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Mário José Oliveira Relvas de Assunção. Concluiu o(a) Master em Music Education em 2001/09/01 pelo(a) University of Roehampton - Froebel College. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação. Possui 1 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Participa e/ou participou como Investigador em 4 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Geral e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Geral. Nas suas atividades profissionais interagiu com 45 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Interação pais-filhos; Afectividade; Comunicação verbal; Intersubjetividade partilhada; Sexo; Parent-child interaction; Affectivity; Verbal communication; Shared inter-subjectivity; Gender; Educação musical; Ensino; Aprendizagem; Metodologia; Planeamento; Music education; Teaching; Learning; Methodology; Planning; Educação de infância; Género dos Educadores; Qualidade Interativa; Educação na Infancia; Música; Professores do 1º Ciclo; Formação de professores; Autoconfiança; e-learning; Pedagogy; Classroom; Pedagogia; Sala de aula; Ensino de Música; Coadjuvação; Género; Educadores; Qualidade interativa; Early childhood education; Educators¿ gender; Interactive quality; Ciências psicológicas, Psicologia; Psychological sciences, Psychology; Ciências sociais::Psicologia; Social sciences::Psychology; Interação adultos-criança; afetividade; comunicação verbal; parentalidade; educação de infância; Avaliação; Descritores; Music; Assessment; Rubrics; Descriptors; Integração curricular; Ensino básico; Comportamentos comunicacionais; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mário José Oliveira Relvas de Assunção

Nomes de citação

  • Relvas, Mário

Identificadores de autor

Ciência ID
321B-6FD0-6AC1
ORCID iD
0000-0003-3852-6238
Scopus Author Id
57203870748

Endereços de correio eletrónico

  • marior@eselx.ipl.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 217115500 Ext.: 362 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Lisboa, Campus de Benfica do IPL, 1549-003, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
1998/09/01 - 2001/09/01
Concluído
Music Education (Master)
University of Roehampton - Froebel College, Reino Unido
"CONCEPÇÃO DE ACTIVIDADES DE COMPOSIÇÃO COM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL" (TESE/DISSERTAÇÃO)
68/100
1988/10/01 - 1989/07/15
Concluído
Profissionalização em serviço (Outros)
Especialização em Educação Musical
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995/11/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2003/09/01 - 2005/08/31 Contratação Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior, Portugal
1993/09/01 - 1994/08/31 Destacamento Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Departamento de Programação e Gestão Financeira do Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/07/11 - 2024/07/03 Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2021/01/02 - 2023/11/30 Fostering social inclusion for all through artistic education: developing support for students with disabilities
621441-EPP-1-2020-1-ES-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Investigador
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
Erasmus Plus

Universitat Autònoma de Barcelona

Instituto Politécnico de Lisboa

Universidad de Cantabria

Pädagogische Hochschule Steiermark
Em curso
2014/09/01 - 2017/12/15 Tandem for Four: Estudo sobre o Envolvimento, Participação, Interação e Comunicação da criança com educadores e pais em atividades de construção conjunta
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2014/09/01 - 2017/08/31 Premiers - Vinculação em bebés prematuríssimos
PTDC/MHC-PED/1424/2014
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Barroso, Isabel; Fernandes, Isabel; Ladeiras, Ana; Veloso, Catarina; Pinto, Filipe; Ferreira, Andreia; Relvas, Mário; et al. "Study about mother- child versus female educator-child communication and interaction". Trabalho apresentado em 25th EECERA Annual Conference, Innovation, Experimentation and Adventure in Early Childhood, Barcelona, 2015.
  2. Ladeiras, Ana; Ferreira, Andreia; Veloso, Catarina; Pinto, Filipe; Barroso, Isabel; Fernandes, Isabel; Fuertes, Marina; et al. "Children-educators communication and affective behaviour in an experimental play situation". Trabalho apresentado em 25th EECERA Annual Conference, Innovation, Experimentation and Adventure in Early Childhood, Barcelona, 2015.
  3. Relvas, Mário. "Como avaliar as aprendizagens das práticas musicais em Educação Musical". 2013.
  4. Relvas, Mário. "e-learning in the classroom?". 2012.
  5. Relvas, Mário. "O lugar da música no ensino básico". 2010.
Capítulo de livro
  1. Leite, Teresa Maria de Sousa dos Santos; Relvas, Mário. "Ultrapassar as fronteiras das disciplinas: articulação disciplinar". In Práticas de integração curricular nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, editado por Alfredo Gomes Dias; Cristina Loureiro, 10-26. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, 2022.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Relvas, Mário. 1994. "Referências Bibliográficas sobre Tecnologias de Informação Comunicação".
Livro
  1. Rojas-Pernia, S.; Haya-Salmón, I.; Sanahuja-Gavaldà, J.; Morón-Velasco, M.; Relvas, Mário; Calvo-Salvador, A.; Lázaro-Visa, S.; et al. Guia para a construção de espaços culturais inclusivos. Barcelona, Espanha: INARTdis. 2022.
    Publicado
Manual
  1. Isabel Carneiro; Relvas, Mário; Manuela Encarnação. Autor correspondente: Manuela Encarnação. Musix 7. Lisboa, Portugal: Folha Cultural. 2006.
    Publicado
  2. Isabel Carneiro; Manuela Encarnação; Relvas, Mário. Autor correspondente: Manuela Encarnação. Musicando 3º Ciclo. Lisboa, Portugal: O Livro. 2002.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Carreira, Andreia Filipa dos Santos. "Abordagem ao ensino da educação musical segundo uma perspetiva abrangente". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.21/5229.

Outros

Outra produção
  1. Estudo comparativo acerca do comportamento e comunicação materna e paterna em atividade conjunta com os seus filhos de idade pré-escolar. A investigação tende a descrever o pai como parceiro de jogo que favorece a liberdade de ação; enquanto a mãe, tende a reforçar a comunicação nas interações, envolvendo afetivamente a criança. Nos casos em que a mãe brinca e o pai presta cuidados básicos à criança, a qualidade da interação pai-filhos aumenta consideravelmente. Neste estudo, observamos pai e mãe independentemente na mesma situação. 2018. Fernandes, Isabel; Isabel Barroso, Isabel; Ferreira, Andreia; Branco, Miguel; Ladeiras, Ana; Veloso, Catarina; Pinto, Filipe; et al. http://hdl.handle.net/10400.12/6674.
    Análise Psicológica, 36(3), 295-310.
  2. Estudo comparativo acerca do comportamento e comunicação materna e paterna em atividade conjunta com os seus filhos de idade pré-escolar = Comparing maternal and paternal interactive behavior and communication in a study about collaborative play tasks with preschool children. 2018. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10216/117444.
  3. Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar. A educação de infância tem sido assegurada maioritariamente por mulheres e associada ao género feminino. Recentemente, o número de homens na profissão aumentou na Europa. Contudo, o contributo do educador masculino tem sido pouco estudado. No intuito de contribuir para esse corpo de conhecimento, procurámos estudar as diferenças e semelhanças nos comportamentos interativos dos educadores e das edu. 2016. Ferreira,Andreia; Barroso,Isabel; Branco,Miguel; Fernandes,Isabel; Ladeiras,Ana; Osório,Tiago; Pinto,Filipe; et al. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722016000200006.
  4. A autoconfiança a ensinar Expressão Musical dos recém diplomados do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos da ESELx. Os estudos realizados em diferentes sistemas educativos sobre o ensino-aprendizagem de Música no 1º Ciclo do Ensino Básico (Primary School, em Inglaterra, e École Primaire, em França) continuam a mostrar uma grande diversidade na qualidade das ofertas curriculares. Dos vários aspetos que têm sido apontados como causas prováveis para este problema procurou-se investigar os níveis de autoconfiança d. 2016. Relvas, Mário. http://hdl.handle.net/10400.21/8316.
Atividades

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022/01/06 - 2022/07/14 Perito da Comissão de Avaliação Externa de Escolas https://www.igec.mec.pt/upload/PUBLICACOES/AEE/LISBOA/LISBOA_Lisboa_AEE_AE_PatricioPrazeres_2021-2022_R.pdf
Avaliador
Inspeção-Geral da Educação e Ciência., Portugal Republica Portuguesa Ministério da Educação
2003/09/01 - 2005/08/31 CNAVES Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior. sub-Comissão de Avaliação Externa D2-Educação, avaliou os cursos das ESEs de Coimbra, Porto, Guarda, Setúbal, Beja e Piaget-Almada.
Avaliador
Republica Portuguesa Ministério da Educação

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
1993/09/01 - 1994/08/31 Ministério da Educação, Departamento de Programação e Gestão Financeira DEPGEF, membro da Equipa Tecnologia, estrutura responsável pela organização do processo de avaliação internacional do Projeto MINERVA e pela avaliação da candidaturas ao Concurso de Ideias para Software Educativo.
Membro
Departamento de Programação e Gestão Financeira do Ministério da Educação, Portugal