???global.info.a_carregar???
Tiago Simas Freire holds a PhD in music and musicology (University of Coimbra, University of Lyon, CNSMDL) and three master's degrees: recorder and cornett (CNSMDL) and architecture (IST Lisbon). In 2012 and 2015 he was awarded an ADAMI grant, in 2017 a Mécénat Musical Société Générale grant and in 2018 he received the "Prix d'excellence Doctorat 2018" from the Fondation Université Jean-Monnet. He teaches at the Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon the Recorder (since 2023), History of Ornamentation (since 2018) and Artistic Research Methodology (since 2019). He is research assistant at the HEM in Geneva (projects L'énigme Ganassi and Chanter les Motets de Philippe de Vitry) from 2016 to 2022 and researcher at the University of Coimbra (project Mundos e Fundos - CECH) since 2012. He's responsible for cornett masterclasses in the Superior Music Schools in Lisbon and Porto. He is also invited to give seminars and workshops in several european conservatories (Paris, Bruxels, Amsterdam), at the Centre de Musique Baroque de Versailles, in Ambronay's Cultural Center and Royaumont's Foundation. In 2021-2023 directs the Artistic Research project "Per esercitarsi nella dispositione di gorgia" at the CNSMDL, in partnership with the Basel's Schola Cantorum Basiliensis and the Geneva's HEM. He's a very active recorder and cornett player performing notably with Akadêmia (Françoise Lasserre), Le Concert Brisé (William Dongois), Concerto Soave (Jean-Marc Aymes), Les Meslanges (Thomas Van Essen & Volny Hostiou), La Fenice (Jean Tubéry), Cappella Mediterranea (Leonardo Garcia-Alaron), Capriccio Stravagante (Skip Sempé). He records namely for Harmonia Mundi, Ricercar, SWR2 and Psalmus. He directs the Capella Sanctæ Crucis dedicated to the study and performance of unpublished Portuguese musical sources from the 16th and 17th centuries. He has published 4 articles in specialised journals. Has 2 book chapters and 1 book. Organised 1 international conference. Supervised 7 master's theses and co-supervised 2. Received 6 awards and/or honours. Participated in 6 research projects.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Tiago Simas Freire

Nomes de citação

  • Freire, Tiago
  • Simas Freire, Tiago
  • Freire, Tiago Simas

Identificadores de autor

Ciência ID
2018-A97A-1006
ORCID iD
0000-0001-7876-0606

Telefones

Telemóvel
  • (+33) 608148673 (Pessoal)

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Italiano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2020/09 - 2021/07
Concluído
Ergänzungsstudium (Postgraduate Certificate)
Especialização em Zink - cornetto
Hochschule für Musik FHNW Schola Cantorum Basiliensis, Suiça
2012/10/06 - 2017/10/06
Concluído
Musique et Musicologie (Docteur)
Especialização em Musique et Musicologie
Université de Lyon, França

Université Jean Monnet Saint-Étienne, França

École Doctorale Lettres Langues Linguistique et Arts, França
2012/08/06 - 2017/10/06
Concluído
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Especialização em Estudos musicais
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"MUSIQUE ET LITURGIE AU MONASTÈRE DE SANTA CRUZ DE COIMBRA (c.1650) : les sons d’un cartapácio à travers l’édition critique du manuscrit musical 51 de l’Université de Coimbra" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010/10/01 - 2015/06/20
Concluído
Musicien interprète (Master)
Especialização em Cornet à bouquin
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
2012/11/15
Concluído
Arquitectura (Mestrado integrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"SUR LA RELATION HUMANISTE ENTRE LA MUSIQUE ET L’ARCHITECTURE AU XVe SIÈCLE : une nouvelle lecture de Nuper rosarum flores et de sa relation numérologique controversée avec la Cathédrale de Santa Maria del Fiore" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
2008/10/01 - 2012/06/30
Concluído
Musicien interprète (Master)
Especialização em Flûte à bec
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
"SUR LA RELATION HUMANISTE ENTRE LA MUSIQUE ET L’ARCHITECTURE AU XVe SIÈCLE : une nouvelle lecture de Nuper rosarum flores et de sa relation numérologique controversée avec la Cathédrale de Santa Maria del Fiore" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très bien
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
2018/03/19 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
2023/01 - 2023/07 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012 - Atual Carreiras / Categorias Subsistentes Capella Sanctae Crucis, França
Capella Sanctae Crucis, França
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2012 - Atual Mundos e Fundos
Investigador
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Em curso
2022/10 - 2024/07 Bridging Musical Heritage
Investigador responsável
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidad de Valladolid, Espanha

Universidad Internacional de Andalucía, Espanha

Artway, Portugal

Capella Sanctae Crucis, França

Jangada dos Sentidos Associação Cultural, Portugal
European Commission Creative Europe
Em curso
2022/10 - 2023/07 VitryLab
2022
Orientador
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
Concluído
2021/10/01 - 2023/06/30 « Pour s'exercer à la disposition de la gorge » (Per esercitarsi nella dispositione [di gorgia]) : Analyse et mise en pratique de sources musicales didactiques du primo seicento italien consacrées à l¿ornementation
Investigador responsável
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
Ministère de la Culture Direction Générale de la Création Artistique
Concluído
2021/09/01 - 2022/06/30 Chanter les Motets de Philippe de Vitry
Bolseiro de Investigação
Haute école de musique de Genève
Em curso
2015 - 2020 L'énigme Ganassi : Diminutions et proportions dans « La Fontegara » de Silvestro Ganassi, pratique ou spéculation ?
Bolseiro de Investigação
Haute école de musique de Genève, Suiça
Haute école de musique de Genève
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
UID/ELT/00196/2019
Universidade de Coimbra, Portugal

Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Simas Freire, Tiago; Henry Van Engen. "Italianische Manier: the Italian filiation of ornamentation descriptions in Praetorius's Syntagma Musicum III (1619)". Trabalho apresentado em Kloster Michaelstein Symposium, 2021.
    No prelo
  2. Simas Freire, Tiago; William Dongois. "L'énigme Ganassi : un projet de recherche et pratique vers une familiarité avec l'esthétique de la Fontegara (1535)". Trabalho apresentado em Premières Rencontres nationales sur les recherches en musique, Paris, 2020.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Freire, Tiago Simas; Universidade de Coimbra / CNSMD de Lyon / HEM de Genebra. "Os orfeos de Santa Cruz de Coimbra: Para uma definição das qualidades vocais dos cónegos cantores do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra nos séculos XVI e XVII e sua análise comparativa com fontes europeias". Revista Portuguesa de Musicologia 8 1 (2021): 101-118. https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/422.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Simas Freire, Tiago. "MUSIQUE ET LITURGIE AU MONASTÈRE DE SANTA CRUZ DE COIMBRA (c.1650)". Revista de Musicología 42 1 (2019): 327. http://dx.doi.org/10.2307/26661409.
    Publicado • 10.2307/26661409
  3. Simas Freire, Tiago. "Gestes de copie dans le cartapácio de Coimbra MM 51". LE JARDIN DE MUSIQUE - SORBONNE (2019): https://www.iremus.cnrs.fr/fr/collections-revues/le-jardin-de-musique.
    Publicado
  4. Simas Freire, Tiago. "Les Orphées de Santa Cruz : vers une définition des qualités vocales des chanoines chanteurs du Monastère de Santa Cruz de Coimbra aux XVIe et XVIIe siècles". Musicologies Nouvelles 5 (2018):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Simas Freire, Tiago. "Apprendre à diminuer à la Ganassi". In Sylvestro Ganassi Opera intitulata Fontegara, editado por Philippe Canguilhem; William Dongois, 167-180. Suiça: Droz, 2020.
    Publicado
  2. Simas Freire, Tiago. "La Fontegara par l'exemple". In Sylvestro Ganassi Opera intitulata Fontegara, editado por Philippe Canguilhem; William Dongois, 181-189. Suiça: Droz, 2020.
    Publicado
Edição de livro
  1. Simas Freire, Tiago. AD TENEBRAS : Lamentations and Responsories for the Holy Week from the Monastery of Santa Cruz in Coimbra. 1530-1630. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2023.
    Publicado
Livro
  1. Tiago Simas Freire. Manuscrito Musical 51 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra: Música para o Natal (1649) Vol. III.1. 2023.
    10.14195/978-989-26-2452-5
Poster em conferência
  1. Simas Freire, Tiago; William Dongois. "L'énigme Ganassi". Trabalho apresentado em Rencontres nationales sur les recherches en musique, 2020.
  2. Simas Freire, Tiago. "A new reading on Nuper rosarum flores and its controversial numeric relation with the Cathedral Santa Maria del Fiore". Trabalho apresentado em Nexus 2012: Relationships Between Architecture and Mathematics, 2012.
Tese / Dissertação
  1. Freire, Tiago João de Castro Simas da Costa. "Musique et liturgie au Monastère de Santa Cruz De Coimbra (c.1650) : les sons d'un cartapácio à travers l'édition critique du manuscrit musical 51 de l'Université de Coimbra". Doutoramento, Universidade de Coimbra, 2017. http://hdl.handle.net/10316/85962.
  2. "Sur la relation humaniste entre la musique et l’architecture au XVe siècle : une nouvelle lecture de Nuper rosarum flores et de sa relation numérologique controversée avec la Cathédrale de Santa Maria del Fiore". Mestrado, Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, 2012. https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/395145010468/disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf.

Artística / Interpretação

Gravação áudio
  1. Simas Freire, Tiago; Jean-Christophe Candau; Vox Cantoris (Produtor). 2024. "Requiem Pietro Heredia". In Requiem Pietro Heredia, Psalmus.
  2. Simas Freire, Tiago; Capella Sanctae Crucis (Produtor). 2023. "AD TENEBRAS : Lamentations and Responsories for the Holy Week from the Monastery of Santa Cruz in Coimbra. 1530-1630". In AD TENEBRAS : Lamentations and Responsories for the Holy Week from the Monastery of Santa Cruz in Coimbra. 1530-1630, Artway Records.
  3. Simas Freire, Tiago; Lucien Julien-Laferrière; Ensemble Semura Sonora (Produtor). 2023. "Miercoles de Tenieblas". In Miercoles de Tenieblas, Seule Étoile.
  4. Simas Freire, Tiago; Jörg Halubek; Il Gusto Barocco (Produtor). 2020. "Vespro della Beata Virgine". In Vespro della Beata Virgine, WDR.
  5. Simas Freire, Tiago; Ecco la Musica (Produtor). 2019. "Johann Samuel Welter (1650 -1720) : cantates et musique instrumentale". In Johann Samuel Welter (1650 -1720) : cantates et musique instrumentale, WDR.
  6. Simas Freire, Tiago; William Dongois; Le Concert Brisé (Produtor). 2019. "La Fontegara : Silvestro Ganassi". In La Fontegara : Silvestro Ganassi, Ricercar.
  7. Simas Freire, Tiago; Capella Sanctae Crucis (Produtor). 2017. "ZUGUAMBÉ : Musique pour la liturgie du Monastère de Santa Cruz de Coimbra c.1650". In ZUGUAMBÉ : Musique pour la liturgie du Monastère de Santa Cruz de Coimbra c.1650, Harmonia Mundi.
  8. Simas Freire, Tiago; Isabelle Hébrard; Ensemble Aura Juvenis (Produtor). 2017. "Bach - Cantate Actus Tragicus, Marcello – ps. 18". In Bach - Cantate Actus Tragicus, Marcello – ps. 18, Classiquez.
  9. Simas Freire, Tiago; Arfi e Aperto Libro (Produtor). 2015. "Arfolia Libra". In Arfolia Libra, Arfi.
  10. Simas Freire, Tiago; At-Tambur (Produtor). 2003. "At-Tambur". In At-Tambur, Tradisom.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/02 La pratique dans un projet de recherche artistique "Per esercitarsi nella dispositione di gorgia"
Centre Culturel de Rencontre d’Ambronay (Ambronay, França)
2023/01 L'ornementation dans les sources anglaise des XVIe et XVIIe siècle Masterclasse Musique Ancienne
Conservatoire Rayonnement Régional de Marseille (Marselha, França)
2022/12/10 "Per esercitarsi nella dispositione di gorgia" : nouvelles perspectives méthodologiques pour aborder le répertoire du primo seicento italien Early Music Pedagogy Then and Now. From the Classical Antiquity to the Renaissance
Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini (Brescia, Itália)
2022/09/06 Le son enregistré de la dispositione di gorgia : une discographie analytico-critique et l'enregistrement comme outil didactique dans le projet de recherche artistique « Per esercitarsi nella dispositione di gorgia Rencontres de Musique Ancienne à Sorbonne
Faculté des Lettres de Sorbonne Université / IReMus (Paris, França)
2022/05/25 Vers une définition conceptuelle de la "dispositione" : Témoignages entre nature et artifice Journée d’étude Dispositione di gorgia
Schola Cantorum Basiliensis (Basileia, Suiça)
2021 Christmas calenda: revealing the only two examples in 17th Portuguese polyphony Birmingham Baroque Conference
Birmingham Baroque Conference (Birmingham, Reino Unido)
2021 Calendas de Natal no P-Cug MM 51: os dois únicos exemplos polifónicos do séc. XVII português Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Lisboa, Portugal)
2020 L'énigme Ganassi REMA Summit
Réseau Européen de Musique Ancienne (REMA) (Bélgica)
2020 La voix et les grâces : ornementation dans le Vêpres de Monteverdi (1610) Projet Vêpres de Monteverdi
Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon (Lyon, França)
2019 Les Vêpres de Monteverdi (1610) en contexte Projet Vêpres de Monteverdi
Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon (Lyon, França)
2019 Percurso analítico pelo Cartapacio MM51 IX ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Lisboa, Portugal)
2019 L'Enigme Ganassi MedRen
Schola Cantorum Basiliensis (Basileia, Suiça)
2019 Christmas Calenda: revealing the only two examples in 17th Portuguese polyphony European Academy of Religion
European Academy of Religion (Bolonha, Itália)
2018 Orfeos de Santa Cruz VIII Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Portugal)
2018 A graça no cantar nos séculos XVI e XVII Festival Internacional de Polifonia Portuguesa
Igreja de Santa Cruz (Coimbra, França)
2018 Cartapácio de Coimbra ou le cahier de gestes Rencontres de Musique Ancienne à Sorbonne
Faculté des Lettres de Sorbonne Université / IReMus (Paris, França)
2018 De peña en peña las ondas : a case study of compositional creativity, formal variability and liturgical flexibility in one 17th century Portuguese vilancico European Academy of Religion
European Academy of Religion (Bolonha, Itália)
2018 De peña en peña las ondas : um estudo de caso de criatividade composicional, variedade formal e flexibilidade religiosa num vilancico de Coimbra do século XVII Seminário de História da Música
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 "...da minha letra" Jornadas Mundos e Fundos VI
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017 La « flûte Ganassi » : l'intrigue des faits et l'évidence de la fiction Journées de la Musique Ancienne
Conservatoire royale de Bruxelles (Bruxelas, Bélgica)
2017 La « flûte Ganassi » : l'intrigue des faits et l'évidence de la fiction Séminaire de la Recherche Ganassi
Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon (Lyon, França)
2017 La « flûte Ganassi » : l'intrigue des faits et l'évidence de la fiction Workshop Ganassi
Conservatoire à Rayonnement Régional de Paris (Paris, França)
2016 Calendas do Natal no P-Cug MM 51: particularidades e interpretação Jornadas Mundos ne Fundos V
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016 Salmos no P-Cug MM 51: contexto e particularidades Jornadas Mundos ne Fundos V
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016 La « flûte Ganassi » : l'intrigue des faits et l'évidence de la fiction Journée d'études Ganassi
Université de Genève (Genebra, Suiça)
2014 O manuscrito inédito P-Cug MM 51 III Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2014 O manuscrito inédito P-Cug MM 51 Jornadas Mundos ne Fundos IV
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2014 Les proportions musicales dans le dessin architectural de l’Abbaye d’Ambronay Journées du Patrimoine
Centre Culturel de Rencontre d’Ambronay (Ambronay, França)
2014 Les proportions musicales dans le dessin architectural du Château de la Batie d’Urfé Journées du Patrimoine
Château de la Batie d’Urfé (Batie d’Urfé, França)
2013 Les proportions musicales dans le dessin architectural de l’Abbaye d’Ambronay Journées du Patrimoine
Centre Culturel de Rencontre d’Ambronay (Ambronay, França)
2013 De Lisbonne à Bahia : un métissage musical Plan Académique de Formation
Centre Culturel de Rencontre d’Ambronay (Ambronay, França)
2013 Os Orfeos de Santa Cruz Jornadas Mundos e Fundos II
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2013 A relação humanista entre Música e Arquitectura
Conservatório de Música de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2012 La Musique Portugaise à la Renaissance Plan Académique de Formation
Centre Culturel de Rencontre d’Ambronay (Ambronay, França)
2012 Uma nova leitura de Nuper rosarum flores e a sua controversa relação numerológica com a catedral de Santa Maria del Fiore Jornadas Mundos e Fundos I
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2012 A new reading on Nuper rosarum flores and its controversial numeric relation with the Cathedral Santa Maria del Fiore Nexus 2012: Relationships Between Architecture and Mathematics
Politecnico di Milano (Milão, Itália)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2023 Fauvel, (des)ornamentando Vitry a partir del Robertsbridge Fragment
Coorientador de Pablo Sainz De Robles
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2020 - 2022 L'ornementation dans les méthodes pédagogiques du Conservatoire de Paris 1800-1820
Orientador de Thomas Guyot
Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon, França
2020 - 2022 Le violon « huasteco », héritier du violon baroque : Réflexions sur l'ornementation et les méthodes de jeu dans le son huasteco et ses ressemblances avec la musique européenne du XVIIème siècle
Orientador de Galel Diego Sanchez Rodriguez
Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon, França
2020 - 2022 Oeuvres contemporaines pour Flûte à bec et orchestre : répertoire, techniques, organologie et genèse
Orientador de Claire-Ombeline Muhlmeyer
Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon, França
2019 - 2022 L'arrivée et l'imprégnation de la musique européenne au Japon par les prêtres jésuites portugais au XVIe siècle : répertoires et instruments
Orientador de Haruna Nakaie
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
2019 - 2021 La sprezzatura et la performance musicale courtisane au XVIe siècle : Enquête autour d’un néologisme et de sa mythologie musicale dans le Livre du courtisan de Baldassare Castiglione (1528)
Coorientador de Juliette Ridel
Musicologie (Mestrado)
Université de Lyon, França
2019 - 2021 Usage de la Flûte à bec dans l'oeuvre scénique de Jean-Baptiste Lully
Orientador de Augustin D’Arco
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
2019 - 2021 La polyphonie en Bohême au tournant des XVe et XVIe siècles et son exécution instrumentale
Orientador de Ondrej Hanuš
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
2018 - 2020 L'évolution de la Flûte à bec entre 1600 et 1700 : sources, répertoires, fonction, facteurs, solutions
Orientador
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/09/01 - 2023/07/31 Ornementation et agilité vocale : approches pluridisciplinaires (2023/03/21 - 2023/03/22)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2012 - Atual Direcção musical, artística e científica do laboratório musical Capella Sanctae Crucis. Investigação, transcrição de fontes musicais, edição crítica musical, concertos, palestras, edição de discos e edição de livros-discos.
Concerto
Capella Sanctae Crucis, França

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/06 Por uma metodologia aural para a aprendizagem de polifonia renascentista
Arguente
Carlos Sánchez Leonardo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/03/21 - 2023/03/22 Ornementation et agilité vocale : approches pluridisciplinaires Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02/23 - Atual Reconnecting to our musical sources Musicologia (Master Universitario) Universidad de Valladolid, Espanha
2024/02/22 - Atual Reconnecting to our musical past - Musicologia (Master Universitario) Universidad de Valladolid, Espanha
2023/01/01 - Atual Flûte à bec et Musique de chambre Artiste Interprète - Musique Ancienne (Licence) Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
2023/01/01 - Atual Flûte à bec et Musique de chambre Musicien interprète - Musique Ancienne (Master) Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
2018/09/01 - Atual Histoire de l'ornementation Renaissance - niveau 2 Musique Ancienne (Master) Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
2018/03/01 - Atual Histoire de l'ornementation Renaissance Musique Ancienne (Licence) Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
2023/12/04 - 2023/12/06 Ornamentación y estilo en Peninsula Ibérica en los siglos XVI y XVII Taller de reconstrucción e interpretación de polifonía ibérica (ss.XVI -XVII) (Pós-Graduação) Universidad Internacional de Andalucía, Espanha
2023/01/01 - 2023/07/31 Historical Ornamentation Polyphonia : Advanced studies in renaissance polyphony - postgraduate (Pós-Graduação) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021/09/01 - 2023/07/31 Atelier de la Recherche Artistique Musique Ancienne (Master) Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
2019/09/01 - 2023/07/31 Historically Informed Performance Practice (HIPP) Musique Ancienne (Licence) Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
2018/09/01 - 2023/07/31 Méthodologie de la Recherche Musique Ancienne (Licence) Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
2018/09/01 - 2023/07/31 Histoire de l'ornementation Baroque - niveau 2 Musique Ancienne (Master) Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
2018/03/01 - 2023/07/31 Histoire de l'ornementation Baroque Musique Ancienne (Licence) Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
2017/04 - 2017/04 Corneta Histórica XIV Curso Internacional de Música Antiga ESMAE/ESML (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal

Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2016/03 - 2016/04 Corneta Histórica XIII Curso Internacional de Música Antiga ESMAE/ESML (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal

Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014/04 - 2014/04 Corneta Histórica XI Curso Internacional de Música Antiga ESMAE/ESML Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2019/04 - 2019/04 Império dos Sentidos La Fontegara de Ganassi
2017 - 2017 Império dos Sentidos Zuguambé : Musique pour la liturgie au Monastère de Santa Cruz de Coimbra c.1650
Distinções

Prémio

2018 Prix d' excellence Doctorat
Fondation de l’Université Jean-Monnet, França
2017 Lauréat Mécénat Musical Société Générale
Société Générale SA, França
2007 Prémio "Vazios Urbanos"
Trienal de Arquitectura de Lisboa, Portugal

Outra distinção

2018 Lauréat "Incubation artistique" Fondation Royaumont
Fondation Daniel et Nina Carasso à la Fondation Royaumont, França

Fondation Royaumont, França
2015 Lauréat de la bourse ADAMI
Société civile pour l'administration des droits des artistes et musiciens interprètes, França
2012 Lauréat de la bourse ADAMI
Société civile pour l'administration des droits des artistes et musiciens interprètes, França