???global.info.a_carregar???
Pós-doutor em Antropologia do Consumo pela Universidade Complutense de Madri/Espanha. Doutor em Administração, com ênfase em Marketing, pela Escola de Administração de Empresas de Sãp Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV), com realização de doutorado sanduíche durante um ano na York University em Toronto/Canadá, Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Logística, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Bacharel em Administração pela UFMG. Professor Efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), câmpus Jacareí. Professor colaborador do curso de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Líder de tema da divisão de Marketing do Congresso Acadêmico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD). Coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Consumo, Mercados e Negócios do IFSP (CEPIN). Possui artigos e trabalhos científicos publicados nacional e internacionalmente, assim como participações em livros.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ronan Quintão

Nomes de citação

  • Quintão, Ronan

Identificadores de autor

Ciência ID
2A1B-C39A-F4D1
ORCID iD
0000-0001-7200-6477

Endereços de correio eletrónico

  • rtquintao@gmail.com (Profissional)

Moradas

  • Rua Dom Afonso III n. 3, Primeiro Direito, 5370-546 Mirandela, 5370-546, MIrandela , Mirandela, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2018/07/02 - 2019/06/30
Concluído
Antropologia do consumo (Pós-doutoramento)
Especialização em Antropologia do Consumo
Universidade Complutense de Madrid, Espanha
2011/02/02 - 2015/03/06
Concluído
Doutorado em Marketing (Doutoramento)
Especialização em Administração - Marketing
Fundação Getúlio Vargas Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Brasil
"The Rite of Passage from Regular to Connoisseur Consumer: the Role of Taste Transformation Ritual in the Specialty Coffee Context" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2001/03/01 - 2003/03/13
Concluído
Mestrado em Engenharia de Produção (Master)
Especialização em Engenharia de Produção
Universidade Federal de Minas Gerais _ Faculdade de Engenharia de Produção, Brasil
"Avaliação de desempenho logístico da cadeia brasileira de suprimentos de refrigerantes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
APROVADO
1995/03/01 - 1999/12/17
Concluído
Administração de Empresas (Graduado)
Especialização em Administração
Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Ciências Econômicas, Brasil
"Aplicação do Gerenciamento de Espaço em uma empresa supermercadista." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02/17 - Atual Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2018 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí, Brasil
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí, Brasil
2010/10 - 2018/02 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/08 - Atual Docência Stricto Sensu (professor colaborador) Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Fernandes, Solange Diniz; Quintao, Ronan Torres. "Fashion consumption in the pandemic: unintended consumer deceleration". DOBRAS (2023): https://publons.com/wos-op/publon/61423318/.
  2. Kelen Cristina Duarte; Ronan Torres Quintão. "Consumption praxis: a study of the search for freedom from gender oppression in the context of online games". Cadernos EBAPE.BR (2022): https://doi.org/10.1590/1679-395120210220x.
    10.1590/1679-395120210220x
  3. Kelen Cristina Duarte; Ronan Torres Quintão. "Práxis de consumo: um estudo sobre a busca da libertação da opressão de gênero no contexto dos jogos on-line". Cadernos EBAPE.BR (2022): https://doi.org/10.1590/1679-395120210220.
    10.1590/1679-395120210220
  4. Lilian Mara Ferreira Fernandes; Ronan Torres Quintão. "Transformation of Public Spaces into Emancipated Spaces by Consumers: a Longitudinal Study on the Belo Horizonte Street Carnival". Organizações & Sociedade 29 100 (2022): 177-194. https://doi.org/10.1590/1984-92302022v29n0007en.
    10.1590/1984-92302022v29n0007en
  5. Lilian Mara Ferreira Fernandes; Ronan Torres Quintão. "Transformação de Espaços Públicos em Espaços Emancipados pelos Consumidores: um Estudo Longitudinal sobre o Carnaval de Rua de Belo Horizonte". Organizações & Sociedade 29 100 (2022): 177-194. https://doi.org/10.1590/1984-92302022v29n0007pt.
    10.1590/1984-92302022v29n0007pt
  6. Kelen Cristina Duarte; Ronan Torres Quintão. "Reforço da Subalternização Feminina no Mercado: Um Estudo Sobre as Práticas de Consumo nos Jogos On-line". Revista Interdisciplinar de Marketing 11 2 (2021): 152-164. https://doi.org/10.4025/rimar.v11i2.58982.
    10.4025/rimar.v11i2.58982
  7. Ronan Torres Quintão; Simone Marília Lisboa; Nathalia Lima. "Imposição de práticas de consumo no espaço público: um estudo sobre o ciclismo urbano". Revista Brasileira de Marketing 20 1 (2021): https://doi.org/10.5585/remark.v20i1.16864.
    10.5585/remark.v20i1.16864
  8. Verônica Fujise Pereira; Ronan Torres Quintão. "Singularização dos Objetos de Segunda Mão: Um estudo no contexto de brechós de luxo". CBR - Consumer Behavior Review (2020): https://doi.org/10.51359/2526-7884.2020.244245.
    10.51359/2526-7884.2020.244245
  9. Ronan Torres Quintão; Simone Marília Lisboa; Gabriela Maria de Freitas; Lucas Gabriel Fernandes de Oliveira. "Limits on the Use of Public Space and Consumer Tactics: A Study on Urban Cycling". Latin American Business Review (2019): 1-15. https://doi.org/10.1080/10978526.2019.1639189.
    10.1080/10978526.2019.1639189
  10. Ronan Torres Quintão; Verônica Fujise Pereira; Rafael Antônio Santana Baêta. "Magic consumption: a study in the context of soccer fans". Revista Brasileira de Marketing 18 1 (2019): 17-28. https://doi.org/10.5585/remark.v18i1.3599.
    10.5585/remark.v18i1.3599
  11. Quintão, Ronan; BRITO, ELIANE PEREIRA ZAMITH; BELK, RUSSELL W.. "THE TASTE TRANSFORMATION RITUAL IN THE SPECIALTY COFFEE MARKET". Revista de Administração de Empresas 57 5 (2017): 483-494. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020170506.
    Publicado • 10.1590/s0034-759020170506
  12. Quintão, Ronan; Belk, Russell W.. "Connoisseurship Consumption Community and Its Dynamics". Revista Brasileira de Gestao de Negocios 19 63 (2017): 48-64. https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/2982.
    Publicado • 10.7819/rbgn.v0i0.2982
  13. Quintao, Ronan Torres; Zamith Brito, Eliane Pereira. "CONNOISSEURSHIP CONSUMPTION AND MARKET EVOLUTION: AN INSTITUTIONAL THEORY PERSPECTIVE ON THE GROWTH OF SPECIALTY COFFEE CONSUMPTION IN THE USA". Revista Brasileira de Marketing (2016): https://publons.com/wos-op/publon/21699416/.
    10.5585/REMARK.V15I1.3042
  14. Quintao, Ronan Torres; Isabella, Giuliana. "CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY AND HIGH AND LOW INCOME CUSTOMERS: DIFFERENT PERCEPTIONS OF BENEFIT, VALUE, PRICE AND PURCHASE INTENT". Marketing Dynamism & Sustainability-Things Change, Things Stay the Same. (2015): https://publons.com/wos-op/publon/16460074/.
    10.1007/978-3-319-10912-1_249
  15. Varotto, Luis Fernando; Quintao, Ronan Torres; Veludo-de-Oliveira, Tania Modesto. "Writing for publication in business administration: Comparing insights from Brazilian and American scholars". 5TH WORLD CONFERENCE ON EDUCATIONAL SCIENCES (2014): https://publons.com/wos-op/publon/31092087/.
    10.1016/J.SBSPRO.2014.01.947
  16. Quintao, Ronan Torres; Urdan, Andre; Veludo-de-Oliveira, Tania. "Marketing Literature in Ph.D. Modules in Brazil and the United States: Description and Reflections". Procedia - Social and Behavioral Sciences (2012): https://publons.com/wos-op/publon/33992677/.
    10.1016/J.SBSPRO.2012.05.564
Capítulo de livro
  1. Quintão, Ronan. "Connoisseur Consumer and Specialty Coffee". In Connoisseurship, editado por Christina M. Anderson; Peter Stewart, 176-195. Oxford, Reino Unido: Oxford University Press, 2023.
    Publicado
  2. Quintão, Ronan. "Pesquisas Etnográficas em Marketing: No Campo com os Informante". In Pesquisa Qualitativa em Marketing: A Experiência dos Pesquisadores Brasileiros., editado por Marcelo de Rezende Pinto, 49-73. Belo Horizonte: PUC Minas, 2023.
    Publicado
  3. Quintão, Ronan; BRITO, ELIANE PEREIRA ZAMITH; BELK, RUSSELL W.. "Connoisseurship taste ritual". Brasil, 2015.
    Publicado • 10.1108/S0885-211120150000017012
Atividades

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02/19 - Atual Práticas Comerciais Administração e Negócios (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2017 - Atual Gestão de Pequenas Empresas Bacharelado em Administração (Graduado) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí, Brasil
2017 - Atual Administração de Marketing Bacharelado em Administração (Graduado) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí, Brasil
2017 - Atual Desenvolvimento de Produto Bacharelado em Administração (Graduado) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí, Brasil
2017 - Atual Administração estratégica Bacharelado em Administração (Graduado) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí, Brasil
2017 - Atual Administração Estratégica Bacharelado em Administração (Graduado) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí, Brasil
2017 - Atual Administração Estratégica Bacharelado em Adminsitração (Graduado) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí, Brasil
2017 - Atual Gestão de Pequenas Empresas Bacharelado em Administração (Graduado) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí, Brasil
2017 - Atual Metodologia de Pesquisa Bacharelado em Administração (Graduado) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí, Brasil
2017 - Atual Administração Mercadológica Técnico Integrado em Administração de Empresas (Bachelor) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil
2017 - Atual Tópicos em Administração e Empreendedorismo Técnico Integrado de Administração (Tohtori) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí, Brasil
2016/08/01 - 2023/12/13 Práticas Comerciais para o curso Técnico Concomitante/Subsequente em Administração de Empresas Técnico Concomitante em Administração (Graduado) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí, Brasil
2017 - 2023 Práticas Comerciais Técnico em Administração Concomitante (Graduado) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí, Brasil
2017 - 2022 Economia Brasileira e Análise Setorial Bacharelado em Administração (Graduado) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí, Brasil
2018/02/01 - 2018/07/01 Projeto Integrador Técnico em Administração (Graduado) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí, Brasil
2018 - 2018 Gestão Empreendedora e Plano de Negócios Bacharelado em Administração (Graduado) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí, Brasil
Distinções

Prémio

2023 Melhor artigo da divisão de marketing do XLVII Encontro da ANPAD (EnANPAD 2023), ANPAD.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Brasil
2015 Melhor artigo da divisão de marketing do XXIX Encontro da ANPAD (EnANPAD 2015), ANPAD.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Brasil

Outra distinção

2023 Menção honrosa para artigo escolhido entre os 3 melhores da divisão de Marketing do XLVII EnANPAD (EnANPAD 2023), ANPAD
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Brasil