Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Paula Florêncio Aires
Nomes de citação
- Aires, Ana Paula
- Aires, A. P.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2715-EC35-1B83
- ORCID iD
- 0000-0001-8138-3776
- AuthenticusID
- R-000-QMV
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=CG3ChrAAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- N-8069-2013
- Scopus Author Id
- 56674133100
Telefones
- Telefone
-
- 350718 Ext.: 4718 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2002 - 2006
Concluído
|
Educação Matemática (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
"O conceito de derivada no ensino secundário em Portugal ao longo do século XX: uma abordagem histórica através dos planos
curriculares e manuais escolares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobresaliente cum Laude |
1997
Concluído
|
Mestrado em Matemática (Mestrado)
Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal
"Problemas de aproximação usando funções splines com nós fixos e nós variáveis" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Bom |
1985 - 1990
Concluído
|
Matemática (Licenciatura)
Especialização em Educacional
Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/06/21 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/06 - 2023/06/20 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Matemática, Portugal |
1997/07 - 2006/05 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1991/10 - 1997/07 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Matemática, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Ciência em Sintonia (Programa Compete/Ciência Viva - Média Ciência)
1686
Investigador
|
Concluído
|
2007/01/01 - 2009/12/31 | Series numéricas y su convergencia: evolución histórica, análisis de manuales y niveles de comprensión en estudiantes de primer
curso de universidad utilizando un entorno computacional.
SA080A07
Investigador
Universidade de Salamanca. Departamento de Didáctica de la Matemática y Didáctica de las Ciencias Experimentales, Espanha
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/07 - Atual | Desenvolvimento de competências matemáticas através de jogos de tabuleiro
-
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - Atual | A utilização de recursos tecnológicos na aprendizagem da álgebra do 3.º ciclo: um estudo sobre a resolução das equações do
1.º grau
Orientador
|
|
2022/07/28 - 2022/07/28 | O jogo como estratégia para a aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2021/12/13 | A Criatividade Matemática nos Processos de Raciocínio Geométrico: Um estudo de caso no 3.º Ciclo
Coorientador
|
Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2021 - 2021/05/31 | A integração dos meios e recursos de ensino nas aulas de Matemática do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
|
2021/02/25 - 2021/02/25 | Tarefas para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 - 2020/07/07 | Tesselações uniformes com poliedros convexos - Aplicações didáticas para o ensino da Geometria.
Coorientador
|
Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019/12/16 - 2019/12/16 | O jogo como recurso didático na aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019/03/12 - 2019/03/12 | A ClassDojo como recurso educativo no ensino e aprendizagem da Matemática: uma experiência no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2018/07/19 - 2018/07/19 | O jogo na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do ensino Básico
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2018/07/19 - 2018/07/19 | A inclusão das TIC no ensino da Matemática no 2.º Ciclo do ensino Básico: uma experiência com o Kahoot
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2018/05/17 - 2018/05/17 | Materiais didáticos para a aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017/09/29 - 2017/09/29 | Ensinar Matemática no 2.º ciclo do Ensino Básico a partir da História da Matemática: Uma proposta de intervenção
Orientador
|
|
2017/09/29 - 2017/09/29 | A Liderança exercida pelo Conselho Geral do Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão e o seu contributo na aprendizagem
da Matemática no 2.º Ciclo do Ensino Básico: Um estudo de caso
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017/03/15 - 2017/03/15 | A utilização de recursos multimédia no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 - 2016 | Relatório Final de Percurso Académico e Profissional
Orientador
|
|
2016 - 2016 | A utilização da calculadora gráfica no ensino da Matemática no 10.º ano e as perceções dos alunos sobre a importância da calculadora
no 7.º ano.
Orientador
|
|
2016 - 2016 | História da Matemática no Ensino da Matemática: Tarefas matemáticas para trabalhar a Matemática a partir da História da Matemática.
Orientador
|
|
2016 - 2016 | A atividade física e cálculo mental: um estudo de caso numa escola do concelho de Vila Real e num clube desportivo da mesma
zona geográfica
Coorientador
|
|
2015 - 2015 | Levantamento de indeterminações utilizando o Teorema de L'Hopital
Orientador
|
2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | Literatura Infantil e Matemática: Tarefas para trabalhar a matemática a partir do Plano Nacional de Leitura
Orientador
|
2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | Resolução de Problemas Matemáticos na Educação Pré-Escolar
Orientador
|
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | Hábitos de Leitura e a sua influência na resolução de problemas
Coorientador
|
2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | Articulação da matemática com as outras áreas no Pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Um olhar sobre o Teorema de Pitágoras
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Organização e Tratamento de Dados no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma Proposta de Intervenção
Orientador
|
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2014 | O ensino da geometria: proposta de um projeto para o pré-escolar e 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2014 | O Ensino da Regressão Linear no Ensino Secundário: Uma Proposta de Intervenção.
Orientador
|
2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2014 | A Lei dos Grandes Números: Um olhar sobre a sua história e aplicações no ensino
Coorientador
|
2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2014 | A importância dos materiais didáticos no ensino da Matemática no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.
Orientador
|
2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2014 | O Programa de Matemática do 2.º Ciclo do Ensino Básico de 2007 versus o Programa de Matemática do 2.º Ciclo do Ensino Básico
de 2013
Orientador
|
2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | A influência da metodologia de ensino utilizada pela professora estagiária na motivação e aprendizagem dos alunos
Orientador
|
2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Programas de Matemática: Um estudo sobre o 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | A Prática Educativa Supervisionada no Pré-Escolar
Orientador
|
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | A Prática de Ensino Supervisionada no Pré-Escolar
Coorientador
|
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | A utilização de LMS no ensino da Matemática nas escolas do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário do distrito de
Vila Real: retrato da realidade atual
Coorientador
|
Mestrado em Comunicação e Tecnologias Educativas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | A Utilização de Meios e Recursos Didáticos no Ensino da Geometria no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
Orientador
|
2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | O ensino das cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção
Orientador
|
2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | A utilização do pantógrafo no ensino-aprendizagem da Matemática no Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Perceção dos professores sobre a introdução dos quadros interativos nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do agrupamento
vertical de escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral
Orientador
|
2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Funções quadráticas e inequações do 2.º grau
Orientador
|
2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Os materiais didáticos para o ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Os Materiais didáticos utilizados no ensino da matemática no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola E. B. 2,3 Monsenhor Jerónimo
do Amaral
Orientador
|
2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | A Matemática no jardim de infância
Orientador
|
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 - 2012 | A Matemática no quotidiano das crianças
Orientador
|
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 - 2012 | A metodologia de trabalho de projecto na construção do conhecimento dos alunos
Orientador
|
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 - 2012 | A Prática de Ensino supervisionada no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 - 2012 | A Prática Educativa na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 - 2012 | O Teorema de Pitágoras ao longo dos tempos e a sua abordagem no Novo Programa de Matemática
Orientador
|
2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 - 2012 | Estudo da Função Afim à luz do Novo Programa de Matemática do 3.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 - 2012 | O uso das Tecnologias Educativas no ensino da Matemática no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola E.B. 2,3 Diogo Cão
Orientador
|
2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2011 | A participação dos pais no Jardim de Infância
Orientador
|
2º Ciclo em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2011 | Sequências e regularidades: uma experiência de ensino longitudinal ao 7.º e 8.º anos de escolaridade
Orientador
|
2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2011 | Organização e Tratamento de dados no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Bolsa de Integração e Investigação (Iniciação científica)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 - 2010 | A resolução de problemas no ensino da Matemática no 3.º ano do Ensino Básico e as tecnologias da informação e da comunicação
Orientador
|
Mestrado em Comunicação e Tecnologias Educativas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10/23 | A génese instrumental e a calculadora gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 11.º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Flávia Catarina Mesquita Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/07/11 | O ensino e a aprendizagem de Geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a Robótica Educativa no 2.º CEB
Arguente principal
|
Bruno Dinis Rodrigues Henriques Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2023/06/15 | O enfoque educativo STEAM para a Educación Infantil: ¿tendencia ou pertinencia?
Arguente principal
|
Olalla García Fuentes (Doutoramento)
Universidade de Vigo - Campus Ourense, Espanha
|
2022/12/16 | Categorias do raciocínio intuitivo e o ensino de parábola em Geometria analítica com aporte do software Geogebra
Arguente principal
|
Renata Teófilo de Sousa (Mestrado)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil
|
2022/12/05 | Tarefas matemáticas e de expressões plásticas com alunos do 3.º ano - o recurso didático Poly-Universe in School Education
Arguente principal
|
Diana Filipa Pais Teixeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022/12/05 | O Azulejo como recurso para o estudo de isometrias no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Carla Isabel Gomes Sa´ (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022/10/27 | Fazer matemática com a música em contexto educativo
Arguente
|
Ana Cristina Azevedo Silva (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022/07/22 | Resolução de problemas com recurso a um jogo didático - Uma experiência com alunos do 5.º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Maria José da Silva Reis (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022/07/14 | Co-construção de sentido(s) e significado(s): experiências formativas em contexto de 1.º e 2.º CEB
Arguente principal
|
Mariana Araújo São Bento (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022/07/14 | Aprender e Empreender a partir de Projetos e Situações de Aprendizagens Ativas e Situadas: das Teorias às Práticas
Arguente principal
|
Juliana Maria Andrade Correia (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022/07/14 | Aprender e Ensinar ativamente e intencionalmente em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: uma abordagem (neuro)educativa
Arguente principal
|
Francisca de Sá Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022/01/27 | Engenharia didática: um processo de hibridização e hipercomplexificação de sequências lineares recursivas
Arguente principal
|
Milena Carolina dos Santos Mangueira (Mestrado)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil
|
2021/12/14 | A aprendizagem de Matemática por alunos de PROEJA: um estudo com alunos de dois contextos profissionais
Arguente principal
|
Ana Maria Libório de Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021/11/29 | O Estudo de Isometrias no 2.º Ciclo do Ensino Básico - Desafios de Visualização
Arguente principal
|
Telma Eduarda de Almeida Chipelo (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021/04/29 | Iniciação ao cálculo diferencial: perspetivas e práticas de professores do Ensino Secundário português
Arguente principal
|
Adilson de Campos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021/03/09 | A formação do professor de Matemática do Ensino Médio do estado do Amazonas
Arguente principal
|
Ademir Malveira de Oliveira (Doutoramento) |
2020/06/19 | A literatura para a infância no ensino da matemática - um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Raquel Gomes da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020/06/19 | A aprendizagem cooperativa na promoção do pensamento crítico - um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Baásico
Presidente do júri
|
Joana Gomes da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020/03/06 | O conhecimento matemático de professores portugueses de matemática dos primeiros anos.
Arguente principal
|
Catarina Vasconcelos Pereira Gonc¸alves (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/10/23 | A calculadora no Ensino da Matemática nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Arguente principal
|
Sofia Teixeira de Sousa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019/07/24 | Diferenciação pedagógica em Matemática: perceção e práticas por alunos, docentes e futuras docentes do 1.º Ciclo do Ensino
Básico
Arguente principal
|
Paula Daniela Moreira Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019/07/24 | Práticas de diferenciação pedagógica em Matemática no contexto pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Sara Filipa Loureiro Medeiros (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019/02/13 | O papel das representações visuais na aprendizagem da Matemática no 2.º ciclo de escolaridade
Arguente
|
Maria Paula Montenegro Vieira (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2018/07/27 | O ciclo planificação-ação-avaliação dos números e das operações no processo de ensino
Arguente principal
|
Ana Maria Fonseca Xavier Rodrigues (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018/03/27 | A culinária como promotora de abordagens interdisciplinares na Educação Pré-Escolar
Arguente principal
|
Ana Sofia da Cunha e Freitas Tino do Carvalhal (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018/03/26 | Literacia em Saúde - Um estudo com pais e alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Patrícia Manuela Pinto Lino (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2018/03/26 | Estratégias e recursos para a promoção da mudaça concetual no Ensino das Ciências
Presidente do júri
|
Cátia Alexandra Carvalho Lopes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017/07/27 | As redes sociais no ensino da Matemática: uma proposta de intervenção nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Ana Sofia da Costa Sampaio (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017/03/24 | A Aprendizagem Significativa de Limites de Funções por Estudantes Universitários | Anderon Melhor Miranda (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/12/21 | A importância das visitas de estudo no ensino das Ciências Naturais: Um estudo aplicado a alunos do 5.º ano
Presidente do júri
|
Joana Patrícia Gomes da Silva Pimenta (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016/12/19 | A importância do jogo lúdico no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular
Presidente do júri
|
Vítor Manuel Teixeira Botelho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016/12/15 | A importância dos jogos e de materiais manipuláveis no ensino da matemática
Arguente principal
|
Rosa Maria da Silva Pinto (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016/11/22 | Software dinâmico no ensino e aprendizagem da Matemática: uma proposta de intervenção no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Presidente do júri
|
Cecília Leite Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016/10/12 | A Matemática no quotidiano: uma contextualização na resolução de problemas
Arguente principal
|
Bárbara Mariana Macedo Morgado (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016/09/21 | Ambiente computacional adaptativo e colaborativo para a aprendizagem da Geometria
Arguente
|
Vanda Alexandre Marques dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016/07/22 | Uma abordagem reflexiva da prática docente em diferentes áreas e níveis de ensino: um relatório de atividade profissional
Arguente principal
|
Sónia Catarina Costa Alves Frias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016/07/18 | A comunicação matemática: conceções e práticas dos futuros professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Cláudia Maria Henriques Costa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016/07/15 | O desenvolvimento do Pensamento algébrico: Uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano
Arguente principal
|
Sandra Guerreiro Gonçalves (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016/07/01 | A diferenciação pedagógica na sala de aula de Matemática - um estudo exploratório nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
Arguente principal
|
Liliana Pinho Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016/06/16 | O questionamento no desenvolvimento do pensamento crítico nas aulas de Matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Tânia Daniela Macedo Ferreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016/03/30 | A importância do jogo na aprendizagem no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Patrícia Isabel Soares Salgado (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016/03/02 | O impacto do feedback na aprendizagem dos alunos: Um estudo com alunos do 5.º e 6.º anos de escolaridade
Arguente principal
|
Vania Raquel Coelho de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016/01/18 | Matemática e movimento: uma experiência no ensino e aprendizagem da matemática
Presidente do júri
|
Ana Isabel Miranda da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015/12/17 | Os Padrões como base fundamental do ensino e aprendizagem da Matemática. Uma proposta de intervenção na Educação Pré-escolar
e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Micaela Sofia Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015/11/06 | A importância do trabalho de projeto na Educação Pré-Escolar
Presidente do júri
|
Ângela Isabel Barbosa Miranda (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015/11/03 | As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto
do Estágio I
Presidente do júri
|
Maria João Azevedo Gomes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015/10/09 | Trabalho de projeto em Estatística no ensino profissional
Presidente do júri
|
Helena Maria Gomes Bogas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015/07/28 | A utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da matemática. Uma experiência de ensino no 1.º e 2.º Ciclos
do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Joana Marisa Marinho Soares (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015/07/09 | Projeto de Investigação no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o contributo da Interdisciplinaridade com ênfase no Estudo do Meio
Arguente principal
|
Cristina Maria Calisto Neto (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
|
2015/07/09 | As crenças dos alunos acerca da matemática: O contributo das TIC e das Ciências Experimentais num projeto interdisciplinar
no 4.º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Carla Marina da Luz Reis Nunes (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
|
2015/04/30 | A aprendizagem cooperativa no 6.º ano de escolaridade: a utilização de competências sociais e a perceção dos alunos sobre
a sua importância na aprendizagem
Presidente do júri
|
Daniela Filipa dos Santos Lopes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015/04/15 | Intervenção lúdica no processo de ensino-aprendizagem
Presidente do júri
|
Vânia Regina Gonçalves Alves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015/03/31 | A utilização do Quadro Interativo Multimédia nas diferentes áreas curriculares: relatos de estágios no 1.º e 2.º CEB
Presidente do júri
|
Sara Daniela Leite Monteiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015/02/27 | Estudo das Atitudes em Relação à Estatística dos Professores do 1.º Ciclo e dos Professores de Matemática do 2.º Ciclo do
Ensino Básico
Arguente
|
Alexandre dos Santos Vaz Martins (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015/02/26 | Gestão Curricular: o papel do professor
Presidente do júri
|
Joana Isabel da Fonseca Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014/12/09 | O(s) contributo(s) das TIC no ensino: Um estudo de caso utilizando a plataforma da Escola Virtual da Porto Editora
Presidente do júri
|
Mário Alexandre Lima Machado (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014/12/09 | O jogo como recurso educativo no ensino e aprendizagem da matemática. Uma experiência de ensino no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino
Básico
Presidente do júri
|
Rute Sofia Teixeira Moreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014/11/26 | Aperfeiçoamento das competências de escrita no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Marco Cândido Araújo Alves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014/11/12 | Instrução direta como método facilitador da cooperação e da avaliação da aprendizagem
Arguente principal
|
Laura Rodrigues Guedes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014/09/26 | O blogue no desenvolvimento curricular no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Presidente do júri
|
Cristina Manuela da Rocha Sousa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014/06/26 | O conto para crianças e os contadores de histórias
Presidente do júri
|
Natália Oliveira Machado (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014/04/08 | Os e-books como elo de ligação entre a Matemática e a Literatura Infantil
Presidente do júri
|
Eurídice Dalila Alves Teixeira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014/03/28 | A Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto de trabalho de projeto: relatos de estágio no 1.º e 2.º
Ciclos do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Sofia Maria Silva Barros (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013/12/20 | A operacionalização do programa de matemática em vigor no 1.º ciclo do ensino básico pelos professores de Machico
Arguente principal
|
Sandra Cláudia Perestrelo Freire Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013/11 | Adquirir e desenvolver competências matemáticas: O contributo das TIC: um estudo no 3.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Zélia da Conceição Silva Martins (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013/07/22 | O ensino da Estatística na Educação de adultos com o apoio da folha de cálculo
Arguente principal
|
Mara Cristina Sarmento Dias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013/06/07 | Um estudo sobre funções enquadrado nos novos programas de Matemática
Presidente do júri
|
Ana Cristina Lopes Augusto (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013/04/12 | A hora do conto no âmbito da Educação Pré-Escolar: momento privilegiado de animação
Arguente principal
|
Karina Alejandra da silva Machado (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013/04/12 | Pré-Escolar: nível de ensino em que o jogo pode funcionar como estratégia privilegiada de desenvolvimento pessoal e social
da criança
Arguente principal
|
Bruna Nunes da Costa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013/02/13 | Conexões entre as isometrias e outros tópicos matemáticos no Ensino Básico e Secundário
Presidente do júri
|
Sónia Iolanda Baptista Ramos Alves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012/11/09 | O jogo e sua importância em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Sónia Margarete Fonseca (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012/09/05 | As sequências no novo Programa de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Isac Manuel Martins dos Reis (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012/09/03 | O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador
Presidente do júri
|
António João da Costa Cardoso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012/03/09 | O estágio curricular como etapa fundamental de aprendizagem profissional
Arguente principal
|
Maria Manuel Domingues Fonseca (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012/02/28 | O contributo do método de ensino da Geometria e medida no 1.º Ciclo do Ensino Básico para a promoção do sucesso das aprendizagens
matemáticas no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Rosa Martins Cardoso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012/02/27 | A aprendizagem cooperativa no ensino-aprendizagem: Proposta de intervenção para o Pré-Escolar
Arguente principal
|
Bebiana Varanda Lopes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012/02/22 | A Matemática no jardim de infância.
Arguente principal
|
Cristiana de Jesus Magalhães Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012/02/20 | Introdução à Programação Linear
Presidente do júri
|
Daniela Botelho Catalão (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012/01/23 | Isometrias no Ensino Básico
Presidente do júri
|
Maria Manuela Teixeira Coutinho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011/12/16 | Logo: um meio para aprender Geometria no 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Paula Alexandra Pereira da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011/11/30 | As práticas pedagógicas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Sónia Alexandra Afonso Moura (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011/10/19 | Uma experiência de aprendizagem com o Geogebra no 8.º ano de escolaridade: o estudo da mediatriz
Presidente do júri
|
Maria Isabel Vilela Alves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011/10/12 | Do enquadramento curricular às práticas pedagógicas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Maria de Lurdes Cunha da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011/05/06 | Atividades de projeto no jardim de infância
Arguente principal
|
Elsa Maria Martins Borges Esteves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010/12/31 | As Tecnologias de Informação e Comunicação como facilitadoras das Aprendizagens das Crianças com Necessidades Educativas Especiais
Arguente
|
Margarida Antunes Lemos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010/12/31 | A violência dos desenhos animados no comportamento das crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Cândida Maria Cruz (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010/07/27 | As atividades educativas no Jardim-de-infância das Árvores
Arguente principal
|
Isabel Cristina Nascimento Guerra (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010/07/27 | Comunicação Matemática
Arguente principal
|
Ana Lídia Monteiro Barros (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010/07/19 | Relatos de Estágio
Arguente principal
|
Vanessa Maria Vaz de Carvalho Guedes Leite (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010/07/18 | Práticas educativas na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Sílvia Maria Barros Matias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010/07/03 | Escola, animação e comunidade: uma intervenção em espaços educativos da cidade de Vila Real
Presidente do júri
|
Sónia de Fátima Torrie de Carvalho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010/07/02 | A prática pedagógica no Jardim-de-infância das Árvores
Presidente do júri
|
Cristiana Manuela da Silva Nunes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2008/09/11 | Evolução histórica dos problemas de optimização e o seu tratamento no ensino secundário português nos séculos XX e XXI
Arguente principal
|
Ana Elisa Esteves Santiago (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
|
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022/11 - Atual | Ludens–Associação para a Didática e Estudos Lúdicos nas Ciências | Presidente da Assembleia Geral |
2013/10 - Atual | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, | |
2010 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) | |
2005 - Atual | Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) | |
1990 - Atual | Associação de Professores de Matemática (APM) | |
2007/07 - 2013/10 | Centro de Matemática da UTAD (CM -UTAD) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/05/18 - Atual | Membro da Comissão Científica da International Conference on Math Education and Technology, - ICMET 2023, realizado na Universidade
de Aveiro, de 2 a 4 de outubro de 2023.
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2023/02/06 - Atual | Membro da Comissão Científica do VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2023). Escola Superior de Educação
de Coimbra, 21 e 22 de abril de 2023
Membro
|
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2023/01/02 - Atual | Membro da Comissão Científica do VII Encontro Internacional de Formação na Docência -INCTE 2023. Escola Superior de Educação
do Instituto Politécnico de Bragança, 5, 6 de maio de 2023
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2022/04/18 - Atual | Membro da Comissão Científica do 3nd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education
- TECH-EDU 2022, realizado on line e na Universidade Nova de Lisboa, de 31 de agosto a 2 de setembro de 2022.
Membro
|
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal |
2022/02/01 - Atual | Membro da Comissão Científica do Encontro Internacional A voz dos professores de Ciências e Tecnologia - VPCT 2022, realizado
on line, de 10 a 12 de novembro de 2022
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2022/06/01 - 2023/10/02 | Membro da Comissão responsável pela elaboração da proposta de criação do curso de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º
Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Escola de Ciências e Tecnologia, submetida em novembro de 2022 e acreditado
em outubro de 2023.
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2019/02/01 - 2020 | Membro da Comissão responsável pela elaboração da proposta de criação do curso da Licenciatura em Matemática Aplicada e Ciência
de Dados da Escola de Ciências e Tecnologia, acreditado pela A3ES em maio de 2020 e implementado no ano letivo 2020/21
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2010/09/01 - 2011/07 | Membro da Comissão responsável pela elaboração da proposta de criação do curso de doutoramento em Didática das Ciências e Tecnologia da Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD (Despacho n.º 16/2010/ECT), acreditado pela A3ES em julho de 2011 (registo DGES R/A-Cr28/2011). | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |