???global.info.a_carregar???
Maria Isabel Mendonça Orega. PhD in Didactics and Training in 2014 from the University of Aveiro, Master's Degree in Equivalence of the course "Master of Arts in Teaching English as a Foreign Language" to the Master's Degree in Educational Sciences, specialty Didactics of English in 1993 from the University of Aveiro, Master of Arts in Teaching English as a Foreign Language in 1992 from the University of Reading Department of Modern Languages and European Studies and Degree in Modern Languages and Literatures, variant English and German Studies in 1982 from the University of Lisbon Faculty of Letters. She is Coordinating Professor at the University of the Algarve School of Education and Communication, Researcher at the Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Director of the Languages, Literatures and Cultures department at the University of the Algarve, Coordinator of the specific didactics area of the Languages, Literatures and Cultures department at the University of the Algarve, Sub-director of the Master's Degree in Teaching Portuguese and English in the 2nd cycle of Basic Education at the University of the Algarve School of Education and Communication, Member of the coordinating committee of the Master's Degree in Teaching the 1st cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd cycle of Basic Education at the University of the Algarve and Director of the Master's Degree in Teaching English in the 1st cycle of Basic Education at the University of the Algarve. She has published 2 articles in specialized journals. Has 7 book chapters and 1 book. Organized 3 events. Participated in 1 event(s). Supervised 3 master's thesis(es) and co-supervised 1. Participates and/or participated as a Doctoral Fellow in 1 project(s) and Researcher in 4
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Isabel Mendonça Orega

Nomes de citação

  • Orega, Maria Isabel

Identificadores de autor

Ciência ID
241D-61F7-99E4
ORCID iD
0000-0001-9995-4127

Endereços de correio eletrónico

  • miorega@ualg.pt (Profissional)
  • miorega@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 289800100 (Profissional)
  • 289873315 (Pessoal)
Telemóvel
  • 964144989 (Pessoal)

Moradas

  • Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação. Estrada da Penha, Campus da Penha, 8005-139, Faro, Faro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Alemão Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2009 - 2014
Concluído
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
"Compreensão do Texto Escrito em Inglês Língua Estrangeira. Estudo de Caso Sobre o Uso de um Hipermédia de Flexibilidade Cognitiva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1993
Concluído
Equivalência do curso "Master of Arts in Teaching English as a Foreign Language" ao Mestrado em Ciências da Educação, especialidade Didática do Inglês (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
""Words Which Dance in Light" - An Investigation of the Effect of Using the Word Processor on EFL Writing" (TESE/DISSERTAÇÃO)
"n/a"
1992
Concluído
Master of Arts in Teaching English as a Foreign Language (Mestrado)
University of Reading Department of Modern Languages and European Studies, Reino Unido
""Words which Dance in Light" - An Investigation of the Effect of Using the Word Processor on EFL Writing." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Grade A
1982
Concluído
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"A licenciatura não incluia tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores - Bom
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Investigador (Investigação) Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2009 - 2014 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1994 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
1986 - 1994 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1982 - 1986 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - Atual Membro do Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2019 - Atual Diretora do departamento de Línguas Literaturas e Culturas Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2019 - Atual Subdiretora do Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 2º ciclo do Ensino Básico Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2019 - Atual Diretora do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - Atual Membro da comissão coordenadora do Mestrado em Ensino do 1º ciclo do EB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do EB Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2013 - 2021 Coordenadora da área de didáticas específicas do departamento de Línguas Literaturas e Culturas Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2018 - 2019 Diretora do Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 2º ciclo do Ensino Básico Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2018 - 2019 Subdiretora do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - 2018 Diretora do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - 2018 Subdiretora do Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 2º ciclo do Ensino Básico Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2009 - 2013 Projeto de doutoramento sobre a compreensão do texto escrito em Inglês, língua estrangeira, num contexto de utilização de um hipermédia de flexibilidade cognitiva. SFRH/BD/43891/2008/
SFRH/BD/43891/2008
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual Projeto KMLII - Pensamento Computacional, Programação e Robótica Educativa
N
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Em curso
2018 - Atual TEYL in the practicum: Mapping supervisory and teaching approaches (MAp)
N
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Em curso
2014/06 - 2016/05 PETALL (Pan-European Task-based Activities for Language Learning )
N
Investigador
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
Concluído
2004 - 2007 European Curricula in New Technologies and Language Teaching (ECNTLT)
N
Investigador
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020/11 - Atual Rede Kastalia de Formação de Professores
0
Outra
Em curso
2017/07 - Atual PEEP (Primary English Education in Portugal) Network
0
Investigador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vieira, Flávia; Mourão, Sandie; Andrade, Ana Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Orega, Maria Isabel. "Formação de professores de inglês do 1. o CEB em Portugal: que currículos?". 2019.
  2. Lopes, António; Orega, Maria Isabel; Tardão, Lúcia. "PETALL: um projeto europeu de aprendizagem de línguas por tarefas com recurso às TIC". 2015.
  3. Orega, Maria Isabel; António Lopes. "ECNTLT: A European Project on Language Teaching". Trabalho apresentado em IADIS International Conference e-society 2008, Carvoeiro, 2008.
    Publicado
  4. Lopes, A.; Orega, M.I.. "ECNTLT, a European project on language teaching". 2008.
  5. Orega, Maria Isabel; António Lopes. "ECNTLT: Um Projecto Europeu de Formação de Professores de Línguas". Trabalho apresentado em Challenges 2005, Braga, 2005.
  6. Orega, Maria Isabel. "A Integração das TIC na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras.". Coimbra, 2002.
  7. Orega, Maria Isabel. "”Words which dance in Light”.". Barcelona, 1996.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Vieira, Flávia; Mourão, Sandie; Andrade, Ana Isabel; Cruz, Mário; Reis-Jorge, José; Leslie, Carolyn; Orega, Maria Isabel; et al. "Primary English teacher education in Portugal: an exploratory study". European Journal of Teacher Education (2022): 1-20. http://dx.doi.org/10.1080/02619768.2022.2132384.
    10.1080/02619768.2022.2132384
  2. António Lopes; Catherine Simonot; Maria Isabel Orega. "Investigating the use of ICT-based concept mapping techniques on creativity in literacy tasks". 2 1 (2020):
    No prelo • 10.1111/j.1944-9720.1997.tb01316.x
  3. Maria Isabel Orega. "Words Which Dance in Light - O Processador de Texto e o Ensino da Escrita em Inglês Língua Estrangeira". Refletir 2 1 (2020): http://dx.doi.org/10.17771/pucrio.pdpe.20887.
    No prelo • 10.17771/pucrio.pdpe.20887
  4. António Lopes; Catherine Simonot; Maria Isabel Orega. "PETALL: A European Project to Promote ICT-based Tasks in the Language Classroom". Refletir 2 1 (2020):
    No prelo
  5. Orega, Maria Isabel. "Implementing Tasks in Primary English Education in Portugal.". ReiDoCrea, Monográfico 2019 8 3 (2019): 128-140. https://www.ugr.es/~reidocrea/8.3-7.pdf..
    Publicado
  6. Lopes, António; Orega, Maria Isabel. "Motivação para o trabalho colaborativo na aula de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico". SENSOS-e 5 1 (2018): 149-174.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Maló Sequeira, Teresa ; Orega, Maria Isabel; Durão, Rosana. "Audiobooks as resources for language teaching". In Addressing future challenges in early language learning and multilingual education / Beatriz Cortina Pérez (ed. lit.), Ana Andúgar Soto, 267-272. Espanha: Dykinson, 2022.
    Publicado
  2. Maria Leonor Borges; Maria Isabel Orega. "Education as a Human Right in a Time of Pandemic". In Towards a Better World, Tourism, Pandemics- Climate Emergence and Human Rights. Berlim, Alemanha: Globeedit, 2020.
    No prelo
  3. Rosana Durão; Maria Isabel Orega; Catherine Simonot. ""O Rato que Comeu a Língua”. – A rádio na sala de Aula.". In Para lá da tarefa: implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior, 135-148. Porto, Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2019.
    Publicado
  4. Orega, Maria Isabel. "Um Estudo sobre a Leitura e os Estilos de Aprendizagem com o DidaktosOnline". In Transformações, Perenidades, Inovações, 247-255. Faro, Portugal: Universidade do Algarve, 2018.
    Publicado
  5. Orega, Maria Isabel; Tardão, Lúcia. "Using a TBLT approach with a 9th grade class.". In Ruiz-Cecilia, R. & Lopes, A. (Eds.) Current Issues in Language Teaching. Developing and Innovating Approaches in the Language Classroom, 37-44. Saarbrücken, Espanha: Editorial Académica Española, 2016.
    Publicado
  6. Orega, Maria Isabel; Tardão, Lúcia. "Four technology mediated tasks. A Portuguese experience.". In Conference Proceedings ICT for Language Learning, 8th edition, 138-142. Padova, Itália: Libreriauniversitaria, 2015.
    Publicado
  7. "Four technology mediated tasks. A Portuguese experience.". Itália, 2015.
  8. Sousa, Maria Teresa; Orega, Maria Isabel. "Viagens – Encontrar o outro, encontrar-se a si em formação de professores (de línguas).". In Intercompreensão, plurilinguismo & didática das línguas: uma viagem entre culturas: Homenagem a Clara Ferrão Tavares, 351-367. Portugal: Edições Cosmos, 2014.
    Publicado
  9. Sousa, Maria Teresa; Orega, Maria Isabel. "O estrangeiro em nós–diversidade linguística, identidade(s) e construção na interação". In La Clé des Langues. França, 2012.
  10. Sousa, Maria Teresa; Orega, Maria Isabel. "Robinson, Vendredi et Branca de Neve la compétence Plurilingue et pluriculturelle dans la formation des enseignants de langue". In In Balsiger C. et al (ed.) Éveil aux langues et approches plurielles, de la formation Des enseignants aux pratiques de classe, 361-374. Paris, França: L'Harmattan, 2012.
    Publicado
  11. Orega, Maria; Moreira, António. "Using a Cognitive Flexibility Hypertext to Develop Reading Comprehension. An Ongoing case Study with Students of a Media Studies Degree". In I. Apostolova & T. Claes (eds.) Educational Structures in Context: At the Interfaces of Higher Education Volume 125 of the At the Interface series 'Idea of Education',, 119-133. 2010.
    Publicado
  12. Orega, Maria Isabel. "Uma Experiência de Escrita Colaborativa Utilizando o Processador de Texto". In Educação em Línguas Estrangeiras - Investigação, Formação, Ensino, 303-311. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 1999.
    Publicado
Edição de livro
  1. Orega, Maria Isabel; Artur Henrique Ribeiro Gonçalves. Transformações, Perenidades, Inovações. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. 2018.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Vieira F.; Mourão S.; Andrade, A. I.; Cruz, M.; Leslie C.; Orega, M.I; Pinho, A.S.; et al. Mapeando abordagens da formação inicial de professores de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Cadernos do LabELing - Série Temas. Aveiro, Portugal: UA Editora Universidade de Aveiro. 2021.
    Publicado
  2. Orega, Maria Isabel; Maria Leonor Borges; Jacinto Gaudêncio. (Re) Construindo uma Escola – Estudo de Caso- Lisboa: GGF do Ministério da Educação. Portugal. 1997.
Relatório
  1. Mourão, Sandie; Vieira, Flávia; Andrade, Ana Isabel; Cruz, Mário; Leslie, Carolyn; Orega, Maria Isabel; Pinho, Ana Sofia; et al. 2021. Mapeando abordagens da formação inicial de professores de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. https://ria.ua.pt/bitstream/10773/32721/3/Cadernos%20LabELing_Vieira%20et%20al%202021.pdf.
  2. Orega, Maria Isabel; Borges, Maria Leonor; António Guerreiro; Maria Helena Horta; Francisco Gil; Fernando Carrapiço. 2018. Perceção do Impacto da Formação Contínua na Região do Algarve: Portimão.
  3. Orega, Maria Isabel; Maria Leonor Borges; António Guerreiro; Maria Helena Horta; Francisco Gil; Fernando Carrapiço. 2018. Perceção do Impacto da Formação Contínua na região do Algarve: Lagos.
Resumo em conferência
  1. Orega, Maria Isabel; Simonot, Catherine. "Tarefas para Fins Específicos no Ensino Superior". Trabalho apresentado em Recles.pt 2019 International Conference - APPROACHES TO TEACHING AND LEARNING LANGUAGES FOR SPECIFIC PURPOSES: Building bridges across the classroom and the professional world, Faro, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Orega, Maria. "Compreensão do texto escrito em Inglês língua estrangeira. Estudo de caso sobre o uso de um hipermédia de flexibilidade cognitiva". Doutoramento, Universidade de Aveiro, 2014.
  2. Orega, Maria Isabel. ""Words Which Dance in Light" - An Investigation of the Effect of Using the Word Processor on EFL Writing". Mestrado, University of Reading, 1992.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/12/03 A Formação de Professores de Línguas no Ensino Básico como Fator de Desenvolvimento na Guiné-Bissau III International Conference Aprolínguas
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2020/11/12 Teaching rationale and strategies in the practicum Elisabete Silva, Instituto Politécnico de Bragança & Isabel Orega, Universidade do Algarve TEdELL 2020 - Teachers and teacher educators: Education and professional development for early language learning
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2019/12/05 Sexta-Feira ou a Vida Selvagem - Um Olhar Intercultural Touring Travel Writing International Conference
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2019/10/03 APPROACHES TO TEACHING AND LEARNING LANGUAGES FOR SPECIFIC PURPOSES: Building bridges across the classroom and the professional world Conferencia Internacional da ReCles 2019
Universidade do Algarve - Escola Superior de Educação e Comunicação (Faro, Portugal)
2019/07/12 Línguas, Diversidade e Educação - Vendredi e Gulliver Revisitados 8º Congresso Internacional da Associação Edilic,
Universidade de Lisboa Instituto de Psicologia e Educação (Lisboa, Portugal)
2019/06/04 Formação de Professores de Inglês no 1º ciclo do EB Orientações e Práticas IV Encontro Luso - Brasileiro Trabalho docente e Formação de Professores
Universidade de Lisboa Instituto de Psicologia e Educação (Lisboa, Portugal)
2019/05/03 Formação de Professores de Inglês do 1º CEB em Portugal – que currículos? INCTE, IV Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
2018/10/13 Conditions of Possibility of CLIL in Algarve's Primary Schools., Poster Encontro PEEP'18
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2018/04/28 Implementing Tasks in Primary English Education in Portugal 2nd New Trends in Foreign Language Teaching
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2018/04/21 Ensino de Inglês no 1.º Ciclo perceções dos professores CLIL for Primary, Secondary and Higher Education Seminar Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação Abril 2018
Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação (Castelo Branco, Portugal)
2017/09/22 Would you lend me a hand here? Atitudes de futuros professores de educação básica face à presença do inglês na sua sala de aula. PEEP´17 Meeting,
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2017/09/22 Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico, que desafios? PEEP'17, mesa redonda
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2017/08/23 A study on reading comprehension and learning styles using DidaktosOnLine. 25th Eurocall Conference
University of Southampton (Southampton, Reino Unido)
2017/07/03 "Hva heter du"? Três experiências de iniciação a uma segunda língua estrangeira na formação de professores de línguas Colóquio Internacional 30 anos de Ensino de Línguas/Formação de Professores de Línguas na ESEC - 1986/1987 - 2016/2017
Universidade do Algarve - Escola Superior de Educação e Comunicação (Faro, Portugal)
2016/11/18 PETALL project dot EU: designing tasks for language learning. What language competences? What digital literacy competences? 6th International Conference on Teaching English as a Foreign Language: Communication, culture and creativity in the ELT classroom
FCSH/Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/07/07 Surveying innovation in the teaching practices of language teachers. Colóquio Internacional SIHFLES 2016: Inovações Pedagógicas no ensino das línguas estrangeiras: perspetiva histórica (séculos XVI-XXI).
Universidade do Algarve - Escola Superior de Educação e Comunicação (Faro, Portugal)
2016/04/28 Using a TBLT approach with a 9th grade class, New Trends in Foreign Language Teaching.
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2016/04/28 ICT Tools for Task-based language teaching - Writing competences Congresso New Trends in Foreign Language Teaching
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2016/04/28 ICT Tools for Task-based language teaching - Listening and Speaking competences Congresso New Trends in Foreign Language Teaching
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2015/11/12 " Four technology mediated tasks. A Portuguese experience" 8th International conference ICT for Language Learning
Pixel (Florença, Itália)
2015/05/14 PETALL: um projeto europeu de aprendizagem de línguas por tarefas com recurso às TIC Challenges 2015, IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação
Universidade do MInho (Braga, Portugal)
2014/09/03 "Reading comprehension in a virtual learning environment: The Learning styles Dimension" European Conference on Educational Research (ECER),
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia (Porto, Portugal)
2009/01/24 Educação e Abertura às Línguas na Escola: A Questão do Plurilinguismo Seminário no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/11 - Atual Explorar a Literatura Infantil através da Educação Física
Coorientador
Mestrado em Ensino Pré-escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020/01 - Atual Relatório de prática de ensino supervisionada (PES) intitulado "Contributos do lúdico para a aprendizagem do Inglês no 1ºciclo do Ensino Básico"
Orientador
Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2018/01 - 2019/10 Relatório de prática de ensino supervisionada (PES) intitulado "A interação oral entre pares no ensino-aprendizagem de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico"
Orientador
Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2018/01 - 2018/11 Relatório de prática de ensino supervisionada (PES) intitulado "The role of songs in the Portuguese EFL primary classroom"
Orientador
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2014/01 - 2014/12 Desenvolvimento da Oralidade através da História
Coorientador
Mestrado em Ensino Pré-escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2014/01 - 2014/12 Desenvolvimento da Oralidade em Crianças com Dificuldades de Comunicação
Coorientador
Mestrado em Ensino Pré-escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2013 - 2014 Relatório de prática de ensino supervisionada (PES) intitulado "Da compreensão verbal à resolução de problemas: O Português na aula de Matemática"
Coorientador de Sílvia Vicente Correia de Matos Pires
Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/11/16 - Atual PEEP' 19 Meeting - Encontro da rede PEEP (Primary English Education in Portugal). Docentes envolvidos na formação de professores de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico. (2019/11/16)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2019/05/18 - 2019/06/08 Oficina de Formação Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios Fundamentais e Modo de Implementação. Lecionada pela doutora Ana Catarina Castro. (2019/05/18 - 2019/06/08)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2017/07/03 - 2017/07/04 Colóquio 30 anos de Ensino de Línguas/Formação de Professores de Línguas na ESEC da Universidade do Algarve - 1986/1987 - 2016/2017 (2017/07/03 - 2017/07/04)
Congresso (Coorganizador)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2017/05 - 2017/05 Apresentação de livros bilingues (Inglês e Português) para crianças, com a participação da autora Sheila Margaret Ward (2017/05 - 2017/05)
Conferência
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/10 - Atual PEEP'18 Meeting - Encontro de docentes da rede PEEP (Primary English Education in Portugal
Encontro
PEEP´18 Meeting
2018/03 - Atual Participação no congresso sobre CLIL
Congresso
Congresso sobre CLIL
Universidade do Porto - Faculdade de Letras, Portugal
2018/03/16 - 2018/03/17 Participação no congresso Working CLIL (Content and Language Integrated Learning)
Congresso
Congresso Working CLIL
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/04/06 - 2016/04/06 Seminário Aprendizagem, TIC e Redes Digitais, Conselho Nacional de Educação 6 de abril de 2016.
Seminário
Seminário Aprendizagem, TIC e Redes Digitais
Conselho Nacional de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/09/30 Assessment for Learning in the English Language Classroom.
Arguente
Maria La Salete Sacramento Torres, (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/07/22 Can We Speak? Approaching Oral Proficiency in the EFL Classroom.
Arguente
Rúben Tiago Medronho Constantino Correia (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/12/15 O Impacto da Música no Ensino- Aprendizagem da Língua Inglesa no 1º ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Teresa Aleixo Almeida Santos (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020/12/04 Articulação curricular horizontal: um estudo sobre o ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
Arguente
Vera Lúcia Encarnado Lazana (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09/08 "Formulaic Language Sequences and Oral Interaction in the Primary English Classroom"
Arguente
Letícia Gonzalez da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/11 A interação oral entre pares no ensino-aprendizagem de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Ana Margarida Marreiros Brito (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2019/07/18 Picturebooks e a promoção da interação verbal em aula de inglês no 1.ºCEB
Arguente
Lara Sofia Toscano Ferreira Salgado (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/07/18 Ensino de Vocabulário e Picturebooks em Aula de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
Arguente
Joana Rodrigues Franco (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/01/22 O Currículo e as Redes Sociais Online: o recurso às tecnologias da informação e da comunicação como complemento do ensino da área das ciências sociais na disciplina de História
Arguente
Nivalda Mércia de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/12 What factors contribute to or restrict the use of ICT in ESL/EFL lessons in Primary School in Portugal
Presidente do júri
Regina Margarete Correia Cavaco da Luz (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2018/12 "Teachers' perceptions on culture teaching in the EFL classroom"
Presidente do júri
Ana Teresa Cândido Batista (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2018/11 "The role of songs in the Portuguese EFL primary classroom"
Orientador
Ana Rita Camões Ferreira (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2018/10 Task-based language teaching in the Portuguese Primary Education teachers' perceptions and practices
Presidente do júri
Susana Isabel Bazuna Nassa (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2018/05/29 "Using pair-work to promote students' oral interaction"
Arguente
Maria da Graça M. O. Alexandre (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/05/29 "Learning to learn - using self-awareness of learning styles to promote language learning"
Arguente
Vanessa Matos Dias Nunes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/11/03 "Investigating Foreign Language Curriculum Design and Development in Portuguese Higher Education Institutions"
Arguente principal
Kerwin Anthony Livingstone (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 Histórias com História Dentro
Arguente
Sara Luísa Ascenção Marques Carvela Serra (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015/03 Desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita com crianças estrangeiras
Arguente
Sónia Margarida da Silva Favinha (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015/02 Da compreensão verbal à resolução de problemas: O Português na aula de Matemática
Orientador
Sílvia Vicente Correia de Matos Pires (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/02/22 - 2021/06 Língua Estrangeira II - Inglês Licenciatura em Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020/02/22 - 2021/06 Língua Estrangeira - Inglês Imagem Animada (Licenciatura) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020/02/22 - 2021/06 Prática de Ensino Supervisionada I Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e em Português, História e Geografia no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020 - 2021/06 Iniciação à Prática Profissional Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020/10/06 - 2021/01/22 Didática do Inglês para Crianças Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020/10/06 - 2021/01/22 Educação no 1ºciclo, Contextos, Currículos e Aprendizagens Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020/10/06 - 2021/01/22 Língua Estrangeira I - Inglês Licenciatura em Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020/10/06 - 2021/01/22 Língua Inglesa - Inglês Design de Comunicação (Licenciatura) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020/10/06 - 2021/01/22 Técnicas de Comunicação - Inglês TESP em Programação de Dispositivos para a Internet (Curso Técnico Superior Profissional) Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia, Portugal
2017/11 - 2018/03 Ferramentas TIC para a produção escrita em L2 Ação de formação contínua para professores (Outros) Centro de Formação Ria Formosa , Portugal
2017/11 - 2018/03 Ferramentas TIC para Produção Escrita nas Aulas de L2 Ferramentas TIC para Produção Escrita nas Aulas de L2 (Outros) Centro de Formação Ria Formosa , Portugal
2016/03 - 2016/06 2016: Oficina de formação: TBLT e TIC: prod. de tarefas de acordo c/ a perspetiva europeia do Projeto PETALL. Dest.: Prof. Grupos 210, 220, 320, 330, 340 e 350. Nº créd.: 1,2 [CCPFC/ACC-85052/15] TBLT e TIC: Produção de tarefas de acordo c/ a perspetiva europeia do Projeto PETALL. (Outros) Centro de Formação Ria Formosa , Portugal
2015/10/17 - 2015/11/17 Workshop sobre Task-based Language Teaching, no âmbito do Projeto PETALL Workshop sobre Task-based Language Teaching (Outros) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020 - Atual International Literacy Association Membro
2020 - Atual Eurocall Membro
2019/01/01 - Atual Aprolínguas Membro da Direção

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2016/05/12 - Atual Membro da comissão científica do Congresso Internacional e Interuniversitário Contra a Pobreza Infantil no Mundo
Membro
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020/11/12 - 2020/11/14 Membro da comissão científica do congresso TEdELL 2020 - Teachers and teacher educators: Education and professional development for early language learning
Membro
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/11/16 - 2019/11/16 Membro da comissão científica do PEEP' 19 Meeting - Encontro da rede PEEP (Primary English Education in Portugal).
Membro
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2019/09/13 - 2019/09/14 Membro da comissão organizadora da II Conferência Internacional Envelhecimento Ativo e Educação, ESEC, 13 e 14 de setembro de 2019
Membro
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2018/10/13 - 2018/10/13 Membro da comissão científica do Encontro PEEP'18 (Primary English Education in Portugal)
Membro
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2018/05/17 - 2018/05/18 Membro da comissão científica e organizadora do congresso II New Trends in Foreign Language Teaching
Membro
Universidad de Granada Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha
2018/01 - 2018/04 Membro da Comissão Científica do "CLIL for Primary, Secondary and Higher Education Seminar"
Membro
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/22 - 2017/09/22 Membro da comissão científica do Encontro PEEP'17 (Primary English Education in Portugal)
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/04/28 - 2016/04/29 Membro da comissão científica do congresso New Trends in Foreign Language Teaching, the PETALL project International Conference
Membro
Universidad de Granada Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/07 - 2019/07 Júri das provas públicas para atribuição do Título de especialista na área de Línguas e Literaturas estrangeiras requerido por Paula Sofia de Carvalho do Carmo Rama da Silva Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal