???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filipe T Moreira
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Moreira, Filipe
  • Moreira, F. T.

Identificadores de autor

Ciência ID
2018-EB0B-151E
ORCID iD
0000-0002-3461-9827
Scopus Author Id
Scopus Author ID: 57189391413

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Formação
Grau Classificação
2016/10 - 2021/04
Concluído
Programa Doutoral em Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Internet das Coisas em Contextos de Educação: Tecnologias, Potencialidades, Desafios e Mudanças de Paradigmas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade com distinção e louvor
2015
Concluído
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o pensamento crítico no 1º CEB" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014 - 2014
Concluído
HOWBET How to Become a European Teacher – Challenges for the Present and the Future (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012
Concluído
Educação Básica (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Tomar Centro de Tecnologia Restauro e Valorização das Artes, Portugal
2022 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/10 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - 2021 Formador Universidade de Aveiro, Portugal
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Portugal
2017/10 - 2020/11 Bolseiro de Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/10/01 - 2017/09/30 Bolseiro de Investigação Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2015/01/02 - 2016/09/30 Formador e Especialista em Educação Code For All, Portugal
2014/10/21 - 2015/01/10 Formador Câmara Municipal de Ílhavo, Portugal
2014/09/20 - 2014/10/20 Formador Forminho – Consultoria de Gestão e Formação, Lda, Portugal
2014/02/01 - 2014/06/12 Professor Estagiário Escola Básica das Barrocas, Portugal
2013/09/20 - 2013/12/15 Professor estagiário Colégio Dom José, Portugal
2005/04/04 - 2009/04/03 Furriel Exército Português, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/06 - Atual Newaves
101112458
Investigador
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
European Education and Culture Executive Agency
Em curso
2021/10 - 2023/09 D-VET
KA220-VET-1855D80E
Investigador
European Commission
Em curso
2017 - 2022 GEN10S Portugal
Outra
Google Inc

SIC Esperança
Concluído
2020 - 2021 SafeWeb
.
Desenvolvimento técnico
BPI

Fundação ”la Caixa”
Concluído
2018 - 2020 Conhecer o Presente, Projetar o Futuro - Projeto de Introdução de Programação e Robótica no 1.ºCEB de Fornos de Algodres
Investigador
Câmara Municipal de Fornos de Algodres
Concluído
2017 - 2019/10 TangIn - Promoting inclusion and a STEM curriculum in schools through the use of tangible programming concepts and activities
Investigador
Erasmus Plus

European Commission
Concluído
2015/01 - 2016/09 Academia de Código Júnior
..
Técnico Superior / Formador
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2016 - 2016 Junior Code Academy: Enhancing coding skills in European schools
2015-1-PT01-KA201-01
Desenvolvimento técnico
Concluído
2016 - 2016 Academia de Código Júnior: Piloto no Fundão
Município do Fundão
Desenvolvimento técnico
Câmara Municipal do Fundão
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022 - Atual ATribe
ESECD/IPG
Orientador
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto
Em curso
2016 - Atual Projeto Príncipe - Aulas de Programação
Sonha Faz Acontece
Desenvolvimento técnico
Concluído
2013 - 2013 Projeto ABC – Aprender, Brincar, Crescer”
....
Desenvolvimento técnico
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Teles, Rui O.; Moreira, Filipe; Machado, Ângela. "Use of Virtual Reality Devices for Studying Children with Severe Autism: Exploring Van Gogh's Post-Impressionism CO". Trabalho apresentado em ICEM 2024, Salamanca, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Pinheiro, Margarida M.; Albuquerque, Carlos; Moreira, Filipe T.; Torres, João V.; Sousa, José M.. "Computational Thinking as an Educational Trend in Education: some reflections". Trabalho apresentado em EDULEARN23, 2023.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2023.0867
  3. Moreira, Filipe; David Oliveira; Ana Oliveira. "VET Teachers' Perceptions of Their Practices Before and After COVID-19". Trabalho apresentado em EDULEARN23, 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0592
  4. Moreira, F. T.; Oliveira, D.. "Tangible programed robot and its use in education". Trabalho apresentado em 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Madrid, 2022.
    Publicado
  5. Moreira, F.T.; Oliveira, D.. "Tangible programed robot and its use in education". 2022.
    10.23919/CISTI54924.2022.9820154
  6. "Projeto-piloto Safeweb: Desenvolvimento de um currículo de literacia digital para crianças e jovens em Portugal". Trabalho apresentado em III Simpósio Internacional e VI Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2021.
    Publicado
  7. Moreira, Filipe. "Open IoT technologies in the classroom — a case study on the student’s perception". 2020.
    10.23919/cisti49556.2020.9141106
  8. Moreira, Filipe. "Enhancing Learnings with Internet of Things: PAprICa project". 2019.
    10.23919/cisti.2019.8760610
  9. Moreira, Filipe T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Abordagens interdisciplinares no 3.º CEB baseadas na Internet das Coisas". 2019.
  10. Moreira, Filipe T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "PAprICa: um projeto em autonomia e flexibilidade curricular". 2019.
  11. Moreira, F. T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Learning with the Internet of Things". Trabalho apresentado em INTED2019, 2019.
    Publicado
  12. Moreira, F.T.; Vairinhos, M.; Ramos, F.. "Internet of Things in education: A tool for science learning,Internet das Coisas em Educação: uma ferramenta para a aprendizagem de ciências". 2018.
    10.23919/CISTI.2018.8399234
  13. Moreira, Filipe T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Internet das Coisas para uma promoção de abordagens contextualizadas com o meio". 2018.
  14. Moreira, F. T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Internet das Coisas em Educação – uma proposta de integração". Trabalho apresentado em Congresso Internacional das TIC na Educação – Technology Enhanced Learning, Lisboa, 2018.
    Publicado
  15. Moreira, F. T.. "PAprICa – Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas no Ensino Fundamental.". Trabalho apresentado em VI Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino (SNIPE) e do IV Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI), 2018.
    Publicado
  16. Moreira, Filipe. "O potencial da Internet das Coisas do Ensino Básico e Secundário". 2017.
  17. Moreira, Filipe. "Projeto Piloto "Academia de Código Júnior": Perceções de Alunos e Professores". 2016.
  18. Moreira, Filipe. "Junior Code Academy: a pilot project". 2016.
    10.1109/SIIE.2015.7451667
  19. Moreira, F. T.. "Projeto Piloto “Academia de Código Júnior”: Perceções de Alunos e Professores". Trabalho apresentado em IV Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula e no II Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras, 2016.
    Publicado
  20. Moreira, F. T.. "Academia de Código: um projeto Piloto". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional. Investigação, práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2015.
    Publicado
  21. Moreira, F. T.. "Junior Code Academy: An Innovative Project in Portugal". Trabalho apresentado em STEM-ATEM-ICEM International Conference, Medelin, 2015.
    Publicado
  22. Moreira, F. T.. "Academia de Código Júnior – Um projeto piloto.". Trabalho apresentado em XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Setúbal, 2015.
    Publicado
  23. Moreira, F. T.. "MiniLab do Valado: um projeto de intervenção no 1º ciclo do Ensino Básico e no Pré-Escolar". Trabalho apresentado em Conferência Internacional, Investigação Práticas e Contextos em Educação, 2012.
Artigo em jornal
  1. Moreira, Filipe. "É preciso levar o brincar a sério: Dia Internacional do Brincar", João Semana, 2024
  2. Moreira, F. T.. "A Inteligência Artificial na Educação", João Semana, 2024
  3. Moreira, Filipe. "Dia Nacional do Estudante", João Semana, 2024
  4. Moreira, F. T.. "Pais da Geração Telemóvel", João Semana, 2023
  5. Moreira, Filipe. "Efeitos da exposição de bebés a ecrãs", João Semana, 2023
  6. Moreira, F. T.. "As Tecnologias na Educação pela UNESCO", João Semana, 2023
  7. Moreira, Filipe; Paulo Sérgio Gonçalves. "Rankings Nacionais: Reflexão precisa-se!", João Semana, 2023
  8. Moreira, Filipe. "Falta de Professores à escala Global", João Semana, 2023
  9. Moreira, Filipe. "Tráfico e exploração de crianças em crescendo", Diário da Feira, 2021, https://diariodafeira.com/?p=51761&fbclid=IwAR3l6S_t0-i4ehFcVhApT7fHuDvUJSokH0TEoa7Whl25gipdqfTAQEcu6bA.
