???global.info.a_carregar???
Invited Assistant Professor at UAberta, invited Adjunct Professor in IPL, librarian, and researcher at Instituto de Educação, ULisboa. Graduated in Literature, post-graduated in Documentary Sciences, Master in Education and Reading, Doctor in Education, and Post-Doctor in Information Science. Currently Head of the Documentation Division at the Faculty of Psychology and the Education Institute of the University of Lisbon. She is also dedicated to training and research (UIDEF, IE-ULisboa; ISPA, APPsy), being the author of several publications at the national and international levels. Member of the Higher Education Libraries Working Group, and Training Member in the National Association of Librarians and Archivists in Portugal. Completed the Doutoramento in Educação in 2014/03/11 by Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Mestrado in Ciências da Educação - Educação e Leitura in 2006 by Universidade de Lisboa and Licenciatura in Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses in 1998 by Universidade Nova de Lisboa. Is Researcher in Universidade de Lisboa, Técnico Superior in Universidade de Lisboa, Researcher in Universidade de Lisboa and Researcher in Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida. Published 24 articles in journals. Has 27 sections of books and 3 book(s). Has received 3 awards and honors. Works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Educational Sciences. In their professional activities interacted with 68 collaborator(s) co-authorship of scientific papers.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Tatiana Sanches

Nomes de citação

  • Sanches, Tatiana
  • Sanches, T.

Identificadores de autor

Ciência ID
2C17-1B53-FBDC
ORCID iD
0000-0002-4902-2628
Google Scholar ID
10482140770896435107
Researcher Id
C-2773-2014
Scopus Author Id
56499097100

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2020/10/06 - 2021/06/30
Concluído
Pedagogia do Ensino Superior (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
20
2018/09/01 - 2019/10/01
Concluído
Ciência da Informação (Pós-doutoramento)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
Aprovado
2009/10/02 - 2014/03/11
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: História da Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O Contributo da Literacia de Informação para a Pedagogia Universitária: Um desafio para as bibliotecas académicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Summa Cum Laude
2009 - 2009
Concluído
Forgep - Programa de Formação em Gestão Pública (Outros)
Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, Portugal
16,9
2004 - 2006
Concluído
Ciências da Educação - Educação e Leitura (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Grupos de leitura para jovens : "Passa a palavra" : um modelo de promoção da leitura na Biblioteca Municipal do Seixal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998 - 2000
Concluído
Curso de Especialização em Ciências Documentais (Pós-Graduação)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
17,2
1994 - 1998
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/07 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa, Portugal
2014/07 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/03/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2023/09/11 - 2024/02/12 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/09 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual STORM -(Re)Configurações do Ensino-aprendizagem e das Organizações de Ensino Superior num Contexto de Mudança
STORM
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/09/02 - 2023/05/03 Information Literacy and Critical Thinking to Fight Disinformation among Youth (2020-2023)
PAS-LISBON-FY21-01
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lopes, Carlos; ML, Antunes; Sanches, Tatiana. "Literacia da informação e inteligência artificial no ensino superior". 2024.
  2. Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos; Antunes, Maria da Luz. "Public Libraries Fighting Disinformation: An Analysis of Knowledge, Resources, and Actions of Portuguese Librarians". 2024.
    10.1007/978-3-031-52998-6_13
  3. Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana. "Literacia da informação e Inteligência Artificial no ensino superior: competências essenciais para as bibliotecas". 2024.
  4. Baptista, Luiza; Sanches, Tatiana; Sampaio, Maria Imaculada Cardoso; Ferrari Adriana Cybele. "Serviços de bibliotecas para apoiar aprendizagem à distância: estudo de caso em Portugal e Brasil". Trabalho apresentado em 22º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), Florianópolis, 2023.
    Publicado
  5. Sanches, Tatiana; Chan, Emily. "Perceções das competências requeridas a futuros bibliotecários: um estudo internacional". 2023.
    10.48798/congressobad.2899
  6. Chan, Emily; Sanches, Tatiana. "Diagnóstico à literacia da informação de estudantes de ensino superior: um estudo de caso em Macau". 2023.
    10.48798/congressobad.2901
  7. Antunes, Maria da Luz; Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana. "Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: avaliação da satisfação dos estudantes". 2023.
    10.48798/congressobad.2979
  8. Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos. "Perceptions of LIS professionals on ACRL framework: understanding and fostering concepts, skills and attitudes in academic students". 2023.
    10.1007/978-3-031-52998-6_8
  9. Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos. "Projeto Literacia da Informação e pensamento crítico no Ensino Superior – Combater a desinformação: a capacitação de bibliotecários". 2023.
  10. Tatiana Sanches; Cristina Duarte; Mariana Batista; Joana P. Miranda. "LESSONS, DISCOVERIES, CHALLENGES, AND RESULTS IN AN INTERDISCIPLINARY LEARNING COMMUNITY OF HIGHER EDUCATION TEACHERS". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.0319
  11. Tatiana Sanches. "IMPROVING ACADEMIC AND PROFESSIONAL ENGAGEMENT IN HIGHER EDUCATION ONLINE STUDENTS THROUGH VIDEO-MAKING: SCHOOL LIBRARIANS ON THE SCREEN". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.0140
  12. Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana. "Literacia da informação e pensamento crítico no combate à desinformação entre os jovens". Trabalho apresentado em ICCL 2022 ¿ 2nd International Congress on 21st Century Literacies, Santarém, 2022.
    No prelo
  13. Tatiana Sanches; Carlos Lopes; Maria Luz Antunes. "Critical Thinking in Information Literacy Pedagogical Strategies: new dynamics for Higher Education throughout librarians’ vision". 2022.
    10.4995/HEAd22.2022.14476
  14. Tatiana Sanches; Cristina Duarte; Mariana Batista; Joana P. Miranda. "TUTORIAL SUPPORT IN HIGHER EDUCATION: BUILDING CRITICAL AND INTERDISCIPLINARY REFLECTION BASED ON THE EXPERIENCE OF FOUR TEACHERS". 2022.
    10.21125/inted.2022.0821
  15. Cristina Duarte; Sanches, Tatiana; Miranda, Joana; Batista, Mariana. "Comunidade de pratica em educação: experiências e vivências interdisciplinares de quatro docentes do ensino superior". Trabalho apresentado em IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, 2022.
    Publicado
  16. Sanches, Tatiana; Melo, Luiza Baptista; Lopes, Sílvia Costa; Henriques, Susana Oliveira. Autor correspondente: Sanches, Tatiana. "International visibility of thesis and dissertations from ULisboa through the Institutional Repositories: Gateway for Open Science". Trabalho apresentado em 41st IATUL Annual Conference "Bridging Universities and Society Libraries as Connectors", Porto, 2021.
    Publicado
  17. Gonçalves, Susana Filipa; Sanches, Tatiana; Batista, Mariana; Duarte, Cristina; Miranda, Joana. "Ph.D. supervision: doctoral students perceptions, expectations and needs". 2021.
  18. Tatiana Sanches. "Information skills and library knowledge for higher education teachers". 2020.
    10.4995/HEAd20.2020.11027
  19. Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana; Sanches, Tatiana; Antunes, Maria da Luz; Lopes, Carlos. Autor correspondente: Sanches, Tatiana. "Improving information literacy in higher education in an unorthodox way: the literature potential for ACRL Framework application". Trabalho apresentado em WBIMLC 2020, 2020.
    Publicado
  20. Sanches, Tatiana; ML, Antunes; Lopes, Carlos. "Literacia da informação em contexto universitário: da pesquisa à publicação". 2020.
  21. Lopes, Sílvia Costa; Sanches, Tatiana; Melo, Luiza Baptista; Henriques, Susana Oliveira. "O contributo das teses e dissertações para a Literacia em Saúde: um estudo de caso nos Repositórios Institucionais da Universidade de Lisboa". Trabalho apresentado em XIV Jornadas APDIS - Be OPEN: Inspirar, Capacitar, Investigar, Inovar & Partilhar, 2020.
    Publicado
  22. Melo, Luiza Baptista; Sanches, Tatiana; Lopes, Sílvia Costa; Henriques, Susana Oliveira. "Repositório institucional e rede social académica: um estudo de caso na área da saúde da Universidade de Lisboa (ULisboa)". Trabalho apresentado em IX Encontro Ibérico EDICIC, Barcelona, 9 a 11 de julho de 2019, Barcelona, 2019.
    Publicado
  23. Melo, Luiza Baptista; Sanches, Tatiana. "Universidade de Lisboa construindo caminhos para a Ciência Aberta: dez anos de repositórios institucionais". 2019.
  24. Sanches, Tatiana. "Estimular a Ciência Aberta: comunicando com docentes e investigadores". 2018.
  25. Bezerra, Arthur Coelho; Sanches, Tatiana; Bezerra, A.C.; Sanches, T.. "Copyright infringement: between ethical use and legal use of information". 2018.
  26. Antunes, Maria da Luz; Lopes, Carlos Alberto; Sanches, Tatiana. "Literacia da informação e ciência aberta em saúde: o antes e o depois". 2018.
  27. Lopes, Carlos Alberto; Antunes, Maria da Luz; Sanches, Tatiana. "Literacia da informação e Ciência Aberta: os desafios no ensino superior". Trabalho apresentado em XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, 2018.
  28. Lopes, Carlos Alberto; Antunes, Maria da Luz; Sanches, Tatiana. "Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: Aplicação da Framework da ACRL". 2018.
  29. Sanches, Tatiana. "Literacia da informação: o primeiro degrau para a Ciência Aberta". 2017.
  30. Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos; Antunes, Maria da Luz. "Contribuciones de la alfabetizacion informacional a la ciencia aberta". Trabalho apresentado em XXII Encuentros Internacionales sobre Sistemas de Información y Documentación (IBERSID 2017), Zaragoza, 2017.
    Publicado
  31. Sanches, Tatiana. "A biblioteca universitária no centro da aprendizagem: formando utilizadores em literacia de informação". Trabalho apresentado em Caminhos e trajetos em projeto, Loures, 2017.
    Publicado
  32. Sanches, Tatiana. "Pathways to cooperation networks: the case of university libraries in Portugal". 2017.
  33. Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana; Antunes, Maria da Luz; Andrade, Isabel; Alonso-Arévalo, Julio; Alonso Arevalo, Julio. "Literacia da informação em contexto universitário: uma intervenção necessária". 2017.
  34. Sanches, Tatiana; Maria Teresa Costa. "Why information literacy competencies are key skills for future Portuguese librarians". 2017.
  35. Sanches, Tatiana. "Recommendations for higher education libraries in Portugal: a target achieved". Trabalho apresentado em The 4th European Conference on Information Literacy, Praga, 2016.
    Publicado
  36. Sanches, Tatiana. "The contribution of positive psychology to the management of academic libraries and information literacy". Trabalho apresentado em The 4th European Conference on Information Literacy, Praga, 2016.
    Publicado
  37. Sanches, Tatiana. "Reinventando a gestão das bibliotecas académicas: do foco ao fluir". Trabalho apresentado em 12.º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Évora, 2015.
    Publicado
  38. Sanches, Tatiana. "Um Plano Estratégico para uma biblioteca dual: balanço da experiência, resultados e reflexões". Trabalho apresentado em XI Jornadas APDIS, Lisboa, 2014.
    Publicado
  39. "Do campo da pesquisa ao campus do conhecimento". 2012.
  40. Sanches, Tatiana. "Bibliotecas universitárias na modernidade: contributo para a compreensão de uma identidade educativa". Trabalho apresentado em IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Lisboa, 2012.
    Publicado
  41. Sanches, Tatiana. "Do campo da pesquisa ao campus do conhecimento: Instrumentalização da literacia de informação em meio académico". Trabalho apresentado em 11º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Lisboa, 2012.
    Publicado
  42. Sanches, Tatiana. "Bibliotecas da UL: campus de pesquisa, espaços de encontro". 2012.
  43. Sanches, Tatiana. "Informação Para a Cidadania". Trabalho apresentado em Conferência nacional sobre documentação e informação na administração pública, Lisboa, 2001.
    Publicado
  44. Sanches, Tatiana. "Serviços de Informação à Comunidade nas Bibliotecas Públicas". Trabalho apresentado em Colóquio Bibliotecas e Novas Tecnologias: como combater a exclusão dos info-pobres?, Lisboa, 2000.
    Publicado
Artigo em revista
  1. David Caballero Mariscal; Carlos Lopes; Maria Luz Antunez; Tatiana Sanches; Alicia Segura. "Percepciones sobre la alfabetización informacional móvil entre estudiantes universitarios antes y después de Covid-19". Ibersid: revista de sistemas de información y documentación (2024): https://doi.org/10.54886/ibersid.v18i1.4941.
    10.54886/ibersid.v18i1.4941
  2. Sanches, Tatiana; Melo, Luiza Baptista. "Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico". (2024): http://hdl.handle.net/10174/36521.
    https://doi.org/10.48798/congressobad.2841
  3. Melo, Luiza Baptista; Sanches, Tatiana. "Academic library services to support distance learning: what are we doing in post-COVID times?". (2024): http://hdl.handle.net/10451/65353.
  4. Lopes, Susana; Sanches, Tatiana. "Observação inspirada em revisão por pares". (2024): http://hdl.handle.net/10362/169463.
  5. Caballero Mariscal, David; Lopes, Carlos; ML, Antunes; Sanches, Tatiana; Segura, Alicia. "Perceptions on mobile information among undergraduates before and after Covid-19: Some comparisons". (2024): http://hdl.handle.net/10400.12/9829.
  6. Baptista Melo, Luiza; Sanches, Tatiana; Melo, Luiza Baptista. "Institutional repositories and increased usability in times of a pandemic: true image or mirage?". (2023): http://hdl.handle.net/10174/33099.
  7. Sanches, Tatiana; Melo, Luiza Baptista. "Guidelines, recommendations, and near future for university libraries". (2023): http://hdl.handle.net/10174/33144.
  8. 14º Congresso BAD, Comissão Científica; Alvim, Luísa; Sanches, Tatiana; Andrade, Isabel; Lopes, Susana; Bettencourt, Sofia; Marques, Carla. "Conclusões do 14º Congresso Nacional BAD". (2023): https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/3043.
  9. Lopes, Carlos; Caballero-Mariscal, David; Antunes, Maria Luz; Sanches, Tatiana; Caballero Mariscal, David; Antunes, Maria da Luz. "Literacia digital em estudantes das Ciências Sociais portugueses e espanhóis: uma análise qualitativa do uso de tecnologias móveis pós-pandemia". (2023): https://doi.org/10.48798/congressobad.2973.
    https://doi.org/10.48798/congressobad.2973
  10. Sanches, T.; Chan, E.. "Higher Education students' perceptions towards Information Literacy: a study in Macau". Ibersid 17 2 (2023): 41-48. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85179491951&partnerID=MN8TOARS.
    10.54886/ibersid.v17i2.4910
  11. Tatiana Sanches; Maria Luz Antunes; Carlos Lopes. "International standards for information literacy". LIBER Quarterly: The Journal of the Association of European Research Libraries 32 1 (2022): 1-22. https://doi.org/10.53377/lq.11131.
    10.53377/lq.11131
  12. Heloísa Oliveira; Tatiana Sanches; João Martins. "Problem-based learning in a flipped classroom: a case study for active learning in legal education in international law". The Law Teacher (2022): 1-17. https://doi.org/10.1080/03069400.2022.2040934.
    10.1080/03069400.2022.2040934
  13. Melo, Luiza Baptista; Sanches, Tatiana; Sá, Isabel; Cruz, Célia; Funaro, Vânia; Mendes, José Mário de Oliveira. "The COVID - 19 pandemic¿s impact on the behavioral trends in the use of printed book or e-book: a case study in Portugal and Brazil". Qualitative and Quantitative Methods in Libraries (2022): http://hdl.handle.net/10451/54582.
  14. Maria Luz Antunes; Carlos Lopes; Maria Manuel Borges; Tatiana Sanches. "Perceções dos investigadores face ao ecossistema da Ciência Aberta". Ibersid: revista de sistemas de información y documentación (2021): https://doi.org/10.54886/ibersid.v15i2.4759.
    10.54886/ibersid.v15i2.4759
  15. Joana P. Miranda; Mariana Batista; Cristina Duarte; Tatiana Sanches. "Interdisciplinary Class Observation in Higher Education: Lessons Learned from the Professional Development Experience of Four Teachers". Education Sciences 11 11 (2021): 706-706. https://doi.org/10.3390/educsci11110706.
    10.3390/educsci11110706
  16. Maria Luz Antunes; Carlos Lopes; Tatiana Sanches. "Open Science and information literacy". Journal of EAHIL (2021): https://doi.org/10.32384/jeahil17448.
    10.32384/jeahil17448
  17. Antunes, M.L.; Lopes, C.; Sanches, T.. "Com es combaten les notícies falses mitjançant l'alfabetització informacional? Reptes i estratègies de formació en l'ensenyament superior". BiD 46 (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85110560284&partnerID=MN8TOARS.
    10.1344/BID2020.46.14
  18. Sanches, Tatiana; Borges, Maria Manuel; Borges, Maria Manuel; Sanches, Tatiana. "Conhecimento e aplicação da Framework para a Literacia da Informação em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em Portugal". (2021): http://hdl.handle.net/10451/48111.
    DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.34895
  19. Melo, Luiza Baptista; Lopes, Sílvia Costa; Henriques, Susana Oliveira; Sanches, Tatiana. "Theses and dissertations from ULisboa to the world : a case study on the international visibility of academic publications in the institutional repositories of the University of Lisbon". (2021): http://hdl.handle.net/10451/47367.
  20. Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana. "Designing strategies and actions to support open science:building capacity in an academic institution". (2021): http://hdl.handle.net/10400.12/8227.
  21. Melo, Luiza Baptista; Sanches, Tatiana; Sá, Isabel; Cruz, Célia; Novo, Ana. "Behavioral trends in the use of printed book or e-book: a case study in Portuguese university libraries". (2021): http://hdl.handle.net/10451/48109.
  22. Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana; Antunes, M.L.; Lopes, C.; Sanches, T.. "Como combater as fake news através da literacia da informação? Desafios e estratégias formativas no ensino superior". BiD 46 (2021): http://hdl.handle.net/10400.21/13489.
    10.1344/BiD2020.46.15
  23. Melo, Luiza Baptista; Sanches, Tatiana; Matos, Gaspar; Torres, Patrícia. "Assessing the economic value of academic libraries". (2021): http://hdl.handle.net/10174/30425.
  24. Sanches, Tatiana; Melo, Luiza Baptista; Sá, Isabel; Cruz, Célia. "Choosing Readings: Portuguese Academic Library Users' Preferences for Printed Books or e-Books". (2021): http://hdl.handle.net/10451/51311.
  25. Sanches, Tatiana; Borges, Maria Manuel. "New data on knowledge and application of Information Literacy Framework in higher education libraries". Qualitative and Quantitative Methods in Libraries 8 4 (2020): 561-578. http://www.qqml-journal.net/index.php/qqml/article/view/537/544.
    Publicado
  26. Antunes, Maria da Luz; Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos; Alonso-Arévalo, Julio. "Publicar en el ecosistema de la ciencia abierta". Cuadernos de Documentación Multimedia 31 (2020): e71449. http://dx.doi.org/10.5209/cdmu.71449.
    10.5209/cdmu.71449
  27. Pinto, M.; Fernández-Pascual, R.; Lopes, C.; Antunes, M.L.; Sanches, T.. "Perceptions of information literacy competencies among future psychology professionals: a comparative study in Spain and Portugal". Aslib Journal of Information Management (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85096966430&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/AJIM-04-2020-0103
  28. Sanches, T.; Costa, M.T.; Aurindo, M.J.. "Adoption of the guidelines for higher education libraries in Portugal: Contributions to assessment". LIBER Quarterly 30 1 (2020): 1-22. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85079733615&partnerID=MN8TOARS.
    10.18352/lq.10324
  29. Melo, Luiza Baptista; Sanches, Tatiana. "Challenged by academic social networks: a case study inside University of Lisbon’ institutional repository". (2020): http://hdl.handle.net/10451/42278.
  30. Ramos do Ó, Jorge; Almeida, Marta Mateus de; Viana, Joana; Sanches, Tatiana; Paz, Ana Luísa; Ó, Jorge Ramos do; Almeida, Marta. "Tendências recentes da investigação internacional sobre pedagogia do ensino superior: uma revisão da literatura/ Recent trends in international research on higher education pedagogy: a literature review". Revista Lusófona de Educação 45 (2019): 205-221. http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle45.14.
    Publicado
  31. Tatiana Sanches. "Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico". Perspectivas em Ciência da Informação 24 3 (2019): 59-72. https://doi.org/10.1590/1981-5344/3214.
    10.1590/1981-5344/3214
  32. Sanches, Tatiana; Príncipe, Pedro; Costa, Teresa. "Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal". Cadernos BAD (2018):
  33. Tatiana Sanches. "Shrink to Fit or Prune to Strengthen: Adapting the Strategic Plan in an Academic Library as Response to Environmental Change". New Review of Academic Librarianship (2018): https://doi.org/10.1080/13614533.2018.1501714.
    10.1080/13614533.2018.1501714
  34. Costa Matos, Gaspar; Sanches, Tatiana. "Duas de Letra: um grupo de leitores numa biblioteca universitária". Cadernos BAD 1 (2018): 62-71. https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/1632.
    Acesso aberto • Publicado
  35. Lopes, C.; Antunes, M.D.L.; Sanches, T.. "The contribution of information literacy to Open Science,Contributos da literacia da informação para a Ciência Aberta". Ibersid 12 1 (2018): 59-67. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85051849461&partnerID=MN8TOARS.
  36. Sanches, Tatiana; Coelho, Ana Sofia. "Integração do espólio bibliográfico de Ferreira Marques na Biblioteca da FP/IE". Revista Portuguesa de Psicologia 47 (2018): 131-151. http://dx.doi.org/10.21631/rpp47_131.
    10.21631/rpp47_131
  37. Lopes, Carlos; Antunes, Maria da Luz; Sanches, Tatiana; Open Science; Research; Learning; Lopes, Carlos Alberto. "The contribution of information literacy to Open Science". Ibersid-Revista De Sistemas De Informacion Y Documentacion 12 1 (2018): 59-67. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000437167100006&KeyUID=WOS:000437167100006.
  38. Sanches, Tatiana. "Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa". Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (2017):
  39. Tatiana Sanches; Maria Teresa Costa; Sanches, Tatiana; Costa, Teresa. "Guidelines for Higher Education Libraries in Portugal". {LIBER 27 1 (2017): xx-xx. https://doi.org/10.18352%2Flq.10219.
    Publicado • 10.18352/lq.10219
  40. Sanches, Tatiana; Luíza Baptista Melo; Patrícia Torres; Gaspar Matos; Melo, Luíza Baptista; Matos, Gaspar; Torres, Patrícia. "Assessing academic library spaces impact on users’ behaviour with the ISO16439:2014(E)". Qualitative and Quantitative Methods in Libraries 6 3 (2017): 467-478. http://www.qqml-journal.net/index.php/qqml/article/view/422.
    Acesso aberto • Publicado
  41. Melo, Luiza Baptista; Sanches, Tatiana; Matos, Gaspar; Torres, Patrícia. "Assessing the impact of academic library spaces on users¿ behaviour with the ISO16439: 2014 (E)". (2017): http://hdl.handle.net/10451/37371.
  42. Sanches, Tatiana. "Improving Research and Learning in Higher Education in Portugal: Digital Resources, E-Books, and a Discovery System as Enabling Factors for Students". Journal of Web Librarianship 10 4 (2016): 327-342. http://hdl.handle.net/10451/24622.
    Publicado • 10.1080/19322909.2016.1207583
  43. Sanches, T.. "Information literacy and the ethics of academic writing". Journal of Information Ethics 25 2 (2016): 104-114. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85020520142&partnerID=MN8TOARS.
  44. Sanches, Tatiana. "From Tradition To Innovation: Exploring Administration Practices In Four Portuguese University Libraries". Journal of Library Administration 55 5 (2015): 376-393. http://www.tandfonline.com/eprint/d6QwpYI8kYV3TPZxwXkI/full#.Vae0PPlVhBc.
    Publicado • 10.1080/01930826.2015.1047273
  45. Sanches, Tatiana. "Desafios para os bibliotecários portugueses na esfera da educação superior: explorando territórios formativos". Investigar em Educação 1 2 (2014): 109-122. http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/32/31.
    Publicado
  46. Sanches, Tatiana. "Livros ao nosso encontro". Revista Barata 50 (2000): 35-42.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Sanches, Tatiana. "Políticas públicas para a literacia de informação em Portugal: reflexão sobre o panorama atual e perspetivas de futuro". Portugal: EDUFBA,
    Sanches, T. (2016). Políticas públicas para a literacia de informação em Portugal: reflexão sobre o panorama atual e perspetivas de futuro. In Alves, F. M. M., Corrêa, E. C. D., Lucas, E. O. (Eds.), Competência em Informação: Políticas Públicas - Teoria e
  2. Lopes, Carlos Alberto; Sanches, Tatiana. "Literacia da Informação em Contexto Universitário: Introdução". Portugal: Edições ISPA,
  3. Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos. "LIS postsecondary and undergraduate education". Elsevier, 2024.
    10.1016/B978-0-323-95689-5.00136-X
  4. Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos; Antunes, Maria da Luz; Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana. "Capacitação de bibliotecários académicos: Estratégias e ações de um projeto de literacia da informação contra a desinformação". Santarém, Portugal: Politécnico de Santarém, 2023.
  5. Tatiana Sanches. "Connecting New Trends and New Skills for Academic Librarians". 617-628. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-030-99885-1_51
  6. Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana. Autor correspondente: Antunes, Maria Luz. "Glossary of information literacy from A to Z". In Progress in education, 1-64. Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2022.
    Publicado
  7. Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana. Autor correspondente: Sanches, Tatiana. "Words around information literacy: construction and use of concepts to support scholarship as conversation". In Progress in education, 103-129. Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2022.
    Publicado
  8. Sanches, Tatiana; Antunes, Maria da Luz; Lopes, Carlos. "University libraries fighting fake news: an analysis of the knowledge and practices of Portuguese librarians". Sciendo, 2021.
    10.2478/9788395815065-020
  9. Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana. "Student satisfaction with library resources in the COVID-19 era: a case study of Portuguese academic libraries". Elsevier, 2021.
  10. Sanches, Tatiana; Borges, Maria Manuel. "Literacia da informação na universidade. Um contributo para a construção de competências de docentes do ensino superior". In Avaliação (externa) da qualidade do ensino superior e autonomia científica: Tensões e desafios, editado por Sousa, Jesus Maria. Funchal: Imprensa Académica, 2020.
    Publicado
  11. Sanches, Tatiana. "Changing Roles for Research and Information Skills Development: Librarians as Teachers, Researchers as Learners". In Communications in Computer and Information Science, 462-471. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-13472-3_23
  12. Lopes, C.; Antunes, M.L.; Sanches, T.; Lopes, Carlos; Antunes, Maria da Luz; Sanches, Tatiana. "Information Literacy and Open Science: Before and After the New ACRL Framework". Portugal: Springer, 2019.
    10.1007/978-3-030-13472-3_23
  13. Sanches, Tatiana. "Taking users' opinions into account when managing an academic library: a decade in retrospect from Lisbon University". Facet Publishing, 2019.
  14. Lopes, C.; da Luz Antunes, M.; Sanches, T.. "Writing with ethics: Strategies to quoting and referring". 2019.
  15. da Luz Antunes, M.; Sanches, T.; Lopes, C.; Alonso-Arévalo, J.. "Publishing within open science challenges". 2019.
  16. Sanches, T.; Borges, M.M.. "Facing the thesis with positive thinking and dispositions to act: Contributions of information literacy training for higher education students’ skills development". 2019.
  17. da Luz Antunes, M.; Lopes, C.; Sanches, T.. "Starting from scratch: Searching for the purpose of writing". 2019.
  18. Lopes, C.; da Luz Antunes, M.; Sanches, T.. "Architecture and morphology of a scientific article". 2019.
  19. Ó, Jorge Ramos do; Sanches, Tatiana; Antunes, Maria da Luz. "Plural Word and Inventive Writing: The Legacy of Postmodern Social Theory". In Improving the Academic Writing Experience in Higher Education. Estados Unidos, 2019.
    Publicado
  20. Lopes, C.; Da Luz Antunes, M.; Sanches, T.. "Open science challenges for information literacy". 2018.
  21. Sanches, T.; Lopes, C.; Da Luz Antunes, M.. "Education and psychology trends: Impact on information literacy". 2018.
  22. Sanches, T.. "Required Skills for Teachers: Information Literacy at the Top". 2018.
    10.1007/978-3-319-74334-9_65
  23. Sanches, Tatiana. "Investigando a literacia da informação: aprendizagem, bibliotecas e cidadania". In Pesquisar, 195-214. Lisboa, Portugal: Chiado, 2017.
    Publicado
  24. Sanches, Tatiana. "Envolvimento dos Alunos na Escola: para uma ecologia da biblioteca académica". In Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o Desempenho Académico / Students´ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education - Motivation for Academic Performance, 167-186. Lisboa, Portugal: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017.
    Publicado
  25. Sanches, Tatiana. "Literacia da Informação em Contexto Universitário: Introdução". In Literacia da Informação em Contexto Universitário, XXV-XXXVI. Lisboa: Edições ISPA, 2016.
    Publicado
  26. Sanches, Tatiana. "Políticas públicas para a literacia de informação em Portugal". In Literacia da informação em contexto universitário, 3-26. Lisboa, Brasil: Edições ISPA, 2016.
    Publicado
  27. Sanches, Tatiana. "Public Policies for information literacy in Portugal: an agenda in the making". In The 4th European Conference on Information Literacy (ECIL), 86-86. Prague, República Checa: AKVS Assoc. of Libraries of Czech Universities, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-52162-6_56
  28. Sanches, Tatiana. "Literacia da informação em contexto universitário: Tendências e expectativas". In Literacia da Informação em Contexto Universitário, 53-178. Lisboa, Portugal: Edições ISPA, 2016.
    Publicado
  29. Sanches, Tatiana. "Traços da memória no presente: uma nota introdutória". In Bibliotecas, Leitura, Património: práticas educativas. O ideário patrimonial, 6-10. Tomar, Portugal: Instituto Politécnico de Tomar, 2015.
    Publicado • Sanches, T. (2015). Traços da memória no presente: uma nota introdutória. In Cruz, Ana Pinto da (ed.), Bibliotecas, Leitura, Património: práticas educativas. O ideário patrimonial (Vade-mécum Série Monográfica, 2), pp.6-10. Tomar: Centro de Pré-História,
  30. Sanches, T.; Sanches, Tatiana. "Reception and application of information literacy instruction in Portuguese academic libraries". In The 2nd European Conference on Information Literacy (ECIL), 78-78. Zagreb, Croácia: University of Zagreb, 2014.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-14136-7_51
  31. Sanches, Tatiana. "Campus de leitura: pensar o espaço da biblioteca universitária para a leitura: o caso da biblioteca da FPCE-UL". In Conferência internacional bibliotecas para a vida: bibliotecas e leitura, 345-358. Universidade de Évora, Portugal: Colibri; CIDEHUS/UE; Biblioteca Pública de Évora, 2009.
    Publicado
  32. Sanches, Tatiana. "Biblioteca escolar e leitura em tempos de mudança". In Biblioteca escolar e leitura em tempos de mudança, 69-77. Porto, Portugal: Setepés, 2007.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana. 2022. "Pesquisa como exploração estratégica". https://bad.pt/formacao/projetos/combater_desinformacao/.
  2. Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana. 2022. "Investigação como questionamento". https://bad.pt/formacao/projetos/combater_desinformacao/.
  3. Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana. 2022. "Autoridade é construída e contextual". https://bad.pt/formacao/projetos/combater_desinformacao/.
  4. Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana. 2022. "A informação tem valor". https://bad.pt/formacao/projetos/combater_desinformacao/.
  5. Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana. 2022. "Criação de informação como um processo". https://bad.pt/formacao/projetos/combater_desinformacao/.
  6. Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana. 2022. "Comunicação académica como diálogo". https://bad.pt/formacao/projetos/combater_desinformacao/.
  7. Guerreiro, Dália; Principe, Pedro; Silva, Diana; Sanches, Tatiana; Lopes, Susana; Pereira, Ana Alves; Lopes, Carlos; et al. 2020. "Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior de Portugal 2020-2022". https://zenodo.org/record/3841363#.Xybr2ihKjIU.
    10.5281/zenodo.3841363
Livro
  1. Melo, Luiza Baptista; Sanches, Tatiana. Bibliotecas universitárias: diálogos transatlânticos. CIDEHUS. 2021.
    https://doi.org/10.4000/books.cidehus.16433
  2. Sanches, T.; da Luz Antunes, M.; Lopes, C.. Improving the academic writing experience in higher education. 2019.
  3. Sanches, T.; da Luz Antunes, M.; Lopes, C.. Introduction. 2019.
  4. Sanches, Tatiana. Literacia da Informação em Contexto Universitário. Portugal. 2016.
Poster em conferência
  1. Cristina Duarte; Sanches, Tatiana; Batista, Mariana; Miranda, Joana; Catita, Joana. "Práticas de hospitalidade: perceções dos alunos sobre a sua experiência no primeiro ano do Ensino Superior". Trabalho apresentado em Jornadas Científicas 2023 , Universidade de Lisboa, 2023.
  2. Miranda, Joana; Batista, Mariana; Duarte, Cristina; Sanches, Tatiana. "Pharmaceutical Sciences and Graduate Education: current and future challenges". Trabalho apresentado em EAFP 2022 Annual Conference., 2022.
  3. Sanches, Tatiana. "The transformational ambition of university libraries and student experience through information literacy". Trabalho apresentado em The Second European Conference on Information Literacy, ECIL 2014, 2014.
Revisão de livro
  1. Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos. "Recensão crítica: Pathways into Information Literacy and communities of practice: teaching approaches and case studies". http://hdl.handle.net/10400.12/7367.
    10.21747/21836671/pag12rec2
Tese / Dissertação
  1. Magalhães, Justino, 1953-; Sanches, Tatiana Luena Baptista e, 1975-. "O contributo da literacia de informação para a pedagogia universitária : um desafio para as bibliotecas académicas". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10451/10773.
  2. Magalhães, Justino, 1953-; Sanches, Tatiana Luena Baptista e, 1975-. "Grupos de leitura para jovens : "Passa a palavra" : um modelo de promoção da leitura na Biblioteca Municipal do Seixal". Mestrado, 2005. http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000453837.
Tradução
  1. Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Association of College & Research Libraries. Referencial da literacia da informação para o ensino superior: versão portuguesa, 2022. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e Documentação. 2022.
    Publicado
  2. Sanches, Tatiana. Questões chave para o desenvolvimento de coleções de recursos eletrónicos: um guia para bibliotecas. Netherlands, Portugal: IFLA Acquisition & Collection Development Section. 2016.

Outros

Outra produção
  1. Literacia da informação e pensamento crítico no Ensino Superior: combater a desinformação: relatório final do projeto. Atualmente o contexto informacional é marcado por uma proliferação de informações e notícias provenientes de várias fontes, incluindo meios de comunicação tradicionais, redes sociais, blogs e outros canais online. A disseminação rápida e ampla de informações, muitas vezes acompanhada pela desinformação, pode criar desafios significativos para os cidadãos na sua busca por informações precisas e con. 2023. Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos. http://hdl.handle.net/10400.12/9163.
    10.48798/ebooksbad.23
  2. Observação interdisciplinar de pares no ensino superior: uma experiência no desenvolvimento profissional de quatro docentes. Livro de Atas ¿ 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 12 a 16 de julho de 2021, pp.117-123, Universidade de Aveiro.. 2022. Miranda, Joana; Batista, Mariana; Duarte, Cristina; Sanches, Tatiana. https://cnappes.org/cnappes-2021/files/2022/06/Livro-de-Atas_CNaPPES21-1.pdf.
  3. Orientação pedagógica: estudo sobre as perceções, expectativas e necessidades de alunos doutorandos. Atas do XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pp 779-788.. 2022. Duarte, Cristina; Sanches, Tatiana; Miranda, Joana; Batista, Mariana; Gonçalves, Susana. https://afirse.ie.ul.pt/?page_id=251.
  4. Ciência aberta e literacia da informação: estudo de caso num centro de investigação. Em 2016, a publicação das Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior de Portugal procurou, numa das suas prerrogativas, a construção de uma relação de confiança e de parceria entre as bibliotecas, os seus profissionais e os investigadores. Os ganhos de competências de uns e de outros no apoio à investigação, publicação e disseminação seriam benéficos para ambos. No mesmo ano, a unidade d. 2019. Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana. http://hdl.handle.net/10400.12/7190.
  5. Literacia da informação no combate às fake news: desafios e estratégias formativas no ensino superior. Introdução: Os problemas com a verdade e a falácia na Internet têm vindo a evidenciar-se, tornando-se num mar de navegação perigosa devido à quantidade de falsas verdades, desinformação, informação enganosa ou errónea ¿ um conjunto de conceitos agregados no que é mais conhecido por fake news. O presente estudo argumenta que é necessário recentrar as preocupações com a informação no elemento humano. 2019. Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos. http://hdl.handle.net/10400.12/7771.
    10.31229/osf.io/3sbwa
  6. Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior. Esta comunicação pretende explorar o conceito de grupos de leitores aplicado ao contexto do Ensino Superior. O trabalho faz parte de uma investigação mais alargada que procura descrever e explicar o funcionamento dos grupos de leitores e o seu impacto na experiência de leitura, na vida académica e no desenvolvimento de competências e literacias múltiplas. O objetivo é fazer o estado da arte dos gr. 2018. Sanches, Tatiana; Matos, Gaspar. http://hdl.handle.net/10451/35273.
  7. Literacia da informação em contexto universitário II: Contributos para a ciência aberta. 2018. Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana. http://hdl.handle.net/10400.12/6839.
  8. Contributos da literacia da informação para a ciência aberta. El campo de actuación de la Ciencia Abierta se traduce en un proceso colaborativo, transparente, de diseminación, creación y transferencia de conocimiento, accesible a la investigación y basado en los principios del acceso abierto. Los diferentes agentes del proceso de investigación, dotados de un conjunto de competencias de alfabetización de la información, adquieren la aptitud —en ambientes de i. 2018. Lopes, Carlos Alberto; Antunes, Maria da Luz; Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos. http://hdl.handle.net/10400.12/6474.
  9. Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior: que impacto, que transformação?. Esta comunicação pretende refletir sobre a dinâmica gerada pelo documento orientador Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior. O trabalho de investigação é parte de uma ação mais abrangente levada a cabo pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior, da BAD, que pretende implicar os bibliotecários na construção de uma área profissional interventiva e transformadora. As reco. 2018. Sanches, Tatiana; Costa, Teresa; Príncipe, Pedro; Vieira, André; Lopes, Susana; Aurindo, Maria José; Martins, Teresa; Viera, André; Martins, Teresa Alcobia. http://hdl.handle.net/10451/35272.
  10. Nudging Higher Education Libraries: The Portuguese Recommendations. 2018. Costa, Teresa; Sanches, Tatiana. http://hdl.handle.net/10451/33030.
  11. Os espaços das bibliotecas académicas como caminho para o conhecimento: um estude de caso na Universidade de Lisboa. Os espaços das bibliotecas evoluem como resposta às múltiplas adaptações a que estes serviços são sujeitos. O crescente número de livros impressos, a abertura a públicos diversos, a adoção de tecnologias de forma transversal, e mesmo o acesso aberto, têm sido aspetos geradores da necessidade de pensar os edifícios e adaptar os espaços, refletindo na sua conceção novos circuitos e interações, ao me. 2017. Borges, M. M.; Sanz Casado. http://sci.uc.pt/eventos/atas/edicic2017.pdf.
  12. O impacto da biblioteca acadêmica de odontologia: estudo de caso na ULisboa e na FOUSP. 2017. Melo, Luiza Baptista; Sanches, Tatiana; Mendes, Jose Mario de Oliveira; Funaro, Vânia Martins Bueno de Oliveira. https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1722.
  13. Information Literacy in Portuguese University Context: a Necessary Intervention. 2017. Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana; Antunes, Maria da Luz; Andrade, Isabel; Alonso Arevalo, Julio. http://hdl.handle.net/10451/29749.
  14. Literacia da Informação em Contexto Universitário: Introdução. O conhecimento científico que circula em Portugal sobre literacia da informação é, ainda que meritório, bastante inicial e insuficiente para fomentar ações transversais, intervenções globais e, porque não referi-lo, criar políticas públicas que coloquem este tema na agenda educativa, particularmente na do ensino superior. Este facto deve-se em parte à reduzida investigação e problematização realiz. 2016. Lopes, Carlos Alberto; Sanches, Tatiana. http://hdl.handle.net/10400.12/5079.
  15. Sete anos de experiência, sete lições para o futuro: formando utilizadores em literacia de informação. O presente estudo faz o balanço da implementação e do desenvolvimento de uma estratégia de formação em literacia de informação, realizada na Biblioteca da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Para captar essa experiência foram tidos em conta os quadros teóricos que englobam a literacia da informação e a formação de utilizadores. Metodologicamente optou-se p. 2015. Sanches, Tatiana; Revez, Jorge; Lopes, Cristina. https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1312.
  16. L’Université de Lisbonne à un tournant: les Services de Découverte sont là!. Présente l'expérience de mise en œuvre de services de découverte dans une bibliothèque universitaire.. 2015. Sanches, Tatiana. http://hdl.handle.net/10451/18399.
  17. Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica. Substituindo o ensino baseado na transmissão e avaliação de conhecimentos, o desenvolvimento de competências tem vindo a ser reconhecido como uma nova expressão da pedagogia do ensino superior, sobretudo desde a implementação do processo de Bolonha. Este artigo pretende observar como a pedagogia universitária atual se encontra na relação com as bibliotecas académicas, nomeadamente na interceção de. 2014. Sanches, Tatiana. http://hdl.handle.net/10451/19900.
  18. Passa a palavra. 2005. Sanches, Tatiana.
Atividades

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015 - 2015 Literacia da informação em contexto universitário
Oficina (workshop)
Literacia da Informação em contexto universitário
Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Portugal
2015 - 2015 Apresentação dos documentos de referência para Bibliotecas Escolares traduzidos pelo GT-BE: webinar para profissionais
Oficina (workshop)
Apresentação dos documentos de referência para Bibliotecas Escolares traduzidos pelo GT-BE: webinar para profissionais
Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Portugal
2015 - 2015 Do foco ao fluir: tendências de futuro para as bibliotecas
Seminário
Do foco ao fluir: tendências de futuro para as bibliotecas
Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Portugal
2014 - 2014 Literacia da informação em contexto universitário
Oficina (workshop)
Literacia da informação em contexto universitário
Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Portugal
2013 - 2013 2º Encontro de Bibliotecas do Ensino Superior
Encontro
2º Encontro das Bibliotecas de Ensino Superior: Partilha, Criatividade, Engenho
Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2006/01 - Atual APBAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
Distinções

Prémio

2024 Selo de Qualidade para o Ensino a Distância
Universidade Aberta, Portugal
2023 Selo de Qualidade para o Ensino a Distância
Universidade Aberta, Portugal
2020 Best Oral Presentation
2019 Prémio Melhor Poster EDICIC 2019
Universitat de Barcelona Facultat de Biblioteconomia i Documentació, Espanha

Outra distinção

2013 Prémio Raul Proença
Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Portugal