???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MARIA ÂNGELA GOMES DE ARAÚJO DE LACERDA NOBRE

Nomes de citação

  • Nobre, Angela
  • Nobre, A.
  • Lacerda-Nobre, A.

Identificadores de autor

Ciência ID
2A12-99AA-200D
Researcher Id
0000-0002-7250-764X
Scopus Author Id
7005584420
Formação
Grau Classificação
2010/01/29
Concluído
Sistemas de Informação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora, Portugal
"Semiotic Learning - a Conceptual Framework for Facilating Learning in Knowledge - Intense Organizations" (TESE/DISSERTAÇÃO)
suma con laude por unanimidade
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2022 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, Wellington Rogerio Duarte da; Nobre, Angela Lacerda; Fernando, Pimentel; Jacquinet, Marc; Silva, Maria Luisa; Duarte, Rogério; Nobre, Ângela Lacerda; Pimentel, Fernando; Silva, Maria Luísa. "Qualidade em tempos de crise". 2019.
  2. Jacquinet, Marc; Curado, Henrique; Lacerda Nobre, Angela; Bussotti, Luca. "Tecnologia, risco relacionado com registos de saúde e direito e valores dos pacientes". 2019.
  3. Nobre, Ângela; Duarte, Rogério; Jacquinet, Marc. "Information Systems Governance and Industry 4.0: epistemology of data and semiotic methodologies of IS in digital ecosystems". 2018.
  4. Nobre, Ângela; Jacquinet, Marc; Silva, Maria Luísa; Duarte, Rogério. "As if economics mattered: market failure, positive externalities, HEI and the contributions from philosophy of education". 2018.
  5. Nobre, Ângela. "Semiotics, decision sciences and value systems - Greimas contributions to the emergence of XXI century meaning-making challenges". 2017.
  6. Nobre, Ângela; Duarte, Rogério; Jacquinet, M.. "Extending the social tradition on Organisational Learning: Ethics, Gender and Citizenship". 2017.
  7. Nobre, Ângela. "Choice or chance?: critical practical philosophy insights from Winnicott’s persona". 2017.
  8. Nobre, Ângela. "Time management, resource management and modern rationality: lessons from psychoanalysis". 2017.
  9. Nobre, Ângela. "Semiotics and the artificial nature of happiness: what are the meaning-making epistemic tracks to success?". 2017.
  10. Nobre, Ângela; Duarte, Rogério; Jacquinet, Marc. "Cyberpolitics, Ethical Finances and Active Citizenship in the Context of the Knowledge Economy". 2017.
  11. Nobre, Ângela; Duarte, Rogério; Jacquinet, Marc; Nobre, Angela Lacerda. "Heidegger, Technology and Sustainability: between intentionality, accountability and empowerment". 2017.
    10.5220/0006372401860190
  12. Nobre, Ângela. "Cuidar, administrar e louvar: racionalidade e ipseidade em Michel Henry". 2016.
  13. Duarte, Rogério; Pires, Ana Luísa de Oliveira; Nobre, Ângela. "Mais oportunidades de aprendizagem para estudantes adultos: o caso da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial do IPS". 2016.
  14. Duarte, Rogério; Pires, Ana Luísa de Oliveira; Nobre, Ângela Lacerda. "Increasing adult students’ learning opportunities with flexible learning pathways: evidence from a technology and industrial management graduate course". 2016.
    10.1109/CISPEE.2016.7777731
  15. Nobre, Ângela; Duarte, Rogério. "Avaliação de práticas pedagógicas e o papel do ensino superior como construtor de novas realidades: o caso da Aprendizagem Semiótica". 2016.
  16. Nobre, Ângela. "Limit situations, affects and resilience: psychoanalysis and M. Henry phenomenology". 2016.
  17. Nobre, Ângela; Duarte, Rogério. "Health promotion and policy-making: two sides of the coin of cultural maturity: the dynamics of Semiotic Learning". 2016.
  18. Duarte, Rogério; Lacerda-Nobre, Ângela; Ramos-Pires, A.; Duarte, Joana; Ribeiro, Joaquim Silva. "Promoting change and easing quality management into higher education institutions". 2016.
  19. Duarte, Rogério; Duarte, Joana; Gonçalves, Helena; Nobre, Ângela; Ribeiro, Joaquim Silva; Ramos-Pires, António. "A gestão da qualidade como promotora da mudança em Instituições de Ensino Superior". 2016.
  20. Nobre, Ângela. "Michel Henry e o pensamento científico contemporâneo". 2015.
  21. Nobre, Ângela; Duarte, Rogério. "Criação de Sentido e Partilha de Conhecimento: os desafios dos dois lados do binómio ensino-aprendizagem". 2015.
  22. Nobre, Ângela. "Psychoanalysis and the power of deconstruction-reconstruction of symbolic, semiotic and existential life experiences: the talking cure in severe trauma.". 2014.
  23. Nobre, Ângela. "Da Barbárie ao Capitalismo Espetáculo: desafios civilizacionais para indivíduos e instituições". 2014.
  24. Nobre, Ângela. "O trans-dizer llansoliano: cruzamento e convergência de perspectivas". 2013.
  25. Nobre, Ângela. "Construção de sentido e perceção estratégica:contradições e desafios da semiótica em ação no cotidiano urbano". 2013.
  26. Nobre, Ângela. ""Only Lyon": innovation dynamics of regional entrepreneurship and internacionalisation". 2012.
  27. Nobre, Ângela. "Semiotics, Nursing and Meaning-making: the one-to-one relationship in professional care". 2010.
  28. Nobre, Ângela. "Práticas e discursos estratégicos: da norma à transgressão, da rotina à inovação". 2010.
  29. Nobre, Ângela. "From Organisational Knowledge Management to Personal Knowledge Management - Reflecting and Researching Ongoing Management Practice: exploring the way we think through semiotics – how signification processes determine action patterns". 2010.
  30. Nobre, Ângela. "Grounded theory: from analysis of social practices to theory building: the ontological and epistemic grounding of four case studies in an Organisational Learning research project". 2010.
  31. Nobre, Ângela. "Psicanálise, investigação e prática clínica – reflexões em torno de um caso de luto". 2010.
  32. Nobre, Ângela. "Rethinking Management Post-graduate Education: “Next-generation MBA: Science, Technology and Philosophy - Management Foundations for the Post-industrial Society” - an innovative approach to contemporary management challenges". 2010.
  33. Nobre, Ângela. "Porquê a eficácia?: reflexões sobre a vida como movimento, acção e relação.". 2010.
  34. Nobre, Ângela. "The radical need for semiotics in IS research and practice: why the urgency?". 2010.
  35. Nobre, Ângela. "The hypothesis of the economic agents’ rationality: questioning contemporary worldviews and the cultural inheritance from modern science". 2010.
  36. Nobre, Ângela. "Para quê a semiótica?: da hipótese da racionalidade dos agentes económicos à gestão da eficácia". 2010.
Artigo em revista
  1. Nobre, Ângela Lacerda. "Open Questions for the 21st Century: The E-Learning Mandate: How Philosophy Can Help?". (2018): https://revistas.ucp.pt/index.php/philosophyandsocialvalues/article/view/2711.
    10.34632/philosophyandsocialvalues.2018.2711
Capítulo de livro
  1. Jacquinet, Marc; Nobre, Angela Lacerda; Curado, Henrique; Martins, António Eduardo Pais Falcão Barbosa; Arraya, Marco; Sousa, Maria; Pimenta, Rui. "Management of tacit knowledge and the issue of empowerment of patients and stakeholders in the health care sector". IGI Global, 2019.
    10.4018/978-1-5225-6915-2.ch016
  2. Nobre, Ângela. "Morality as emotions in process: neuropsychoanalysis, behavioural economics and global citizenship". Taylor & Francis, 2018.
  3. Duarte, Rogério; Pires, Ana Luísa; Nobre, Ângela. "Mature Learners’ Participation in Higher Education and Flexible Learning Pathways: Lessons Learned from an Exploratory Experimental Research". Springer, 2018.
  4. Duarte, Rogério; Pires, Ana Luísa de Oliveira; Nobre, Ângela. "Flexibilização do percurso de aprendizagem num curso de licenciatura dirigido a trabalhadores estudantes". 2017.

Outros

Outra produção
  1. The European crisis: economic, political and scientific dimensions – how Western civilization radically reinvents itself. Palestra proferida em Master in Economic Globalisation and Development, PUC-SP e Panthéon Sorbonne, Universidade Paris 1, 19 setembro 2013, Paris, França. 2013. Nobre, Ângela. http://hdl.handle.net/10400.26/22611.