???global.info.a_carregar???
Ana Paula Florêncio Aires holds a degree in Maths Education at University of Coimbra in 1990, having been a maths teacher of Basic and Secondary Education for one year. Since 1991, joined the University of Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) and obtained her Master's degree in Mathematics, University of Coimbra, in 1996. Her PhD in Mathematic Education (specialization in Mathematics Didactics) was obtained from University of Salamanca, in 2006. She was Research member of Research Centre of Mathematics - CM-UTAD - (UTAD), since July 2007 at October 2013, where she was Director of the Mathematics History and Methodology research group from July 2010 to October 2011. She is Research member of Research Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers - CIDTFF- (University of Aveiro), since December 2013. She is presently Associate Professor in the UTAD' s Mathematics Department. His research interests include the lines: Didactics of Mathematics; History of Mathematics teaching; History of Mathematics; Teachers' Professional Practices; ICT in teaching Mathematics and Teacher Training; Number sequences and their didactic transposition.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Paula Florêncio Aires

Nomes de citação

  • Aires, Ana Paula
  • Aires, A. P.

Identificadores de autor

Ciência ID
2715-EC35-1B83
ORCID iD
0000-0001-8138-3776
AuthenticusID
R-000-QMV
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=CG3ChrAAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
N-8069-2013
Scopus Author Id
56674133100

Telefones

Telefone
  • 350718 Ext.: 4718 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2002 - 2006
Concluído
Educação Matemática (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
"O conceito de derivada no ensino secundário em Portugal ao longo do século XX: uma abordagem histórica através dos planos curriculares e manuais escolares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente cum Laude
1997
Concluído
Mestrado em Matemática (Mestrado)
Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal
"Problemas de aproximação usando funções splines com nós fixos e nós variáveis" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom
1985 - 1990
Concluído
Matemática (Licenciatura)
Especialização em Educacional
Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/06/21 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2006/06 - 2023/06/20 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Matemática, Portugal
1997/07 - 2006/05 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
1991/10 - 1997/07 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Matemática, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2011/01/01 - 2013/12/31 Ciência em Sintonia (Programa Compete/Ciência Viva - Média Ciência)
1686
Investigador
Concluído
2007/01/01 - 2009/12/31 Series numéricas y su convergencia: evolución histórica, análisis de manuales y niveles de comprensión en estudiantes de primer curso de universidad utilizando un entorno computacional.
SA080A07
Investigador
Universidade de Salamanca. Departamento de Didáctica de la Matemática y Didáctica de las Ciencias Experimentales, Espanha
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023/07 - Atual Desenvolvimento de competências matemáticas através de jogos de tabuleiro
-
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Morais, Ana; e Sousa, Hélder Fernando Pedrosa; Cruz, Gonçalo; Dominguez, Caroline ; Aires, Ana Paula. "Exploring the impact of modern board game and video game playing frequency on critical thinking". Trabalho apresentado em 4th International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, Abu Djabi, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Mariluce Oliveira Silva; Ana Paula Aires; Maria M. Nascimento. "HERE COMES THE SUN: ANALYSIS OF ALGEBRAIC THINKING IN A MATHEMATICS SYLLABUS AND IN ITS TEXTBOOK". 2024.
    10.21125/iceri.2024.0280
  3. Morais, Ana; Joaquim, André; e Sousa, Hélder Fernando Pedrosa; Dominguez, Caroline ; Aires, Ana Paula. "Perceptions of higher education students on the potential of games for developing 21st century skills: video games vs board games". Trabalho apresentado em Game-based and Playful Approaches to Mathematics Education, Rome, 2024.
    Submetido
  4. de Oveira Silva, Mariluce; Catarino, Paula; Aires, Ana Paula; Nascimento, Maria M.. "Algebraic thinking in students from communication and multimedia". Sevilha, 2023.
    Publicado • 10.21125/iceri.2023.0798
  5. Gonçalves, Ana; e Sousa, Hélder Fernando Pedrosa; Joaquim, André; Aires, Ana Paula; Catarino, Paula. Autor correspondente: Gonçalves, Ana. "Develop computational thinking through tabletop game Tichu". Trabalho apresentado em International Conference on Teacher Education - INCTE'23, Bragança, 2023.
    Publicado • ..
  6. Mónica Carneiro; Ana Paula Aires; Helena Campos. "DESMOS A DIGITAL RESOURCE TO LEARN LINEAR FUNCTION". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1541
  7. Ana Paula Aires; Maria M. Nascimento; Paula Catarino. "I CAN SEE CLEARLY NOW: A PEER-REVIEW POSING PROBLEMS TASK WITH FUTURE ELEMENTARY TEACHERS". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1166
  8. Manuela Teixeira; Ana Paula Aires; Helena Campos. "PYTHAGOREAN THEOREM IN CLASSROOM THROUGH A LEARNING OBJECT". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1527
  9. Fernandes, C; Campos, H; Aires, AP. "SOLIDS AR VERSUS GEOMETRY AR: AUGMENTED REALITY TO TEACH GEOMETRY". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1539
  10. Sacramento, E; Campos, H; Aires, AP. "USUAL OR VIRTUAL PROTRACTOR? A STUDY WITH 5TH GRADE STUDENTS". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1529
  11. Campos, H.; Aires, A. P. ; Teixeira, Manuela. "MATHINA e o estudo das geometrias.". Trabalho apresentado em VPCT 2022, Vila Real, 2022.
    Publicado
  12. Costa, C.; Menezes, L.; Ribeiro, A.; Pinto, H.; Martins, A. P.; Claim, T.; Gomes, H; Aires, A. P.. "Perspectives of future teachers of early years from two portuguese institutions on the history of mathematics". Trabalho apresentado em 14th International Conference of Education ICERI2021, 2021.
    Publicado
  13. Maria M. Nascimento; Ana Paula Aires; Paula Catarino. "OLD MACDONALD HAD A FARM: THE PRE AND POST COVID-19 CLASSES DATA ANALYSIS". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1629
  14. Mónica Carneiro; Ana Paula Aires; Helena Campos. "LEARNING TO TEACH GEOMETRY AT A DISTANCE: DIGITAL RESOURCES FOR THE DEVELOPMENT OF GEOMETRIC REASONING". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1173
  15. Ana Paula Aires; Joaquim Escola; Natália Lopes. "MICROSOFT 365: A TEACHING AND LEARNING RESOURCE DURING THE PANDEMIC". 2021.
    10.21125/inted.2021.0755
  16. Ana Paula Aires; Maria M Nascimento; Paula Catarino. "POSING MATHEMATICAL PROBLEMS: ANALYSIS OF A TASK WITH FUTURE TEACHERS". 2021.
    10.21125/inted.2021.1230
  17. Fernandes, C; Campos, H; Aires, AP. "AUGMENTED REALITY TO TEACH GEOMETRY: A PROPOSED TASK IN LOCKDOWN CONTEXT". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1731
  18. Rodrigues, M; Aires, AP. "MATHEMATICAL TASKS FOR THE PRESCHOOL EDUCATION BASED ON CHILDREN'S DAILY LIFE". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.0772
  19. Ana Paula Aires; Joaquim Escola; Natália Lopes. "TEACHING MATHEMATICS IN THE 1ST AND 2ND CYCLE OF BASIC EDUCATION WITH THE INTERACTIVE MULTIMEDIA BOARD". 2020.
    10.21125/edulearn.2020.1098
  20. Evaristo, J; Catarino, P; Campos, H; Aires, AP. "TEACHING NUMERICAL SEQUENCES FROM GEOMETRY IN THE 2ND CYCLE OF SECONDARY EDUCATION". 2020.
    10.21125/inted.2020.1052
  21. Evaristo, J; Catarino, P; Aires, AP; Campos, H. "A DIDACTIC PROPOSAL FOR TEACHING SEQUENCES IN THE 2ND CYCLE OF SECONDARY EDUCATION IN ANGOLA". 2020.
    10.21125/inted.2020.1059
  22. Paula Catarino; Ana Paula Aires. "FEEDBACK OF FIRST YEAR STUDENTS'S TUTORING PROGRAM". 2020.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2020.1229
  23. Aires, Ana Paula; Catarino, Paula. "ON LUCKY NUMBERS: A TOOL TO TEACH AND LEARN MATHEMATICAL CONTENTS IN BASIC EDUCATION". 2019.
    10.21125/ICERI.2019.1089
  24. Catarino, Paula; Aires, Ana Paula. "THE FEEDBACK FROM STUDENTS OF TWO DIFFERENT COURSES ABOUT A TUTORING PROGRAM IN HIGHER EDUCATION". 2019.
    10.21125/ICERI.2019.2045
  25. Catarino, P; Aires, AP. "TUTORING PROGRAM IN HIGHER EDUCATION: FEEDBACK FROM STUDENTS". 2019.
  26. Aires, AP; Escola, J. "THE INTEGRATION OF TEACHING RESOURCES IN THE CONTEXT OF THE SUPERVISED TEACHING PRACTICE IN PRESCHOOL* EDUCATION". 2019.
  27. Joaquim Escola; Ana Paula Aires; Paula Catarino. "INTEGRATION OF EDUCATIONAL RESOURCES OF TEACHING IN KINDERGARTEN, IN THE FIELD OF MATHEMATICS". 2018.
    10.21125/iceri.2018.1891
  28. Paula Catarino; Ana Paula Aires. "FEEDBACK FROM STUDENTS OF A HIGHER EDUCATION TUTORIAL PROGRAM AT THE END OF ITS IMPLEMENTATION". 2018.
    10.21125/iceri.2018.1712
  29. Ana Paula Aires; Joaquim Escola. "THE PERCEPTION OF FUTURE MATHEMATICS TEACHERS OF THE 1ST AND 2ND CYCLES OF BASIC EDUCATION REGARDING THE ACADEMIC EDUCATION RECEIVED". 2018.
    10.21125/iceri.2018.0509
  30. Paula Catarino; Ana Paula Aires. "FOLLOWING AN EXPERIENCE WITH TUTORING PROGRAM IN HIGHER EDUCATION". 2018.
    10.21125/inted.2018.0811
  31. Ana Paula Aires; Paulo Vasco; Paula Catarino. "PERFORMANCE OF FUTURE MATHEMATICS TEACHERS OF BASIC EDUCATION IN SOLVING PROBLEMS". 2018.
    10.21125/inted.2018.0805
  32. Rodrigues, Aldina; Catarino, Paula; Aires, Ana Paula; Campos, Helena. "Conceptions of Students about Creativity and Mathematical Creativity: Two Cases Studies in Vocational Education". Trabalho apresentado em 2nd Innovative and Creative Education and Teaching International Conference (ICETIC2018), Badajoz, 2018.
    Publicado • 10.3390/proceedings2211357
  33. Lima Gandra, AP; Aires, AP; Catarino, P. "ALGEBRA TITLES IN BASIC EDUCATION: AN EXAMPLE WITH ALGEBRAIC EXPRESSIONS". 2017.
    10.21125/edulearn.2017.1439
  34. Montenegro, P; Campos, H; Aires, AP. "TASKS INVOLVING PERIMETER AND AREA OF PLANE FIGURES: ANALYSIS OF A MATHEMATICAL TEXTBOOK". 2017.
    10.21125/edulearn.2017.1518
  35. Lima Gandra, AP; Aires, AP; Catarino, P. "ALGEBRA TITLES - A DYNAMIC PROPOSAL FOR MULTIPLYING POLYNOMIALS IN BASIC EDUCATION". 2017.
    10.21125/edulearn.2017.1432
  36. Catarino, P; Aires, AP. "STUDENT SUPPORT IN EDUCATION: AN EXPERIENCE WITH TUTORING PROGRAM IN HIGHER EDUCATION". 2017.
    10.21125/inted.2017.0882
  37. Aires, AP; Vasco, P; Catarino, P. "KNOWLEDGE OF FUTURE TEACHERS OF THE FIRST YEARS ON SOLVING MATHEMATICAL PROBLEMS". 2017.
    10.21125/inted.2017.0835
  38. Gandra, AP; Aires, AP; Catarino, P. "LEARN FIRST DEGREE EQUATIONS WITH ALGEBRA FOUR IN BASIC EDUCATION". 2016.
    10.21125/iceri.2016.2091
  39. Gandra, AP; Aires, AP; Catarino, P. "THE USE OF FUNCTON MACHINE: AN EXPERIENCE IN THE CLASSROOM". 2016.
    10.21125/inted.2016.1316
  40. Gandra, Ana Paula; Aires, Ana Paula; Catarino, Paula. "O uso dos applets na aprendizagem das equações do 1.º grau". 2015.
  41. Aires, AP; Santiago, A. "Changes in mathematics official programs, in high school, in Portugal, during XIX century". 2014.
  42. Aires, A. P. ; Campos, H.. "Espelho, espelho meu, ... O mundo mágico das simetrias". Trabalho apresentado em Profmat, Évora, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Morais, Ana; e Sousa, Hélder Fernando Pedrosa; Aires, Ana Paula; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto; Lopes, J. Bernardino. Autor correspondente: Morais, Ana. "A modern board game as a didactic tool to teach mathematical skills in History and Geography classes: a study case with future teachers". International Journal of Science Education (2024):
    Submetido • ......
  2. Renata Teófilo de Sousa; Francisco Régis Vieira Alves; Ana Paula Florêncio Aires. "Rubik’s cube and GeoGebra: a visual exploration of permutation groups". Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo (2024): https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p027-044.
    10.23925/2237-9657.2024.v13i3p027-044
  3. Renata Teófilo De Sousa; Francisco Régis Vieira Alves; Ana Paula Aires. "Visualization of finite groups: The case of the Rubik's cube and supporting properties in GeoGebra". JRAMathEdu (Journal of Research and Advances in Mathematics Education) (2024): https://doi.org/10.23917/jramathedu.v9i4.5516.
    10.23917/jramathedu.v9i4.5516
  4. Renata Teófilo de Sousa; Renata Passos Machado Vieira; Francisco Régis Vieira Alves; Ana Paula Florêncio Aires; Paula Maria Machado Cruz Catarino. "Articulação entre Sequências Recursivas e teoria dos Grupos Finitos". Revista Paranaense de Educação Matemática (2024): https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9228.
    10.33871/rpem.2024.13.31.9228
  5. Renata Teófilo de Sousa; Francisco Régis Vieira Alves; Ana Paula Florêncio Aires. "Identifying Mathematical Reasoning Levels in Initial Teacher Training: A GeoGebra-Based Study about conic sections and emphasis on the case of the parabola". Educación Matemática (2024): https://doi.org/10.24844/EM3602.06.
    10.24844/EM3602.06
  6. Francisco Regis Vieira Alves; Paula Maria Machado Cruz Catarino; Ana Paula Florêncio Aires. "Análise preliminar e a priori: o caso dos Tabuleiros hexagonais e a sequência Tetranacci". PARADIGMA (2024): https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024008.id1337.
    10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024008.id1337
  7. Ana Gonçalves; e Sousa, Hélder Fernando Pedrosa; Aires, Ana Paula; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto; Lopes, J. Bernardino. "Studying Mathematics in History and Geography of Portugal classes through board games: a study case with future teachers". (2024):
    Submetido
  8. Renata Teófilo de Sousa; Francisco Régis Vieira Alves; Ana Paula Florêncio Aires. "O GeoGebra no ensino de Álgebra Abstrata: uma abordagem dos grupos diedrais via Engenharia Didática". Ciência & Educação (Bauru) (2024): https://doi.org/10.1590/1516-731320240030.
    10.1590/1516-731320240030
  9. Morais, A; Sousa, H; Aires, AP; Cravino, J; Lopes, JB. "Future Teachers' Perceptions towards Incorporating Board Games to Teach Mathematical Skills in History Classes". INTERNATIONAL JOURNAL OF INSTRUCTION (2024): https://www.authenticus.pt/P-017-3PA.
    10.29333/iji.2024.17430a
  10. Renata Teófilo de Sousa; Francisco Régis Vieira Alves; Ana Paula Aires. "Categories of Intuitive Reasoning in the teaching of parabolas: A structured practice in Didactic Engineering". International Electronic Journal of Mathematics Education (2023): https://doi.org/10.29333/iejme/13514.
    10.29333/iejme/13514
  11. Ponte, R; Viseu, F; Neto, TB; Aires, AP. "Revisiting manipulatives in the learning of geometric figures". FRONTIERS IN EDUCATION (2023):
    10.3389/feduc.2023.1217680
  12. Marques, Daniela; Neto, Teresa B.; Guerra, Cecilia; Viseu, Floriano; Aires, Ana Paula; Mota, Marina; Ravara, Ascensao. "A STEAM Experience in the Mathematics Classroom: The Role of a Science Cartoon". Education Sciences (2023): https://publons.com/wos-op/publon/60555335/.
    10.3390/EDUCSCI13040392
  13. de Sousa, R.; Alves, F.; Aires, A. P. ; Catarino, P.. "O ensino da cônica parábola: uma abordagem via Categorias Intuitivas e Teoria das Situações Didáticas". Indagatio Didactica 15 3 (2023): 207-233.
    Acesso aberto • Publicado
  14. de Matos, J. ; Aires, A. P.; Costa, C.. "Histórias com História da Matemática em sala de aula para o 1.º CEB: o que dizem futuros professores?". Indagatio Didactica 15 2 (2023): 85-99.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Alves, N.; Aires, A. P.; Catarino, P.. "Inclusão de elementos do quotidiano em recentes Manuais escolares: Motivação dos alunos para a Geometria". Indagatio Didactica 15 2 (2023): 117-130.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Sousa, Renata Teófilo de; Alves, Francisco Régis Vieira; Aires, Ana Paula; Catarino, Paula Maria Machado Cruz. "The teaching of conic parabola: an approach via Intuitive Categories and Theory of Didactic Situations". (2023): https://doi.org/10.34624/id.v15i3.31456.
    https://doi.org/10.34624/id.v15i3.31456
  17. Alves, Nelson; Aires, Ana Paula; Catarino, Paula. "Inclusion of daily life elements in recent textbooks: students’ motivation for geometry". (2023): https://doi.org/10.34624/id.v15i2.32580.
    https://doi.org/10.34624/id.v15i2.32580
  18. Joaquim Escola; Natália Lopes; Paula Catarino; Ana Paula Aires. "Portuguese Teachers Conceptions of the Use of Microsoft 365 during the COVID-19 Pandemic". Computers (2022): https://doi.org/10.3390/computers11120185.
    10.3390/computers11120185
  19. Escola, J; Lopes, N; Catarino, P; Aires, AP. "Microsoft 365 as a Tool for Teaching During the Covid-19 Pandemic: Perceptions of Portuguese Teachers of Basic and Secondary Education". Open Education Studies (2022):
    10.1515/edu-2022-0015
  20. Silva, Ana Catarina; Viseu, Floriano; Aires, Ana Paula; Neto, Teresa B.. "Investigative Activities for Statistics Learning with 1st Grade Portuguese Students". Education Sciences 12 10 (2022): 665. https://publons.com/wos-op/publon/55354531/.
    Publicado • 10.3390/EDUCSCI12100665
  21. Faria, Ana Raquel; Viseu, Floriano; Gomes, Alexandra; Aires, Ana Paula. "Representations in the Learning of Sequences and Regularities by Third-Grade Portuguese Students". lnternational Electronic Journal of Elementary Education 14 2 (2021): 147-161. http://dx.doi.org/10.26822/iejee.2022.235.
    10.26822/iejee.2022.235
  22. Rodrigues, Aldina Conceição; Catarino, Paula Maria Machado Cruz; Aires, Ana Paula Florêncio; Campos, Helena Maria Barros de. "Concepções de criatividade matemática: um estudo de caso no 3.º Ciclo do Ensino Básico Português". Comunicações 27 1 (2020): 111. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121x/comunicacoes.v27n1p111-133.
    10.15600/2238-121x/comunicacoes.v27n1p111-133
  23. Gandra, Ana Paula; Aires, Ana Paula; Catarino, Paula. "Learning How to Solve Linear Equation with Equation Buster". International Journal for Technology in Mathematics Education (2020): https://publons.com/publon/32127522/.
    10.1564/TME_V27.1.05
  24. Aires, Ana Paula Florêncio. "O conceito de derivada: uma análise através dos programas curriculares do século XX". História da Ciência e Ensino: construindo interfaces 20 (2019): 610-622. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp610-622.
    10.23925/2178-2911.2019v20espp610-622
  25. Tavares, Eunice Joana Ribeiro; Aires, Ana Paula Florêncio. "A História da Matemática no ensino da matemática nos primeiros anos". História da Ciência e Ensino: construindo interfaces 20 (2019): 77-88. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp77-88.
    Publicado • 10.23925/2178-2911.2019v20espp77-88
  26. Rodrigues, Aldina; Catarino, Paula; Aires, Ana Paula; Campos, Helena. "Conceções de Alunos sobre Criatividade: Um Estudo de Caso no 3.º Ciclo do Ensino Básico". REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación (2018): http://dx.doi.org/10.15366/reice2018.16.2.006.
    10.15366/reice2018.16.2.006
  27. Escola, J; Catarino, P; Aires, AP. "The influence of the new school in the teaching of mother language in primary education in Portugal: Analysis of an unpublished manuscript of a teacher (30's, 20th century) [A influência da escola nova no ensino da língua materna na educação primária em Portugal: Análise de um manuscrito inédito de uma professora (década de 30, século XX)]". Historia da Educacao (2018):
    10.1590/2236-3459/71009
  28. Aires, Ana; Costa, Cecília. "A história da Matemática e a Internet". Revista de Ciência Elementar 4 4 (2016): http://dx.doi.org/10.24927/rce2016.034.
    10.24927/rce2016.034
  29. Vasco, P.; Catarino, P.; Campos, H.; Aires, A. P.; Borges, A.. "k-Pell, k-Pell-Lucas and modified k-Pell numbers: some identities and norms of Hankel matrices". International Journal of Mathematical Analysis 9 1-4 (2015): 31-37.
    Publicado • 10.12988/ijma.2015.411370
  30. Catarino, P.; Vasco, P.; Campos, H.; Aires, A. P.; Borges, A.; Aires, A.P.. "New families of Jacobsthal and Jacobsthal-Lucas numbers". Algebra and Discrete Mathematics 20 20 (2015): 184-198. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84948125306&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  31. Aires, A. P.; Carvalho, A.; Raimundo, F.; Campos, H.. "A matemática amiga da saúde: uma questão de balanço energético". EduPsi: Revista Eletrónica de Educação e Psicologia 3 (2015): 38-51.
    Publicado
  32. Aires, A. P.; Pinheiro, S.. "Tarefas matemáticas para o ensino da Estatística nos primeiros anos". EduPsi: Revista Eletrónica de Educação e Psicologia 5 (2015): 13-29.
    Publicado
  33. Aires, AP; Campos, H; Pocas, R. "GEOMETRIC REASONING VS. DEFINITION OF CONCEPTS: THE DEFINITION OF SQUARE WITH 6TH GRADE STUDENTS". REVISTA LATINOAMERICANA DE INVESTIGACION EN MATEMATICA EDUCATIVA-RELIME (2015):
  34. Aires, A.P.; Campos, H.; Poças, R.. "Geomtric reasoning vs. definition of concepts: The definition of square with 6th grade students | Raciocínio geométrico versus definição de conceitos: A definição de quadrado com alunos de 6.º ano de escolaridade". Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa 18 2 (2015): 151-176. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84946742977&partnerID=MN8TOARS.
    10.12802/relime.13.1821
  35. Aires, A. P.; Catarino, P.; Campos, H.; Borges, A.; Vasco, P.. "s-Generalized Fibonacci Numbers: Some Identities, a Generating Function and Pythagorean Triples". International Journal of Mathematical Analysis 8 36 (2014): 1757-1766.
    Publicado • 10.12988/ijma.2014.47203
  36. Borges, A.; Catarino, P.; Aires, A. P.; Vasco, P.; Campos, H.. "Two-by-Two Matrices Involving k-Fibonacci and k-Lucas Sequences". Applied Mathematical Sciences 8 34 (2014): 1659-1666.
    Publicado • 10.12988/ams.2014.4280
  37. Campos, H.; Catarino, P.; Aires, A. P.; Vasco, P.; Borges, A.. "On Some Identities of k-Jacobsthal-Lucas Numbers". International Journal of Mathematical Analysis 8 10 (2014): 489-494.
    Publicado • 10.12988/ijma.2014.4249
  38. Catarino, P.; Vasco, P.; Borges, A.; Campos, H.; Aires, A.P.. "Sums, products and identities involving k-fibonacci and k-lucas sequences". JP Journal of Algebra, Number Theory and Applications 32 1 (2014): 63-77. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84899850790&partnerID=MN8TOARS.
    10.17654/jpantafeb2014_063_077
  39. Aires, A. P.; Santiago, A.. "Las derivadas: Análisis del libro de texto de la enseñanza secundaria en Portugal con sus primeras aplicaciones.". Épsilon - Revista de Educación Matemática 29 82 (2012): 9-22.
    Publicado
  40. Reis, M. G. A. D.; Cabral, L.; Peres, E.; Bessa, M.; Valente, A.; Morais, R.; Soares, S.; et al. "USING INFORMATION TECHNOLOGY BASED EXERCISES IN PRIMARY MATHEMATICS TEACHING OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY AND MENTAL RETARDATION: A CASE STUDY". Turkish Online Journal of Educational Technology 9 3 (2010): 106-118. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000282143500010&KeyUID=WOS:000282143500010.
Capítulo de livro
  1. Penarroias, M.; Aires, A. P. ; Campos, H.. "Software Desmos: As construções geométricas no desenvolvimento do Pensamento Computacional". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre o pensamento computacional, 81-87. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2023.
    Publicado
  2. Teixeira, M.; Aires, A. P.; Campos, H.. "Objetos de aprendizagem para desenvolver o pensamento computacional em Geometria". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre o pensamento computacional, 75-80. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2023.
    Publicado
  3. Fernandes, C.; Aires, A. P. ; Campos, H.. "A Realidade Aumentada ao Serviço do Pensamento Computacional". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre o pensamento computacional, 67-73. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2023.
    Publicado
  4. Aires, A. P. ; Catarino, P. "As discussões matemáticas como estratégia didática nas aulas de matemática". In Handbook of Innovation and Assessment of the Quality of Higher Education and Research. Thomson Reuters, 2022.
    Publicado
  5. Carneiro, M.; Campos, H.; Aires, A. P.. "Software Desmos: criatividade e inovação no ensino e na aprendizagem da Matemática". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre a tecnologia, 45-50. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2021.
    Publicado
  6. Fernandes, C.; Aires, A. P. ; Campos, H.. "A Matemática e a Realidade Aumentada: a interação entre o mundo virtual e o mundo real". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre a tecnologia, 57-62. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2021.
    Publicado
  7. Vera Viana; João Pedro Xavier; Ana Paula Aires; Helena Campos. "Interactive Expansion of Achiral Polyhedra". 1116-1128. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-319-95588-9_96
  8. Aires, Ana Paula. "A utilização dos recursos multimédia no 2.º Ciclo do Ensino Básico: Um estudo de caso". In Experiências de Investigação e Intervenção Educativa com TIC, 187-198. Andalucia, Espanha: Procompal Publicaciones, 2016.
    Publicado
  9. Ana Gandra; Aires, Ana Paula; Catarino, Paula. "Applets no ensino da Álgebra no 3.º Ciclo do Ensino Básico: o caso das equações do 1.º grau". In Experiências de Investigação e Intervenção educativa com TIC, 251-260. Andalucia, Espanha: Procompal Publicaciones, 2016.
    Publicado
  10. Botelho, C.; Aires, A. P.. "A Integração das TIC no ensino da Matemática a partir da Literatura para a Infância". In Investigação e inovação no dominio das TIC no ensino, 271-280. Ourense, Espanha: Auria, 2015.
    Publicado
  11. Couto, L.; Oliveira, I.; Aires, A. P.. "O google docs e o ensino da estatística no ensino básico e secundário". In Investigação e inovação no dominio das TIC no ensino, 398-407. Ourense, Espanha: Auria, 2015.
    Publicado
  12. Aires, A. P.; Teixeira, P.. "Educar para a cidadania com a Matemática em contexto de Educação Pré-Escolar". In La Educación Infantil Inclusiva: Experiencias y propuestas, 319-331. Madrid, Espanha: Editorial Universitas, 2014.
    Publicado
  13. Aires, A. P.; Santiago, A.. "Os programas de matemática do ensino liceal". In A matemática nos programas do ensino não-superior (1835-1974), 71-91. Lisboa, Portugal: UIED, APM, 2014.
    Publicado
  14. Garcia, B; Aires, A. P.. "Perceção dos professores sobre a introdução dos quadros interativos nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral". In Rumo à inclusão educacional e integração das TIC na sala de aula, 383-406. Santiago de Compostela, Espanha: Andavira Editora, 2014.
    Publicado
  15. Rodrigues, G; Aires, A. P.. "O contributo das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de crianças com NEE-défice cognitivo". In Rumo à inclusão educacional e integraçãoo das TIC na sala de aula, 127-151. Santiago de Compostela, Espanha: Andavira Editora, 2014.
    Publicado
  16. Teixeira, O.; Aires, A. P.. "A utilização de meios e recursos didáticos no ensino e aprendizagem da Geometria no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário". In Rumo à inclusão educacional e integração das TIC na sala de aula., 175-196. Santiago de Compostela, Espanha: Andavira Editora, 2014.
    Publicado
  17. Poças, R.; Aires, A. P.; Campos, H.. "O raciocínio geométrico de alunos do 6º ano de escolaridade sobre a noção de quadrado". In Raciocínio Matemático, 88-106. Lisboa, Portugal: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, 2013.
    Publicado
  18. Meira, D.; Reis, G.; Aires, A. P.; Peres, E.; Escola, J.; Reis, M.. "A utilização de LMS no ensino da Matemática nas escolas do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do distrito de Vila Real: retrato da realidade atual". In As TIC no ensino: Políticas, usos e realidades, 147-168. Santiago de Compostela, Espanha: Andavira, 2013.
    Publicado
  19. Aires, A. P.; Reis, G.; Meira, D.; Peres, E.; Escola, J.; Reis, M.. "Ensino da Matemática com crianças com paralisia cerebral e deficiência mental: Um Estudo de caso no 1º CEB.". In Desafios éticos na sociedade tecnológica: Respostas às necessidades educativas especiais e educação para os Média, 324-344. Santiago de Compostela, Espanha: Andavira, 2013.
    Publicado
  20. Aires, A. P.; Campos, H.. "Construção intuitiva do conceito de medida". In Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, 47-62. Lisboa, Portugal: Lidel – Edições Técnicas., 2011.
    Publicado
  21. Aires, A. P.; Campos, H.. "Organização e consolidação do conceito de medida". In Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, 63-92. Lisboa, Portugal: Lidel Edições Técnicas, 2011.
    Publicado
  22. Aires, A. P.; Vasquez, M.. "A noção de derivada nos manuais escolares do século XX.". In Avaliação em matemática, problemas e desafios., 195-207. Viseu, Portugal: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2008.
    Publicado
Livro
  1. Evaristo, J.; Catarino, P.; Aires, A. P; Campos. H.. Ensino dos números, sequências e padrões : Tarefas para o 2.º Ciclo do Ensino Secundário em Angola. Angola: Perfil Criativo – Edições. 2022.
    Publicado
  2. Aires, Ana Paula. Experiências de Investigação e Intervenção Educatica com TIC. Andalucia, Espanha: Procompal Publicaciones. 2016.
    Publicado
  3. Escola, J.; Raposo-Rivas, M.; Martinez-Figueira, M. E.; Aires, A. P.. Investigação e inovação no dominio das TIC no ensino. Ourense, Espanha: Auria. 2015.
    Publicado
  4. Aires, A. P.; Escola, J.; Martinez-Figueira, M. E.; Raposo-Rivas, M.. Rumo à inclusão educacional e integração das TIC na sala de aula. Santiago de Compostela, Espanha: Editora Andavira. 2014.
    Publicado
  5. Escola, J.; Raposo-Rivas, M.; Martinez-Figueira, M. E.; Aires, A. P.. Desafios éticos na sociedade tecnológica: respostas às necessidades educativas especiais e educação para os média. Santiago de Compostela, Espanha: Editora Andavira. 2013.
    Publicado
  6. Raposo-Rivas, M.; Escola, J.; Martinez-Figueira, M. E.; Aires, A. P.. As TIC no Ensino: Políticas, Usos e Realidades.. Santiago de Compostela, Espanha: Editora Andavira. 2013.
    Publicado
Manual
  1. Aires, A. P.; Campos, H.; Catarino, P.. Elementos de matemática para o Ensino Básico. Teoria de Conjuntos, Lógica e Relações Binárias (Edição Revista e Aumentada). Portugal. 2012.
  2. Aires, A. P.; Campos, H.; Catarino, P.. Elementos de matemática para o Ensino Básico. Teoria de Conjuntos, Lógica e Relações Binárias. Portugal. 2010.
Resumo em conferência
  1. Joaquim, André; Aires, Ana Paula; Catarino, Paula; Morais, Ana. "Mathematical Knowledge for Teaching Mathematics of Future Primary School Teachers in the Topic of Numbers and Operations: A Systematic Review of the Literature". Trabalho apresentado em 2nd International Conference on Math Education and Technology 2024, Aveiro, 2024.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - Atual A utilização de recursos tecnológicos na aprendizagem da álgebra do 3.º ciclo: um estudo sobre a resolução das equações do 1.º grau
Orientador
2022/07/28 - 2022/07/28 O jogo como estratégia para a aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2021/12/13 A Criatividade Matemática nos Processos de Raciocínio Geométrico: Um estudo de caso no 3.º Ciclo
Coorientador
Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021 - 2021/05/31 A integração dos meios e recursos de ensino nas aulas de Matemática do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
2021/02/25 - 2021/02/25 Tarefas para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2020/07/07 Tesselações uniformes com poliedros convexos - Aplicações didáticas para o ensino da Geometria.
Coorientador
Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019/12/16 - 2019/12/16 O jogo como recurso didático na aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019/03/12 - 2019/03/12 A ClassDojo como recurso educativo no ensino e aprendizagem da Matemática: uma experiência no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/07/19 - 2018/07/19 O jogo na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do ensino Básico
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/07/19 - 2018/07/19 A inclusão das TIC no ensino da Matemática no 2.º Ciclo do ensino Básico: uma experiência com o Kahoot
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/05/17 - 2018/05/17 Materiais didáticos para a aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017/09/29 - 2017/09/29 Ensinar Matemática no 2.º ciclo do Ensino Básico a partir da História da Matemática: Uma proposta de intervenção
Orientador
2017/09/29 - 2017/09/29 A Liderança exercida pelo Conselho Geral do Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão e o seu contributo na aprendizagem da Matemática no 2.º Ciclo do Ensino Básico: Um estudo de caso
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017/03/15 - 2017/03/15 A utilização de recursos multimédia no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 Relatório Final de Percurso Académico e Profissional
Orientador
2016 - 2016 A utilização da calculadora gráfica no ensino da Matemática no 10.º ano e as perceções dos alunos sobre a importância da calculadora no 7.º ano.
Orientador
2016 - 2016 História da Matemática no Ensino da Matemática: Tarefas matemáticas para trabalhar a Matemática a partir da História da Matemática.
Orientador
2016 - 2016 A atividade física e cálculo mental: um estudo de caso numa escola do concelho de Vila Real e num clube desportivo da mesma zona geográfica
Coorientador
2015 - 2015 Levantamento de indeterminações utilizando o Teorema de L'Hopital
Orientador
2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Literatura Infantil e Matemática: Tarefas para trabalhar a matemática a partir do Plano Nacional de Leitura
Orientador
2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Resolução de Problemas Matemáticos na Educação Pré-Escolar
Orientador
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Hábitos de Leitura e a sua influência na resolução de problemas
Coorientador
2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Articulação da matemática com as outras áreas no Pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
2015 - 2015 Um olhar sobre o Teorema de Pitágoras
Orientador
2014 - 2014 Organização e Tratamento de Dados no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma Proposta de Intervenção
Orientador
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 O ensino da geometria: proposta de um projeto para o pré-escolar e 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 O Ensino da Regressão Linear no Ensino Secundário: Uma Proposta de Intervenção.
Orientador
2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 A Lei dos Grandes Números: Um olhar sobre a sua história e aplicações no ensino
Coorientador
2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 A importância dos materiais didáticos no ensino da Matemática no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.
Orientador
2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 O Programa de Matemática do 2.º Ciclo do Ensino Básico de 2007 versus o Programa de Matemática do 2.º Ciclo do Ensino Básico de 2013
Orientador
2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 A influência da metodologia de ensino utilizada pela professora estagiária na motivação e aprendizagem dos alunos
Orientador
2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Programas de Matemática: Um estudo sobre o 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 A Prática Educativa Supervisionada no Pré-Escolar
Orientador
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 A Prática de Ensino Supervisionada no Pré-Escolar
Coorientador
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 A utilização de LMS no ensino da Matemática nas escolas do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário do distrito de Vila Real: retrato da realidade atual
Coorientador
Mestrado em Comunicação e Tecnologias Educativas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 A Utilização de Meios e Recursos Didáticos no Ensino da Geometria no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
Orientador
2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 O ensino das cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção
Orientador
2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 A utilização do pantógrafo no ensino-aprendizagem da Matemática no Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Perceção dos professores sobre a introdução dos quadros interativos nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do agrupamento vertical de escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral
Orientador
2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Funções quadráticas e inequações do 2.º grau
Orientador
2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Os materiais didáticos para o ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Os Materiais didáticos utilizados no ensino da matemática no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola E. B. 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral
Orientador
2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 A Matemática no jardim de infância
Orientador
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 A Matemática no quotidiano das crianças
Orientador
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 A metodologia de trabalho de projecto na construção do conhecimento dos alunos
Orientador
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 A Prática de Ensino supervisionada no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 A Prática Educativa na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 O Teorema de Pitágoras ao longo dos tempos e a sua abordagem no Novo Programa de Matemática
Orientador
2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 Estudo da Função Afim à luz do Novo Programa de Matemática do 3.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 O uso das Tecnologias Educativas no ensino da Matemática no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola E.B. 2,3 Diogo Cão
Orientador
2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 A participação dos pais no Jardim de Infância
Orientador
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Sequências e regularidades: uma experiência de ensino longitudinal ao 7.º e 8.º anos de escolaridade
Orientador
2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Organização e Tratamento de dados no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Bolsa de Integração e Investigação (Iniciação científica)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 A resolução de problemas no ensino da Matemática no 3.º ano do Ensino Básico e as tecnologias da informação e da comunicação
Orientador
Mestrado em Comunicação e Tecnologias Educativas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/10/23 A génese instrumental e a calculadora gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 11.º ano de escolaridade
Arguente principal
Flávia Catarina Mesquita Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2023/07/11 O ensino e a aprendizagem de Geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a Robótica Educativa no 2.º CEB
Arguente principal
Bruno Dinis Rodrigues Henriques Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023/06/15 O enfoque educativo STEAM para a Educación Infantil: ¿tendencia ou pertinencia?
Arguente principal
Olalla García Fuentes (Doutoramento)
Universidade de Vigo - Campus Ourense, Espanha
2022/12/16 Categorias do raciocínio intuitivo e o ensino de parábola em Geometria analítica com aporte do software Geogebra
Arguente principal
Renata Teófilo de Sousa (Mestrado)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil
2022/12/05 Tarefas matemáticas e de expressões plásticas com alunos do 3.º ano - o recurso didático Poly-Universe in School Education
Arguente principal
Diana Filipa Pais Teixeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2022/12/05 O Azulejo como recurso para o estudo de isometrias no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Carla Isabel Gomes Sa´ (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2022/10/27 Fazer matemática com a música em contexto educativo
Arguente
Ana Cristina Azevedo Silva (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/07/22 Resolução de problemas com recurso a um jogo didático - Uma experiência com alunos do 5.º ano de escolaridade
Arguente principal
Maria José da Silva Reis (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2022/07/14 Co-construção de sentido(s) e significado(s): experiências formativas em contexto de 1.º e 2.º CEB
Arguente principal
Mariana Araújo São Bento (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2022/07/14 Aprender e Empreender a partir de Projetos e Situações de Aprendizagens Ativas e Situadas: das Teorias às Práticas
Arguente principal
Juliana Maria Andrade Correia (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2022/07/14 Aprender e Ensinar ativamente e intencionalmente em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: uma abordagem (neuro)educativa
Arguente principal
Francisca de Sá Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2022/01/27 Engenharia didática: um processo de hibridização e hipercomplexificação de sequências lineares recursivas
Arguente principal
Milena Carolina dos Santos Mangueira (Mestrado)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil
2021/12/14 A aprendizagem de Matemática por alunos de PROEJA: um estudo com alunos de dois contextos profissionais
Arguente principal
Ana Maria Libório de Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2021/11/29 O Estudo de Isometrias no 2.º Ciclo do Ensino Básico - Desafios de Visualização
Arguente principal
Telma Eduarda de Almeida Chipelo (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2021/04/29 Iniciação ao cálculo diferencial: perspetivas e práticas de professores do Ensino Secundário português
Arguente principal
Adilson de Campos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/03/09 A formação do professor de Matemática do Ensino Médio do estado do Amazonas
Arguente principal
Ademir Malveira de Oliveira (Doutoramento)
2020/06/19 A literatura para a infância no ensino da matemática - um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Raquel Gomes da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020/06/19 A aprendizagem cooperativa na promoção do pensamento crítico - um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Baásico
Presidente do júri
Joana Gomes da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020/03/06 O conhecimento matemático de professores portugueses de matemática dos primeiros anos.
Arguente principal
Catarina Vasconcelos Pereira Gonc¸alves (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/10/23 A calculadora no Ensino da Matemática nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Arguente principal
Sofia Teixeira de Sousa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019/07/24 Diferenciação pedagógica em Matemática: perceção e práticas por alunos, docentes e futuras docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Paula Daniela Moreira Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019/07/24 Práticas de diferenciação pedagógica em Matemática no contexto pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Sara Filipa Loureiro Medeiros (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019/02/13 O papel das representações visuais na aprendizagem da Matemática no 2.º ciclo de escolaridade
Arguente
Maria Paula Montenegro Vieira (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/07/27 O ciclo planificação-ação-avaliação dos números e das operações no processo de ensino
Arguente principal
Ana Maria Fonseca Xavier Rodrigues (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/03/27 A culinária como promotora de abordagens interdisciplinares na Educação Pré-Escolar
Arguente principal
Ana Sofia da Cunha e Freitas Tino do Carvalhal (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/03/26 Literacia em Saúde - Um estudo com pais e alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Patrícia Manuela Pinto Lino (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/03/26 Estratégias e recursos para a promoção da mudaça concetual no Ensino das Ciências
Presidente do júri
Cátia Alexandra Carvalho Lopes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017/07/27 As redes sociais no ensino da Matemática: uma proposta de intervenção nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Presidente do júri
Ana Sofia da Costa Sampaio (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017/03/24 A Aprendizagem Significativa de Limites de Funções por Estudantes Universitários Anderon Melhor Miranda (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016/12/21 A importância das visitas de estudo no ensino das Ciências Naturais: Um estudo aplicado a alunos do 5.º ano
Presidente do júri
Joana Patrícia Gomes da Silva Pimenta (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016/12/19 A importância do jogo lúdico no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular
Presidente do júri
Vítor Manuel Teixeira Botelho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016/12/15 A importância dos jogos e de materiais manipuláveis no ensino da matemática
Arguente principal
Rosa Maria da Silva Pinto (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016/11/22 Software dinâmico no ensino e aprendizagem da Matemática: uma proposta de intervenção no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Presidente do júri
Cecília Leite Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016/10/12 A Matemática no quotidiano: uma contextualização na resolução de problemas
Arguente principal
Bárbara Mariana Macedo Morgado (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016/09/21 Ambiente computacional adaptativo e colaborativo para a aprendizagem da Geometria
Arguente
Vanda Alexandre Marques dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016/07/22 Uma abordagem reflexiva da prática docente em diferentes áreas e níveis de ensino: um relatório de atividade profissional
Arguente principal
Sónia Catarina Costa Alves Frias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016/07/18 A comunicação matemática: conceções e práticas dos futuros professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Presidente do júri
Cláudia Maria Henriques Costa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016/07/15 O desenvolvimento do Pensamento algébrico: Uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano
Arguente principal
Sandra Guerreiro Gonçalves (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2016/07/01 A diferenciação pedagógica na sala de aula de Matemática - um estudo exploratório nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
Arguente principal
Liliana Pinho Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016/06/16 O questionamento no desenvolvimento do pensamento crítico nas aulas de Matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Presidente do júri
Tânia Daniela Macedo Ferreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016/03/30 A importância do jogo na aprendizagem no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Presidente do júri
Patrícia Isabel Soares Salgado (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016/03/02 O impacto do feedback na aprendizagem dos alunos: Um estudo com alunos do 5.º e 6.º anos de escolaridade
Arguente principal
Vania Raquel Coelho de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016/01/18 Matemática e movimento: uma experiência no ensino e aprendizagem da matemática
Presidente do júri
Ana Isabel Miranda da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015/12/17 Os Padrões como base fundamental do ensino e aprendizagem da Matemática. Uma proposta de intervenção na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Micaela Sofia Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015/11/06 A importância do trabalho de projeto na Educação Pré-Escolar
Presidente do júri
Ângela Isabel Barbosa Miranda (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015/11/03 As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do Estágio I
Presidente do júri
Maria João Azevedo Gomes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015/10/09 Trabalho de projeto em Estatística no ensino profissional
Presidente do júri
Helena Maria Gomes Bogas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015/07/28 A utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da matemática. Uma experiência de ensino no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Presidente do júri
Joana Marisa Marinho Soares (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015/07/09 Projeto de Investigação no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o contributo da Interdisciplinaridade com ênfase no Estudo do Meio
Arguente principal
Cristina Maria Calisto Neto (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
2015/07/09 As crenças dos alunos acerca da matemática: O contributo das TIC e das Ciências Experimentais num projeto interdisciplinar no 4.º ano de escolaridade
Arguente principal
Carla Marina da Luz Reis Nunes (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
2015/04/30 A aprendizagem cooperativa no 6.º ano de escolaridade: a utilização de competências sociais e a perceção dos alunos sobre a sua importância na aprendizagem
Presidente do júri
Daniela Filipa dos Santos Lopes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015/04/15 Intervenção lúdica no processo de ensino-aprendizagem
Presidente do júri
Vânia Regina Gonçalves Alves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015/03/31 A utilização do Quadro Interativo Multimédia nas diferentes áreas curriculares: relatos de estágios no 1.º e 2.º CEB
Presidente do júri
Sara Daniela Leite Monteiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015/02/27 Estudo das Atitudes em Relação à Estatística dos Professores do 1.º Ciclo e dos Professores de Matemática do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Alexandre dos Santos Vaz Martins (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015/02/26 Gestão Curricular: o papel do professor
Presidente do júri
Joana Isabel da Fonseca Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/12/09 O(s) contributo(s) das TIC no ensino: Um estudo de caso utilizando a plataforma da Escola Virtual da Porto Editora
Presidente do júri
Mário Alexandre Lima Machado (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/12/09 O jogo como recurso educativo no ensino e aprendizagem da matemática. Uma experiência de ensino no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Presidente do júri
Rute Sofia Teixeira Moreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/11/26 Aperfeiçoamento das competências de escrita no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Marco Cândido Araújo Alves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/11/12 Instrução direta como método facilitador da cooperação e da avaliação da aprendizagem
Arguente principal
Laura Rodrigues Guedes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/09/26 O blogue no desenvolvimento curricular no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Presidente do júri
Cristina Manuela da Rocha Sousa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/06/26 O conto para crianças e os contadores de histórias
Presidente do júri
Natália Oliveira Machado (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/04/08 Os e-books como elo de ligação entre a Matemática e a Literatura Infantil
Presidente do júri
Eurídice Dalila Alves Teixeira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/03/28 A Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto de trabalho de projeto: relatos de estágio no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Presidente do júri
Sofia Maria Silva Barros (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013/12/20 A operacionalização do programa de matemática em vigor no 1.º ciclo do ensino básico pelos professores de Machico
Arguente principal
Sandra Cláudia Perestrelo Freire Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013/11 Adquirir e desenvolver competências matemáticas: O contributo das TIC: um estudo no 3.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Zélia da Conceição Silva Martins (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013/07/22 O ensino da Estatística na Educação de adultos com o apoio da folha de cálculo
Arguente principal
Mara Cristina Sarmento Dias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013/06/07 Um estudo sobre funções enquadrado nos novos programas de Matemática
Presidente do júri
Ana Cristina Lopes Augusto (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013/04/12 A hora do conto no âmbito da Educação Pré-Escolar: momento privilegiado de animação
Arguente principal
Karina Alejandra da silva Machado (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013/04/12 Pré-Escolar: nível de ensino em que o jogo pode funcionar como estratégia privilegiada de desenvolvimento pessoal e social da criança
Arguente principal
Bruna Nunes da Costa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013/02/13 Conexões entre as isometrias e outros tópicos matemáticos no Ensino Básico e Secundário
Presidente do júri
Sónia Iolanda Baptista Ramos Alves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012/11/09 O jogo e sua importância em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Sónia Margarete Fonseca (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012/09/05 As sequências no novo Programa de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Isac Manuel Martins dos Reis (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012/09/03 O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador
Presidente do júri
António João da Costa Cardoso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012/03/09 O estágio curricular como etapa fundamental de aprendizagem profissional
Arguente principal
Maria Manuel Domingues Fonseca (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012/02/28 O contributo do método de ensino da Geometria e medida no 1.º Ciclo do Ensino Básico para a promoção do sucesso das aprendizagens matemáticas no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Rosa Martins Cardoso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012/02/27 A aprendizagem cooperativa no ensino-aprendizagem: Proposta de intervenção para o Pré-Escolar
Arguente principal
Bebiana Varanda Lopes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012/02/22 A Matemática no jardim de infância.
Arguente principal
Cristiana de Jesus Magalhães Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012/02/20 Introdução à Programação Linear
Presidente do júri
Daniela Botelho Catalão (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012/01/23 Isometrias no Ensino Básico
Presidente do júri
Maria Manuela Teixeira Coutinho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011/12/16 Logo: um meio para aprender Geometria no 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Paula Alexandra Pereira da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011/11/30 As práticas pedagógicas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Sónia Alexandra Afonso Moura (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011/10/19 Uma experiência de aprendizagem com o Geogebra no 8.º ano de escolaridade: o estudo da mediatriz
Presidente do júri
Maria Isabel Vilela Alves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011/10/12 Do enquadramento curricular às práticas pedagógicas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Maria de Lurdes Cunha da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011/05/06 Atividades de projeto no jardim de infância
Arguente principal
Elsa Maria Martins Borges Esteves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010/12/31 As Tecnologias de Informação e Comunicação como facilitadoras das Aprendizagens das Crianças com Necessidades Educativas Especiais
Arguente
Margarida Antunes Lemos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010/12/31 A violência dos desenhos animados no comportamento das crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Cândida Maria Cruz (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010/07/27 As atividades educativas no Jardim-de-infância das Árvores
Arguente principal
Isabel Cristina Nascimento Guerra (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010/07/27 Comunicação Matemática
Arguente principal
Ana Lídia Monteiro Barros (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010/07/19 Relatos de Estágio
Arguente principal
Vanessa Maria Vaz de Carvalho Guedes Leite (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010/07/18 Práticas educativas na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
Sílvia Maria Barros Matias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010/07/03 Escola, animação e comunidade: uma intervenção em espaços educativos da cidade de Vila Real
Presidente do júri
Sónia de Fátima Torrie de Carvalho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010/07/02 A prática pedagógica no Jardim-de-infância das Árvores
Presidente do júri
Cristiana Manuela da Silva Nunes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2008/09/11 Evolução histórica dos problemas de optimização e o seu tratamento no ensino secundário português nos séculos XX e XXI
Arguente principal
Ana Elisa Esteves Santiago (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022/11 - Atual Ludens–Associação para a Didática e Estudos Lúdicos nas Ciências Presidente da Assembleia Geral
2013/10 - Atual Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro,
2010 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM)
2005 - Atual Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM)
1990 - Atual Associação de Professores de Matemática (APM)
2007/07 - 2013/10 Centro de Matemática da UTAD (CM -UTAD)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/05/18 - Atual Membro da Comissão Científica da International Conference on Math Education and Technology, - ICMET 2023, realizado na Universidade de Aveiro, de 2 a 4 de outubro de 2023.
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/02/06 - Atual Membro da Comissão Científica do VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2023). Escola Superior de Educação de Coimbra, 21 e 22 de abril de 2023
Membro
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023/01/02 - Atual Membro da Comissão Científica do VII Encontro Internacional de Formação na Docência -INCTE 2023. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, 5, 6 de maio de 2023
Membro
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2022/04/18 - Atual Membro da Comissão Científica do 3nd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education - TECH-EDU 2022, realizado on line e na Universidade Nova de Lisboa, de 31 de agosto a 2 de setembro de 2022.
Membro
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
2022/02/01 - Atual Membro da Comissão Científica do Encontro Internacional A voz dos professores de Ciências e Tecnologia - VPCT 2022, realizado on line, de 10 a 12 de novembro de 2022
Membro
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/06/01 - 2023/10/02 Membro da Comissão responsável pela elaboração da proposta de criação do curso de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Escola de Ciências e Tecnologia, submetida em novembro de 2022 e acreditado em outubro de 2023.
Membro
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019/02/01 - 2020 Membro da Comissão responsável pela elaboração da proposta de criação do curso da Licenciatura em Matemática Aplicada e Ciência de Dados da Escola de Ciências e Tecnologia, acreditado pela A3ES em maio de 2020 e implementado no ano letivo 2020/21
Membro
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010/09/01 - 2011/07 Membro da Comissão responsável pela elaboração da proposta de criação do curso de doutoramento em Didática das Ciências e Tecnologia da Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD (Despacho n.º 16/2010/ECT), acreditado pela A3ES em julho de 2011 (registo DGES R/A-Cr28/2011). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal