
2018/09/19 - 2018/09/20 | Workshop: Music Learning Theory and Early Childhood [with Prof. Beth Bolton, Temple University, PA, USA] (2018/09/19 - 2018/09/20)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
CESEM, FCSH NOVA, Portugal |
2017/05/05 - 2017/05/05 | Teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon e ensino de violino e violoncelo: Toca a Audiar [with Madalena Cabral, and
Mafalda Nascimento, Portugal] (2017/05/05 - 2017/05/05)
Seminário (Coorganizador)
|
CESEM, FCSH NOVA, Portugal |
2017/02/21 - 2017/02/24 | Seminar: Audiation and Social Exchange in Infancy [with Prof. Beth Bolton, Temple University, PA, USA] (2017/02/21 - 2017/02/24)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
CESEM, FCSH NOVA, Portugal |
2016/10/11 - 2016/10/16 | Course: Developing Musicianship through Improvisation [with Prof. Christopher Azzara, University of Rochester, USA] (2016/10/11 - 2016/10/16)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
CESEM FCSH NOVA, University of Rochester, Portugal |
2016/04/19 - 2016/04/19 | Workshop: A Sense of Belonging: Developing Social, Cultural, Emotional and Intellectual Understanding through Audiation [with
Prof. Beth Bolton, Temple University, PA, USA] (2016/04/19 - 2016/04/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
CESEM, FCSH NOVA, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/02/10 - 2023/02/10 | A field trip to CESEM was made by secondary music students and included activities at Lamci-Lec.
Oficina (workshop)
|
Field trip to CESEM by secondary music students.
CESEM, FCSH NOVA, Portugal
|
2019/11/22 - 2019/11/22 | Workshop: Music Development and Learning - Let's start at the Very Beginning [Prof. Wendy Valerio, University of South Carolina,
USA]
Oficina (workshop)
|
Complementary Program to the IX International Colloquium Arts for Childhood and Social and Human Development
CESEM, FCSH NOVA, Portugal
Companhia de Música Teatral (CMT), Portugal |
2019/11/22 - 2019/11/22 | Workshop: YES! All Children can Learn to Sing! [Prof. Joanne Rutkowski, Pennsylvania State University, USA]
Oficina (workshop)
|
Complementary Program to the IX International Colloquium Arts for Childhood and Social and Human Development
CESEM, FCSH NOVA, Portugal
Companhia de Música Teatral (CMT), Portugal |
2019/07/01 - 2019/07/12 | Professional Development Level Course in Early Childhood Music, Level 1 [Gordon Institute of Music Learning (GIML), USA].
Outro
|
Professional Development Level Course in Early Childhood Music
Gordon Institute for Music Learning, Estados Unidos
Temple University Boyer College of Music and Dance, Estados Unidos |
2019/05/14 - 2019/05/21 | Short training course: Research Ethics Course [16th Edition]
Outro
|
Research Ethics Course
NOVA Doctoral School , Portugal
|
2018/11 - 2018/11 | Moderator
Encontro
|
IXth International Colloquium Arts for Childhood and Social and Human Development
Companhia de Música Teatral (CMT), Portugal
CESEM, FCSH NOVA, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2018/11 - 2018/11 | Workshop: Music Learning Theory for Elementary General [Prof. Cynthia Taggart, Michigan State University, USA]
Oficina (workshop)
|
Music Learning Theory for Elementary General
CESEM, FCSH NOVA, Portugal
|
2018/11 - 2018/11 | Workshop: Music Learning Theory for Early childhood [Prof. Cynthia Taggart, Michigan State University, USA]
Oficina (workshop)
|
Music Learning Theory for Early childhood
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
CESEM, FCSH NOVA, Portugal Companhia de Música Teatral (CMT), Portugal |
2018/09 - 2018/09 | Workshop: Music Learning Theory and Early Childhood [Prof. Beth Bolton, Temple University, USA]
Oficina (workshop)
|
Music Learning Theory and Early Childhood
CESEM, FCSH NOVA, Portugal
|
2018/06/02 - 2018/06/06 | Short training course: Management Project Course [12th Edition]
Outro
|
Management Project Course
NOVA Doctoral School , Portugal
|
2018/02/05 - 2018/02/08 | Short training course: Interview Methods and Data Analysis [Lisbon Winter School]
