Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Filipa Cruz
- Data de nascimento
- 1995/11/23
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Cruz, Filipa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 351D-FCEB-F06E
- ORCID iD
- 0000-0002-0587-620X
Websites
- http://cesem.fcsh.unl.pt/pessoa/filipa-cruz/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/09/01 - 2023/11/01
Em curso
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Ciências Musicais Históricas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
2016/09/01 - 2019/04/15
Concluído
|
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
""Musicar um poema é acentuar-lhe a emoção": Fernando Pessoa, entre a estética, a melopoética e o significado musical" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2013/09/01 - 2016/06/30
Concluído
|
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
17,1 |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/01/01 - 2018/09/30 | Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries
PTDC/CPC-MMU/3559/2014
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos de Música e Dança, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/09/01 - 2017/08/30 | CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
FCSH / CESEM / EAT/00693 / 3 Bolsas de Iniciação Científica
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Capítulo de livro |
|
Resumo em conferência |
|
Artística / Interpretação
Interpretação musical |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2018/11/09 | "Afinal onde está a origem de tantos atritos e mal-entendidos?": Maria da Graça Amado da Cunha e Maria Helena de Freitas Branco nos bastidores da cultura musical portuguesa do século XX | 8º Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em MÚSICA (Porto, Portugal)
|
2018/10/25 | Poetry as Context: Music in the work of Fernando Pessoa | Contextuality of Musicology - What, How, Why and Because
Faculty of Music, University of Arts in Belgrade (Belgrado, Sérvia)
|
2018/05/30 | A "música" como signo na obra poética de Fernando Pessoa | VII Música, Teoria Crítica e Comunicação
Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2017/12/15 | Canto de Amor e de Morte: Tempo e gesto na composição de Fernando Lopes-Graça | Simpósio Fernando Lopes-Graça em Retrospectiva
Câmara Municipal de Cascais e Fundação Dom Luís I (Cascais, Portugal)
|
2017/11/10 | 'A musicologia é entre nós quási letra morte': a visão crítica de Fernando Lopes-Graça face ao discurso sobre música em Portugal na década de 30 | 7º Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Braga, Portugal)
|
2017/06/29 | 'I just wanna be a real boy': Kanye West, simulacro, espetáculo e intertextualidade | VI Seminário 'Música, Teoria Crítica e Comunicação
Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2016/10/07 | Videoclipe interativo como obra aberta: o caso de ROME “3 Dreams of Black” | Log in Live on: Música e cibercultura na era da Internet of Things
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/06/23 | Entre Música e Sound Art: o caso de Tate Tracks (2006) | V Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/04/07 | Amor de Perdição (1979): Entre o som e a imagem ao serviço da literatura | Manoel de Oliveira: A Poetics of Dissent
Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Universidade Católica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/03/10 | “A incestuosa relação entre o romance e o cinema”: o caso de Amor de Perdição | III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos
Musicologia Criativa e Universidade de Sevilha – Conservatório Superior de Música Manuel Castillo (Sevilha, Espanha)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/12/19 - 2020/05/24 | Exposição intitulada "Maria da Graça Amado da Cunha: uma presença singular no meio musical português" apresentada e realizada
em colaboração com o Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria. (2019/12/19 - 2020/05/24)
Exposição (Coorganizador)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2018/11/09 - 2018/11/11 | Membro da Comissão de Apoio da conferência "7º Encontro de Investigação em Música", organizado pela Sociedade Portuguesa de
Investigação em Música e pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. (2017/11/09 - 2017/11/11)
Conferência (Outra)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018/11/08 - 2018/11/10 | Membro da Comissão de Apoio da conferência "8º Encontro de Investigação em Música", organizada pela Sociedade Portuguesa de
Investigação em Música em parceria com a Escola Superior de Educação do Porto e a Escola Superior de Música e Artes do Espectádulo
do Instituto Politécnico do Porto. (2018/11/08 - 2018/11/10)
Conferência (Outra)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2017/05/18 - 2017/05/19 | Membro da Comissão organizadora da conferência "I Am Not There. International Conference on Bob Dylan", organizada pelo Centro
de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) e pelo Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS) (2017/05/18 - 2017/05/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/02/08 - Atual | Visita-guiada à exposição "Maria da Graça Amado da Cunha: uma presença singular no meio musical português", seguida de uma
mesa-redonda.
Mesa-redonda
|
MARIA DA GRAÇA AMADO DA CUNHA - Visita Conferência
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |