???global.info.a_carregar???
Carla Martins holds a PhD in Psychology from the University of Reading (UK) and is Assistant Professor in the Department of Basic Psychology at the School of Psychology, University of Minho (UMinho) since 2003. In January 2024, Carla Martins got her Habilitation at the University of Minho unanimously approved by the jury. Between September 2014 and November 2021, she was Pro-rector for Internationalisation at UMinho and before then (January 2012-Septeber 2014) she was Vice-President at the School of Psychology and the President of its Pedagogical Council. Carla Martins integrates the Development and Psychopathology Laboratory at the Center for Research in Psychology (CIPsi) at the School of Psychology, has coordinated/participated in various funded projects, has published numerous scientific papers in impact factor journals, and has successfully supervised many master and doctoral students. The main goal of her research is to investigate the development of social cognition, with a special focus on joint attention in infancy, and the evolution of mentalizing capacities leading to the emergency of the Theory of Mind at the end of preschool years. To that end, Carla Martins has coordinated 3 longitudinal projects to date, mainly relying on observational methodology. To fully understand how children become proficient in socio-cognitive skills - joint attention, collaborative symbolic play, and theory of mind -, it is vital to look for the specific influence of the quality of the relationship and interaction between the infant/child and his/her mother and father. The main premise is that these capabilities represent outcomes of a developmental history embedded in a relational matrix, with the infant/child acquiring these abilities related to the self and others through socio-emotional experiences in close relationships. Moreover, she aims to explore the links between the interaction of socio-cognitive and socio-emotional development during preschool years, and school readiness (or developmental readiness for school) prior to children's enrolment in the 1st grade. Finally, Carla Martins is interested in understanding how mentalising abilities evolve over the course of development - from infancy to childhood, to adolescence, to adulthood.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carla Martins

Nomes de citação

  • Martins, C.

Identificadores de autor

Ciência ID
361D-83E2-FDCD
ORCID iD
0000-0003-3506-674X

Telefones

Telefone
  • 604676 (Profissional)

Moradas

  • Departmento de Psicologia Básica, Escola de Psicologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Galego Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2024/01/22 - 2024/01/23
Concluído
Habilitation (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
Approved
1997 - 2002
Concluído
Psychology (Doctor of Philosophy)
University of Reading, Reino Unido
"The emergence of 'secondary intersubjectivity' : predictors and sequelae in infants of well and depressed mothers" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1995 - 1996
Concluído
Research Methods in Psychology (Master)
University of Reading, Reino Unido
"Are the effects of maternal depression on infant-mother attachment mediated by early maternal interactive characteristics? A meta-analytic approach" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1989 - 1994/12/22
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/02/27 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1997/04/09 - 2003/02/27 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
1996/10/07 - 1997/04/09 Monitor (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/11/28 - 2021/11/28 Pró-Reitor Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2014/09/30 - 2017/11/28 Pró-Reitor Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2013/01/09 - 2014/09/30 Presidente do Conselho Pedagógico Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2013/01/09 - 2014/09/30 Vice-Presidente Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/08/26 - 2021/11/28 UNIVERSITIES PORTUGAL – CONNECTING KNOWLEDGE: SISTEMA DE APOIO A AÇÕES COLETIVAS – INTERNACIONALIZAÇÃO
POCI-02-0752-FEDER-045994
Outra
Universidade do Minho, Portugal
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal EPE
Em curso
2020/08/01 - 2021/11/28 PEERS 2020/2023
2020-1-PT01-KA107-077841 - PEERS
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
European Commission
Em curso
2020/08/01 - 2021/11/28 JAMIES 2020/2023
2020-1-PT01-KA107-078002
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
European Commission
Em curso
2020/08/01 - 2021/11/28 UMOVE(ME) 2020/2023
2020-1-PT01-KA107-078001
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
European Commission
Em curso
2020/06/01 - 2021/11/28 Erasmus+ 2020/2022
2020-1-PT01-KA103-077707
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
European Commission
Em curso
2020/06/01 - 2021/11/28 UNORTE International 2020/2022
2020 1 PT01 KA103 077757
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
European Commission
Em curso
2017/07/01 - 2021/11/28 Universidade sem Fronteiras (UNISF)
0685_UNISF_1_P
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
Comissao de Coordenacao e Desenvolvimento Regional do Norte
Em curso
2018/11/01 - 2021/08/31 SOS Digital - Providing Support to Students in Distress
2018-1-PT01-KA203-047455
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
European Commission
Concluído
2016/03/01 - 2018/03/01 UniversitiesPortugal.com
POCI-02-0752-FEDER-014940
Outra
Universidade do Minho, Portugal
Agência Nacional de Inovação SA
Concluído
2012/04/01 - 2015/08/31 Interacção entre genes imunológicos e qualidade dos comportamentos parentais para a definição de perfis de vinculação
PTDC/PSI-PCL/116897/2010
Investigador
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/03/01 - 2014/08/31 Prontidão escolar socio-emocional-cognitiva: Uma abordagem longitudinal ao seu curso developmental durante a idade pré-escolar
PTDC/PSI-EDD/114527/2009
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/03/01 - 2013/08/31 Comportamentos perturbados de vinculação de tipo inibido e de tipo indiscriminado em crianças institucionalizadas: comparação multi-nível com perturbações do espectro do autismo e com o síndrome de Williams
PTDC/PSI-PCL/101506/2008
Investigador
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/09/10 - 2011/09/09 Violência nas relações juvenis de intimidade
PTDC/PSI/65852/2006
Investigador
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/09/01 - 2011/02/28 Mudança narrativa em psicoterapia
PTDC/PSI/72846/2006
Investigador
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/09/01 - 2008/12/31 Pertubações alimentares e obesidade: Características clínicas, tratamento e manutenção dos resultados terapêuticos
POCI/PSI/56433/2004
Investigador
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Sara Martins; Carolina A. Araújo; Marisa Fonseca; Joana Baptista; Carla Martins. "Developmental predictors of mathematics achievement at the end of Year 1". Análise Psicológica (2024): https://doi.org/10.14417/ap.2037.
    10.14417/ap.2037
  2. Or Dagan; Carlo Schuengel; Marije L. Verhage; Sheri Madigan; Glenn Roisman; Kristin Bernard; Robbie Duschinsky; et al. "Configurations of mother–child and father–child attachment relationships as predictors of child language competence: An individual participant data meta-analysis". Child Development (2024): http://dx.doi.org/10.1111/cdev.13998.
    10.1111/cdev.13998
  3. Azevedo, V.; Martins, C.; Maia, Â.. "Comparing and Predicting Inconsistency on Positive and Negative Life Experiences Reports: Which Variables Matter?". Social Sciences 11 2 (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85124532998&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/socsci11020061
  4. Azevedo, V.; Martins, C.; Carvalho, M.; Maia, A.. "Inconsistent reporting of life experiences: What people think and how they explain it?". Análise Psicológica (2021): https://doi.org/10.14417/ap.1813.
    10.14417/ap.1813
  5. Azevedo, V.; Martins, C.; Maia, Â.. "Lifetime experiences scale (LIFES): Development and validation in community samples,Lifetime Experiences Scale (LIFES): Desenvolvimento e validação em amostras da comunidade". PSICOLOGIA 34 1 (2020): 174-194. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85093698345&partnerID=MN8TOARS.
    10.17575/psicologia.v34i1.1456
  6. Mateus, V.; Vieira, E.D.A.P.; Martins, C.; Pachi, P.R.; Osório, A.. "Joint attention abilities in Brazilian preterm and full-term infants". Infant Behavior and Development 60 (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85086021345&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.infbeh.2020.101451
  7. Mateus, V.; Osório, A.; Martins, C.. "Effects of prematurity on infants' joint attention abilities: A meta-analytic study". Infant and Child Development (2019): https://doi.org/10.1002/icd.2145.
    10.1002/icd.2145
  8. Martins, C.; Barreto, A.L.; Baptista, J.; Osório, A.; Martins, E.C.; Verissimo, M.. "Relations between theory of mind and academic school readiness: The moderating role of child gender". Merrill-Palmer Quarterly 65 1 (2019): 101-120. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85066997033&partnerID=MN8TOARS.
    10.13110/merrpalmquar1982.65.1.0101
  9. Baptista, J.; Belsky, J.; Marques, S.; Silva, J.R.; Martins, C.; Soares, I.. "Early family adversity, stability and consistency of institutional care and infant cognitive, language and motor development across the first six months of institutionalization". Infant Behavior and Development 57 (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85074488018&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.infbeh.2019.101387
  10. Baptista, J.; Sousa, D.; Soares, I.; Martins, C.. "Fathers’ sensitive guidance moderates the association between coparenting and behavioral regulation in preschoolers". International Journal of Behavioral Development 42 6 (2018): 574-580. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85044074081&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0165025418761816
  11. Baptista, J.; Silva, J.R.; Marques, S.; Martins, C.; Soares, I.. "Early Maltreatment and Current Quality of Relational Care Predict Socioemotional Problems Among Institutionalized Infants and Toddlers". Infant Mental Health Journal 39 6 (2018): 718-729. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85055291185&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/imhj.21741
  12. Mateus, V.; Cruz, S.; Ferreira-Santos, F.; Osório, A.; Sampaio, A.; Martins, C.. "Contributions of infant vagal regulation at 1 month to subsequent joint attention abilities". Developmental Psychobiology 60 1 (2018): 111-117. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85033728294&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/dev.21582
  13. Baptista, J.; Moutinho, V.; Mateus, V.; Guimarães, H.; Clemente, F.; Almeida, S.; Andrade, M.A.; et al. "Being a mother of preterm multiples in the context of socioeconomic disadvantage: perceived stress and psychological symptoms,Ser mãe de múltiplos prematuros no contexto de desvantagem socioeconômica: estresse percebido e sintomas psicológicos". Jornal de Pediatria 94 5 (2018): 491-497. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85034992323&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jped.2017.08.010
  14. Azevedo, V.; Martins, C.; Maia, Â.. "Life Experiences Throughout the Lifespan: What Do People Say (or Not) About Them?". Journal of Adult Development 25 2 (2018): 69-85. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85034662557&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10804-017-9277-6
  15. Barreto, A.L.; Osório, A.; Baptista, J.; Fearon, P.; Martins, C.. "Association between theory of mind and mental state talk in preschoolers and later social competence and behaviour". Infant and Child Development 27 2 (2018): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85028913616&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/icd.2060
  16. Gonçalves, L.C.; Dirkzwager, A.J.E.; Rossegger, A.; Gonçalves, R.A.; Martins, C.; Endrass, J.. "Mental and Physical Healthcare Utilization Among Young Prisoners: A Longitudinal Study". International Journal of Forensic Mental Health 16 2 (2017): 139-148. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85012890077&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/14999013.2016.1273980
  17. Baptista, J.; Osório, A.; Martins, E.C.; Castiajo, P.; Barreto, A.L.; Mateus, V.; Soares, I.; Martins, C.. "Maternal and Paternal Mental-state Talk and Executive Function in Preschool Children". Social Development 26 1 (2017): 129-145. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84959018510&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/sode.12183
  18. Martins, E.C.; Osório, A.; Veríssimo, M.; Martins, C.. "Emotion understanding in preschool children: The role of executive functions". International Journal of Behavioral Development 40 1 (2016): 1-10. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84951263256&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0165025414556096
  19. Machado, B.C.; Gonçalves, S.F.; Martins, C.; Brandão, I.; Roma-Torres, A.; Hoek, H.W.; Machado, P.P.. "Anorexia nervosa versus bulimia nervosa: differences based on retrospective correlates in a case–control study". Eating and Weight Disorders 21 2 (2016): 185-197. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84971283933&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s40519-015-0236-6
  20. Barreto, A.L.; Fearon, R.M.P.; Osório, A.; Meins, E.; Martins, C.. "Are adult mentalizing abilities associated with mind-mindedness?". International Journal of Behavioral Development 40 4 (2016): 296-301. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84973503020&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0165025415616200
  21. Baptista, J.; Osório, A.; Martins, E.C.; Verissimo, M.; Martins, C.. "Does social-behavioral adjustment mediate the relation between executive function and academic readiness?". Journal of Applied Developmental Psychology 46 (2016): 22-30. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84973610920&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.appdev.2016.05.004
  22. Gonçalves, S.; MacHado, B.C.; Martins, C.; Hoek, H.W.; MacHado, P.P.P.. "Retrospective Correlates for Bulimia Nervosa: A Matched Case-Control Study". European Eating Disorders Review 24 3 (2016): 197-205. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84958721307&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/erv.2434
  23. Martins, E.C.; Soares, I.; Martins, C.; Osório, A.. "Infants’ Style of Emotion Regulation with Their Mothers and Fathers: Concordance between Parents and the Contribution of Father–Infant Interaction Quality". Social Development 25 4 (2016): 812-827. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84990847953&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/sode.12171
  24. Gonçalves, L.C.; Dirkzwager, A.J.E.; Martins, C.; Gonçalves, R.A.; Van der Laan, P.. "Institutional Infractions Among Young Prisoners: A Longitudinal Study". Prison Journal 96 3 (2016): 462-484. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84962186177&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0032885516635777
  25. Machado, C.; Martins, C.; Caridade, S.. "Violence in Intimate Relationships: A Comparison between Married and Dating Couples". Journal of Criminology 2014 (2014): 1-9. https://doi.org/10.1155/2014/897093.
    10.1155/2014/897093
  26. Figueiredo, A. M.; Mateus, V.; Osório, A.; Martins, C.. "A contribuição da sensibilidade materna e paterna para o desenvolvimento cognitivo de crianças em idade pré-escolar". Análise Psicológica 32 2 (2014): https://doi.org/10.14417%2Fap.842.
    10.14417/ap.842
  27. Jongenelen, I.; Soares, I.; Grossmann, K.; Martins, C.. "Vinculação em mães adolescentes e seus bebés". PSICOLOGIA 20 1 (2014): 11-11. https://doi.org/10.17575%2Frpsicol.v20i1.375.
    10.17575/rpsicol.v20i1.375
  28. Fonseca, M.; Soares, I.; Martins, C.. "Estilos de vinculação, orientação para o trabalho e relações profissionais". PSICOLOGIA 20 1 (2014): 187-187. https://doi.org/10.17575%2Frpsicol.v20i1.382.
    10.17575/rpsicol.v20i1.382
  29. Vaz, Filipa Machado; Martins, Carla; Martins, Eva Costa; Vaz, F. M.; Martins, C.; Martins, E. C.. "Diferenciação emocional e regulação emocional em adultos portugueses". PSICOLOGIA 22 2 (2014): 123-123. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v22i2.350.
    10.17575/rpsicol.v22i2.350
  30. Gonçalves, M.; Santos A.; Matos, M.; Mendes, I.; Martins, C.. "Mudança terapêutica e momentos de inovação". PSICOLOGIA 23 1 (2014): 55-55. https://doi.org/10.17575%2Frpsicol.v23i1.317.
    10.17575/rpsicol.v23i1.317
  31. Gonçalves, S.F.; Machado, B.C.; Martins, C.; Machado, P.P.P.. "Eating and weight/shape criticism as a specific life-event related to bulimia nervosa: A case control study". Journal of Psychology: Interdisciplinary and Applied 148 1 (2014): 61-72. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84888629393&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00223980.2012.743453
  32. Martins, C.; Mateus, V.; Osório, A.; Martins, E.C.; Soares, I.. "Joint attention with the mother and the father at 10 months of age". European Journal of Developmental Psychology 11 3 (2014): 319-330. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84897657519&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/17405629.2013.821945
  33. Gonçalves, S.F.; Machado, B.C.; Martins, C.; Brandão, I.; Roma Torres, A.; Machado, P.. "Dysregulated behaviours in bulimia nervosa - A case-control study". Clinical Psychologist 18 2 (2014): 55-62. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84903819696&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/cp.12013
  34. Baptista, J.; Belsky, J.; Marques, S.; Silva, J.R.; Oliveira, P.; Mesquita, A.; Martins, C.; Soares, I.. "The interactive effect of maltreatment in the family and unstable institutional caregiving in predicting behavior problems in toddlers". Child Abuse and Neglect 38 12 (2014): 2072-2079. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84918578442&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.chiabu.2014.10.015
  35. Soares, I.; Belsky, J.; Oliveira, P.; Silva, J.; Marques, S.; Baptista, J.; Martins, C.. "Does early family risk and current quality of care predict indiscriminate social behavior in institutionalized Portuguese children?". Attachment and Human Development 16 2 (2014): 137-148. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84897608599&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/14616734.2013.869237
  36. Machado, B.C.; Gonçalves, S.F.; Martins, C.; Hoek, H.W.; Machado, P.P.. "Risk factors and antecedent life events in the development of anorexia nervosa: A Portuguese case-control study". European Eating Disorders Review 22 4 (2014): 243-251. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84902362524&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/erv.2286
  37. Machado, P.P.P.; Martins, C.; Vaz, A.R.; Conceição, E.; Bastos, A.P.; Gonçalves, S.. "Eating disorder examination questionnaire: Psychometric properties and norms for the Portuguese population". European Eating Disorders Review 22 6 (2014): 448-453. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84912092949&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/erv.2318
  38. Gonçalves, L.C.; Gonçalves, R.A.; Martins, C.; Dirkzwager, A.J.E.; Gonçalves, Leonel C.; Gonçalves, Rui A.; Martins, Carla; Dirkzwager, Anja J. E.. "Predicting Infractions and Health Care Utilization in Prison: A Meta-Analysis". Criminal Justice and Behavior 41 8 (2014): 921-942. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84907292237&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0093854814524402
  39. Saavedra, R.; Martins, C.; Machado, C.; Saavedra, Rosa; Martins, Carla; Machado, Carla. "Relacionamentos íntimos juvenis: Programa para a prevenção da violência". PSICOLOGIA 27 1 (2013): https://doi.org/10.17575%2Frpsicol.v27i1.248.
    10.17575/rpsicol.v27i1.248
  40. Baptista, J.; Belsky, J.; Martins, C.; Silva, J.; Marques, S.; Mesquita, A.; Soares, I.. "Social withdrawal behavior in institutionalized toddlers: Individual, early family and institutional determinants". Infant Mental Health Journal 34 6 (2013): 562-573. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887627147&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/imhj.21416
  41. Martins, C.; Belsky, J.; Marques, S.; Baptista, J.; Silva, J.; Mesquita, A.R.; De Castro, F.; Sousa, N.; Soares, I.. "Diverse physical growth trajectories in institutionalized portuguese children below age 3: Relation to child, family, and institutional factors". Journal of Pediatric Psychology 38 4 (2013): 438-448. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84877246718&partnerID=MN8TOARS.
    10.1093/jpepsy/jss129
  42. Mateus, V.; Martins, C.; Osório, A.; Martins, E.C.; Soares, I.. "Joint attention at 10 months of age in infant-mother dyads: Contrasting free toy-play with semi-structured toy-play". Infant Behavior and Development 36 1 (2013): 176-179. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84874394179&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.infbeh.2012.09.001
  43. Geraldes, R.; Soares, I.; Martins, C.. "Attachment in the family context: Relationships between spouses, between parents and adolescent children and between siblings,Vinculação no contexto familiar: Relações entre cônjuges, entre pais e filhos adolescentes e entre irmãos". Psicologia: Reflexao e Critica 26 4 (2013): 799-808. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84896840778&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0102-79722013000400021
  44. Martins, C.; Barreto, A. L.; Castiajo, C.. "Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: Da idade escolar até à idade adulta". Análise Psicológica 31 4 (2013): 377-392. https://doi.org/10.14417%2Fap.590.
    10.14417/ap.590
  45. Carvalho, J.; Osório, A.; Martins, E.C.; Martins, C.; Carvalho, M.J.; Soares, I.. "Maternal verbal scaffolding and structural coherence narrative of the child in preschool,Scaffolding verbal materno e coerência estrutural narrativa da criança em idade pré-escolar". Analise Psicologica 31 3 (2013): 269-282. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887530290&partnerID=MN8TOARS.
  46. Martins, C.; Barreto, A.L.; Castiajo, P.. "Theory of mind throughout the regulatory development: From school age to adulthood,Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: Da idade escolar até à idade adulta". Analise Psicologica 31 4 (2013): 377-392. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84891840533&partnerID=MN8TOARS.
  47. Geraldes, Raquel; Soares, Isabel; Martins, Carla. "Vinculação no contexto familiar: relações entre cônjuges, entre pais e filhos adolescentes e entre irmãos". Psicologia: Reflexão e Crítica 26 4 (2013): 799-808. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-79722013000400021.
    10.1590/s0102-79722013000400021
  48. Carvalho, J.; Martins, C.; Martins, E.C.; Osório, A.; Carvalho, M.J.; Soares, I.. "Maternal verbal scaffolding within a narrative elicitation task in children of preschool age,Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar". Analise Psicologica 30 4 (2012): 359-371. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887306960&partnerID=MN8TOARS.
  49. Oliveira, P.S.; Soares, I.; Martins, C.; Silva, J.R.; Marques, S.; Baptista, J.; Lyons-Ruth, K.. "Indiscriminate behavior observed in the strange situation among institutionalized toddlers: Relations to caregiver report and to early family risk". Infant Mental Health Journal 33 2 (2012): 187-196. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84858258864&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/imhj.20336
  50. Couto, D.; Machado, C.; Martins, C.; Gonçalves, R. A.. "A construção mediática do tráfico de seres humanos na imprensa escrita portuguesa". Análise Psicológica 30 1 / 2 (2012): 231-246. https://doi.org/10.14417%2Fap.551.
    10.14417/ap.551
  51. Osório, A.; Meins, E.; Martins, C.; Martins, E.C.; Soares, I.. "Child and mother mental-state talk in shared pretense as predictors of children's social symbolic play abilities at age 3". Infant Behavior and Development 35 4 (2012): 719-726. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84866123034&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.infbeh.2012.07.012
  52. Martins, E.C.; Soares, I.; Martins, C.; Tereno, S.; Osório, A.. "Can We Identify Emotion Over-regulation in Infancy? Associations with Avoidant Attachment, Dyadic Emotional Interaction and Temperament". Infant and Child Development 21 6 (2012): 579-595. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84869079915&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/icd.1760
  53. Gonçalves, S.F.; Martins, C.; Rosendo, A.P.; Machado, B.C.; Silva, E.. "Self-injurious behavior in Portuguese adolescents,Conducta autolesiva en adolescentes portugueses". Psicothema 24 4 (2012): 536-541. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84867727765&partnerID=MN8TOARS.
  54. Couto, D.; Machado, C.; Martins, C.; Gonçalves, R.A.. "The media construction of human trafficking in the Portuguese press,A construção mediática do tráfico de seres humanos na imprensa escrita Portuguesa". Analise Psicologica 30 1-2 (2012): 231-246. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84873292470&partnerID=MN8TOARS.
  55. Osório, A.; Martins, C.; Meins, E.; Martins, E.C.; Soares, I.. "Individual and relational contributions to parallel and joint attention in infancy". Infant Behavior and Development 34 4 (2011): 515-524. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84860403633&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.infbeh.2011.07.005
  56. Mendes, T.; Soares, I.; Jongenelen, I.; Martins, C.. "Adolescent mothers: Adjustment to multiple roles and the importance of attachment,Mães adolescentes: Adaptação aos múltiplos papéis e a importância da vinculação". Psicologia: Reflexao e Critica 24 2 (2011): 309-317. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80054924344&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0102-79722011000200012
  57. Gomes, A.R.; Martins, C.; Silva, L.. "Eating disordered behaviours in Portuguese athletes: The influence of personal, sport, and psychological variables". European Eating Disorders Review 19 3 (2011): 190-200. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79956213559&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/erv.1113
  58. Silva, L.; Rui Gomes, A.; Martins, C.. "Psychological factors related to eating disordered behaviors: A study with Portuguese athletes". Spanish Journal of Psychology 14 1 (2011): 323-335. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79954508936&partnerID=MN8TOARS.
    10.5209/rev_SJOP.2011.v14.n1.29
  59. Gonçalves, M.M.; Ribeiro, A.P.; Stiles, W.B.; Conde, T.; Matos, M.; Martins, C.; Santos, A.. "The role of mutual in-feeding in maintaining problematic self-narratives: Exploring one path to therapeutic failure". Psychotherapy Research 21 1 (2011): 27-40. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79951729287&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10503307.2010.507789
  60. Osório, A.; Castiajo, P.; Ferreira, R.; Barbosa, F.; Martins, C.. "Methodologies for assessing the development of social cognition from infancy to preschool,Metodologias de avaliação do desenvolvimento da cognição social da infância até à idade pré-escolar". Analise Psicologica 29 2 (2011): 259-274. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84873183994&partnerID=MN8TOARS.
  61. Gaffan, E.A.; Martins, C.; Healy, S.; Murray, L.. "Early social experience and individual differences in infants' joint attention". Social Development 19 2 (2010): 369-393. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77952085933&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/j.1467-9507.2008.00533.x
  62. Machado, C.; Caridade, S.; Martins, C.. "Violence in juvenile dating relationships self-reported prevalence and attitudes in a portuguese sample". Journal of Family Violence 25 1 (2010): 43-52. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-72449169524&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10896-009-9268-x
  63. Caires, S.; Almeida, L.; Martins, C.. "The socioemotional experiences of student teachers during practicum: A case of reality shock?". Journal of Educational Research 103 1 (2009): 17-27. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70449354924&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00220670903228611
  64. Matos, M.; Santos, A.; Gonçalves, M.; Martins, C.. "Innovative moments and change in narrative therapy". Psychotherapy Research 19 1 (2009): 68-80. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-60449109946&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10503300802430657
  65. Tereno, S.; Soares, I.; Martins, C.; Celani, M.; Sampaio, D.. "Attachment styles, memories of parental rearing and therapeutic bond: A study with eating disordered patients, their parents and therapists". European Eating Disorders Review 16 1 (2008): 49-58. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-38449114049&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/erv.801
  66. Halligan, S.L.; Murray, L.; Martins, C.; Cooper, P.J.. "Maternal depression and psychiatric outcomes in adolescent offspring: A 13-year longitudinal study". Journal of Affective Disorders 97 1-3 (2007): 145-154. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33845629874&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jad.2006.06.010
  67. Murray, L.; Woolgar, M.; Martins, C.; Christaki, A.; Hipwell, A.; Cooper, P.. "Conversations around homework: Links to parental mental health, family characteristics and child psychological functioning". British Journal of Developmental Psychology 24 1 (2006): 125-149. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33744514623&partnerID=MN8TOARS.
    10.1348/026151005X83568
  68. Machado, P.P.P.; Gonçalves, S.; Martins, C.; Soares, I.C.. "A cross-cultural study on eating attitudes and behaviours in two Spanish-speaking countries: Spain and Mexico". European Eating Disorders Review 9 1 (2001): 53-63. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0035150180&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/erv.372
  69. Machado, PPP; Goncalves, S; Martins, C; Soares, IC. "The Portuguese version of the eating disorders inventory: Evaluation of its psychometric properties". European Eating Disorders Review 9 1 (2001): 43-52.
    10.1002/erv.359
  70. Martins, C.; Gaffan, E.A.. "Effects of early maternal depression on patterns of infant-mother attachment: A meta-analytic investigation". Journal of Child Psychology and Psychiatry and Allied Disciplines 41 6 (2000): 737-746. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0033806583&partnerID=MN8TOARS.
    10.1017/S0021963099005958
Capítulo de livro
  1. Mateus, V.; Muylaert, C.; Martins, C.; Osório, A. A. C.. "Cognição social na infância". In Distúrbios do Desenvolvimento: Estudos Interdisciplinares, 469-480. São Paulo, Brasil: Memnon, 2018.
    Publicado
  2. Gonçalves, L.; Gonçalves, R.; Martins, C.; Dirkzwager, A.. "Prisoners' coping strategies in Portugal". In Experiencing Imprisonment: Research on the experience of living and working in carceral institutions, 192-218. New York, Estados Unidos: Routledge, 2015.
    Publicado • 10.4324/9781315764177
  3. Saavedra, R.; Machado, C.; Martins, C.; Vieira, D.. "Inventário de conflitos nas relações de namoro entre adolescentes". In Provas Psicológicas em Portugal. Braga, Portugal: Psiquilíbrios, 2011.
    Publicado
  4. Martins, C.; Soares, I.; Grupo de Estudos de Vinculação. "Contributos metodológicos para a investigação em Vinculação: Métodos e instrumentos de avaliação". In Relações de Vinculação ao longo do desenvolvimento: Teoria e avaliação. Braga, Portugal: Psiquilíbrios, 2007.
    Publicado
  5. Soares, I.; Marques, C.; Martins, C.; Figueiredo, B.; Jongelenen, I.; Matos, R.. "Gravidez e maternidade na adolescência: Um estudo longitudinal". In Psicologia da Gravidez e da Maternidade, 359-407. Coimbra, Portugal: Quarteto, 2001.
    Publicado
  6. Martins, C.. "Meta-análise". In Métodos e Técnicas de Avaliação: Contributos para a prática e investigação psicológicas. Braga: CEEP, 2001.
    Publicado
Livro
  1. Manual de Análise de Dados Quantitativos com Recurso ao IBM SPSS. Portugal: Psiquilíbrios. 2011.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual The development of empathy in adolescent males and females: A bioecological approach to the understanding of the contributions of individual, parental and relational dimensions
Orientador
Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2023 - Atual Exploring Responses to Negative Feedback in Adolescents: The Contribution of Theory of Mind and Empathy.
Coorientador
Master in Clinical Psychology in Childhood and Adolescence (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2018 Comportamento de externalização em idade pré-escolar: acordo interobservadores e relação com competência social
Orientador
Mestrado em Psicologia Aplicada (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2012 - 2018 Joint attention abilities in infancy: The impact of prematurity, quality of caregiving behaviors and infant physiological regulation (SFRH/BD/86075/2012)
Orientador
Doutoramento em Psicologia Básica (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2016 - 2017 Interação mãe-bebé: relação com a idade gestacional do bebé
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2016 - 2017 Preditores das capacidades de persistência na tarefa e classificação em idade pré-escolar
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2016 - 2017 Mind-mindedness materna: preditores numa amostra de mães de bebés prematuros tardios
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2013 - 2017 Experiências de vida e sintomatologia psicopatológica (re)contadas na vida adulta: O que se conta? O que vale o que se conta? E o que conta para se contar? (POCI- 01-0145-FEDER-007653)
Coorientador
Doutoramento em Psicologia Aplicada (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2011 - 2016 Theory of mind during preschool years: Associations with parental mentalizing skills and mental state talk, and links with later social outcomes (SFRH/BD/82326/2011)
Orientador
Doutoramento em Psicologia Básica (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2014 - 2015 Prontidão escolar: validação de um instrumento Lollipop Test numa amostra portuguesa: crenças de progenitores e educadores de infância
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2014 - 2015 Representação da vinculação, qualidade do discurso e interação pai-criança e referência a estados mentais: relação com a teoria da mente da criança
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2014 - 2015 Contributos do temperamento e da sensibilidade materna na emergência da atenção partilhada
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2010 - 2015 A violência entre pares na adolescência: desenvolvimento e implementação de um programa de prevenção
Coorientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2013 - 2014 Inventário de Desenvolvimento Psicossocial do Adulto - IDEPSA: desenvolvimento de uma nova medida
Coorientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2009 - 2014 Inmate adjustment to prison and correctional practices: explaining institutional infractions, health care utilization, and coping strategies (SFRH/BD/66987/2009)
Coorientador
Doutoramento em Psicologia Aplicada (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2012 - 2013 Tomando o envelhecimento bem-sucedido como desenvolvimento psicológico: efeito da TOM e da inteligência
Coorientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2012 - 2013 O scaffolding materno e paterno numa situação de interação livre : relação com o desenvolvimento cognitivo das crianças em idade pré-escolar
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2012 - 2013 Referência a estados mentais e Connectedness no discurso da mãe e da criança: relação com a teoria da mente da criança
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2012 - 2013 Qualidade do jogo de “faz-de-conta” em crianças na idade pré-escolar: relação com o Scaffolding paterno
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2007 - 2013 Tráfico de seres humanos: perceções sociais, percursos de vitimização e de sobrevivência (SFRH/BD/40366/2007)
Coorientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2011 - 2012 Sintomatologia psicopatológica parental e problemas emocionais e comportamentais dos filhos em idade pré-escolar: O papel mediador da mind-mindedness materna e paterna
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2011 - 2012 Jogo simbólico: efeito do género e da fratria
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2011 - 2012 A Mind-mindedness da cuidadora e o desenvolvimento sociocognitivo da criança institucionalizada
Coorientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2008 - 2012 Representação da vinculação e problemas de internalização e externalização em crianças de idade escolar em contexto de toxicodependência parental
Orientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2008 - 2012 Preschoolers’ compliance to mother and to father : the interplay of parenting, children’s attachment representation and infants’ emotion regulation
Orientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2008 - 2012 Fatores Individuais e familiares associados à obesidade pediátrica e ao sucesso de uma abordagem terapêutica
Coorientador
Universidade do Porto Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Portugal
2007 - 2012 The role of body image and psychological dimensions on paediatric obesity and its treatment - a study with obese children/adolescents aged between 6 and 12 years of age and their parents
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Nutrição (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2011 - 2011 Estudo das qualidades psicométricas do Children Behavior Questionnaire (CBQ) para avaliação do temperamento de crianças portuguesas entre os 3 e os 5 anos
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2010 - 2011 Teoria da mente e a qualidade do jogo na idade pré-escolar
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2010 - 2011 Aceitação social pelos pares no início da idade pré-escolar: estudo da sua estabilidade temporal e da sua relação com o temperamento
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2010 - 2011 Atenção partilhada aos 10 meses de idade: influências do parceiro social e do contexto de interacção
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2010 - 2011 Atenção partilhada em bebés institucionalizados aos 9 e 12 meses de idade: caracterização, relação com a sensibilidade e cooperação dos cuidadores e, influência no desenvolvimento da linguagem aos 18 meses
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2010 - 2011 Diferenças no acesso mnésico a memórias genéricas, episódicas e autobiográficas em crianças
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2010 - 2011 Memória autobiográfica e teoria da mente em crianças de 4 e 6 anos
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2010 - 2011 Qualidade das narrativas produzidas em contexto diádico por crianças na idade pré-escolar : impacto do "scaffolding" verbal materno
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2010 - 2011 Prontidão escolar cognitiva: Relações entre regulação comportamental, competências cognitivas/académicas e posterior sucesso escolar
Coorientador
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
2010 - 2011 Competência Social e teoria da mente em idade pré-escolar
Coorientador
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
2010 - 2011 Trajectória desenvolvimental de comportamentos de obediência em interacção com a mãe e com o pai durante o período pré-escolar
Coorientador
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
2006 - 2011 Development of social cognition in the early years of life in the context of the child-mother relationship (SFRH/BD/27925/2006)
Orientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2009 - 2010 Mental state talk within mother-child and father-child interactions: Impact on child’s theory of mind
Orientador
Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2010 Mind-Mindedness Materna Interaccional e Representacional: Relação com o Discurso Mental de Crianças em Idade Pré-Escolar
Orientador
Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2010 Qualidade das narrativas produzidas em contexto diádico: Impacto da representação da vinculação das Ffguras parentais
Orientador
Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2010 Crenças Parentais: Relação com Personalidade das Figuras Parentais e com Percepção da Personalidade dos Filhos
Orientador
Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2010 Concordância Intergeracional e Diferenças de Género nas Capacidades de Mentalização
Orientador
Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2010 Mothers’ and Fathers’ Mind-mindedness in a Normative Portuguese Sample and its Relationship with Children’s Outcomes
Orientador
Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2009 Teoria da Mente: Transição para a sua Aquisição. Um Estudo com Crianças de 3 Anos
Orientador
Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2009 Aceitação Social pelos pares em Idade Pré-escolar: Preditores Individuais e Contextuais
Orientador
Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2007 - 2009 Diferenciação e regulação emocional na idade adulta: tradução e validação de dois instrumentos de avaliação para a população portuguesa
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2006 - 2008 Parental representations on parenting practices
Coorientador
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2006 - 2008 A)sexualidade(s) na gravidez: avaliação das necessidades de formação em grávidas e seus companheiros
Orientador
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2005 - 2007 Adolescent mothers, their babies and their mothers - Attachment links through generations
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2014/09 - 2015/09/08 17th edition of the European Association of Developmental Psychology biennial conference (2015/09/08 - 2015/09/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/10 Inhibited Attachment Disordered Behaviors in Institutionally reared children: The contribution of genes and quality of care
Vogal
Ana Raquel Morais Corval (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2022/11/10 Microdynamics of Interpersonal Coordination: A Microanalytic Perspective on the Development of Turn-Taking
Vogal
Vladimiro Gomes Lourenço (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2020/10/01 Mother's prenatal and postpartum depression and infant's sleep problems during the first six months of infant's life
Vogal
Cláudia Alexandra Castro Dias (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019/12/19 Desenvolvimento e qualidade dos cuidados em crianças em acolhimento institucional na Beira – Moçambique
Vogal
Paulo Zebo Bulaque (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019/11/18 From psychopathology to optimal functioning: contributions to therapy in depressed adolescents
Vogal
Ana Maria Correia Teixeira (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019/06/13 Impact of children's Theory of Mind on their social interaction and cognitive performance in cooperative problem-solving tasks
Arguente principal
Karine Porpino Viana (Doutoramento)
Universitetet i Oslo, Noruega
2018/02/16 Touch processing and social-emotional development – neural and behavioral correlates
Vogal
Helga Filipa de Oliveira Miguel (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2018/02/15 Factores preditivos de sintomas de TEA em bebés prematuros: Atenção compartilhada, linguagem e comportamentos atípicos
Arguente principal
Elisangela dos Anjos Paula Vieira (Doutoramento)
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
2013/12/13 Mother-child interactions in the context of socioeconomic disadvantage : predictors and the effectiveness of an attachment-based intervention program
Vogal
Mariana Andrade de Sottomayor Negrão Novo (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2013/12/03 O Programa de Intervenção Parental “Anos Incríveis”: Eficácia numa amostra e crianças portuguesas de idade pré-escolar com comportamentos de PH/DA
Arguente principal
Andreia Fernandes Azevedo (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013/01/18 O Conhecimento Emocional e o Desenvolvimento Sócio-Emocional em Crianças em Idade Pré-Escolar
Arguente principal
Ana Paula de Oliveira Maló Machado (Doutoramento)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal
2012/07/18 Depressão materna na gravidez: Efeitos no desenvolvimento fetal e neonatal
Vogal
Alexandra Patrícia Lopes Pacheco Guedes (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2012/01/16 Emergência Narrativa e Segurança das Representações de Vinculação no Período Pré-Escolar
Arguente principal
Joana Branco de Carvalho Braga Maia (Doutoramento)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal
2011/12/06 Neuromodulation of the Cortical Subcortical Neurocircuitry involved in Response Selection
Vogal
António Jorge da Costa Leite (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2011/07/08 Prevenir antes de remediar: prevenção da violência nos relacionamentos íntimos juvenis
Vogal
Rosa Maria Melim Saavedra (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2010/10/25 Emotion Regulation in Child-Mother Dyads: A Psychobiological Approach
Arguente principal
Lisa Liliana Nunes Roque (Doutoramento)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal
2010/10/18 A Competência Social da Criança em Meio Pré-escolar: Um Modelo Hierárquico no Contexto das Relações entre Pares
Arguente principal
Maria Inês Duarte Peceguina (Doutoramento)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal
2010/02/08 Infant’s Developmental Trajectories in the First Year of Life
Vogal
Raquel Alexandra Gonçalves Costa (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2010/01/26 Mudança narrativa: estudo sobre processos de inovação pessoal na resolução de problemas de vida
Vogal
Liliana Maria Alves de Meira (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2009/07/09 Vinculação, representação da relação íntima e interacção diádica em adultos
Vogal
Vânia Andrea Sousa Gonçalves Moreira de Lima (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2009/04/22 Violência nas relações de intimidade: Comportamentos e atitudes dos jovens
Vogal
Sónia Maria Martins Caridade (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2007/07/20 Regulação Emocional Diádica, Temperamento e Nível de Desenvolvimento aos 10 meses como preditores da qualidade da vinculação aos 12/16 meses
Vogal
Eva Inês Costa Martins (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2007/07/20 Vinculação, temperamento e processamento da informação: Implicações nas perturbações emocionais e comportamentais no início da adolescência
Vogal
Marina Alexandra Diogo Carvalho (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual Journal of Experimental Child Psychology Science Direct

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - 2024 Cognitive Development Science Direct
2024 - 2024 Journal of Applied Developmental Psychology Science Direct
2023 - 2023 International Journal of Behavioral Development Sage
2023 - 2023 Scandinavian Journal of Psychology Wiley
2023 - 2023 Cognitive Development Science Direct
2023 - 2023 Journal of Applied Developmental Psychology Science Direct
2023 - 2023 Social Development Wiley
2022 - 2022 Cognition and Emotion Taylor & Francis
2022 - 2022 Journal of Experimental Child Psychology Science Direct
2022 - 2022 European Journal of Developmental Psychology Taylor & Francis
2022 - 2022 Infant and Child Development Wiley
2022 - 2022 Infant Behavior and Development Science Direct
2022 - 2022 Social Development Wiley
2019 - 2019 Infant Behavior and Development Science Direct
2019 - 2019 Journal of Applied Developmental Psychology Science Direct
2018 - 2018 Journal of Applied Developmental Psychology Science Direct
2017 - 2017 Developmental Psychology APA
2016 - 2016 Journal of Reproductive and Infant Psychology Taylor & Francis
Distinções

Prémio

2012 Prémio Ensino
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal