???global.info.a_carregar???
PEDRO BALAUS CUSTÓDIO. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1987); especializado em Ensino do Português pela mesma faculdade (1989) e Mestre em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1992). Em 2004 doutorou-se em Didática da Literatura na Universidade de Coimbra. Possui Po´s-Doutoramento em Letras na Universidade da Beira Interior. É detentor do título de Agregação em Estudos Literários pela Universidade de Aveiro. É investigador integrado do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Professor Coordenador Principal na Escola Superior de Educação de Coimbra, leciona Didática do Português e seminários de formação de professores, nas áreas da leitura, escrita e didática da literatura. Desempenhou, também, as funções de Diretor dos Programas FEP – Formação e Ensino do Português e Fernão de Oliveira - Formação Contínua de Português. Desde 2013 exerce a Coordenação da Área científica de Português /Grupo Científico e Disciplinar de Humanidades. É atualmente o Coordenador do Gabinete de Relações Internacionais. Ao longo dos últimos anos tem sido revisor científico de Português para o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico em várias editoras portuguesas. Tem pertencido a diferentes comissões científicas de eventos nacionais e internacionais no âmbito do ensino do Português, e tem sido professor convidado de várias universidades europeias.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
PEDRO BALAUS CUSTÓDIO

Nomes de citação

  • Custódio, Pedro Balaus
  • Custódio, Pedro B.
  • Custódio, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
2A1D-C308-04AF
ORCID iD
0000-0003-2140-7304

Endereços de correio eletrónico

  • balaus@esec.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) Rua Dom João III – Solum 3030-329 Coimbra, Portugal, 3030-329, Coimbra, Coimbra, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2019 - 2021
Concluído
Agregação em Estudos Literários. (Título de Agregado)
Especialização em Agregação em Estudos Literários.
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2019
Concluído
Curso de Pós-Doutoramento em Letras. “Speech and texts in the Curricular Documents of Basic Education”. (Pós-doutoramento)
Especialização em Curso de Pós-Doutoramento em Letras.
Universidade da Beira Interior, Portugal
2001 - 2004
Concluído
Doutoramento em Didática da Literatura Portuguesa (Doutoramento)
Especialização em Didática da Literatura Portuguesa
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Muito Bom, com distinção e louvor por unanimidade
1989 - 1992
Concluído
Mestrado em Literatura Portuguesa – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Mestrado)
Especialização em Mestrado em Literatura Portuguesa
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
1987 - 1989
Concluído
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Ramo de Formação Educacional (Licenciatura)
Especialização em Ramo de Formação Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
1983 - 1987
Concluído
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Especialização em Estudos Portugueses e Franceses – Ramo Científico
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/12/01 - Atual Professor Coordenador Principal (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013/06/01 - 2019/01/01 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
1994 - 1998 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/01/01 - Atual Professor Coordenador com Agregação Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2008 - 2012 Professor Adjunto. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2000 - 2003 Assistente do 2º triénio. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
1998 - 2000 Assistente do 1º triénio. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
1991 - 1993 Assistente do 2º triénio. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda. Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Silva, Fernando Fernandes da; Custódio, Pedro Balaus; Marçalo, Maria João Brôa Martins; Custódio, Pedro Balaus. "SINALIZAÇÃO TUCUJU: UMA ANÁLISE MORFOLÓGICA DOS SINAIS COMPOSTOS EM LIBRAS NA REGIÃO DE MACAPÁ, AMAPÁ". Revista Contemporânea 4 4 (2024): e4083. http://dx.doi.org/10.56083/rcv4n4-180.
    10.56083/rcv4n4-180
  2. Pedro Balaus Custódio. "formação de professores de português no ensino básico em portugal". Revista Hipótese (2022): https://doi.org/10.47519/eiaerh.v7.2021.ID32.
    10.47519/eiaerh.v7.2021.ID32
  3. Furtado, Amílcar Bruno Robalo; Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus. "O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico". (2021): http://hdl.handle.net/10400.26/47260.
  4. Custódio, Pedro Balaus. "A formação de professores de português no ensino básico em Portugal : confluências e interseções na prática". (2021): http://hdl.handle.net/10400.26/47248.
  5. Furtado, Amílcar Bruno Robalo; Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus. "O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico". (2021): http://hdl.handle.net/10400.26/47260.
  6. Ramos, Maria Helena Santos; Custódio, Pedro Balaus; Marçali, Maria João. "Fluência de leitura na transição do 3.º para o 4.º ano". (2020): http://hdl.handle.net/10400.26/47258.
  7. Cardoso, Maria Elisabete da Cruz Cardoso; Custódio, Pedro Balaus. "O contributo das novas tecnologias para o ensino do Português". (2020): http://hdl.handle.net/10400.26/47254.
  8. Ramos, Maria Helena Santos; Custódio, Pedro Balaus; Marçali, Maria João. "Fluência de leitura na transição do 3.º para o 4.º ano". (2020): http://hdl.handle.net/10400.26/47258.
  9. Pedro Balaus Custódio. "A literatura que se ensina no 2º Ciclo do Básico Português – Desajustamentos e reduplicações". Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ 18 30 (2019): https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42923.
    10.12957/palimpsesto.2019.42923
  10. Custódio, Pedro Balaus. "Jovens leitores e um soneto português do séc. XVIII : uma aliança viável? : um ensaio no 2º ciclo do ensino básico". (2019): http://hdl.handle.net/10400.26/47264.
  11. Custódio, Pedro Balaus. "A literatura que se ensina no 2º ciclo do básico Português : desajustamentos e reduplicações". (2019): http://hdl.handle.net/10400.26/47247.
    10.12957/palimpsesto.2019.42923
  12. Custódio, Pedro Balaus. "A história trágico-marítima : sobrevivência e fertilidade didática no programa e metas curriculares de Português". (2019): http://hdl.handle.net/10400.26/47261.
  13. Custódio, Pedro Balaus. "Três poetas de visita à sala de aula : proposta didática para o 2º ciclo do ensino básico português". (2018): http://hdl.handle.net/10400.26/47256.
  14. Custódio, Pedro Balaus. "The importance of new didactic materials in teaching portuguese to Erasmus+ students : some practices in course at the College of Education of the Polytechnic Institute of Coimbra". (2018): http://hdl.handle.net/10400.26/47259.
  15. Custódio, Pedro Balaus. "Molduras didáticas para o texto literário nos manuais do 2º ciclo do ensino básico : alguns aportes". (2017): http://hdl.handle.net/10400.26/47242.
  16. Custódio, Pedro Balaus. "Como vos atreveis a mentir, Senhora? Rosas em Janeiro? : a revisitação de uma lenda : um diálogo intertextual no Ensino Básico". (2015): http://hdl.handle.net/10400.26/47223.
  17. Custódio, Pedro Balaus. "De como os livros são pontes intertextuais : propostas de leitura para o 2º CEB". (2014): http://hdl.handle.net/10400.26/47225.
  18. Custódio, Pedro Balaus. "Experiências significativas de leitura no 2º CEB : representatividade e qualidade dos textos literários". (2012): http://hdl.handle.net/10400.26/47240.
  19. Custódio, Pedro Balaus. "A compreensão da leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico português: alguns contributos do PNEP. Um breve apontamento". (2011): https://doi.org/10.25755/int.474.
    10.25755/int.474,title
  20. Custódio, Pedro. "A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento". (2011): http://hdl.handle.net/10400.15/529.
  21. Custódio, Pedro Balaus. "A compreensão da leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico português: alguns contributos do PNEP. Um breve apontamento". (2011): https://doi.org/10.25755/int.474.
    https://doi.org/10.25755/int.474
  22. Custódio, Pedro Balaus. "O novo programa de Português para o 1º Ciclo do Ensino Básico : orientações e perspectivas". (2009): http://hdl.handle.net/10400.26/47245.
  23. Custódio, Pedro Balaus. "Análise e produção de materiais didácticos de português no ensino básico : alguns princípios orientadores". (2009): http://hdl.handle.net/10400.26/47220.
Capítulo de livro
  1. Correia, Isabel; Da Silva Conde E Sousa, Joana Rita; Custódio, Pedro Balaus. "Acessibilidade linguística : proposta de atividades para o ensino da LGP a alunos ouvintes do 1º ciclo". Almedina, 2022.
  2. Custódio, Pedro Balaus. "De Portugal à terra de Vera Cruz : entre a libras e a LGP - do estatuto não pluricêntrico das línguas de sinais". e-Manuscrito, 2022.
  3. Correia, Isabel; Da Silva Conde E Sousa, Joana Rita; Custódio, Pedro Balaus. "Acessibilidade linguística : proposta de atividades para o ensino da LGP a alunos ouvintes do 1º ciclo". Almedina, 2022.
  4. Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus; Silva, Rafaela. "From voidness to language : the sign language interpreter in higher education". Dykinson, 2021.
  5. Custódio, Pedro Balaus. "A literatura como memória e património : uma sugestão de leitura intertextual para a educação básica portuguesa". Octaedro, 2020.
  6. Custódio, Pedro Balaus. "Os relatos de naufrágios d'a história trágico-marítima : algumas pistas didáticas para um regresso à aula de Português". Dislogarts, 2020.
Edição de livro
  1. Custódio, Pedro Balaus. Portuguesismos – Língua, Cultura e Literatura.. Chisinau, Moldova: Generis Publishing.. 2023.
    Publicado
  2. Custódio, Pedro Balaus. International Sign System: Caminhos para uma Investigação Linguística.. Catu-Bahia: Bordo Grena. 2023.
    Publicado
  3. Oliveira, Pedro; Correia, Isabel; Custódio, Pedro. SignaPoesis - Uma proposta de Tradução de Dois Textos de Fernando Pessoa. Portugal: Ediçóes Ex-Libris. 2022.
    Publicado
  4. Custódio, Pedro Balaus. Línguas de Sinais Além-Mar: Propostas de Investigação e Desafios.. São Paulo, Brasil: Editora e-Manuscrito. 2022.
    Publicado
  5. Custódio, Pedro Balaus. Mediac¸a~o de leitura litera´ria e formac¸a~o de leitores: Ensino fundamental II.. São Paulo, Brasil: Paco Editorial. 2022.
    Publicado
  6. Custódio, Pedro Balaus. Amar pelos dois. Interpretação de música em língua gestual portuguesa: uma proposta e um desafio.. Lisboa: Sítio do Livro. 2022.
    Publicado
  7. Custódio, Pedro Balaus. Signapoesis. Uma proposta de tradução de dois textos de Fernando Pessoa. Lisboa, Portugal: Sítio do Livro. 2022.
    Publicado
  8. Custódio, Pedro Balaus. A formac¸a~o de leitores no 1º ciclo do ensino ba´sico: mudanc¸as e novos rumos. Catu-Bahia, Brasil: Bordo^-Grena´. 2021.
    Publicado
  9. Custódio, Pedro Balaus. Língua de sinais portuguesa. Estudos linguísticos sobre morfologia e SignWriting.. Lisboa: Sítio do Livro. 2021.
    Publicado
  10. Custódio, Pedro Balaus. Educação literária no 2º ciclo do ensino básico.. Lisboa: ExLibris. 2021.
    Publicado
  11. Custódio, Pedro Balaus. Língua e Literatura. Estratégias para o ensino do Português a alunos surdos e ouvintes.. Lisboa: ExLibris. 2021.
    Publicado
  12. Custódio, Pedro Balaus; Isabel Sofia Calvário, Isabel ; Costa, Sónia Teresa. Aula de Português para todos os alunos: realidade ou utopia?. Lisboa, Portugal: ExLibris. 2021.
    Publicado
  13. Custódio, Pedro Balaus. Guia didático de língua gestual portuguesa. Uma proposta para o 2º ciclo do ensino básico.. Lisboa, Portugal: Sítio do Livro. 2021.
    Publicado
  14. Custódio, Pedro Balaus. Mediac¸a~o de leitura litera´ria e formac¸a~o de leitores: Ensino fundamental I.. São Paulo, Brasil: Paco Editorial. 2020.
    Publicado
  15. Custódio, Pedro Balaus. Leitura e educação literária no ensino básico. Apontamentos e contributos.. Lisboa, Portugal: Sítio do Livro. 2020.
    Publicado
  16. Custódio, Pedro Balaus. Línguas de Sinais: Cultura, Educação, Identidade. Lisboa, Portugal: Ex-Libris. 2019.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Custódio, Pedro Balaus. "Entre a Investigac¸a~o e as Pra´ticas em Dida´tica do Portugue^s. Alguns dia´logos.". Revista EXEDRA. Nu´mero temático. (2016):
    Publicado • Editor
  2. Custódio, Pedro Balaus. "Didática do Português. Investigação e Práticas.". Revista EXEDRA. Nu´mero temático. (2015):
    Publicado • Editor
Livro
  1. Custódio, Pedro Balaus. Compreensão da Língua Gestual em Crianças Surdas. Catu-BA, Brasil: BordoGrena. 2024.
    Publicado
  2. Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus; da Silva Conde e Sousa, Joana Rita. International sign system : caminhos para umainvestigação linguística. Bordô-Grená. 2023.
  3. Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus; da Silva Conde e Sousa, Joana Rita. International sign system : caminhos para umainvestigação linguística. Bordô-Grená. 2023.
  4. Custódio, Pedro Balaus; Taufer, Adauto Locatelli; Correia, Isabel. Algumas percepções dos alunos sobre a educação literária no 2º ciclo do ensino básico português : considerações prévias sobre um estudo exploratório. Paco Editorial. 2022.
  5. Ramos, Maria Helena Santos; Custódio, Pedro Balaus. A formação de leitores no 1º ciclo do ensino básico : mudanças e novos rumos. Bordô-Grená. 2021.
Tese / Dissertação
  1. Raposo, Cristiana Ferreira; Arzileiro, Andreia Filipa Castela Baptista; Rocha, Catarina Alexandra Pereira; Carvalho, Ana Filipa Almeida; Pimenta, Ana Daniela Simões; Borges, Alexandra de Jesus Oliveira; Lopes, Soraia Filipa Ventura; et al. "A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/44491.
  2. Ribeiro, Constança Sá. "Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/47686.
  3. Pereira, Raquel Alexandra Lopes. "Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/37573.
  4. Freitas, Eliana Filipa Nogueira de. "A poesia na sala de aula: cem segredos, sem medos!". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36976.
  5. Pereira, Raquel Alexandra Lopes. "Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/37573.
  6. Freitas, Eliana Filipa Nogueira de. "A poesia na sala de aula: cem segredos, sem medos!". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36976.
  7. Dias, Susana Cristina Alves. ""Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/34537.
  8. Beja, Susana Margarida Lourenço. "Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/33221.
  9. Barros, Laura Margarida Rego. "(Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/32950.
  10. Beja, Susana Margarida Lourenço. "Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/33221.
  11. Dias, Susana Cristina Alves. ""Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/34537.
  12. Barros, Laura Margarida Rego. "(Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/32950.
  13. Domingues, Sara Patrícia Braguês. "A produção de texto no 2º ciclo: a escrita criativa e a planificação do texto como estratégias". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/23907.
  14. Dias, Marisa da Conceição Ferreira. "O questionamento e a aprendizagem". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/24820.
  15. Domingues, Sara Patrícia Braguês. "A produção de texto no 2º ciclo: a escrita criativa e a planificação do texto como estratégias". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/23907.
  16. Silva, Bruno André Ferreira. "A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18908.
  17. Nunes, Margarida Inês Nogueira Aguilar. "A educação pré-escolar e o desenvolvimento das competências narrativas - a relação da criança com o herói dos contos tradicionais". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18903.
  18. Costa, Sónia Teresa Simões da. "Alunos com necessidades educativas especiais integrados na disciplina de português: realidade ou utopia?". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18211.
  19. Sampaio, Ricardo Marco Pimenta. "O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18563.
  20. Ferreira, Maria João Silva. "Quem conta um conto aumenta um ponto". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18641.
  21. Silva, Cathy da. "Estudo exploratório sobre algumas emoções a partir de textos de literatura para a infância". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18640.
  22. Sampaio, Ricardo Marco Pimenta. "O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18563.
  23. Silva, Bruno André Ferreira. "A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18908.
  24. Ferreira, Maria João Silva. "Quem conta um conto aumenta um ponto". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18641.
  25. Sampaio, Ricardo Marco Pimenta. "O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18563.
  26. Costa, Sónia Teresa Simões da. "Alunos com necessidades educativas especiais integrados na disciplina de português: realidade ou utopia?". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18211.
  27. Silva, Cathy da. "Estudo exploratório sobre algumas emoções a partir de textos de literatura para a infância". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18640.
  28. Cavaleiro, Dora Helena Pereira. "Materiais didácticos para o ensino da classe das conjunções: uma proposta para Angola". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/11494.
  29. Marques, Luísa Adriana de Oliveira. "Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/13208.
  30. Marques, Luísa Adriana de Oliveira. "Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/13208.
  31. Cavaleiro, Dora Helena Pereira. "Materiais didácticos para o ensino da classe das conjunções: uma proposta para Angola". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/11494.
  32. Figueira, Ana Cecília Gonçalves. "Algumas propostas de materiais didáticos para o 4º ano do ensino básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/11840.
  33. Peixoto, Graça Maria Fragoso Rebelo dos Santos. "A caminho da fluência na leitura oral". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/11842.
  34. Almeida, Adelina Maria Dias de. "O meio socioeconómico e o desenvolvimento das competências de leitura e escrita em crianças do 2º ano de escolaridade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/11843.
  35. Almeida, Adelina Maria Dias de. "O meio socioeconómico e o desenvolvimento das competências de leitura e escrita em crianças do 2º ano de escolaridade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/11843.
  36. Peixoto, Graça Maria Fragoso Rebelo dos Santos. "A caminho da fluência na leitura oral". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/11842.
  37. Peixoto, Graça Maria Fragoso Rebelo dos Santos. "A caminho da fluência na leitura oral". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/11842.
  38. Figueira, Ana Cecília Gonçalves. "Algumas propostas de materiais didáticos para o 4º ano do ensino básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/11840.
  39. Carnaz, Maria Elisabete Alves Rosa. "Da criatividade à escrita criativa". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/12238.
  40. Santos, Ana Margarida Machado dos. "Eu teclo, tu teclas, nós teclamos: as TIC - contributo para o desenvolvimento da escrita no 3º ano". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/11378.
  41. Lobo, Ana Raquel Santos e. "Avaliação de manuais escolares de português". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/12145.
  42. Pedrosa, Maria da Luz Machado de Paiva Fidalgo. "A selecção dos manuais de língua portuguesa no 1º CEB: condicionantes e sugestões de melhoramento". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/11386.
  43. Carnaz, Jorge Manuel Couceiro Gomes. "O conto". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/12496.
  44. Sousa, Ana Rita Abreu Cordeiro de. "O ensino da leitura a adultos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/11320.
  45. Sousa, Ana Rita Abreu Cordeiro de. "O ensino da leitura a adultos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/11320.
  46. Custódio, Inês Lopes. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica : Os contributos do jogo dramático para a construção de histórias". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1868.
  47. Pedrosa, Maria da Luz Machado de Paiva Fidalgo. "A selecção dos manuais de língua portuguesa no 1º CEB: condicionantes e sugestões de melhoramento". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/11386.
  48. Carnaz, Maria Elisabete Alves Rosa. "Da criatividade à escrita criativa". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/12238.
  49. Lobo, Ana Raquel Santos e. "Avaliação de manuais escolares de português". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/12145.
  50. Sousa, Ana Rita Abreu Cordeiro de. "O ensino da leitura a adultos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/11320.
  51. Santos, Ana Margarida Machado dos. "Eu teclo, tu teclas, nós teclamos: as TIC - contributo para o desenvolvimento da escrita no 3º ano". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/11378.
  52. Carnaz, Jorge Manuel Couceiro Gomes. "O conto". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/12496.
  53. Pedrosa, Maria da Luz Machado de Paiva Fidalgo. "A selecção dos manuais de língua portuguesa no 1º CEB: condicionantes e sugestões de melhoramento". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/11386.
  54. Custódio, Inês Lopes. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica : Os contributos do jogo dramático para a construção de histórias". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1868.
  55. Pinto, Luísa Maria Madeira Amaral. "Leitura". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/11363.
  56. Pinto, Luísa Maria Madeira Amaral. "Leitura". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/11363.
  57. Pereira, Maria Fernanda Jesus Laranjeira Santos. "Dinamização de bibliotecas escolares". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11081.
  58. Pinto, Cristina do Céu Almeida Queiroz. "Entre a teoria e a prática pedagógica: a influência da formação do PNEP no ensino da escrita no Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/12565.
  59. França, Maria Fernanda Rodrigues Luís. "Alterações dos métodos de trabalho didáctico". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11349.
  60. Coelho, Isabel Maria Gândara Francisco. "De pequenino se faz um leitor". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11083.
  61. Pereira, Maria Fernanda Jesus Laranjeira Santos. "Dinamização de bibliotecas escolares". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11081.
  62. Pinto, Cristina do Céu Almeida Queiroz. "Entre a teoria e a prática pedagógica: a influência da formação do PNEP no ensino da escrita no Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/12565.
  63. França, Maria Fernanda Rodrigues Luís. "Alterações dos métodos de trabalho didáctico". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11349.
  64. Coelho, Isabel Maria Gândara Francisco. "De pequenino se faz um leitor". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11083.
  65. Pinto, Cristina do Céu Almeida Queiroz. "Entre a teoria e a prática pedagógica: a influência da formação do PNEP no ensino da escrita no Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/12565.
  66. Pereira, Maria Fernanda Jesus Laranjeira Santos. "Dinamização de bibliotecas escolares". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11081.
  67. Custódio, Pedro Balaus. "A leitura e o cânone literário nos programas de português : uma década de mudanças (1991-2001)". Doutoramento, 2004. http://hdl.handle.net/10316/12219.
  68. Custódio, Pedro Balaus. "A leitura e o cânone literário nos programas de português : uma década de mudanças (1991-2001)". Doutoramento, 2004. http://hdl.handle.net/10316/12219.