  10. Moreira, F. T.. "Homenagear os portugueses que morreram na 2.ª Guerra Mundial", Diário da Feira, 2020, https://diariodafeira.com/?p=49315.
  11. Moreira, F. T.. "Como ficam as crianças no meio disto tudo?", Diário da Feira, 2020, https://diariodafeira.com/?p=47934.
  12. Moreira, Filipe. "Internet das Coisas e o projeto PAprICa", Diário de Aveiro, 2019
Artigo em revista
  1. Filipe T. Moreira; Mário Vairinhos; Fernando Ramos. "Teachers’ perceptions about IoT technologies in school activities". Educational Media International (2024): https://doi.org/10.1080/09523987.2024.2358655.
    10.1080/09523987.2024.2358655
  2. Silva, C.; Migueis, Marlene; Moreira, Filipe. "Position paper sobre a aprendizagem baseada em jogos digitais: potencialidades afetivas do uso e da criação de videojogos no domínio das humanidades". Revista Portuguesa De Investigação Educacional 25 (2023): 1-15. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2023.15929.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2023.15929
  3. João Vítor Torres; Maria José Loureiro; Moreira, F. T.. "Retrato da promoção do Pensamento Computacional no contexto português: os projetos à escala nacional, meia década de projetos". Sensos-e 10 2 (2023): 38-48. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/4913.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Natália Pestana; Carolina Almeida; Filipe Moreira; Maria José Loureiro. "Construindo cidadãos digitais: proposta curricular “Safeweb” para crianças e jovens em Portugal". Revista e-Curriculum 19 4 (2021): https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1567-1581.
    Acesso aberto • Publicado • 10.23925/1809-3876.2021v19i4p1567-1581
  5. Moreira, Filipe T.; Cabrita, Isabel; Loureiro, Maria José; Guerra, Cecília. "Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn". (2020): http://hdl.handle.net/10773/30244.
  6. Conde, Ângelo Silva; Magalhães, Andreia; Moreira, Filipe Tavares. "Uma visão da Internet das Coisas na imprensa nacional: o jornal Observador". (2018): http://hdl.handle.net/10773/28796.
    https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1780
  7. Moreira, Filipe. "Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento Crítico no 1ºCEB". Indagatio Didáctica (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3911.
  8. Moreira, Filipe. "Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento Crítico no 1ºCEB". Indagatio Didáctica (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3911.
  9. Moreira, Filipe T.; Tenreiro-Vieira, Celina. "Approaching the plant theme in an ESD context guided towards critical thinking in the first cycle of basic education". (2016): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3567.
    10.34624/id.v8i1.3567
Artigo em revista (magazine)
  1. Loureiro, Maria José; Moreira, Filipe. "A Programação Tangível e a Matemática nos 1.º e 2.º CEB", Educação e Matemática, 2021, https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2745.
Capítulo de livro
  1. Teles, Rui O.; Moreira, F. T.. "Integrating AI in Formative Assessment under UDL Principles in Diverse Learning Environments". In Improving Student Assessment With Emerging AI Tools, editado por Moreira, F. T.; Teles, Rui O.. IGI Global, 2025.
    Publicado
  2. Filipe T. Moreira; Mário Vairinhos; Fernando Ramos. "IoT in Education: Using Open Data". 2024.
    10.1007/978-3-031-63235-8_23
  3. Moreira, F. T.; Rui Oliva Teles. "Digitalização 3D da cena de crime". In V Congresso Mundial de Criminologia | 5th World Congress of Criminology, editado por Vitor Miguel Silva, 23-39. Portugal: IPC – Instituto Português de Criminologia, 2024.
    Publicado
  4. Pinheiro, Margarida M.; Carlos Albuquerque; Moreira, F. T.; Torres, João; José Sousa. Autor correspondente: Pinheiro, Margarida M.. "Pensamento Computacional na Educação: que sentido faz e que competências promove?". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre o pensamento computacional, 9-26. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2023.
    Publicado
  5. Maria José Loureiro; Cecília Vieira Guerra; Isabel Cabrita; Filipe T. Moreira. "Multiple Case Studies About Robotics in Compulsory Education". In A Contribution to Changing Policies in Four European Countries, 100-129. {IGI, 2022.
    10.4018/978-1-7998-8193-3.ch006
  6. Loureiro, M.J.; Moreira, F.T.T.; Senos, S.. "Introduction to Computational Thinking With MI-GO: A Friendly Robot". 948-969. 2022.
  7. Moreira, Filipe; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Conceptualization of Hypersituation as Result of IoT in Education". In The Internet of Things for Education. Springer, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-981-15-7383-5_6
  8. Moreira, F. T.. "Internet of Things in Education: A Reflection from Fieldwork About Hypersituated Experience". 97-122. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-85720-2_7
  9. Moreira, Filipe T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Open IoT technologies in the classroom: a case study on the student’s perception". IEEE, 2020.
    10.23919/CISTI49556.2020.9141106
  10. Loureiro, M. José; Filipe T. Moreira; Susana Senos. "Introduction to Computational Thinking With MI-GO". In A Friendly Robot. Estados Unidos, 2018.
    10.4018/978-1-5225-5867-5.ch006
  11. Moreira, Filipe T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Internet das Coisas em Educação: uma proposta de integração". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018.
  12. Moreira, Filipe T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "PAprICa: Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas no Ensino Fundamental". Editora Positivo, 2018.
  13. Lourenço, M.; Abeciunaite, E.; Berger, K.; Dobinska, G.; Gobbo, T.; Moreira, F.; Tazbir, A.. "The European dimension in practice: Ideas for the classroom". 123-140. 2018.
  14. Moreira, Filipe. "The Power of the Internet of Things in Education: An Overview of Current Status and Potential". 2017.
    10.1007/978-3-319-61322-2_6
Edição de livro
  1. Moreira, F. T.; Teles, Rui O.. Improving Student Assessment With Emerging AI Tools. IGI Global. 2025.
    Publicado • 10.4018/979-8-3693-6170-2 • Editor
Livro
  1. Versuti, Andrea; Luvizotto, Caroline; Moreira, F. T.; Mata, Maria José. Educação e transformação Social. Ria Editorial. 2024.
    Publicado • Editor
  2. Moreira, Filipe; Vairinhos, Mário; Fernando M. V. Ramos. Potenciar aprendizagens interdisciplinares com a Internet das Coisas: construção e utilização didática de dispositivos de baixo custo. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2023.
    Publicado • 10.48528/p33w-2k15
  3. Moreira, Filipe. Framework for using tangible programming concepts to stimulate learning of STEM subjects at primary school. UA Editora. 2020.
    10.34624/SJCA-KV54
  4. Loureiro, Maria José; Guerra, Cecília; Cabrita, Isabel; Moreira, Filipe T.; Gonçalves, Daniel; Queiroz, João. Teachers' training handbook: tangible programming and inclusion in educational context. UA Editora. 2020.
  5. Gonçalves, Daniel; Queiroz, João; Costa, Pedro; Cabrita, Isabel; Guerra, Cecília; Loureiro, Maria José; Moreira, Filipe T.. Teachers handbook: a guide for understanding tangible programming and the implementation of the TangIn toolbox of resources. UA Editora. 2020.
    10.34624/bpy8-4n33
  6. Moreira, F. T.. Teachers handbook: a guide for understanding tangible programming and the implementation of the TangIn toolbox of resources. Portugal: UA Editora. 2020.
    10.34624/BPY8-4N33
  7. Moreira, António; Pedro, Luís; Almeida, Margarida; Vieira, Rui Marques; Oliveira, Ana; Oliveira, David; Moreira, Filipe; Pereira, Joana; Tavares, Rita. O TELSC em números: Encontro Nacional do Multimédia: Tecnhology Enhanced Learning and Societal Challenges. Portugal: UA Editora. 2018.
Poster em conferência
  1. Moreira, F. T.. "Comunicar STEAM a adolescentes envolvendo-os em processos de cocriação de recursos didáticos". Trabalho apresentado em SciCom PT 2019, 2019.
  2. Moreira, F. T.. "Internet das Coisas em contextos de Educação: tecnologias, potencialidades, desafios e mudanças de paradigmas". Trabalho apresentado em Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, 2018.
  3. Moreira, F. T.. "Conceitos Básicos de Programação em Colaboração com o MI-GO". Trabalho apresentado em Teaching Day’16, 2016.
  4. Moreira, F. T.. "Hábitos e representações de alunos do 1ºCEB acerca dos videojogos". Trabalho apresentado em TIC@Portugal’16, 2016.
  5. Moreira, F. T.. "MI-GO: A friendly robot to introduce computational thinking". Trabalho apresentado em STEM-ATEM-ICEM International Conference, 2016.
  6. Moreira, F. T.. "Que “línguas” conheces? Português, Inglês e… Scratch – O projeto Academia de Código Júnior". Trabalho apresentado em Teaching day UA – Interação com a Comunidade, Oportunidades e experiências de ensino/aprendizagem., 2015.
  7. Moreira, F. T.. "Academia de Código: um projeto Piloto". Trabalho apresentado em Challenges 2015 – Meio século das TIC na Educação, 2015.
  8. Moreira, F. T.. "Tic na Educação Básica: Reflexão em torno das atividades e do uso do Facebook.". Trabalho apresentado em IC@Portugal13-Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC, 2013.
  9. Moreira, F. T.. "MiniLab do Valado: um projeto de intervenção no 1º ciclo do Ensino Básico e no Pré-Escolar". Trabalho apresentado em 12.º Colóquio internacional Psicologia e Educação, 2012.
Resumo em conferência
  1. Moreira, Filipe. "Programação Tangível como forma de desenvolvimento de competências nas áreas curriculares de CTEM". Trabalho apresentado em I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras 2023, Porto, 2023.
  2. Moreira, Filipe. "100 anos de História do Cinema de Animação Português". Trabalho apresentado em VII Congreso Internacional de História, Arte y Literatura en el Cine en Español y en Portugués, Salamanca, 2023.
    Publicado
  3. Martins, Sara; Moreira, F. T.. "OH!Bug: Envolver as crianças na valorização do património natural". Trabalho apresentado em Moving on Towards ‘New Normal’ In Education - ICEM2022 Conference, Santarém, 2022.
  4. Moreira, F. T.. "PAprICa – Um projeto em Autonomia e Flexibilidade Curricular". Trabalho apresentado em TIC@Portugal’19 – Encontro de professores sobre Utilização Educativa das TIC, Vale de Cambra, 2019.
    Publicado
  5. Moreira, F. T.. "Internet das Coisas para uma promoção de abordagens contextualizadas com o Meio.". Trabalho apresentado em TIC@Portugal’18 – Encontro de professores sobre Utilização Educativa das TIC, 2018.
    Publicado
  6. Moreira, F. T.. "PROGRAMAÇÃO TANGÍVEL E INCLUSÃO: PROJETO TANGIN". Trabalho apresentado em 1.º Seminário – O 1.º Ciclo do Ensino Básico – Que Identidade(s)? Currículo, Práticas e Formação Docente, Porto, 2018.
    Publicado
  7. Moreira, F. T.. "Twitter – uma ferramenta Web 2.0 para a promoção de consciência da diversidade cultural no Pré-escolar e no 1.º CEB". Trabalho apresentado em TIC@Portugal’17 – Encontro de Professores sobre a Utilização das TIC em Educação, 2017.
    Publicado
  8. Moreira, F. T.. "MI-GO, uma abordagem inicial à programação". Trabalho apresentado em TIC@Portugal16-Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC, 2016.
    Publicado
  9. Moreira, F. T.. "Academia de Código Júnior no 1º Ciclo – Projeto Piloto". Trabalho apresentado em TIC@Portugal15-Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC, 2015.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Moreira, F. T.. "A internet das coisas em contextos de educação: tecnologias, potencialidades, desafios e mudanças de paradigmas". Doutoramento, Universidade de Aveiro, 2021. https://ria.ua.pt/handle/10773/31443.
  2. Moreira, F. T.. "Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o pensamento crítico no 1º CEB". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/16018.
Website
  1. Moreira, F. T.. PAprICa – Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas. 2018. http://paprica.web.ua.pt.
  2. Moreira, F. T.. Internet das Coisas na Educação. 2016. https://idcnaedu.wordpress.com/.

Artística / Interpretação

Conto de ficção
  1. Moreira, Filipe. 2022. "A odisseia do Zeca". Portugal: Alfarroba.
Exposição artística
  1. Moreira, F. T.. Vestígios: a humanidade nas paisagens. 2023.
Programa de rádio / tv
  1. Moreira, Filipe. 2024. "Dia Internacional do Brincar". Educa(Som). Rádio Clube da Feira.

Outros

Outra produção
  1. TangIn European teachers training course on tangible programming. Curso com o objetivo de desenvolver nos formandos – professores dos 1.º e 2.º CEB – competências pedagógico-didáticas para promover a inclusão, desenvolver o pensamento computacional e, em particular, a aprendizagem de conceitos e de ferramentas de programação tangível no âmbito das áreas STEM. Este curso foi acreditado pela UA com 2ECTS para o (54 horas) para o 2º ciclo de estudos.. 2019.
  2. PAprICa (protótipos). Três dispositivos baseados em tecnologia de Internet das Coisas concebidos para serem utilizados em aulas de Ciências Naturais e de Físicas do 3.º ciclo do Ensino Básico Português.. 2018. http://paprica.web.ua.pt/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/23 100 anos de História do Cinema de Animação Português VII Congreso Internacional: Historia, Literatura y Arte en el Cine en español y portugués
Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2023/11/21 IoT open data to Improve Education: How to? Conference New Media Pedagogy
Jagiellonian University (Poland); InnoEduca Research Group - Malaga University (Polónia)
2023/11 A Digitalização da Cena de Crime V Congresso Mundial de Criminologia "O Criminólogo"
(Fundão, Portugal)
2023/10/20 Programação Tangível como forma de desenvolvimento de competências nas áreas curriculares de CTEM I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras 2023
ESE/PPorto (Porto, Portugal)
2022/10/14 Teachers’ perceptions about IoT technologies in school activities ICEM Conference
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2022/10/14 OH!Bug: Envolver as crianças na valorização do património natural ICEM Conference
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2022/10/12 OH!Bug: Learning about nature through a mobile application New Media Pedagogy: research trends, methodological challenges and successful implementations
Jagiellonian University (Poland); University of Macerata (Italy) (Online)
2022/04 Cibersegurança ou uma questão de sobrevivência? Dias da Comunicação Social
ESEV/IPV (Viseu)
2022/03 IoT@schools, PAprICa project Mostra de trabalhos no âmbito da residência do Professor Bruce Lewenstein.
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/02 A programação de robôs como forma de promoção do pensamento computacional: da formação de professores aos projetos com alunos no 1.º e 2.º CEB I International Conference on Technologies and Learning of Programming and Robotics in Basic Education¿
Universidade do Minho (Braga)
2022/01 A Internet das Coisas: o presente e o futuro Conversas às quartas
AEAnadia (Anadia, Portugal)
2022 Pensamento Computacional na Educação: que sentido faz e que competências promove? Matemática Com Vida
(Aveiro, Portugal)
2021/10 Riscos do Digital para os Alunos e a Escola Riscos do Digital para os Alunos e a Escola
Centro de Formação da FENPROF
2021/10 PROJETO-PILOTO SAFEWEB: DESENVOLVIMENTO DE CURRICULO DE LITERACIA DIGITAL PARA CRIANÇAS E JOVENS EM PORTUGAL III Simpósio Internacional e VI Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
UFMA (Brasil)
2021/04 Tecnologias Emergentes, preparem-se pais! III Oficinas SafeWeb Probranca
Probranca
2021 Pensamento Computacional- o que é e como potenciar? II Lamego Educa
Câmara Municipal de Lamego (Lamego, Portugal)
2020 Open IoT technologies in the classroom — a case study on the student’s perception 15th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
2019 Painel da Disquete às Coisas da Internet 4.º PIC.TIC
ccTICua (Viseu, Portugal)
2019 A Internet das Coisas em contextos educativos Fórum de Educação da Murtosa
Câmara Municipal da Murtosa; Agrupamento de Escolas da Murtosa (Murtosa, Portugal)
2019 LEARNING WITH THE INTERNET OF THINGS INTED2019
IATED (Espanha)
2019 Abordagens interdisciplinares no 3.º CEB baseadas na Internet das Coisas I Encontro Luso-Brasileiro de Educação e Tecnologias
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019 PAprICa – Um projeto em Autonomia e Flexibilidade Curricular TIC@Portugal’19 – Encontro de professores sobre Utilização Educativa das TIC
ccTICua, Educom (Portugal)
2019 PROGRAMAÇÃO TANGÍVEL E INCLUSÃO: PROJETO TANGIN 1.º Seminário – O 1.º Ciclo do Ensino Básico – Que Identidade(s)? Currículo, Práticas e Formação Docente
ESE/IPP (Porto, Portugal)
2018/05 Internet das Coisas para a promoção do sucesso escolar dos alunos Congresso Municipal da Educação de Pinhel – Pinhel Ativo
Câmara Municipal de Pinhel (Pinhel, Portugal)
2018 PAprICa - Potenciar a Internet das Coisas em Educação II Seminário do Programa Doutoral TELSC
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018 PAprICa – Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas no Ensino Fundamental VI Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino (SNIPE) e do IV Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI)
Universidade Positivo (Curitiba, Brasil)
2018 Internet das Coisas em Educação – uma proposta de integração V Congresso Internacional das TIC na Educação – Technology Enhanced Learning
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018 Internet das Coisas em Educação: uma ferramenta para a aprendizagem de ciências 13th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
(Cáceres, Espanha)
2018 Internet das Coisas para uma promoção de abordagens contextualizadas com o Meio TIC@Portugal’18 – Encontro de professores sobre Utilização Educativa das TIC
Educom; ccticUA (Portugal)
2017/07 Internet das Coisas em Educação Evento Final Probótica
ERTE/DGS (Lisboa, Portugal)
2017 Programação Tangível com Mi-Go Evento Final Probótica
ERTE/DGE (Rio Tinto, Portugal)
2017 Mi-Go em Educação. Fórum de Educação da Murtosa; Agrupamento de Escolas da Murtosa
Câmara Municipal da Murtosa (Murtosa, Portugal)
2017 O potencial da Internet das Coisas do Ensino Básico e Secundário Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Twitter – uma ferramenta Web 2.0 para a promoção de consciência da diversidade cultural no Pré-escolar e no 1.º CEB TIC@Portugal’17 – Encontro de Professores sobre a Utilização das TIC em Educação
Educom; ccticUA (Portugal)
2016/10/04 Projeto piloto “Academia de Código Júnior: perceções de alunos e de professores IV Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula e no II Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras
Universidade Positivo. (Curitiba, Brasil)
2016 Projeto Piloto “Academia de Código Júnior”: Perceções de Alunos e Professores TIC Educa 2016
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016 Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento Crítico no 1ºCEB V Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação
IPLeiria (Leiria, Portugal)
2016 MI-GO, uma abordagem inicial à programação TIC@Portugal16-Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC
Educom; ccticUA
2015/07 Academia de Código Júnior no 1º Ciclo – Projeto Piloto TIC@Portugal15 – Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC
Educom; ccticUA (Portugal)
2015 Academia de Código Júnior um Piloto em Ensino da Programação no 1.ºCEB. I Congresso Nacional de Professores de Informática
ANPRI (Lisboa, Portugal)
2015 Academia de Código Júnior – Um projeto piloto XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa
IPSetúbal (Setúbal, Portugal)
2015 Junior Code Academy: An Innovative Project in Portugal ICEM
(Medelin)
2015 Academia de Código: um projeto Piloto IV Conferência Internacional. Investigação, práticas e Contextos em Educação
ESECS/IPL (Leiria, Portugal)
2015 Academia de Código Júnior no 1º Ciclo – Projeto Piloto TIC@Portugal15-Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC.
Educom; ccticUA (Portugal)
2012 MiniLab do Valado: um projeto de intervenção no 1º ciclo do Ensino Básico e no Pré-Escolar Conferência Internacional, Investigação Práticas e Contextos em Educação
ESECS/IPL (Leiria, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual Avaliação de Competências Digitais de Estudantes do Ensino Superior em Angola
Coorientador de Paula Rosa Miúdo
Programa Doutoral em Educação (3.º Ciclo) (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - Atual O aluno como designer de Visual Novels sérios – uma estratégia para promover o envolvimento na Educação Literária
Coorientador
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - Atual Relatório de Estágio
Orientador
Comunicação Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2022 - Atual Relatório de Estágio
Orientador
Comunicação Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2022 - 2023/12 Relatório de Estágio
Orientador
Comunicação Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2022 - 2023/12 Relatório de Estágio
Orientador
Comunicação Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/01 - Atual V Encontro PIC.TIC - Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar. (2022/05/27 - 2022/05/28)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - Atual Projetos Inovadores com Tecnologia em Educação, inserida na 2ª Edição do Switch to Innovation Summit! (2022 - 2022)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
2023 - 2023 CINANIMA nas Universidades no Instituto Politécnico da Guarda (2023/10/25 - 2023/10/26)
Outro
CINANIMA, Portugal

Teatro Municipal da Guarda, Portugal

Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2022 - 2022 Membro da Comissão Organizadora do TIC@Portugal'22 em Tarouca (2022/07/08 - 2022/07/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2022 - 2022 CINANIMA nas Universidades no Instituto Politécnico da Guarda (2022/10/18 - 2022/10/19)
Outro
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2021 - 2021/07 PIC.TIC Talks (2021/07 - 2021/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2021/05 Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20 (2021 - 2021)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Universidade Católica Dom Bosco, Brasil

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
2019 - 2019 IV Encontro Nacional PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar (2019 - 2019)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019 TangIn Multiplier Event Portugal (2019 - 2019)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019 TIC@Portugal’19 – Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC. Vale de Cambra (2019 - 2019)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 3.º Encontro PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1ºCEB e Pré-Escolar. (2018/06 - 2018/06)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 Encontro Nacional do Multimédia, Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2018 - 2018 TIC@Portugal’18 – Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC (2018 - 2018)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 2.º Encontro PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1ºCEB e Pré-Escolar. (2017/05 - 2017/05)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 TIC@Portugal’17 – Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC. (2017/07 - 2017/07)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 V Encontro Internacional de Reflexão sobre a escrita – Protextos: um projeto para o ensino, formação e aprendizagem da produção textual (2013 - 2013)
Encontro (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012/10/12 - 2012/10/13 III Encontro Nacional de Educação Básica (2012/10 - 2012/10)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/06 - 2023/06 Participação na 3.ª edição Edição do Switch to Innovation Summit!
Conferência
3.ª edição Edição do Switch to Innovation Summit!
2022 - 2022 Participação e integrante da organização da 2.ª Edição do Switch to Innovation Summit!
Conferência
2ª Edição do Switch to Innovation Summit!

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/11/15 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: os sentimentos dos alunos face a diferentes recursos de avaliação – estudo de caso numa turma de 4.º ano de escolaridade
Arguente principal
Cátia Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2024/03 O potencial da Internet das Coisas na promoção de uma cidadania participativa
Arguente
Manuel Joaquim de Sousa Santos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024/02/05 Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Arguente
Raquel Martins Correia (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2024/02 Salas de aula do futuro: contributos, desafios e oportunidades
Arguente
Raul Délio Ferreira Pinto da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2024/01/30 Defesa do relatório de estágio para a obtenção do grau de Licenciado
Orientador
João Carlos Meireles (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2023/12/14 Defesa do relatório de estágio para a obtenção do grau de Licenciado
Orientador
João Rodrigues (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2023/12/14 Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Presidente do júri
Rafael Fonseca Terras da Fonte (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2023/12/14 Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Arguente
David Eduardo Gonçalves Almeida (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2023/12/07 Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Orientador
Tânia Vanessa Lopes (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2023/12/07 Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Presidente do júri
Sónia Meireles Loureiro (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2023/12/07 Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Arguente principal
Samanta Ariana Pereira Rosa Cardoso Ferreira (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2023/12/07 Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Arguente
João Vieira (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2023/12/07 Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Arguente
Duarte Pereira Cunha (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2023/12/07 Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Presidente do júri
Vanessa Santos Iglesias (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2023/09/26 Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Arguente
Mariana Gil Gonçalves (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2023/05/02 Interfaces Tangíveis Semiautónomos e Seguros: modelo e protótipo para uso doméstico por crianças com perturbações dos sons da fala
Arguente
Joaquim Nuno Salgueiro dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/04/28 Aprendizagem Baseada em Problemas e Competência Digital: um estudo com professores em formação continuada
Arguente
Ângela Cristina Sampaio Bezerra (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/12/15 Relatório de estágio para a obtenção do grau de Licenciado em Comunicação Multimédia
Presidente do júri
André Filipe Ferreira Fonseca (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2022/12/15 Relatório de Estágio Curricular para a obtenção do grau de Licenciatura em Comunicação Multimédia
Arguente
Roberto Manuel Gonçalves Graça (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2022/12/15 Relatório de Estágio Curricular para a obtenção do grau de Licenciatura
Arguente
Marcelo Morgado Monteiro Santos (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2022/12/15 Relatório de Estágio Curricular para a obtenção do Grau de Licenciatura
Arguente
João Pedro Pedrosa Marques (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2022/12/15 Relatório de Estágio Curricular para a obtenção do grau de Licenciatura
Presidente do júri
Pedro Manuel de Sousa Pacheco (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - 2024/01 2STEME Universidade de Aveiro
2023 - 2024 1ºColóquio Internacional Lusofonia em Debate - Comunicações além-mar Online
2023 - 2023/07 International Conference on Social Sciences, Economics, Management and Education (SSEME 2023) Wuhan, China
2021 - 2022/06 CISTI'2022 - 17ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação Madrid
2021 - 2021 Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20 Setúbal (online)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - 2022 Consultoria no desenvolvimento do MOOC (50 horas) - Gestão de Informação e Conteúdos Digitais - Nível Intermédio para a plataforma NAU
2022 - 2022 Consultoria no desenvolvimento do MOOC (25 horas) - Gestão de Informação e Conteúdos Digitais – Nível Avançado para a plataforma NAU
2020 - 2021 O projeto piloto SafeWeb foi desenvolvido pela PROBRANCA – Associação para o Desenvolvimento Socio-Cultural da Branca, com o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa” e contou ainda com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro como entidade avaliadora. Com este piloto pretendeu-se desenvolver um guião para a promoção de literacia e cidadania digital, com forte enfoque no uso da Internet, de forma esclarecida e segura, por parte de crianças e jovens (dos 6 aos 15 anos de idade).
2018 - 2020 Projeto “Conhecer o Presente – Projetar o Futuro” da Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres com a coordenação do Ccticua. Com este projeto todos os alunos do 1.º CEB do município tiveram contacto com Programação e a Robótica, procedendo-se ainda à capacitação de todos os professores do 1.º CEB para que possam continuar a desenvolver atividades neste âmbito no futuro.
2016 - 2017 Mi-Go bot - teve como objetivo o desenvolvimento de um robô (Mi-Go) programado de forma tangível para ser utilizado como recurso educativo, assim como de atividades associadas.
2016 - 2017 O “Projeto Príncipe” da Sonha Faz Acontece, visou a dinamização de aulas de programação numa escola da Ilha do Príncipe em São Tomé e Príncipe.
2013 - 2013 Desenvolvimento de recursos educativos nas áreas curriculares de Português e Matemática para o “Projeto ABC – Aprender, Brincar, Crescer” desenvolvido na Casa do Gaiato em Maputo (Moçambique), através da HELPSOL, ONG.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/09 - Atual Modelação e Animação 3D Comunicação Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2022/03 - Atual Unidade Curricular Animação II Licenciatura em Comunicação Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2022/03 - Atual Unidade Curricular Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação Social Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - Atual Tecnologias da Comunicação e Informação Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/10 - Atual Unidade Curricular Animação I Licenciatura em Comunicação Multmédia (Licenciatura) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2021/10 - 2022/02 Unidade Curricular Audiovisual e Multimédia Licenciatura em Comunicação Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2021/10 - 2021/12 Formação de Professores "Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch e de robôs educativos" (15 horas). Certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Centro de Formação Sebastião da Gama, Portugal
2021/09 - 2021/10 TIC1 - Processador de Texto – Funcionalidades avançadas (UFCD 0755) (Ensino secundário) Cincork - Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça, Portugal
2020/11 - 2021/08/31 Disciplina de História e Geografia de Portugal (Ensino básico 2º ciclo) Agrupamento de Escolas de Búzio, Portugal
2020/11 - 2021/08/31 Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (Ensino básico 2º ciclo) Agrupamento de Escolas de Búzio, Portugal
2020/11 - 2021/08/31 Disciplina de Oficina de Escrita (Ensino básico 2º ciclo) Agrupamento de Escolas de Búzio, Portugal
2020/11 - 2021/08/31 Tutoria (Ensino básico 2º ciclo) Agrupamento de Escolas de Búzio, Portugal
2021 - 2021/06 Formação de Professores SCRATCH como ferramenta de resolução de problemas (30 horas). Certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua Oficina de Formação (Outros) Centro de Formação da Associação de Escolas - Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha, Portugal
2021/03/26 - 2021/03/26 Formação inicial de professores no âmbito do projeto GEN10S.pt Ação de Curta Duração (4 horas) (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/03/24 - 2021/03/24 "Formação inicial de professores no âmbito do projeto GEN10S.pt Ação de Curta Duração (4 horas) (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 Formação de Professores "Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização do AppInventor" (15 horas). Certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua Centro de Formação Sebastião da Gama, Portugal
2021 - 2021 Oficina de Formação Projetos Educativos com App Inventor (12 horas). Certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua Oficina de Formação (12 horas) (Outros) Centro de Formação Sebastião da Gama, Portugal
2020/01/21 - 2020/01/21 "Formação inicial de professores no âmbito do projeto GEN10S.pt Ação de Curta Duração (4 horas) (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/01/08 - 2019/01/12 TangIn European teachers training course on tangible programming (Curso de Especialização Tecnológica) Universidade de Aveiro, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2022/01 Crianças em perigo por trás dos ecrãs - sobre o facto de o confinamento ter levado ao aumento do cyberbullying Contacto
2019 Paprica: mexer, criar e aprender com a internet das coisas Jornal Notícias TAG
2019 Projeto PAprICa Jornal Moliceiro
2017 Grande Entrevista Correio da Feira
2013 Entrevista Jornal Terras da Feira

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2023/11/22 - Atual IPGfm Exposição de Fotografia -> Vestígios: a humanidade nas paisagens
2023/10 - Atual IPGfm Curtas-metragens de alunos distinguidas em Festival Internacional
2023/10 - Atual Notícias às 12 Nomeação para festival/concurso de fotografia
2022/06/18 - Atual "Tudo menos alguma coisa" Cultura
2022/10/12 - 2022/10/12 IPGfm Cinema de Animação Independente
2021 - 2021 Grande Entrevista Política
2017 - 2017 Discurso Direto na Rádio Sintonia Feirense Política

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual ICEM - International Council for Educational Media
2019 - Atual Semente - Associação de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável Fundador/Presidente
2015 - 2018 Rede TIC e Sociedade

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024 - 2024 1.ºColóquio Internacional Lusofonia em Debate - Comunicações além-mar
2022 - 2022 Membro da Comissão Científica no evento International Conference on Internet of Things, Communication and Intelligent Technology
Membro
Central South University, China

Hunan International Economics University, China

China University of Mining and Technology, China

Hunan College of Finance and Economics, China
2021 - 2022 Membro da Comissão Científica da CISTI'2022 - 17ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Membro

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Sensos-e InED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2022/11 - 2023/05 Fotografia - Projeto Interior Emergente Joana Lopes
2022/11 - 2023/05 Animação 2D - Projeto “Interior emergente” Ana Cerqueira
2022/11 - 2023/05 Animação 2D - Projeto “Interior emergente” Pedro Gomes
Distinções

Outra distinção

2018 Melhor Pitch no Research Summit (sessão 7)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 Louvor por serviços prestados
Exército Português, Portugal