Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Tiago Simas Freire
Nomes de citação
- Freire, Tiago
- Simas Freire, Tiago
- Freire, Tiago Simas
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2018-A97A-1006
- ORCID iD
- 0000-0001-7876-0606
Telefones
- Telemóvel
-
- (+33) 608148673 (Pessoal)
Websites
- https://www.capellasanctaecrucis.com/tiago-simas-freire/ (Profissional)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Italiano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/09 - 2021/07
Concluído
|
Ergänzungsstudium (Postgraduate Certificate)
Especialização em Zink - cornetto
Hochschule für Musik FHNW Schola Cantorum Basiliensis, Suiça
|
|
2012/10/06 - 2017/10/06
Concluído
|
Musique et Musicologie (Docteur)
Especialização em Musique et Musicologie
Université de Lyon, França
Université Jean Monnet Saint-Étienne, França École Doctorale Lettres Langues Linguistique et Arts, França |
|
2012/08/06 - 2017/10/06
Concluído
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Especialização em Estudos musicais
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal "MUSIQUE ET LITURGIE AU MONASTÈRE DE SANTA CRUZ DE COIMBRA (c.1650) : les sons d’un cartapácio à travers l’édition critique
du manuscrit musical 51 de l’Université de Coimbra" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2010/10/01 - 2015/06/20
Concluído
|
Musicien interprète (Master)
Especialização em Cornet à bouquin
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
|
|
2012/11/15
Concluído
|
Arquitectura (Mestrado integrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"SUR LA RELATION HUMANISTE ENTRE LA MUSIQUE ET L’ARCHITECTURE AU XVe SIÈCLE :
une nouvelle lecture de Nuper rosarum flores et de sa relation numérologique controversée avec la Cathédrale de Santa Maria
del Fiore" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
2008/10/01 - 2012/06/30
Concluído
|
Musicien interprète (Master)
Especialização em Flûte à bec
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
"SUR LA RELATION HUMANISTE ENTRE LA MUSIQUE ET L’ARCHITECTURE AU XVe SIÈCLE :
une nouvelle lecture de Nuper rosarum flores et de sa relation numérologique controversée avec la Cathédrale de Santa Maria
del Fiore" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Très bien |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França |
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França | ||
2018/03/19 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França |
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França | ||
2023/01 - 2023/07 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012 - Atual | Carreiras / Categorias Subsistentes | Capella Sanctae Crucis, França |
Capella Sanctae Crucis, França |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012 - Atual | Mundos e Fundos
Investigador
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
Em curso
|
2022/10 - 2024/07 | Bridging Musical Heritage
Investigador responsável
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidad de Valladolid, Espanha Universidad Internacional de Andalucía, Espanha Artway, Portugal Capella Sanctae Crucis, França Jangada dos Sentidos Associação Cultural, Portugal |
European Commission Creative Europe
Em curso
|
2022/10 - 2023/07 | VitryLab
2022
Orientador
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
Concluído
|
2021/10/01 - 2023/06/30 | « Pour s'exercer à la disposition de la gorge » (Per esercitarsi nella dispositione [di gorgia]) : Analyse et mise en pratique
de sources musicales didactiques du primo seicento italien consacrées à l¿ornementation
Investigador responsável
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
|
Ministère de la Culture Direction Générale de la Création Artistique
Concluído
|
2021/09/01 - 2022/06/30 | Chanter les Motets de Philippe de Vitry
Bolseiro de Investigação
|
Haute école de musique de Genève
Em curso
|
2015 - 2020 | L'énigme Ganassi : Diminutions et proportions dans « La Fontegara » de Silvestro Ganassi, pratique ou spéculation ?
Bolseiro de Investigação
Haute école de musique de Genève, Suiça
|
Haute école de musique de Genève
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
UID/ELT/00196/2019
Universidade de Coimbra, Portugal
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Gravação áudio |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/02 | La pratique dans un projet de recherche artistique | "Per esercitarsi nella dispositione di gorgia"
Centre Culturel de Rencontre d’Ambronay (Ambronay, França)
|
2023/01 | L'ornementation dans les sources anglaise des XVIe et XVIIe siècle | Masterclasse Musique Ancienne
Conservatoire Rayonnement Régional de Marseille (Marselha, França)
|
2022/12/10 | "Per esercitarsi nella dispositione di gorgia" : nouvelles perspectives méthodologiques pour aborder le répertoire du primo seicento italien | Early Music Pedagogy Then and Now. From the Classical Antiquity to the Renaissance
Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini (Brescia, Itália)
|
2022/09/06 | Le son enregistré de la dispositione di gorgia : une discographie analytico-critique et l'enregistrement comme outil didactique dans le projet de recherche artistique « Per esercitarsi nella dispositione di gorgia | Rencontres de Musique Ancienne à Sorbonne
Faculté des Lettres de Sorbonne Université / IReMus (Paris, França)
|
2022/05/25 | Vers une définition conceptuelle de la "dispositione" : Témoignages entre nature et artifice | Journée d’étude Dispositione di gorgia
Schola Cantorum Basiliensis (Basileia, Suiça)
|
2021 | Christmas calenda: revealing the only two examples in 17th Portuguese polyphony | Birmingham Baroque Conference
Birmingham Baroque Conference (Birmingham, Reino Unido)
|
2021 | Calendas de Natal no P-Cug MM 51: os dois únicos exemplos polifónicos do séc. XVII português | Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Lisboa, Portugal)
|
2020 | L'énigme Ganassi | REMA Summit
Réseau Européen de Musique Ancienne (REMA) (Bélgica)
|
2020 | La voix et les grâces : ornementation dans le Vêpres de Monteverdi (1610) | Projet Vêpres de Monteverdi
Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon (Lyon, França)
|
2019 | Les Vêpres de Monteverdi (1610) en contexte | Projet Vêpres de Monteverdi
Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon (Lyon, França)
|
2019 | Percurso analítico pelo Cartapacio MM51 | IX ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Lisboa, Portugal)
|
2019 | L'Enigme Ganassi | MedRen
Schola Cantorum Basiliensis (Basileia, Suiça)
|
2019 | Christmas Calenda: revealing the only two examples in 17th Portuguese polyphony | European Academy of Religion
European Academy of Religion (Bolonha, Itália)
|
2018 | Orfeos de Santa Cruz | VIII Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Portugal)
|
2018 | A graça no cantar nos séculos XVI e XVII | Festival Internacional de Polifonia Portuguesa
Igreja de Santa Cruz (Coimbra, França)
|
2018 | Cartapácio de Coimbra ou le cahier de gestes | Rencontres de Musique Ancienne à Sorbonne
Faculté des Lettres de Sorbonne Université / IReMus (Paris, França)
|
2018 | De peña en peña las ondas : a case study of compositional creativity, formal variability and liturgical flexibility in one 17th century Portuguese vilancico | European Academy of Religion
European Academy of Religion (Bolonha, Itália)
|
2018 | De peña en peña las ondas : um estudo de caso de criatividade composicional, variedade formal e flexibilidade religiosa num vilancico de Coimbra do século XVII | Seminário de História da Música
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | "...da minha letra" | Jornadas Mundos e Fundos VI
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2017 | La « flûte Ganassi » : l'intrigue des faits et l'évidence de la fiction | Journées de la Musique Ancienne
Conservatoire royale de Bruxelles (Bruxelas, Bélgica)
|
2017 | La « flûte Ganassi » : l'intrigue des faits et l'évidence de la fiction | Séminaire de la Recherche Ganassi
Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon (Lyon, França)
|
2017 | La « flûte Ganassi » : l'intrigue des faits et l'évidence de la fiction | Workshop Ganassi
Conservatoire à Rayonnement Régional de Paris (Paris, França)
|
2016 | Calendas do Natal no P-Cug MM 51: particularidades e interpretação | Jornadas Mundos ne Fundos V
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2016 | Salmos no P-Cug MM 51: contexto e particularidades | Jornadas Mundos ne Fundos V
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2016 | La « flûte Ganassi » : l'intrigue des faits et l'évidence de la fiction | Journée d'études Ganassi
Université de Genève (Genebra, Suiça)
|
2014 | O manuscrito inédito P-Cug MM 51 | III Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2014 | O manuscrito inédito P-Cug MM 51 | Jornadas Mundos ne Fundos IV
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2014 | Les proportions musicales dans le dessin architectural de l’Abbaye d’Ambronay | Journées du Patrimoine
Centre Culturel de Rencontre d’Ambronay (Ambronay, França)
|
2014 | Les proportions musicales dans le dessin architectural du Château de la Batie d’Urfé | Journées du Patrimoine
Château de la Batie d’Urfé (Batie d’Urfé, França)
|
2013 | Les proportions musicales dans le dessin architectural de l’Abbaye d’Ambronay | Journées du Patrimoine
Centre Culturel de Rencontre d’Ambronay (Ambronay, França)
|
2013 | De Lisbonne à Bahia : un métissage musical | Plan Académique de Formation
Centre Culturel de Rencontre d’Ambronay (Ambronay, França)
|
2013 | Os Orfeos de Santa Cruz | Jornadas Mundos e Fundos II
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2013 | A relação humanista entre Música e Arquitectura |
Conservatório de Música de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2012 | La Musique Portugaise à la Renaissance | Plan Académique de Formation
Centre Culturel de Rencontre d’Ambronay (Ambronay, França)
|
2012 | Uma nova leitura de Nuper rosarum flores e a sua controversa relação numerológica com a catedral de Santa Maria del Fiore | Jornadas Mundos e Fundos I
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2012 | A new reading on Nuper rosarum flores and its controversial numeric relation with the Cathedral Santa Maria del Fiore | Nexus 2012: Relationships Between Architecture and Mathematics
Politecnico di Milano (Milão, Itália)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - 2023 | Fauvel, (des)ornamentando Vitry a partir del Robertsbridge Fragment
Coorientador de Pablo Sainz De Robles
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020 - 2022 | L'ornementation dans les méthodes pédagogiques du Conservatoire de Paris 1800-1820
Orientador de Thomas Guyot
|
Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon, França
|
2020 - 2022 | Le violon « huasteco », héritier du violon baroque : Réflexions sur l'ornementation et les méthodes de jeu dans le son huasteco
et ses ressemblances avec la musique européenne du XVIIème siècle
Orientador de Galel Diego Sanchez Rodriguez
|
Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon, França
|
2020 - 2022 | Oeuvres contemporaines pour Flûte à bec et orchestre : répertoire, techniques, organologie et genèse
Orientador de Claire-Ombeline Muhlmeyer
|
Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon, França
|
2019 - 2022 | L'arrivée et l'imprégnation de la musique européenne au Japon par les prêtres jésuites portugais au XVIe siècle : répertoires
et instruments
Orientador de Haruna Nakaie
|
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
|
2019 - 2021 | La sprezzatura et la performance musicale courtisane au XVIe siècle : Enquête autour d’un néologisme et de sa mythologie musicale
dans le Livre du courtisan de Baldassare Castiglione (1528)
Coorientador de Juliette Ridel
|
Musicologie (Mestrado)
Université de Lyon, França
|
2019 - 2021 | Usage de la Flûte à bec dans l'oeuvre scénique de Jean-Baptiste Lully
Orientador de Augustin D’Arco
|
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
|
2019 - 2021 | La polyphonie en Bohême au tournant des XVe et XVIe siècles et son exécution instrumentale
Orientador de Ondrej Hanuš
|
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
|
2018 - 2020 | L'évolution de la Flûte à bec entre 1600 et 1700 : sources, répertoires, fonction, facteurs, solutions
Orientador
|
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/09/01 - 2023/07/31 | Ornementation et agilité vocale : approches pluridisciplinaires (2023/03/21 - 2023/03/22)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2012 - Atual | Direcção musical, artística e científica do laboratório musical Capella Sanctae Crucis.
Investigação, transcrição de fontes musicais, edição crítica musical, concertos, palestras, edição de discos e edição de livros-discos.
Concerto
|
Capella Sanctae Crucis, França
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/06 | Por uma metodologia aural para a aprendizagem de polifonia renascentista
Arguente
|
Carlos Sánchez Leonardo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/03/21 - 2023/03/22 | Ornementation et agilité vocale : approches pluridisciplinaires | Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/02/23 - Atual | Reconnecting to our musical sources | Musicologia (Master Universitario) | Universidad de Valladolid, Espanha |
2024/02/22 - Atual | Reconnecting to our musical past - | Musicologia (Master Universitario) | Universidad de Valladolid, Espanha |
2023/01/01 - Atual | Flûte à bec et Musique de chambre | Artiste Interprète - Musique Ancienne (Licence) | Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França |
2023/01/01 - Atual | Flûte à bec et Musique de chambre | Musicien interprète - Musique Ancienne (Master) | Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França |
2018/09/01 - Atual | Histoire de l'ornementation Renaissance - niveau 2 | Musique Ancienne (Master) | Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França |
2018/03/01 - Atual | Histoire de l'ornementation Renaissance | Musique Ancienne (Licence) | Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França |
2023/12/04 - 2023/12/06 | Ornamentación y estilo en Peninsula Ibérica en los siglos XVI y XVII | Taller de reconstrucción e interpretación de polifonía ibérica (ss.XVI -XVII) (Pós-Graduação) | Universidad Internacional de Andalucía, Espanha |
2023/01/01 - 2023/07/31 | Historical Ornamentation | Polyphonia : Advanced studies in renaissance polyphony - postgraduate (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2021/09/01 - 2023/07/31 | Atelier de la Recherche Artistique | Musique Ancienne (Master) | Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França |
2019/09/01 - 2023/07/31 | Historically Informed Performance Practice (HIPP) | Musique Ancienne (Licence) | Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França |
2018/09/01 - 2023/07/31 | Méthodologie de la Recherche | Musique Ancienne (Licence) | Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França |
2018/09/01 - 2023/07/31 | Histoire de l'ornementation Baroque - niveau 2 | Musique Ancienne (Master) | Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França |
2018/03/01 - 2023/07/31 | Histoire de l'ornementation Baroque | Musique Ancienne (Licence) | Conservatoire national supérieur musique et danse de Lyon, França |
2017/04 - 2017/04 | Corneta Histórica | XIV Curso Internacional de Música Antiga ESMAE/ESML (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2016/03 - 2016/04 | Corneta Histórica | XIII Curso Internacional de Música Antiga ESMAE/ESML (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2014/04 - 2014/04 | Corneta Histórica | XI Curso Internacional de Música Antiga ESMAE/ESML | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2019/04 - 2019/04 | Império dos Sentidos | La Fontegara de Ganassi |
2017 - 2017 | Império dos Sentidos | Zuguambé : Musique pour la liturgie au Monastère de Santa Cruz de Coimbra c.1650 |
Distinções
Prémio
2018 | Prix d' excellence Doctorat
Fondation de l’Université Jean-Monnet, França
|
2017 | Lauréat Mécénat Musical Société Générale
Société Générale SA, França
|
2007 | Prémio "Vazios Urbanos"
Trienal de Arquitectura de Lisboa, Portugal
|
Outra distinção
2018 | Lauréat "Incubation artistique" Fondation Royaumont
Fondation Daniel et Nina Carasso à la Fondation Royaumont, França
Fondation Royaumont, França |
2015 | Lauréat de la bourse ADAMI
Société civile pour l'administration des droits des artistes et musiciens interprètes, França
|
2012 | Lauréat de la bourse ADAMI
Société civile pour l'administration des droits des artistes et musiciens interprètes, França
|