???global.info.a_carregar???
José Reis Lagarto. Concluiu Ciências da Educação pela Universidade Aberta em 2002. É Professor Associado na Universidade Católica Portuguesa. Publicou 4 artigos em revistas especializadas e 10 trabalhos em actas de eventos, possui 3 capítulos de livros e 7 livros publicados. Possui 2 itens de produção técnica. Participou em 2 eventos no estrangeiro e 11 em Portugal. Orientou 3 teses de doutoramento e co-orientou 3, orientou 12 dissertações de mestrado nas áreas de Ciências da Educação e Ciências da Comunicação. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 7 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ensino com TIC, eLearning, Formação Profissional, Ensino a distância, Literacia digital, Recursos Edcativos Digitais, Escola e tecnologias, ensino de surdos, Internet e Educação e TIC e motivação na aprendizagem.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Reis Lagarto

Nomes de citação

  • Lagarto, José Reis
  • Lagarto, José

Identificadores de autor

Ciência ID
371F-FA54-8533
ORCID iD
0000-0001-6892-0805

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
1999 - 2002
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
"Ensino a distância e formação contínua – uma análise prospectiva sobre a utilização do ensino a distância na formação profissional contínua de activos em Portugal." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2002
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Outra:Organização de Sistemas de Formação
Universidade Aberta, Portugal
"Ensino a Distância e Formação Contínua. uma Análise Prospectiva Sobre a Utilização do Ensino a Distância na Formação Contínua de Activos em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/09 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2003/09 - 2012/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lagarto, José. "Conferências online - Um espaço de aprendizagem significativa.". 2017.
  2. Lagarto, José. "Manuais escolares – do papel ao digital: Projecto ManEEle – Os alunos e a leitura digital". 2016.
  3. Lagarto, José Reis. "APRENDER COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR UM MODELO DE ELEARNING EM CONTEXTO DE SALA DE AULA". Trabalho apresentado em Challenges 2015: Meio Século de TIC na Educação, Braga, 2015.
    Publicado
  4. Lagarto, José Reis. "O CONTRIBUTO DAS TIC NA CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR". Trabalho apresentado em Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação,Half a century of ICT in Education, Braga, 2015.
    Publicado
  5. Lagarto, José Reis; Herminia Marques. "Manuais escolares - do papel ao digital: Projeto “Manuais Escolares Eletrónicos, um Tablet por Aluno”". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional das TIC na Educação, Lisboa, 2014.
    Publicado
  6. Castro, Cornélia; Andrade, António; Lagarto, José. "Fatores determinantes na utilização pedagógica de Recursos Educativos digitais: perspetivas de professores e peritos". 2014.
  7. Lagarto, José Reis; Cornelia Castro; António Andrade. "Competências digitais para ensinar e aprender - formar ou não? Eis a questão". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013, Braga, 2013.
    Publicado
  8. Lagarto, José Reis. "Avaliação do impacto da formação: as novas competências no posto de trabalho". Trabalho apresentado em XXº Colóquio da AFIRSE 2013 Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas, Lisboa, 2013.
    Publicado
  9. Lagarto, José Reis. "User Generated Content - a path or a resource for learning". Trabalho apresentado em World Conference on Educational Multimedia - Hypermedia and Telecommunications 2012, Denver (USA), 2012.
    Publicado
  10. Lagarto, José Reis; Magna Freire. "Aprender sem papel – criação e implementação de uma disciplina digital". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional TIC e Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012.
    Publicado
  11. Paiva, Ana Paula; Lagarto, José Reis. "Science is fun – embedding experimental science activities and eLearning into kindergarten educational contexts: a case study". 2012.
  12. Lagarto, José Reis; Herminia Marques. "Quando a Internet (in)tranquiliza". Trabalho apresentado em Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania" Universidade do Minho: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Braga, 2011.
    Publicado
  13. José Lagarto; Ana Mineiro. "O b-learning ao serviço da educação da comunidade Surda". 2011.
  14. Lagarto, José Reis; Ana Mineiro. "Enseñanza y aprendizaje a distancia para sordos: bases metodológicas del desarrollo curricular de la licenciatura em Lengua de señas Portuguesa". Trabalho apresentado em Novena Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática (CISCI 2010)Julho 2010, Orlando (USA), 2010.
