Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- César Augusto Martins Miranda de Freitas
Nomes de citação
- Freitas, César A. M. Miranda de
- Freitas, C. A. M. M.
- Freitas, C.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 121F-4682-7F69
- ORCID iD
- 0000-0003-2881-7015
Endereços de correio eletrónico
- cesar.freitas@iees.pt (Profissional)
- cesar.miranda.freitas@gmail.com (Pessoal)
Moradas
- Rua Universitária 200, 4820-509, Medelo, Fafe, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012/05/18
Concluído
|
Literaturas e Culturas Românicas (Doutoramento)
Especialização em Literatura Portuguesa
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Alexandre de Gusmão: da Literatura Jesuíta de Intervenção Social" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção por unanimidade |
2006/07/14
Concluído
|
Literaturas Românicas (Mestrado)
Especialização em Literatura Portuguesa e Brasileira
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A novela portuguesa no século XVII: o caso Mateus Ribeiro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2004/08/31
Concluído
|
Literaturas Românicas (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Literaturas Portuguesa e Brasileira
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Muito Bom |
2000/06/06
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura)
Especialização em Estudos Portugueses
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/09/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2011/09/01 - 2015/08/31 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Tecnologias de Fafe, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/09/04 - Atual | Director de Unidade Orgânica | Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal |
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal | ||
2011/09/01 - 2015/09/03 | Director de Unidade Orgânica | Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal |
Escola Superior de Tecnologias de Fafe, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007/08/01 - 2012/05/18 | Alexandre de Gusmão: da Literatura Jesuíta de Intervenção Social
SFRH/BD/39062/2007
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007/08 - 2012/05 | Alexandre de Gusmão: da Literatura Jesuíta de Intervenção Social
SFRH/BD/39062/2007
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/09/01 - Atual | G.E.N.P.E.M. - Grupo de Estudos das Novelas Portuguesas da Época Moderna
0
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Biblioteca do Exército, Portugal |
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/11/04 | Camillo - The Writer's Route: a literary touristic experience | International Conference On Tourism Technology And Systems 03-05 November 2022, Santiago, Chile
Autonomous University of Chile (Santiago, Chile)
|
2022/07/14 | The impact of reading habits on school success: perspectives of student and teacher librarians | ICITED'22 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session: DTLP'21-Digital transformation
in the teaching and learning process.
ESPM - Higher School of Advertising and Marketing (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2022/07/14 | The Promotion of Playful Reading - Evaluation by the Participants of the "10 Minutes Reading" Project | ICITED'22 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session: DTLP'22-Digital transformation
in the teaching and learning process.
ESPM - Higher School of Advertising and Marketing (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2022/07/14 | The (re)invention of pedagogy through digital technologies in time COVID-19 | ICITED'22 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session: DTLP'22-Digital transformation
in the teaching and learning process.
ESPM - Higher School of Advertising and Marketing (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2022/07/14 | Eco-Schools in Higher Education Institutions: Analysing Portuguese Students’ Practices and Perspectives | ICITED'22 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session: DTLP'22-Digital transformation
in the teaching and learning process.
ESPM - Higher School of Advertising and Marketing (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2021/07/15 | The School Library and The Promotion of Reading and Writing: evaluation of the Reading and Writing Project «Small readers/Future writers» | ICITED'21 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session: DTLP'21-Digital transformation
in the teaching and learning process.
Instituto de Estudos Superiores de Fafe (Fafe, Portugal)
|
2021/07/15 | D@L classes in Higher Education during pandemic COVID-19: the video analysis with webQDA | ICITED'21 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session: DTLP'21-Digital transformation
in the teaching and learning process.
Instituto de Estudos Superiores de Fafe (Fafe, Portugal)
|
2021/07/15 | School principals' beliefs and perceptions about the use of digital technologies in the management of the school organization | ICITED'21 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session: DTLP'21-Digital transformation
in the teaching and learning process.
Instituto de Estudos Superiores de Fafe (Fafe, Portugal)
|
2021/07/08 | O Projeto Fenómeno Fénix promotor de Práticas Docentes Inovadoras | XVI Symposium Internacional sobre el Prácticum y las prácticas externas: “Prácticas externas virtuales versus presenciales:
transformando los retos en oportunidades para la innovación”
Red de Prácticum - Asociación para el Desarrollo del Prácticum y de las Prácticas Externas (Poio, Pontevedra, Espanha)
|
2019/05/18 | Literatura infantojuvenil e Educação literária: do álbum literário a Camilo | Sessões de formação “Camilo em Passos”
Agrupamento de Escolas de Fafe. Centro de Formação Francisco de Holanda (Fafe, Portugal)
|
2018/09/12 | Poesia Portuguesa Contemporânea: Breves Notas de Leitura | Jornadas da Educação: Novas Perspetivas e Desafios
Agrupamento de Escolas de Fafe (Fafe, Portugal)
|
2017/12/15 | A ficção narrativa do Padre Mateus Ribeiro: de intrincado labirinto de peregrinações, desgraças e infortúnios à novela exemplar | Seminário «Prosa de Ficção nos séc. XVII e XVIII», Curso de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes
Universidade do Porto. Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2017/03/27 | Da Emergência da Leitura ao Prazer de Ler: Álbuns Literários – Literatura para a Primeira Infância? | VIII Jornadas Literárias de Fafe
Agrupamento de Escolas Montelongo (Fafe, Portugal)
|
2016/11/25 | Cartas de edificação e cartas de negócios e impertinências: fontes para a reconstituição do provincialato do Padre Alexandre de Gusmão (S.J. 1629-1724) no Brasil | V Encontro CITCEM. As Linhas e as Letras: Epistolografia e Memória da cultura escrita
Universidade do Porto. Faculdade de Letras. CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (Porto, Portugal)
|
2016/11/04 | Novelas «exemplares» e de «aventuras» no século XVII: Mateus Ribeiro | Seminário «Prosa de Ficção nos séc. XVII e XVIII», Curso de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes
Universidade do Porto. Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2016/03/16 | «O poeta tem olhos de água para reflectirem todas as cores do mundo»: A Palavra e a Liberdade | Encontro Literário «Fafe nos Caminhos da Literatura»
Agrupamento de Escolas de Fafe (Fafe, Portugal)
|
2015/03/19 | «Toda a poesia é luminosa» ? A escola e a formação de leitores de poesia | II Encontro de Escritores/Fafe 2015. 6.as Jornadas Literárias de Fafe
Agrupamento de Escolas de Fafe. Câmara Municipal de Fafe (Fafe, Portugal)
|
2013/03/08 | Da fama santitatis ao processo de canonização do Pe. Alexandre de Gusmão, S.J. (1629-1724): fontes documentais, tópicos hagiográficos e omissões | II Jornadas de Estudo “Barroco – uma sensibilidade global”
Arquivo Municipal de Penafiel (Penafiel, Portugal)
|
2012/09/28 | Da fama de «homem santo» ao processo de canonização: (re)construção da memória do Pe. Alexandre de Gusmão, S.J. (1629-1724)» | Oficinas de Investigação do CITCEM – A construção discursiva da santidade: textos, contextos e paratextos
CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (Porto, Portugal)
|
2012/03/15 | Novelas «exemplares» e de «aventuras» no século XVII | Seminário «Prosa de Ficção nos séc. XVII e XVIII», Curso de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes
Universidade do Porto. Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2011/04/15 | Arte de criar bem os filhos na idade da puerícia (1685), do Pe Alexandre de Gusmão | Seminário «Culturas Ibéricas – Confluências e Diversidade», Curso de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes
– Ramo de Estudos Românicos e Clássicos – Culturas Ibéricas
Universidade do Porto. Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2011/03/12 | Da leitura competente à leitura literária | Jornadas Literárias do Colégio ACR de Fornelos - «Importância da Leitura no Desenvolvimento de Crianças e Jovens»
Colégio ACR de Fornelos (Fafe, Portugal)
|
2010/11/26 | Da novela sentimental e bizantina à novela exemplar: a ficção narrativa do Pe Mateus Ribeiro | Seminário «Prosa de Ficção nos séc. XVII e XVIII», Curso de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes – Ramo
de Estudos Românicos e Clássicos – Literatura Portuguesa
Universidade do Porto. Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2010/05/15 | História do cerco de Lisboa, de José Saramago: (re) pensar o conhecimento histórico | II Encontros de Língua Portuguesa - Língua e Literatura Portuguesas – novos desafios
Instituto de Estudos Superiores de Fafe. Escola Superior de Educação de Fafe (Fafe, Portugal)
|
2009/11/28 | Juntando o útil ao agradável: a novela exemplar e a novela alegórica | Seminário «Prosa de Ficção nos séc. XVII e XVIII, Curso de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes – Ramo de
Estudos Românicos e Clássicos – Literatura Portuguesa
Universidade do Porto. Faculdade de Letras (Fafe, Portugal)
|
2009/09/26 | Alexandre de Gusmão, S. J. (1629-1724): pedagogo, missionário e autor espiritual | I Encontro Internacional de Jovens Investigadores em História Moderna
Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa do ISCTE-IUL, Grupo de Investigação «Tempos Modernos» (Lisboa, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/07/14 - 2022/07/16 | ICITED'22 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session Scientific Committee - ICITED'21
- International Conference in Information Technology & Education, Rio de Janeiro, Brasil, 14-16 de julho de 2022.
(2022/07/14 - 2022/07/16)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil Instituto Politécnico do Porto, Portugal Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal |
2021/10/27 - 2021/10/27 | Jornada Ibérica em Economia Circular e Sustentabilidade do Negócio / Taller Ibérico en Economía Circular Y Negocios Sostenibles (2021/10/27 - 2021/10/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2021/10/02 - 2021/10/02 | Seminário Internacional "Think outside the box - O papel do Educador Social nos processos de capacitação, responsabilidade
social e liderança" - 02 de outubro de 2021 (2021/10/02 - 2021/10/02)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2021/07/15 - 2021/07/17 | ICITED'21 - International Conference in Information Technology & Education
Special Session Scientific Committee - ICITED'21 - International Conference in Information Technology & Education, São Paulo,
Brasil, 15-16 de julho de 2021
(2021/07/15 - 2021/07/17)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil Instituto Politécnico do Porto, Portugal Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal |
2018/03/06 - 2018/03/06 | Encontro com as escritoras de literatura infantil Fabíola Lopes e Joana Nogueira, Auditório da Câmara Municipal de Fafe -
9.as Jornadas Literárias de Fafe (2018/05/05 - 2018/05/09)
Encontro (Coorganizador)
|
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2017/03/18 - 2017/03/18 | “Todos os livros são substâncias perigosas, como os medicamentos”, Conferência por Prof. Doutor Pedro Eiras (Faculdade de
Letras da Universidade do Porto) – 8.as Jornadas Literárias de Fafe (2017/03/18 - 2017/03/18)
Conferência (Coorganizador)
|
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2016/05/20 - 2016/05/21 | Encontros Literários de Fafe 2016: «A Literatura e as Artes» - Núcleo de Artes e Letras de Fafe (2016/05/20 - 2016/05/21)
Conferência
|
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2016/03/30 - 2016/03/30 | «Textos do mundo», conferência com o Prof. Doutor Arnaldo Saraiva (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e o escritor
brasileiro Ronaldo Correia de Brito - 7.as Jornadas Literárias de Fafe (2016/03/14 - 2016/03/18)
Conferência (Coorganizador)
|
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2012/03/14 - 2012/03/14 | Géneros Emergentes na Literatura Portuguesa para Crianças - Comunicação proferida pela Prof. Doutora Sara Reis da Silva –
Universidade do Minho (2012/03/14 - 2012/03/14)
Conferência (Coorganizador)
|
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2010/05/15 - 2010/05/29 | II Encontros de Língua Portuguesa - Língua e Literatura Portuguesas – novos desafios (2010/05/15 - 2010/05/29)
Congresso
|
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2009/05/23 - 2009/05/23 | I Encontros de Língua Portuguesa (2009/05/23 - 2009/05/23)
Congresso (Coorganizador)
|
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/11/15 | Modelo Organizacional Escolar em Tempos de Pandemia
Presidente do júri
|
Sandrine da Silva Fortes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2022/11/15 | Procedimento Concursal para o Cargo de Diretor de uma Escola
Presidente do júri
|
Humberto José Nova Campos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2022/10/27 | Inteligência Emocional na Administração da Organização Educativa
Presidente do júri
|
Sandra Cristina Ferreira da Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2022/09/21 | O Contributo da Ilustração na Motivação para a Leitura no 1.ºCiclo de Ensino Básico
Orientador
|
Sara Isabel Oliveira Teixeira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2022/07/21 | Influência no sucesso dos alunos dos documentos curriculares para o ensino da Matemática, no 3.º ciclo do Ensino Básico, entre
2011 e 2021
Presidente do júri
|
Maria Eugénia Sardinha Morais Pêso (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2022/07/20 | A Hora do Conto e os seus encantos - Estratégias de motivação para a leitura na Educação Pré-escolar.
Arguente principal
|
Ângela Faria Moura (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2022/07/20 | A Linguagem em Crianças de Educação Pré-escolar em Tempos de COVID - 19 e Isolamento Social: Atividades
Arguente principal
|
Cláudia Juliana da Silva Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2022/07/20 | A inclusão de crianças estrangeiras no 1.º Ciclo
Presidente do júri
|
Andreia Filipa Paixão Xavier (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2022/06/17 | Tríade: Liderança, Supervisão Pedagógica e Avaliação Externa das Escolas
Presidente do júri
|
Maria do Carmo Melo Simões (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2022/01/12 | Práticas de Liderança dos.as Diretores.as de Escolas Públicas: desafios para uma liderança eficaz
Presidente do júri
|
Eugénia Maria Natário Cordeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2021/10/25 | Síndrome Burnout em Professores numa Escola Profissional em Contexto de Pandemia pelo COVID-19
Presidente do júri
|
Marcelino José Matias Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2021/07/20 | A Importância da Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem
Presidente do júri
|
Helena Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2021/07/20 | Métodos de leitura e de escrita no 1o ciclo do ensino básico
Orientador
|
Olga Maria Marinho Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2021/02/16 | A Hora do Conto na educação pré-escolar: o desenvolvimento emocional
Presidente do júri
|
Olga Maria Marinho Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2020/07/23 | A Família e o Desenvolvimento da Linguagem e Competência de Leitura e Escrita: Um estudo de caso no 1º. Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Sara Catarina Ferreira da Silva Mestrado (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018/07/30 | Espaços de Brincar no Contexto Família. Estudo de Caso
Presidente do júri
|
Cátia Vanessa Carvalho Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018/07/27 | O Impacto de Estratégias Pedagógicas para Minimizar o Erro Ortográfico
Arguente
|
Ana Raquel Lobo Oliveira Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018/07/27 | Conceções e Práticas de Docentes sobre Modelos e Métodos de Ensino da Leitura
Arguente
|
Alexandra Daniela Leitão da Silva Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018/02/23 | Área de interesse da Biblioteca na Educação Pré-escolar: Um Estudo Descritivo
Arguente
|
Ana Raquel Lobo Oliveira Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/07/28 | Modelos e Métodos de Ensino da Leitura: Escolas Docentes no 1. Ano de Escolaridade
Arguente
|
Mariana de Afonseca Guimarães (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/07/28 | O Papel da Família na Aprendizagem da Leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Arminda Lúcia Gomes Araújo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/07/28 | Hábitos de Leitura em Contexto Familiar: Perceções de Estudantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Daniela Filipa Ferreira Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/07/28 | A Descodificação da Leitura: Estudo Descritivo no 1.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Mariline Pinheiro Moutinho Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/07/28 | Erro ortográfico no 4.º Ano de Escolaridade: Evolução ao Longo de Um Ano Letivo
Arguente
|
Mónica Andreia Ferreira Leite (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/07/27 | A decifração da Leitura: Reconhecimento de Palavras no 1.º Ano de Escolaridade
Arguente
|
Maria do Sameiro Marinho Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/07/27 | Fluência da Leitura: Um Estudo Descritivo no 2.º Ano de Escolaridade
Arguente
|
Sara Flávia Dias Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/07/27 | Escrita Criativa: Um estudo no 3.º Ano de Escolaridade
Arguente
|
Bruna Filipa Sousa Dias (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/07/17 | O Contributo dos/as Encarregados/as de Educação na Aprendizagem da Leitura de Crianças
Arguente
|
Teresa Maria Pereira Carneiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/02/24 | A abordagem à escrita na educação pré-escolar: um estudo com crianças de cinco anos
Arguente
|
Mariline Pinheiro Moutinho Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/02/24 | Abordagem à leitura e à escrita: práticas pedagógicas do/a educador/a
Arguente
|
Sara Daniela Silva Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/02/24 | O parecer dos encarregados de educação sobre a abordagem à escrita na educação pré-escolar
Arguente
|
Sílvia Maria Vieira Duarte (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/02/24 | Abordagem à escrita na educação pré-escolar: a relação entre a criança e o livro
Arguente
|
Susana Maria Soares Azevedo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/02/23 | Literacia Emergente: Cooperação entre o Jardim-de-Infância e a Família
Arguente
|
Teresa Maria Pereira Carneiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/02/23 | Abordagem à Escrita na Educação Pré-escolar: Conceções e Práticas de Educadoras sobre Consciência Fonológica
Arguente
|
Sara Flávia Dias Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/02/23 | Como e quando trabalhar a abordagem à escrita na educação pré-escolar
Arguente
|
Clara Raquel Rodrigues Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/02/22 | Abordagem à Escrita no Pré-escolar: Apreensão de Aspetos Figurativos e Funcionalidade da Escrita
Arguente
|
Irene Ferreira Gonçalves da Rocha (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/02/22 | Abordagem à escrita no pré-escolar: recomendações da literatura quanto à letra cursiva e impressa
Arguente
|
Mariana de Afonseca Guimarães (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/02/22 | Causas e soluções da troca de fonemas na educação pré-escolar: revisão sistemática da literatura
Arguente
|
Daniela Gomes Marques (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/02/22 | Emergência da escrita: perspetiva dos(as) educadores(as)
Arguente
|
Maria do Sameiro Marinho Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/02/21 | O impacto da experiência profissional na abordagem à escrita na educação pré-escolar
Arguente
|
Ana Filipa Castro Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/02/21 | O contributo da família na emergência da escrita de crianças em idade pré-escolar
Arguente
|
Arminda Lúcia Gomes Araújo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/02/21 | Conceções e práticas de educadoras sobre a abordagem à escrita na educação pré-escolar
Arguente
|
Bruna Filipa Sousa Dias (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017/02/21 | Abordagem à escrita no pré-escolar: conceções e práticas de educadoras sobre consciência fonológica
Arguente
|
Daniela Filipa Ferreira Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2016/02/18 | Erro ortográfico
Arguente
|
Maria do Rosário da Mota Alves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2016/02/18 | Leitura e interpretação textual
Arguente
|
Ana Cecília Bastos Marques (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2016/02/18 | Consciência Fonológica: Leitura e Escrita
Arguente
|
Ana Filipa Novo Fangueiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2015/07/23 | Comunicação e linguagem: atividades de expressão dramática na educação pré-escolar
Arguente
|
Fátima Alexandra da Cunha Mesquita (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2015/07/23 | Casinha de bonecas: um projeto interdisciplinar
Arguente
|
Joana Sofia Oliveira da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2015/07/23 | As atividades experimentais promotoras do desenvolvimento da curiosidade e da criatividade
Presidente do júri
|
Andreia Filipa Rodrigues de Lemos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2015/02/09 | Literacia emergente: exploração de textos infantis
Arguente
|
Sofia Isabel da Silva Leite (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2015/02/09 | A cognição e o desenvolvimento da linguagem na criança
Arguente
|
Andreia Patrícia Peixoto Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2015/02/09 | Desenvolvimento da linguagem na Creche: rimas infantis e jogo simbólico
Arguente
|
Sandra Maria Cunha Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2015/02/09 | Os Contos Tradicionais Infantis e a Cognição/ Comunicação das Crianças em Creche
Arguente
|
Sara Raquel Teixeira Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2015/02/09 | Desenvolvimento da linguagem na Creche
Arguente
|
Raquel Filipa Machado Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2015/02/09 | O canto da biblioteca e o desenvolvimento da linguagem em Creche
Arguente
|
Cristina Alves Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2015/02/09 | Contributo das rotinas diárias e das atividades de pequeno grupo para o desenvolvimento da comunicação em Creche
Arguente
|
Joana Isabel Dias Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2015/02/09 | Desenvolvimento da linguagem na primeira infância
Arguente
|
Cristiana Sofia Neto de Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2014/07/29 | Erros ortográficos
Arguente
|
Elsa da Conceição Gonçalves Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2014/07/29 | A importância da Dinamização da Leitura das crianças, numa ótica de diferenciação pedagógica: Investigação-ação
Arguente
|
Rosa Silva Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2014/07/29 | Escrita Criativa
Arguente
|
Cátia Cristina Ferreira de Almeida (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2014/07/29 | O desenvolvimento da escrita criativa através da exploração de textos literários
Arguente
|
Maria João Sá da Cunha (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2014/07/28 | O erro ortográfico
Arguente
|
Cristiana Sofia Teixeira Machado (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2014/07/23 | A mobilização de recursos criativos na escrita
Arguente
|
Sara Leonor Leite Faria (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2014/03/06 | A organização do canto da leitura e da escrita e o desenvolvimento da educação literária
Arguente
|
Joana Filipa de Castro Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2014/03/06 | Literacia emergente: o livro e a linguagem icónica
Arguente
|
Flávia Manuela da Cunha Mota (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2014/03/06 | Literacia emergente: exploração de textos literários infantis no pré-escolar
Arguente
|
Sara Leonor Leite Faria (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2014/03/06 | A hora do conto na promoção da literacia emergente
Arguente
|
Carlos António Moreira Peixoto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2014/02/27 | Educação literária: a área da biblioteca e o fomento da literacia no 1º ciclo
Arguente
|
Maria de Fátima Teixeira Magalhães (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2014/02/27 | Desenvolvimento da escrita criativa no 1º Ciclo
Arguente
|
Ana Catarina Linhares Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2014/02/27 | O erro ortográfico: importância da consciência fonológica na aquisição da escrita
Arguente
|
Ana Rita Duarte Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2014/02/09 | Erros ortográficos: origens, causas e consequências
Arguente
|
Susana Margarida Marinho Machado Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/07/14 - 2022/07/16 | ICITED'22 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session: DTLP'21-Digital transformation in the teaching and learning process. | Rio de Janeiro, Brasil |
2021/06/15 - 2021/06/17 | ICITED'21 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session: DTLP'21-Digital transformation in the teaching and learning process. | São Paulo, Brasil |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2016 - 2016 | HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião (2175-5841) | Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2021/02/16 | A Importância da Hora do Conto no Desenvolvimento da Criança | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Membro do Júri do Prémio de Poesia Soledade Summavielle - 2022 | |
2019 - 2019 | Membro do Júri do Prémio Internacional de Poesia Víctor Oliveira Mateus - 2019 | |
2017 - 2017 | Membro do Júri do Prémio de Poesia Soledade Summavielle - 2017 | |
2013 - 2013 | Membro do Júri do Prémio de Poesia Soledade Summavielle - 2013 | |
2011 - 2011 | Membro do Júri do Prémio de Poesia do Núcleo de Artes e Letras de Fafe - 2011 |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2016/10/01 - 2016/12/18 | Horizonte – Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião (2175-5841) | Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais |