???global.info.a_carregar???
I am a Senior Lecturer at ISCAP Language Department. I lecture Portuguese Linguistics, Semiotics and Communication Theory and I coordinate the Portuguese group. I am also a vice-chair of the Scientific and Technical Council. and I hold a PhD in Linguistics granted by the University of Lisbon (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas). My main research interests range from Linguistics, Terminology, Communication, Portuguese as a Second Language and as a host language. Terminology and concept models of blended learning and post-pandemic hybrid modes are also part of my recent research. I regularly take part of national and international conferences and collaborate as peer reviewer in Linguistics and Communication journals.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Alexandra de Sousa e Castro Teixeira Fernandes

Nomes de citação

  • Fernandes, Joana
  • Fernandes, Joana Castro

Identificadores de autor

Ciência ID
3416-E354-FA43
ORCID iD
0000-0003-2719-4661
Scopus Author Id
21833592900

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Linguagem
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Lexicologia, Lexicografia e Terminologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Definição do conceito de Blended Learning. Proposta metodológica no quadro da Terminologia de base conceptual." (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998/12/02
Concluído
Linguística (Mestrado)
Especialização em Linguística Portuguesa Descritiva
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
1995/06
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Especialização em Tradução em Português-Inglês
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02/20 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Contabilidade e Adminstração do Porto - P.PORTO, Portugal
Instituto Superior de Contabilidade e Adminstração do Porto - P.PORTO, Portugal
2003 - 2024 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2024 Membro de Conselho Geral do IPP Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2003 - 2012 Membro do Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Vice-Chair of the Scientific and Technical Council Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/02/04 - 2023/10/31 ENFEM - Female TCNs Integration in Local Communities through Employability and Entrepreneurship Local Oriented Strategies.
Bolseiro de Investigação
Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudos Organizacionais e Sociais, Portugal
Asylum Migration and Integration Fund
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016 - Atual TACLARO – Transparência na Administração Pública
hhh
Bolseiro de Investigação
Em curso
2018 - 2018 CEFR Companion Volume with New Descriptors (2018)
xxx
Bolseiro de Investigação
Concluído
2014 - 2015 Panorama e-learning Portugal 360º - Governação e Práticas
xxx
Investigador
Universidade do Minho TecMinho, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fernandes, Joana; Pedro Duarte. "Who is Talking? Preparing the students for a Digital Future. Perceptions on how to humanize text-to-speech voices". 2023.
    doi: 10.21125/iceri.2023.0454
  2. Fernandes; Joana; Siva, Susana; Pe. "Learning inside the box: students’ perceptions of emergency remote learning.". Trabalho apresentado em Edulearn, Palma de Maiorca, 2023.
    Publicado • doi: 10.21125/edulearn.2023.1086
  3. Fernandes, Joana Castro; Carvalho, Amélia; Lima, Vanda; Silva, Susana. "Interacting with “Zoomies”: Difficulties and Challenges through the Eyes of the Lecturers.". 2023.
    Publicado
  4. Castro Fernandes, Joana. "Português língua materna de especialidade: luta inglória face às línguas hegemónicas?". 2014.
  5. Pataco, Teresa; Fernandes, Joana. "O Português como Língua de Comunicação Especializada?". Vila do Conde, 2012.
    Publicado
  6. Pataco, Teresa; Fernandes, Joana. "Did You Say Pig or Fig? O Recurso a Ficheiros Áudio Freeware nas Aulas de Inglês para Fins Especí¿cos". Guarda, 2007.
    Publicado
  7. Albuquerque, Alexandra; Fernandes, Joana; Albuquerque, Alexandra Marina Nunes; Joana Castro Fernandes. "O que é, para que serve e como se elabora um glossário?". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional da AELFE, Porto, 2003.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Silva, S.; Fernandes, J.; Peres, P.; Lima, V.; Silva, C.. "Teachers’ Perceptions of Remote Learning during the Pandemic: A Case Study". Education Sciences 12 10 (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85140579417&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/educsci12100698
  2. Fernandes, J.; Querido, J.. "Between screens and displays...: Reflections on the linguistic-cultural interweaving of Portuguese in the digital space,Entre telas e ecrãs… reflexões em torno de entrelaces linguístico-culturais do português no espaço digital". E-Revista de Estudos Interculturais 9 2 (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85118260331&partnerID=MN8TOARS.
  3. Castro Fernandes, Joana. "Do ensino à distância ao ensino remoto de emergência: desafios de delimitação conceptual pós-Covid19". (2021): http://hdl.handle.net/10400.22/20770.
  4. Fernandes, Joana. "Ensino remoto de emergência: an easy take-away solution, Editorial.". Pratica e-learning 3 3 (2020): https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/index.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Castro Fernandes, Joana. "GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA". (2019): https://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/3410.
  6. Castro Fernandes, Joana. "GUIA SOBRE O FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA". (2019): https://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/3380.
  7. Castro Fernandes, Joana. "DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA DA ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA". (2019): https://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/3432.
  8. Castro Fernandes, Joana. "REVIEW GUIA SOBRE O FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA: Saber Escrever. Saber Falar. Um Guia Completo para Usar Correctamente a Língua Portuguesa, de: Edite Estrela, Maria Almira Soares e Maria José Leitão, Lisboa: D. Quixote, 2004, ISBN: 972–20-2534-1, 359 páginas". (2019): https://doi.org/10.34630/polissema.vi4.3380.
    https://doi.org/10.34630/polissema.vi4.3380
  9. Castro Fernandes, Joana. "REVIEW: GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA : Gramática de Português Europeu, de: Maria Helena Mira Mateus, et al., Lisboa: Editorial Caminho, 2003, ISBN: 972-21-0445-4, 1127 páginas". (2019): https://doi.org/10.34630/polissema.vi3.3410.
    https://doi.org/10.34630/polissema.vi3.3410
  10. Castro Fernandes, Joana. "B-LEARNING TERMINOLOGY: THE RETURN OF HUMPTY DUMPTY?". (2019): https://doi.org/10.34630/polissema.vi8.3284.
    https://doi.org/10.34630/polissema.vi8.3284
  11. Castro Fernandes, Joana. "LINGUISTIC CHANGE IN PORTUGUESE: SOCIOLINGUISTIC ASPECTS OF NEOLOGY". (2019): https://doi.org/10.34630/polissema.vi6.3329.
    https://doi.org/10.34630/polissema.vi6.3329
  12. Castro Fernandes, Joana. "REVIEW: DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA DA ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA: Dicionário de vocabulário geral, de: João Malaca Casteleiro, et. al., Lisboa: Editorial Verbo, 2001, ISBN: 972-98506-5-8, 3809 páginas". (2019): https://doi.org/10.34630/polissema.vi2.3432.
    https://doi.org/10.34630/polissema.vi2.3432
  13. Castro Fernandes, Joana. "CONTRIBUTIONS OF THE TEXT TO CONCEPTUAL TERMINOLOGY. THE CONCEPT OF BLENDED LEARNING: A DIACHRONIC JOURNEY". (2018): https://doi.org/10.34630/polissema.vi18.3198.
    https://doi.org/10.34630/polissema.vi18.3198
  14. Castro Fernandes, Joana. "Contributos do texto para a terminologia de base conceptual. O conceito de Blended Learning: uma viagem diacrónica". (2018): http://hdl.handle.net/10400.22/17604.
    10.34630/polissema.vi18.3198
  15. Fernandes, Joana Castro. "A praxis do terminólogo. À procura de um espaço conceptual intersubjectivo". (2017): https://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/2734.
  16. Fernandes, Joana Castro. "THE TERMINOLOGIST'S PRAXIS. SEARCHING FOR AN INTERSUBJECTIVE CONCEPTUAL SPACE". (2017): https://doi.org/10.34630/polissema.v0i17.2734.
    https://doi.org/10.34630/polissema.v0i17.2734
  17. Fernandes, J.; Costa, R.; Peres, P.. "Putting order into our universe: The concept of blended learning—a methodology within the concept-based terminology framework". Education Sciences 6 2 (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85062029035&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/educsci6020015
  18. Albuquerque, Alexandra; Querido, Joana; Fernandes, Joana; Moutinho, Paula. "Um francesinha e uma galão, por favor. O Português para estudantes estrangeiros em mobilidade no ISCAP". (2016): http://hdl.handle.net/10400.22/11743.
  19. Castro Fernandes, Joana. "Terminologia e b-learning: o regresso de Humpty Dumpty". (2008): http://hdl.handle.net/10400.22/2851.
    10.34630/polissema.vi8.3284
  20. Castro Fernandes, Joana. "Mudança linguística em português: aspectos sociolinguísticos da neologia". (2006): http://hdl.handle.net/10400.22/2767.
    10.34630/polissema.vi6.3329
  21. Castro Fernandes, Joana. "Estílistica (cognitiva) comparada no currículo disciplinar do curso de Tradução Especializada do ISCAP". (2001): http://hdl.handle.net/10400.22/834.
    10.34630/polissema.vi1.3442
Capítulo de livro
  1. Fernandes, Joana Castro. "Are we Cyborgs? Some Challenges to Design Remote and Blended Learning for the Future.". In Developing Curriculum for Emergency Remote Learning Environments, 253-263. IGI GLobal, 2023.
    Aceite para publicação
  2. Fernandes, Joana Castro. "Higher education students’ perceptions of Emergency Remote Teaching: degree levels and knowledge domains,". In Smart Learning Solutions for Sustainable Societies,. Singapura: Springer, 2022.
    No prelo
  3. Fernandes, Joana Castro. "Aprendizagem mediada por tecnologias: alguns cenários.". In Guia prático de e-learning. Casos práticos nas organizações,, 16-31. Portugal: Vida Económica, 2015.
    Publicado
Livro
  1. Fernandes, J.. The Game of Words Human Creative Writing Against Computer Assisted Writing. 2023.
    10.1007/978-981-19-6585-2_55
  2. Fernandes, Joana. Práticas de Integração de Mulheres Migrantes. Porto, Portugal: CEOS.PP. 2023.
    Aceite para publicação
  3. Bernardino, Susana; Martinho, Ana Luisa; Salazar, Helena; Castro Fernandes, Joana; Querido, Joana; Moreira Silva, Manuel; Pimenta Fernandes, Tiago; Carvalho, Paula. Práticas de integração de mulheres migrantes. Centro de Estudos Organizacionais e Sociais. 2023.
    10.56002/ceos.0079b
  4. Castro Fernandes, Joana. Ambientes de aprendizagem mediada por tecnologias: alguns cenários. 2014.
  5. Pereira, C.; Silva, M.; Fernandes, J.; Soares, A.L.; Pereira, Carla; Moreira Silva, Manuel; Castro Fernandes, Joana; Lucas Soares, António. Understanding users' response to ontology based systems in the context of an enterprise sponsored virtual community. Springer. 2007.
    10.1007/978-0-387-73798-0_39
Revisão de livro
  1. Castro Fernandes, Joana. "Guia sobre o funcionamento da Língua Portuguesa: Saber Escrever. Saber Falar. Um Guia Completo para Usar Corretamente a Língua Portuguesa, de: Edite Estrela, Maria Almira Soares e Maria José Leitão, Lisboa: D. Quixote, 2004". http://hdl.handle.net/10400.22/2413.
    10.34630/polissema.vi4.3380
Tese / Dissertação
  1. Teixeira, Daniela Leite. "O caso do movimento Body Positivity na rede social Instagram". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/24653.
  2. Vieira, Pedro Miguel Sapateiro. "Revisão e qualidade na tradução: reflexões teóricas e práticas". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/16038.
  3. Fernandes, Joana Alexandra de Sousa e Castro Teixeira. "Definição do conceito de blended learning. Proposta metodológica no quadro da terminologia de base conceptual". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10362/15317.
  4. "Uma abordagem cognitiva em semântica lexical". Mestrado, 1998. http://hdl.handle.net/10400.22/4595.
  5. Castro Fernandes, Joana. "Uma abordagem cognitiva em semântica lexical: o verbo colher". Mestrado, 1998. http://hdl.handle.net/10400.22/4595.

Outros

Outra produção
  1. Port2COMM: Português global? Estratégias para a comunicação empresarial. A partilha de uma língua foi desde sempre um agente promotor de transações comerciais. O Português(s) Global guarda no seu património genético a tradição provecta de língua de diáspora. No entanto, ainda que o seu potencial no mundo negocial possa facilmente ser atestado por indicadores de ordem vária, tais como o número de falantes, o índice de penetração na internet e a taxa de utilização de red. 2018. Castro Fernandes, Joana; Querido, Joana. http://hdl.handle.net/10400.22/12132.
  2. Interactional strategies between terminologist and domain specialist. Putting order into our universe: the concept of Blended Learning. A presente comunicação visa discutir as mais-valias de um desenho metodológico sustentado numa abordagem conceptual da Terminologia aplicado ao exercício de harmonização da definição do cenário educativo mais promissor do Ensino Superior actual: o blended learning. Sendo a Terminologia uma disciplina que se ocupa da representação, da descrição e da definição do conhecimento especializado através d. 2015. Fernandes, Joana; Peres, Paula; Costa, Rute; Castro Fernandes, Joana. http://hdl.handle.net/10400.22/7192.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Entre a Língua Natural e Língua Inclusiva. A questão do género gramatical. Perceções dos estudantes
2023 O Admirável Mundo Novo do ChatGPT: Um olhar pragmático sobre comandos verbais e textualidade.
2023 Icons, Indexes, and Symbols: Using infographics to teach semiotics.
2023 Do direito à língua de acolhimento e à compreensão de expressões jurídicas em documentação requerida na integração de pessoas migrantes no mercado laboral.
2023 A agenda para o trabalho digno e a integrac¸a~o das mulheres migrantes no mercado de trabalho: o contributo do projeto ENFEM.
2022 A integração das mulheres migrantes de países terceiros no mercado de trabalho - A perspetiva dos stakeholders em Portugal.
2022 Contributos para a preparação de cursos de Português como língua de acolhimento de ucranianos.
2022 A Semiótica ao serviço de uma leitura caleidoscópica: à procura de uma análise poligonal de conteúdos multimodais.
2021 O impacto da Pandemia no Ensino Remoto de Emergência., Um olhar sobre as perceções dos docentes do P. PORTO
2021 Perceções dos estudantes do ensino superior acerca do ensino remoto de emergência durante a pandemia COVID-19: o caso do P. PORTO. Fórum Pedagógico Interno 2021
2020 O impacto da Pandemia no Ensino a Distância no Ensino Superior.
2020 Contributos para a observação da paisagem linguística na comunicação pandémica. O caso da app Stayaway COVID-19.
2019 A diversidade intralinguística do Português: desafios de (cons)ciência e de competência. Fórum Interno P. Porto 2019, Formação e Inovação Pedagógica.
2019 The importance of language and culture centred development for the UX. Is globalisation standardising communication?
2019 Metacognition and Blended Learning: myths and truths about learning autonomy in Higher Education.
2018 Portugue^s plurice^ntrico ou global? – A comunicac¸a~o externa das PME portuguesas ale´m-fronteiras,.
2018 Transparency, Accountability and Communication in Local Public Administration.
2016 Um Francesinha e uma galão, por favor. O português para estrangeiros em mobilidade no ISCAP.
III Congreso Internacional Nebrija en Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas: Hacia el plurilinguismo
2016 Ruídos semântico-pragmáticos na comunicação pedagógica luso-brasileira: um estudo exploratório.
2016 Interactional Strategies between Terminologist and the Domain Specialist. Putting order into our universe: The concept of Blended Learning.
2014 Português, língua materna de especialidade. Luta inglória face às línguas hegemónicas? RECLES, Conferência Internacional - Languages and the Market.

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 O caso do movimento Body Positivity na rede social Instagram
Orientador
Assessoria em Comunicação Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022 - 2022 Publicação Tradicional vs. Autopublicação: uma abordagem ao mercado editorial português
Orientador
Assessoria em Comunicação Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019 - 2019 Revisão e Qualidade na Tradução: reflexões teóricas e práticas
Orientador
Tradução e Interpretação Especializadas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/05 - 2023/11 2nd International Conference on Humanites and Social Sciences. Fostering Global Resilience through Cross-cultural Collaboration.
2022 - 2023 ICITED'23 - International Conference in Information Technology and Education ICITED'23 - International Conference in Information Technology and Education.
2022/01 - 2022 ICITED'22 - International Conference in Information Technology and Education ICITED'22 - International Conference in Information Technology and Education.
2021 - 2021 RECLA XXVI - Encontro internacional RECLA: Soluciones de aprendizage inteligente para sociedades sostenibles RECLA/ISCAP
2018 - 2018 Employability in Technical Communication, ISCAP/APCOMTEC ISCAP
2018 - 2018 5th European Conference on Social Media (ECSM) 5th European Conference on Social Media (ECSM) 2018, Limerick,
2016 - 2016 3rd European Conference on Social Media) (ECSM) 2016 3rd European Conference on Social Media) (ECSM) 2016
2015 - 2015 2rd European Conference on Social Media (ECSM). 2rd European Conference on Social Media (ECSM)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/04 - Atual Invited consultant to the ISO Scientific Committee 37 - Terminology and Language Resources
2021/04 - Atual Invited consultant to ISO/TC37 WG 11 – Plain Language.
2021/04 - Atual Invited consultant to ISO /TC37/SC1 /WG3 - Principles Methods and Vocabulary
2021/04 - Atual Invited consultant to ISO/TC37/SC4/WG5 – Work Flow and Language Resource Management.
2021 - Atual Invited consultant to TC 37/WG10 – Technical Communication.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Writing for the Web Masters' degree
2022 - Atual Linguistics (Bachelor)
2015 - Atual Semiotics (Bachelor)
2015 - Atual Portuguese - Language an Culture - Level A2 Bachelors' degree
2011 - Atual Communication Theory (Bachelor)
2013/04 - 2019/03 Revising and Editing (Especialização pós-licenciatura)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual Crithinhknet- Portuguese Critical Thinking Network
2022 - Atual Clarity – Plain Legal Language https://www.clarity-international.org/about-clarity/
2022 - Atual PLAIN – Plain Language https://plainlanguagenetwork.org/plain/who-we-are/
2015 - Atual APCOMTEC (Portuguese Technical Communication Network). Associação Portuguesa para a Comunicação Técnica - Presidente da Mesa da Assembleia Geral
2001 - 2007 Foreign Languages Network - Associação Portuguesa de Professores de Línguas Estrangeiras do Ensino Superior https://sweet.ua.pt/fmart/aprol/
2001 - 2007 Portuguese Teachers Network: Associação de Professores de Português. https://app.pt/ .
2000 - 2004 Internacional Network for Global Portuguese - Associação Internacional de Lusitanistas (AIL). https://www.lusitanistasail.org/

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - Atual Committee Member- 3- Economia, Empresas e Empreendedores. It is an international peer-reviewed, open-access journal. A biannual academic publication aimed at professors, researchers and professionals, whose mission is to publish and disseminate original scientific works focusing on innovation and development in the field of business.
Consultor
2021 - Atual Committee Member - Trends Hub - This academic journal aims at disseminating current and future trends in different knowledge domains of business communication. The review has contributions of Business Communication undergraduates.
Consultor
2001 - Atual Committe Member - Polissema - Revista de Letras do ISCAP - An international peer-reviewed, open-access journal. It aims to disseminate pedagogical and scientific activity in the field of the Humanities, namely Translation, Interpretation, Localization, Linguistics, Languages for Specific Purposes, Technologies Applied to Language Teaching, Translation and Interpreting, Technical Communication, Multimodal Communication and Creative Writing, among others.
Membro