???global.info.a_carregar???
Raquel holds a BA in Baroque Violin from the Royal Conservatory in The Hague (Netherlands, 2006) and a BA in Biological Sciences from the State University of Campinas (1998). She is trained in the study and practice of Ancient Music with a concentration in Baroque Dance (organizing and running intensive courses on the subject for musicians throughout the country) and is one of the founders of the Ibero-American Group for the Study of Ancient Dances (BR / PT). Academically, she received her Master's Degree in Musicology from UNICAMP in 2010 under the advisement of Paulo M. Kühl, where she did research on the ballet dances included in 18th century operas of Portugal. In 2011, she began work on her PhD at the same university with a research proposal covering Noverre's ballet d'action: music and poetics of dramatic dance in 18th century opera performances, under the guidance of Raphaëlle Legrand (Sorbonne / Paris IV) in 2014-2015 and with a scholarship from CAPES (as a PhD internship). In May of 2012 she completed a course in Heritage and Musicology for the Protection and Diffusion of Patrimonio Artístico Iberoamericano, held at the Royal Academy of Fine Arts in San Fernando (Madrid). In 2016 she defended her thesis, Apelles et Campaspe, Balé-pantomimo de Noverre (1776): Dance, Libretto and Music at the Music Department of UNICAMP. In 2018 Raquel was invited to be a researcher-collaborator at INET (Institute of Ethnomusicology - Center for Studies in Music and Dance) at Universidade Nova de Lisboa (coordinated by Rui Vieira Nery), developing a project for the Historical and Cultural Studies in Music. Her analysis focuses on Iberian opera and ballet libretti (1790-1830) published in Lisboa, Porto and Madrid as being key documents in studying the use and inclusion of dance during the interludes in operatic performances of the Iberian region and nineteenth century Rio de Janeiro.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Raquel da Silva Aranha

Nomes de citação

  • Aranha, Raquel da Silva

Identificadores de autor

Ciência ID
3F13-98BC-BFE2

Telefones

Telemóvel
  • (00 55 ) 12 9813540 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Geraldo Ferreira de Brito 114, 1223182, São José dos Campos, São Paulo, Brasil (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2011/03 - 2016/07
Concluído
Doutorado em Música (Diplôme d´études supérieures)
Especialização em Fundamentos teóricos
Universidade Estadual de Campinas Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética, Brasil
"Tese: Apelles et Campaspe, Balé-pantomimo de Noverre (1776): Dança, Libreto e Música " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2012/02 - 2012/05
Concluído
Musicología para la Protección y Difusión del Patrimonio Artístico Iberoamericano (Postgraduate Certificate)
Especialização em Patrimônio material e imaterial
Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, Espanha
2008/03 - 2011/03
Concluído
Mestrado em Música (Diplôme d´études supérieures)
Especialização em Fundamentos Teóricos
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
"Dissertação: "A DANÇA NA CORTE E OS BALÉS NAS ÓPERAS DE PORTUGAL NO SÉCULO XVIII: ASPECTOS DA PRESENÇA DE ELEMENTOS FRANCESES NO AMBIENTE CULTURAL PORTUGUÊS"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2002 - 2006
Concluído
Violino Barroco (Bachelor)
Especialização em Música antiga
Koninklijk Conservatorium, Países Baixos
Bom
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Coordenadora convidada - voluntária Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2019 - Atual Research group on Baroque study pathways : new directions, paradigms, and gestures. / Grupo de Pesquisa Sentidos do Barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos
Voluntária - Coordenação do grupo de Pesquisa Sentidos do Barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Aranha, Raquel. "Opera ballet in Portugal: from tradition to the reforms". Trabalho apresentado em I Simpósio Nacional de Musicologia da EMAC-UFG III Encontro de Musicologia Histórica do Centro de Estudos de Musicologia e Educação Musical da UFRJ, Pirinópolis, 2011.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Aranha, Raquel. ""Il Corago" and Italian Theater Dance". In O Corago - Seventeenth century anonymous text on staging., 61-68. São Paulo, Brasil: EDUSP, 2017.
    Publicado
Recurso online
  1. Aranha, Raquel da Silva. Dances for solo violin in the partitas of Johann Sebastian Bach.. 2020. https://341d2c92-2a32-4e40-abe0-06653794b606.filesusr.com/ugd/61c85b_387fa6d5df7240b996be8380e1490733.pdf.
Tese / Dissertação
  1. Aranha, Raquel da Silva. "Thesis: Jean-Georges Noverre's Ballet, Apelles et Campaspe: Dance, Libretto and Music.". Doutoramento, Universidade Estadual de Campinas, 2016. https://39f8a2bc-070e-441b-a574-918623293a1b.filesusr.com/ugd/5bb20c_5a498f59ba1b4b479a3805d012c2c965.pdf.
  2. Aranha, Raquel da Silva. "Dissertation: Eighteenth century Portuguese court dances and opera ballet: Aspects of French elements in Portuguese culture.". Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, 2010. https://39f8a2bc-070e-441b-a574-918623293a1b.filesusr.com/ugd/5bb20c_5ac120a738334edbac58cfbf458cafe0.pdf.
Website
  1. Aranha, Raquel da Silva. Chorões do Vale - Patrimônio Musical. 2020. www.choroesdovale.com.

Artística / Interpretação

Coreografia
  1. Vários (Compositor). 2019. Le Roi Danse - Música e Dança da corte de Luis XIII e Luis XIV. Passos do Barroco.
Gravação vídeo
  1. Aranha, Raquel da Silva; Universidade Federal de Juiz de Fora e Pró-Música (Realizador). 2020. Getting to know baroque dances - Grupo Passos do Barroco.
Interpretação musical
  1. CD Nossos Espíritos Livres - árias da corte francesa do século XVII. 2020.
    Instrumentista
  2. Gravação da Orquestra Barroca do 11º ao 25º Festival Internacional de Música Antiga de Juiz de Fora.. 2000.
    Instrumentista

Outros

Outra produção
  1. Live com Passos do Barroco - 6ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí. Live com Passos do Barroco na 6ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, abordando a importância do conhecimento das danças praticadas no século XVIII (através dos tratados de dança publicados na altura) como ferramentas importantes para a interpretação do repertório instrumental de danças.. 2020. Aranha, Raquel da Silva. https://www.facebook.com/conservatoriotatui/videos/live-6%C2%AA-semana-de-performance-hist%C3%B3rica-passos-do-barroco/2732762080316612/.
  2. Baroque music and its fundamental structures. Baroque music and its fundamental structures. Palestrante no Festival Acadêmico Filarmônica, evento online, realizado virtualmente de 21/09/2020 a 03/10/2020.. 2020. Aranha, Raquel da Silva. https://www.even3.com.br/filmg_festivalacademico/.
  3. Dances and Ballet in the operas of the Royal Portuguese Theatre: qualitative aspects of danced interludes.. Comunicação com o título "Danças e Bailados nas óperas dos teatros régios de Portugal: aspectos qualitativos dos entreatos dançados". VI PORTINGALOISE - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas / Encontro Académico "Dança e Música para Dança na Península Ibérica na Época Moderna". 2020. Aranha, Raquel da Silva. https://portingaloise.pt/show-item/vi-festival-portingaloise-2020/.
  4. LIVE com Passos do Barroco - Introdução à Dança Barroca / Camerata Antiga de Uberlândia. LIVE com Passos do Barroco - Introdução à Dança Barroca na Série de concertos da Camerata Antiga de Uberlândia. 2020. Aranha, Raquel da Silva. https://www.youtube.com/watch?v=k0b8BsauzWk.
  5. Conversations on baroque treatises. Palestra na V Série de Música Antiga de Goiás. O evento foi realizado entre 24 e 28 de agosto de 2020, promovido pelo Instituto de Educação e Artes Gustav Ritter e Universidade Federal de Goiás, com carga horária de 10 horas.. 2020. Aranha, Raquel da Silva. https://www.emac.ufg.br/p/34417-v-smag.
  6. Encontro entre música e dança - com Raquel Aranha. Encontro entre música e dança - com Raquel Aranha LIVE promovida por Emmanuele Baldini (spalla da OSESP - Orquestra do Estado de São Paulo) para tratar da importância do conhecimento dos tratados e documentos do século XVIII que trazem informações valiosas sobre a prática de Danças do período, e como essas informações podem transformar a interpretação do repertório instrumental de danças.. 2020. Aranha, Raquel da Silva. https://www.youtube.com/watch?v=2Uea3o21jkU&t=608s.
  7. Orientação sobre repertório de Danças - Grupo de Metais do Instituto de Artes / UNICAMP. Orientação sobre repertório de Danças do Renascimento - Grupo de Metais do Instituto de Artes / UNICAMP Foram abordados os conhecimentos de danças como a Pavana e as Branles, a partir do tratado Orchesographie de T. Arbeau (1589). Aulas ONLINE.. 2020. Aranha, Raquel da Silva.
  8. Meetings with the Beauchamp-Feuillet coregraphic notation / Centro de Referência da Dança (SP) - Grupo Passos do Barroco.. Encontros com a Notação Beauchamp-Feuillet foi um projeto ONLINE para aproximar profissionais e amadores da dança ao conhecimento da notação coreográfica do século XVIII, com abordagem direcionada para a complexidade da relação entre dança e música.. 2020. Aranha, Raquel da Silva.
  9. Escritas da Dança - Módulo II. Curso de introdução à notação coreográfica Feuillet. 2019. Aranha, Raquel da Silva.
  10. Escritas da Dança - Módulo I. Introdução à escrita coreográfica - notação Feuillet. 2019. Aranha, Raquel da Silva.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2015 Apelle et Campaspe, un ballet à redécouvrir / Séminaire du GRIMAS- Université Paris-Sorbonne. 2015. Séminaire du GRIMAS- Université Paris-Sorbonne.
Université Paris Sorbonne (Paris, França)
2013 The study of dance treatises and choreography as tools for instrumental performance. II Colóquio de Música Antiga EMAC / UFG
Escola de Música e Artes Cênicas (Goiânia, Brasil)
2012 Opera ballet in Portugal: from tradition to the reforms. / I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos
(Lisboa, Portugal)
2011 Palestra Dança Barroca / II Encontro Internacional de Performance Histórica e V Encontro Nacional de Flauta Doce II Encontro Internacional de Performance Histórica e V Encontro Nacional de Flauta Doce
Conservatório de Tatuí (Tatuí, Brasil)
2010 Poetics of Dance: Imitation, verisimilitude and expression in 18th century theatrical dance / II Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII. 2010 II Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII
(São Paulo, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2011 - 2011 Study on the learning of dance and its relationship with musical performance: Gavotte BWV 816, J.S. BACH. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música Habilitação em Piano) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / UNESP).
Coorientador
Bacharelado em Piano (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/02/28 - 2021/03/14 Produtora do Festival de Choro Pixinguinha no Vale (2016 a 2021), com realização de duas versões online (2020 e 2021). Realizado através da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (São José dos Campos / São Paulo, Brasil). (2021/02/28 - 2021/03/14)
2020/09/26 - 2020/12/05 Curadoria do Festival Mouseia, inspirado no festival da Grécia antiga que celebrava as musas das artes clássicas, no histórico santuário do Vale das Musas. Dividido em 3 módulos, foi realizado de forma online e aberto ao público. Módulo 1 - Sons e tradições da Europa; Módulo 2 - Sons e tradições do Brasil e Módulo3 - Entre diálogos e tradições Centro Ambiental e Cultural Edoardo Bonetti (2020/09/26 - 2020/12/05)
Festival (Outra)
2018/08/20 - 2018/08/26 Produtora e curadora do Musi.vale (Festival de Música de Câmara, 2018). Realização da Fundação Cassiano Ricardo (São José dos Campos / São Paulo, Brasil). (2018/08/20 - 2018/08/26)
Festival (Outra)
2016/09/23 - 2016/10/08 Research group on Baroque study pathways : new directions, paradigms, and gestures foi formado em 2016, quando criou e organizou o projeto, homônimo, como parte da programação do FranceDanse, uma iniciativa do Instituto Francês, do Consulado da França e do Sesc SP. Como resultado, gerou um ciclo de palestras realizadas no SESC/Centro de Pesquisa e Formação, reunindo pesquisadores nacionais e estrangeiros, da área de dança, música, filosofia, arquitetura e cultura popular, para pensar a apropriação do conceito de barroco. (2016/09/23 - 2016/10/08)
Outro (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/03 - 2021/03 Dance manuals of Carioca Society in the nineteenth century: from ballrooms to the birth of choro. Danças europeias influenciaram na formação do Choro, como a Polca, o Scottish, a Valsa e a Quadrilha. A importância dos manuais de dança da sociedade carioca como o "Novíssimo e completo Manual de Dança" de Álvares Dias Patricio (c.1890), publicado no Rio de Janeiro, que descrevem e ensinam os movimentos e passos dessas danças, trazendo informações interessantes para se conhecer o caráter e o andamento dessas danças, na época da formação do Choro.
Festival
VI Festival de Choro Pixinguinha no Vale
2018 - 2018 Workshop of Baroque Dance - IV Série de Música Antiga de Goiás
Oficina (workshop)
IV Série de Música Antiga de Goiás
Universidade Federal de Goiás, Brasil

Universidade Federal de Goiás Escola de Música e Artes Cênicas, Brasil
2017 - 2017 A quick summary on Brazilian history through its music: from the sixteenth to the eighteenth centuries. Integrou um evento em torno de estudos brasileiros sobre história e cultura.
Outro
Um pequeno apanhado sobre a História do Brasil através da música - séc. XVI ao séc. XVIII.
2017 - 2017 Opera ballet: eighteenth and nineteenth centuries. Integrou o clico de aulas sobre História da Música Brasileira para o curso de graduação em música do Instituto de Artes (Universidade Estadual de Campinas).
Outro
Curso de História da Música Brasileira
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2017 - 2017 Dances of Rio de Janeiro: discussion on the distinct languages of the nineteenth century. Esta palestra trouxe para o centro do debate o que se sabe sobre as danças do século XIX, no Rio de Janeiro, e em que medida a chegada de uma lógica de ensino de dança se estabeleceu na vida oficial carioca com a vinda da corte portuguesa. Sede da família real, a cidade carioca testemunhou uma transformação no processo de educação do corpo a partir das aulas de dança e por meio de publicações de livros e manuais de boas maneiras
Outro
Danças do Rio de Janeiro: conversa entre distintas linguagens no séc. XIX / Ana Teixeira e Raquel Aranha
Centro de Pesquisa e Formação / SESC SP, Brasil
2017 - 2017 The Prodigy of Harmony or The Triumph of Brazil. A practical history of dance in Brazil - Dual Cena Contemporânea
Outro
História Prática da Dança no Brasil
Dual Cena Contemporânea, Brasil
2016 - 2016 Baroque Gesturality (ou Baroque Gestures): Music, Handwriting and Dance. Palestra para curso de Bacharelado em Música - Universidade Estadual de Pernambuco.
Outro
O gesto no Barroco: Música, Caligrafia, Dança - Departamento de Música
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Dual Cena Contemporânea, Brasil
2012 - 2012 Workshop de Baroque Dance - Portuguese ballroom dance - século XVIII / I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos
Oficina (workshop)
I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 Participação em banca de Doutorado de Juliano Buosi dos Santos. Concerto com a Orquestra do Departamento de Música da UNICAMP - Repertório Barroco.
Presidente do júri
Juliano Buosi dos Santos (Doutoramento)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2017 The colonizing perspective of teaching: an investigation based on the dissemination of European dance in Rio de Janeiro in the 20th century.
Presidente do júri
Fernanda Oliveira (Agregação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - Atual Prestou serviços como parecerista voluntária ad hoc para a revista OPUS (Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música), para os volumes 26/2, maio/agosto, e 26/3, de setembro/dezembro de 2020 Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Brasil
2019 - Atual Faz parte do corpo de pareceristas da Revista Extraprensa (ISSN 1519-6895 e e-ISSN 2236-3467) do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo CELACC/ECA/USP, estando regularmente cadastrada na base de dados da revista desde 2019.

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020 - Atual SOCEM - Sociedade de Cultura e Educação Musical (São José dos Campos / SP) Presidente desde 2020 e Diretora Cultura desde 2007
2017 - Atual Centro Ambiental Edoardo Bonetti / CAEB Diretora artístico-social

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - Atual Coordenadora voluntária no Centro de Documentação Musical do Vale do Paraíba (CDMVP) em parceria com a AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura - São José dos Campos) para ações de salvaguarda de patrimônio material e imaterial.
Coordenador