
Curriculum Vitae
Paula Quadros-Flores
Paula Alves de Quadros Flores has a PhD in Educational Sciences, with a specialization in Educational Technology, from the
University of Trás-os-Montes and Alto Douro, a master's degree in Management and Planning in Education from the Portucalense
University, and a degree in 1st Cycle Teaching of Basic Education. She is an assistant professor at the Polytechnic of Porto,
School of Education. She was coordinator of the Scientific Technical Unit for Supervised Pedagogical Practice in Pre-School
Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. He was responsible for the Curricular Unit Initiation to Pedagogical
Practice III (Degree in Basic Education). He was a member of the Course Committee for three professional master's degrees
at ESE. Teaches curricular units within the scope of Supervised Educational Practice and Teaching Portuguese, Citizenship
and Innovation.
He is a member of InED (Center for Research and Innovation in Education) where he coordinates the IFITIC project (Innovating
with ICT in Initial Teacher Training to promote methodological renewal in Pre-School Education and in the 1st and 2nd CEB)
and member of the Ethics Committee. As a researcher, she is the author of books, book chapters and scientific articles.
Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Paula Quadros-Flores
Nomes de citação
- Flores, Paula
- Quadros-Flores, Paula
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1C17-4863-7623
- ORCID iD
- 0000-0003-4924-5212
Websites
- http://ese.ipp.pt/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012/01/20
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação na especialidade em Tecnologia Educativa
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"A Identidade Profissional Docente e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação: Estudo de Boas Práticas no 1º Ciclo
do Ensino Básico na Região do Porto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção e Louvor |
2003 - 2005/07/07
Concluído
|
Administração e Planificação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"Identidade Profissional Docente: estudo de caso no Concelho de Gondomar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2000 - 2002
Concluído
|
Gestão e Animação da Formação (Licenciatura)
Instituto Superior de Educação e Trabalho, Portugal
|
16 |
1983 - 1986
Concluído
|
Magistério Primário (Bacharelato)
Magistério Primário de Chaves, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/09 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2012/10/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1986/10/15 - 2013/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - Atual | Avaliador Externo no grupo de Recrutamento 110 | Ministério da Educação, Portugal |
2022 - 2024 | Membro da Comissão de ética do InED | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2024 | Participação em Comissões Institucionais: Comissão de Curso do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - 2023 | Participação em Comissões Institucionais: Comissão de Curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - 2023 | Júri de Seleção em concursos de acesso aos Mestrados em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB; Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB; Ensino do 1.º CEB e de Português e H | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2017 - 2023 | Participação em Comissões Institucionais: Comissão de Curso do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - 2023 | Coordenadora da Unidade Técnico-Científica de Supervisão na Educação de Infância e Ensino do 1.º CEB. (2016-2023) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2013 - 2014 | Participação em Comissões Institucionais: Comissão de Curso da Licenciatura Básica | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Júri em Provas Públicas: Arguente principal em provas de doutoramento | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha | ||
2022 - Atual | Júri em Provas Públicas: Arguente principal em provas de doutoramento | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2020 - Atual | Júri em Provas Públicas: Júri de Qualificação de Doutoramento em Estudo da Criança - Especialidade em Infância, Desenvolvimento | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2022 - 2023 | Orientadora de Pós-Doutoramento de docente da Universidad Internacional de Rioja (UNIR) - Espanha | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal | ||
2012 - 2013 | Avaliador Interno no grupo de Recrutamento 110 | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/02/01 - 2025/07/31 | Prácticum IA: Experiencias del prácticum integrando Inteligencia Artificial
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
RedTicPraxis en REPPE., Espanha
|
Não financiado
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/01/01 - 2024/12/31 | Innovate with ICT in Initial Teacher Training to promote methodological renewal in Pre-school and 1st and 2nd CEB
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/09/01 - 2023/10/31 | PROYECTO DE APRENDIZAJE APLICADO DE LA ROBÓTICA EDUCATIVA EN LAS AULAS DE EDUCACIÓN INFANTIL/PRIMARIA
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Comissão Europeia
Concluído
|
2014 - 2019 | DigiLitEY - The digital literacy and multimodal practices of young children
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024 | Transformando conceitos abstratos em Arte: IA como facilitadora na compreensão de Geometria. | Congresso Internacional de arte e Tecnologia.
INED/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2024 | Robotics and computational thinking in the learning of first year students. | 4th International Conference in Information Technology & Education
INED/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Brasil)
|
2024 | Reflecting on School through the Voice of Children. 13th International Conference New Perspectives | 13th International Conference New Perspectives in Science Education
INED/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Florencia, Itália)
|
2024 | Heritage and Computational Thinking: Intersections for Meaningful Learning in Primary School. | 13th International Conference New Perspectives in Science Education,
INED/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Florencia, Itália)
|
2024 | A metodologia HappyCode no desenvolvimento do pensamento computacional no 1º CEB. | Porto International Conference on Research in Education- Book of Abstracts
INED/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2024 | Pensar na Escola pela voz das crianças | Porto International Conference on Research in Education- Book of Abstracts,
INED/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2024 | LeituraConectada:umaexperiênciano1.ºCEB | INW24Conference-InterculturalWeek
INED/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
|
2024 | Simular a intervenção com alta tecnologia wedo 2.0 da Lego. | INW24Conference-InterculturalWeek.
INED/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2024 | Inovação para a Inclusão, Transformação e Sustentabilidade em Educação | Fórum Interno do inEd’23
INED/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
|
2023/08 | El arte como recurso didáctico en el proceso de aprendizaje | Congresso Internacional em Santiago do Chile
Universidade Católica do Chile, IARTEM. (Santiago do Chile, Chile)
|
2023 | Inovação para a Inclusão, Transformação e Sustentabilidade em Educação. | F ó rum Interno do in ED 2 3
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Porto, Portugal)
|
2023 | O uso do GeoGebra no 1º CEB | Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
INED/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
|
2021/03/09 | Quantum-Leap in Teaching Through the use of Mobile Devices | 15th annual International Technology, Education and Development Conference
IATED (Valencia, Espanha)
|
2021/03/09 | Being a Teacher in Distance Education: the perception of students in basic education degree | 15th annual International Technology, Education and Development Conference
IATED (Valencia, Espanha)
|
2021 | Tempo de pandemia: um laboratório, uma oportunidade para olhar em frente | XVI Symposium Internacional sobre el Prácticum y las prácticas externas: “Práticas rxternas virtuales versus presenciales,
transformando los retos en oportunidades para la innovación
Universidade de Vigo (Poyo, Espanha)
|
2021 | Empreendedorismo na Educação: Reutilizar e Inovar para um Ambiente Sustentável | V Mostra Científica ECOINOVAR e IV Expo Ecoinovar: uma década de contribuição para um futuro inovador e sustentável
ECOINOVAR (Brasil)
|
2021 | Prácticas de observación de situacións de aula | Prácticas de observación de situacións de aula
Facultade de Educación e do Traballo Social, Campus de Ourense (Espanha)
|
2021 | Desafios na investigação em educação | Fórum INED’21
INED - PP (Porto, Portugal)
|
2021 | Aprender a Videojogar : Age of Society | V ENCONTRO INTERNACIONAL FENDA
Universidade de Vigo (Porto, Portugal)
|
2021 | Age of Society - Building a game to/while learn(ing) | Simpósio de Engenharia Informática
ISEP (Porto, Portugal)
|
2021 | Entrepreneurial projects in the classroom of the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB): solving problems and developing reasoning. | International Conference in Information Technology & Education. ICITED 2021
ICITED (Brasil)
|
2021 | The Project Work Methodology that Promotes Articulation between Educational Levels | 10th International Conference New Perspectives in Science Education
Filodiritto Editore (Florença, Itália)
|
2021 | The challenges of initial teacher training | 3rd International Conference on Advanced Research in Education
University College London (UCL) (London)
|
2021 | O valor do investigador colaborador num projeto de investigação | Fórum inED'21: Pensar a Educação pelos Olhares da Investigação
INED (Porto, Portugal)
|
2021 | CLIL APPROACH AND THE FOSTERING OF A GLOBAL SUSTAINABLE AWARENESS IN PRIMARY SCHOOL | Fórum INED’21
Fórum INED’21 (Porto, Portugal)
|
2021 | Schoolers & Schoolers: um projeto focado no uso de RPG no Ensino Basico | Fórum INED’21
INED (Porto, Portugal)
|
2021 | Números Racionais Não Negativos e Gamificação: Uma Experiência Didática no 2.ºCEB | InterNetWorking Conference - Intercultural Week
ESEPP (Porto, Portugal)
|
2021 | Lengalengas Matemáticas | InterNetWorking Conference - Intercultural Week
ESEPP (Porto, Portugal)
|
2021 | Entrepreneurial projects in the classroom of the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB): solving problems and developing reasoning. In International Conference in Information Technology & Education | ICITED 2021.
(Brasil)
|
2021 | Project Work Methodology that Promotes Articulation between Educational Levels | 10th International Conference New Perspectives in Science Education
INED (Florencia, Itália)
|
2021 | The challenges of initial teacher training. Comunicação | 3rd International Conference on Advanced Research in Education
INED (Londres, Reino Unido)
|
2020/12/18 | The Integration of the Digital Platform Educaplay in Interdisciplinary Paths in the 1st and 2nd CEB | 14th Annual International Conference on Global Studies
Athens Institute for Education and Research (Atenas, Grécia)
|
2020/12/17 | The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher Training | ICETELE 2020 : XIV. International Conference on E-Technologies and E-Learning for Education
WASET (Dubai, Emiratos Árabes Unidos)
|
2020/12/13 | A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente | 8 th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
Universitat Politècnica de València (Valencia, Espanha)
|
2020/11/27 | With Empathy I (You) Build Knowledge | TEACHERS’ TRAINING IN THE XXI CENTURY: CHANGES AND PERSPECTIVES
Šiauliai University (Lituânia)
|
2019 | Comunicação e arte vividas entre contextos educativos | I Encontro Nacional da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Deles para eles: quando os processos se tornam produtos e de novo processos | Challenge2019 – XI Conferência Internacional de TIC na Educação – Desafios da Inteligência Artificial
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019 | Do perfil do professor estagiário ao perfil do aluno: atividades, reflexões e resultados | InterNetWorking Conference - Intercultural Week 2019: / book of abstracts
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Outros modos de ensinar a aprender no 1. º Ciclo do Ensino Básico: Escape Room. | INNODOCT/19. International Conference on Innovation, Documentation and Education
Universitat Politècnica de València (Valencia, Espanha)
|
2019 | Novo olhar sobre a prática educativa no 1º. Ciclo do Ensino Básico: “Do real ao virtual | InterNetWorking Conference - Intercultural Week 2019
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Realidade aumentada e escape room na educação: que potencialidades? | Iº Congreso Internacional sobre Tecnologías Emergentes en Educación
Universidad de Málaga (Málaga, Espanha)
|
2019 | Potencialidades da Realidade Aumentada numa aula de ensino experimental no 1.º Ciclo do Ensino Básico | I Congreso Internacional Tecnologías Emergentes en Educación
Facultad Ciencias de la Educación da Universidad de Málaga (Málaga, Espanha)
|
2019 | Aprendizagens ativas em ambientes inovadores: que desafios? | II Seminário Internacional Expressa, Re-imaginar a Comunicação Científica em Portugal
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Potencialidades da Gamificação no envolvimento de crianças: uma estratégia no 1.º CEB | II Seminário Internacional Expressa, Re-imaginar a Comunicação Científica em Portugal
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Projeto IFITIC: Inovar para transformar. Livro de resumos Fórum Interno P. Porto 2019 | Fórum Interno P. Porto
Porto: Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | E-book-emos: educação para a autonomia e criatividade digital no âmbito de um CTeSP. | Fórum Interno
Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Conocimiento y uso de TIC para la innovación en las prácticas escolares. | XV Symposium Internacional sobre el Prácticum y las práticas externas: Presente y retos de futuro
Universidade de Vigo (Pontevedra, Espanha)
|
2019 | Motivar alunos na resolução de problemas matemáticos: que estratégias? | INCTE 2019.- Encontro Internacional de Formação na Docência
Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019 | Recriando a prática educativa no 1.º CEB: a webquest e a integração de saberes | InterNetWorking Conference - Intercultural Week
Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação (Porto, Portugal)
|
2019 | Potencialidades da abordagem “Made by them to them” no ensino da língua materna | I Encontro Nacional da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico
Escola Superior de Educação Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Compreender a empatia na transdisciplinaridade | I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico
Porto: Escola Superior de Educação Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Made by them to them: The Students in the Learning Process | International Conference NEW PERSPECTIVES IN SCIENCE EDUCATION 8th Edition
Pixel International Conferences (Florença, Itália)
|
2018 | Aprender a aprender com tecnologia digital em ambiente formal e informal. | II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Instituto da Educação, UM (Braga, Portugal)
|
2018 | A importância da transição: da educação pré-escolar para o primeiro ciclo | III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2018 | Recursos tecnológicos digitais na educação pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico | III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2018 | FACTORS THAT INHIBIT OR PROMOTE THE INTEGRATION OF ICT IN EDUCATION | 12th annual International Technology, Education and Development Conference
INTED2018 (Valencia, Espanha)
|
2018 | Pensar a Educação nos processos de Construção de autonomia e emancipação | Mantle of the Expert: developing innovative teaching strategies to improve entrepreneurial skills and enhance performance
of disadvantaged learners, and facilitate integration in schools
EScola Superior de Educação Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
|
2018 | Potentialities of the Augmented Reality in the school manuals of primary education | International Conference on New Horizons in Education
INTE 2018 (Paris, França)
|
2018 | Impact of digital technologies on pedagogical practice in primary education | International Conference on New Horizons in Education
(Paris, França)
|
2018 | Pensar a Educação nos processos de Construção de autonomia e emancipação | Mantle of the Expert: developing innovative teaching strategies to improve entrepreneurial skills and enhance performance
of disadvantaged learners, and facilitate integration in schools
Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
|
2017 | Ou isto ou aquilo, ou isto e aquilo: recursos físicos e digitais nos caminhos iniciais da leitura, | II Jornadas de Leitura, Escrita, Sucesso Escolar e alfabetização, III Jornadas Internacionais de Alfabetização
Universidade do Minho, (Braga, Portugal)
|
2017 | Ambientes Educativos com TIC: PRÁTICAS DE ENSINO DO PORTUGUÊS NO 1º Ciclo do Ensino Básico em situação de estágio | Ambientes Educativos com TIC: práticas de ensino do português no 1º ciclo do Ensino Básico em situação de estágio
APL/ESE (Porto, Portugal)
|
2017 | What teachers do, observe, and feel in pedagogical practice through the use of digital resources. | 9th annual International Conference on Education and New Learning Technologies
EDULEARN17 (Valencia, Espanha)
|
2017 | The Smartphone in the Context of the Classroom in the Primary School and in the higher education | 9th annual International Conference on Education and New Learning Technologies (
EDULEARN17 (Valencia, Espanha)
|
2016 | Potencialidades das TIC na aprendizagem da leitura e da escrita no 1º CEB: teorias e práticas | V SIELP – Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa/V FIAL – Fórum Ibero-Americano de Literacias
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2016 | Práticas com TIC potenciadoras de mudança | I Encontro Internacional de Formação na Docência
ESE, Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2016 | Super Visão …TIC: boas práticas | Colóquio Debate Supervisão Pedagógica e Partilha de Boas Práticas
Sindicato de Professores do Norte, Chaves (Chaves, Portugal)
|
2015 | A cidadania e as TIC: projeto no 1º CEB” | no Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na formação de professores,
Instituto da Crianças - Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2015 | Alavancar a cidadania com TIC | 2º Colóquio Internacional Ler e Ser: Pontes para o Futuro.
Ajudaris, ESEIPP, ESEPF, FLUP, ESEIPB, Centro de Formação Júlio Resende, Colégio EFANOR, UCP (Gondomar, Portugal)
|
2014 | Desafios das tecnologias: direitos da criança e adolescentes/ família/ escola | XXVIII Encontro Galego-Português de Educadoras/es pela Paz “Direitos Humanos
AGAPPAZ, Casa do Professor de Chaves , Educadores/as pola Paz-Nova Escola Galega, Facultade de Ciencias da Educación da Universidade
de Vigo , IFiFL (Chaves, Portugal)
|
2014 | O conflito em contexto escolar: transformar barreiras em oportunidade | XII Congresso da sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação (Vila Real., Portugal)
|
2013 | Nouveaux publics, nouvelles pratiques: ressources digitales pour l’enseignement et pour l’apprendissage des langues étrangères | Seminário temático no Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico.
Coordenadora do Curso (Porto, Portugal)
|
2013 | Identidade Profissional Docente e as TIC: estudo de boas práticas no 1CEB na região do Porto | I Seminário Internacional Políticas e Integração das TIC na sala de aulas
Universidde e Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila real, Portugal)
|
2012 | Educação Intergeracional: Redes sociais e solidariedade. Oradora convidada | XXVI Encontro Galego-Português de Educadoras e Educadores para a paz
Universidade de Trás-os-Montes e alto Douro e Nova Escola Galega (Chaves, Portugal)
|
2012 | Desafios das TIC no processo de ensino-aprendizagem: boas práticas | 1º Encontro de boas práticas com TIC
Paula Flores - Agrupamento de Escolas de Pedrouços (Pedrouços, Maia, Portugal)
|
2012 | Formar para inovar, inovar formando | III Encontro Internacional Fenda Digital: TIC, Escola e Desenvolvimento
Universidade de Trá-os-Montes e Alto Douro, Univseridade de Vigo, Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Nova Escola
Galega (Póva de Varzim, Portugal)
|
2011 | O retrato da integração das TIC no 1º Ciclo: Que perspectivas? | VII Conferência Internacional da TIC na Educação – Challenges
Centro de Compet~encias da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2011 | Novas Soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico | 1ª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC (ieTIC).
Departamento de Tencologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança
e Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación da Universidade de Salamanca (Btagança, Portugal)
|
2010 | A construção de uma cultura de paz através do conhecimento em rede | XXIV Encontro Galego-Português de Educadores e Educadoras pela paz.
Asociación Galego-Portuguesa de Educación Para a Paz, Nova Escola Galega, Faculdade de Ciencias da Educación da Universidade
de Vigo, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, Movimento dos Educadores pela Paz de Portugal. (Leiria, Portugal)
|
2010 | Competências e saberes na nova era digital : exemplificação no 1º Ciclo do Ensino Básico | Colóquio sobre Questões Curriculares/ V Colóquio Luso-Brasileiro: Debater o Currículo e seus Campos – Políticas, Fundamentos
e Práticas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2009 | A Identidade Profissional Docente na era digital | X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Investigar, Avaliar, Descentralizar
SPCE e ESE/IPB (Bragança, Portugal)
|
2009 | A tecnologia ao Serviço da Educação: práticas com TIC no 1º Ciclo do Ensino Básic | . VI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges,
Centro de Competências da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2009 | Novos desafios, novas oportunidades: as TIC na educação | VII congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento sócio-cultural
AGIR (Porto, Portugal)
|
2009 | Concepção de Boas Práticas segundo os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico | VIII Congresso LUSOCOM, Comunicação, Espaço Global e Lusofonia
SOPCOM/VIII LUSOCOM (Lisboa, Portugal)
|
2009 | Integração de tecnologias na prática pedagógica: boas práticas | X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
CIEd- Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008 | O futuro hoje: ser professor no Sec. XXIO futuro hoje: ser professor no Sec. XXI | I Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008 | As tecnologias no 1º Ciclo do Ensino Básico | Congresso 1º Ciclo – Práticas Curriculares de sucesso
Porto Editora (Porto, Portugal)
|
2008 | A imagem de si e o reconhecimento dos outros: o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico. | V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, Trabalho Docente e Organizações Educativas.
Universidade de aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2008 | A plataforma Moodle no 1º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Superior | II Encontro Comunidades de Aprendizagem Moodle - CaldasMoodle08
Educom (Caldas da Rainha, Portugal)
|
2008 | As novas tecnologias de informação e de comunicação no desenvolvimento da língua materna | 7º Encontro Nacional (5º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008 | Boas Práticas: Conceito e Experiência no 1º ciclo do ensino Básico | II Congresso Ibérico “A fenda Dixital”: as TIC, entre a escola e a comunidade
Universidades de Vigo, Coruña, Santiago de Compostela e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Silheda - Pontevedra, Espanha)
|
2007 | Materiais Didácticos resultantes de experiências realizadas no Primeiro Ciclo | Jornada Novos desafios da Educação (JNDE);
Universidade do MInho (Póvoa de Lanhoso, Portugal)
|
2007 | Inovar na Educação: O Moodle no processo de ensino aprendizagem | V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2007
Centro de Competência da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2007 | O papel das novas tecnologias da informação e comunicação na construção da cidadania: a plataforma Moodle no 1º Ciclo do ensino Básico | 5º Congresso da SOPCOM
Centos de Estudos em Comunicação e Sociedade (Braga, Portugal)
|
2007 | As Tecnologias da Informação e da Comunicação: globalização e exclusão | V Congresso Internacional da Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural
Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural. (Maia, Portugal)
|
2007 | As TIC: barreiras e oportunidades | II Colóquio Luso-Braileiro de Educação a Distância e Online”.
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2007 | Interactividade: uma nova modalidade comunicacional. | 9th Symposium on Computers in Education
SIIE (Porto, Portugal)
|
2006 | Despertar para a Poesia: um projecto em contexto de sala de aula. | II Congresso Internacional Criança, Língua, Imaginário e Texto Literário: Centro e Margens na Literatura para Crianças e Jovens
Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2006 | As TIC e a formação que marcarão a diferença no futuro | I Jornada das TIC na escola (JTICE)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2005 | A par e passo: a escola, os professores e as TIC | I Congresso Ibérico- “A Fenda Dixital” - As tecnoloxías da información e da comunicación (TIC): Retos para a educación do
futuro
Universidades de Vigo, A Coruña, Santiago de Compostela e Trás-os- Montes e Alto Douro, o MRP Nova Escola Galega e o Concelho
de Silleda (Silheda- Pontevedra, Espanha)
|
2005 | Estudo da implementação das TIC nas Escolas do 1º ciclo do Concelho de Gondomar | Estudo da implementação das TIC nas Escolas do 1º ciclo do Concelho de Gondomar
I Congresso Ibérico- “A Fenda Dixital” - As tecnoloxías da información e da comunicación (TIC): Retos para a educación do
futuro (Silheda - Pontevedra, Espanha)
|
2005 | O Professor e a mudança: novos desafios | XIX Encontro Galego e XII Galego-Portugués de Educadores/as pola paz
Departamento de Pedagoxia e Didáctica das Ciências Experimentais da Universidade da Coruña e realizado em Composancos (A Guarda - Pontevedra, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
|
2014 - Atual | Relatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | RElatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | RElatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | RElatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | RElatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | RElatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Relatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | VIII Colóquio Internacional “Ler e Ser- Desafios do Século XX (2024/10/12 - 2024/10/12)
Congresso (Coorganizador)
|
Ajudaris, Portugal |
2020 - Atual | INW20 Conference – International Week (2020)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - Atual | INW20 Conference – International Week (2020)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2027 | 5º Colóquio Internacional Ler e Ser: Cooperar e partilhar o bem comum (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2024 - 2024 | INW24CONFERENCE-INTERCULTURALWEEK (2024 - 2024)
Conferência (Coorganizador)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2024 - 2024 | - VIII Colóquio Internacional “Ler e Ser- Desafios Do Século XXI” (2024 - 2024)
Conferência (Coorganizador)
|
Ajudaris, Portugal |
2022/10/26 - 2023/04/26 | Formadora da Oficina de Formação:¿Aprendizagens essenciais de Matemática para o 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade.
Regime de Frequência¿b-learning, duração de 50 horas. Professores do grupo de recrutamento 110 do Centro de Formação de Professor
Paredes, Penafiel e Paços de Ferreira (2022 - 2023)
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2019 - 2019 | Encontro Nacional da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | I Congreso Internacional de Tecnologías Emergentes en Education (2019 - 2019)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2019 - 2019 | VII Colóquio Internacional Ler e Ser: Educação onde cada um(a) conta (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2019 - 2019 | VII Colóquio Internacional Ler e Ser: Educação onde cada um(a) conta (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2019 - 2019 | INW2019 Conference - International Week. Porto: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2018 | 6º Colóquio Internacional Ler e Ser: Desafios da Contemporaneidade (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2018 - 2018 | 6º Colóquio Internacional Ler e Ser: Desafios da Contemporaneidade (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - 2018 | 2º Colóquio Internacional Leitura, Escrita e Solidariedade (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - 2018 | Para quebrar barreiras, práticas certeiras (2018 - 2018)
Seminário
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2018 | Seminário Internacional IFITIC (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2017 | Práticas Educativas Criativas no Ensino da Matemática e das Ciências Naturais
Seminário (Outra)
|
|
2017 - 2017 | As TIC e a inovação na profissão
Seminário (Outra)
|
As TIC e a inovação na profissão1, Portugal |
2017 - 2017 | 4º Colóquio Internacional Ler e Ser: Leitura e vida
Conferência (Coorganizador)
|
|
2017 - 2017 | 5º Colóquio Internacional Ler e Ser: Cooperar e partilhar o bem comum
Conferência (Coorganizador)
|
|
2017 - 2017 | Escola Virtual, a integração do e-learning e dos Recursos Educativos Digitais em contexto de ensino-aprendizagem
Simpósio (Outra)
|
|
2017 - 2017 | A educação intercultural e a formação de educadores e professores
Outro (Outra)
|
|
2017 - 2017 | De que falamos quando falamos de meios digitais na Educação?
Outro (Outra)
|
|
2017 - 2017 | 4º Colóquio Internacional Ler e Se: Leitura e Vida (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2017 - 2017 | 4º Colóquio Internacional Ler e Se: Leitura e Vida (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017 - 2017 | 5º Colóquio Internacional Ler e Ser: Cooperar e partilhar o bem comum (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2017 - 2017 | II Encontro Temático APL/ESE (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - 2016 | 3º Colóquio Internacional Ler e Ser:. Os desafios das escolas do século XXI
Conferência (Outra)
|
Ajudaris, Portugal |
2016 - 2016 | XXX Encontro de Educadores para a PAZ, em Amarante.
Conferência (Coorganizador)
|
Município de Amarante, da Nova Escola Galega, da Escola Superior de Educação do Porto e da Escola Superior de Educação de Paula Frassineti., Portugal |
2016 - 2016 | Dinâmicas com o Quadro Interativo no Ensino
Seminário (Coorganizador)
|
|
2016 - 2016 | Dificuldades de aprendizagem: o caso do 1º CEB
Seminário (Outra)
|
|
2016 - 2016 | Multiplicação de ecrãs: dinâmicas de utilização em contexto educativo
Seminário (Outra)
|
|
2015 - 2015 | 2º Colóquio Internacional Ler e Ser: Pontes para o Futuro
Conferência (Coorganizador)
|
|
2015 - 2015 | Globalização, mentalidade internacional/intercultural e a educação para o séc. XXI
Seminário (Coorganizador)
|
|
2015 - 2015 | Dinâmicas com o Quadro Interativo no Ensino. Exemplos práticos de utilização na sala de aula
Seminário (Outra)
|
|
2015 - 2015 | Dinâmicas com o Quadro Interativo no Ensino. Exemplos práticos de utilização na sala de aula
Seminário (Outra)
|
|
2015 - 2015 | Perturbações do comportamento na infância: reflexões
Seminário (Outra)
|
|
2015 - 2015 | Boas práticas de utilização do quadro interativo no 1º CEB
Seminário (Outra)
|
|
2015 - 2015 | QUIM e Web 2.0: uma parceria para a sala de aula no 1º e 2º Ciclos
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2015 - 2015 | O conflito em contexto escolar: transformar um impedimento em oportunidade
Outro (Outra)
|
|
2014 - 2014 | 1º Colóquio Internacional Ler e Ser: Novos Olhares e Desafios
Conferência (Outra)
|
Ajudaris, em parceira com o Centro de Formação Júlio Resende, Colégio Efanor e Faculdade de Letras da Universidade do Porto., Portugal |
2014 - 2014 | Quadro interativo: a nova janela para aprendizagem no Ensino Básico
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2014 - 2014 | QIM e as WEB 2.0 no Ensino da Língua Estrangeira
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2014 - 2014 | Educação Intercultural: possibilidades e desafios” em modos de aula aberta
Seminário (Outra)
|
|
2013 - 2013 | Noveaux publics, nouvelles pratiques: ressources digitales pour l’enseignement et pour l’apprentissage des Langue Étrangères
Seminário (Outra)
|
|
2013 - 2013 | Une langue étrangére, um ordinateur, une image: cést simple comme bonjour
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2012 - 2012 | 1º Encontro de boas Práticas com TIC do Agrupamento de Escolas de Pedrouços
Encontro (Coorganizador)
|
|
2008 - 2008 | Boas Práticas com TIC no ensino de línguas estrangeiras
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2008 - 2008 | Estratégias de utilização das TIC na sala de aula: boas práticas no 1º CEB
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2008 - 2008 | Novas Metodologias de aprendizagem da Língua Estrangeira com recurso às Tecnologias da Informação e Comunicação
Seminário (Outra)
|
|
2006 - 2006 | AS TIC em contexto educativo: boas práticas
Oficina (workshop) (Outra)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | Rui Macedo, Paula Quadros-Flores, Maria João Machado, Helena Oliveira & Susana Bastos apresentaram o Flash Course intitulado
“TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS NA EDUCAÇÃO”, com a duração de 1 hora. Organizado pelo Centro de Inovação Pedagógica
Outro
|
Flash Course
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Participou, com sucesso, nas atividades de capacitação de formadores relativo às Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico, 1° Ciclo, promovido pela Direção-Geral da Educação e desenvolvido pelo Grupo de Trabalho do Desenvolvimento Curricular e Profissional em Matemática, sob a Coordenação da Professora Doutora Leonor Santos, no âmbito do projeto "Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática", com a duração de 25 horas. | Formação Contínua em Ensino da Matemática
Direção Geral de Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10/15 | El aprendizaje basado en juego ante la diversidad de género: una intervención en el grado de Educación Social, relativa ao
Programa de Doutoramento en Equidade e innovación en Educación, pela Universidade de Vigo, Campus de Ourense
Arguente principal
|
Paula Rodríguez Rivera (Doutoramento)
Universidade de Vigo - Campus da Auga, Espanha
|
2024/09/20 | Relatório de Estágio
Arguente
|
Filipa Vanessa de Sousa Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/09/19 | Relatório de estágio
Presidente do júri
|
Inês Magalhães Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/09/19 | Relatório de Estágio
Presidente do júri
|
Maria Loureiro Moniz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 | Abraçar uma segunda oportunidade
Presidente do júri
|
FILIPA VANESSA DE SOUSA TEIXEIRA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 | Envolver produtivamente os alunos através de jogos e estratégias de gamificação
Presidente do júri
|
Inês Magalhães Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 | A odisseia de uma rosa pelo jardim da educação
Arguente
|
Jéssica Andreia dos Santos Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 | Contributo da prática de ensino supervisionada no sucesso da aprendizagem em matemática.
Arguente
|
Jéssica Patrícia Fernandes Salgado (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2024 | Gamificação e competitividade no Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
JOÃO PEDRO DOS SANTOS BRANCO (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 | Jogando com os sonhos: a jornada que une realidade e fantasia
Vogal
|
Fátima Sá Coutinho (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2023/09/19 | Relatório de Estágio
Arguente
|
Jéssica Andreia dos Santos Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | Jogos de raciocínio: uma abordagem analógica e digital
Orientador
|
BRUNA DANIELA PINHEIRO OLIVEIRA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Alexandra Isabel Carvalho Marques
Orientador
|
Alexandra Isabel Carvalho Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Ana Carolina Florentino Soares
Arguente
|
Ana Carolina Florentino Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Andreia Sofia Oliveira Monteiro
Orientador
|
Andreia Sofia Oliveira Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira
Orientador
|
Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela
Orientador
|
Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Inês Sousa Pereira Carvalho
Orientador
|
Inês Sousa Pereira Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Marta Alexandra da Silva Oliveira
Orientador
|
Marta Alexandra da Silva Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | "Contributo do WhatsApp e do Microsoft Teams para o desenvolvimento do pensamento crítico de alunos do quarto ano de escolaridade:
um estudo de caso"
Arguente
|
Mónica Alexandra Sá e Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Beatriz Sousa Casaca Abrantes Guedes
Orientador
|
BEATRIZ SOUSA CASACA ABRANTES GUEDES (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Liliana Galileu da Rocha
Orientador
|
LILIANA GALILEU DA ROCHA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Lúcia Manuela dos Santos Rolindo
Orientador
|
LÚCIA MANUELA DOS SANTOS ROLINDO (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Questões essenciais da coordenação e gestão escolar em contexto de 1º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Mariana Rute Rodrigues Barreto Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 | Perspetivas do docente generalista: Espaço da expressão musical no currículo do 1º CEB
Arguente principal
|
Rafaela Morais Silva Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 | Atuação do docente perante uma situação de primeiros socorros
Arguente principal
|
Sílvia Maria Martins Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | Passo a passo vamos construindo um laço: comunicação escola-família-escola com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação
Arguente principal
|
Joana Filipa Moreira da Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | As situações do quotidiano na aprendizagem da matemática – uma análise de manuais escolares para o 1º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Joana Filipa Magalhães Brandão (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | Reflexão sobre a intervenção pedagógica na prática de ensino supervisionada em 1º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Carla Sofia Fonseca Brandão (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | Metodologias de Intervenção Edutativas e Estratégias Neurodidáticas: Percepções de professores e futuros professores de 1.º
e 2.º CEB
Arguente principal
|
Filipa Monteiro de Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | O impacto do brincar no processo de ensino-aprendizagem da criança
Arguente principal
|
Catarina Alexandra Pentieiro Fonseca (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | A supervisão Escolar: uma análise do discurso Político-Normativo
Arguente principal
|
Raimundo Nonato Pereira da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 | A gestão das Atividades de Enriquecimento Curricular no Agrupamento Aventura: uma resposta às necessidades da comunidade
educativa?
Arguente principal
|
Marta Sofia Ramires Marques (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 | Passo a passo vamos construindo um laço: Comunicação Escola-Familia-Escola com recurso a Tecnologias da Informação e Comunicação.
Arguente principal
|
Joana Moreira da Cruz (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 | A gamificação através das tecnologias digitais no Ensino do Inglês no 1.º CEB
Arguente principal
|
Pedro Afonso Calé Tereso (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Processo da Leitura e da Escrita no contexto educacional urbano e rural nas séries iniciais do Ensino fundamental em Vitória de Santo antão (Pernambuco- Brasil) | Heronita Maria Datas de Melo (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 | A motivação na promoção da língua portuguesa
Arguente principal
|
Ana Filipa Baptista de Novais (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 | Prática Educativa ao serviço da aprendizagem: os 4D
Arguente principal
|
Ana Beatriz Ferreira Alves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 | Relação pedagógica: que características? Um estudo exploratório em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB
Arguente principal
|
Rute Soraia Meixedo Caldas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 | O projeto arco-íris: o que pensam as crianças sobre os professores e Práticas inovadoras no 1º CEB
Arguente principal
|
Ana Filipa Paias Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 | Práticas inovadoras no 1º Ciclo do Ensino Básico – a introdução da minicalculadora Papy no 1º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Tatiana Filipa Soares Silva Teixeira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | O Contributo da Narrativa Digital para o Desenvolvimento da Fala num caso de Rubinstein- Tabi: Estudo de Caso
Arguente
|
Isabel Maria Barros Vilaça (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2016 | Sucesso Educativo: Quem faz a Diferença? Professor, Estou Aqui!
Arguente
|
Catarina Jorge da Cunha Valente (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | Ajudaris: Ajudar, Juntar, Unir, Dar, Apoiar, Retribuir, Incluir, Socializar: o impacto do projeto nas Instituições Educativas
Arguente
|
Vanessa Ariana Eiras Pinheiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | O Contributo do Projeto Histórias da Ajudaris na (re)Construção da Cidadania
Arguente
|
Ana Margarida Amorim Castro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | A Intemporalidade da Comunicação como Contributo para a Aprendizagem
Arguente
|
Joana Filipa do Carmo Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009 | O podcasting no desenvolvimento da leitura: uma experiência no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Angelica Subtil Pereira Pinto Mafra (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 | O blogue no 1.º ciclo do Ensino Básico: que contributos no processo de ensino e aprendizagem no âmbito do português?
Orientador
|
Ana Raquel Braz Clarinha Pires (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/04/26 - Atual | I N W 23 C O N F E R E N C E - I N T E R C U L T U R A L W E E K | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança |
2024 - 2024 | I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios, e Práticas Transformadoras | |
2024 - 2024 | 3rd International Conference on Digitalization and Management Innovation | |
2024 - 2024 | SEI24 | |
2024 - 2024 | ICRE24 | |
2023/08/30 - 2023/08/31 | Conferencia Internacional Chile IARTEM - USACH | Universidade Católica de Santiago do Chile |
2023/07/13 - 2023/07/14 | FORUM INTERNO inED | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança |
2023/05/05 - 2023/05/06 | VII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’23 | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2016 - Atual | Comissão Científica- 3º Colóquio Internacional Ler e Ser: Desafios das Escolas do Século XXI | ||
2016 - Atual | Comissão Científica - V Congresso Internacional a Fenda Dixital: TIC, NEAE, Inclusão e Equidade, Santiago de Compostela | ||
2015 - Atual | Comissão Cientíifica - 2º Colóquio Internacional Ler e Ser: Pontes para o Futuro | ||
2014 - Atual | Comissão Científica - II Seminário Internacional Políticas e Integração das TIC na sala de aula | Instituto Politécnico do Porto, Portugal | |
2014 - Atual | Comissão Científica - 1º Colóquio Internacional Ler e Ser: Novos Olhares e Desafios | ||
2014 - Atual | Comissão Científica - II Seminário Internacional “Políticas e Integração das TIC na sala de aula | ||
2013 - Atual | Avaliadora Interna Agrupamento de EScolas de Pedrouços | ||
2013 - Atual | Avaliadora Externa do Agrupamento de Escolas de Pedrouços | ||
2016 - 2024 | No âmbito da Comissão de Autoavaliação participou no processo de avaliação do Ciclo de Estudos dos seguintes mestrados: Mestrado
em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2020 - 2023 | Membro da Comissão de autoavaliação dos Cursos de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º
CEB e do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
Membro
|
||
2020 - 2023 | Júri de Seleção e Seriação dos candidatos aos Mestrados Profissionalizantes da ESE em Educação Pré-escolar, Pré-escolar e
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Ensino do 1.º Ciclo Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo Ensino
Básico e Ensino do 1.º Ciclo Ensino Básico e Português História Geografia Portugal 2.º Ciclo Ensino Básico.
Membro
|
||
2017 - 2023 | No âmbito da Comissão de Autoavaliação participou no processo de avaliação do Ciclo de Estudos dos seguintes mestrados: Mestrado
em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2020 - 2022 | Júri de Seleção e Seriação dos candidatos aos Mestrados Profissionalizantes da ESE em Educação Pré-escolar, Pré-escolar e
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Ensino do 1.º Ciclo Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo Ensino
Básico e Ensino do 1.º Ciclo Ensino Básico e Português História Geografia Portugal 2.º Ciclo Ensino Básico.
Membro
|
||
2018 - 2022 | Participação em processos de Creditações e em processos de Avaliação de candidaturas de Reingresso e de Mudanças de par Instituição/Curso
nos cursos de Mestrado em 1.º Ciclo Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo Ensino Básico e, ainda, Ensino
do 1.º Ciclo Ensino Básico e Português História Geografia Portugal 2.º Ciclo Ensino Básico, no âmbito da atuação da Comissão
de Curso.
Membro
|
||
2020 - 2021 | Membro de Júri do Concurso para a realização de Mobilidade de Estudantes (SMS) e de Estágios (SMT) no âmbito do Programa Erasmus+,
no ano académico
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2020 - 2021 | Membro de Júri do Concurso para a realização de Mobilidade de Missões de Ensino (STA) e de Formação (STT) no âmbito do Programa
Erasmus+
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2020 - 2021 | Júri do Concurso para a realização de Mobilidade de Estudantes (SMS) e de Estágios (SMT) no âmbito do Programa Erasmus+
Membro
|
||
2020 - 2021 | Júri do Concurso para a realização de Mobilidade de Missões de Ensino (STA) e de Formação (STT) no âmbito do Programa Erasmus+,
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2013 - 2014 | Comissões de Curso da Licenciatura de Educação Básica |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/09/23 - Atual | Licenciatura em tecnologias para a Educação STEAM. | Contextos de educação formal, não-formal e informal (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2024/09 - Atual | Licenciatura da Educação Básica | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2022/09 - Atual | Mestrado em Didática do Português na Era Digital | (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - Atual | MESTRADO EM ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2017 - Atual | TESP - Acompanhamento de crianças e jovens | ||
2016 - Atual | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Estágio | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - Atual | MESTRADO EM ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2013/09 - 2024/07 | Iniciação à Prática Profissional III: Observação e Cooperação nos Contextos Educativos (IPPIII) | A Unidade curricular é anual, inclui aulas TP, OT e Estágio em contexto real no 1.º CEB e 2.º CEB. (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2016 | Mestrado em Ensino no 1.º CEB e 2.º CEB | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2012 - 2014 | Licenciatura em Língua e Culturas Estrangeiras | ||
2012 - 2014 | Mestrado em Ensino de Inglês e Francês Espanhol no Ensino Básico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2012 - 2014 | Mestrado em Ensino de Inglês e Francês Espanhol no Ensino Básico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2012 - 2014 | Mestrado em Ensino de Inglês e Francês Espanhol no Ensino Básico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2012 - 2014 | Mestrado em Ensino de Inglês e Francês Espanhol no Ensino Básico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2012 - 2013 | Mestrado em Ensino de Inglês e Francês Espanhol no Ensino Básico | ||
2012 - 2013 | Mestrado em Ensino Mestrado em Ensino de Inglês e Francês Espanhol no Ensino Básico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2024/09 - Atual | Entrevista ao Ministro | Manual Digital |
Expedição científica
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/09/01 - 2023/09/30 | KA131-HED - Mobilidade de estudantes e pessoal de educação superior. Parceira e investigadora do Projeto “Applied Learning Of Robotics And Fused Reality In Early Childhood Education (Referência: 2021-1-ES01-KA131-HED-000019662). Parceiros: Escola Promoción y Cultura SA, Arangoya, Bilbau (Espanha), Faculdade de Educação da Universidade Josip Juraj Strossmayer de Osijek, EScola Superior de Educação do Politécnico do Porto |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022 - Atual | SIIS - Sistemas de Inovação e Interação Social | Investigadora |
2016 - Atual | INED (Centro de Investigação e Inovação em Educação) | |
2012 - 2016 | Investigação & Desenvolvimento do Instituto de Filosofia da Faculdade de letras do Portoy of Letters of Porto; | Colaborador |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2024 | Comissão de ética
Membro
|
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/09 - Atual | Pratica eLearning | Mario Cruz |
2024/08/23 - Atual | Avances en Psicología Latinoamericana (1794-4724) | Dr. Oliver Müller |
2023/11/28 - Atual | Pratica Learning | Mario Cruz |
2023/07/18 - Atual | I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras | ESEIPP |
2023/07/05 - Atual | Forum | INED |
2023/06/25 - Atual | Centro de Inovação Pedagógica | Mario Cruz, Ricardo Queirós, Carla Pinto |
2023/06/10 - Atual | onferencia Internacional IARTEM : MATERIALES DIDÁCTICOS Y POLÍTICAS PÚBLICAS QUE CONTRIBUYEN A LA EQUIDAD, INCLUSIÓN E INNOVACIÓN EDUCATIVA EN LA ESCUELA Y UNIVERSIDAD. | Universid Santiago do Chile |
2023/06/02 - Atual | I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras | |
2023/05/03 - Atual | I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras | INED |
2023/04/04 - Atual | InternetWorking23 | INED |
2023/02/27 - Atual | Qeios | Qeios |
2023/01/19 - Atual | Revista Pratica eLearning | Mario Cruz |
2023 - Atual | Qeios | Qeios |
2022/09/17 - Atual | Configurações: Revista de Ciências Sociais | CICSUniversidade do Minho |
2022/07/11 - Atual | Sensos-e | INED |
2024/09/07 - 2024/09/14 | https://www.academicconf.com/Review | academicconf |
2024/08/20 - 2024/09/11 | Bosen Academic Research Institute | academicconf |
2024/08/21 - 2024/08/29 | Bosen Academic Research Institute | Academicconf |
2024/05/19 - 2024/05/21 | Academicconf | academicconf |
Distinções
Prémio
2021 | Construir o pensamento complexo através da robótica: do abstrato ao visível” - has been presented at th
Universidad Politécnica de Valencia Centro de Tecnología Nanofotónica de Valencia, Espanha
|
2020 | AS BEST PRESENTATION
Universitat Politècnica de València, Espanha
|
2020 | The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher Training |