Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Filipe T Moreira
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Moreira, Filipe
- Moreira, F. T.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2018-EB0B-151E
- ORCID iD
- 0000-0002-3461-9827
- Scopus Author Id
- Scopus Author ID: 57189391413
Websites
- filipetmoreira.wordpress.com (Profissional)
- https://www.linkedin.com/in/filipetmoreira/ (Rede social)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016/10 - 2021/04
Concluído
|
Programa Doutoral em Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Internet das Coisas em Contextos de Educação: Tecnologias, Potencialidades, Desafios e Mudanças de Paradigmas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade com distinção e louvor |
2015
Concluído
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o pensamento crítico no 1º CEB" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2014 - 2014
Concluído
|
HOWBET How to Become a European Teacher – Challenges for the Present and the Future (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
2012
Concluído
|
Educação Básica (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico de Tomar Centro de Tecnologia Restauro e Valorização das Artes, Portugal |
2022 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Aveiro DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/10 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - 2021 | Formador | Universidade de Aveiro, Portugal |
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Portugal | ||
2017/10 - 2020/11 | Bolseiro de Doutoramento | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2016/10/01 - 2017/09/30 | Bolseiro de Investigação | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2015/01/02 - 2016/09/30 | Formador e Especialista em Educação | Code For All, Portugal |
2014/10/21 - 2015/01/10 | Formador | Câmara Municipal de Ílhavo, Portugal |
2014/09/20 - 2014/10/20 | Formador | Forminho – Consultoria de Gestão e Formação, Lda, Portugal |
2014/02/01 - 2014/06/12 | Professor Estagiário | Escola Básica das Barrocas, Portugal |
2013/09/20 - 2013/12/15 | Professor estagiário | Colégio Dom José, Portugal |
2005/04/04 - 2009/04/03 | Furriel | Exército Português, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/06 - Atual | Newaves
101112458
Investigador
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
|
European Education and Culture Executive Agency
Em curso
|
2021/10 - 2023/09 | D-VET
KA220-VET-1855D80E
Investigador
|
European Commission
Em curso
|
2017 - 2022 | GEN10S Portugal
Outra
|
Google Inc SIC Esperança Concluído
|
2020 - 2021 | SafeWeb
.
Desenvolvimento técnico
|
BPI Fundação ”la Caixa” Concluído
|
2018 - 2020 | Conhecer o Presente, Projetar o Futuro - Projeto de Introdução de Programação e Robótica no 1.ºCEB de Fornos de Algodres
Investigador
|
Câmara Municipal de Fornos de Algodres
Concluído
|
2017 - 2019/10 | TangIn - Promoting inclusion and a STEM curriculum in schools through the use of tangible programming concepts and activities
Investigador
|
Erasmus Plus European Commission Concluído
|
2015/01 - 2016/09 | Academia de Código Júnior
..
Técnico Superior / Formador
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2016 - 2016 | Junior Code Academy: Enhancing coding skills in European schools
2015-1-PT01-KA201-01
Desenvolvimento técnico
|
Concluído
|
2016 - 2016 | Academia de Código Júnior: Piloto no Fundão
Município do Fundão
Desenvolvimento técnico
|
Câmara Municipal do Fundão
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | ATribe
ESECD/IPG
Orientador
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto
Em curso
|
2016 - Atual | Projeto Príncipe - Aulas de Programação
Sonha Faz Acontece
Desenvolvimento técnico
|
Concluído
|
2013 - 2013 | Projeto ABC – Aprender, Brincar, Crescer”
....
