Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Raquel José Jesus Vigário Dinis
Nomes de citação
- Dinis, Raquel José de Jesus Vigário
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1514-9FFD-62B0
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |||
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015 - 2016
Concluído
|
Pós Graduação em E-Learning (Pós-Graduação)
Universidade dos Açores, Portugal
|
18 Valores |
2014 - 2015
Concluído
|
Educação Especial, domínio de Intervenção Precoce (Pós-Graduação)
Especialização em Intervenção Precoce na Infância
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
18 |
2013 - 2015
Concluído
|
Educação Especial, domínios Cognitivo e Motor (Pós-Graduação)
Especialização em Domínios Cognitivo e Motor
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
|
2005 - 2010
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Desenvolvimento Curricular
Universidade dos Açores, Portugal
"Desenvolvimento curricular Integrado na Escola: Lógicas de Gestão Colegial em duas Escolas Básicas Integradas dos Açores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada Louvor Distinção Unan |
1999 - 2002
Concluído
|
Gestão Curricular (Mestrado)
Especialização em Especialidade: 1.º Ciclo do Ensino Básico
Universidade de Aveiro, Portugal
"Gestão Curricular no 1.º Ciclo do ensino Básico: Discursos e Práticas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada |
1991 - 1996
Concluído
|
Ciências da Educação (Licenciatura)
Especialização em Educação de Adultos
Universidade de Coimbra, Portugal
|
16 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010/12 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
2002/09 - 2010/12 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
1999/03 - 2002/09 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1996/12 - 1999/05 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Centro de Formação Profissional do Artesanato, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014 - Atual | Coordenador de Curso | Universidade dos Açores, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - 2022 | Potencial do Ensino a Distância na promoção da inclusão geográfica nos Açores - IGEaD
M1.1.C/C.S./014/2019/01
Investigador Co-responsável
Universidade dos Açores Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Pólo da Universidade dos Açores, Portugal
|
Secretaria Regional do Mar Ciência e Tecnologia
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - 2021 | História, Educação e Cultura: Estudo Sócio-histórico entre os Açores e o Brasil
xx
Investigador
|
Concluído
|
2017/05/01 - 2017/05/31 | Intercâmbio de Boas Práticas em Educação e Formação de Professores (2.ª fase - Educação Especial)
FC/FLAD/FMF/CND2/2016/003
Investigador responsável
|
Fundação Luso-Americana
Concluído
|
2016/03/01 - 2016/03/31 | Intercâmbio de Boas Práticas em Educação e Formação de Professores (1.ª fase)
FC/FLAD/FMC/CND2/2015/007
Investigador responsável
|
Fundação Luso-Americana
Concluído
|
2012 - 2013 | II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADITOLOGIA: SUBSTÂNCIAS DE ABUSO, QUE INTERVENÇÕES?
M3.2.2/1/029/2012
Investigador responsável
Universidade dos Açores, Portugal
|
Concluído
|
2009 - 2013 | ENCUR - Enhancing Curriculum Relevance
2009-1-PT1-COM13-024231
Investigador
Universidade dos Açores, Portugal
|
Concluído
|
2009 - 2012 | Contextos e Práticas Colaborativas de Investigação Curricular na Educação Básica (CPCIC-EB)
CESC P07-2009
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2015 | Como tornar mais significativas as aprendizagens? | Seminário para Professores
Escola Básica Integrada de Ginetes (Ponta Delgada, Portugal)
|
2014 | Formar e Formar-se | Encontro de Educadores de Infância e Professores dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico
Escola Básica Integrada de Arrifes (Ponta Delgada, Portugal)
|
2014 | Boas Práticas na (Re)construção e Gestão de Materiais Pedagógicos: Potenciar a Integração Curricular | II Encontro Regional "PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO"
Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, em parceria com a Escola Básica Integrada de Ginetes (Ponta Delgada, Portugal)
|
2014 | As Escolas como espaços de Investigação e Desenvolvimento: delineando metodologias de trabalho em duas escolas Açorianas | II Workschop "Professores Investigadores"
Universidade dos Açores (Angra do Heroísmo, Portugal)
|
2013 | A Ambição no Projeto Educativo de Escola | A Ambição no Projeto Educativo de Escola
Escola Profissional de Nordeste (Nordeste, Portugal)
|
2013 | Educar Hoje | Educar Hoje
Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Secundária de Nordeste (Nordeste, Portugal)
|
2013 | Dependência como um Direito | II Jornadas de Reflexão da Paralisia Cerebral
Associação de Paralisia Cerebral de São Miguel (Ponta Delgada, Portugal)
|
2012 | Construindo o Currículo a partir do Contexto | Encontro Regional "PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO"
Escola Básica Integrada de Ginetes (Ginetes, Portugal)
|
2012 | Mudar para o Sucesso: experiências no âmbito do projeto ICR - Investigação para um currículo relevante | XIX Colóquio AFIRSE – Revisitar os estudos Curriculares
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Flexibilidade e Contextualização: o lugar da Escola no desenvolvimento curricular | XIX Colóquio AFIRSE – Revisitar os estudos Curriculares
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Depois dos Projetos Curriculares de Turma: autonomia e burocracia na gestão curricular |
(Portugal)
|
2011 | Dinâmicas de Inovação e Mudança na Docência: os testemunhos de professores-investigadores do projeto ICR | Encontro Internacional Educação, Currículo e Didácticas: tendências, contextos, dinâmicas
Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2011 | A gestão contextualizada do currículo: considerações sobre potencialidades e riscos | Encontro Internacional Educação, Currículo e Didácticas: tendências, contextos, dinâmicas
Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | Jogar e compreender: o contributo dos jogos pedagógicos inspirados no Método de Singapura para o ensino e a aprendizagem da
Matemática na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Isabel Victória Raposo Melo
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021 - Atual | Promoção de Aprendizagens Significativas na Matemática: Contributos do Método de Singapura na Educação Pré-Escolar e no 1.º
Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Rute Senra Pavão
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021 - Atual | Diferenciação Pedagógica em Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: percursos inspirados no Método
de Singapura
Coorientador de Sofia Marlene Caetano Aguiar
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021 - Atual | Diversidade e Inclusão na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Escola para todos
Orientador de Marta Pimentel Alves
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021 - Atual | Integração das áreas do conhecimento na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: pressupostos e dinâmicas
Orientador de Mariana Viveiros Martins
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2019 - Atual | O Ensino-Aprendizagem da Geometria através de materiais pedagógicos na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Beatriz Viveiros Corrêa
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2022 | Ensino-Aprendizagem do Matemática com Materiais Pedagógicos inspirados no abordagem concreto-pictórico-abstrato no Educação
Pré-Escolar e no 1.º Ciclo Ensino Básico
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2021 | Múltiplas representações no ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Sofia Raposo Cabral
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2019 | Seleção, (re)elaboração e gestão de materiais pedagógicos para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo
do Ensino Básico
Coorientador de Jéssica Melo Mendes
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2019 | Experiências de aprendizagem fundamentadas na Abordagem Concreto-Pictórico-Abstrato no ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar
e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Sónia Melo Pacheco
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2016 - 2018 | Experiências de Aprendizagem Promotoras de Integração Curricular: Potencialidades para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática
na Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Joana Pereira Costa
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2018 | A Construção e Gestão de Materiais Pedagógicos Promotores da Integração das Áreas do Conhecimento, na Educação Pré-Escolar
e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Marylene Mendonça Medeiros Cabral
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 - 2018 | Construção e Gestão de Materiais Pedagógicos no Ensino da Matemática: Uma adaptação do Método de Singapura no contexto da
Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de João Cristiano Figueira de Abreu
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 - 2017 | Práticas de Integração Curricular na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: exploração das potencialidades do
jogo
Orientador de Carolina Paula Faria Coelho
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 - 2016 | A Importância dos Manuais Escolares de História e de Geografia no ensino e na aprendizagem: perspetivas de pais, alunos e
professores
Orientador
|
Ensino de História e de Geografia no 3.º C. do Ens Bás. e no Ens Secundário (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 - 2016 | Práticas Pedagógicas no Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário: reflexões
sobre o potencial dos materiais pedagógicos
Orientador
|
Ensino de História e de Geografia no 3.º C. do Ens Bás. e no Ens Secundário (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 - 2015 | A construção de Experiências de Aprendizagem promotoras da Diferenciação Curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo
do Ensino Básico: contributos para a reflexão sobre os processos de tomada de decisão
Orientador de Maria do Carmo Oliveira Cabral Silva
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 - 2015 | A Expressão Plástica e os Materiais Pedagógicos na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Diálogos e Conjugações
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 - 2015 | A Construção de Experiências de Aprendizagem Promotoras da Integração Curricular na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do
Ensino Básico
Orientador de Mónica Medeiros Machado
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 - 2015 | Práticas Educativas promotoras da Integração Curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.ª Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 - 2015 | O questionamento em sala de aula : práticas educativas e curriculares na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do
Ensino Básico
Coorientador de Cláudia Maria Medeiros Galego
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 - 2013 | Aprender através de Recursos Didáticos na na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do ensino Básico: reflexão sobre a promoção
de aprendizagens ativas e significativas
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 - 2013 | A Integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do ensino Básico: exploração do potencial dos recursos didáticos
Orientador de Joana Margarida Melo Raposo
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.ª Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 - 2013 | Os recursos didáticos na aprendizagem do oral e do escrito na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014 - 2014 | I Feira Pedagógica da Universidade dos Açores
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2014 - 2014 | II Encontro Regional "PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO"
Encontro (Outra)
|
|
2012 - 2012 | II Congresso Internacional de Aditologia: substâncias de abuso, que intervenções?
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Governo dos Açores. Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura., Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - 2015 | Comunicação e Relacionamento Interpessoal
Oficina (workshop)
|
Workshop: Comunicação e Relacionamento interpessoal
Centro Social e Paroquial de Arrifes, Portugal
|
2014 - 2014 | BOAS PRÁTICAS: PORQUÊ E PARA QUÊ?
Conferência
|
II Encontro Regional "PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO",
Universidade dos Açores, em parceria com a Escola Básica Integrada de Ginetes, Portugal
|
2014 - 2014 | II Encontro Regional PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO
Encontro
|
II Encontro Regional "PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO"
Universidade dos Açores, em parceria com a Escola Básica Integrada de Ginetes, Portugal
|
2013 - 2013 | Ambição no Projeto Educativo
Conferência
|
Ambição no Projeto Educativo
Escola Profissional do Nordeste, Portugal
|
2013 - 2013 | Educar Hoje
Oficina (workshop)
|
Educar Hoje
Associação de Pais da Escola Básica e Secundária de Nordeste, Portugal
|
2013 - 2013 | Consumo, consumismo, prazer e dependências
Conferência
|
Lançamento do Livro 'ADITOLOGIA: Prevenção e Intervenções' |
2012 - 2012 | Encontro Regional PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO
Encontro
|
Encontro Regional "PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO"
Escola Básica Integrada 2, 3 de Ginetes, Portugal
|
2012 - 2012 | XIX Colóquio AFIRSE – Revisitar os estudos Curriculares
Outro
|
XIX Colóquio AFIRSE – Revisitar os estudos Curriculares
Secção Portuguesa da AFIRSE, Portugal
|
2012 - 2012 | I Workshop Professores Investigadores: Abordagens Práticas
Oficina (workshop)
|
Workshop Professores Investigadores: Abordagens Práticas
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 - 2012 | XIX Colóquio AFIRSE – Revisitar os estudos Curriculares
Outro
|
XIX Colóquio AFIRSE – Revisitar os estudos Curriculares
Secção Portuguesa da AFIRSE, Portugal
|
2012 - 2012 | II Congresso Internacional de Aditologia: substâncias de abuso, que intervenções?
Congresso
|
II Congresso Internacional de Aditologia: substâncias de abuso, que intervenções?
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 - 2012 | Currículo: flexibilidade, contextualização e autonomia
Outro
|
XIX Colóquio AFIRSE "Revisitar os Estudos Curriculares. Onde Estamos e Para Onde Vamos?"
Secção Portuguesa da AFIRSE, Portugal
|
2011 - 2011 | Encontro Internacional Educação, Currículo e Didácticas: tendências, contextos, dinâmicas
Encontro
|
Encontro Internacional Educação, Currículo e Didácticas: tendências, contextos, dinâmicas
Departamento de Ciências da Educação, Universidade dos Açores, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 | Diferenciação, Integração e Relevância Curricular em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: que desafios?
Arguente principal
|
Mariana Medeiros Botelho (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021 | Múltiplas representações no ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Sofia Raposo Cabral (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021 | FORCISE – Dispositivo de formação, em e-learning, para o desenvolvimento de competências socioeducativas
Arguente principal
|
Sara Alexandra Lima Araújo Lemos (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021 | A transversalidade da linguagem escrita na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básicouniov dos açores | Bianca da Câmara Miranda (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021 | Aproximações Educativas entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Eusébio José Martins de Sousa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020 | Clube Luso-Brasileiro de Leitura: Estratégias Para Promover Uma Leitura Interativa
Arguente principal
|
Sílvia Almeida (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020 | Relevância curricular na perspetiva dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Maria Beatriz Pimentel do Bem (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020 | Experiências de aprendizagem fundamentadas na abordagem Concreto-Pictórico-Abstrato no ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar
e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Sónia Melo Pacheco (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020 | (Co)Laborar com Sentido: Potencialidades e Constrangimentos da Colaboração no Estágio Pedagógico de Futuros Educadores de
Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Rita Medeiros Feleja (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2019 | Seleção, (Re)elaboração e Gestão de materiais pedagógicos para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar
e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Jéssica Melo Mendes (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2019 | O Número e a Forma numa interligação de conteúdos no processo de aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico
Arguente
|
Marisa Portugal Cabral (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2019 | Estudo do Meio e Matemática em Interação na Construção do Conhecimento na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino
Básico
Arguente principal
|
Carolina Medeiros Almeida (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 | A Resolução de Problemas como um Processo Matemático Integrador de Aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do
Ensino Básico: Uma Reflexão em contexto de Estágio
Arguente principal
|
Raquel Santos Mendonça (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 | Aprendizagem Informal dos Docentes: Implicações para a Aprendizagem da Profissão Docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º
Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Bruno Tavares (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 | O estudo do meio como Pilar de integração e de aprendizagens significativas na educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino
Básico
Arguente principal
|
Beatriz Paz Melo (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 | Queres que te faça um desenho? O Lugar e o Papel das Imagens na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Carla Furtado Medeiros (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 | Promover a Cidadania Ativa e responsável na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Daniela Santos Aguiar (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 | O Jogo, a motricidade e as aprendizagens da Criança - Olhares a partir da escola
Presidente do júri
|
Liseta Carmo Moniz Almeida (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 | A Construção e Gestão de Materiais Pedagógicos Promotores da Integração das Áreas do Conhecimento, na Educação Pré-Escolar
e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Marylene Mendonça Medeiros Cabral (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 | Construção e Gestão de Materiais Pedagógicos no Ensino da Matemática: Uma adaptação do Método de Singapura no contexto da
Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
João Cristiano Figueira de Abreu (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2017 | Práticas Educativas em Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e o papel do feedback na sua reorientação
Arguente principal
|
Sandra Sofia de Melo Coelho (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2017 | Promoção da interdisciplinaridade na aprendizagem das crianças da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
através do uso de materiais didáticos
Arguente principal
|
Rita Correia Teixeira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2017 | A utilização dos jogos e dos materiais manipuláveis estruturados enquanto promotores do sucesso na aprendizagem da matemática,
na Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Ana Sofia Vieira Salvador (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2017 | Atividades de Diferenciação Curricular na Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Patrícia Barcelos Rocha (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2017 | Práticas de Integração Curricular Potencialidades na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: exploração das potencialidades
do jogo
Orientador
|
Carolina Paula Faria Coelho (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2017 | Práticas Formativas e Avaliação da aprendizagens em História e da Geografia em Contexto de Estágio
Arguente principal
|
Vanessa Sofia Barbosa Vaz (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2016 | A Relevância Curricular no Ensino de História e Geografia: a importância das TIC
Arguente principal
|
João Pedro Pacheco Faria (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2016 | Práticas Pedagógicas no Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário: reflexões
sobre o potencial dos materiais pedagógicos
Orientador
|
Cátia Daniela Pimentel Medeiros Cardoso (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2016 | A Importância dos Manuais Escolares de História e de Geografia no ensino e na aprendizagem: perspetivas de pais, alunos e
professores
Orientador
|
Carlos Fernando Machado Costa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | O questionamento em sala de aula: práticas educativas curriculares na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino
Orientador
|
Cláudia Maria Medeiros Galego (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | A construção de Experiências de Aprendizagem promotoras da Diferenciação Curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: contributos para a reflexão sobre os processos de tomada de decisão | Maria do Carmo Oliveira Cabral Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | Práticas Educativas promotoras da Integração Curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Rita Raquel Oliveira Medeiros (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | O Jogo e o Desenvolvimento do Raciocínio Matemático na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Catarina Isabel Moniz Botelho de Medeiros (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | Aprender matemática através das Expressões: uma reflexão no âmbito da Prática de Estágio na Educação Pré-Escolar e no Ensino
do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Beatriz Medeiros Costa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | As Questões de Género nas Práticas Educativas do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico no âmbito do Estágio Pedagógico:
os Estereótipos nos Materiais Escolares
Arguente principal
|
Ana Catarina Barreiro Gomes Drumond e Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | Abordagens Transversais no Ensino-Aprendizagem da Língua na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Vera Filipa Oliveira Ferreira Alves (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | Abordagens Transversais à Escrita na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Alexandra Medeiros Pereira Ferreira Cabral (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | Explorar e Aprender. Os materiais didáticos no contexto da aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino
do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Sandy Sousa Borges (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | O Jogo e o Desenvolvimento do Raciocínio Matemático na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Catarina Isabel Moniz Botelho (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 | Os Suportes de Expressão como veículos promotores de aprendizagens no ensino Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Joana Medeiros Rodrigues (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 | O Papel do Jogo na Aprendizagem e Cooperação das Crianças na Escola: a evolução da Educação Pré-Escolar para o Ensino do 1.º
Ciclo
Arguente principal
|
Marta Catarina Ledo Lima (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | Práticas Educativas do Futuro Educador/Professor e Promoção da Autoestima dos Alunos
Arguente
|
Daniela Cristina Bettencourt Botelho (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | Valorizando o Património Cultural e Regional Açoriano na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Andreia Ferreira Moniz (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | Práticas de Ensino relacionadas com a Educação em Ciência desenvolvidas no âmbito das PES I e II
Arguente principal
|
Filipa Alexandra Moniz Alves Pacheco Rodrigues (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | O lado Lúdico da aprendizagem da Matemática: a importância das atividades lúdico-manipulativas no desenvolvimento de competências
na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Diana Oliveira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | Os recursos didáticos na aprendizagem do oral e do escrito na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Cátia de Jesus Sousa Rodrigues (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | Aprender através de Recursos Didáticos na na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do ensino Básico: reflexão sobre a promoção
de aprendizagens ativas e significativas
Orientador
|
Marina de Jesus Correia Pacheco (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | A Integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do ensino Básico: exploração do potencial dos recursos didáticos
Orientador
|
Joana Margarida Melo Raposo (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | Necessidades de Formação em Educação ara a Saúde em Contexto Escolar
Arguente
|
Lúcia de Fátima Mota Ferreira Freitas (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | A Música como veículo promotor de ensino e aprendizagens
Arguente
|
Paula Cristina Viveiros da Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | As potencialidades do jogo infantil no desenvolvimento da criança: uma abordagem a práticas de Educação Física na Educação
Básica
Arguente principal
|
Roberto Carlos Silva Resendes (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | Perspetiva da Comunidade Docente sobre a relação entre a Autoavaliação da Escola e o seu Projeto Curricular: Um Estudo de
Caso numa Escola Básica e Secundária
Arguente
|
Maria Lassalete Pereira Alves Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | Atividades Experimentais em Ciências na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Victória da Silva Couto (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | Autorregulação em crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do ensino Básico
Arguente principal
|
Sónia da Conceição Ferreira Rodrigues Roque (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | Práticas de diferenciação pedagógica no Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Luísa Carla Leite Raposo e Melo (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | Articulação entre colegas e culturas docentes no 1.ª Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Sandra Isabel Carvalho Sousa Miranda (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2011/09 - Atual | Contrução e Gestão de Materiais Pedagógicos | (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2022 - 2023 | Conceção e Gestão da Formação | Ambiente, Saúde e Segurança (Mestrado integrado) | Universidade dos Açores Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2020 - 2022 | Práticas Colaborativas e Aprendizagem em Contexto | Educação e Formação (Mestrado integrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2019 - 2022 | Iniciação à Prática Profissional em 1.º CEB | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2018 - 2022 | Seminário de Orientação e Acompanhamento (Projeto) I | Educação e Formação (Mestrado integrado) | Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2015 - 2022 | Iniciação à Prática Profissional em 2.º CEB | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2014 - 2022 | Necessidades Educativas Especiais e Dificuldades de Aprendizagem | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2014 - 2022 | Estágio Pedagógico II | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2014 - 2022 | Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2020 - 2021 | Conceção e Gestão da Formação | Ambiente, Saúde e Segurança (Mestrado integrado) | Universidade dos Açores Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2020 - 2021 | Conceção e Gestão da Formação | Educação e Formação (Mestrado integrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2018 - 2019 | Conceção e Gestão da Formação | Ambiente, Saúde e Segurança (Mestrado integrado) | Universidade dos Açores Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2017 - 2018 | O Aluno em Contexto Educativo | Educação e Formação (Mestrado integrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2009 - 2016 | Seminário de Estudo e Prática | Serviço Social (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2011/09 - 2015 | Diferenciação e Integração Curricular | Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2011/09 - 2015 | Prática Educativa Supervisionada II | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2009 - 2015 | Concepção e Gestão de Materiais Pedagógicos | Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2013 - 2014 | Desenvolvimento Curricular | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | Universidade dos Açores, Portugal |
2013 - 2014 | Desenvolvimento Curricular | Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2011/09 - 2014 | Prática Educativa Supervisionada I | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2012 - 2013 | Dificuldades de Aprendizagem | Psicologia (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2009 - 2010 | Metodologia de Ensino por Projecto | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2005 - 2006 | Desenvolvimento Curricular | Profissionalização em Serviço (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2005 - 2006 | Elaboração e Desenvolvimento de Projectos de Investigação II | Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e Educadores de Infância (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2003 - 2006 | Construção e Desenvolvimento de Projectos Curriculares | Complemento de Formação Cientifico-pedagógica para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e para Educadores de Infância (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2003 - 2006 | Concepção e Gestão de Recursos Pedagógicos | Complemento de Formação Cientifico-pedagógica para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e para Educadores de Infância (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2000 - 2006 | Desenvolvimento Curricular I, | Licenciaturas Via-Ensino (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
1999 - 2006 | Desenvolvimento Curricular II | Licenciaturas Via-Ensino (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2004 - 2005 | Didáctica Geral | Profissionalização em Serviço (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2004 - 2005 | Teoria e Desenvolvimento Curricular | Ciências Religiosas (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
1999 - 2005 | Princípios e Técnicas de Avaliação | Licenciaturas Via-Ensino (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
1999 - 2005 | Métodos e Técnicas de Ensino | Licenciaturas Via-Ensino (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2002 - 2004 | Projecto e Intervenção Educacional | Licenciatura em 1º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - 2022 | Comissão de Estágio do Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2019 - 2022 | Comissão de Creditação da Formação e experiência Profissional da Universidade dos Açores
Membro
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2018 - 2022 | Presidente da Comissão de Estágio do Estágio em Educação Pré-Escolar, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º
CEB
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2014 - 2022 | Direção do Curso de Licenciatura em Educação Básica
Diretor
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2013 - 2022 | Comissão de Acompanhamento dos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Membro
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2019 - 2020 | Grupo de trabalho responsável pela reformulação da Licenciatura em Educação Básica
Membro
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2006/10 - 2019/10 | Comissão de Reconhecimento e Creditação de Competências da Universidade dos Açores
Membro
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2015 - 2017 | Comissão Científica da 2.ª Edição do novo Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Membro
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2015 - 2016 | Comissão de Estágio do Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2015 - 2016 | Presidente da Comissão de Estágio do Estágio em Educação Pré-Escolar, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º
CEB
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2014 - 2016 | Comissão Científica da 1.ª Edição do novo Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Membro
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2012 - 2015 | Comissão Coordenadora das Provas de Acesso para a Frequência de um Curso Superior por maiores de 23 anos
Membro
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2013 - 2014 | Grupo de trabalho responsável pela reformulação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Membro
|
|
2012 - 2014 | Comissão Científica da 4.ª Edição do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Membro
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2011 - 2013 | Comissão Científica da 3.ª Edição do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Membro
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2011 - 2013 | Comissão Científica Departamental (Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores)
Membro
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2011 - 2013 | Secção de Currículo e Didáticas do Departamento de Ciências da Educação
Coordenador
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2010 - 2012 | Coordenadora do Curso de Especialização Tecnológica em Intervenção em Toxicodependências
Coordenador
|
Universidade dos Açores, Portugal |
1999 - 2000 | Grupo de trabalho nomeado para criação dos Cursos de Complementos de Formação Científica e Pedagógica para Professores do
1º Ciclo do Ensino Básico e para Educadores de Infância.
Membro
|
Universidade dos Açores, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2000 | Prémio D. Dinis
Istituído no âmbito do Ministério da Educação, pelo Prof. Doutor Agostinho Baptista da Silva, Portugal
|