???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Cristina Coelho Antunes

Nomes de citação

  • Antunes, Ana Cristina
  • Antunes, A.C.
  • Antunes, Ana C.

Identificadores de autor

Ciência ID
2D13-2F76-689F
ORCID iD
0000-0001-8983-2062
Google Scholar ID
5wAU9HwAAAAJ
Researcher Id
JMB-6118-2023
Scopus Author Id
57194165923

Endereços de correio eletrónico

  • aantunes@escs.ipl.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 217119000 (Profissional)

Moradas

  • Campus de Benfica do IPL , 1549-014, Lisbon, Lisbon, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2007 - 2014/11/04
Concluído
PhD in Psychology (Doutoramento)
Especialização em Work and Organizational Psychology
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"As organizações à luz da positividade: contributos para a compreensão do capital psicológico e dos seus efeitos " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção
2004
Concluído
Master in Human Resources Development Policies (Mestrado)
Especialização em Human Resources
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"A representação social de um processo de mudança institucional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom por unanimidade
1999 - 2000
Concluído
Postgraduation in Human Resources Development Policies (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
17 valores
1989 - 1994
Concluído
Degree in Psychology (Licenciatura)
Especialização em Social and Organizational Psychology
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2004 - 2014 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1998/11 - 2004 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1998/11 - 1999/09 Assistente Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/02 - 1997/09 Técnico Superior (Técnico Superior) SHL Portugal, Portugal
SHL Portugal, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09 - 2020/09 Undercoordinator of the postgraduate course in Advertising and Marketing Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014/09 - 2018/08 Undercoordinator of the degree in Advertising and Marketing Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2015/01 - 2017/07 Erasmus+ coordinator of the degree of Advertising and Marketing Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Member (substitute) of the Scientifical-Technical Council Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2020 Member (substitute) of the Pedagogical Council Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2004 - 2007 Member of the Scientifical-Technical Council Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2004 - 2007 Member of the Pedagogical Council Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/07 - 2023/05 BlindGame: a nationally representative survey on online gambling activities among young people
FP22-1B034
Investigador
Grupo Lusófona, Portugal
Fundação "la Caixa"
Concluído
2020/06 - 2021 Football: communication, networks and digital culture (FCC)
IPL/2020/FCC_ESCS
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2019 - 2020 Seniors in digital networks, engagement and digital literacy - LDGIS
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2018/09 - 2019/09 Engagement, comunication and impact of mobile nutrition apps (ECINA)
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2017/09 - 2018/10 Brand Communication on Social Media: Engagement Predictors (OBADE)
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra; Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo. Autor correspondente: Antunes, Ana Cristina. "The (not so) secret life of senior social media influencers: An analysis of the top five 'granfluencers', on Instagram". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour (ICIEMC) 2022, Aveiro, 2022.
    Publicado
  2. Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo. Autor correspondente: Miranda, Sandra. "A different type of influencer? Examining senior Instagram influencers communication". Trabalho apresentado em 9th European Conference on Social Media (ECSM), 2022.
    Publicado • 10.34190/ecsm.9.1.337
  3. Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo; Miranda, Sandra. "Can Facebook support senior's consumer decision process?: A qualitative study". Trabalho apresentado em 8th European Conference on Social Media (ECSM), 2021.
    Publicado
  4. Gouveia, Célia; Di Fátima, Branco; Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina. "O futebol feminino em rede: performance ou amor à camisola? [Women's football online: Performance or love for the shirt?]". Trabalho apresentado em VI Congreso Comunicación y Pensamiento - La revolución de los prosumers: Youtubers e instagramers, 2021.
  5. Antunes, Ana Cristina. "O impacto da pandemia numa Escola Superior de Educação: As perceções dos estudantes [The impact of COVID-19 pandemics on a Higher Education School: Students’ perceptions]". Trabalho apresentado em Seminário "Dar Asas ao Saber 2021", Setubal, 2021.
  6. Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo; Antunes, Ana Cristina; Correia, Carla; Miranda, Sandra; Machado, Ana Teresa. "The role of senior universities in the promotion of digital literacy: The Portuguese and Spanish seniors perspective". Trabalho apresentado em AgeingCongress2020 - 3.º Congresso Internacional sobre Envelhecimento, 2020.
    Publicado
  7. Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra Marisa Lopes; Ana Gama; Miranda, S.; Machado, A.T.; Antunes, A.C.; Gama, A.. "Age 2.0: Motivations and brand engagement". Trabalho apresentado em 7th European Conference on Social Media (ECSM), Larnaca, 2020.
    10.34190/ESM.20.058
  8. Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra; Machado, Ana Teresa. "Examining brand post characteristics that drive Facebook consumer engagement". Trabalho apresentado em 25th IAMB Conference, Lisboa, 2018.
  9. Machado, Ana Teresa; Antunes, Ana Cristina Coelho; Miranda, Sandra Marisa Lopes. "Consumer engagement: The amplifying effect of comments". Trabalho apresentado em 5th European Conference on Social Media (ECSM), Limerick, 2018.
  10. Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra; Machado, Ana Teresa. "The art of engagement: brands on social networks". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation & Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Lisboa, 2016.
    Publicado
  11. Miranda, Sandra; Machado, Ana Teresa; Antunes, Ana Cristina. "Looking beneath the surface: how brands led to consumer engagement in social media". Trabalho apresentado em International Academy of Business and Management Conference, Londres, 2016.
    Publicado
  12. Pereira, Francisco José Costa; Correia, Maria Rosário; Antunes, Ana Cristina. "O papel da publicidade, dos valores materialistas e da autoestima na compra impulsiva [The role of advertising, materialistic values and self-esteem in impulsive buying]". Trabalho apresentado em 8º Congresso SOPCOM, Lisboa, 2013.
  13. Miranda, Sandra; Vicente, Ângelo Guerreiro; Antunes, Ana Cristina; Rodrigues, Bruno Soares; D Oliveira, Teresa. "Workplace aggression in organizational changing processes: The mediation role of leader political (soft and hard) behavior". Trabalho apresentado em 15th International Academy of Management and Business Conference (15th IAMB Conference), Lisboa, 2013.
  14. Teixeira, Sandra Marina ; Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra. "A interpretação da comunicação publicitária na perspetiva do segmento sénior: contributo para a sua compreensão [The interpretation of advertising communication from the perspective of the elderly: contributions to its understanding]". Trabalho apresentado em SOPCOM, Lisboa, 2013.
    Publicado
  15. Antunes, Ana Cristina; Caetano, António; Cunha, Miguel Pina e. "O papel do capital psicológico e das emoções enquanto preditores do desempenho [The role of psychological capital and emotions as performance antecedents]". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro, 2013.
    Publicado
  16. Miranda, Sandra; Vicente, Ângelo Guerreiro; Antunes, Ana Cristina; Rodrigues, Bruno Soares; D Oliveira, Teresa. "Agressão no trabalho em processos de mudança organizacional: o papel mediador do cinismo organizacional e do comportamento político". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicologia do Trabalho e das Organizações, Braga, 2012.
    Publicado
  17. Miranda, Sandra; Vicente, Ângelo Guerreiro; Antunes, Ana Cristina; Rodrigues, Bruno Soares; D Oliveira, Teresa. "The dark side of organizational change: The moderating role of political behavior and organizational cynicism". Trabalho apresentado em 12th International Academy of Management and Business Conference (12th IAMB), Varsóvia, 2012.
    Publicado
  18. Silva, Carlos Manuel Pereira; Calado, João Paulo Tomé; Garcia, Maria Teresa Medeiros; Antunes, Ana Cristina; Paralta, Sara. Autor correspondente: Silva, Carlos Manuel Pereira. "An ageing society: The Portuguese case". Trabalho apresentado em XXVes Journées de l’Association d’Économie Sociale, Paris, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Miranda, Sandra; Gouveia, Célia; Di Fátima, Branco; Antunes, Ana Cristina. "Hate speech on social media: behaviour of Portuguese football fans on Facebook". Soccer & Society (2023): 1-16. http://dx.doi.org/10.1080/14660970.2023.2230452.
    Publicado • 10.1080/14660970.2023.2230452
  2. Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina; Di Fátima, B.. Autor correspondente: Miranda, Sandra. "Cartografia do ódio em rede: análise da Liga de futebol profissional em Portugal [Online hate cartography: Analysis of the professional football league in Portugal]". Razón y Palabra 26 113 (2022): 10-24. http://dx.doi.org/10.26807/rp.v26i113.1956.
    Publicado • 10.26807/rp.v26i113.1956
  3. Sandra Miranda; Ana Cristina Antunes; Ana Gama; Branco Di Fatima; Ana Teresa Machado. "Navegar por redes nunca antes navegadas [Browse networks never browsed before: Motivations and engagement of the Iberian seniors]". Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (2021): https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.33366.
    10.35699/1983-3652.2022.33366
  4. Miranda, Sandra Lopes; Antunes, Ana Cristina. "Dark, smoke-filled room: Política nas organizações, revisitar o passado e perspetivar o futuro [Dark, smoke-filled room: Politics in organizations, revisiting the past and envisioning the future]". PSICOLOGIA 34 1 (2020): 109-120. http://dx.doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1478.
    Publicado • 10.17575/psicologia.v34i1.1478
  5. Antunes, Ana Cristina; Souto, Jorge; Saboia, Inga. "Consistency one-to-many: an analysis of crossplatform visual consistency in the most accessed global sites". J. of Design Research 18 5/6 (2020): 375. http://dx.doi.org/10.1504/jdr.2020.118674.
    10.1504/jdr.2020.118674
  6. Antunes, Ana; Miranda, Sandra Marisa Lopes; Machado, Ana Teresa. "Examining brand post characteristics that drive Facebook consumer engagement". International Journal of Management and Business 10 1 (2019): 39-49. http://iamb.org/journal-ijmb/journals/volume-10-no-1/.
    Publicado
  7. Machado, Ana Teresa; Antunes, Ana Cristina Coelho; Miranda, Sandra Marisa Lopes. "Marketing social através de campanhas de comunicação: o caso da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV)". Revista Portuguesa de Marketing 36 (2018): 7-22. http://hdl.handle.net/10400.21/7735.
    Publicado
  8. Antunes, Ana Cristina; Caetano, António; Pina e Cunha, Miguel. "Reliability and Construct Validity of the Portuguese Version of the Psychological Capital Questionnaire". Psychological Reports 120 3 (2017): 520-536. http://dx.doi.org/10.1177/0033294116686742.
    10.1177/0033294116686742
  9. Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra; Teixeira, Marina. "O segmento esquecido! Os seniores e a comunicação publicitária [The forgotten segment! Senior and Advertising Communication]". Comunicação pública Vol.9 nº16 (2014): http://dx.doi.org/10.4000/cp.850.
    10.4000/cp.850
  10. Antunes, A.C., Caetano, A., & Cunha, M.P. "O papel do capital psicológico na criação de valor para as organizações [The role of psychological capital in value creation for organizations]". Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão 3 (2013): 2-10. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642013000300002.
    Publicado
  11. Antunes, Ana Cristina Coelho; Calado, João Paulo Tomé. "Diz-me porque poupas, dir-te-ei como te comportas: Uma análise das motivações e dos comportamentos de poupança em Portugal. [Tell me how you save, and i will tell you how you behave: An analysis of the motivations and behavior of saving in Portugal]". International Business and Economics Review 3 (2012): 42-57. https://recil.ensinolusofona.pt/bitstream/10437/5360/1/3_iber3.pdf.
    Publicado
  12. Pereira, Francisco Costa; Antunes, Ana Cristina; Nobre, Sofia. "O papel da publicidade na compra de produtos cosméticos [The role of advertising in cosmetics buying process]". Comunicação e Sociedade 19 (2011): 161-178. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).904.
    Publicado • 10.17231/comsoc.19(2011).904
  13. Antunes, A.C. & Pereira, F.C. "The role of emotional intelligence in consumer responses to advertising". Comunicação pública 5 vol.3 n{\t (2007): 29-44. http://dx.doi.org/10.4000/cp.7952.
    Publicado • 10.4000/cp.7952
Capítulo de livro
  1. Murteira, Carla; Antunes, Ana Cristina. "All Users are equal, but some users are more equal than others: Exploring the psychology of users that follow social media influencers,". In Using Influencer Marketing as a Digital Business Strategy. Estados Unidos: IGI Global, 2024.
    No prelo
  2. Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina. "Taking a fresh look at the organizational backstage". In Examining applied multicultural industrial and organizational psychology, editado por Christiansen, Brian; Even, Angela M., 150-168. Hershey, Pensylvania, Estados Unidos: IGI Global, 2023.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-7212-5.ch008
  3. Antunes, Ana Cristina; Murteira, Carla. "Can macroinfluencers have an impact on the customers journey of their followers?". In Acciones y reacciones ante la manipulación social: redes sociales, publicidad y marketing. Espanha: Editorial Dykinson, 2023.
    Publicado
  4. Mendes, Thomas Rui; Antunes, Ana Cristina. "Is persuasion in the eye of the beholder? A study on the use of persuasive technology and its effect". In Advances in Marketing, Customer Relationship Management, and E-Services, editado por Teixeira, Sandrina; Remondes, Jorge, 142-165. Hershey, Pennsylvania, Estados Unidos: IGI Global, 2023.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-9324-3.ch006
  5. Evelina Davidova; Ana Cristina Antuntes. "The Impact of Retargeting on Consumer Well-Being and Purchase Intention". 2023.
    10.4018/978-1-6684-9146-1.ch011
  6. Antunes, Ana Cristina. "Role of social media influencers on the consumer decision-making process". In Research Anthology on Social Media Advertising and Building Consumer Relationships, 1420-1436. Hershey, Estados Unidos: IGI Global, 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-6287-4.ch076
  7. Miranda, Sandra Lopes; Antunes, Ana Cristina. "Golden years in social media world: Examining behavior and motivations". In Research Anthology on Supporting Healthy Aging in a Digital Society, 1227-1242. Hershey, Pensylvania, Estados Unidos: IGI Global, 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-5295-0.ch068
  8. Antunes, Ana Cristina. "The role of social media influencers on the consumer decision-making process". In Analyzing global social media consumption, 138-154. Hershey, Estados Unidos: IGI Global, 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-4718-2.ch008
  9. Gouveia, Célia; Di Fátima, Branco; Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina. ""Levar a menina": o engagement dos fãs no futebol feminino". In Las redes de la comunicación: Estudios multidisciplinares actuales, 860-878. Espanha: Dykison, 2021.
    Publicado
  10. Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina. "Golden Years in Social Media World". In Analyzing global social media consumption, 261-276. IGI Global, 2021.
    10.4018/978-1-7998-4718-2.ch014
  11. Antunes, Ana Cristina; Silva, Camila. "Designing for blind users: Guidelines for developing mobile apps for supporting navigation of blind people on public transports.". In User-centered software development for the blind and visually impaired: Emerging research and opportunities, 1-25. Hershey, Estados Unidos: IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-8539-8.ch001
  12. Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo; Antunes, Ana Cristina; Correia, Carla; Miranda, Sandra; Machado, Ana Teresa. "The role of senior universities in promotion of digital literacy: the Portuguese and Spanish seniors perspective". In Livro de Atas do Ageing Congress. Thomson-Reuters/Aranzadi, 2020.
  13. Antunes, Ana Cristina. "Compreender o usuário: o papel da cognição, da emoção e das atitudes [Understanding the user: the role of cognition, emotions and attitudes]". In Sistemas e Mídias Digitais: Uma introdução. Brasil: Pontes Editores, 2017.
    Publicado
  14. Antunes, Ana Cristina. "Capital humano e capital psicológico [Human capital and psychological capital]". In Psicossociologia do trabalho e das organizações: Conceitos e prática, 101-124. Lisboa, Portugal: Lidel - Pactor, 2014.
    Publicado
  15. Pereira, Francisco José Costa; Antunes, Ana Cristina. "Trends in cosmetics advertising in Portugal". In New trends in advertising research, 373-389. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo, 2008.
    Publicado
  16. Antunes, Ana Cristina. "A representação social de um processo de mudança institucional e a sua relação com a função exercida [The social representation of a process of institutional change and its relationship with the job]". In Educação e trabalho - representações, competências e trajectórias, 47-58. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2007.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra; Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo. "Some insights on the personification of Facebook by Iberian older users". Trabalho apresentado em 9th European Conference on Social Media (ECSM), 2022.
  2. Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo. "When old is new! Seniors as digital influencers". Trabalho apresentado em 8th European Conference on Social Media (ECSM), Larnaca, Chipre., 2021.
  3. Machado, Ana Teresa; Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra. "The power of rewards & humor in eWOM". Trabalho apresentado em 5th European Conference on Social Media, 2018.
  4. Pereira, Francisco José Costa; Antunes, Ana Cristina; Nobre, Sofia. "The antecedents of the consumption of cosmetic products". Trabalho apresentado em IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2010.
Tese / Dissertação
  1. Antunes, Ana Cristina Coelho. "As organizações à luz da positividade : contributos para a compreensão do capital psicológico e dos seus efeitos". Doutoramento, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, 2014. http://hdl.handle.net/10071/9982.
  2. "A representação social de um processo de mudança institucional". Mestrado, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, 2004.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/04/11 Can macroinfluencers have an impact on the customers journey of their followers? VIII Congresso Internacional Comunicación y Pensamiento, Simpósio - - Redes sociales. otredad y autoficción/autobiografia - La manipulación del yo y del otro
Facultad de Comunicación de la Universidad de Sevilla (Espanha)
2023/04/11 Advertising and gambling in the digital age: Insights and trends VIII Congresso Internacional Comunicación y Pensamiento, Simpósio - Fake news, publicidad Y relaciones públicas
Facultad de Comunicación de la Universidad de Sevilla (Espanha)
2023/04 Older Portuguese celebrities on Instagram: A snapshot of their strategies and communication practices VIII Congresso Internacional Comunicación y Pensamiento. Simpósio - Redes sociales. otredad y autoficción/autobiografia - La manipulación del yo y del otro
Facultad de Comunicación de la Universidad de Sevilla (Espanha)
2022/11/11 Representação dos seniores na publicidade Congresso internacional Lets Talk About Aging
(Porto, Portugal)
2022/07/01 The (not so) secret life of senior social media influencers: An analysis of the top five 'granfluencers' on Instagram ICIEMC 2022 - International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/05/20 The pandemic impact in a higher education school: Students perceptions WHEC 22, Unesco World Higher Education Conference
Organized by UNESCO with the generous support of the Government of Spain, the regional Government of Catalonia, the City Hall and the Regional Authority of Barcelona and in partnership with GUNi/ACUP (Barcelona, Espanha)
2022/05/12 A different type of Influencer? Examining senior Instagram influencers communication. 9th European Conference on Social Media (ECSM)
Pedagogical University of Kracow (Polónia)
2022/04/27 No advertising for old men! Elderly in advertising VII Congreso Comunicación y Pensamiento
(Espanha)
2022 Networked seniors: New and old forms of socialization in the Internet age. 8th European Communication Conference (ECREA)
(Braga, Portugal)
2021/09/25 Challenging old paradigms about aging and social networks: Seniors as social influencers Aging Congress 21: Novos paradigmas de envelhecimento.
(Leiria, Portugal)
2021/07/02 Can Facebook support seniors consumer decision process? A qualitative study 8th European Conference on Social Media (ECSM)
A virtual conference hosted by ACI and University of Central Lancashire, Cyprus (UCLan
2021/03/26 The many faces of racism on football: An analysis of the Facebook pages of Portuguese football clubs ESA Research Network Sport and crisis: Bodies, practices and representations
Teramo University (Itália)
2021/03 O impacto da pandemia numa Escola Superior de Educação: as perceções dos estudantes Seminário Dar asas ao saber - Investigação, construção de saberes e práticas profissionais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal)
2021/03 Literacia digital dos seniores ibéricos: Um estudo exploratório XI Congresso Português de Sociologia
(Lisboa, Portugal)
2021/03 Cartografia do ódio em rede: o futebol Português em tempos de pandemia XI Congresso Português de Sociologia
(Lisboa, Portugal)
2021 O futebol feminino em rede: performance ou amor à camisola? VI Congreso Comunicación y Pensamiento
(Sevilha)
2020/09 The role of senior universities in the promotion of digital literacy: The Portuguese and Spanish seniors' perspective AgeingCongress2020 - 3.º Congresso Internacional sobre Envelhecimento
CICS.NOVA.IPLeiria (Portugal)
2020/07 Age 2.0: Motivations and brand engagement 7th European Conference on Social Media
A virtual conference hosted by ACPI and University of Central Lancashire, Cyprus (UCLan)
2019/11 Liderança no feminino em terrritório masculino: O caso do exército português V Congresso Lusófono de GRH e Administração Pública
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Lisboa, Portugal)
2019/08/02 Clinical nutrition in our hand: Examining clinical dietitians perception, motives of use, and engagement with nutrition apps 2nd International Conference on Nutrition, Health and Aging
Madridge Conferences (Valência, Espanha)
2018/10 Examining brand post characteristics that drive Facebook consumer engagement 25th International Academy of Management and Business Conference (25th IAMB Conference)
Instituto Superior de Economia e Gestão (Lisboa, Portugal)
2018 Consumer engagement: The amplifying effect of comments 5th European Conference on Social Media (ECSM)
Limerick Institute of Technology (Limerick, Irlanda)
2018 Verde de inveja, negro para as organizações? Uma reanálise dos efeitos da inveja no contexto organizacional IX Simpósio em Comportamento Organizacional
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
2017/11/24 Millenials e a tecnologia: Desafios e oportunidades para as marcas IV Congresso Lusófono em Comportamento Organizacional e Gestão
Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo, Brasil)
2016/05/20 The art of engagement: Brands on social networks ICIEMC 2016 - International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour
Universidade Europeia (Lisboa, Portugal)
2015/10/29 Social marketing through communication campaigns: The APAV case ThePMC 15 - The Portuguese Marketing Conference
IPAM (Porto, Portugal)
2015/03/21 Palestrante convidada, com uma comunicação intitulada "Preditores do comportamento de compra online" XXII Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia
(Peniche, Portugal)
2014/07/10 O papel do capital psicológico no bem-estar subjetivo II Congresso Internacional de Psicologia do Trabalho e das Organizações
Universidade Católica Portuguesa (Braga, Portugal)
2013/10/18 O papel da publicidade, dos valores materialistas e da autoestima na compra impulsiva 8º SOPCOM
Escola Superior de Comunicação Social (Lisboa, Portugal)
2013/10/17 A interpretação da comunicação publicitária na perspectiva do segmento sénior: Contributos para a sua compreensão 8º SOPCOM
Escola Superior de Comunicação Social (Lisboa, Portugal)
2013/06/21 O papel do capital psicológico e das emoções enquanto preditores do desempenho VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Aveiro e Associação Portuguesa de Psicologia (Aveiro, Portugal)
2013/04/17 Workplace aggression in organizational changing processes: The mediation role of political (soft and hard) behavior 15th International Academy of Management and Business Conference (15th IAMB Conference)
ISEG (Lisboa, Portugal)
2012/07/12 Agressão no trabalho em processos de mudança organizacional: O papel mediador do cinismo organizacional e do comportamento político I Congresso Internacional de Psicologia do Trabalho e das Organizações
Universidade Católica Portuguesa (Braga, Portugal)
2012/07/04 Luz ao fundo do túnel? Análise de um modelo de prevenção e intervenção face ao sobreendividamento das famílias portuguesas. 3ª Conferência em Educação Financeira
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2012/07/03 Diz-me porque poupas, dir-te-ei como te comportas: Uma análise das motivações e dos comportamentos de poupança em Portugal 3ª Conferência em Educação Financeira
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2012/06/19 A positividade aplicada às organizações: Uma reflexão crítica sobre o contributo do comportamento organizacional positivo para a saúde e segurança no trabalho III Workshop de Segurança e Saúde Comportamental
ISCTE-IUL (Lisboa, Portugal)
2012 The dark side of organizational change: The moderating role of political behavior and organizational cynicism 12th International Academy of Management and Business Conference (12th IAMB)
(Varsaw, Polónia)
2010/09/23 Seleccionar pela positiva? O papel do capital psicológico nas decisões de selecção de pessoal Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos
Escola Superior de Ciências Empresariais, Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2010/07 A cumulative meta-analytic review of the impact of psychological capital on attitudes and work behaviors IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho
Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil)
2010/07 Uma década de capital psicológico positivo: Uma reflexão crítica IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho
Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil)
2010/07 O capital psicológico e a selecção de pessoal IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho
Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil)
2010/06 Cosmetic advertising and motives to buying cosmetic products 9th International Conference on Research in Advertising (ICORIA)
(Madrid, Espanha)
2010/06 As implicações do capital psicológico na inserção profissional do indivíduo Seminários de Pesquisa em Psicologia
ISCTE - IUL (Lisboa, Portugal)
2009 A meta-analytic review of the relationship between positive psychological capital and performance 14th European Congress of Work and Organizational Psychology (EAWOP)
University of Santiago of Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2009 PsyCap pays: Psychological capital as a source of competitive advantages for individuals, teams and organizations. V Meeting in Social & Organizational Psychology
ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2008/05/16 Tendências na publicidade a cosméticos e motivos de compra de cosméticos. VI Encontro Luso-Espanhol de Psicologia Social
Universidade Lusíada de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2007 Trends in cosmetic advertising in Portugal 6th International Conference on Research in Advertising (ICORIA)
European Advertising Academy and School of Communication and Media Studies (Portugal)
2007 A representação social de um processo de mudança institucional e a sua relação com o Departamento Congresso Educação e Democracia – Representações Sociais, Práticas Educativas e Cidadania
Universidade de Aveiro (Portugal)
2006 Environmental labelling and the recycling behaviour: Some insights from the Portuguese case IAREP/SABE 2006 Congress on Behavioural Economics and Economic Psychology
(Paris, França)
2005 A representação social de um processo de mudança institucional e a sua relação com a função exercida Congresso Internacional Educação e Trabalho – Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2005 An ageing society: The Portuguese case 3rd Meeting on Pension Systems, Risks and Saving
(Paris, França)
2004 Emotional intelligence and advertising 3rd International Conference on Research in Advertising (ICORIA)
Norwegian School of Management (Oslo, Noruega)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Orientadora da dissertação intitulada "A relação do consumidor português das gerações Y e Z com os wearables: o caso dos smartwatches"
Orientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2023 - 2023 Co-orientadora da dissertação intitulada "O papel dos influenciadores de fitness na intenção de compra e bem-estar dos seus seguidores" em conjunto com a Professora Doutora Carla Murteira
Coorientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2023 Co-orientadora do projeto intitulado "Humanizar marcas de luxo: estratégia de Redes Sociais para a marca bi-centenária Leitão & Irmão", em conjunto com a Professora Doutora Rosário Correia
Coorientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2022/12/18 Co-orientadora da dissertação intitulada "Cultura de fãs - uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming", em articulação com a Professora Doutora Ana Jorge
Coorientador
Mestrado em Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2022/12/15 Orientadora da dissertação intitulada "O papel das Relações Públicas no reforço da ligação emocional às empresas: o caso da Sumol"
Orientador
Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2022 - 2022/11/29 Co-orientadora da dissertação intitulada "Influência dos conteúdos da Netflix no comportamento dos consumidores: o caso da série "The Queen's Gambit", em articulação com a Professora Doutora Ana Teresa Machado
Coorientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2021/12/22 Orientadora da dissertação intitulada "Estratégias de persuasão em apps de apostas desportivas: estudo de caso Placard".
Orientador
Mestrado em Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2021/12/15 Orientadora do projeto intitulado "STOPOC - Aplicação Móvel com foco na redução e controlo de rituais compulsivos na Perturbação Obsessivo"
Orientador
Mestrado em Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2020 - 2021/11/22 Orientadora da dissertação intitulada "Depois do cancelamento: O impacto na relação entre o seguidor e o influenciador digital e na perceção das marcas a ele associadas"
Orientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2020 - 2021/07/01 Orientadora da dissertação intitulada "O impacto do retargeting no bem-estar do consumidor e na intenção de compra"
Orientador
Master in Advertising and Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2021/02/08 Orientadora do projeto intitulado "SOS OCD - Aplicação móvel de apoio à Perturbação Obsessivo-Compulsiva"
Orientador
Mestrado em Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2020 - 2021 Co-orientadora da dissertação intitulada "O impacto das reviews online na gestão operacional dos gerentes da restauração: o caso dos restaurantes da Região Oeste", em conjunto com a Professora Doutora Ana Teresa Machado
Coorientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2021 Orientadora do projeto intitulado "InfarmedApp - Projeto de aplicação móvel para o Infarmed"
Orientador
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2021 Co-orientadora da dissertação intitulada "Efeitos das experiências sensoriais olfativas na avaliação da experiência de visita do comprador em lojas físicas de roupa", em articulação com a Professora Doutora Ana Teresa Machado
Coorientador
Master Advertising and Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2021 Orientadora da dissertação intitulada "Website vs. aplicação móvel: motivos, comportamentos e brand equity"
Orientador
Master in Advertising and Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2019 Orientadora da dissertação intitulada "O papel da responsabilidade social na reputação das organizações através da visão das Relações Públicas e dos Social Media"
Orientador
Gestão Estratégica das Relações Públicas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2019 Orientadora da dissertação intitulada "Descodificando a receção dos anúncios publicitários em diversas plataformas: a abordagem do neuromarketing", que recebeu o prémio de Melhor Dissertação de Mestrado em Marketing e Publicidade na ICIEMC 2020 (International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour)
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017 - 2019 Orientadora do projeto intitulado "Aspie Quiz - Projeto de aplicação móvel de apoio à identificação de emoções, para portadores de Síndrome de Asperger"
Orientador
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Orientadora do relatório de estágio intitulado "To use or not to use digital influencers? Uma análise do recurso a Influenciadores Digitais em estratégias de Relações Públicas"
Orientador
Gestão Estratégica das Relações Públicas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Orientadora da dissertação intitulada "A influência do retargeting na intenção de compra do consumidor: um estudo exploratório sobre o canal C2C"
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Orientadora da dissertação intitulada "Da impressão à interatividade: Usabilidade de infografias impressas e interativas"
Orientador
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017 - 2017 Orientadora da dissertação intitulada "Os determinantes da intenção de compra dos consumidores através do Instagram"
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017 - 2017 Orientadora da dissertação intitulada "Criação de um manual de boas práticas para o desenvolvimento de aplicações móveis de apoio à mobilidade de pessoas com cegueira nos transportes públicos"
Orientador
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017 - 2017 Orientadora da dissertação intitulada "Determinantes do amor pela marca no mercado português e espanhol"
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016 - 2016 Orientadora do projeto intitulado "Os meus amigos sentimentos"
Orientador
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016 - 2016 Orientadora da dissertação intitulada "Mobile marketing: o papel das aplicações móveis no brand attachment, no brand likeability e no comportamento de compra do consumidor"
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016 - 2016 Orientadora da dissertação intitulada "Os preditores de engagement no Instagram: Estudo comparativo de três marcas de cosméticos em Portugal"
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2015 - 2015 Co-orientadora da dissertação intitulada "Avaliação da usabilidade de um projeto de eHealth, enquadrado na visão europeia de Health Technology Assessment (HTA)", em articulação com o Professor Doutor Paulo Moreira
Orientador
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - 2014 Orientadora da dissertação intitulada "Um site, um conteúdo e incontáveis dispositivos: as estratégias de design utilizadas para ambientes multiplataformas"
Orientador
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - 2014 Orientadora da dissertação intitulada "O panorama do audiovisual infantil em Portugal: a problemática da surdez equacionada na concepção de filmes de animação"
Orientador
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2013 - 2013 Orientadora da dissertação intitulada "A interpretação da comunicação publicitária na perspetiva do segmento sénior: Contributo para a sua compreensão"
Coorientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2011 - 2012/11/15 Co-orientadora da dissertação intitulada "Estudo da percepção dos problemas de usabilidade de um software relacionados com o desempenho dos processos cognitivos"
Coorientador
Mestrado em Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2012 - 2012 Orientadora da dissertação intitulada "A influência das emoções positivas e da idade na interpretação de gráficos com dimensões visuais e auditivas"
Coorientador
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010 - 2011 Co-orientadora da dissertação intitulada "Ergonomia cognitiva numa interface", em articulação com o Professor Doutor Francisco Costa Pereira
Coorientador
Mestrado em Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/06/16 - 2021/06/16 Member of the organizing committee of the International conference on digital culture and sport: Racism, gender and corruption (Conferência Internacional Cultura Digital e Desporto: Racismo, género e corrupção) (2021/06/16 - 2021/06/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017 - 2017 Member of the working group for the organization of the Pitch Bootcamp at ESCS (2017 - 2017)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010/02 - 2010/05 Member of the working group for organizing the Seminários de Pesquisa do Programa Doutoral em Psicologia at ISCTE-IUL (2010/05/27 - 2010/05/28)
Seminário (Coorganizador)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 Member of the organizing committee of the IV Encontro do Departamento de Comunicação Organizacional da ESCS (2004/11 - 2004/11)
Encontro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/04/07 - 2021/04/07 Participação, como oradora convidada, no webinar "Voando Sobre um Chapéu de Coco", disponível no Youtube e Instagram.
Mesa-redonda
Webinar "Voando Sobre um Chapéu de Coco"
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2020/09/09 - 2020/09/10 Palestrante convidada na Mesa Redonda sobre Ferramentas de Suporte ao Nutricionista, com a comunicação intitulada - Apps de nutrição: Perceção e comportamentos de uso por nutricionistas da área clínica em Portugal¿, no Nutrition 20>30 - Act for Tomorrow, XIX Congresso de Nutrição e Alimentação, realizado pela Associação Portuguesa de Nutrição
Congresso
Nutrition 20>30 - Act for Tomorrow
2015 - 2020/09 Membro do grupo de trabalho para organização do Programa de Mentoring na licenciatura e no mestrado em Publicidade e Marketing da ESCS
Outro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018/10 - 2018/10 Palestrante convidada no XX Congresso Anual da APNEP - Painel de Debate sobre "Estratégias de comunicação: Nutriinfluencers, existem?"
Congresso
XX Congresso Annual da APNEP
APNEP - Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentética, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/01/26 Arguente no júri de provas públicas do mestrado em Gestão de Informação da Nova IMS - da dissertação intitulada "Patient relationship management and AI-The role of affective computing"
Arguente
Mariana Alves Carreiro (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2023/01/03 Arguente no júri de provas públicas do mestrado em Ciências da Comunicação, da Universidade Católica de Lisboa, da dissertação intitulada "Os efeitos da qualidade da relação, e da Comunicação e engagement no Instagram nos comportamentos de consumo de adeptos de futebol: o caso Sport Lisboa e Benfica"
Arguente
Marta Barros de Araújo (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2022/12/15 Presidente do júri de provas públicas do projeto intitulado "PUSH HER: projeto transmedia documental aplicado ao skate feminino em Portugal" - mestrado em Audiovisual e Multimédia da ESCS
Presidente do júri
André Santos Pinheiro Filipe (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021/12/07 Presidente do júri de provas públicas do projeto intitulado "Plano de Comunicação para a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal" - mestrado em Publicidade e Marketing da ESCS
Presidente do júri
Francisco Ramos Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021/12/07 Presidente de júri de provas públicas do projeto intitulado "Proposta de Comunicação para a marca de leite Nova Açores" - mestrado em Publicidade e Marketing da ESCS
Presidente do júri
Manuel Serrão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021/02 Arguente nas provas públicas de mestrado em Ciências da Comunicação, da Universidade Católica Portuguesa, da dissertação intitulada "A exploratory study about Portuguese music festivals word-of-mouth"
Arguente
Marta Sofia da Cruz Machado (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/01/06 Arguente no júri de provas públicas do mestrado em Ciências da Comunicação, da Universidade Católica de Lisboa - dissertação intitulada "A influência das redes sociais na intenção das mulheres portuguesas em realizar cirurgia plástica"
Arguente
Ana Beatriz Rito Almeida Mazarelo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2020/12/17 Arguente no júri de provas públicas do mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL , da dissertação intitulada "Qual o nível de adesão e engagement à campanha do Sport Lisboa e Benfica: "a tatuagem é temporária, mas o seu efeito pode ser permanente"
Arguente
Francisca Montarroio Farinha Dutschke (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/12/04 Arguente no júri de provas públicas do master em Psychology in Business and Economics, da Universidade Católica de Lisboa, da dissertação intitulada "Consumer engagement with a brand on facebook: Linguistic Category Model Analysis "
Arguente
Rita Maria Soares de Sousa Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/01/13 Arguente no júri de provas públicas do mestrado em Ciências da Comunicação, da Universidade Católica de Lisboa, da dissertação intitulada "O papel dos influenciadores digitais masculinos no estabelecimento de uma relação entre a marca e o consumidor da geração Millennial"
Arguente
Sofia Stoffel Pedro Fernandes Antunes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/12/06 Presidente de júri de provas públicas da dissertação intitulada "Fatores Relevantes na utilização do MB Way pelos Millennials" - mestrado em Publicidade e Marketing da ESCS
Presidente do júri
Evelyn Patrícia Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017/12/04 Presidente de júri de provas públicas do projeto intitulado "Rebranding da aplicação para surfistas "Qual a tua onda? App do Instituto Hidrográfico", do mestrado em Publicidade e Marketing da ESCS
Presidente do júri
Ana Rita Pacheco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017/12/04 Presidente do júri de provas públicas do projeto intitulado "Nutri Holic:App de nutrição" - mestrado em Publicidade e Marketing da ESCS
Presidente do júri
Catarina Belmonte Lopes Do Carmo Guerreiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017/11/24 Presidente do júri de provas públicas do projeto intitulado "Concetualização de uma plataforma digital para doação de bens a IPSS" - mestrado em Publicidade e Marketing da ESCS
Presidente do júri
Carolina Dos Santos Fialho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017/11/20 Presidente do júri de provas públicas do projeto intitulado "Rebranding na cadeia de hotéis Vienna House na República Checa" - mestrado em Publicidade e Marketing da ESCS
Presidente do júri
José Daniel Martins Francisco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016/11/23 Presidente do júri de provas públicas da dissertação intitulada "O impacto do personal branding na reputação pessoal" - mestrado em Publicidade e Marketing da ESCS
Presidente do júri
Daniela Pereira Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016/11/23 Presidente do júri de provas públicas da dissertação intitulada "A influência do marketing pessoal na gestão de uma carreira de sucesso" - mestrado em Publicidade e Marketing da ESCS
Presidente do júri
Catarina Isabel De Fraga Frescata (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016 Arguente nas provas públicas do mestrado em Ciências da Comunicação da FCSH, da dissertação intitulada "A construção da eficácia em comunicação intena: auditoria e intervenção à comunicação interna na Direção de Sistemas de informação do Grupo EDP"
Arguente
MARINA FILIPA AGOSTINHO FRANCO (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/12/04 Presidente do júri de provas públicas da dissertação intitulada "Da embalagem à confiança: viagem ao maravilhoso mundo das marcas próprias" - mestrado em Publicidade e Marketing da ESCS
Presidente do júri
Maria Do Rosário Marques Caeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2015/12/04 Presidente do júri de provas públicas do projeto intitulado "Plano de negócio para a aplicação mobile Nutri consult" - mestrado em Publicidade e Marketing da ESCS
Presidente do júri
Mayumi Thaís Fernandes De Delgado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014/12/12 Presidente do júri de provas públicas da dissertação intitulada "Criação de uma plataforma para a página de Facebook Handmade, Nós apoiamos" do mestrado em Publicidade e Marketing da ESCS
Presidente do júri
Vanessa Sofia Fernandes Da Silva Chambel (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014/12/09 Presidente do júri de provas públicas da dissertação intitulada "A influência dos blogues de moda no consumo de moda" - mestrado em Publicidade e Marketing da ESCS
Presidente do júri
Vânia Raquel Teixeira Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/11 - Atual ICMarktech 19 - International Conference on Marketing and Technologies
2023/11/30 - 2023/12/02 ICMarkTech 23 - The 2023 International Conference on Marketing and Technologies Faculty of Economics and Management (FEM), Czech University of Life Sciences Prague
2022/12/01 - 2022/12/03 ICMarkTech'22 - The 4th International Conference on Marketing and Technologies University of Santiago de Compostela
2022/05 - 2022/06 ICIEMC 2022 - International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour Universidade de Aveiro
2016/02 - 2016/05 ICIEMC 2016 - International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour Universidade Europeia

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019/09 - 2023/08 Psychological Reports (0033-2941) Sage Journals
2023/05 - 2023/07 Journal of Retailing and Consumer Services (0969-6989) ScienceDirect
2021/08 - 2022/07 CES Psicologia (2011-3080) Universidad CES
2022/03 - 2022/03 BMC Psychology (2050-7283) Springer Nature
2019/09 - 2019/10 Psicologia ( 2183-2471) Associação Portuguesa de Psicologia
2018/08 - 2018/08 The International Journal of Human Resource Management (1466-4399) Informa UK (Taylor & Francis)
2018/03 - 2018/05 African Journal of Business Management Academic Journals
2015/01 - 2017/02 International Business Review (0969-5931) Elsevier
2016/11 - 2016/12 Estudos de Psicologia (Natal) (1413-294X) SciELO
2014/06 - 2014/10 Social Indicators Research (1573-0921) Springer Nature

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - Atual Consumption and Consumer Behavior in Online Context Oferta formativa para alunos Erasmus (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - Atual Customer Journey Experience Publicidade e Marketing (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016 - Atual Psicossociologia do Utilizador Audiovisual e Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2012 - Atual Novos Consumos, Novos Consumidores Gestão Estratégica das Relações Públicas (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010 - Atual Consumo e Consumidores Online Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - Atual Design de Interface Audiovisual e Multimédia (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - Atual Psicologia da Publicidade Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - 2022 Atelier de Investigação Aplicada à Publicidade Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2021 Seminários Temáticos para o desenvolvimento de projetos em Publicidade e Marketing Publicidade e Marketing (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - 2016 Laboratório de Comunicação Interpessoal Relações Públicas e Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2013 - 2014 Curso em Soft Skills - Técnicas de Apresentação (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2005/09 - 2006/07 Gestão de Recursos Humanos Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1998/10 - 2006/07 Psicologia das Relações Interpessoais Licenciatura em Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2005 - 2006 Seminário de Empreendedorismo, oferta formativa à data para diversos cursos de licenciatura Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2003 - 2006 Comportamento do Consumidor Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2004 - 2005 Elaboração e monitoria do módulo "Comunicação Organizacional - Pessoal e Intergrupal" no ciclo de formação Justiça e Comunicação nas edições que decorreram entre 2004 e 2005, promovidas pelo Centro de Estudos Judiciários (Outros) Centro de Estudos Judiciários, Portugal
2001 - 2001 Monitoria de uma ação de formação sobre "Comunicação e Relacionamento Interpessoal" nos Estabelecimentos Prisionais de Lisboa (Outros)
1998/10 - 1999/09 Psicossociologia da Gestão Organização e Gestão de Empresas (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1998/10 - 1999/09 Técnicas de Diagnóstico e de Intervenção I Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1998/10 - 1999/09 Técnicas de Diagnóstico e Intervenção II Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/09 - Atual Membro da Equipa Editorial da Revista Comunicação Pública
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018/06 - 2020/10 Membro da Comissão Científica do curso de Mestrado em Publicidade e Marketing da Escola Superior de Comunicação Social
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014/09 - 2018/05 Membro da Comissão Científica do curso de Licenciatura em Publicidade e Marketing da Escola Superior de Comunicação Social
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018/01 - 2018/03 Membro da equipa responsável pela elaboração do Relatório de Auto-Avaliação da A3ES da Licenciatura em Publicidade e Marketing da ESCS Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016 - 2016 Membro da equipa responsável pela elaboração do Relatório de Auto-Avaliação da A3ES do Mestrado em Audiovisual e Multimedia da ESCS Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/09 - Atual Júri da Comissão de Creditações Académicas da Escola Superior de Comunicação Social, pelo Mestrado em Audiovisual e Multimédia. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2020 - Atual Membro de júris de seleção de candidatos internacionais para o mestrado de Audiovisual e Multimédia da Escola Superior de Comunicação Social Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2015 - Atual Membro de júris de selecção de candidatos para o mestrado de Audiovisual e Multimédia da Escola Superior de Comunicação Social Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2012 - Atual Membro do júri para contratação de docente para a Secção de Ciências Humanos da área científica de Psicologia da Escola Superior de Comunicação Social Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2023/07/06 - 2023/07/06 Arguente no Painel de Avaliação do projeto de tese de doutoramento intitulado "Nutricionistas portugueses no Instagram: um contributo para a literacia alimentar" ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2020/09 Júri da Comissão de Creditações Académicas da Escola Superior de Comunicação Social, pelo Mestrado em Publicidade e Marketing. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016 - 2018 Júri da Comissão de Creditações Académicas da Escola Superior de Comunicação Social pela Licenciatura em Publicidade e Marketing Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Distinções

Prémio

2022 Best paper award for the following paper entitled "The (not so) secret life of senior social media influencers: An analysis of the top five 'granfluencers' on Instagram" presented at ICIEMC 2022
International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Portugal
2020 Master Advisor of the thesis that won the Best MSc Thesis in Marketing & Advertising at ICIEMC 2020
ICIEMC 2020 - International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Portugal
2016 Best paper award for the following paper presented at 3rd International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour: "The art of engagement: Brands on social networks."
International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Portugal
2012 Prize "Water is Health"
Saber Viver, Portugal
2010 Best paper award for the following paper presented at the IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho "A cumulative meta-analytic review of the impact of psychological capital on attitudes and work behaviors"