Desenvolvimento técnico
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Artística / Interpretação
Conto de ficção |
|
Exposição artística |
|
Programa de rádio / tv |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/23 | 100 anos de História do Cinema de Animação Português | VII Congreso Internacional: Historia, Literatura y Arte en el Cine en español y portugués
Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2023/11/21 | IoT open data to Improve Education: How to? | Conference New Media Pedagogy
Jagiellonian University (Poland); InnoEduca Research Group - Malaga University (Polónia)
|
2023/11 | A Digitalização da Cena de Crime | V Congresso Mundial de Criminologia "O Criminólogo"
(Fundão, Portugal)
|
2023/10/20 | Programação Tangível como forma de desenvolvimento de competências nas áreas curriculares de CTEM | I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras 2023
ESE/PPorto (Porto, Portugal)
|
2022/10/14 | Teachers’ perceptions about IoT technologies in school activities | ICEM Conference
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2022/10/14 | OH!Bug: Envolver as crianças na valorização do património natural | ICEM Conference
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2022/10/12 | OH!Bug: Learning about nature through a mobile application | New Media Pedagogy: research trends, methodological challenges and successful implementations
Jagiellonian University (Poland); University of Macerata (Italy) (Online)
|
2022/04 | Cibersegurança ou uma questão de sobrevivência? | Dias da Comunicação Social
ESEV/IPV (Viseu)
|
2022/03 | IoT@schools, PAprICa project | Mostra de trabalhos no âmbito da residência do Professor Bruce Lewenstein.
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022/02 | A programação de robôs como forma de promoção do pensamento computacional: da formação de professores aos projetos com alunos no 1.º e 2.º CEB | I International Conference on Technologies and Learning of Programming and Robotics in Basic Education¿
Universidade do Minho (Braga)
|
2022/01 | A Internet das Coisas: o presente e o futuro | Conversas às quartas
AEAnadia (Anadia, Portugal)
|
2022 | Pensamento Computacional na Educação: que sentido faz e que competências promove? | Matemática Com Vida
(Aveiro, Portugal)
|
2021/10 | Riscos do Digital para os Alunos e a Escola | Riscos do Digital para os Alunos e a Escola
Centro de Formação da FENPROF
|
2021/10 | PROJETO-PILOTO SAFEWEB: DESENVOLVIMENTO DE CURRICULO DE LITERACIA DIGITAL PARA CRIANÇAS E JOVENS EM PORTUGAL | III Simpósio Internacional e VI Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
UFMA (Brasil)
|
2021/04 | Tecnologias Emergentes, preparem-se pais! | III Oficinas SafeWeb Probranca
Probranca
|
2021 | Pensamento Computacional- o que é e como potenciar? | II Lamego Educa
Câmara Municipal de Lamego (Lamego, Portugal)
|
2020 | Open IoT technologies in the classroom — a case study on the student’s perception | 15th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) |
2019 | Painel da Disquete às Coisas da Internet | 4.º PIC.TIC
ccTICua (Viseu, Portugal)
|
2019 | A Internet das Coisas em contextos educativos | Fórum de Educação da Murtosa
Câmara Municipal da Murtosa; Agrupamento de Escolas da Murtosa (Murtosa, Portugal)
|
2019 | LEARNING WITH THE INTERNET OF THINGS | INTED2019
IATED (Espanha)
|
2019 | Abordagens interdisciplinares no 3.º CEB baseadas na Internet das Coisas | I Encontro Luso-Brasileiro de Educação e Tecnologias
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019 | PAprICa – Um projeto em Autonomia e Flexibilidade Curricular | TIC@Portugal’19 – Encontro de professores sobre Utilização Educativa das TIC
ccTICua, Educom (Portugal)
|
2019 | PROGRAMAÇÃO TANGÍVEL E INCLUSÃO: PROJETO TANGIN | 1.º Seminário – O 1.º Ciclo do Ensino Básico – Que Identidade(s)? Currículo, Práticas e Formação Docente
ESE/IPP (Porto, Portugal)
|
2018/05 | Internet das Coisas para a promoção do sucesso escolar dos alunos | Congresso Municipal da Educação de Pinhel – Pinhel Ativo
Câmara Municipal de Pinhel (Pinhel, Portugal)
|
2018 | PAprICa - Potenciar a Internet das Coisas em Educação | II Seminário do Programa Doutoral TELSC
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018 | PAprICa – Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas no Ensino Fundamental | VI Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino (SNIPE) e do IV Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras
(SIPPI)
Universidade Positivo (Curitiba, Brasil)
|
2018 | Internet das Coisas em Educação – uma proposta de integração | V Congresso Internacional das TIC na Educação – Technology Enhanced Learning
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Internet das Coisas em Educação: uma ferramenta para a aprendizagem de ciências | 13th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
(Cáceres, Espanha)
|
2018 | Internet das Coisas para uma promoção de abordagens contextualizadas com o Meio | TIC@Portugal’18 – Encontro de professores sobre Utilização Educativa das TIC
Educom; ccticUA (Portugal)
|
2017/07 | Internet das Coisas em Educação | Evento Final Probótica
ERTE/DGS (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Programação Tangível com Mi-Go | Evento Final Probótica
ERTE/DGE (Rio Tinto, Portugal)
|
2017 | Mi-Go em Educação. | Fórum de Educação da Murtosa; Agrupamento de Escolas da Murtosa
Câmara Municipal da Murtosa (Murtosa, Portugal)
|
2017 | O potencial da Internet das Coisas do Ensino Básico e Secundário | Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | Twitter – uma ferramenta Web 2.0 para a promoção de consciência da diversidade cultural no Pré-escolar e no 1.º CEB | TIC@Portugal’17 – Encontro de Professores sobre a Utilização das TIC em Educação
Educom; ccticUA (Portugal)
|
2016/10/04 | Projeto piloto “Academia de Código Júnior: perceções de alunos e de professores | IV Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula e no II Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas
Inovadoras
Universidade Positivo. (Curitiba, Brasil)
|
2016 | Projeto Piloto “Academia de Código Júnior”: Perceções de Alunos e Professores | TIC Educa 2016
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento Crítico no 1ºCEB | V Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação
IPLeiria (Leiria, Portugal)
|
2016 | MI-GO, uma abordagem inicial à programação | TIC@Portugal16-Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC
Educom; ccticUA
|
2015/07 | Academia de Código Júnior no 1º Ciclo – Projeto Piloto | TIC@Portugal15 – Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC
Educom; ccticUA (Portugal)
|
2015 | Academia de Código Júnior um Piloto em Ensino da Programação no 1.ºCEB. | I Congresso Nacional de Professores de Informática
ANPRI (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Academia de Código Júnior – Um projeto piloto | XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa
IPSetúbal (Setúbal, Portugal)
|
2015 | Junior Code Academy: An Innovative Project in Portugal | ICEM
(Medelin)
|
2015 | Academia de Código: um projeto Piloto | IV Conferência Internacional. Investigação, práticas e Contextos em Educação
ESECS/IPL (Leiria, Portugal)
|
2015 | Academia de Código Júnior no 1º Ciclo – Projeto Piloto | TIC@Portugal15-Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC.
Educom; ccticUA (Portugal)
|
2012 | MiniLab do Valado: um projeto de intervenção no 1º ciclo do Ensino Básico e no Pré-Escolar | Conferência Internacional, Investigação Práticas e Contextos em Educação
ESECS/IPL (Leiria, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | Avaliação de Competências Digitais de Estudantes do Ensino Superior em Angola
Coorientador de Paula Rosa Miúdo
|
Programa Doutoral em Educação (3.º Ciclo) (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - Atual | O aluno como designer de Visual Novels sérios – uma estratégia para promover o envolvimento na Educação Literária
Coorientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Comunicação Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2022 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Comunicação Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2022 - 2023/12 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Comunicação Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2022 - 2023/12 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Comunicação Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/01 - Atual | V Encontro PIC.TIC - Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar. (2022/05/27 - 2022/05/28)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2022 - Atual | Projetos Inovadores com Tecnologia em Educação, inserida na 2ª Edição do Switch to Innovation Summit! (2022 - 2022)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2023 - 2023 | CINANIMA nas Universidades no Instituto Politécnico da Guarda (2023/10/25 - 2023/10/26)
Outro
|
CINANIMA, Portugal Teatro Municipal da Guarda, Portugal Instituto Politécnico da Guarda, Portugal |
2022 - 2022 | Membro da Comissão Organizadora do TIC@Portugal'22 em Tarouca (2022/07/08 - 2022/07/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022 - 2022 | CINANIMA nas Universidades no Instituto Politécnico da Guarda (2022/10/18 - 2022/10/19)
Outro
|
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
2021 - 2021/07 | PIC.TIC Talks (2021/07 - 2021/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2021 - 2021/05 | Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20 (2021 - 2021)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal Universidade Católica Dom Bosco, Brasil Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil |
2019 - 2019 | IV Encontro Nacional PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar (2019 - 2019)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2019 - 2019 | TangIn Multiplier Event Portugal (2019 - 2019)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2019 - 2019 | TIC@Portugal’19 – Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC. Vale de Cambra (2019 - 2019)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2018 - 2018 | 3.º Encontro PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1ºCEB e Pré-Escolar. (2018/06 - 2018/06)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2018 - 2018 | Encontro Nacional do Multimédia, Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2018 - 2018 | TIC@Portugal’18 – Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC (2018 - 2018)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2017 - 2017 | 2.º Encontro PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1ºCEB e Pré-Escolar. (2017/05 - 2017/05)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2017 - 2017 | TIC@Portugal’17 – Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC. (2017/07 - 2017/07)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2013 - 2013 | V Encontro Internacional de Reflexão sobre a escrita – Protextos: um projeto para o ensino, formação e aprendizagem da produção
textual (2013 - 2013)
Encontro (Outra)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2012/10/12 - 2012/10/13 | III Encontro Nacional de Educação Básica (2012/10 - 2012/10)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/06 - 2023/06 | Participação na 3.ª edição Edição do Switch to Innovation Summit!
Conferência
|
3.ª edição Edição do Switch to Innovation Summit! |
2022 - 2022 | Participação e integrante da organização da 2.ª Edição do Switch to Innovation Summit!
Conferência
|
2ª Edição do Switch to Innovation Summit! |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11/15 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: os sentimentos dos alunos face a diferentes recursos de avaliação – estudo de caso
numa turma de 4.º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Cátia Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
|
2024/03 | O potencial da Internet das Coisas na promoção de uma cidadania participativa
Arguente
|
Manuel Joaquim de Sousa Santos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024/02/05 | Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Arguente
|
Raquel Martins Correia (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2024/02 | Salas de aula do futuro: contributos, desafios e oportunidades
Arguente
|
Raul Délio Ferreira Pinto da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
|
2024/01/30 | Defesa do relatório de estágio para a obtenção do grau de Licenciado
Orientador
|
João Carlos Meireles (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2023/12/14 | Defesa do relatório de estágio para a obtenção do grau de Licenciado
Orientador
|
João Rodrigues (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2023/12/14 | Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Presidente do júri
|
Rafael Fonseca Terras da Fonte (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2023/12/14 | Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Arguente
|
David Eduardo Gonçalves Almeida (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2023/12/07 | Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Orientador
|
Tânia Vanessa Lopes (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2023/12/07 | Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Presidente do júri
|
Sónia Meireles Loureiro (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2023/12/07 | Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Arguente principal
|
Samanta Ariana Pereira Rosa Cardoso Ferreira (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2023/12/07 | Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Arguente
|
João Vieira (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2023/12/07 | Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Arguente
|
Duarte Pereira Cunha (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2023/12/07 | Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Presidente do júri
|
Vanessa Santos Iglesias (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2023/09/26 | Relatório de estágio para a obtenção do grau de licenciado em Comunicação Multimédia
Arguente
|
Mariana Gil Gonçalves (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2023/05/02 | Interfaces Tangíveis Semiautónomos e Seguros: modelo e protótipo para uso doméstico por crianças com perturbações dos sons
da fala
Arguente
|
Joaquim Nuno Salgueiro dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/04/28 | Aprendizagem Baseada em Problemas e Competência Digital: um estudo com professores em formação continuada
Arguente
|
Ângela Cristina Sampaio Bezerra (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/12/15 | Relatório de estágio para a obtenção do grau de Licenciado em Comunicação Multimédia
Presidente do júri
|
André Filipe Ferreira Fonseca (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2022/12/15 | Relatório de Estágio Curricular para a obtenção do grau de Licenciatura em Comunicação Multimédia
Arguente
|
Roberto Manuel Gonçalves Graça (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2022/12/15 | Relatório de Estágio Curricular para a obtenção do grau de Licenciatura
Arguente
|
Marcelo Morgado Monteiro Santos (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2022/12/15 | Relatório de Estágio Curricular para a obtenção do Grau de Licenciatura
Arguente
|
João Pedro Pedrosa Marques (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2022/12/15 | Relatório de Estágio Curricular para a obtenção do grau de Licenciatura
Presidente do júri
|
Pedro Manuel de Sousa Pacheco (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - 2024/01 | 2STEME | Universidade de Aveiro |
2023 - 2024 | 1ºColóquio Internacional Lusofonia em Debate - Comunicações além-mar | Online |
2023 - 2023/07 | International Conference on Social Sciences, Economics, Management and Education (SSEME 2023) | Wuhan, China |
2021 - 2022/06 | CISTI'2022 - 17ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação | Madrid |
2021 - 2021 | Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20 | Setúbal (online) |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Consultoria no desenvolvimento do MOOC (50 horas) - Gestão de Informação e Conteúdos Digitais - Nível Intermédio para a plataforma NAU | |
2022 - 2022 | Consultoria no desenvolvimento do MOOC (25 horas) - Gestão de Informação e Conteúdos Digitais – Nível Avançado para a plataforma NAU | |
2020 - 2021 | O projeto piloto SafeWeb foi desenvolvido pela PROBRANCA – Associação para o Desenvolvimento Socio-Cultural da Branca, com o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa” e contou ainda com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro como entidade avaliadora. Com este piloto pretendeu-se desenvolver um guião para a promoção de literacia e cidadania digital, com forte enfoque no uso da Internet, de forma esclarecida e segura, por parte de crianças e jovens (dos 6 aos 15 anos de idade). | |
2018 - 2020 | Projeto “Conhecer o Presente – Projetar o Futuro” da Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres com a coordenação do Ccticua. Com este projeto todos os alunos do 1.º CEB do município tiveram contacto com Programação e a Robótica, procedendo-se ainda à capacitação de todos os professores do 1.º CEB para que possam continuar a desenvolver atividades neste âmbito no futuro. | |
2016 - 2017 | Mi-Go bot - teve como objetivo o desenvolvimento de um robô (Mi-Go) programado de forma tangível para ser utilizado como recurso educativo, assim como de atividades associadas. | |
2016 - 2017 | O “Projeto Príncipe” da Sonha Faz Acontece, visou a dinamização de aulas de programação numa escola da Ilha do Príncipe em São Tomé e Príncipe. | |
2013 - 2013 | Desenvolvimento de recursos educativos nas áreas curriculares de Português e Matemática para o “Projeto ABC – Aprender, Brincar, Crescer” desenvolvido na Casa do Gaiato em Maputo (Moçambique), através da HELPSOL, ONG. |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/09 - Atual | Modelação e Animação 3D | Comunicação Multimédia (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
2022/03 - Atual | Unidade Curricular Animação II | Licenciatura em Comunicação Multimédia (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
2022/03 - Atual | Unidade Curricular Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação Social | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - Atual | Tecnologias da Comunicação e Informação | Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/10 - Atual | Unidade Curricular Animação I | Licenciatura em Comunicação Multmédia (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
2021/10 - 2022/02 | Unidade Curricular Audiovisual e Multimédia | Licenciatura em Comunicação Multimédia (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
2021/10 - 2021/12 | Formação de Professores "Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch e de robôs educativos" (15 horas). Certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. | Centro de Formação Sebastião da Gama, Portugal | |
2021/09 - 2021/10 | TIC1 - Processador de Texto – Funcionalidades avançadas (UFCD 0755) | (Ensino secundário) | Cincork - Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça, Portugal |
2020/11 - 2021/08/31 | Disciplina de História e Geografia de Portugal | (Ensino básico 2º ciclo) | Agrupamento de Escolas de Búzio, Portugal |
2020/11 - 2021/08/31 | Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento | (Ensino básico 2º ciclo) | Agrupamento de Escolas de Búzio, Portugal |
2020/11 - 2021/08/31 | Disciplina de Oficina de Escrita | (Ensino básico 2º ciclo) | Agrupamento de Escolas de Búzio, Portugal |
2020/11 - 2021/08/31 | Tutoria | (Ensino básico 2º ciclo) | Agrupamento de Escolas de Búzio, Portugal |
2021 - 2021/06 | Formação de Professores SCRATCH como ferramenta de resolução de problemas (30 horas). Certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua | Oficina de Formação (Outros) | Centro de Formação da Associação de Escolas - Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha, Portugal |
2021/03/26 - 2021/03/26 | Formação inicial de professores no âmbito do projeto GEN10S.pt | Ação de Curta Duração (4 horas) (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/03/24 - 2021/03/24 | "Formação inicial de professores no âmbito do projeto GEN10S.pt | Ação de Curta Duração (4 horas) (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - 2021 | Formação de Professores "Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização do AppInventor" (15 horas). Certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua | Centro de Formação Sebastião da Gama, Portugal | |
2021 - 2021 | Oficina de Formação Projetos Educativos com App Inventor (12 horas). Certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua | Oficina de Formação (12 horas) (Outros) | Centro de Formação Sebastião da Gama, Portugal |
2020/01/21 - 2020/01/21 | "Formação inicial de professores no âmbito do projeto GEN10S.pt | Ação de Curta Duração (4 horas) (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/01/08 - 2019/01/12 | TangIn European teachers training course on tangible programming | (Curso de Especialização Tecnológica) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2022/01 | Crianças em perigo por trás dos ecrãs - sobre o facto de o confinamento ter levado ao aumento do cyberbullying | Contacto |
2019 | Paprica: mexer, criar e aprender com a internet das coisas | Jornal Notícias TAG |
2019 | Projeto PAprICa | Jornal Moliceiro |
2017 | Grande Entrevista | Correio da Feira |
2013 | Entrevista | Jornal Terras da Feira |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2023/11/22 - Atual | IPGfm | Exposição de Fotografia -> Vestígios: a humanidade nas paisagens |
2023/10 - Atual | IPGfm | Curtas-metragens de alunos distinguidas em Festival Internacional |
2023/10 - Atual | Notícias às 12 | Nomeação para festival/concurso de fotografia |
2022/06/18 - Atual | "Tudo menos alguma coisa" | Cultura |
2022/10/12 - 2022/10/12 | IPGfm | Cinema de Animação Independente |
2021 - 2021 | Grande Entrevista | Política |
2017 - 2017 | Discurso Direto na Rádio Sintonia Feirense | Política |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022 - Atual | ICEM - International Council for Educational Media | |
2019 - Atual | Semente - Associação de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável | Fundador/Presidente |
2015 - 2018 | Rede TIC e Sociedade |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - 2024 | 1.ºColóquio Internacional Lusofonia em Debate - Comunicações além-mar | |
2022 - 2022 | Membro da Comissão Científica no evento International Conference on
Internet of Things, Communication and Intelligent Technology
Membro
|
Central South University, China Hunan International Economics University, China China University of Mining and Technology, China Hunan College of Finance and Economics, China |
2021 - 2022 | Membro da Comissão Científica da CISTI'2022 - 17ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Membro
|
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Sensos-e | InED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022/11 - 2023/05 | Fotografia - Projeto Interior Emergente | Joana Lopes |
2022/11 - 2023/05 | Animação 2D - Projeto “Interior emergente” | Ana Cerqueira |
2022/11 - 2023/05 | Animação 2D - Projeto “Interior emergente” | Pedro Gomes |
Distinções
Outra distinção
2018 | Melhor Pitch no Research Summit (sessão 7)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 | Louvor por serviços prestados
Exército Português, Portugal
|