???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Inês Vieira Gomes

Nomes de citação

  • Gomes, Inês Vieira
  • Gomes, Inês

Identificadores de autor

Ciência ID
2B1F-A639-828A
ORCID iD
0000-0002-6589-9120

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - História e Arqueologia
  • Humanidades - Artes - História da Arte
Formação
Grau Classificação
2013/09 - 2022/02
Concluído
History (Doutoramento)
Especialização em Empires, Colonialism, Post-colonialism
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"Fotografia e Império. Imagens da África Colonial Portuguesa entre 1875 e 1940" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007 - 2011
Concluído
Art History (Mestrado)
Especialização em Arte Contemporânea / Contemporary Art
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses : o renascimento da gravura em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004 - 2007
Concluído
Art History (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/06 - Atual Investigador (Investigação) Instituto de História Contemporânea, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2018/08/20 - 2018/09/18 Investigador visitante (Investigação) The University of Texas at Austin Harry Ransom Center, Estados Unidos
2015/11/23 - 2015/12/05 Investigador visitante (Investigação) Koninklijk Museum voor Midden-Afrika, Bélgica
Koninklijk Museum voor Midden-Afrika, Bélgica
2015/07/06 - 2015/11/05 Investigador visitante (Investigação) Smithsonian National Museum of African Art, Estados Unidos

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/03/16 - 2009/09/16 Técnico Superior (Técnico Superior) Fundação Calouste Gulbenkian - Centro de Arte Moderna, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian - Centro de Arte Moderna, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/04/01 - 2008/12/31 Estagiária Fundação Calouste Gulbenkian - Centro de Arte Moderna, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian - Centro de Arte Moderna, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012/07 - 2013/12 Conhecimento e Visão: Fotografia no Arquivo e no Museu Colonial Português (1850-1950)
PTDC/HIS-HIS/112198/2009
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gomes, Inês Vieira. "Os fotógrafos no Arquivo do SNI. Um estudo de caso a partir de fotografias das ex-colónias portuguesas". Trabalho apresentado em Workshop Fotografia-Investigação-Arquivo, Lisboa, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Gomes, Inês Vieira. "'A Souvenir of Lourenço Marques': álbuns fotográficos de C. S. Fowler, J. & M. Lazarus e José dos Santos Rufino (1887-1929)". Outros Tempos: pesquisa em foco (Dossier Temático “Imagem e Imaginário Colonial”) (2016): 163-176.
    Publicado
  2. Gomes, Inês Vieira. "A obra gravada de Guilherme Parente: análise do percurso artístico na Slade School of Fine Art, Londres, 1968-1970". Cadernos de História da Arte (2014): 155-170.
    Publicado
  3. Gomes, Inês Vieira. "Os caminhos desbravados por João Hogan como gravador: da construção de paisagens nocturnas à desconstrução da figura no imaginário onírico". Revista de Teorias e Ciências da Arte (2011): 47-60.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Gomes, Inês Vieira. "Images of Angola and Mozambique in the Imperial Metropolis: Photographic Exhibitions Held at the Palácio Foz (1938–1960)". In Photography in Portuguese Colonial Africa, 1860-1975, editado por Vicente, Filipa Lowndes; Ramos, Afonso Dias, 257-277. London, Reino Unido: Palgrave Macmillan, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-27795-5_10
  2. Gomes, Inês Vieira. "Carlos Estermann, Álbum de Penteados do Sudoeste de Angola (1960) / Southwest Angola Hairstyles Album (1960)". In Fotografia Impressa e Propaganda em Portugal no Estado Novo / Printed Photography and Propaganda in the Portuguese Estado Novo, editado por Filomena Serra, 212-213. Gijón, Espanha: Muga, 2021.
    Publicado
  3. Gomes, Inês Vieira. "Women photographers in Angola and Mozambique (1909-1950): A history of an absence". In Women and Photography in Africa, editado por Darren Newbury; Lorena Rizzo; Kylie Thomas, 62-80. London, Reino Unido: Routledge, 2020.
    Publicado
  4. Vicente, Filipa Lowndes; Gomes, Inês Vieira. "Tensions of empire and monarchy: the African tour of the Portuguese crown prince in 1907". In Royals on Tour: politics, pageantry and colonialism, editado por Robert Aldrich; Cindy McCreery, 146-168. Manchester, Reino Unido: Manchester University Press, 2018.
    Publicado
  5. Vicente, Filipa Lowndes; Gomes, Inês Vieira. "Inequalities on trial: conflict, violence and dissent in the making of colonial Angola (1907-1920)". In Inequality in the Portuguese-speaking World, editado por Francisco Bethencourt, 217-242. Brighton and Portland, Reino Unido: Sussex Academic Press, 2018.
    Publicado
  6. Gomes, Inês Vieira. "Imagens de Angola e Moçambique na metrópole. Exposições de Fotografia no Palácio Foz (1938-1960)". In O Império da Visão: fotografia no contexto colonial português 1860-1960, editado por Vicente, Filipa Lowndes, 353-365. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2014.
    Publicado
  7. Gomes, Inês Vieira. "Um olhar sobre a colecção de gravura do Centro de Arte Moderna". In 1/150 Gravar e Multiplicar, 29-32. Portugal: Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, 2009.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Gomes, Inês. "James R. Ryan, Picturing Empire: Photography and the Visualization of the British Empire". 47, (2022): 139-142.
    Publicado
  2. Gomes, Inês Vieira. "Recensão crítica: MARTINS, Leonor Pires, Um Império de Papel. Imagens do Colonialismo Português na Imprensa Periódica Ilustrada (1875-1940), Lisboa: Edições 70, 2012". Revisão de Um Império de Papel. Imagens do Colonialismo Português na Imprensa Periódica Ilustrada (1875-1940) 29, (2016): 415-419.
    Publicado
  3. Gomes, Inês Vieira. "Book Review: MARTINS, Leonor Pires. Um Império de Papel. Imagens do Colonialismo Português na Imprensa Periódica Ilustrada (1875-1940), Lisboa: Edições 70, 2012". Revisão de Um Império de Papel. Imagens do Colonialismo Português na Imprensa Periódica Ilustrada (1875-1940) 29, (2016): 421-425.
    Publicado
  4. Gomes, Inês Vieira. "Edmond Fortier: contributos para uma genealogia da imagem colonial. MOREAU, Daniela. Edmond Fortier. Viagem a Timbuktu. Fotografias da África do Oeste em 1906, São Paulo: Literart, 2015. 465p". Revisão de Edmond Fortier. Viagem a Timbuktu. Fotografias da África do Oeste em 1906 (2015): 375-380.
    Publicado
Website
  1. Gomes, Inês Vieira. Faces ocultas do trauma português contemporâneo, sobre ‘Despojos de Guerra’ de Leonel de Castro. 2024. https://www.buala.org/pt/vou-la-visitar/faces-ocultas-do-trauma-portugues-contemporaneo-sobre-despojos-de-guerra-de-leonel-de.

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. 2009. "1/150 Gravar e Multiplicar". In 1/150 Gravar e Multiplicar.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/12/16 Helena de Orleães, duquesa de Aosta. Uma fotógrafa em Moçambique, 1909 International Conference Photography and History
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2019/11/16 A Fotografia em Contexto Colonial, Anos 30/40 CONVERSAS EM BELÉM: Império e fotografia: os álbuns das viagens do Presidente Óscar Carmona às colónias (1938-1939)
Museu da Presidência da República (Lisboa, Portugal)
2017/12/06 Fotografia e Império. Elmano Cunha e Costa, no âmbito do seminário Fotografia, Nação e Império IV Ciclo de Ciclo do Seminário Cultura, Ciência e Política em Portugal no Século XX
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/11/03 Imagining Portuguese Colonial Empire. Photographs and Postcards in Angola and Mozambique (ca. 1870-1940)
(Washington D.C., Estados Unidos)
2014/12/11 Apresentação do website www.fotografiacolonial.ics.ulisboa.pt
Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/05/07 Os fotógrafos no Arquivo do SNI. Um estudo de caso a partir de fotografias das ex-colónias portuguesas Workshop Fotografia-Investigação-Arquivo
Museu Nacional do Teatro (Lisboa, Portugal)
2014/02/24 Apresentação da dissertação de mestrado "Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses: o renascimento da gravura em Portugal" Projeto Intervalo para o Conhecimento
Sociedade Nacional de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
2013/11/26 A coleção fotográfica de José Velloso de Castro: fronteiras e territórios no sul de Angola entre 1904 e 1912 Colóquio Internacional Conhecimento e Ciência Colonial
Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), Fábrica do Braço de Prata (Lisboa, Portugal)
2013/09/27 Imagens de Angola e Moçambique na metrópole. Exposições de fotografia no Palácio Foz (1938-1951) Colóquio O Império da Visão: Fotografia no contexto colonial português (1860-1960)
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/09/27 Dar a conhecer: as possibilidades e os limites da divulgação. Colóquio O Império da Visão: Fotografia no contexto colonial português (1860-1960)
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/05/16 Fotografias das ex-colónias portuguesas no Arquivo Fotográfico do Secretariado Nacional de Informação II Congresso de História Contemporânea
Universidade de Évora (Lisboa, Portugal)
2013/02/25 Apresentação do trabalho desenvolvido em arquivos com coleções fotográficas em contextos coloniais, inserido no projeto Conhecimento e Visão: Fotografia no Arquivo e no Museu Colonial Português 1850-1950 Curso Fotografia em Contextos Coloniais: História, Arquivos, Colecções
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/11/06 - 2024/11/06 Moderação da 3.ª Sessão do Ciclo 2024-2025 da Oficina de História e Imagem do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Apresentação de Marta Pinto Machado, "Os álbuns e as fotografias de guerra: Moçambique 61-63, Angola 65-67", Livraria STET, Lisboa.
Oficina (workshop)
Oficina de História e Imagem
Instituto de História Contemporânea, Portugal
2016/07/11 - 2016/07/16 Curso Antropologia e Práticas Artísticas, Escola de Verão, NOVA FCSH, coordenado por Sónia Vespeira de Almeida e com a participação de Filomena Silvano, Philip Cabau e Joana Miguel Almeida
Outro
Antropologia e Práticas Artísticas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/04/16 - 2013/04/23 Curso Imagens da PIDE - Do Arquivo ao Documentário, coordenado por Jacinto Godinho, NOVA FCSH
Outro
Imagens da PIDE - Do Arquivo ao Documentário
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/02/25 - 2013/02/28 Curso Fotografia em Contextos Coloniais: História, Arquivos, Coleções, coordenado por Filipa Lowndes Vicente e com a participação de Elizabeth Edwards, Clara Carvalho, Cosimo Chiarelli e Christopher Pinney, ICS-ULisboa
Outro
Fotografia em Contextos Coloniais: História, Arquivos, Coleções
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2008/11/05 - 2008/11/26 Workshop de Curadoria de Arte Contemporânea (4 sessões de reflexão crítica sobre uma prática curatorial internacional), orientado por Nuno Sacramento, FBAUL
Outro
Workshop de Curadoria de Arte Contemporânea
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2005/08/01 - 2005/08/12 Curso Arte em Agosto (curso intensivo de Arte em Portugal - Século XX), dirigido por Bárbara Coutinho e com orientação de Ana Coelho, David Santos, Fernando Rosa Dias, Luís Baptista, Orlando Franco e Rita Macedo, Centro Cultural de Belém
Outro
Arte em Agosto (curso intensivo de Arte em Portugal - Século XX)
Centro Cultural de Belém, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015/02/23 - 2015/02/23 Lecionação de aula sobre o Estado Novo e a Guerra Colonial (1961-1974), no âmbito dos 40 anos da descolonização. Cursos IAC - Interpretação e Animação Circense - e CenFA - Cenografia, Fgurinos e Adereços, Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo do Chapitô, Lisboa (Ensino secundário) Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo, Portugal
2013/03/04 - 2013/03/04 Lecionação de duas aulas sobre a história da gravura artística (séculos XV-XX) no âmbito dos cursos IAC – Interpretação e Animação Circense – e CenFA – Cenografia, Figurinos e Adereços, Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo do Chapitô (Ensino secundário) Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/07/01 - 2024/07/01 Arguente do pré-projeto de doutoramento em História de Marta Pinto Machado, "Moçambique 61-63, Angola 65-67: Dois álbuns, duas histórias da guerra" Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2015/04/01 - 2015/04/30 Publicações do CIDEHUS CIDEHUS