???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Raquel José Jesus Vigário Dinis

Nomes de citação

  • Dinis, Raquel José de Jesus Vigário

Identificadores de autor

Ciência ID
1514-9FFD-62B0

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2015 - 2016
Concluído
Pós Graduação em E-Learning (Pós-Graduação)
Universidade dos Açores, Portugal
18 Valores
2014 - 2015
Concluído
Educação Especial, domínio de Intervenção Precoce (Pós-Graduação)
Especialização em Intervenção Precoce na Infância
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
18
2013 - 2015
Concluído
Educação Especial, domínios Cognitivo e Motor (Pós-Graduação)
Especialização em Domínios Cognitivo e Motor
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 - 2010
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Desenvolvimento Curricular
Universidade dos Açores, Portugal
"Desenvolvimento curricular Integrado na Escola: Lógicas de Gestão Colegial em duas Escolas Básicas Integradas dos Açores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada Louvor Distinção Unan
1999 - 2002
Concluído
Gestão Curricular (Mestrado)
Especialização em Especialidade: 1.º Ciclo do Ensino Básico
Universidade de Aveiro, Portugal
"Gestão Curricular no 1.º Ciclo do ensino Básico: Discursos e Práticas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
1991 - 1996
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Especialização em Educação de Adultos
Universidade de Coimbra, Portugal
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/12 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal
2002/09 - 2010/12 Assistente (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal
1999/03 - 2002/09 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996/12 - 1999/05 Técnico Superior (Técnico Superior) Centro de Formação Profissional do Artesanato, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Coordenador de Curso Universidade dos Açores, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2022 Potencial do Ensino a Distância na promoção da inclusão geográfica nos Açores - IGEaD
M1.1.C/C.S./014/2019/01
Investigador Co-responsável
Universidade dos Açores Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Pólo da Universidade dos Açores, Portugal
Secretaria Regional do Mar Ciência e Tecnologia
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2016 - 2021 História, Educação e Cultura: Estudo Sócio-histórico entre os Açores e o Brasil
xx
Investigador
Concluído
2017/05/01 - 2017/05/31 Intercâmbio de Boas Práticas em Educação e Formação de Professores (2.ª fase - Educação Especial)
FC/FLAD/FMF/CND2/2016/003
Investigador responsável
Fundação Luso-Americana
Concluído
2016/03/01 - 2016/03/31 Intercâmbio de Boas Práticas em Educação e Formação de Professores (1.ª fase)
FC/FLAD/FMC/CND2/2015/007
Investigador responsável
Fundação Luso-Americana
Concluído
2012 - 2013 II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADITOLOGIA: SUBSTÂNCIAS DE ABUSO, QUE INTERVENÇÕES?
M3.2.2/1/029/2012
Investigador responsável
Universidade dos Açores, Portugal
Concluído
2009 - 2013 ENCUR - Enhancing Curriculum Relevance
2009-1-PT1-COM13-024231
Investigador
Universidade dos Açores, Portugal
Concluído
2009 - 2012 Contextos e Práticas Colaborativas de Investigação Curricular na Educação Básica (CPCIC-EB)
CESC P07-2009
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Coelho, Carolina Paula Faria; Dinis, Raquel José de Jesus Vigário. "O jogo pedagógico como tempo e espaço de aprendizagens integradoras: representações de Educadores de Infância e de Professores do 1.ºCEB.". Trabalho apresentado em Tempos, espaços e artefactos em Educação., Lisboa, 2019.
    Publicado
  2. Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Porteiro, João José Monteiro Mora; Gregório, Rute Dias. "Formação Contínua de Professores à Distância: reflexão sobre uma experiência na construção e gestão de um AVA..". Trabalho apresentado em Tempos, espaços e artefectos em Educação., Lisboa, 2019.
    Publicado
  3. Sousa, Francisco José Rodrigues ; Dinis, Raquel José de Jesus Vigário. "Autonomia e flexibilidade curricular com nuances insulares: a disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores e outras particularidades.". Trabalho apresentado em Seminário Currículo, Inovação e Flexibilização em Educação, Braga, 2018.
    Publicado
  4. Dinis, Raquel José de Jesus Vigário. "A gestão contextualizada do currículo: considerações sobre potencialidades e riscos". Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a Mudança, Porto, 2013.
    Publicado
  5. Dinis, Raquel José de Jesus Vigário. "Depois dos Projetos Curriculares de Turma: autonomia e burocracia na gestão curricular". Trabalho apresentado em XIX Colóquio AFIRSE, Lisboa, 2012.
    Publicado
  6. Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Rebelo, Filomena. "Resolução de Problemas na Sala de Aula: uma experiência com alunos do 6º ano da E.I.2,3 Roberto Ivens". Trabalho apresentado em PROFMAT 2010, Aveiro, 2010.
    Publicado
  7. Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Mira Leal, Susana; Rebelo, Filomena; Massa, Sara. "Learning While Teaching: Embracing a Collaborative Action- Research Project". Trabalho apresentado em ATEE, Bucareste, 2010.
    Publicado
  8. Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Filomena Rebelo; Mira Leal, Susana; Massa, Sara. "Aprender Ensinando: Investigação e desenvolvimento profissional na docência". Trabalho apresentado em IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro, Porto, 2010.
    Publicado
  9. Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Alonso, Luísa. "Democracia e/ou Burocracia: a teia e a trata do trabalho individual e colegial dos professores". Trabalho apresentado em V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar - Trabalho Docente e Organizações Educativas., Aveiro, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Haines, Shana J.; Strolin-Goltzman, Jessica; Dinis, Raquel J.J.. "Odyssey in the Azores: A U.S. travel-study course preparing teachers for the magic of the profession". Teaching and Teacher Education 106 103430 (2021): http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2021.103430.
    10.1016/j.tate.2021.103430
  2. Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Cunha; Pacheco, Sónia Melo. "Os Princípios Orientadores do Método de Singapura e a Aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Jornal das Primeiras Matemáticas 13 (2019): 5-26. http://hdl.handle.net/10400.3/5405.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Porteiro, João José Monteiro Mora; Costa, Susana Goulart; Gregório, Rute Isabel Rodrigues Dias. "Formação de professores em B-Learning na Universidade dos Açores: reflexão sobre a experiência formativa na área de história, geografia e cultura dos Açores (Portugal)". Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade 11 4 (2018): 594. http://dx.doi.org/10.14571/brajets.v11.n4.594-612.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14571/brajets.v11.n4.594-612
  4. Abreu, João Cristiano Figueira; Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Cunha. "Experiências na construção e gestão de materiais pedagógicos inspirados no Método de Singapura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 11 (2018): 65-106. http://hdl.handle.net/10400.3/4943 http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1208.
    Acesso aberto
Capítulo de livro
  1. Dinis, Raquel José de Jesus Vigário. "Integração Curricular e Interdisciplinaridade: o Papel das Escolas e dos Professores". In Investigar em Educação Matemática: Diálogos e conjunções numa perspetiva interdisciplinar, 15-26. Ponta Delgada, Portugal: Letras Lavadas, 2015.
    Publicado
  2. Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Filomena Rebelo; Fernanda Silva. "Promovendo a relevância do currículo no ensino da Matemática.". In Investigação para um currículo relevante, 131-146. Coimbra, Portugal: Edições Almedina, 2013.
    Publicado
  3. Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Maria do Céu Roldão. "Gestão Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico: Discursos e Práticas". In Gestão Curricular: percursos de Investigação, 59-77. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2004.
    Publicado
Livro
  1. Medeiros, Teresa; Patrício, Luís; Dinis, Raquel José de Jesus Vigário. Aditologia: prevenção e intervenções. Ponta Delgada, Portugal: Letras Lavadas edições. 2013.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Conceição Medeiros. "As Escolas como espaços de Investigação e Desenvolvimento: delineando metodologias de trabalho em duas escolas Açorianas". Trabalho apresentado em II Workschop "Professores Investigadores", Angra do Heroísmo, 2014.
    Publicado
  2. Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Rebelo, Filomena; Massa, Sara. "Mudar para o Sucesso: experiências no âmbito do projeto ICR - Investigação para um currículo relevante". Trabalho apresentado em XIX Colóquio AFIRSE, Lisboa, 2012.
    Publicado
  3. Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Alonso, Luísa. "Flexibilidade e Contextualização: o lugar da Escola no desenvolvimento curricular". Trabalho apresentado em XIX Colóquio AFIRSE, Lisboa, 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Abreu, João Cristiano Figueira. "Construção e gestão de materiais pedagógicos no ensino da matemática : uma adaptação do Método de Singapura no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.3/4645.
  2. Costa, Joana Pereira. "Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular : potencialidades no contexto do ensino-aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.3/4731.
  3. Cabral, Marylene Mendonça Medeiros. "Construção e gestão de materiais pedagógicos promotores da integração das áreas do conhecimento na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.3/4630.
  4. Coelho, Carolina Paula Faria. "Práticas de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : exploração das potencialidades do jogo pedagógico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.3/4345.
  5. Costa, Carlos Fernando Machado. "A importância dos manuais escolares de História e Geografia no ensino e na aprendizagem : perspetivas de alunos, professores e pais". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.3/3766.
  6. Carvalho, Cátia Daniela Pimentel Medeiros Cardoso. "Práticas pedagógicas no ensino da história e da geografia no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário : reflexão sobre o potencial dos materiais pedagógicos". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.3/3840.
  7. Galego, Cláudia Maria Medeiros. "O questionamento em sala de aula : práticas educativas e curriculares na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.3/3380.
  8. Garcia, Lina Joana Borges. "A expressão plástica e os materiais pedagógicos, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : perspetivas e diálogos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.3/3548.
  9. Machado, Mónica Medeiros. "Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.3/3503.
  10. Medeiros, Rita Raquel Oliveira. "Práticas educativas promotoras da integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.3/3390.
  11. Silva, Maria do Carmo Oliveira Cabral. "A construção de experiências de aprendizagem promotoras da diferenciação curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : contributos para a reflexão sobre os processos de tomada de decisão". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.3/3391.
  12. Dinis, Raquel José de Jesus Vigário. "Gestão Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico: discursos e práticas". Mestrado, 2002. http://hdl.handle.net/10773/22625.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2015 Como tornar mais significativas as aprendizagens? Seminário para Professores
Escola Básica Integrada de Ginetes (Ponta Delgada, Portugal)
2014 Formar e Formar-se Encontro de Educadores de Infância e Professores dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico
Escola Básica Integrada de Arrifes (Ponta Delgada, Portugal)
2014 Boas Práticas na (Re)construção e Gestão de Materiais Pedagógicos: Potenciar a Integração Curricular II Encontro Regional "PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO"
Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, em parceria com a Escola Básica Integrada de Ginetes (Ponta Delgada, Portugal)
2014 As Escolas como espaços de Investigação e Desenvolvimento: delineando metodologias de trabalho em duas escolas Açorianas II Workschop "Professores Investigadores"
Universidade dos Açores (Angra do Heroísmo, Portugal)
2013 A Ambição no Projeto Educativo de Escola A Ambição no Projeto Educativo de Escola
Escola Profissional de Nordeste (Nordeste, Portugal)
2013 Educar Hoje Educar Hoje
Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Secundária de Nordeste (Nordeste, Portugal)
2013 Dependência como um Direito II Jornadas de Reflexão da Paralisia Cerebral
Associação de Paralisia Cerebral de São Miguel (Ponta Delgada, Portugal)
2012 Construindo o Currículo a partir do Contexto Encontro Regional "PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO"
Escola Básica Integrada de Ginetes (Ginetes, Portugal)
2012 Mudar para o Sucesso: experiências no âmbito do projeto ICR - Investigação para um currículo relevante XIX Colóquio AFIRSE – Revisitar os estudos Curriculares
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2012 Flexibilidade e Contextualização: o lugar da Escola no desenvolvimento curricular XIX Colóquio AFIRSE – Revisitar os estudos Curriculares
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2012 Depois dos Projetos Curriculares de Turma: autonomia e burocracia na gestão curricular
(Portugal)
2011 Dinâmicas de Inovação e Mudança na Docência: os testemunhos de professores-investigadores do projeto ICR Encontro Internacional Educação, Currículo e Didácticas: tendências, contextos, dinâmicas
Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2011 A gestão contextualizada do currículo: considerações sobre potencialidades e riscos Encontro Internacional Educação, Currículo e Didácticas: tendências, contextos, dinâmicas
Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Jogar e compreender: o contributo dos jogos pedagógicos inspirados no Método de Singapura para o ensino e a aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Isabel Victória Raposo Melo
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2021 - Atual Promoção de Aprendizagens Significativas na Matemática: Contributos do Método de Singapura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Rute Senra Pavão
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2021 - Atual Diferenciação Pedagógica em Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: percursos inspirados no Método de Singapura
Coorientador de Sofia Marlene Caetano Aguiar
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2021 - Atual Diversidade e Inclusão na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Escola para todos
Orientador de Marta Pimentel Alves
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2021 - Atual Integração das áreas do conhecimento na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: pressupostos e dinâmicas
Orientador de Mariana Viveiros Martins
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2019 - Atual O Ensino-Aprendizagem da Geometria através de materiais pedagógicos na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Beatriz Viveiros Corrêa
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2022 Ensino-Aprendizagem do Matemática com Materiais Pedagógicos inspirados no abordagem concreto-pictórico-abstrato no Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2021 Múltiplas representações no ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Sofia Raposo Cabral
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2019 Seleção, (re)elaboração e gestão de materiais pedagógicos para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Jéssica Melo Mendes
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2019 Experiências de aprendizagem fundamentadas na Abordagem Concreto-Pictórico-Abstrato no ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Sónia Melo Pacheco
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2016 - 2018 Experiências de Aprendizagem Promotoras de Integração Curricular: Potencialidades para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Joana Pereira Costa
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2018 A Construção e Gestão de Materiais Pedagógicos Promotores da Integração das Áreas do Conhecimento, na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Marylene Mendonça Medeiros Cabral
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015 - 2018 Construção e Gestão de Materiais Pedagógicos no Ensino da Matemática: Uma adaptação do Método de Singapura no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de João Cristiano Figueira de Abreu
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015 - 2017 Práticas de Integração Curricular na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: exploração das potencialidades do jogo
Orientador de Carolina Paula Faria Coelho
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2014 - 2016 A Importância dos Manuais Escolares de História e de Geografia no ensino e na aprendizagem: perspetivas de pais, alunos e professores
Orientador
Ensino de História e de Geografia no 3.º C. do Ens Bás. e no Ens Secundário (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2014 - 2016 Práticas Pedagógicas no Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário: reflexões sobre o potencial dos materiais pedagógicos
Orientador
Ensino de História e de Geografia no 3.º C. do Ens Bás. e no Ens Secundário (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2015 A construção de Experiências de Aprendizagem promotoras da Diferenciação Curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: contributos para a reflexão sobre os processos de tomada de decisão
Orientador de Maria do Carmo Oliveira Cabral Silva
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2015 A Expressão Plástica e os Materiais Pedagógicos na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Diálogos e Conjugações
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2015 A Construção de Experiências de Aprendizagem Promotoras da Integração Curricular na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Mónica Medeiros Machado
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2015 Práticas Educativas promotoras da Integração Curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.ª Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2015 O questionamento em sala de aula : práticas educativas e curriculares na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Cláudia Maria Medeiros Galego
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2013 Aprender através de Recursos Didáticos na na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do ensino Básico: reflexão sobre a promoção de aprendizagens ativas e significativas
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2013 A Integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do ensino Básico: exploração do potencial dos recursos didáticos
Orientador de Joana Margarida Melo Raposo
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.ª Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2013 Os recursos didáticos na aprendizagem do oral e do escrito na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2014 - 2014 I Feira Pedagógica da Universidade dos Açores
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
2014 - 2014 II Encontro Regional "PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO"
Encontro (Outra)
2012 - 2012 II Congresso Internacional de Aditologia: substâncias de abuso, que intervenções?
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Governo dos Açores. Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura., Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015 - 2015 Comunicação e Relacionamento Interpessoal
Oficina (workshop)
Workshop: Comunicação e Relacionamento interpessoal
Centro Social e Paroquial de Arrifes, Portugal
2014 - 2014 BOAS PRÁTICAS: PORQUÊ E PARA QUÊ?
Conferência
II Encontro Regional "PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO",
Universidade dos Açores, em parceria com a Escola Básica Integrada de Ginetes, Portugal
2014 - 2014 II Encontro Regional PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO
Encontro
II Encontro Regional "PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO"
Universidade dos Açores, em parceria com a Escola Básica Integrada de Ginetes, Portugal
2013 - 2013 Ambição no Projeto Educativo
Conferência
Ambição no Projeto Educativo
Escola Profissional do Nordeste, Portugal
2013 - 2013 Educar Hoje
Oficina (workshop)
Educar Hoje
Associação de Pais da Escola Básica e Secundária de Nordeste, Portugal
2013 - 2013 Consumo, consumismo, prazer e dependências
Conferência
Lançamento do Livro 'ADITOLOGIA: Prevenção e Intervenções'
2012 - 2012 Encontro Regional PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO
Encontro
Encontro Regional "PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO"
Escola Básica Integrada 2, 3 de Ginetes, Portugal
2012 - 2012 XIX Colóquio AFIRSE – Revisitar os estudos Curriculares
Outro
XIX Colóquio AFIRSE – Revisitar os estudos Curriculares
Secção Portuguesa da AFIRSE, Portugal
2012 - 2012 I Workshop Professores Investigadores: Abordagens Práticas
Oficina (workshop)
Workshop Professores Investigadores: Abordagens Práticas
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2012 XIX Colóquio AFIRSE – Revisitar os estudos Curriculares
Outro
XIX Colóquio AFIRSE – Revisitar os estudos Curriculares
Secção Portuguesa da AFIRSE, Portugal
2012 - 2012 II Congresso Internacional de Aditologia: substâncias de abuso, que intervenções?
Congresso
II Congresso Internacional de Aditologia: substâncias de abuso, que intervenções?
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2012 Currículo: flexibilidade, contextualização e autonomia
Outro
XIX Colóquio AFIRSE "Revisitar os Estudos Curriculares. Onde Estamos e Para Onde Vamos?"
Secção Portuguesa da AFIRSE, Portugal
2011 - 2011 Encontro Internacional Educação, Currículo e Didácticas: tendências, contextos, dinâmicas
Encontro
Encontro Internacional Educação, Currículo e Didácticas: tendências, contextos, dinâmicas
Departamento de Ciências da Educação, Universidade dos Açores, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022 Diferenciação, Integração e Relevância Curricular em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: que desafios?
Arguente principal
Mariana Medeiros Botelho (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2021 Múltiplas representações no ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Sofia Raposo Cabral (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2021 FORCISE – Dispositivo de formação, em e-learning, para o desenvolvimento de competências socioeducativas
Arguente principal
Sara Alexandra Lima Araújo Lemos (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2021 A transversalidade da linguagem escrita na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básicouniov dos açores Bianca da Câmara Miranda (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2021 Aproximações Educativas entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Eusébio José Martins de Sousa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2020 Clube Luso-Brasileiro de Leitura: Estratégias Para Promover Uma Leitura Interativa
Arguente principal
Sílvia Almeida (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2020 Relevância curricular na perspetiva dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Maria Beatriz Pimentel do Bem (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2020 Experiências de aprendizagem fundamentadas na abordagem Concreto-Pictórico-Abstrato no ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Sónia Melo Pacheco (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2020 (Co)Laborar com Sentido: Potencialidades e Constrangimentos da Colaboração no Estágio Pedagógico de Futuros Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Rita Medeiros Feleja (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2019 Seleção, (Re)elaboração e Gestão de materiais pedagógicos para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Jéssica Melo Mendes (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2019 O Número e a Forma numa interligação de conteúdos no processo de aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico
Arguente
Marisa Portugal Cabral (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2019 Estudo do Meio e Matemática em Interação na Construção do Conhecimento na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Carolina Medeiros Almeida (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2018 A Resolução de Problemas como um Processo Matemático Integrador de Aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma Reflexão em contexto de Estágio
Arguente principal
Raquel Santos Mendonça (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2018 Aprendizagem Informal dos Docentes: Implicações para a Aprendizagem da Profissão Docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Bruno Tavares (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2018 O estudo do meio como Pilar de integração e de aprendizagens significativas na educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Beatriz Paz Melo (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2018 Queres que te faça um desenho? O Lugar e o Papel das Imagens na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Carla Furtado Medeiros (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2018 Promover a Cidadania Ativa e responsável na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Daniela Santos Aguiar (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2018 O Jogo, a motricidade e as aprendizagens da Criança - Olhares a partir da escola
Presidente do júri
Liseta Carmo Moniz Almeida (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2018 A Construção e Gestão de Materiais Pedagógicos Promotores da Integração das Áreas do Conhecimento, na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Marylene Mendonça Medeiros Cabral (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2018 Construção e Gestão de Materiais Pedagógicos no Ensino da Matemática: Uma adaptação do Método de Singapura no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
João Cristiano Figueira de Abreu (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2017 Práticas Educativas em Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e o papel do feedback na sua reorientação
Arguente principal
Sandra Sofia de Melo Coelho (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2017 Promoção da interdisciplinaridade na aprendizagem das crianças da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico através do uso de materiais didáticos
Arguente principal
Rita Correia Teixeira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2017 A utilização dos jogos e dos materiais manipuláveis estruturados enquanto promotores do sucesso na aprendizagem da matemática, na Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Ana Sofia Vieira Salvador (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2017 Atividades de Diferenciação Curricular na Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Patrícia Barcelos Rocha (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2017 Práticas de Integração Curricular Potencialidades na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: exploração das potencialidades do jogo
Orientador
Carolina Paula Faria Coelho (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2017 Práticas Formativas e Avaliação da aprendizagens em História e da Geografia em Contexto de Estágio
Arguente principal
Vanessa Sofia Barbosa Vaz (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2016 A Relevância Curricular no Ensino de História e Geografia: a importância das TIC
Arguente principal
João Pedro Pacheco Faria (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2016 Práticas Pedagógicas no Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário: reflexões sobre o potencial dos materiais pedagógicos
Orientador
Cátia Daniela Pimentel Medeiros Cardoso (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2016 A Importância dos Manuais Escolares de História e de Geografia no ensino e na aprendizagem: perspetivas de pais, alunos e professores
Orientador
Carlos Fernando Machado Costa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015 O questionamento em sala de aula: práticas educativas curriculares na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino
Orientador
Cláudia Maria Medeiros Galego (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015 A construção de Experiências de Aprendizagem promotoras da Diferenciação Curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: contributos para a reflexão sobre os processos de tomada de decisão Maria do Carmo Oliveira Cabral Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015 Práticas Educativas promotoras da Integração Curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Rita Raquel Oliveira Medeiros (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015 O Jogo e o Desenvolvimento do Raciocínio Matemático na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Catarina Isabel Moniz Botelho de Medeiros (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015 Aprender matemática através das Expressões: uma reflexão no âmbito da Prática de Estágio na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Beatriz Medeiros Costa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015 As Questões de Género nas Práticas Educativas do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico no âmbito do Estágio Pedagógico: os Estereótipos nos Materiais Escolares
Arguente principal
Ana Catarina Barreiro Gomes Drumond e Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015 Abordagens Transversais no Ensino-Aprendizagem da Língua na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Vera Filipa Oliveira Ferreira Alves (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015 Abordagens Transversais à Escrita na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Alexandra Medeiros Pereira Ferreira Cabral (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015 Explorar e Aprender. Os materiais didáticos no contexto da aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Sandy Sousa Borges (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015 O Jogo e o Desenvolvimento do Raciocínio Matemático na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Catarina Isabel Moniz Botelho (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2014 Os Suportes de Expressão como veículos promotores de aprendizagens no ensino Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Joana Medeiros Rodrigues (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2014 O Papel do Jogo na Aprendizagem e Cooperação das Crianças na Escola: a evolução da Educação Pré-Escolar para o Ensino do 1.º Ciclo
Arguente principal
Marta Catarina Ledo Lima (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 Práticas Educativas do Futuro Educador/Professor e Promoção da Autoestima dos Alunos
Arguente
Daniela Cristina Bettencourt Botelho (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 Valorizando o Património Cultural e Regional Açoriano na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Andreia Ferreira Moniz (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 Práticas de Ensino relacionadas com a Educação em Ciência desenvolvidas no âmbito das PES I e II
Arguente principal
Filipa Alexandra Moniz Alves Pacheco Rodrigues (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 O lado Lúdico da aprendizagem da Matemática: a importância das atividades lúdico-manipulativas no desenvolvimento de competências na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Diana Oliveira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 Os recursos didáticos na aprendizagem do oral e do escrito na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Cátia de Jesus Sousa Rodrigues (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 Aprender através de Recursos Didáticos na na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do ensino Básico: reflexão sobre a promoção de aprendizagens ativas e significativas
Orientador
Marina de Jesus Correia Pacheco (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 A Integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do ensino Básico: exploração do potencial dos recursos didáticos
Orientador
Joana Margarida Melo Raposo (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 Necessidades de Formação em Educação ara a Saúde em Contexto Escolar
Arguente
Lúcia de Fátima Mota Ferreira Freitas (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 A Música como veículo promotor de ensino e aprendizagens
Arguente
Paula Cristina Viveiros da Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 As potencialidades do jogo infantil no desenvolvimento da criança: uma abordagem a práticas de Educação Física na Educação Básica
Arguente principal
Roberto Carlos Silva Resendes (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 Perspetiva da Comunidade Docente sobre a relação entre a Autoavaliação da Escola e o seu Projeto Curricular: Um Estudo de Caso numa Escola Básica e Secundária
Arguente
Maria Lassalete Pereira Alves Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 Atividades Experimentais em Ciências na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Victória da Silva Couto (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 Autorregulação em crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do ensino Básico
Arguente principal
Sónia da Conceição Ferreira Rodrigues Roque (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 Práticas de diferenciação pedagógica no Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Luísa Carla Leite Raposo e Melo (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 Articulação entre colegas e culturas docentes no 1.ª Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Sandra Isabel Carvalho Sousa Miranda (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2011/09 - Atual Contrução e Gestão de Materiais Pedagógicos (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2022 - 2023 Conceção e Gestão da Formação Ambiente, Saúde e Segurança (Mestrado integrado) Universidade dos Açores Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020 - 2022 Práticas Colaborativas e Aprendizagem em Contexto Educação e Formação (Mestrado integrado) Universidade dos Açores, Portugal
2019 - 2022 Iniciação à Prática Profissional em 1.º CEB Educação Básica (Licenciatura) Universidade dos Açores, Portugal
2018 - 2022 Seminário de Orientação e Acompanhamento (Projeto) I Educação e Formação (Mestrado integrado) Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2022 Iniciação à Prática Profissional em 2.º CEB Educação Básica (Licenciatura) Universidade dos Açores, Portugal
2014 - 2022 Necessidades Educativas Especiais e Dificuldades de Aprendizagem Educação Básica (Licenciatura) Universidade dos Açores, Portugal
2014 - 2022 Estágio Pedagógico II Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Universidade dos Açores, Portugal
2014 - 2022 Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Universidade dos Açores, Portugal
2020 - 2021 Conceção e Gestão da Formação Ambiente, Saúde e Segurança (Mestrado integrado) Universidade dos Açores Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020 - 2021 Conceção e Gestão da Formação Educação e Formação (Mestrado integrado) Universidade dos Açores, Portugal
2018 - 2019 Conceção e Gestão da Formação Ambiente, Saúde e Segurança (Mestrado integrado) Universidade dos Açores Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2017 - 2018 O Aluno em Contexto Educativo Educação e Formação (Mestrado integrado) Universidade dos Açores, Portugal
2009 - 2016 Seminário de Estudo e Prática Serviço Social (Licenciatura) Universidade dos Açores, Portugal
2011/09 - 2015 Diferenciação e Integração Curricular Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade dos Açores, Portugal
2011/09 - 2015 Prática Educativa Supervisionada II Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade dos Açores, Portugal
