???global.info.a_carregar???
António Manuel da Conceição Guerreiro. PhD in Educational Sciences - Maths Didactics from the University of Lisbon. Coordinating Professor at the School of Education and Communication at the University of the Algarve and Director of the Department of Teacher Training. He has published articles in specialised national and international journals. He has supervised master's and doctoral dissertations. António Manuel da Conceição Guerreiro. Doutor em Ciências da Educação - Didática da Matemática, pela Universidade de Lisboa. Professor Coordenador na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve e Diretor da Área Departamental de Formação de Educadores e de Professores. Publicou artigos em revistas especializadas nacionais e internacionais. Orientou dissertações de mestrado e de doutoramento.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António Manuel da Conceição Guerreiro

Nomes de citação

  • Guerreiro, António
  • Guerreiro, A.

Identificadores de autor

Ciência ID
3115-78B7-C4A9
ORCID iD
0000-0002-4711-4270
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=5c5rlfoAAAAJ&view_op=list_works&authuser=1
Researcher Id
https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Guerreiro7

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
PhD in Educational Sciences - Maths Didactics/Doutoramento em Ciências da Educação - Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática: Práticas no 1.º ciclo do ensino básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
1998
Concluído
Master's in Supervision/Mestrado em Supervisão (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"A Pessoa do Supervisor e o Processo de Supervisão - Representações Sociais de Alunos/Futuros Professores de Matemática em Estágio Pedagógico ou Prática Pedagógica." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1988
Concluído
Maths Degree - Education Branch/Licenciatura em Matemática - Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"Monografia - Definição e Construção dos Números Reais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
13 Valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/12/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03/01 - Atual Diretor da Área Departamental de Formação de Educadores e de Professores Universidade do Algarve, Portugal
2013 - Atual Conselho técnico-científico ou orgão correspondente Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2019/09/02 - 2023/08/31 Presidente do Conselho Técnico-Científico Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2012/12/01 - 2019/01/09 Diretor da unidade orgânica Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2016 Coordenação do departamento Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2009 - 2012 Subdirector de Unidade Orgânica Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2004 - 2006 Vice-Presidente da Unidade Orgânica Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2002 - 2004 Presidente do Conselho Pedagógico Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/11/28 - 2022/11/30 Professor Adjunto da Área Científica de Matemática Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
1999/08/01 - 2006/11/27 Equiparado a Professor Adjunto de Matemática Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
1995/12/22 - 1999/07/31 Assistente do Grupo Disciplinar de Matemática Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
1988/09/01 - 1995/12/21 Professor de Matemática Escola Secundária de Silves , Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/05/01 - 2022/09/26 Developing understanding of rational numbers: A teaching experience in 5th grade/Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade
SFRH/BD/130343/2017
Orientador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008 - 2011/12 Communication in the teaching and learning of maths: practices in the 1st cycle of basic education/Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática: práticas no 1.º ciclo do ensino básico
SFRH/BD/45094/2008
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2020 Conceptions of disability in university students: studies in different international contexts/Concepções de deficiência em universitários: estudos em contextos internacionais distintos
17/12721-5
Investigador
Concluído
2008 - 2014 Professional Practices of Maths Teachers/Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
PTDC/CPE-CED/098931/2008
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Enrique Martínez-Jiménez; António Guerreiro. "MATHEMATICAL LEARNING THROUGH PROBLEM SOLVING: PÓLYA'S HEURISTIC METHOD IN THE TEACHING OF BASIC EDUCATION PRE-SERVICE TEACHERS". 2023.
    10.21125/inted.2023.1258
  2. Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, A.. "Understanding fraction operations: The case of fraction division.". Trabalho apresentado em CERME, 2023.
    Publicado
  3. Guerreiro, Maria Caeiro; Guerreiro, António. "Design de comunicação e padrões visuais: uma abordagem multidisciplinar no ensino superior". Trabalho apresentado em 9.º Congresso Olhares sobre a Educação/2nd International Congress Perspectives on education., Viseu, 2021.
    Publicado
  4. Dionísio Gonçalves, C.; Amaral .A.; Lopes A.; Bacalhau M.; Guerreiro, António. "A inclusão de uma adolescente em situação de Gravidez numa escola básica (3.º ciclo).". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a equidade em tempos de mudança, Faro, 2021.
    Publicado
  5. Dionísio Gonçalves, C.; Firmino P.; Machado A.; Romão E.; Batarda S.; Guerreiro, António. "A perspetiva de crianças do 1.º ciclo do ensino básico face à integração de alunos estrangeiros numa turma multicultural.". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a equidade em tempos de mudança, 2021.
    Publicado
  6. Graça, Sofia; Guerreiro, António; Martins, Cristina. "Diagnóstico de conhecimentos geométricos de futuros docentes". 2021.
  7. Guerreiro, António; Martins, Cristina. "A avaliação, a comunicação e as tarefas em matemática ... com chá!". 2021.
  8. Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. "Rational number operations: What understandings do children demonstrate?". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11), Utrecht, 2019.
    Publicado
  9. Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. "Rational numbers operations: What (mis)understandings do children demonstrate?". 2019.
  10. Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. "Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em IX Fórum de Jovens Investigadores, Lisboa, 2018.
    Publicado
  11. Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. "As frações no 5.º ano de escolaridade: Que conhecimentos revelam os alunos?". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional Investigação e Práticas em Contextos de Educação, Leiria, 2018.
    Publicado
  12. Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. "As representações dos números racionais na perspetiva de alunos do 5.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática, Almada, 2018.
    Publicado
  13. Guerreiro, António; Martins, Cristina. "Avaliação e comunicação na aula de Matemática: um projeto de investigação". 2017.
  14. Martins, Cristina; Guerreiro, António. "Processos de comunicação e de avaliação: como efetivar a sua articulação?". 2017.
    Martins, Cristina; Guerreiro, António (2017) - Processos de comunicação e de avaliação: como efetivar a sua articulação? In Pires, Manuel Vara; Mesquita, Cristina; Lopes, Rui Pedro; Santos, Graça; Cardoso, Mário; Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho; Silva
  15. Graça, Sofia; Guerreiro, António. "Bandeiras dos Países: Recurso para o Ensino dos Racionais". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016), Évora, 2016.
    Publicado
  16. Graça, Sofia; Guerreiro, António. "Conceções (etno)matemáticas de alunos do 2.º ciclo do ensino básico da cidade de Olhão". Trabalho apresentado em XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Porto, 2016.
    Publicado
  17. Graça, Sofia; Guerreiro, António. "Perspetivas etnomatemáticas de alunos do 6.º ano de escolaridade de uma escola básica de Olhão, Algarve, Portugal". Trabalho apresentado em Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa - As múltiplas formas de fazer e comunicar a cultura matemática em língua portuguesa, Coimbra, 2015.
    Publicado
  18. Guerreiro, António. "Negociação de significados no 1.º ano de escolaridade: conceitos e processos matemáticos". 2013.
  19. Guerreiro, António; Veia, Luciano. "Ensino superior na sala de aula do ensino básico: experiência de formação em matemática". 2012.
Artigo em revista
  1. Graça, Sofia Isabel; Ponte, João Pedro; Guerreiro, António. "Learning rational numbers through an integrated approach to their different representations/A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações". (2023): https://doi.org/10.48489/quadrante.27802.
    10.48489/quadrante.27802,title
  2. Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. "Operations with rational numbers: what (in)understandings do students reveal?/Operações com números racionais: que (in)compreensões revelam os alunos?". Revista Eletrônica de Educação Matemática 17 (2022): 1-22. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e82069.
    10.5007/1981-1322.2020.e82069
  3. Borges,Maria Leonor; Martins,Maria Helena; Guerreiro,António; Leite,Lúcia Pereira; Luísa,Cláudia. "Conceptions of disability in higher education students: an exploratory study at the University of Algarve/Conceções de deficiência em estudantes do Ensino Superior: estudo exploratório na Universidade do Algarve.". Análise Social LVII 245 (2022): 704-725. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732022000400704.
    Publicado
  4. Sofia Isabel Graça; João Pedro Da Ponte; António Guerreiro. "Quando As Frações Não São Apenas Partes de Um Todo .... ! When fractions are not just parts of a whole ...!". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (2021): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p683-712.
    10.23925/1983-3156.2021v23i1p683-712
  5. Carvalho, Paula; Guerreiro, António. "Early intervention procedure: communicative interactions between an educator and two children". (2021): https://doi.org/10.34624/id.v13i2.25093.
    https://doi.org/10.34624/id.v13i2.25093
  6. Baião, Ana; Guerreiro, António; Guerreiro, A.. "Mathematical Concepts and Theatre Practices in Social Education/Conceitos Matemáticos e Práticas Teatrais em Educação Social". Interacções (2021): Vol. 17 No. 60 (2021-Vol. 17 No. 60 (2021. https://doi.org/10.25755/int.24082.
    https://doi.org/10.25755/int.24082
  7. Guerreiro, António; Martins, Cristina. "Assessment and communication in the maths classroom: conceptions and practices of 2nd cycle of basic education teachers/Avaliação e comunicação na aula de matemática: conceções e práticas de professores do 2.º ciclo do ensino básico". (2020): https://doi.org/10.48489/quadrante.22570.
    https://doi.org/10.48489/quadrante.22570
  8. Viegas, Cátia; Guerreiro, António; Veia, Luciano; Guerreiro, António. "Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso". Revista Educação Matemática em Foco 8 1 (2019): 28-54. http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/4524.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Guerreiro, António. "Conceções e práticas na formação inicial de professores sobre transformações geométricas". Interações 50 (2019): 23-45. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/18787.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.25755/int.18787
  10. Guerreiro, A.; Enrique Martínez-Jiménez. "Arquitetura com crescimento e pensamento algébrico. Uma mirada sobre arquitetura e matemática.". Educação e Matemática 154 (2019): 41-46.
    Publicado
  11. Caracuel, Rafael; Guerreiro, António. "Percepción del alumnado de primer ciclo de educación secundaria sobre su salud desde la perspectiva del profesorado". Conhecimento & Diversidade 10 21 (2018): 25. http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v10i21.4711.
    10.18316/rcd.v10i21.4711
  12. Guerreiro, A.. "Avaliação e Comunicação: da e para a Aprendizagem". Educação e Matemática 149-150 (2018): 49-52.
    Publicado
  13. António Manuel Conceição Guerreiro. "Leitura matemática e texto literário: dois estudos nos primeiros anos". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2017): 389-389. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2893.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2893
  14. Maria Cristina Espírito Santo Martins; António Manuel Conceição Guerreiro. "Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois professores de Matemática". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): 395-399. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2897.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2897
  15. Guerreiro, António. "Comunicação Matemática: o reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos". (2015): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/32.
    Acesso aberto • 10.25757/invep.v3i2.32
  16. Guerreiro, António; Menezes, Luís; Martinho, Maria Helena; Tomás Ferreira, Rosa. "Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática". 23 44 (2015): 279-295. http://hdl.handle.net/1822/50936.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20396/zet.v23i44.8646539
  17. Palma Rodríguez, Francisco da; Sousa, Carolina Silva; O Toscano, María de la; Guerreiro, António. "Das políticas educativas às práticas de sala de aula: Algumas contribuições transnacionais do Algarve (Portugal) e Andaluzia (Espanha). Estudo de Casos Multiple.". Revista e-Curriculum 13 1 (2015): 109-129. http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/12722/0.
  18. Guerreiro, A.. "Arte Contemporânea no Ensino das Transformações Geométricas". Educação e Matemática 131 (2015): 38-44.
    Publicado
  19. Sousa, Carolina Silva; Guerreiro, António. "Resiliência educacional e construção do conhecimento". Educação (UFSM) 39 3 (2014): http://dx.doi.org/10.5902/1984644414343.
    10.5902/1984644414343
  20. Menezes, Luís; Guerreiro, António; Martinho, Maria Helena; Tomás-Ferreira, Rosa Antónia; Tomás Ferreira, Rosa; Ferreira, Rosa Antónia Tomás. "Essay on the Role of Teachers’ Questioning in Inquiry-Based Mathematics Teaching". (2013): https://doi.org/10.25749/sis.3706.
    https://doi.org/10.25749/sis.3706
  21. Canavarro, Ana Paula; Serrazina, Lurdes; Guerreiro, António; Rocha, Isabel; Portela, José. "O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação". (2012): http://hdl.handle.net/10174/4825.
  22. Guerreiro, A.. "Imposição ou negociação de significados matemáticos". Educação e Matemática 115 (2011): 73-75.
    Publicado
  23. Guerreiro, Antonio; Serrazina, Lurdes. "CONCEPTIONS AND PRACTICES OF MATHEMATICAL COMMUNICATION". PROCEEDINGS OF THE SEVENTH CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION (CERME 7) (2011): https://publons.com/wos-op/publon/54165450/.
  24. Guerreiro, António. "Conceções e práticas de comunicação matemática". (2011): https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4555.
    https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4555
  25. Guerreiro, António; Menezes, Luís. "Comunicação matemática: na busca de um entendimento comum". (2010): http://hdl.handle.net/10400.19/1168.
    Acesso aberto
  26. Guerreiro, A.. "Primeiros passos no pensamento combinatório. Uma experiência na sala de aula do 1.º ano de escolaridade.". Educação e Matemática 106 (2010): 3-6.
    Publicado
  27. Guerreiro, Antonio; Serrazina, Lurdes. "COMMUNICATION AS SOCIAL INTERACTION PRIMARY SCHOOL TEACHER PRACTICES". Cerme 6 - Proceedings of the Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (2010): https://publons.com/wos-op/publon/54165452/.
  28. Ponte, João Pedro; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; et al. "A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática". (2008): http://hdl.handle.net/10400.19/1162.
    Acesso aberto
  29. Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; et al. "Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos". (2008): http://hdl.handle.net/10451/4075.
  30. Guerreiro, A.. "Grandezas e Medidas no lançamento do dardo". Educação e Matemática 88 (2006): 39-41.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Guerreiro, A.; Gonçalves, C.. "Matemática e Maria Keil na Educação Pré-escolar", Educação e Matemática, 2023
  2. Guerreiro, A.; Martínez Jiménez, E.. "Arquitetura com crescimento e pensamento algébrico. Uma mirada sobre arquitetura e matemática", Educação e Matemática, 2019, https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2595.
  3. Guerreiro, A.; Martins, C.. "Avaliação e Comunicação: da e para a Aprendizagem", Educação e Matemática, 149-150, 49-52, 2018, https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2527.
Capítulo de livro
  1. Guerreiro, António. "Mathematical communication in an inclusive school/Comunicação matemática numa escola inclusiva". In Construindo a educação inclusiva: teoria e prática, 85-98. Portugal: Papa-letras, 2020.
    Publicado
  2. Guerreiro, António. "Comunicação e questionamento na sala de aula de matemática". In Inovação e partilha pedagógica na UAlg, 113-115. Faro, Portugal: Universidade do Algarve Editora, 2019.
    Publicado
  3. Guerreiro, António. "Comunicação matemática na sala de aula: conexões entre questionamento, padrões de interação, negociação de significados e normas sociais e sociomatemáticas". In Práticas Profissionais dos Professores de Matemática, 237-257. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
    Publicado
  4. Menezes, Luís; Tomás Ferreira, Rosa; Martinho, Maria Helena; Guerreiro, António. "Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática". In Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática, 135-161. Lisboa: Instituto de Educação, 2014.
    Publicado
  5. Guerreiro, António; Gonçalves, Artur. "Labirintos estatísticos: os números e as letras". In Arte e ciência em diálogo, 161-171. Coimbra, Portugal: Grácio Editor, 2013.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Coelho, Ana Cristina; Gonçalves, Carla Dionísio; Cavaco, Teresa; Baião, Ana; Correia, Raquel; Horta, Maria Helena; Guerreiro, António. 2014. "Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar concretizadas na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve". http://hdl.handle.net/10400.1/5647.
Poster em conferência
  1. Guerreiro, António; Dionísio Gonçalves, C.; Borges, Maria Leonor; Maló Sequeira, Teresa. "A Educação para o desenvolvimento nas ESE.". Trabalho apresentado em Encontro Anual da ARIPESE 2023, 2023.
  2. Graça, Sofia; Guerreiro, António. "Leitura matemática e texto literário: Construção de tarefas para a sala de aula". Trabalho apresentado em XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2015.
Relatório
  1. Guerreiro, A.; Dionísio Gonçalves, C.; Borges, Maria Leonor; Maló Sequeira, Teresa. 2022. Levantamento sobre educação para o desenvolvimento e educação para a cidadania global nas Escolas Superiores de Educação. https://drive.google.com/file/d/1ScI1hvBPmlwvwfGafTDdI92NRdi3agQX/view.
Tese / Dissertação
  1. Guerreiro, António Manuel da Conceição, 1962-; Guerreiro, António. "Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática : práticas no 1º ciclo do ensino básico". 2011. http://hdl.handle.net/10451/5494.
  2. Guerreiro, António Manuel da Conceição. "A pessoa do supervisor e o processo de supervisão: representações sociais de alunos/futuros professores de matemática em estágio pedagógico ou prática pedagógica". 1998. http://hdl.handle.net/10400.1/7814.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Matemática em Saramago: O homem Duplicado, Claraboia e as Intermitências da Morte
APM e BMP (Portugal)
2023 Transversalidades da Matemática em Contexto Pré-escolar. Ciclo de Palestras Diálogos sobre as nossas crianças,
ESEC e BMF. (Portugal)
2022 Matemática em Saramago: O homem Duplicado, Claraboia e as Intermitências da Morte. Ciclo de Palestras Matemática na Biblioteca
APM e BMF. (Portugal)
2022 Matemática, Teatro e Educação Social: Uma visão integradora
Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal)
2022 Guerreiro, A., & (2022). Estratégias na resolução de problemas: a venda dos ovos Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022
Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 A DESCENTRALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: PERCEÇÃO DO PRESIDENTE DA AUTARQUIA E DOS DIRETORES DOS AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DE UM MUNICÍPIO DO ALGARVE
Orientador
Gestão e Administração Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2023 - 2023 MATEMÁTICA EM ARTICULAÇÃO COM OUTROS DOMÍNIOS DE CONHECIMENTO A PARTIR DO LIVRO MARIA KEIL
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2023 - 2023 DESENVOLVIMENTO DA LITERACIA ESTATÍSTICA: UMA INVESTIGAÇÃO NA SALA DE AULA DO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2023 - 2023 Estratégias para determinar a área de uma superfície irregular no 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2023 - 2023 Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Específicas na Escola do Ensino Básico Bengala Branca em Guiné-Bissau
Orientador
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2023 - 2023 DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA: CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2022 - 2022 COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA, ORAL E ESCRITA, NUMA TURMA DE 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2022 - 2022 Transformações geométricas no 2.º ciclo do ensino básico: conexões com o artesanato
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2022 - 2022 PRÁTICAS DESPORTIVAS INCLUSIVAS: UM ESTUDO EM SÃO BRÁS DE ALPORTEL
Orientador
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2018 - 2022 Desenvolver a compreensão dos números racionais: uma experiência de ensino do 5º ano de escolaridade.
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021 - 2021 A LITERATURA INFANTOJUVENIL COMO AUXILIAR DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2021 - 2021 Potencialidades das Ciências Naturais no Desenvolvimento do Pensamento Matemático
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2021 - 2021 EXPLORAÇÃO CRIATIVA DA MATEMÁTICA: PRÁTICAS COM ALUNOS DO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2021 - 2021 EDUCAÇÃO FÍSICA COMO MEIO FACILITADOR DE APRENDIZAGENS DE PADRÕES MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE 3 ANOS
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2021 - 2021 PERCEÇÕES DOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA SOBRE A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO NA ILHA DO FAIAL
Orientador
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2021 - 2021 EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL E EM PORTUGAL: PERSPETIVAS DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Orientador
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020 - 2020 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O JARDIM DE INFÂNCIA IDEAL: UM ESTUDO DE CASO NUMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DO ALGARVE
Orientador
Gestão e Administração Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020 - 2020 Cores e sons: construindo padrões na educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020 - 2020 O CONCEITO DE PROBABILIDADES ESTUDADO EM CONJUNTO COM A GERMINAÇÃO DE SEMENTES NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020 - 2020 DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO EM CRIANÇAS DE TRÊS ANOS
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020 - 2020 CONSELHO GERAL: LOCUS DE PRODUÇÃO OU DE LEGITIMAÇÃO DE MICROPOLÍTICAS ?
Orientador
Gestão e Administração Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020 - 2020 Triângulos e quadriláteros em movimento no 1.º ciclo do ensino básico.
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020 - 2020 Tarefas Matemáticas com base no Texto Literário A que sabe a Lua?
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020 - 2020 O texto literário como estratégia no ensino da matemática no ensino básico.
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2019 - 2019 Ensino e aprendizagem da estatística no 2.º ciclo do ensino básico: uma reflexão sobre as práticas docentes
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2019 - 2019 Avaliação de alunos com currículo específico individual: práticas pedagógicas no 2º ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2019 - 2019 A perceção dos professores do 3.º Ciclo face à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais
Orientador
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2018 - 2018 Resolução de problemas de proporcionalidade direta no 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2017 - 2017 Interações comunicativas entre uma educadora e crianças abrangidas pela intervenção precoce na infância: uma proposta de intervenção educacional
Orientador
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - 2016 Leitura matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico: o caso d’O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - 2016 Conexões Matemáticas na Educação Pré-Escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - 2016 PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - 2016 ETNOMATEMÁTICA COMO PRÁTICA DE ENSINO: PERSPETIVAS DE ALUNOS DO 2ºCICLO DO ENSINO BÁSICO DA CIDADE DE OLHÃO
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - 2016 A exploração de padrões em contexto de jardim de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - 2016 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ESTRUTURA COMBINATÓRIA NO 1º ANO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2015 O portefólio como instrumento de avaliação na educação pré-escolar: perspectivas de uma educadora
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2015 Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2015 Avaliação diagnóstica de competências numéricas de uma aluna com deficiência intelectual com recurso ao software educativo: os números da Mimocas
Orientador
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2015 Necessidades educativas especiais: resolução de problemas matemáticos com recurso a materiais didáticos
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2015 ARTE CONTEMPORÂNEA NO ENSINO DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2015 Padrões de Gustav Klimt: uma experiência matemática no pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2015 Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2014 - 2014 Cálculo combinatòrio na educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 A Utilização Integrada da Realidade Aumentada com o Software Geogebra na Perspectiva da Aprendizagem Móvel de Geometria Espacial
Arguente
Sílvio Luiz Gomes de Amorim (Mestrado)
Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022 - Atual Avaliação Externa de Escolas, no âmbito da Inspeção Geral da Educação e Ciência
Avaliador
Ministério da Educação, Portugal Ministério da Educação

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - 2018 Membro da Equipa da Produção de Relatório sobre a Formação Contínua nos Centros de Formação de Associações de Escolas na Região do Algarve – Perceção do Impacto da Formação Contínua na Região do Algarve: O caso da CFAE Dr. Rui Grácio, Universidade do Algarve, 2018 Universidade do Algarve, Portugal
2018 - 2018 Membro da Equipa da Produção de Relatório sobre a Formação Contínua nos Centros de Formação de Associações de Escolas na Região do Algarve – Perceção do Impacto da Formação Contínua na Região do Algarve: O caso da CFAE de Portimão e Monchique, Universidade do Algarve, 2018 Universidade do Algarve, Portugal
2018 - 2018 Membro da Equipa da Produção de Relatório sobre a Formação Contínua nos Centros de Formação de Associações de Escolas na Região do Algarve – Perceção do Impacto da Formação Contínua na Região do Algarve: O caso da CFAE de Albufeira, Lagoa e Silves, Universidade do Algarve, 2018 Universidade do Algarve, Portugal
2018 - 2018 Membro da Equipa da Produção de Relatório sobre a Formação Contínua nos Centros de Formação de Associações de Escolas na Região do Algarve – Perceção do Impacto da Formação Contínua na Região do Algarve: O caso da CFAE do Litoral à Serra, Universidade do Algarve, 2018 Universidade do Algarve, Portugal
2018 - 2018 Membro da Equipa da Produção de Relatório sobre a Formação Contínua nos Centros de Formação de Associações de Escolas na Região do Algarve – Perceção do Impacto da Formação Contínua na Região do Algarve: O caso da CFAE Ria Formosa, Universidade do Algarve, 2018 Universidade do Algarve, Portugal
2018 - 2018 Membro da Equipa da Produção de Relatório sobre a Formação Contínua nos Centros de Formação de Associações de Escolas na Região do Algarve – Perceção do Impacto da Formação Contínua na Região do Algarve: O caso da CFAE do Levante Algarvio, Universidade do Algarve, 2018 Universidade do Algarve, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - Atual Comissão Científica, 9.º Olhares, Viseu: ESE/IPV Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021 - Atual Comissão Científica, 25.º Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos: APM, APEI, ESE/IPC
2019 - Atual Comissão Científica, Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, Santarém: ESE/IPS. Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - Atual Comissão Científica, III Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança: ESE/IPB Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Revista Interinstitucional Artes de Educar, Brasil Brasil
2023 - Atual Revista Olhar de Professor, UEPG (ISSN 1518-5648) Brasil
2021 - Atual Educação Matemática Pesquisa São Paulo, Brasil
2018 - Atual Revista Educação Matemática em Foco, UEPB (1981-6979) Brasil
2018 - Atual Revista Pro-Posições, Brasil (1980-6248) Brasil
2013 - Atual Quadrante APM