Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Rui Ramos
Nomes de citação
- Ramos, Rui
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 281E-FBCD-2E5A
- ORCID iD
- 0000-0001-8700-8301
- Google Scholar ID
- OYRzq7UAAAAJ
- Researcher Id
- M-9681-2013
- Scopus Author Id
- 55223221100
Endereços de correio eletrónico
- rlramos@ie.uminho.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (351) 253601230 (Profissional)
Moradas
- Universidade do Minho, Instituto de Educação. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Websites
- http://ruiramossite.webnode.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2006
Concluído
|
Linguística (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Aspectos do discurso do ambientalismo nos media escritos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
1997
Concluído
|
Linguística Portuguesa Descritiva (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Aspectos da configuração do discurso de opinião na Comunicação Social" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1992
Concluído
|
Licenciatura em Ensino de Português e Francês (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/10/20 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2006/02 - 2023/10/19 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
1997/02 - 2006/02 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1996/12 - 1997/02 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/09/01 - 2015/08/31 | Outra Situação (Docente Universitário) | Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor - Leste |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/02/01 - 2020/04/30 | A organização discursiva dos textos de divulgação científica mediática para crianças e jovens
00000
Outra
Faculdade de Filologia da Universidade de Sevilha, Espanha
|
Fundación Carolina
Em curso
|
2013/04/15 - 2013/07/14 | Características linguístico-discursivas de textos de divulgação científica mediática para crianças
00000
Bolseiro de Investigação
Universidade do Rio do Vale dos Sinos, Brasil
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014 - Atual | Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho
UIDB/00317/2020
Investigador
Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal
|
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/01 - 2015/12 | Estudos sobre os discursos dos media na Universidade de São Paulo e na Universidade do Porto: implicações teóricas e práticas
Programa USP/UP
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Porto, Portugal Universidade de São Paulo, Brasil |
Em curso
|
2009 - 2012 | Investigação e avaliação de leitura no 1º Ciclo: desenvolvimento de inventários de avaliação de leitura
PTDC/PSI-PED/098592/2008
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007/10 - 2011/06 | Imagens da Infância - discursos mediáticos sobre as crianças em risco
PTDC/CCI/64130/2006
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009/04 - 2010/06 | Basic Education 3rd Cycle Curriculum Development (Timor-Leste)
RW_7L42KG-67
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Ministério da Educação de Timor-Leste, Timor - Leste |
UNICEF
Concluído
|
2005 - 2007 | A política das alterações climáticas: discursos e representações
POCI/COM/56973/2004
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tradução |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/10/10 | Desenvolvimento da competência em escrita académica no ensino superior | ENDA2 - Segundo Encontro Nacional sobre Discurso Académico |
2021/09/18 | Revistas de divulgação científica para crianças em Portugal: configurações discursivas e objetivos pragmáticos | XIX ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências e IV ISSE - International Seminar on Science Education
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2021/07/09 | O ensino do português mediado com o uso de recursos digitais | 14.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Chaves)
|
2021/07/05 | Ensinar e Aprender Português: a digital resource for learning to read and write | EDULEARN21 - 13th Annual International Conference on Education and New Learning Technologies
International Academy of Technology, Education and Development (Espanha)
|
2020/09/08 | Os tradutores timorenses e a política linguística em Timor-Leste | Colóquio Internacional "Timor-Leste: a ilha e o mundo", da Timor-Leste Studies Association
Timor-Leste Studies Association (Coimbra, Portugal)
|
2020/05/29 | Linguística aplicada ao ensino da língua e dos discursos | Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada - Universidade do Rio do Vale dos Sinos - UNISINOS
Universidade do Rio do Vale dos Sinos - UNISINOS (São Leopoldo, RS, Brasil)
|
2019/10/29 | A língua portuguesa na construção da cidadania em Timor-Leste | I Seminário Internacional do Curso de Formação de Professores do Ensino Pré-escolar da UNTL
Universidade Nacional Timor Lorosa'e (Díli, Timor - Leste)
|
2019/10/23 | Ensino das línguas como pedagogia dos discursos. Reflexões sobre práticas de ensino em Timor-Leste | IV Jornadas Pedagógicas
Universidade Nacional Timor Lorosa'e (Díli, Timor - Leste)
|
2019/09/16 | Ensino da língua como pedagogia dos discursos. Relato de experiências pedagógicas | X Simpósio Internacional de Estudo dos Géneros Textuais - SIGET
Universidad Nacional de Cordoba (Cordoba, Argentina)
|
2019/09/06 | Climate emergency in the Portuguese Parliament: how the media portrays the debate. A discursive approach | Conference "Language and Ecology: towards a shared narrative in intrdiscilinary research
Hong Kong Sue Yan University (Hong Kong, Hong Kong)
|
2019/07/04 | Semear o gosto pela ciência - análise do género de divulgação científica mediática para crianças | IV Jornadas em Estudos da Criança
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/07/04 | A divulgação científica mediática para crianças e os seus objetivos ilocutórios. Um caso e | IV Jornadas em Estudos da Criança
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/04/10 | Virtualidades do livro-álbum A árvore da escola para a promoção da ecoliteracia | 2.º Simpósio de Jovens Investigadores em Literatura para a Infância e Juventude
Departamento de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018 | Media science communication for children. A linguistic approach | 2018 Science and You International Symposium on Culture of Science
National Academy of Innovation Strategy / Université de Lorraine (Pequim, China)
|
2018 | Teoria e prática da ecoliteracia na literatura infantil | III Jornadas em Estudos da Criança
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | Discurso científico e ideologia na revista do Estado Novo Portugal Colonial | VII Jornadas Internacionais de Análise do Discurso - JADIS VII e Projeto "Memory, Identity, Integration to identify analysis
models in media communication" - MEMITÀ
Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Centro de Linguística da Universidade do Porto; Università degli Studi di Palermo (Porto, Portugal)
|
2017 | O domínio das tipologias textuais no ensino básico: relato de uma experiência pedagógica | 3.º Encontro "A linguística na formação do professor - das teorias às práticas educativas"
Faculdade de Letras do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | Política linguística em ambiente multilingue: o caso de Timor-Leste | Congresso Internacional "Itinerâncias: textos, mediações e transculturações"
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2017 | Disclosing nature through reading: an analysis of picturebooks depicting deep see | 2nd International Conference "Literacy in contemporary society: spaces, discourses, practices"
University of Cyprus (Nicosia, Portugal)
|
2016 | A natureza nas narrativas para crianças: branqueamentos e ecoliteracia | 2º Seminário "Literatura Infantil e Educação (Ambiental)"
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Int. Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2016 | Contributos para o estudo dos usos da língua portuguesa em Timor-Leste | 3º Congresso Internacional "Pelos mares da língua portuguesa"
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2016 | A natureza na literatura para a infância: entre locativo e agentivo | 3.º Encontro de literatura para a infância "A natureza dos/nos livros"
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Configurações de ciclos da vida na literatura para crianças. Uma análise ecolinguística | III Encontro Brasileiro de Ecolinguística
Universidade de Brasília (Brasília, Brasil)
|
2016 | Discursos migrantes: estratégias de designação de nós e os outros em discursos de opinião | IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
|
2016 | Discursos do Presidente Mário Soares nas comemorações do 25 de Abril (1986-1995) | VI Jornadas Internacionais de Análise do Discurso - JADIS VI e II Congresso Internacional de Estudos do Discurso
Faculdade de Letras do Porto (Porto, Portugal)
|
2015 | Instituto da Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa'e: missão e ação | II Simpósio de Educação "Língua, ciência e tecnologia no Timor-Leste"
Universidade Nacional Timor Lorosa'e (Díli, Timor - Leste)
|
2015 | As línguas e os hábitos culturais. Um estudo de caso numa escola secundária timorense | Conferência "Timor-Leste: o local, regional e global"
Timor-Leste Studies Association (Díli, Timor - Leste)
|
2015 | Avaliação da proficiência em língua portuguesa dos docentes da Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor-Leste (2015) | Colóquio "Educação em Timor-Leste: (re)(des)construindo o futuro
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2015 | Genetically modified maize cultivation in the Portuguese press. Un ecolinguistic approach | Colóquio "Ecolinguisticum 2015"
Universidade de Graz (Graz, Áustria)
|
2015 | Traços de didaticidade em artigos de divulgação científica mediática. O caso de uma edição especial "verde" da revista Visão | V Jornadas de Análise do Discurso - JADIS V
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014 | The hypertextual organization of science dissemination media texts aimed at children | 13th International Public Communication of Science and Technology Conference
Public Communication of Science and Technology Network (Salvador, Brasil)
|
2014 | Da literatura infantil à promoção da ecoliteracia: um percurso de análise linguística | III Ciclo de Conferências de Literatura para a Infância e Juventude "Maio a ler"
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2014 | Marcas deíticas da presença do locutor no discurso científico. Dissertações de mestrado apresentadas na Universidade do Minho | IV Jornadas de Análise do Discurso - JADIS IV
Faculdade de Letras do Porto / Universidade de São Paulo (Porto, Portugal)
|
2014 | O discurso da liberdade na pós-revolução. Análise de um discurso comemorativo do 25 de abril em 1977 | Ciclo de conferências "Discursos da Liberdade"
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2013 | O discurso sobre o ambiente: 'carnaval textual' | Ciclo de Palestras "(Nem) Sempre às Quintas"
Núcleo de Estudos Avançados em Linguagem, Interação e Tecnologias / Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada Universidade
do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil, Brasil)
|
2013 | O discurso sobre o ambiente na esfera pública | Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2013 | Ecoliteracia e literatura para a infância e juventude em Portugal | LITERALISE
Programa de Pós-graduação em Educação / LITERALISE / NEPALP / PET-Pedagogia, do Centro de Ciências da Educação / Universidade
Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, Brasil)
|
2013 | Construção dos objetos de discurso em artigos mediáticos de divulgação científica para crianças | III Jornadas de Análise do Discurso
Faculdade de Letras do Porto / Centro de Linguística da Universidade do Porto / Universidade de São Paulo (Porto, Portugal)
|
2012 | O rei de Espanha foi caçar elefantes. A construção discursiva do evento nos media portugueses | I Encontro brasileiro de ecolinguística
Universidade de Brasília (Brasília, Brasil)
|
2012 | Editoriais de edições especiais "verdes" na imprensa periódica portuguesa contemporânea. O caso da revista "Visão" | VIII International Conference of the American Portuguese Studies Association - APSA
American Portuguese Studies Association - APSA (Iowa City, Estados Unidos)
|
2012 | A relação Portugal - Timor-Leste nos discursos do Presidente e na imprensa | II Jornadas de Análise do Discurso - JADIS II
Faculdade de Letras do Porto (Porto, Portugal)
|
2012 | Cross-readings and ecoliteracy in children's pop-up books | International Conference on Language, Literature and Culture
Institute of Advanced Studies in English / Universidade de Pune (Pune, Índia)
|
2011 | Child immigration in the Portuguese press - outlining the phenomenon | Conferência Internacional 'Globalocal Citizenship', da CiCe Association - Children's Identity and Citizenship in Europe
CiCe Association - Children's Identity and Citizenship in Europe (Coimbra, Portugal)
|
2011 | Infância protegida? A imagem mediática das crianças aos olhos do provedor | Congresso Nacional 'Literacia, Media e Cidadania'
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2011 | Promoting ecoliteracy: challenges of children's literature in the new millennium | 8th The Child and the Book Conference
Universidade de Oslo (Oslo, Noruega)
|
2011 | A linguistic approach to examining children at risk and protected childhood in the Portuguese press | 'Protected childhood?' - 4th Finnish Childhood Studies Conference
Universidade de Helsínquia (Helsínquia, Finlândia)
|
2011 | L'interdiscours environnemental dans le discours politique | Colóquio "Le discours politique portugais en perspective: approches plurielles"
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2011 | Children's literature and environmental ethics | Colóquio "Living with consequences 2011 - Environmental ethics and society"
Universidade de Koper (Koper, Eslovénia)
|
2010 | Children's perception of Nature in Portuguese picture story books | Conference "Preserving the future: sustanability of Language, Culture and Nature"
Universidade de Reykjavik (Reykjavik, Islândia)
|
2010 | Child Poverty in the Portuguese Press - mapping a social problem | "Communication and Citizenship" - Congresso Internacional da IAMCR - International Association for Media and Communication
Research
IAMCR - International Association for Media and Communication Research (Braga, Portugal)
|
2010 | Urban and rural landscapes in Portuguese picture story books: reification and perceptions | 5th Conference of the International Association of Literary Semantics “The semantic of landscapes "
International Association of Literary Semantics (Génova, Itália)
|
2010 | Reading images: an approach to children's picturebooks | 2nd Baltic Sea Conference –- 15th Nordic Reading Conference ”Literacy Skills – for Learning”
FinRA - Finnish Reading Association (Åbo/Turku, Finlândia)
|
2010 | Depicting childhood in TV: analysis of children's images in news bulletins | 3º Congresso Europeu do ECREA - European Communication and Education Association
ECREA - European Communication and Education Association (Hamburgo, Alemanha)
|
2010 | Vozes políticas no discurso mediático sobre o ambiente | XII Colóquio de Outono do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho
Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2009 | Newspaper headlines: a methodological framework for research into representations of children at risk | Colóquio internacional "Rhetoric in Society"
Universidade de Leiden (Leiden, Países Baixos)
|
2009 | Visual rhetoric and photojournalism: towards an analysis of children's pictures in newspapers | Colóquio internacional "Rhetoric in Society"
Universidade de Leiden (Leiden, Países Baixos)
|
2009 | Les enfants en risque à la presse: enfant agresseur et enfant victime dans des narrations médiatiques | Colóquio internacional "Communication et Argumentation dans la Sphère Publique. À la recherche d’une nouvelle Nouvelle Rhétorique"
Universidade de Galati (Galati, Roménia)
|
2009 | Violence among adults and children in the Portuguese press. The rhetorical construction of victim and offender profiles | Colóquio internacional "The Visual and Verbal Rhetoric of the Media"
Universidade de Lozd (Lodz, Polónia)
|
2009 | Other childhoods: portraits of children from all over the world in the Portuguese press | Congresso anual da "International Association for Media and Communication Research" (IAMCR) "Human Rights and Communication"
International Association for Media and Communication Research" (IAMCR) (Cidade do México, México)
|
2009 | Portraits of children from Europe in the Portuguese press | 9º Congresso da European Sociological Association (ESA) "European Society or European Societies?"
European Sociological Association (ESA) (Lisboa, Portugal)
|
2009 | As crianças em risco na imprensa portuguesa - um estudo da cobertura jornalística em 2008 | "Comunicação, Cognição e Media" - Congresso Internacional de Ciências da Comunicação
Faculdade de Filosofia - Universidade Católica Portuguesa (Braga) (Braga, Portugal)
|
2009 | Hétérogénéité énonciative dans les textes médiatiques sur les enfants en danger | "Comunicação, Cognição e Media" - Congresso Internacional de Ciências da Comunicação
Faculdade de Filosofia - Universidade Católica Portuguesa (Braga) (Braga, Portugal)
|
2009 | Apports pour la caractérisation de la rhétorique ‘verte’ dans la presse généraliste portugaise | Colloque International "Les discours écologistes"
Universidade de Paris - Sorbonne (Paris, França)
|
2008 | Ecoliteracia e figurações do ambiente num corpus literário para a infância | 1º Congresso Internacional de Estudos da Criança - 'Infâncias possíveis, mundos reais'
Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008 | Argumentação e emoção no discurso sobre o ambiente na imprensa portuguesa | III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso - 'Emoções, ethos e argumentação'
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
|
2008 | Porque são as crianças notícia na imprensa portuguesa? | VI Congresso Português de Sociologia 'Mundos Sociais: saberes e práticas'
Universidade Nova de Lisboa - FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Media representations of children - elements of analysis | 26º Congresso Mundial da "International Association for Media and Communication Research" (IAMCR)
International Association for Media and Communication Research" (IAMCR) (Estocolmo, Suécia)
|
2008 | A criança na comunicação social | Encontro "Quando quem decide não é Deus. Percursos de protecção de crianças e jovens. Dúvidas, modelos, escolhas"
Fundação Bissaya Barreto (Coimbra, Portugal)
|
2008 | Crianças em risco: elementos para a constituição de um reportório interpretativo da imprensa | XXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal)
|
2008 | L’enfant en danger à la Une: médias, discours et société | Colóquio internacional "Analyse de discours et demande sociale. Enjeux théoriques et méthodologiques"
Universidade de Paris 3 (Paris, França)
|
2007 | Organização e funções do dossier de imprensa. O caso do discurso mediático do ambiente em Portugal | 4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - SIGET
Universidade do Sul de Santa Catarina (Tubarão, Brasil)
|
2007 | A ecolinguística entre as ciências da linguagem | 5º Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM
Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM (Braga, Portugal)
|
2007 | Imagens da infância. Um estudo do discurso mediático sobre as crianças em risco | 5º Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM
Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM (Braga, Portugal)
|
2007 | Media discourses on climate change - enunciation, textualization, reification | Colóquio 'Communicating climate change: discourses, mediations and perceptions'
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2006 | Promoção da ecoliteracia - virtualidades e limitações em textos para a infância | 2º Congresso Internacional 'Criança, Língua, Imaginário e Texto Literário - Centro e Margens na Literatura para Crianças e
Jovens'
Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2006 | Intersections between science, media and climate change: a linguistic outlook | Conferência 'Rhetoric in Society 2006'
Universidade de Aalborg (Aalborg, Dinamarca)
|
2006 | Aspectos do discurso do ambientalismo nos media escritos | Colóquio 'Quid Novi 2006' - 7º Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística do Centro de Linguística da Universidade
do Porto
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2005 | Discursos e representações ambientais: processos comunicativos entre actores sociais, media e cidadãos | 4º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Aveiro, Portugal)
|
2003 | Promoção de literacias: abordagens teóricas e estratégias de intervenção | I Encontro Internacional 'A Criança, a Língua e o Texto Literário'
Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2003 | Linguística e ambientalismo | II Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso
Instituto de Letras e Ciências Humanas - Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2003 | Ecolinguística: um novo paradigma para a reflexão sobre o discurso? | Colóquio 'Língua e Discurso'
Faculdade de Letras do Porto (Porto, Portugal)
|
2002 | Discours vert et manipulation | Simpósio Internacional "Manipulation in the totalitarian ideologies of the 20th century"
Università della Svizzera Italiana; University of Lugano; (Ascona, Suiça)
|
2002 | Linguística e ensino da língua materna: realidade e projectos no IEC | Jornadas DCILM 2002 - Língua Materna
Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2001 | Uma experiência em Timor | Encontro "Voando sobre a Psicologia. Novas abordagens e investigações" - "3ª semana da Psicologia"
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2001 | Dialogismo no discurso do ambientalismo na imprensa em Portugal | 3º Congresso Internacional "Espaço Lusófono"
Universidade de São Petersburgo - Centro de Estudos Luso-Brasileiros (São Petersburgo , Rússia)
|
2000 | Discurso, cognição e prática social na infância | Congresso Internacional Mundos Sociais e Culturais da Infância
Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2000 | O acto ilocutório de convite no discurso infantil | IV Congresso Internacional de Língua, Cultura e Literaturas Lusófonas
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela , Espanha)
|
2000 | Jogos linguísticos | Fórum "Metamorfoses Lúdicas"
Associação de Ludotecas de Famalicão (Famalicão , Portugal)
|
2000 | Dimensões do discurso ambientalista nos media: uma abordagem exploratória | 7º Encontro de Estudos Portugueses da "Associação Labor de Estudos Portugueses"
Universidade de Aveiro / Associação Labor de Estudos Portugueses (Aveiro, Portugal)
|
1999 | O discurso de opinião como discurso polémico: aspectos da sua configuração e da interacção social | II Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
1999 | As Partículas Modais como co-indicadores ilocutórios: o caso das perguntas retóricas | XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Faro, Portugal)
|
1995 | Estratégias argumentativas: as perguntas retóricas | 2º Encontro de Estudos Portugueses da "Associação Labor de Estudos Portugueses"
Universidade de Aveiro / Associação Labor de Estudos Portugueses (Aveiro, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | Uma análise lexical e morfossintática da escrita em português dos alunos do ensino secundário em Cabinda/Angola
Orientador de Francisco Sérgio Manuel Mabiala
|
Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Literacias e Ensino do Português (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 - Atual | Conhecimento sintático na escrita de narrativas: estudo de caso de alunos da 9.ª classe no Chitato
Orientador de Martins Nvuenda Baveca
|
Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Literacias e Ensino do Português (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 - Atual | Produção e interação orais em português língua estrangeira: uma proposta de ensino baseada na resolução de problemas
Coorientador de Liliana Isabel da Cunha Soares
|
Doutoramento em Didática das Línguas, especialidade Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021 - Atual | Movimento perpétuo e ritmos naturais. A promoção da ecoliteracia no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Orientador de Bruna Isabel Ferreira da Cunha
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino
Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - Atual | Implicações da competência sintática na interpretação das questões de compreensão de textos em manuais de Português do 2.º
Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Juliana Vaz Almeida Gomes Ferreira
|
Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade em Infância, Desenvolvimento e Aprendizagem (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2023/10/12 | Movimento perpétuo e ritmos naturais. A promoção da ecoliteracia nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino
Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/10 - 2023/09/28 | O estudo dos tipos textuais: uma experiência de intervenção pedagógica no 2.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino
Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2023/05/03 | Construção do pensamento crítico através da literatura infantojuvenil: uma abordagem integrada no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino
Básico
Orientador de Lara Gabriela Rodrigues Antunes
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino
Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/10 - 2023/04/26 | Consciência ambiental na infância: estratégias de promoção da ecoliteracia nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino
Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2023/01/05 | Tipologias textuais: estratégias de interpretação e produção de textos no 1.º ciclo e no 2.º ciclo do ensino básico
Orientador de Cátia Alexandra Teixeira Ribeiro
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino
Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2022/06/30 | Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa
Orientador de Laurindo António Paulo
|
Mestrado em Metodologia do Ensino Primário, Especialidade Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola |
2021 - 2022/06/28 | Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa
Orientador de Isaac Eduardo Kalunhi
|
Mestrado em Metodologia do Ensino Primário, Especialidade Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola |
2020 - 2022/04/29 | A literatura infantil como promotora da ecoliteracia: fomentar a consciência ecológica no 1.º ciclo e no 2.º ciclo a partir
do estudo da língua
Orientador de Ana Beatriz Pereira
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino
Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2022/03/04 | Promoção da ecoliteracia: estratégias pedagógicas para combater a indiferença ecológica no 1.º ciclo e no 2.º ciclo do ensino
básico
Orientador de Diana Brito da Costa
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino
Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2021/12/17 | O papel da literatura infantojuvenil na promoção da ecoliteracia no jardim de infância e no 1.º ciclo do Ensino Básico
Orientador de Catarina Moreira Macedo
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2021/12/16 | Política linguística em Timor-Leste: a formação e a ação dos tradutores
Orientador de Paulo Henriques
|
Doutoramento em Ciências da Educação - especialidade Literacias e Ensino do Português (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2020/02/27 | Contributos da literatura infantojuvenil para a promoção da ecoliteracia
Orientador de Odete Pereira da Silva
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2019/02/26 | A promoção da Ecoliteracia - Intervenção em contextos de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Catarina Luísa Moutinho Sampaio
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2018 | Texto de divulgação científica mediática para crianças: uma experiência de intervenção pedagógica no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador de Maria Luísa Costa
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2017 | Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico
Orientador de Catarina Ramos
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2017 | A emancipação do imaginário: as potencialidades do texto poético no ensino básico
Orientador de Jorge Camões Dias
|
Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2017 | Ecoliteracia: a influência das narrativas no desenvolvimento da consciência ecológica dos alunos
Orientador de Marisa Raquel Marques Vieira
|
Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2015 | A consciência morfológica e a formação do plural e do feminino. Um estudo com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Janete Rute Loureiro Coelho
|
Ciências da Fala e da Audição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2015 | Uma breve reflexão sobre o ensino da gramática na aula de língua portuguesa no 3.º ciclo do ensino básico em Díli
Orientador de Filomena da Costa Vaz Gaio
|
Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor - Leste
|
2014 - 2015 | Aprendizagem da língua portuguesa e prática discursiva quotidiana. Um estudo com alunos na Escola Secundária Geral Nicolau
Lobato
Orientador de José Araújo Pereira do Carmo
|
Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor - Leste
|
2009 - 2015 | Géneros textuais e práticas de sucesso no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Teresa Paula Pinto Antunes Pinhão
|
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2014 | Consciência morfológica em crianças com dificuldades de leitura e escrita
Orientador de Liliana Catarina Filipe Gomes
|
Ciências da Fala e da Audição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2014 | Iniciação ao estudo de textos de divulgação científica por alunos de 1.º e 2.º Ciclo
Orientador de Tânia Ribeiro
|
Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2014 | Representações da infância construídas no manual escolar. Uma abordagem linguística dos textos dos manuais do 4.º ano de Português
Orientador de Teresa da Conceição Mendes de Castro
|
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2013 | Erros ortográficos em provas de ditado. Um estudo com crianças com dificuldades de leitura e escrita
Orientador de Maria João da Conceição Lousada
|
Ciências da Fala e da Audição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 - 2013 | Atividades de escrita nos manuais escolares do ensino básico
Orientador de Sónia Margarida Martins Ferreira
|
Ciências da Educação, esp. em Supervisão Pedagógica em Línguas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2012 | Ensino da leitura de sílabas complexas com base na terapia da fala
Coorientador de Mariana Cirne de Almeida
|
Ciências da Fala e da Audição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 - 2012 | Coesão lexical em textos descritivos e narrativos de meninos e meninas
Coorientador de Vânia Filipa Rodrigues Figueiredo
|
Ciências da Fala e da Audição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/07/10 - 2023/07/11 | Quartas Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar - 4LESE (2023/07/10 - 2023/07/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2022/09/13 - 2022/09/15 | I International Conference on Child Studies (2022/09/13 - 2022/09/15)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Investigação em estudos da Criança, Portugal |
2022/07/18 - 2022/07/18 | 1.º Encontro Nacional EAP - "A aprendizagem (e o ensino) da leitura e da escrita na era digital" (2022/07/18 - 2022/07/18)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Lusoinfo Multimedia, S. A., Portugal |
2020 - 2020 | XXII Colóquio de Outono (2020/11/05 - 2020/11/06)
Encontro
|
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal |
2019/10/09 - 2019/10/11 | XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
(2019/10/09 - 2019/10/11)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2018 - 2018 | IV Encontro Brasileiro de Ecolinguística
Encontro (Outra)
|
Universidade Federal do Ceará, Brasil |
2017 - 2017 | II Jornadas de Leitura, Escrita, Sucesso Escolar e Alfabetização e III Jornadas Internacionais de Alfabetização
Encontro (Outra)
|
Centro de Investigação em Estudos da Criança e Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2014 - 2014 | 10º Encontro Nacional / 8º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Encontro (Outra)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2012/06/22 - 2012/06/23 | 9º Encontro Nacional / 7º Internacional de Investigação em leitura, Literatura Infantil e Ilustração (2012/06/22 - 2012/06/22)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Estudos da Criança, Portugal |
2012 - 2012 | Critical Approaches to Discourse Analisys Across Disciplines
Congresso (Outra)
|
|
2010 - 2010 | 8º Encontro Nacional / 6º Internacional de Investigação em leitura, Literatura Infantil & Ilustração
Encontro (Outra)
|
|
2009 - 2009 | X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2008 - 2008 | 1ª Sessão Plenária Regional do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP): Fundamentar as Práticas Pedagógicas em Língua
Portuguesa no Ensino Básico
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2008 - 2008 | 2ª Sessão Plenária Regional do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP): Fundamentar as Práticas Pedagógicas em Língua
Portuguesa no Ensino Básico
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2008 - 2008 | 7º Encontro Nacional / 5º Internacional de Investigação em leitura, Literatura Infantil & Ilustração
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Estudos da Criança, Portugal |
2006 - 2006 | 6º Encontro Nacional / 4º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2005 - 2005 | III Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2003 - 2003 | I Encontro Internacional ‘A Criança, a Língua e o Texto Literário – da Investigação às Práticas’
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2003 - 2003 | II Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2002 - 2002 | Jornadas DCILM 2002: A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2002 - 2002 | IX Encontro da Associação Labor de Estudos Portugueses (ALAEP) – "Percursos do Eros: representações do erotismo (literatura,
cultura, linguística...)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2001 - 2001 | Jornada de Trabalho em Análise Linguística do Discurso
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho; FCT, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/03/22 | Conceções e práticas de ensino da escrita dos professores de Língua Portuguesa no Ensino Secundário em Moçâmedes - Namibe,
Angola
Vogal
|
Isaura Laurinda Manuel Joaquim (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2024/02/06 | O desenvolvimento da competência comunicativa e intercultural através dos temas transversais, nas aulas de Português do Ensino
Secundário Geral em Moçambique
Arguente
|
Josefina Marília Rodrigues Caetano Ferrete (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2024/01/30 | Literatura Infantil, inteligência emocional e sucesso escolar dos alunos do 1.º CEB e do 2.º CEB
Presidente do júri
|
Sofia Manuela Matos Teixeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2024/01/30 | Educação literária e literacia com crianças. Um estudo nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Joana Marcela Nunes da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2024/01/30 | Literatura infantojuvenil: como abordar a inclusão no Ensino Básico
Presidente do júri
|
Bruna Daniela Freitas de Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2024/01/05 | Discursos de tomada de posse presidencial e construção dos tópicos discursivos. Brasil e Portugal nos tempos da democracia
Arguente principal
|
Kátia Solange Fraifer Palhano Lopes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/12/11 | Educação para os riscos com alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico através da análise e interpretação de fontes em contesto
de trabalho de projeto
Presidente do júri
|
Filipa Isabel Rodrigues Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/10/23 | Os direitos humanos numa perspetiva infantojuvenil: um estudo de caso no 1.º e 2.º CEB
Presidente do júri
|
Andreia Isabel da Cruz Figueiredo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/10/12 | Movimento perpétuo e ritmos naturais. A promoção da ecoliteracia nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Orientador
|
Bruna Isabel Ferreira da Cunha (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/09/28 | O estudo dos tipos textuais: uma experiência de intervenção pedagógica no 2.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Susana Raquel da Silva Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/09/28 | A leitura dialogada como estratégia de construção de significados elaborativos e da sua aprendizagem explícita
Presidente do júri
|
Ana Catarina Rosário Caldas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/07/25 | Estratégias de organização do léxico e sua mobilização para a compreensão leitora nos 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico
Arguente
|
Lídia Vieira Freitas Cancela Nogueira (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2023/06/09 | Escrita criativa: perspetivas didáticas do ensino da escrita no 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Mariana Ribeiro Monteiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/05/03 | Construção do pensamento crítico através da literatura infantojuvenil: uma abordagem integrada no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino
Básico
Orientador
|
Lara Gabriela Rodrigues Antunes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/04/26 | Consciência ambiental na infância: estratégias de promoção da ecoliteracia nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Orientador
|
Daniela Sofia Martins Carreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/03/01 | A literatura infantojuvenil e valores: desenvolvimento de competências de cidadania através da leitura no 1.º e 2.º ciclos
do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Gabriela Maria Lopes Nogueira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/01/05 | Tipologias textuais: estratégias de interpretação e produção de textos no 1.º ciclo e no 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Cátia Alexandra Teixeira Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/12/20 | Relatório de Estágio no Departamento de Publicações do Museu Calouste Gulbenkian: editar no museu
Arguente principal
|
Maria Manuel Soalheiro Ramalho (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/12/12 | O contributo da Educação Intercultural para a formação cidadã do aluno: experiências didáticas em Estudo do Meio e História
e Geografia de Portugal
Presidente do júri
|
Ângela Luísa Ferreira de Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/11/30 | As visitas de estudo virtuais em "Estudo do Meio" e "História e Geografia de Portugal"
Presidente do júri
|
Ana Rita da Silva Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/11/28 | A intertextualidade como mecanismo auxiliador na formação do leitor: um estudo de caso com alunos do 1.º e do 2.º Ciclo do
Ensino Básico
Presidente do júri
|
Sara Diana Fontes Marques da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/11/28 | A Cidadania e a Literatura Infantil - estudo de caso 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Josefa Maria Ferreira Leite (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/11/28 | A Mudança Concetual em "Estudo do Meio" e em "História e Geografia de Portugal"
Presidente do júri
|
Ana Margarida Monteiro de Sá (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/11/14 | O ensino dos valores através da literatura infantil no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Ana Isabel Soares Alves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/11/14 | Teatro para crianças. Atividade didática com alunos do 1.º e 2.º ciclos.
Presidente do júri
|
Marta Isabel Matias Ferreira da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/09/21 | O discurso de ódio em comunicação mediada por computador. Deteção e identificação de marcadores textuais
Arguente
|
Ana Martins Iriarte (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/07/21 | Portugal e a minha terra - construindo aprendizagens significativas através do ensino do meio local
Presidente do júri
|
Catarina Torrão Gavina (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/07/20 | Os jogos didáticos como estratégia de ensino em Estudo do Meio e História e Geografia de Portugal
Presidente do júri
|
Ana Sofia Pinto Dantas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/07/20 | A aprendizagem da História, no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, através do Património Imaterial de Guimarães: lendas, tradição
oral e recriação histórica
Presidente do júri
|
Sofia Daniela Rodrigues Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/07/01 | Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa
Arguente
|
José Mukuambi Jorge (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Universidade do Minho, Portugal |
2022/06/30 | Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa
Orientador
|
Laurindo António Paulo (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Universidade do Minho, Portugal |
2022/06/28 | Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa
Arguente
|
Emília Manuel Tutunguila (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Universidade do Minho, Portugal |
2022/06/28 | Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa
Orientador
|
Isaac Eduardo Kalunhi (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Universidade do Minho, Portugal |
2022/05/25 | Ensino de português em Timor-Leste: uma análise de manuais de português para o Ensino Secundário Geral
Arguente
|
António José de Oliveira Soares (Doutoramento)
Faculdade de Letras do porto, Portugal
|
2022/03/15 | Formação inicial de professores de português em Timor-Leste: orientações e práticas (2002-2016)
Arguente
|
Manuel Belo de Carvalho (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/03/09 | O contributo da banda desenhada para o desenvolvimento de ideias dos estudantes sobre multiperspetiva e mudança histórica
Presidente do júri
|
Inês Vilela Santos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/03/07 | Transição do mundo romano e a Idade Média: abordagens multiperspetivadas em contexto de 7.º ano
Presidente do júri
|
João Manuel Soares da Cruz (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/03/04 | Promoção da ecoliteracia: estratégias pedagógicas para combater a indiferença ecológica no 1.º ciclo do Ensino Básico e no
2.º ciclos do Ensino Básico
Orientador
|
Diana Brito da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/03/02 | A educação literária e as emoções: intervenção no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Manuela Adriana de Sousa Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/02/22 | Valor(es) e educação literária. Um estudo de caso no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Viviana Catarina Lima Azevedo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/02/22 | O clube de leitura como estímulo na formação de leitores - estudo de caso
Presidente do júri
|
Marta Raquel Fernandes Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/12/17 | O papel da literatura infantojuvenil na promoção da ecoliteracia no jardim de infância e no 1.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Catarina Moreira Macedo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/12/16 | Política linguística em Timor-Leste: a ação e a formação dos tradutores
Orientador
|
Paulo Henriques (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/10/19 | Desresponsabilização enunciativa nos jornais Público e Correio da Manhã: mecanismos linguísticos e discursivos extraídos de
corpora
Arguente
|
Patrícia Manuela Neiva Teixeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/04/28 | Imagens presidenciais nos discursos de tomada de posse nos cem anos da República Portuguesa
Vogal
|
Micaela Maria Assis de Aguiar (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/12/14 | O papel da linguagem no processo de ensino/aprendizagem - um estudo no âmbito de diferentes disciplinas escolares
Vogal
|
Branca Luísa dos Santos Rodrigues (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/02/27 | Contributos da literatura infantojuvenil para a promoção da ecoliteracia
Orientador
|
Odete Pereira da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/07/01 | Estudo sobre o uso de pronomes pessoais por alunos chineses e portugueses
Arguente principal
|
Xu Ying (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/02/26 | A promoção da Ecoliteracia - Intervenção em contextos de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Catarina Luísa Moutinho Sampaio (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/04/05 | Texto de divulgação científica mediática para crianças: uma experiência de intervenção pedagógica no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Maria Luísa Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Ecoliteracia: a influência das narrativas no desenvolvimento da consciência ecológica dos alunos
Orientador
|
Marisa Raquel Marques Vieira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | A emancipação do imaginário: as potencialidades do texto poético no ensino básico
Orientador
|
Jorge Camões Dias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico
Orientador
|
Catarina Ramos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | O treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguas
Arguente
|
Maria Carmélia Lopes Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Particípio passado na língua portuguesa. Dificuldades para falantes de língua materna chinesa e portuguesa
Arguente
|
Lisi Zhou (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/12/09 | A consciência morfológica e a formação do plural e do feminino. Um estudo com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Janete Rute Loureiro Coelho (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | Aprendizagem da língua portuguesa e prática discursiva quotidiana. Um estudo com alunos na Escola Secundária Geral Nicolau Lobato | José Araújo Pereira do Carmo (Outro)
Universidade Nacional de Timor-Leste, Timor - Leste
|
2015 | Uma breve reflexão sobre o ensino da gramática na aula de língua portuguesa no 3.º ciclo do ensino básico em Díli
Orientador
|
Filomena da Costa Vaz Gaio (Outro)
Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor - Leste
|
2015 | Géneros textuais e práticas de sucesso no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Teresa Paula Pinto Antunes Pinhão (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/10/21 | Consciência morfológica em crianças com dificuldades de leitura e escrita
Orientador
|
Liliana Catarina Filipe Gomes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | A implementação curricular da disciplina de Português no 10.º ano de escolaridade do ensino secundário geral em Timor-Leste
Arguente
|
Cândida Maria Fernandes Moreira da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2014 | Interferência da língua materna na aprendizagem em espanhol língua estrangeira
Arguente
|
Cláudia Maria Ferreira Reis (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Os materiais didáticos e o seu contributo para o desenvolvimento da expressão oral em língua estrangeira: exploração do manual
Nuevos Amigos
Arguente
|
Filipa Isabel Andrade Santos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Representações da Infância no Manual Escolar: uma abordagem linguística dos textos de manuais do 4.º ano de Português
Orientador
|
Teresa da Conceição Mendes de Castro (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Iniciação ao estudo de textos de divulgação científica por alunos de 1.º e 2.º Ciclo
Orientador
|
Tânia Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | Atividades de escrita nos manuais escolares do ensino básico
Orientador
|
Sónia Margarida Martins Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | Erros ortográficos em provas de ditado. Um estudo com crianças com dificuldades de leitura e escrita
Orientador
|
Maria João da Conceição Lousada (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | A metacognição ao serviço do desenvolvimento da competência de aprendizagem na aula de PLE - nível A1.2
Arguente
|
Ana Salomé Ferreira Teixeira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2013 | O karaoke como ferramenta no ensino de PLE
Arguente
|
Ana Faria de Barros (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2012 | Ensino da leitura de sílabas complexas com base na terapia da fala
Orientador
|
Mariana Cirne de Almeida (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | Coesão lexical em textos descritivos e narrativos de meninos e meninas
Orientador
|
Vânia Filipa Rodrigues Figueiredo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | O código de correção como ferramenta para a promoção da autocorreção e autonomia do aluno do Ensino Básico
Arguente
|
Marta Almeida Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2012 | A escola e a promoção da leitura: reflexão sobre uma experiência na aula de Português
Arguente
|
Teresa Assunção Andrade da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2012 | A pronominalização no enriquecimento da escrita. Contributos da utilização dos pronomes na expressão escrita
Arguente
|
Vera Susana Lopes de Brito (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2012 | Leitura de palavras e pseudopalavras na dificuldades de leitura
Arguente
|
Ana Sofia Silva Lopes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | Compreensão de metáforas primárias e deficiência auditiva
Arguente
|
Nádia Cristiana Pires Afonso (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | Questões discursivas e sociais na alfabetização científica: um estudo crítico das erratas na revista SuperInteressante
Arguente
|
Paulo Sérgio Silva Santos (Outro)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
|
2011 | Análise comparativa da coesão textual na oralidade e na escrita: um estudo com crianças com e sem perturbações do espetro
do autismo
Arguente
|
Clara Mariana Soares Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | Percepções das práticas de formação e supervisão: o caso da formação inicial de professores de Francês na Universidade Eduardo
Mondlane
Arguente
|
José Bartolomeu Jocene Marra (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Do campo lexical ao texto: uma proposta para o desenvolvimento da competência de leitura nas aulas de Português língua materna
e Francês língua estrangeira
Arguente
|
Hugo Miguel Lopes Silva (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2011 | Pedagogia do oral: alguns percursos para a formação de professores
Arguente
|
Maria Luísa Cerqueira Barbosa (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2011 | O portefólio de aprendizagem nas aulas de português e de francês: revisão e aperfeiçoamento de texto
Arguente
|
Maria Cidália Ribeiro de Abreu Matias (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2010 | Produção de materiais didácticos para o desenvolvimento da compreensão oral
Arguente
|
Rosa Maria da Costa Sousa Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2010 | Representações do discurso no autismo
Arguente
|
Maria Ercília da Silva Fernandes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 | Estudo de competências pragmáticas no autismo: sarcasmo e humor
Arguente
|
Alexandra Catarina Vieira da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 | A recepção do Fantástico e do Maravilhoso na Literatura Infantil: um estudo de caso em escolas públicas de Portugal e do Brasil
Arguente
|
Verônica Maria de Araújo Pontes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Os conectores como elementos discursivos: Estudo de: Porém
Arguente
|
Zlata Putnik (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Os acentos tónico e gráfico nas línguas portuguesa e espanhola
Arguente
|
Lina Marta Moniz (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2009 | Oralidade na aula de línguas: desenho de materiais
Arguente
|
Vânia Madalena Sampaio Faria (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2009 | Treino do oral formal: entrevista e exposição no 3º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Maria de Fátima Freitas da Silva (Mestrado)
Faculdade de Letras do porto, Portugal
|
2008 | Para a caracterização do contexto de ensino-aprendizagem da literacia no 1.º ciclo de escolaridade. Das competências dos alunos
às concepções e práticas dos professores
Arguente
|
Íris Susana Pires Pereira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | As três cidras do amor e Cega-Rega. Do tradicional ao contemporâneo
Arguente
|
Maria Filomena Maia dos Santos Soares (Outro)
Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor - Leste
|
2007 | Os textos jornalísticos como auxiliares da prática pedagógica
Arguente
|
Irta Sequeira Baris de Araújo (Outro)
Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor - Leste
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/11/06 - 2023/11/07 | 3.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologias no Ensino de Línguas | online. Universidade Aberta |
2023/10/19 - 2023/10/20 | I ENEB'23 - 1.º Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
2023/09/07 - 2023/09/08 | ENDA 3 - Encontro Nacional sobre Discurso Académico | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa |
2023/07/10 - 2023/07/11 | Quartas Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar - 4LESE | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
2023/06/28 - 2023/06/30 | GRATO 2023 - 8.ª Conferência Internacional em Gramática e Texto | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa |
2023/02/03 - 2023/02/04 | VII Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - VII ENJIE | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
2022/10/26 - 2022/10/28 | XXXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade de Lisboa |
2022/10/12 - 2022/10/14 | IX Jornadas Internacionais de Análise do Discurso (JADIS IX) e Quarto Congresso Internacional de Estudos do Discurso | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2021/10/28 - 2021/10/29 | XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | online |
2021/09/09 - 2021/09/10 | ENDA2 - Segundo Encontro Nacional sobre Discurso Académico | online |
2020/10/28 - 2020/10/30 | XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2020/09/10 - 2020/09/11 | Encontro Nacional sobre Discurso Académico | Universidade de Coimbra |
2019/12/04 - 2019/12/07 | IV EBIME - Encontro Brasileiro de Imaginário e Ecolinguística | Universidade Federal de Goiás, Brasil |
2019/11/14 - 2019/11/16 | 6.ª Conferência Internacional em Gramática e Texto - GRATO 2019 | FCSH - Universidade Nova de Lisboa |
2019/10/09 - 2019/10/11 | XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade do Minho |
2019/07/03 - 2019/07/05 | IV Jornadas em Estudos da Criança | Instituto de Educação - Universidade do Minho |
2018/10/18 - 2018/10/19 | VIII Jornadas Internacionais de Análise do Discurso - JADIS VIII e Terceiro Congresso Internacional de Estudos do Discurso (III CIED) | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2018/09/26 - 2018/09/28 | XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade Aberta, Lisboa |
2018/07/12 - 2018/07/13 | Congresso Internacional Linguagens de Poder | Universidade do Minho |
2018/07/04 - 2018/07/06 | III Jornadas em Estudos da Criança | Instituto de Educação - Universidade do Minho |
2017/10/19 - 2017/10/20 | Sétimas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso - Jadis VII | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2017/09/27 - 2017/09/29 | XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade de Évora |
2017/09/07 - 2017/09/08 | 3.º Encontro "A linguística na formação do professor - das teorias às práticas" | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2017/09/04 - 2017/09/05 | II Jornadas de Leitura, Escrita, Sucesso Escolar e Alfabetização e III Jornadas Internacionais de Alfabetização | Instituto de Educação - Universidade do Minho |
2017/07/05 - 2017/07/07 | II Jornadas em Estudos da Criança | Instituto de Educação - Universidade do Minho |
2017/07/03 - 2017/07/05 | III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil | Instituto de Educação - Universidade do Minho |
2017/06/02 - 2017/06/03 | II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - II ENJIE | Instituto de Educação - Universidade do Minho |
2016/10/26 - 2016/10/28 | Sextas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso - Jadis VI e Segundo Congresso Internacional de Estudos do Discurso | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2016/07/14 - 2016/07/15 | II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância | Instituto de Educação - Universidade do Minho |
2016/07/06 - 2016/07/08 | I Jornadas em Estudos da Criança | Instituto de Educação - Universidade do Minho |
2016/05/04 - 2016/05/06 | Terceiro Congresso Internacional "Pelos mares da língua portuguesa" | Universidade de Aveiro |
2015/10/28 - 2015/10/30 | XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade do Minho |
2015/10/26 - 2015/10/27 | Quintas Jornadas de Análise do Discurso - Jadis V | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2014/11/06 - 2014/11/07 | Quartas Jornadas de Análise do Discurso - Jadis IV | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2014/10/23 - 2014/10/25 | XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2014/07/04 - 2014/07/05 | 10.º Encontro Nacional / 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração | Instituto de Educação - Universidade do Minho |
2012/11/05 - 2012/11/06 | Segundas Jornadas de Análise do Discurso - Jadis II | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2012/07/04 - 2012/07/06 | Encontro "Critical Approaches to Discourse Analisys Across Disciplines" | Instituto de Ciências Sociais - Universidade do Minho |
2012/06/22 - 2012/06/23 | 9.º Encontro Nacional / 7.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração | Instituto de Educação - Universidade do Minho |
2010/10/08 - 2010/10/09 | Universidade de Aveiro | I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - I ENJIE |
2010/07/09 - 2010/07/10 | 8.º Encontro Nacional / 6.º Internacional de Investigação em leitura, Literatura Infantil & Ilustração | Instituto de Educação - Universidade do Minho |
2010/05/13 - 2010/05/16 | Congresso Internacional "Communication and Argumentation in the Public Sphere - fouth edition" | Universidade Dunarea de Jos, Galati, Roménia |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/06 - 2023/06 | REDIS - Revista de Estudos do Discurso (2183-3958) | Fac. de Letras do Porto e da Univ. de São Paulo, Brasil |
2023 - 2023 | Revista Lusófona de Educação (1645-7250) | Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Univ. Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
2023 - 2023 | Indagatio Didactica (1647-3582) | Univ. de Aveiro |
2022 - 2022 | Caderno Seminal (1806-9142) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
2022 - 2022 | Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto (1646-6195) | Faculdade de Letras do Porto |
2022 - 2022 | Estudios sobre el Mensaje Periodístico | Universidad Complutense de Madrid |
2022 - 2022 | Diacrítica. Série Ciências da Linguagem (0870-8967) | Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho |
2022 - 2022 | Revista da Associação Portuguesa de Linguística (2183-9077) | Associação Portuguesa de Linguística |
2022 - 2022 | REDIS - Revista de Estudos do Discurso (2183-3958) | Fac. de Letras do Porto e da Univ. de São Paulo, Brasil |
2022 - 2022 | Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) | Centro de Investigação em Educação da Univ. do Minho |
2021/10 - 2021/10 | Studies in Educational Evaluation (0191-491X) | Elsevier |
2021 - 2021 | Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) | Universidade do Minho |
2021 - 2021 | Estudios del discurso (2448-4857) | Centro Interdisciplinario de Investigación en Humanidades de la Universidad Autónoma del Estado de Morelos, México |
2021 - 2021 | Linguarum Arena (1647-8770) | Programa Doutoral em Didática das Línguas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2021 - 2021 | REDIS - Revista de Estudos do Discurso (2183-3958) | Faculdade de Letras do Porto e Universidade de São Paulo |
2021 - 2021 | Revista da Associação Portuguesa de Linguística (2183-9077) | Associação Portuguesa de Linguística |
2021 - 2021 | Calidoscópio (2177-6202) | Univ. do Vale do Rio dos Sinos, Brasil |
2020 - 2020 | Linguarum Arena (1647-8770) | Faculdade de Letras do Porto |
2020 - 2020 | Studies In Educational Evaluation (0191-491X) | Elsevier |
2020 - 2020 | REDIS - Revista de Estudos do Discurso (2183-3958) | Fac. de Letras do Porto e da Univ. de São Paulo, Brasil |
2020 - 2020 | Desenvolvimento e Meio Ambiente (2176-9109) | Univ. Federal do Paraná, Brasil |
2019 - 2019 | Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) | University of Minho |
2019 - 2019 | Cadernos de Linguagem e Sociedade (2179-4790) | Universidade de Brasília |
2019 - 2019 | Redis Revista de Estudos do Discurso (2183-3958) | "Universidade do Porto, Faculdade de Letras" |
2018 - 2018 | Bakhtiniana Revista de Estudos do Discurso (2176-4573) | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
2018 - 2018 | Diacrítica. Série Ciências da Linguagem (0870-8967) | Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho |
2018 - 2018 | Revista Lusófona de Estudos Culturais (2183-0886) | Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho |
2017 - 2017 | Bakhtiniana Revista de Estudos do Discurso (2176-4573) | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
2017 - 2017 | Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) | University of Minho |
2017 - 2017 | Calidoscópio (2177-6202) | Universidade do Vale do Rio Dos Sinos - UNISINOS |
2016 - 2016 | Bakhtiniana Revista de Estudos do Discurso (2176-4573) | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
2016 - 2016 | Diacrítica. Série Ciências da Linguagem (0870-8967) | Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho |
2016 - 2016 | Desenvolvimento e Meio Ambiente (2176-9109) | Universidade Federal do Paraná |
2016 - 2016 | Revista do GEL (1984-591X) | Grupo de Estudos Linguisticos do Estado de Sao Paulo |
2015 - 2015 | Calidoscópio (2177-6202) | Universidade do Vale do Rio Dos Sinos - UNISINOS |
2015 - 2015 | Perspectiva (2175-795X) | Universidade Federal de Santa Catarina |
2014 - 2014 | Linguarum Arena - Revista do Programa Doutoral em Didática das Línguas da Univ. do Porto (1647-8770) | Faculdade de Letras do Porto |
2014 - 2014 | Revista Escrita - Revista da Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro (1679-6888) | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro |
2014 - 2014 | Veredas Revista da Associação Internacional de Lusitanistas (2183-816X) | Associacao Internacional de Lusitanistas |
2013 - 2013 | Calidoscópio (2177-6202) | Universidade do Vale do Rio Dos Sinos - UNISINOS |
2012 - 2012 | Diacrítica. Série Ciências da Linguagem (0870-8967) | Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho |
2012 - 2012 | Environmental Communication: A Journal of Nature and Culture (1752-4032) | Taylor & Francis Group |
2009 - 2009 | Environmental Communication: A Journal of Nature and Culture (1752-4032) | Taylor & Francis Group |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2024/07 - 2024/09 | Avaliador — Linguística e Estudos de Literatura e de Cultura — Concurso de Bolsas de Doutoramento 2024 – Linha de Candidatura
Geral (Fundação para a Ciência e a Tecnologia)
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2023/01 - 2023/01 | Perito externo da equipa multidisciplinar de avaliação externa de escolas - Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura (Inspeção-Geral
da Educação e Ciência)
Especialista
|
||
2008 - 2008 | Arbitragem científica para a publicação de Frota, S. e Santos, A. L. (Org.) (2008). Textos seleccionados do XXIII Encontro
da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: Colibri
Avaliador
|
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Avaliador da qualidade científica dos resultados finais do projeto de pós-doutoramento "Literary and Political Discourse of Translations in Totalitarianism: Anglophone Literature in Soviet Latvia" (candidatura n.º 1.1.1.2/VIAA/3/19/452), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, da State Education Development Agency (SEDA), Letónia | Valsts izglitibas attistibas agentura, Letónia |
2021/09 - 2021/10 | Avaliador da qualidade científica dos resultados provisórios do projeto de pós-doutoramento “Literary and Political Discourse of Translations in Totalitarianism: Anglophone Literature in Soviet Latvia” (candidatura n.º 1.1.1.2/VIAA/3/19/452), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, da State Education Development Agency (SEDA), Letónia (2021) | Valsts izglitibas attistibas agentura, Letónia |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2013 - 2013 | A Análise do Discurso e o seu alcance social | Especialização (Curso médio) | Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Brasil |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2016/10 - Atual | Associação Portuguesa de Linguística |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/01/17 - Atual | Conselho do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2022/09 - Atual | Editor da revista Child Studies
Outro
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2020 - Atual | Conselho Científico e Editorial da UMinho Editora
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2019 - Atual | Conselho Científico do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018 - Atual | Editor-adjunto da REDIS - Revista de Estudos do Discurso
Membro
|
Faculdade de Letras do porto, Portugal |
2016 - Atual | Corpo de avaliadores permanentes da revista Desenvolvimento e Meio Ambiente
Membro
|
Universidade Federal do Paraná, Brasil |
2015 - Atual | Conselho Científico da Ecolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem, da Universidade de Brasília
Membro
|
Universidade de Brasília, Brasil |
2012 - Atual | Conselho Científico da revista Linha d'Água, da Universidade de São Paulo
Membro
|
Universidade de São Paulo, Brasil |
2012 - Atual | Conselho Científico da Redis - Revista de Estudos do Discurso
Membro
|
Faculdade de Letras do porto, Portugal |
2024 - 2027 | Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Diretor
|
Universidade do Minho, Portugal |
2016/03 - 2019 | Conselho Científico do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2010/04 - 2012 | Conselho Científico do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Vogal do júri para a atribuição de uma bolsa de investigação de mestre, com a referência CIEC-BIM-01-2023-UIDB/00317/2020, no âmbito do contrato-programa de financiamento plurianual de unidades de I&D, celebrado com a FCT (UIDB/00317/2020), a decorrer no CIEC - Universidade do Minho | Universidade do Minho, Portugal |
2023 - 2023 | Vogal suplente do júri para atribuição de uma bolsa de investigação para licenciado, com a referência CIEC-BIL-05-2022-PTDC/CED-EDG/0736/2021, no âmbito do projeto "Era uma Vez: um Kit de Ferramentas para Promover o Desenvolvimento de Multiliteracias, Competências Sociais e Sensibilidade Intercultural" (PTDC/CED-EDG/0736/2021), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia | Universidade do Minho, Portugal |
2021 - 2023 | Vogal do painel de seleção do Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Literacias e Ensino do Português | Universidade do Minho, Portugal |
2022 - 2022 | Vogal do júri de seleção internacional para a contratação de doutorado ao abrigo do Regime Jurídico do Emprego Científico (CTTI-PI-86/22-CIEC(1)), para exercício de atividades de investigação científica no âmbito do contrato-programa de financiamento plurianual do CIEC - Universidade do Minho, com a referência UIDP/00317/2020, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia | Universidade do Minho, Portugal |
2022 - 2022 | Vogal do júri de seleção internacional para a contratação de doutorado ao abrigo do Regime Jurídico do Emprego Científico (CTTI-PI-84/22-CIEC(1)), para exercício de funções no âmbito do projeto "Era uma vez: um kit de ferramentas para promover o desenvolvimento de multiliteracias, competências sociais e sensibilidade intercultural" (PTDC/CED-EDG/0736/2021), financiado pela FCT, do CIEC - Universidade do Minho | Universidade do Minho, Portugal |
2022 - 2022 | Vogal do júri para a atribuição de duas bolsa de iniciação à investigação (BII) no âmbito da iniciativa "Verão com Ciência", financiado pela FCT através de fundos nacionais (PIDDAC), ao abrigo do Regulamento dos Apoios Especiais da FCT, publicado no DR através do Aviso n.º 11367/2010, de 28 de maio, e pelo Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (referências CIEC-BII-01-2022-VC e CIEC-BII-02-2022-VC), a decorrer no CIEC - Universidade do Minho | Universidade do Minho, Portugal |
2022 - 2022 | Vogal do júri para a atribuição de uma bolsa de investigação de mestre no âmbito do contrato-programa de financiamento plurianual de unidades de I&D, celebrado com a FCT (UIDB/00317/2020), a decorrer no CIEC - Universidade do Minho | Universidade do Minho, Portugal |
2022 - 2022 | Vogal do júri para a atribuição de uma bolsa de investigação de mestre no âmbito do projeto "Era uma vez: um kit de ferramentas para promover o desenvolvimento de multiliteracias, competências sociais e sensibilidade intercultural" (PTDC/CED-EDG/0736/2021), financiado pela FCT, do CIEC - Universidade do Minho | Universidade do Minho, Portugal |
2022 - 2022 | Vogal do júri para a atribuição de uma bolsa de investigação de licenciado no âmbito do projeto "Era uma vez: um kit de ferramentas para promover o desenvolvimento de multiliteracias, competências sociais e sensibilidade intercultural" (PTDC/CED-EDG/0736/2021), financiado pela FCT, do CIEC - Universidade do Minho | Universidade do Minho, Portugal |
2021 - 2022 | Presidente do painel de seleção do curso de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB | Universidade do Minho, Portugal |
2021 - 2022 | Vogal suplente do painel de seleção do curso de Mestrado em Ensino de História no 3.º CEB e no Ens. Secundário | Universidade do Minho, Portugal |
2021 - 2021 | Vogal do júri de seleção para a contratação de doutorado para exercício de funções no âmbito do projeto "MoBeyBOU: Moving Beyond Boundaries: Designing Narrative Learning in the Digital Era" (POCI-01-0145-FEDER-032580) do CIEC - Universidade do Minho | Universidade do Minho, Portugal |
2021 - 2021 | Vogal suplente do júri de seleção internacional para a contratação de doutorado ao abrigo do regime jurídico do emprego científico no âmbito do contrato-programa de financiamento plurianual do CIEC - Universidade do Minho - ref. CTTI-95/20-CIEC(1) | Universidade do Minho, Portugal |
2019 - 2019 | Vogal efetivo do júri de seleção internacional para a contratação de um doutorado ao abrigo do regime jurídico do trabalho científico - ref. CTTI 126 / 19-IE(1), no âmbito do projeto MoBeyBOU - Moving Beyond Boundaries: Designing Narrative Learning in the Digital Era | Universidade do Minho, Portugal |
2018 - 2018 | Vogal suplente do júri de seleção internacional para a contratação de um doutorado ao abrigo do regime jurídico do trabalho científico - ref. CTTI 126 / 19-IE(1), no âmbito do projeto MoBeyBOU - Moving Beyond Boundaries: Designing Narrative Learning in the Digital Era | Universidade do Minho, Portugal |
Distinções
Prémio
2023 | Prémio "Ana Maria Vieira de Almeida"
Fundação Vasco Vieira de Almeida, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |