Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Luís Urbano Afonso
Nomes de citação
- Afonso, Luís U.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1A15-E726-EC4C
Websites
- https://ulisboa.academia.edu/Lu%C3%ADsAfonso (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - História e Arqueologia
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Alemão | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017
Concluído
|
História, especialidade de História da Arte (Título de Agregado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Cânones artísticos, coleções e mercados da arte em três grandes unidades geoculturais (c.1550-c.1650): uma abordagem comparativa
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
2000 - 2006
Concluído
|
História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"A Pintura Mural Portuguesa entre o Gótico Internacional e o Fim do Renascimento: Formas, Significados, Funções" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e Louvor |
1995 - 1999
Concluído
|
História da Arte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"As Pinturas Murais da Igreja do Convento de São Francisco de Leiria" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1991 - 1995
Concluído
|
História, variante em História da Arte (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/12 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2006/12 - 2019/11 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
1999/07 - 2006/12 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
1997/09 - 1999/07 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/01 - 2019/12 | Tecnologia y conocimiento en la Peninsula Iberica (siglos XIII-XVI)
HAR2015-67619-P
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
Universidad de Córdoba, Colômbia |
Agencia Nacional de Evaluacion y Prospectiva
Em curso
|
2016/01 - 2019/03 | Os marfins africanos no mundo atlântico: uma reavaliação dos marfins luso-africanos
PTDC/EPHPAT/1810/2014
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2016/01 - 2018/12 | Escritura expuesta y poder en España y Portugal (siglos XVIXVII): catálogo epigráfico on-line
HAR2015-63637-P
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha |
Agencia Nacional de Evaluacion y Prospectiva
Em curso
|
2012/04 - 2015/03 | A iluminura hebraica em Portugal durante o século XV
PTDC/EAT-HAT/119488/2010
Investigador responsável
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2010/01 - 2012/04 | O mercado leiloeiro de arte antiga e contemporânea em Lisboa (2005-2011)
PTDC/EAT-HAT/103690/2008
Investigador responsável
Universidade de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005/10 - 2009/03 | As Matérias da Imagem: os pigmentos na tratadística portuguesa entre a Idade Média e 1850
POCI/EAT/58065/2004
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - 2024 | Agência da imagem nas Cantigas de Santa Maria. Veneração, corpo e olhar no «Codice Rico»
Orientador
|
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2023 | Internacionalização artística portuguesa contemporânea. Caso de estudo: a artista Joana Vasconcelos.
Orientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2023 | Galeria João Esteves de Oliveira. Arte Moderna e Contemporânea. Trabalhos sobre papel
Orientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2023 | Da educação à mediação e à curadoria participativa. Relatório de estágio curricular no Museu Calouste Gulbenkian
Orientador
|
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2023 | Sagrado profano: imagens eróticas em manuscritos medievais de cariz religioso
Orientador
|
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2022 | Vivência em estúdio de artista: uma abordagem entre as questões de produção e do mercado da arte.
Orientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2022 | O circuito da peça e o processo de vendas em leilão: catalogação, marcação do lote, exposição e leilão.
Orientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2022 | The primary art market in Turin. Internship report at Febo & Dafne art gallery.
Orientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2022 | The Berlin art market: structures and dynamics
Coorientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2022 | Os marfins luso-africanos do Benim (séculos XVI-XVII). Estudo histórico-artístico e material
Orientador
|
Art History (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2021 | Legislação relativa à comercialização de peças de arte em marfim no Reino Unido e o seu impacto no mercado da arte
Orientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2021 | O mobiliário na iluminura medieval ibérica: séculos XII-XIV
Orientador
|
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2021 | Marfins de morsa na Europa medieval (séculos IX ao XII)
Orientador
|
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2021 | As potencialidades da Realidade Aumentada na interação entre os museus e o público, em particular na possibilidade de expor
informação sobre as obras de forma interactiva, através da tecnologia RA
Coorientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
|
2019 - 2021 | Os Leilões Online de Arte Moderna e Contemporânea da Cabral Moncada Leilões, entre 2016 e 2019
Coorientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
|
2015 - 2021 | La Crónica Geral de Espanha de 1344 (Ms. A 1 de la Academia das Ciências). Etudio iconográfico-cultural y filiaciones internacionales
Orientador
|
História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2020 | A instalação “Livro do Céu” (Tianshu) do artista contemporâneo chinês Xu Bing
Orientador
|
Estudos Asiáticos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Biblioteca Universitária João Paulo II, Portugal
|
2019 - 2020 | Catalogação de azulejos hispano-mouriscos em Portugal: o Palácio Nacional de Sintra como estudo de caso
Coorientador
|
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2020 | Estrelas do Mercado da Arte Contemporânea. Relações entre fama, talento e dinheiro
Orientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2020 | O Mercado leiloeiro dos " Old Masters". Tendências dos últimos cinco anos
Orientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
|
2019 - 2019 | Os pendentes na joalharia do século XVI
Orientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2019 | Female Presence in the Middle Eastern and North African Art Market
Orientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2018 | Mercado e Colecionismo do Azulejo em Portugal
Orientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2018 | Do Livro para o Marfim. Gravuras Tardo-Medievais Francesas em Olifantes, Hostiários e Saleiros da Antiga Serra Leoa
Orientador
|
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2018 | Santo António e a sua presença no mercado de arte em Lisboa
Orientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2018 | René Lalique: o artista, o místico e o empreendedor
Orientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2018 | Galerias de arte em Lisboa. Passado e presente
Orientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2018 | Desigualdade entre sexos na arte contemporânea. A presença de artistas mulheres no mundo da arte contemporânea em Portugal,
em contexto europeu e anglo-saxónico
Orientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2018 | Uma avaliação de Pintura Portuguesa através do Método de Regressão Hedónica. A coleção de arte moderna e contemporânea Telo
de Morais
Orientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2017 | O livro hebraico português na Idade Média. Do Sefer he-Aruk de Seia (1284-85) aos manuscritos iluminados tardo-medievais da
"Escola de Lisboa" e aos primeiros incunábulos
Orientador
|
História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2017 | Família em Tempos Reais. Proposta de exposição no Palácio Nacional da Ajuda. O Video Mapping como ferramenta curatorial
Orientador
|
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | O Mercado da Arte Moderna e Contemporânea em Portugal (2005-2013)
Orientador
|
História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | A fronteira entre a arte e a ciência no fotojornalismo: o caso da National Geographic Society
Coorientador
|
|
2016 - 2016 | O Mercado Freelancer: Tendências da Produção Criativa na Globalização
Coorientador
|
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | Vista Alegre: história, colecionismo e mercado na atualidade
Coorientador
|
|
2015 - 2015 | A chinoiserie no mobiliário português do século XVIII: história, arte e mercado
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Investimentos artísticos a muito longo prazo: uma proposta sobre quatro países emergentes
Orientador
|
|
2015 - 2015 | A Importância das Feiras de Arte: o caso da Feira de Arte e Antiguidades da Associação Portuguesa dos Antiquários
Orientador
|
|
2015 - 2015 | O Tríptico da Paixão de Cristo do Palácio Nacional da Ajuda: História, Estudo Material, Iconografia e Filiação Estilística
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Joaquim Rodrigo: o medium e a memória.
Orientador
|
História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Arte e crime em Portugal na atualidade (2000-2012). Pintura – passar por original
Orientador
|
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa, Portugal |
2013 - 2013 | As caixas quinhentistas lacadas da zona do Índico
Orientador
|
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa, Portugal |
2013 - 2013 | Colecionadores de arte. Tendências e motivações
Orientador
|
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa, Portugal |
2013 - 2013 | As Tapeçarias de Pastrana. Uma Iconografia da Guerra
Orientador
|
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | A porcelana armoriada da coleção do Centro Cultural e Científico de Macau: uma análise histórico-artística e de mercado
Orientador
|
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa, Portugal |
2013 - 2013 | A iluminura de Maria de Ataíde e Isabel Luís no Mosteiro de Jesus de Aveiro (c. 1465 – 1540)
Orientador
|
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Arte Namban no mercado leiloeiro internacional e nacional
Orientador
|
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | As iluminuras da Crónica Geral de Espanha de 1344 (MS Azul 1, Academia das Ciências de Lisboa)
Orientador
|
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2012 | A laceração do corpo na Idade Média Tardia e na arte do Pós-Modernismo
Orientador
|
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2012 | A Iconografia de Santa Maria Madalena em Portugal até ao Concílio de Trento
Orientador
|
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2012 | Art Invest. Fundo de Investimento Fechado Mobiliário
Orientador
|
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa, Portugal |
2011 - 2011 | The Ms. Parma 1959 in the context of the Portuguese Hebrew Illumination.
Orientador
|
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | Contributos para o estudo da pintura mural na arquitectura palatina lisboeta entre o Tardo-Barroco e o Neoclassicismo (1775-c.1820)
Orientador
|
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | Os Vitrais do Palácio da Pena e a Coleção de D. Fernando II. Contributos para o seu estudo
Orientador
|
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | O Tesouro do Rei D. Dinis no Contexto dos Tesouros Medievais
Orientador
|
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | A escultura pública de Cristóbal Gabarrón e a experiência curatorial das exposições Los Siléncios de Colón (2008) e Las Torres
de la Alhambra (2009)
Orientador
|
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2010 | A função do nome dos artistas na arte contemporânea. Identificação de autoria ou (simples) marca comercial?
Orientador
|
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa, Portugal |
2010 - 2010 | Uma visão sobre o mercado leiloeiro lisboeta e a sua importância no conhecimento da produção de mobiliário civil português
no século XVIII
Orientador
|
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa, Portugal |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018/09/01 - Atual | Eykon Imago | Universidad Complutense de Madrid |
2012/12/20 - Atual | Midas | Universidade de Évora |
2007/01/02 - Atual | Goya. Revista de Arte | Fundacion Lazaro Gualdiano |
2002/10/01 - 2015/12/31 | Artis | Caleidoscópio |
2013/01/02 - 2014/07/31 | Cadernos de História da Arte | Instituto de História da Arte |
2011/01/01 - 2013/12/31 | Anuario de Estudios Medievales | |
2010/01/01 - 2010/12/31 | Medievalista |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2022 - 2022 | Coordenador do painel de avaliação das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento apresentadas à Fundação para
a Ciência e Tecnologia na área de «Museologia e História da Arte»
Coordenador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2021 - 2021 | Coordenador do painel de avaliação das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento apresentadas à Fundação para
a Ciência e Tecnologia na área de «Museologia e História da Arte»
Coordenador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
2016 - 2016 | Membro do painel de avaliação das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento apresentadas à Fundação para a Ciência e Tecnologia na área de «História da Ciência e Outras Humanidades» | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2013 - 2013 | Membro do painel de avaliação das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento apresentadas à Fundação para a Ciência e Tecnologia na área de «Arqueologia & Património e Museologia» | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2012 - 2012 | Membro do painel de avaliação das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento apresentadas à Fundação para a Ciência e Tecnologia na área de «Museologia, Conservação e Restauro» | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2011 - 2011 | Membro do painel de avaliação das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento apresentadas à Fundação para a Ciência e Tecnologia na área de «Museologia, Conservação e Restauro» | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024 - Atual | Teorias da História da Arte | História da Arte (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2021 - Atual | Art markets practices | Mercados da Arte | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017 - Atual | International art markets | Mercados da Arte (Mestrado integrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa, Portugal |
2008 - Atual | Art markets: structure and dynamics | História da Arte (Mestrado) | Universidade de Lisboa, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
1997 - Atual | Arte Românica e Gótica | História da Arte (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Portugal |
1997 - Atual | Arte Românica e Gótica em Portugal | História da Arte (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2022 - 2023 | Arte do Renascimento e do Maneirismo | História da Arte | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2017 - 2022 | História da Arte Comparada | História da Arte (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2008 - 2021 | Estudos de Arte Medieval | História da Arte (Mestrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2004 - 2020 | Iconografia e iconologia | História da Arte | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2012 - 2019 | Portugal e a Ásia: relações interculturais | História da Arte (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2012 - 2018 | Ásia e Europa – História da Arte, Coleções e Mercados Globais | Estudos Asiáticos (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa, Portugal Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Distinções
Prémio
2024 | Andy Kelly Prize for Best Article in Viator - Honorable mention
UCLA CMRS Center for Early Global Studies, Estados Unidos
|