Outro
|
Interview Methods and Data Analysis
FCSH/NOVA, Portugal
|
2017/11/09 - 2017/11/11 | Oral presentation: The development and application of a measurement tool for assessing children's vocal performance
Encontro
|
VII Encontro Nacional de Investigação em Música ENIM 2017
Sociedade Portuguesa de Musicologia (SPIM), Portugal
|
2017/10/28 - 2017/10/28 | Moderator
Encontro
|
VII Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano
Companhia de Música Teatral (CMT), Portugal
CESEM, FCSH NOVA, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2017/10/05 - 2017/10/07 | Oral presentation: The influence of two song-teaching strategies on vocal performance among kindergarten children and its
relationship with their use of voice registers
Conferência
|
I Congreso Internacional de Psicología de la Música y Interpretación Musical (Con Musica)
AEPMIN-UNED, Espanha
|
2017/08/25 - 2017/08/27 | Oral presentation: The influence of two song-teaching strategies on vocal performance among kindergarten to fourth-grade children
Conferência
|
The sixth Conference of the Asia-Pacific Society for the Cognitive Sciences of Music (APSCOM 6)
Asia-Pacific Society for the Cognitive Sciences of Music, Japão
|
2017/07/10 - 2017/07/14 | Training course in Orff Pedagogy
Outro
|
Curso Internacional Música Y Movimiento em la Educación
Asociación Orff España, Espanha
|
2017/06/20 - 2017/06/24 | Oral Presentation: The influence of two song-teaching strategies on vocal performance in 6 to 7 year-old children and its
relationship with their use of voice registers
Conferência
|
8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children
European Network for Music Educators and Researchers of Young Children (MERYC), Reino Unido
|
2017/06/20 - 2017/06/24 | Workshop presentation: BebéPlimPlim - contribution to shared listening experiences
Conferência
|
8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children
European Network for Music Educators and Researchers of Young Children (MERYC), Reino Unido
|
2017/05/05 - 2017/05/05 | Music Learning Theory and the teaching of violin and cello presentation of didactic material.
Livro "Toca a Audiar" by the authors Prof. Madalena Cabral and Prof. Mafalda Nascimento.
Seminário
|
Music Learning Theory and the teaching of violin and cello – presentation of didactic material
CESEM, FCSH NOVA, Portugal
|
2017/04/18 - 2017/04/21 | Oral presentation: The relationship between children's use of singing voice, singing accuracy and self perception on singing
with text and neutral syllable
Conferência
|
The Sixth International Symposium on Assessment in Music Education
University of Florida and Birmingham City University, Reino Unido
|
2017/02/21 - 2017/02/24 | Seminar: Audiation and Social Exchange in Infancy [Prof. Beth Bolton, Temple University, PA, USA]
Oficina (workshop)
|
Audiation and Social Exchange in Infancy
CESEM, FCSH NOVA, Portugal
|
2016/10/11 - 2016/10/16 | Short training course: Developing musicianship through improvisation [Prof. Christopher Azzara, University of Rochester, USA]
Outro
|
Developing musicianship through improvisation
CESEM, FCSH NOVA, Portugal
|
2016/10/12 - 2016/10/14 | Short training course: Information Literacy Course.
Outro
|
Information Literacy Course
NOVA Doctoral School , Portugal
|
2016/10/03 - 2016/10/03 | Oral presentation: The Relationship Between Kindergarten Children's Vocal Performance and Recognition of Songs with and without
Words
Conferência
|
Doctoral Conference: 4th Edition
Escola Doutoral Pedro Hispano, Portugal
|
2016/10 - 2016/10 | VI International Colloquium Arts for Childhood and Social and Human Development
Encontro
|
VI International Colloquium Arts for Childhood and Social and Human Development
Companhia de Música Teatral (CMT), Portugal
CESEM, FCSH NOVA, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2016/09/19 - 2016/09/26 | Short training course: Value Creation Course.
Outro
|
Value Creation Course.
NOVA Doctoral School , Portugal
|
2016/07/05 - 2016/07/09 | Oral presentation: The Relationship Between Kindergarten Children's Vocal Performance and Recognition of Songs with and without
Words
Conferência
|
14th International Conference for Music Perception and Cognition
Society for Music Perception and Cognition, Estados Unidos
|
2016/06/17 - 2016/06/17 | Oral presentation: The Relationship Between Kindergarten Children’s Vocal Performance and Recognition of Songs with and without
Words
Simpósio
|
II Simpósio do CESEM
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
2016/06/17 - 2016/06/17 | Oral presentation: GermInArte Project - Artistic TransFormation for Human and Social Development
Simpósio
|
II Simpósio do CESEM
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
2016/06/15 - 2016/06/17 | Short training course: Science Communication Course.
Outro
|
Science Communication Course
NOVA Doctoral School , Portugal
|
2016/05/23 - 2016/05/30 | Short training course: Intellectual Property Course.
Outro
|
Intellectual Property Course
NOVA Doctoral School , Portugal
|
2016/04/19 - 2016/04/19 | A sense of belonging: Developing social, cultural, emotional, and intellectual understanding through audiation [Prof. Beth
Bolton, Temple University, USA]
Oficina (workshop)
|
A sense of belonging: Developing social, cultural, emotional and intellectual understanding through audiation.
CESEM, FCSH NOVA, Portugal
|
2015/12/01 - 2015/12/02 | Oral presentation: GermInArte Project - Artistic Transformation for Human and Social Development
Simpósio
|
MusicaKlassen Extra Symposium
Music Impulse Centre for Music, Bélgica
|
2015/11/14 - 2015/11/14 | V International Colloquium Arts for Childhood and Social and Human Development
Encontro
|
V International Colloquium Arts for Childhood and Social and Human Development
Companhia de Música Teatral (CMT), Portugal
CESEM, FCSH NOVA, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2015/11/06 - 2015/11/07 | Short training course: Research Data Management.
Outro
|
Research Data Management
NOVA Doctoral School , Portugal
|
2015/10/29 - 2015/10/31 | Oral Presentation: The effect of timbre on melody recognition of songs among preschool-aged children
Conferência
|
6th World Conference on Learning, Teaching & Educational Leadership
Organized by Near East University, University of Kyrenia, Academic World Education and Research Center & Association for Human,
Science, Natura, Education and Technology, França
|
2015/10/15 - 2015/10/17 | Short training course: Communicating Science Visually.
Outro
|
Communicating Science Visually
NOVA Doctoral School , Portugal
|
2015/06/15 - 2015/06/26 | Professional Development Level Course in Elementary General Music, Level 1 [Gordon Institute of Music Learning (GIML), USA]
Outro
|
Professional Development Level Course in Elementary General Music, Level 1
Michigan State University - Lansing Community Campus, Estados Unidos
Gordon Institute for Music Learning, Estados Unidos |
2015/05/01 - 2015/05/04 | Seminar: Music Moves for Piano [Prof. Marylin Lowe, USA]
Seminário
|
Music Moves for Piano
Escola de Música dos Salesianos de Lisboa, Portugal
|
2015/03/09 - 2015/03/12 | Short training course: Research Design [Lisbon Winter School]
Outro
|
Research Design
FCSH/NOVA, Portugal
|
2015/03/02 - 2015/03/04 | Short training course: Abstract Writing.
Lisbon Winter School.
Outro
|
Abstract Writing
FCSH/NOVA, Portugal
|
2014/12/13 - 2014/12/13 | IV International Colloquium Arts for Childhood and Social and Human Development
Encontro
|
IV International Colloquium Arts for Childhood and Social and Human Development
Companhia de Música Teatral (CMT), Portugal
CESEM, FCSH NOVA, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2014/07/07 - 2014/07/11 | Course: New Practices in Instrument Teaching According to Edwin Gordon's TAM, level 1 [Prof. Madalena Cabral and Prof. Mafalda
Nascimento]
Outro
|
Novas Práticas no Ensino do instrumento Segundo a TAM de Edwin Gordon
Colégio Pedro Arrupe, Portugal
|
2014/02/26 - 2014/02/26 | Seminar: Estratégias Pedagógicas para a Educação Musical na Infância [Prof. Betânia Parizzi, UFMG, Brazil]
Seminário
|
Estratégias Pedagógicas para a Educação Musical na Infância
CESEM, FCSH NOVA, Portugal
|
2012/09 - 2012/09 | II International Colloquium Arts for Childhood and Social and Human Development
Conferência
|
II International Colloquium Arts for Childhood and Social and Human Development
Companhia de Música Teatral (CMT), Portugal
CESEM, FCSH NOVA, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2010/08/29 - 2010/09/03 | XXXVIII Course of Musical Pedagogy [Prof. Jos Wuytack, Belgium]
Outro
|
XXXVIII Course of Musical Pedagogy
Associação Wuytack de Pedagogia Musical, Portugal
|
2010/07/10 - 2010/07/15 | Short training course: Música na Infância: Desenvolvimento da voz cantada e observação [Prof. João Reigado, CESEM, Portugal]
Seminário
|
Escola de Verão da NOVA
CESEM, FCSH NOVA, Portugal
|
2010/06/28 - 2010/07/01 | Short training course: Pedagogy and didactics of singing for the adolescent and child voice [Prof. Ana Leonor Pereira, Portugal]
Seminário
|
Pedagogia e Didática do Canto para a voz adolescente e infantil
Associação Portuguesa de Educação Musical , Portugal
|
2008/07/08 - 2008/07/11 | Course: Choral Conducting of Children and Youth Choirs
Outro
|
IV Curso Internacional de Direção e Pedagogia Coral – Vocalizze
Instituto Piaget, Portugal
|
2000/10/01 - 2001/06/30 | Long training course: Music facilitators training [Prof. Ana Maria Ferrão, ESELx - IPL, Portugal]
Outro
|
Curso de Monitores de Expressão Musical
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10/24 | Uma democratizaão do ensino musical - A Escola a Tempo Inteiro e o enriquecimento curricular: Implementação, Orientações,
Perceções
Arguente principal
|
Vera Mónica Lopes Inácio Cordeniz (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2024/07/19 | Imaginação e criatividade em Educação Musical: Interpretação de narrativas gibberish e notação não convencional por alunos
do 2.º ciclo
Orientador
|
Ana Maria Marques Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024/07/19 | O desenvolvimento musical e pessoal através da improvisação utilizando a linguagem gibberish com alunos do 2º ciclo
Orientador
|
João Rodrigues da Conceição de Rodrigues Vicente (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024/06/07 | A pertinência das orquestras no ensino básico de música no desenvolvimento musical, pessoal e social do aluno
Arguente principal
|
Carolina Duarte Valente de Brito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
2024/03/22 | O desenvolvimento de competências de reconhecimento tímbrico no Ensino Artístico Especializado da Música
Orientador
|
Romeu de Oliveira Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
2024/02/23 | O Papel da Composição Aliada ao Gibberish no Desenvolvimento da Criatividade dos Alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Edgar Enoque Barbosa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024/02/07 | A partilha de emoções por alunos do 2º ciclo do ensino básico através de ambientes de improvisação musical
Arguente
|
Bruno Manuel Capangue Neto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024/01/30 | Preparação do aluno para os pré-requisitos de Formação Musical das Provas de Conhecimentos Gerais de Música no acesso ao Ensino
Superior
Arguente principal
|
Tiago Manuel Domingos da Rosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
2024/01/18 | O desenvolvimento da Criatividade nas Aulas de Formação Musical
Orientador
|
Paulo Jorge Figueiredo Cordeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
2023/12/19 | O gibberish mediador no diálogo entre as artes: Criação e interpretação de partituras gráficas numa turma de 2.º Ciclo do
Ensino Básico
Presidente do júri
|
Adriana Margarida de Jesus Lopes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/12/19 | O diálogo entre soundscape e gibberish: Orquestrando narrativas sonoras digitais como recurso educativo para a composição
e representação visual no âmbito do ensino da Educação Musical
Presidente do júri
|
Ricardo Filipe Nunes Pires Mestre (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/12/18 | A canção tradicional açoriana na disciplina de Educação Musical
Arguente principal
|
Gerson Fábio Rodrigues Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/12/15 | Composição musical no 2.º Ciclo do Ensino Básico com recurso ao gibberish e às tecnologias
Presidente do júri
|
César Tavares de Sousa Mendes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/12/15 | O gibberish como estímulo para a criatividade na construção de partituras gráficas com alunos de Educação Musical do 2.º Ciclo
do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Sílvia Alexandra Borges Ferreira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/12/15 | Do gibberish à improvisação vocal: Contributos para o desenvolvimento dos domínios da experimentação e criação
Orientador
|
Rita Andrés da Cunha Mendes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/11/07 | Ensinar música em parceria no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma intervenção numa escola pública
Vogal
|
Ana Isabel Teixeira Ferreira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/09/27 | A prática coral como veículo de uma melhor aprendizagem da teoria musical
Presidente do júri
|
Maria Isabel Fernandes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/09/15 | O Gibberish como Recurso Expressivo no Processo de Composição Musical de Educação Musical do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Maria Inês Pires dos Santos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/07/21 | A Inserção Musical e Cultural Brasil / Portugal: O Estudo de Caso do Bloco Puf-tictá em Évora
Arguente
|
Letícia Sandra Araújo Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/02/24 | Repensar o modelo de concerto na música erudita no séc. XXI: Um estágio no Plano Nacional das Artes
Arguente principal
|
Ana Filipa Oliveira Lima (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/12/19 | O canto: importância na vida e na educação da criança
Arguente principal
|
Andreia Margarida Marques de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/07/13 | Como gerir os conflitos através da dança
Presidente do júri
|
Mariana Saraiva Carvalho Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/06/21 | Emotional intensity towards favorite and non-favourite tonal stimuli: A continuous self-report study with adults
Vogal
|
Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona Corrêa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022 - Atual | 8th EIMAD: International Meeting of Research in Music, Arts and Design | Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) Instituto Politécnico de Castelo Branco |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/06 - Atual | Reviewer of the Journal From Research to Practice: Studies of Educational Nature https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/index | Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2015/07 - 2018/07 | Rapporteur in GermInArte Project [funded by Calouste Gulbenkian Foundation] | CESEM, FCSH NOVA, Portugal Companhia de Música Teatral, Portugal |
2012/07 - 2014/07 | Rapporteur in Opus Tutti Project [funded by Calouste Gulbenkian Foundation] | CESEM, FCSH NOVA, Portugal Companhia de Música Teatral, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/09 - Atual | Pedagogy and Psychology of Music | Ciências Musicais (Mestrado integrado) | FCSH/NOVA, Portugal |
2021/02/08 - Atual | Music Learning Theory for Preschoolers | Música na Infância: Intervenção e Investigação (Pós-Graduação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020/09/28 - Atual | Music Learning Theory for newborns, infants and toddlers | Música na Infância: Intervenção e Investigação (Pós-Graduação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020/09/28 - Atual | Research Lab II: Replication | Música na Infância: Intervenção e Investigação (Pós-Graduação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020/09/28 - Atual | Introduction to Music Psychology and Pedagogy | Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019/02/13 - Atual | Music Didactics in Music Education II: Music Learning Theory | Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado integrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2016/09 - Atual | Psychology of Music | Música na Comunidade (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - Atual | Music II | Educação Básica (regime pós-laboral) (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/09 - 2023/02 | Music Education Didactics II | Ensino de Música (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal |
2022/02 - 2022/06 | Music Education Didactics I | Ensino de Música (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal |
2021/09 - 2022/06 | Project Methodology II | Mediação Artística e Cultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/08/30 - 2021/09/03 | Movement and Listening in Music Guiding Sessions for Children (0-5 years): Techniques, Tools and Proposals | (Outros) | CESEM, FCSH NOVA, Portugal Summer School - Centro Luís Krus (NOVA FCSH), Portugal |
2021/07/29 - 2021/08/06 | z.Lab One Thousand Birds: Online training in Arts for Childhood | (Outros) | Companhia de Música Teatral, Portugal CESEM, FCSH NOVA, Portugal |
2018 - 2021 | Intervention Project in Artistic and Cultural Mediation I | Mediação Artística e Cultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2021 | Intervention Project in Artistic and Cultural Mediation III | Mediação Artística e Cultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2020/08/31 - 2020/09/06 | Musical Guidance for Children: Observation, systematization, and reflection based on Edwin Gordon's Music Learning Theory | (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Summer School - Centro Luís Krus (NOVA FCSH), Portugal |
2020/01/12 - 2020/02/06 | Musical Guidance for Children: Observation, systematization, and reflection based on Edwin Gordon's Music Learning Theory | (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal New Year's Courses - Centro Luís Krus (NOVA FCSH), Portugal |
2019/07/22 - 2019/07/26 | Music in the 1st Cycle of Basic Education: Applying Edwin Gordon's Music Learning Theory | (Outros) | CESEM, FCSH NOVA, Portugal Summer School - Centro Luís Krus (NOVA FCSH), Portugal |
2019/01/12 - 2019/02/06 | Musical Guidance for Children: Observation, systematization, and reflection based on Edwin Gordon's Music Learning Theory | (Outros) | CESEM, FCSH NOVA, Portugal New Year's Courses - Centro Luís Krus (NOVA FCSH), Portugal |
2017/03 - 2018/11 | Transitive Training "Music for Early childhood" (GermInArte Project) | Formação Transitiva Música para a Infância (Outros) | Companhia de Música Teatral (CMT), Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal CESEM, FCSH NOVA, Portugal |
2016 - 2017 | Portuguese Culture | Erasmus (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - 2015 | Musical Intervention Workshop | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017/04 - Atual | National Association for Music Education (NAfME) | |
2017/01 - Atual | Sempre: Society for Education, Music and Psychology Research | |
2016/01 - Atual | International Society for Music Education (ISME) | |
2015/11 - Atual | Instituto de Aprendizagem Musical Edwin Gordon | membro da Direção |
2015/07 - Atual | Gordon Institute of Music Learning | |
2015 - Atual | Ricercare - Associação Musical | Membro da Direção |
2011/01 - Atual | Associação Portuguesa de Educação Musical |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/12/20 - Atual | Member of the evaluation committee for Carme Mampel JUNCADELLA, “The effects of Alexander Techique lessons in undergraduate singing students: A multiple case study” (projeto de Doutoramento em Ciências Musicais - especialidade de Ensino e Psicologia da Música, NOVA FCSH), December 20, 2021 | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023/12/21 - 2023/12/21 | President of the Evaluation committee for Bráulio Vidile. Instruções metafóricas no ensino de instrumento musical: Processos de significação de professores e alunos. Final Project in the Doctorate in Musicology - Music Teaching and Music Psychology | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023/11/02 - 2023/11/30 | Attribution of 1 scholarship in the scope of the Project Thematic History of Music in Portugal and Brazil (UIDP/00693/2020) | CESEM, FCSH NOVA, Portugal |
2021/12/13 - 2021/12/13 | Member of the evaluation committee for Mário Filipe Gouveia MONIZ, The relationship between phonological awareness and echo imitation ability of rhythmic patterns in Portuguese preschool children (PhD project in Musical Sciences, Teaching and Music Psychology) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020/12/22 - 2020/12/22 | Member of the evaluation committee for Pedro Henrique Fernandes GONÇALVES, The influence of singing with text and neutral syllable on vocal performance and song recognition of elderly people residing in a care home (PhD project in Musical Sciences, Teaching and Music Psychology) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2023/06/01 - 2023/09/30 | Música y autorregulación: estudio de los efectos de los estilos musicales sobre la autorregulación emocional y el rendimiento académico del alumnado de educación secundaria | Miguel Ángel López Hermida |
2021/01/11 - 2021/11/30 | A relação entre a consciência fonológica e a capacidade de imitação em eco de padrões rítmicos em crianças portuguesas em idade pré-escolar | Mário Filipe Gouveia Moniz |
2020/03/01 - 2020/11/15 | A journey of resonances: Focusing and music creation | Gonçalo Nuno Baptista Moreira |
Distinções
Outra distinção
2014 | Best Master Student in the Master of Music Teaching in Basic Education (2nd Cycle)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|