2009 - 2015 Concepção e Gestão de Materiais Pedagógicos Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2014 Desenvolvimento Curricular Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2014 Desenvolvimento Curricular Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade dos Açores, Portugal
2011/09 - 2014 Prática Educativa Supervisionada I Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2013 Dificuldades de Aprendizagem Psicologia (Licenciatura) Universidade dos Açores, Portugal
2009 - 2010 Metodologia de Ensino por Projecto Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade dos Açores, Portugal
2005 - 2006 Desenvolvimento Curricular Profissionalização em Serviço (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2005 - 2006 Elaboração e Desenvolvimento de Projectos de Investigação II Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e Educadores de Infância (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2003 - 2006 Construção e Desenvolvimento de Projectos Curriculares Complemento de Formação Cientifico-pedagógica para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e para Educadores de Infância (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2003 - 2006 Concepção e Gestão de Recursos Pedagógicos Complemento de Formação Cientifico-pedagógica para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e para Educadores de Infância (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2000 - 2006 Desenvolvimento Curricular I, Licenciaturas Via-Ensino (Licenciatura) Universidade dos Açores, Portugal
1999 - 2006 Desenvolvimento Curricular II Licenciaturas Via-Ensino (Licenciatura) Universidade dos Açores, Portugal
2004 - 2005 Didáctica Geral Profissionalização em Serviço (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2004 - 2005 Teoria e Desenvolvimento Curricular Ciências Religiosas (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
1999 - 2005 Princípios e Técnicas de Avaliação Licenciaturas Via-Ensino (Licenciatura) Universidade dos Açores, Portugal
1999 - 2005 Métodos e Técnicas de Ensino Licenciaturas Via-Ensino (Licenciatura) Universidade dos Açores, Portugal
2002 - 2004 Projecto e Intervenção Educacional Licenciatura em 1º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Universidade dos Açores, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - 2022 Comissão de Estágio do Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB
Presidente / Vice-presidente
Universidade dos Açores, Portugal
2019 - 2022 Comissão de Creditação da Formação e experiência Profissional da Universidade dos Açores
Membro
Universidade dos Açores, Portugal
2018 - 2022 Presidente da Comissão de Estágio do Estágio em Educação Pré-Escolar, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB
Presidente / Vice-presidente
Universidade dos Açores, Portugal
2014 - 2022 Direção do Curso de Licenciatura em Educação Básica
Diretor
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2022 Comissão de Acompanhamento dos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Membro
Universidade dos Açores, Portugal
2019 - 2020 Grupo de trabalho responsável pela reformulação da Licenciatura em Educação Básica
Membro
Universidade dos Açores, Portugal
2006/10 - 2019/10 Comissão de Reconhecimento e Creditação de Competências da Universidade dos Açores
Membro
Universidade dos Açores, Portugal
2015 - 2017 Comissão Científica da 2.ª Edição do novo Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Membro
Universidade dos Açores, Portugal
2015 - 2016 Comissão de Estágio do Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB
Presidente / Vice-presidente
Universidade dos Açores, Portugal
2015 - 2016 Presidente da Comissão de Estágio do Estágio em Educação Pré-Escolar, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB
Presidente / Vice-presidente
Universidade dos Açores, Portugal
2014 - 2016 Comissão Científica da 1.ª Edição do novo Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Membro
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2015 Comissão Coordenadora das Provas de Acesso para a Frequência de um Curso Superior por maiores de 23 anos
Membro
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2014 Grupo de trabalho responsável pela reformulação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Membro
2012 - 2014 Comissão Científica da 4.ª Edição do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Membro
Universidade dos Açores, Portugal
2011 - 2013 Comissão Científica da 3.ª Edição do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Membro
Universidade dos Açores, Portugal
2011 - 2013 Comissão Científica Departamental (Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores)
Membro
Universidade dos Açores, Portugal
2011 - 2013 Secção de Currículo e Didáticas do Departamento de Ciências da Educação
Coordenador
Universidade dos Açores, Portugal
2010 - 2012 Coordenadora do Curso de Especialização Tecnológica em Intervenção em Toxicodependências
Coordenador
Universidade dos Açores, Portugal
1999 - 2000 Grupo de trabalho nomeado para criação dos Cursos de Complementos de Formação Científica e Pedagógica para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e para Educadores de Infância.
Membro
Universidade dos Açores, Portugal
Distinções

Outra distinção

2000 Prémio D. Dinis
Istituído no âmbito do Ministério da Educação, pelo Prof. Doutor Agostinho Baptista da Silva, Portugal