???global.info.a_carregar???
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, no curso de Estudos de Mídia e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde coordena o LabCult - Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação. Foi investigadora visitante no DEp. de Sociologia na Universidade do Porto, Portugal (2022/2023); no Departamento de Música do King's College, London,U.K. (bolsa CAPES estágio sênior, 2015/2016) e na McGill University, Montreal (2008), Canadá, também com bolsa de pós-doutorado CAPES. Tem experiência na área de Comunicação, Cultura e Tecnologias, com ênfase em pesquisas e publicações na subárea temática de som, música, cultura pop, fãs e entretenimento na cultura digital e música e identidades no Brasil. É pesquisadora do CNPq desde o ano de 2000 e sua pesquisa atual intitula-se "Música pop-periférica: política, ativismo e controvérsias nas plataformas digitais." Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense entre 2009-2013; e participou da Diretoria da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós, biênio 2003/2005.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Simone Maria Andrade Pereira de Sá

Nomes de citação

  • Sá, Simone

Identificadores de autor

Ciência ID
1315-E5E5-585D

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
1992 - 1996
Concluído
Comunicação (Doctor)
Especialização em Música Popular Brasileira
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"Baiana Internacional - O Brasil de Carmen Miranda e as lentes de Hollywood" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1987 - 1991
Concluído
Comunicação (Master)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"Os Anos Dourados - Copacabana e o imaginário urbano dos anos 50" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1980 - 1984
Concluído
Ciências Sociais (Bachelor)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2022 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Feevale, Brasil
Universidade Feevale, Brasil
2015 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) King's College London, Reino Unido
King's College London, Reino Unido
1999 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade Federal Fluminense, Brasil
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2013 - 2014 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) McGill University, Canadá
McGill University, Canadá
1995 - 1999 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Faculdade Carioca, Brasil
Faculdade Carioca, Brasil
1992 - 1998 Professor Catedrático (Docente Universitário) Faculdade Pinheiro Guimarães, Brasil
Faculdade Pinheiro Guimarães, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015 - 2016 Materialities, ties and performances of Brazilian musical scenes on digital platforms
N/A
Investigador responsável
King's College London, Reino Unido
Concluído
2013 - 2016 Música, mídia, espaços urbanos e terrritórios virtuais
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal Fluminense, Brasil
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022 - Atual Identificando potencialidades nas cenas locais e subsidiando Políticas Culturais renovadas para as principais Cidades Musicais do país
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Em curso
2022 - Atual Plataformização da produção cultural no Brasil
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2021 - Atual Música pop-periférica: política, ativismo e controvérsias nas plataformas digitais
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2018 - Atual Empreendedorismo Afinado: As estratégias das cooperativas Musicais Brasileiras
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2017 - 2021 Estratégias de visibilidade da música pop-periférica do Brasil contemporâneo: entre o local, o transnacional e o periférico.
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Concluído
2014 - 2020 Cartografias do Urbano na Cultura Musical e Audiovisual: Som, Imagem, Lugares e Territorialidades em perspectiva comparada
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal Fluminense, Brasil

Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2013 - 2017 Materialidades, vínculos e performances das cenas musicais no ambiente das plataformas digitais
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal Fluminense, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Sá, Simone; Juliana Freire ; Simone Evangelista. "Musical Performances in Digital Audiovisualities". Journal Of Popular Music Studies 35 (2023): 66-87.
    Publicado
  2. Sá, Simone; Vecchia, L. D.; Stoffels, L.. "Criolo e a comunidade LGBTQIA+ entre continuidades e alianças". REVISTA FRONTEIRAS (online) 24 N/A (2022): 127-140.
    Publicado
  3. Sá, Simone; Luccas, R.. "WHAT THE F*CK, SPOTIFY? RUPTURAS NA PERFORMANCE DE GOSTO E ATIVIDADE ALGORÍTMICA NA RETROSPECTIVA 2019". UFBA (online) 20 N/A (2022): 51-71.
    Publicado
  4. Sá, Simone; Cunha, S. E.. "Gêneros musicais, conservadorismo e nacionalismo: trilhas sonoras da convocação a atos políticos em defesa da presidência brasileira". INTERCOM (São Paulo, Impresso) 44 N/A (2021): 1-20.
    Publicado
  5. Sá, Simone; Alberto, Thiago Pereira. "As controvérsias de Morrissey e a cultura do cancelamento". REVISTA ECO-PÓS (online) 24 N/A (2021): 252-276.
    Publicado
  6. Sá, Simone; Medeiros, Isabella; Cunha, S. E.. "Rock versus pop: symbolic disputes at Rock in Rio music festival". Arts and the Market 11 N/A (2021): 1-18.
    Publicado
  7. Sá, Simone; Pereira, Alberto Thiago. "Bigmouth Strikes Again: The Controversies of Morrissey and Cancel Culture". American Behavioral Scientist 66 8 (2021): 1091-1105.
    Publicado
  8. Sá, Simone; Janotti Jr., J.. "Revisitando a noção de gênero musical em tempos de cultura musical digital". GALÁXIA (São Paulo, online) 41 (2019): 128-139.
    Publicado
  9. Sá, Simone; Guerra, Paula; Janotti Jr., J.. "Editorial: Gender is dead, pink is forever. Identidades de gênero, diferenças e culturas do-it-yourself". REVISTA CONTRACAMPO 38 (2019): 1-6.
    Publicado
  10. Sá, Simone; De Paulo, Rodolfo Viana. "Strike a Pose! A mediação do videoclipe Vogue em performances do carnaval carioca". Comunicação, Mídia e Consumo (online) 16 (2019): 376-396.
    Publicado
  11. Sá, Simone. "Cultura digital, videoclipes e a consolidação da Rede de Música Brasileira Pop Periférica". REVISTA FRONTEIRAS (online) 21 (2019): 21-32.
    Publicado
  12. Sá, Simone; Guerra, Paula; Janotti Jr., J.. "Editorial: Gender is dead, pink is forever. Identidades de gênero, diferenças e culturas do-it-yourself [Gender identities, differences and do-it-yourself cultures]". REVISTA CONTRACAMPO 38 (2019): 1-6. https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i1.
    Publicado • 10.22409/contracampo.v38i1
  13. Sá, Simone; Evangelista Cunha, Simone. "Haters beyond the Hate: Stigma and Prejudice against Funk Carioca on YouTube". Journal of World Popular Music 4 (2017): 152-170.
    Publicado
  14. Sá, Simone; Polivanov, B. B.. "DJ Jesus Luz?! Controvérsias, capital subcultural e performance de gosto em uma cena de música eletrônica". Famecos 23 (2016): 1-18.
    Publicado
  15. Sá, Simone. "Somos Todos Fãs e Haters? Cultura Pop, afetos e performance de gosto nos sites de redes sociais". REVISTA ECO-PÓS (online) 19 (2016): 50-67.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Sá, Simone. "Para Além da Garota de Ipanema: negociações da identidade carioca construídas no videoclipe da cantora Anitta". In Artivismos urbanos: sobrevivendo em tempos de urgências, editado por Cintia Sanmartin Fernandes; Micael Herschmann; Rose de Melo Rocha; Simone Luci Pereira, 251-270. Porto Alegre, Brasil: Sulina, 2022.
    Publicado
  2. Sá, Simone; Evangelista, S.. "Guitarras conservadoras: rock como trilha sonora da convocação a atos políticos do neoconservadorismo brasileiro". In O Rock Errou, editado por Thiago Pereira Alberto; Jonas Pilz; Jeder Janotti Jr., 141-162. Belo Horizonte, Brasil: Selo da UFMG, 2022.
    Publicado
  3. Sá, Simone; Soares, T.. "The Performative Negotiations of Beyoncé in Brazilian Bodies and the Construction of the Pop diva in Ludmilla's Funk Carioca and Gaby Amaranto's Tecnobrega". In Beyoncé in the world: Making meaning with queen bey in troubled times, editado por Cristina Baade; Krisntin McGee, 191-211. Middletown, Connecticut, Estados Unidos: Wesleyan University Press, 2021.
    Publicado
  4. Sá, Simone; Amaral, A. R.; SanMartin, C.; Vladi, N.; Liska, M.. "Música, ativismo e resistências nas disputas da cultura pop: diálogos com Adriana Amaral, Cíntia Sanmartin Fernandes, Mercedes Liska e Simone Pereira de Sá". In Resistências compartilhadas: comunicação, liberdade e cidadania, editado por Nair Prata; Sônia Jaconi; Rodrigo Gabrioti; Genio Nascimento, 1-471. São Paulo, Brasil: Intercom, 2021.
    Publicado
  5. Sá, Simone. "Digital Culture, Music Video, and the Brazilian Peripheral Pop Music Scene". In Music Scenes and Migrations: Space and Transnationalism in Brazil, Portugal and the Atlantic, editado por David Treece, 170-191. Londres, Reino Unido: Anthem Press, 2020.
    Publicado
  6. Sá, Simone; Vecchia, L. D.. "O álbum visual Kisses e a construção da star persona de Anitta". In Territórios Afetivos da Imagem e do Som, 30-49. Belo Horizonte, Brasil: Selo Editorial UFMG, 2020.
    Publicado
  7. Sá, Simone. "Anitta no Rock in Rio: negociações de corpos e territórios em performances de divas popperiféricas". In Divas Pop: O Corpo-Som das cantoras na cultura midiática, editado por Thiago Soares; Mariana Lins; Alan Mangabeira. Belo Horizonte, Brasil: Selo Editorial UFMG, 2020.
    Publicado
  8. Sá, Simone; Vladi, N.; Amaral, A. R.; Janotti Jr., J.; Conter, M. B.; HERSCHMANN, M.; Arruda, M.; et al. "Os sons que ecoam em tempos de pandemia - Estudos iniciais dos pesquisadores do GP Comunicação, Música e Entretenimento sobre as mudanças no universo do som e da música em decorrência da Covid-19". In Desafios da comunicação em tempo de pandemia : um mundo e muitas vozes, editado por Nair Prata; Sonia Jaconi; Genio Nascimento, 193-212. São Paulo, Brasil: Intercom, 2020.
    Publicado
  9. Sá, Simone; Messias, J.. "O que as práticas de mods no game Pro Evolution Soccer nos ensinam sobre a noção de entretenimento?". In Repensando o lazer na cultura digital, editado por Rafael Fortes; Juliana de Alencar Viana, 39-54. Rio de Janeiro, Brasil: E-Papers, 2019.
    Publicado
  10. Sá, Simone. "Cartographies of Brazilian popular and ‘peripheral’ music on YouTube: the case of Passinho dance-off". In Media and the Global South: narrative territorialities, crosscultural currents, editado por Mehita Iqani; Fernando Resende, 200-220. Nova Iorque, Estados Unidos: Routledge, 2019.
    Publicado
  11. Sá, Simone. "'O dia em que Beyoncé se tornou negra': notas para análise do videoclipe 'pós-MTV'". In Mapeando cenas da música pop: materalidade, redes e arquivos, editado por Adriana Amaral; Ivan Bomfim; Marcelo Bergamin Conter; Gustavo Daudt Fischer; Michael N. Goddard; Fabricio Silveira, 17-47. João Pessoa, Brasil: Marca de Fantasia, 2019.
    Publicado
Livro
  1. Sá, Simone. Música pop-periférica brasileira: videoclipes, performances e tretas na cultura digital. Brasil: Appris. 2021.
    Publicado
  2. Sá, Simone; Bittencourt, L.; Cunha, S. E.; Silveira, J.. Cooperativismo Afinado: história e legado das cooperativas musicais no Brasil no século XXI. João Pessoa, Brasil: Marca de Fantasia. 2021.
    Publicado
  3. Sá, Simone; Amaral, A. R.; Janotti Jr., J.. Territórios Afetivos da Imagem e do Som. Belo Horizonte, Brasil: Selo Editorial UFMG. 2020.
    Publicado
  4. Sá, Simone; Polivanov, B. B.; Cunha, S. E.. Música. Som e Cultura Digital: Perspectivas comunicacionais brasileiras. Rio de Janeiro, Brasil: E-Papers. 2016.
    Publicado
  5. Sá, Simone; Carreiro, R.; Ferraraz, R.. Cultura Pop. Salvador, Brasil: EDUFBA. 2015.
    Publicado
  6. Sá, Simone; Janotti Jr., J.. Cenas Musicais. Guararema, Brasil: Anadarco. 2013.
    Publicado
Atividades

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 "O Brasil tá vendo": Os enquadramentos sobre a cultura do cancelamento nas relações performáticas entre o Big Brother Brasil 21 e as audiências do Twitter
Arguente principal
Rafaela de Carvalho Tabasnik (Mestrado)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
2023 Afinidades e Tensões entre Estado, sociedade civil, organizada e artistas. O caso do Centro Cultural Belchior
Arguente
Pedro Martins de Menezes (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2022 CONTROVÉRSIAS E ARTIVISMOS DIGITAIS NAS CENAS BRASILEIRAS DE ROCK E HEAVY METAL
Arguente
Gabriel Dorneles Stavele Tavares (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2022 Para acompanhar seu dia: Controvérsias e negociações entre o consumo das playlists situacionais do Spotify e o gosto musical
Arguente
Régis Wendel Rabelo Luccas (Mestrado)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2022 Belchior e as articulações da nordestinidade na MPB: uma análise a partir de sons e letras
Arguente
Renata Louriane Moreira da Silva Menezes Constant (Mestrado)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2022 E QUEM DISSE QUE MALANDRO PRECISA SER MACHO? ETNOGRAFIA DAS TRADIÇÕES, DISSENSOS DE GÊNERO E PERFORMANCES NEGRAS DOS PASSISTAS DAS ESCOLAS DE SAMBA CARIOCA
Arguente
Rodolfo R. Viana de Paulo (Doutoramento)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2021 Mulheres na indústria da música: um estudo de caso do grupo Women In Music Brasil
Arguente
Paula Lopes da Cruz Novo Osório (Mestrado)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2021 Reagindo ao hip-hop no YouTube:análise etnográfica sobre os videos de reacão do movimento hip-hop
Arguente
João Pedro Pacheco Van der Sand (Mestrado)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2021 “'VIVA O SOM!': A atualização de práticas de escuta em subgêneros do rock independente em Curitiba a partir das plataformas de streaming de áudio”
Arguente
Felipe Viana Estivalet (Doutoramento)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
2020 Controvérsias da MPB na Rede
Arguente
Lais Barros Falcão de Almeida (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2019 Cidades Criativas e Desenvolvimento Territorial: Uma Perspectiva de Amarante como “Cidade da Música”
Arguente
Luiza Alves Bittencourt Coelho (Doutoramento)
Universidade Federal Fluminense, Brasil

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2012 - Atual E-Compós