    Publicado
  15. José Lagarto; Ana Mineiro. "Enseñanza y aprendizaje a distancia para sordos: bases metodológicas del desarrollo curricular de la licenciatura em Lengua de señas Portuguesa". 2010.
Artigo em revista
  1. José Lagarto; Antonio Chenoll Mora. "Competencias digitales de los jóvenes en el momento de entrada en la universidad". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 21 (2021): 1-22. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/f316d9b4-4946-4e93-8138-78a060d6ed42.
    10.34632/investigacaoeducacional.2021.10043
  2. "Novas abordagens ao conceito de manual escolar (em digital): evidências, conclusões e desafios do Projeto FAINA". EDUCA - International Catholic Journal of Education, 6, 2021, 76-93 . 76 (2021):
  3. Lagarto, José; LAGARTO,JOSÉ REIS; LOPES,MARIA DA LUZ. "Digital literacy teachers of the 2nd and 3rd cycles of Viseu (Portugal) county schools". Revista Brasileira de Educação (2018): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100201.
    http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230003
  4. José Lagarto; Maria da Luz Lopes. "Digital literacy teachers of the 2nd and 3rd cycles of Viseu (Portugal) county schools". Revista Brasileira de Educação 23 (2018): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/3461d049-3283-4e8c-8a94-11e7ce4c1d67.
    10.1590/S1413-24782018230003
  5. Lagarto, José; Lagarto, José; Lagarto, José Reis. "A utilização de tablets em escolas de 2º e 3º ciclos: Contributos para a implementação de projetos com manuais digitais". Investigar em Educação (2017):
    Publicado
  6. Lagarto, José. "A utilização de tablets em escolas de 2º e 3º ciclos: Contributos para a implementação de projetos com manuais digitais". Investigar em Educação (2017):
  7. Lagarto, José. "Fatores Determinantes na Utilização Pedagógica de Recursos Educativos Digitais: Perspetivas de Professores e de Peritos". (2014):
  8. José Lagarto; Ana Mineiro; Joana Pereira. "Blearning in a distance learning graduate program for deaf students". Journal of Postsecondary Education and Disability. (2013): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/63eaa94d-c57c-45bc-b875-393efaa54eff.
  9. Lagarto, José Reis; Ana Mineiro; Joana Moredo Pereira. "b-Learning in a Distance Learning Graduate Program for Deaf Students". J o u r n a l o f P o s t s e c o n d a r y E d u c a t i o n a n d D i s a b i l i t y 26 1 (2013): 83-88.
    Publicado
  10. Lagarto, José Reis; José Aristides Catunda. "Um modelo para produção de conteudos educacionais interativos para TVDi com base na aprendizagem significativa". Paideia - Revista Científica de Educação a Distância, 3(6). 3 6 (2012): 1-15. http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br.
    Publicado
  11. Castro, Cornélia; Andrade, António; Lagarto, José Reis. "Digital educational resources in school: an exercise in seduction with ICT". (2012): https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3385.
    10.34632/investigacaoeducacional.2012.3385
  12. "Quando a Internet (in)tranquiliza". Actas do 1º Congresso Literacia, Media e Cidadania, Universidade do Minho (2011): http://www.lasics.uminho.pt/OJS/index.php/lmc/issue/current/showToc.
  13. Lagarto, José Reis; Ana Mineiro. "O bLearning ao serviço da educação da comunidade surda". Didactica, v.3, n.2 (2011) 3 2 (2011): 144-155.
    Publicado
  14. Mineiro, Ana; Lagarto, José Reis; Nunes, Maria Vânia; Caldas, Alexandre Castro. "Enseñanza y aprendizaje a distancia para sordos: bases metodológicas del desarollo curricular de la licenciatura en Lengua de Señas Portuguesa". (2010): http://hdl.handle.net/10400.14/6501.
  15. Lagarto, José Reis. "Avaliação em eLearning". Educação, Formação & Tecnologias. 2 1 (2009): 19-29. http://eft.educom.pt/index.php/eft/index.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Lagarto, José Reis. "Tirar um curso sem sair de casa", Visão, 2013
Capítulo de livro
  1. Lagarto, Jose Reis. "Inovação, TIC e Sala de Aula". Portugal: Biblos Editora,
  2. Lagarto, José. "Aprendizagens em rede: Construindo comunidades de prática em torno do sucesso escolar". Portugal: Fundação Manuel Leão,
  3. Castro, Cornélia; Andrade, António; Lagarto, José. "Utilização pedagógica de repositórios: um estudo exploratório com professores de física e química". Portugal,
  4. Lagarto, José. "Trocar o papel pelo digital - uma experiência piloto em Portugal". Brasil, 2019.
  5. Lagarto, José. "O papel das TIC no desenvolvimento comunitário em Moçambique". Moçambique, 2018.
  6. Lagarto, José Reis. "Tecnologias (Digitais) e Património Cultural". In Património Cultural e Transformação Digital, editado por Fernando Ilharco; Peter Hanenberg; Marília dos Santos Lopes, 82-101. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Editora, 2018.
    Publicado
  7. Lagarto, José. "The Digital Textbook: New Learning Paradigms in Primary Education -". In A Portuguese Pilot Project. 2017.
    10.1007/1978-3-319-33808-8
  8. José Lagarto; Carla Ganito; Hermínia Marques. "The digital textbook". In new learning paradigms in primary education - a Portuguese pilot project, editado por Ann Marcus-Quinn; Tr{\'i, 495-508. Springer, 2016.
    10.1007/978-3-319-33808-8_31
  9. Lagarto, José Reis. "Educar na era das novas tecnologias". In Aprender a Educar - Guia para pais e educadores, 133-151. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão, 2010.
    Publicado
  10. Lagarto, José Reis; António Andrade. "Sistemas de gestão de aprendizagem em elearning". In Ensino online e aprendizagem multimédia, 56-80. Lisboa, Portugal: Relógio d'Água Editores, 2009.
    Publicado
Edição de livro
  1. Lagarto, José. Memórias de um conselho diretivo. Portugal. 2023.
    Publicado
  2. Lagarto, José. Guia de boas práticas de ensino online em contexto de emergência para alunos surdos durante a pandemia da doença COVID- 19. Portugal. 2020.
  3. Lagarto, José Reis; António Andrade. A Escola XXI - Aprender com TIC. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Editora. 2010.
  4. Lagarto, José Reis. Na rota da sociedade do conhecimento - as TIC na escola. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Editora. 2007.
    Publicado • Editor
  5. Lagarto, José Reis. Formação Profissional a Distância. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 1994.
Livro
  1. Lagarto, José; Marques, Hermínia. Tablets e conteúdos digitais: Mudando paradigmas do ensinar e do aprender. Portugal: Universidade Católica Editora. 2015.
    10.34632/9789898366818
  2. José Lagarto; Hermínia Marques. Tablets e conteúdos digitais. Universidade Cat{\'o. 2015.
    10.34632/9789898366818
  3. A Escola XXI. Portugal. 2010.
  4. Lagarto, José Reis. Ensino a distância em eLearning - conceitos e práticas. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Editora. 2009.
    Publicado
  5. Lagarto, José Reis. Removendo barreiras com formação a distância e elearning. Lisboa, Portugal: EQUAL - Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. 2009.
    Publicado
  6. Ensino a distância em elearning. Portugal. 2009.
  7. Lagarto, José Reis. Guia para a concepção e desenvolvimento de projectos de formação a distância. Lisboa, Portugal: INOFOR - Ministério da Segurança Social e do Trabalho. 2003.
    Publicado
  8. Lagarto, José Reis. Ensino a Distância e Formação Contínua- uma análise prospectiva sobre a utilização do ensino a distância na formação profissional contínua de activos em Portugal. Lisboa, Portugal: Inofor - Ministério da Segurança Social e do Trabalho. 2002.
    Publicado
  9. Ensino a distância e formação contínua. Portugal. 2002.
  10. Formação profissional a distância. Portugal. 1994.
Poster em conferência
  1. Alexandre Castro-Caldas; Ana Mineiro; José Lagarto; Vânia Nunes; Paulo Vaz de Carvalho. "PRO_LGP: an e-learning Project". 2009.
Relatório
  1. Viana, Joana; Rita Brito ; Santos, Hermínia da Conceição Marques dos; Lagarto, José. 2021. Projeto-piloto de desmaterialização de manuais escolares e de outros recursos educativos digitais (relatório final).
  2. Lagarto, José. 2021. Projeto-piloto de desmaterialização de manuais escolares e de outros recursos educativos digitais. https://erte.dge.mec.pt/noticias/projeto-piloto-de-desmaterializacao-de-manuais-escolares-e-de-outros-recursos-educativos.
  3. Lagarto, José. 2021. PROJETO FAINA 1:1 - (re)pensar manuais digitais.
    10.34632/9789895471935
Tese / Dissertação
  1. Cunha, Rui Miguel Henrique da. "A utilização das TIC na aprendizagem dos estudantes de uma instituição de formação inicial de professores". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.14/28514.
  2. Xavier, Ilda Semedo. "O papel das escolas católicas na educação em Cabo Verde". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/22798.
  3. Talaquichande, Narane Mussagy. "A implementação e uso da plataforma Moodle na Universidade Católica de Moçambique : um estudo do impacto na gestão das aprendizagens". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/24188.
  4. Oliveira, Ana Filipa Nobre. "O recurso à Web 2.0 na prática letiva de Educação Moral e Religiosa Católica : contributos da Web 2.0 para a aprendizagem na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/23270.
  5. Jorge, Margarida Catarina Antónia. "Os user generated contents como ferramenta promotora de uma aprendizagem efetiva na catequese". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.14/14686.
  6. Pires, Ana Isabel Trigacheiro. "O papel de um estúdio de televisão digital na conceção, organização e difusão de RED numa escola de ensino secundário". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10451/25074.
  7. Jasmins, Fátima Lúcia Freitas. "As TIC na educação pré-escolar : contributos na criação de histórias digitais". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/18450.
  8. Marques, Vanda do Carmo Canhoto Lopes. "Introdução de tablets no ensino do manual em papel ao manual digital". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/17997.
  9. Pereira, José Paulo de Carvalho. "O professor de EMRC visto pelos pares do Externato Marista de Lisboa : contributos para a compreensão do papel do professor de Educação Moral e Religiosa Católica". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/19958.
  10. Ascensão, Mariela Sousa da Silva. "O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/24063.
  11. Maciel, Irene Pereira Asuncion. "Utilização da plantaforma Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem na Escola Básica e Secundária da Calheta". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/17301.
  12. Silva, Leonel António Rato Garcia da. "O uso das TIC em contexto educativo : estudo de caso sobre as perceções dos docentes de Matemática do 3ºciclo em Escola de Setúbal relativamente ao uso das TIC em contexto educativo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/17998.
  13. Oliveira, Leyani Ailin Chávez Noya de. "A escola como lugar de educação para a saúde : estudo de caso". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/18589.
  14. Alentejano, Susana Fernandes. "As tecnologias digitais na promoção da leitura e da escrita : estudo de caso sobre as perceções e práticas de leitura e escrita associadas às tecnologias digitais entre os encarregados de educação e alunos do 3.º Ano". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.14/14534.
  15. Teixeira, Jorge Miguel Colaço. "A Webrádio como instrumento de motivação para as aprendizagens". Mestrado, Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, 2014. http://hdl.handle.net/10400.14/14809.
  16. Castro, Cornélia Garrido de Sousa. "A utilização de recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender : práticas dos professores e perspetivas dos especialistas". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.14/15830.
  17. Uataia, Príncipe Lino. "Tecnologias de informação e comunicação como fator de inclusão social". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.14/15772.
  18. Santos, Ângela Patrícia Aveiro dos. "As TIC no 1º ciclo do ensino básico : o papel do coordenador TIC". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/17347.
  19. Capela, Helena Maria Meira Santos. "Utilização de recursos digitais na aula de matemática". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/17773.
  20. Cardoso, Alcina dos Prazeres Branco Alexandre. "E-escolinha como projeto mobilizador das comunidades educativas". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/13268.
  21. Santos, Hermínia da Conceição Marques dos. "Prevenir contra o lobo mau ou despertar a bela adormecida : estudo de caso sobre as práticas e perceções associadas à internet entre os alunos do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/9477.
  22. Cunha, Vasco Alexandre Ferreira. "Os media na escola e a influência do Programa Educamedia : estudo de caso". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/13417.
  23. Paiva, Ana Paula Sintra Salvo. "O Universo em expansão... : a formação de activos com recurso a metodologias de eLearning". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/13259.
  24. Tomé, Maria de Fátima Simão Mendes. "As TIC e a motivação escolar : um estudo numa turma de percursos curriculares alternativos". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/13468.
  25. Pinto, Rodolfo Duarte. "Os sítios escolares do 1º ciclo da Região Autónoma da Madeira : o seu papel no contexto educativo". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/15449.
  26. Neves, Marco António Brás. "Impacto do projecto eTwinning em contextos pedagógicos". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.14/7751.
  27. Veloso, Andreia Patrícia Neves. "As Tecnologias de Informação e Comunicação no 1º ciclo do ensino básico : execução pedagógica e implementação". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.14/7613.
  28. Gomes, Margarida Maria Reis Gonçalves de Jesus. "Aprender sobre quadros interativos numa comunidade de prática : investigação-ação numa escola do Funchal". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.14/13410.
  29. Zêzere, Maria Teresa Rodrigues da Silva. "Avaliação do ambiente virtual de aprendizagem dos alunos itinerantes da escola móvel". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.14/7620.
  30. Gomes, Toni da Silva. "O trabalho colaborativo assente na utilização de ferramentas TIC". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.14/13431.
  31. Freire, Magna Raquel Teixeira. "Aprender sem papel : criação e implementação de uma disciplina digital". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.14/9429.
  32. Pires, João Paulo Rodrigues, 1976-. "Análise de uma "comunidade virtual de aprendizagem": uma experiência de formação superior na realização de videogramas". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10451/950.
  33. Reino, Sara Sofia Matias, 1981-. "Competências do e-formador num ambiente de aprendizagem online". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10451/32470.
  34. Lagarto, José Reis. "Ensino a distância e formação contínua : uma análise prospectiva sobre a utilização do ensino a distância na formação profissional contínua de activos em Portugal". Doutoramento, 2002. http://hdl.handle.net/10400.2/2493.

Outros

Outra produção
  1. O Contributo das TIC na criação de histórias digitais na educação pré escolar. At present, when we think preschool education, we cannot just consider oral language and approach to writing. Information and Communication Technologies (ICTs) also merit special attention because they are forms of language used by the children in the day-to-day. This article aims to contribute to the knowledge of how ICTs contribute to creating stories with children of pre-school and promote the. 2015. Jasmins, Fátima Lúcia; Lagarto, José. http://hdl.handle.net/10400.14/25654.
  2. Aprender com tecnologias digitais no Ensino Superior – Um modelo de elearning em contexto de sala de aula. The use of Technology Enhanced Learning Environments (TELE) in Higher Education can raise issues, namely: the impact these methodologies are having on classroom teaching, how they are being used and how students and teachers have been confronted with this reality. Moodle was selected as the learning platform and support to the teaching-learning process in the course of Multimedia Edition in Social. 2015. Salvador, Marta; Tomé, Irene; Lagarto, José. http://hdl.handle.net/10400.14/25653.
  3. Ambientes digitais de aprendizagem no ensino superior - Estudo de caso de uso do Moodle. Atas da VII Conferência Internacional de TIC na Educação. 2013. Lagarto, José Reis. http://hdl.handle.net/10400.14/12057.
  4. Sintaxe das Línguas Gestuais. 2011. Alexandre Castro-Caldas; Ana Mineiro; maria vania silva nunes; José Lagarto. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/23867a6a-98c2-4f1f-9609-f05d08935d57.
  5. Actividades humanas. Impacto na Natureza das alterações produzidas no meio ambiente, devido a fatores, como o aumento demográfico, que levam à exploração desordenada dos recursos naturais, ao aumento dos desperdícios, das cargas poluentes, etc. Medidas a tomar no sentido de encontrar o equilíbrio.. Recursos Educativos - Ciências. 1996. Lagarto, José Reis; Saraiva, António; Costa, Maria de La Salette; Vaz, Luís Armando. http://hdl.handle.net/10400.2/8406.
  6. Emissão de quarta-feira, dia 15 de fevereiro de 1995. A Formação Profissional na Universidade Aberta, pelo Engenheiro José Reis Lagarto, diretor da Unidade de Formação Profissional (U.F.P.), do Instituto de Comunicação Multimédia, da Universidade Aberta. A emissão termina com a programação da emissão da Universidade Aberta, ano letivo, sábado, dia 18 de fevereiro, às 9 horas na TV2.. Emissões - Temáticas. 1995. Lagarto, José Reis; Barrela, Nuno. http://hdl.handle.net/10400.2/9160.
  7. O oleiro: 2ª parte. A transformação da argila. Fabrico de objetos de barro característicos da vila de Redondo, no Alto Alentejo.. Recursos Educativos - Conhecer. 1985. Lagarto, José Reis; Sousa, Olga de; Contreiras, José Miguel. https://vimeo.com/user34119652/review/259656682/6fdb3c3cb3.
  8. O oleiro: 1ª parte. Preparação da argila. Diversas fases da extração e preparação da argila por processo artesanal, para se transformar em barro.. Recursos Educativos - Conhecer. 1985. Lagarto, José Reis; Sousa, Olga de; Contreiras, José Miguel. http://hdl.handle.net/10400.2/7231.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/12/14 As competências digitais è entrada para a Universidade eL@IES - Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2018/05/30 As TIC no desenvolvimento profissional docente As Tecnologias no Âmbito da Flexibilidade e Autonomia Curricular
ANPRI - Associação Nacional de Professores de Informática (Barreiro, Portugal)
2015/07/10 Os desafios prementes da educação no século XXI Congresso Nacional de Educação
Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da SIlva & Novafoco (Sintra, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2013 - Atual Transposição didactica problematizadora na produção de conteúdos para educação a distância mediatizada pela TV digital interactiva
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - Atual O PTE e a sua influência na intensificação do uso de Recursos Educativos Digitais pelos professores
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - Atual As TIC como fator de inclusão social
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - Atual : Relação entre Escola-Família num quadro de transformações da Escola Secundária
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 A formação de activos com recurso a metodologias de ensino a distância (e-Learning)
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 O e-escolinha como projecto mobilizador das comunidades educativas
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 A literacia digital dos professores do 2º e 3º ciclos das escolas do concelho de Viseu
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 A utilização de recursos digitais na aula de matemática
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 Os media na escola e a influência do programa Educamedia:Estudo de caso.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 Os sítios escolares do 1º ciclo da Região Autónoma da Madeira
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 A Adoção do Processo Bolonha na Universidade Católica de Moçambique
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 La adquisicion de lenguas extranjeras mediante materiales multimedia y enseñanza online: un enfoque contrastivo e diddáctico
Coorientador
Didática das Línguas Estrangeiras (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2012 - 2012 Prevenir contra o lobo mau ou despertar a bela adormecida? - Estudo de caso sobre as práticas e percepções associadas à Internet entre os alunos do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil
Orientador
Ciências da Informação e da Documentação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 Aprender sem papel – a criação e implementação de uma disciplina digital
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 A utilização do moviemaker nas aulas de educação musical
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 O trabalho colaborativo assente na utilização de Ferramentas TIC
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 Aprender sobre quadros interativos numa comunidade de prática
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 A utilização das TIC em sala de aula: contributo para melhorar a motivação dos alunos
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 O impacto da web 2.0 na sala de aula – um estudo de caso
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 Curso Mídias na Educação: uma análise investigativa
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 A Implementação do Ensino a Distância na Formação Profissional - O Estudo de Caso do Hospital de Faro, EPE
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 As tecnologias de informação e comunicação nas áreas curriculares do 1ºciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira: análise do trabalho colaborativo entre professores
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2015/10/12 - 2015/10/16 Conferência Online de Informática Educacional - edição 3 (2015/10/12 - 2015/10/16)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 Conferência Online de Informática Educacional
Conferência (Outra)
2011 - 2011 Conferencia Online de Informática Educacional
Conferência (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/03/01 - 2024/03/01 Capacitação Digital das Escolas - Evento Regional de Évora
Conferência
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2015 - 2015 TIC@Portugal´15
Congresso
TIC@Portugal'15
EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa, Portugal
2014 - 2014 New Strategies on Police Training Technological Approach
Conferência
New Strategies on Police Training Technological Approach
The Association of European Police Colleges, Portugal
2013 - 2013 Avaliação do impacto da formação: as novas competências no posto de trabalho
Conferência
XXº Colóquio da AFIRSE 2013 sobre Formação Profissional
AFIRSE/ Universidade de Lisboa- Instituto de Educação, Portugal
2013 - 2013 CFAE - Em direção à formação 2.0
Encontro
CFAE em direção à formação 2.0
Centro de Formação Ordem de Santiago, Portugal
2013 - 2013 Inovação,TIC e Sala de Aula
Congresso
V Congresso Internacionalde Educação
Faculdade Palotina, Brasil
2013 - 2013 Metodologias de ensino a distância e desenho de cursos - fatores de sucesso
Encontro
seminario de doutoramento
Universal Estadual de Maringá, Brasil
2013 - 2013 III Colóquio Luso - Brasileiro de Educação a Distância e ELearning
Outro
III Colóquio Luso - Brasileiro de Educação a Distância e ELearning
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2013 eL@IES2013
Encontro
eL@IES2013
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educaciional
Seminário
Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educaciional
CFAE- Leziria Oeste, Portugal
2012 - 2012 7ª conferência eco Media Europe: eEducation – Social and Technological Challenges
Congresso
7ª conferência eco Media Europe: eEducation – Social and Technological Challenges
eco Media Europe, Portugal
2012 - 2012 Posso aprender sem TIC…
Conferência
Webinars DGIDC (Ministério da Educação -Portugal)
DGIDC (Ministério da Educação -Portugal), Portugal
2012 - 2012 A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique
Congresso
COOPERAÇÃO E EDUCAÇÃO: ÁFRICA E O MUNDO
Centro de Estudos Africanos do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/03/04 Práticas supervisivas: as perceções dos docentes sobre a sua importância
Presidente do júri
Luisa Maria Pereira Pinto Ribeiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/01/22 O processo de autoavaliação num agrupamento TEIP no período 2010/2017 e a sua relação com a avaliação externa
Presidente do júri
Sónia Silva da Costa (Mestrado)
2019/01/09 O trabalho cooperativo como estratégia de aprendizagem na unidade letiva 3 do 7º ano de EMRC: "A riqueza e sentido dos afetos"
Arguente principal
João Maria de Azeredo e Serpa Pereira Brandão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018/07/02 O CONTRIBUTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA TRANSPARÊNCIA DA AVALIAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
Arguente principal
José Ricardo Oliveira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018/06/14 Participação e Partilha de Conhecimento na Sociedade em Rede - Os Contextos Educacionais Online
Vogal
Ana Maria Videira Paiva (Doutoramento)
2017/07/31 O uso da rede social Facebook na comunicação da fé cristã
Arguente principal
António de Jesus Gonçalves Martins (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016 MAIS(F) Moodle - Android, Interface simplificado para utilização de fóruns José Maurício Dias (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2016 Emoções Online: estudo da dinâmica emocional em diferentes cenários de aprendizagem em rede, no ensino superior a distância em Portugal Maria Teresa Duarte Severino de Oliveira (Outro)
Universidade Aberta, Portugal
2015 A escola como lugar de educação para a saúde - Estudo de caso Leyani Ailin Chavez Noya de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2015 Mídia-Educação e novas práticas pedagógicas - Os meios de comunicação de massas como interlocutores educativos em busca de uma aprendizagem com sentido Slavisa Rupar Lamounier van Lammeren (Outro)
Universidade do Porto, Portugal
2015 Aprender com Tecnologias Digitais: Um modelo de elearning em contexto de sala de aula no Ensino Superior Marta Filipa Ferreira Salvador (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 O Triângulo das Histórias - Construir e partilhar histórias colaborativamente através das TIC Joana Sofia Magalhães Monteiro (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 Tecnologias de informação e Comunicação como factor de inclusão social Príncipe Lino Uataia (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 A articulação curricular entre o ensino artistico especializado e o ensino geral Sofia Isabel da Silva Gameiro Lebre (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 A importância da avaliação institucional para melhoria eficaz das escolas missionárias em Cabinda /Angola Paulino Mulamba (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 O espaço escolar e as metodologias de ensino Patrícia Isabel dos Santos Eusébio (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 Liderança nas organizações escolares: os estilos de liderança dos directores do Ensino Secundário em Timor Leste Juvita da Costa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 Os user generated contents como ferramenta promotora de uma aprendizagem efectiva na catequese Margarida Catarina Antónia Jorge (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 A utilização dos recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender: práticas dos professores e perspectivas dos especialistas Cornélia Garrido de Sousa Castro (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 O intermezzo na melhoria - papel das lideranças intermédias Ana Rita Barreira Duarte Bessa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 Estudo para a implementação de e/blearning no Centro de Formação da RTP António Ernesto da Rocha Neto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 Uma educação para a dignidade da vida humana através da questão da delinquência juvenil Teresa Cid Gonçalves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 Learning Activities with Semantic Hypermedia in Highuer Education António Carvalho Maneira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 A EMRC e o diálogo cultura-fé como um contributo significativo de (re) leitura existencial e social no ato educativo João Paulo Pereira Graça (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 Perfil de destrezas de um diretor de agrupamento de escolas – um estudo de caso Helder António de Mendonça e Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 As práticas educativas abertas na promoção de uma cultura organizacional aprendente: o caso da estratégia de eLearning na Guarda Nacional Republicana António Alexandre Duarte Monteiro (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013 Requisitos para uma Escola de Qualidade Isabel Julieta Abreu Vaz (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 Análise dos Relatórios de Avaliação Externa da IGE 2011/2012 (novo modelo): Inclusão e Equidade Sonja Alejandra Broncano Carreira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 O e-escolinha como projecto mobilizador das comunidades educativas Alcina dos Prazeres Branco Alexandre Cardoso (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 Contributo para a compreensão das transformações que podem decorrer no processo de ensino aprendizagem através de um estudio de televisão digital numa Escola Ana Isabel Trigacheiro Pires (Outro)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 A formação de activos com recurso a metodologias de ensino a distância (e-Learning) Ana Paula Sintra Paiva (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 A literacia digital dos professores do 2º e 3º ciclos das escolas do Conceçho de Viseu Maria da Luz Rodrigues Gomes Lopes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 As Escolas com Contrato deAutonomia Patricia Alexandra Correia Figueiredo Falcão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 SMS no Ensino das Ciências João Paulo de Melo Monteiro (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013 A Escola Salesiana - a especificidade envangelizadora e os conflitos resultantes Maibwe Tambwe Pierre (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 As tecnologias de informação e comunicação nas áreas curriculares do 1ºciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira: análise do trabalho colaborativo entre professores Sandra Maria Aguiar Abreu Freitas (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 As tecnologias de informação e comunicação e as bibliotecas escolares Teodora Saraiva da Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012 O enquadramento do eLearning no recente sistema de certificação da formação profissional Paulo Alexandre Pires Pinto da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 Uma Abordagem ao e-Learning na Formação Profissional: Estratégias para o Sucesso de Modelos de Aprendizagem Assíncronos, sem Sistema de Tutoria Ana Margarida Nunes (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 Applying the motivation-hygiene theory as a means of measuring learner satisfaction with blended learning courses in higher education James Martin Wilson (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 A eficácia de um ambiente de aprendizagem suportado pela Internet: a melhoria de competências dos alunos do 6º ano de escolaridade em Matemática e na modificação de atitudes e crenças sobre a disciplina e a resolução de problemas tendo em conta os seus estilos de aprendizagem Francisco António Rodrigues Martins (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011 Aplicação criativa do elearning à arte floral Simone da Encarnação Palma Rosa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011 e-Poretfólio na aprendizagem da Matemática: uma estratégia de avaliação formativa n apromoção de competências TIC Isabel Maria Nunes Pinto Coelho (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 Blog didáctico - integração na prática pedagógica Josete Maria Zimmer (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2010 Análise das estratégias pedagógicas adaptadas na formação profissional online Olga Margarida Ferreira Reis (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2008/10/23 O contributo dos cursos de educação formação para o sucesso escolar e pessoal dos alunos
Arguente principal
Henrique Nuno Jacinto Dias de Oliveira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012/09 - Atual Ensino a distância e eLearning (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/09 - Atual Seminário de Projecto em Informática Educacional (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/09 - Atual Edição Multimédia (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/09 - Atual Metodologias de Investigação em Educação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/09 - Atual Comunicação e Tecnologias em Educação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2003/09 - 2012/01 Comunicação Multimédia (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2003/09 - 2012/01 TIC e Educação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2003/09 - 2012/01 Internet e Educação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2003/09 - 2012/01 Metodologias de Investigação em Educação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2003/09 - 2012/01 Seminário de Projecto em Informática Educacional (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2003/09 - 2012/01 Comunicação e Tecnologias em Educação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2003/09 - 2012/01 Ensino a Distância e eLearning (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Atual Ordem dos Engenheiros

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2010/09 - Atual Membro de Conselho Científico
Membro
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010/09 - Atual Membro de Conselho Editorial
Membro
Universidade Católica Portuguesa, Portugal