Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pedro Belchior Nunes
- Data de nascimento
- 1970/10/06
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Nunes, Pedro Belchior
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3F1C-7E56-2292
- ORCID iD
- 0000-0001-9516-9244
Endereços de correio eletrónico
- nump@fcsh.unl.pt (Profissional)
- pbnunes1970@yahoo.com (Pessoal)
Websites
- http://www.inetmd.pt/index.php/pessoas/integrados/contratados/141-pedro-belchior-nunes (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Sociologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1999/10/01 - 2004/03
Concluído
|
Film and Media Studies (Doutoramento)
Especialização em Media Sociology
University of Stirling, Reino Unido
"Popular music and the public sphere: the case of portuguese music journalism" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1993 - 1997
Concluído
|
Sociologia Aprofundada e Realidade Portuguesa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Muito Bom |
1989 - 1993
Concluído
|
Sociologia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/02/01 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2014 - 2018 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/11/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2008/09 - 2013/08 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2007 - 2008 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - Atual | ORFEU (1956-1983): Políticas e Estéticas da Produção e Consumo de Popular Music no Portugal Moderno
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018 - 2021 | EcoMusic – Práticas Sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2007 - 2011 | A indústria fonográfica em Portugal no séc. XX
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Entrada de dicionário |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Co-orientador de projecto de doutoramento “O cenário musical contemporâneo entre editoras musicais independentes em Brasil
e Portugal” de Nathália Andrião, candidata a doutoramento em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas,
NOVA-FCSH.
Coorientador
|
|
2010 - Atual | Co-orientação de tese de doutoramento, “A evolução do rótulo MPB (Música Popular Brasileira) e sua utilização em Portugal”
de Carlos Cavallini, candidatoa doutoramento em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (2010- ).
Coorientador
|
|
2023 - 2023 | Co-orientador (second reader) de projecto ‘capstone’, “’From Raves to Nightclubs’: Understanding the Evolution of Electronic
Dance Music Culture in Stoke-on-Trent and the UK from 1990 to 2000” de Matthew Lyons, candidato a Mestre pelo departamento
de História do Central European University e Tokyo University of Foreign Studies. Aprovado em Junho de 2023.
Coorientador
|
|
2020 - 2020 | Orientador principal da dissertação de mestrado, “A versão musical como forma de interpretação: a versão musical como forma
de interpretação. Análise interpretativa de três temas standards da bossa nova: Wave, Chega de Saudadee Garota de Ipanema”
de Eliete Olivar Leite, candidata a mestre em Ciências Musicais: Área de Especialização em Musicologia Histórica. Aprovada
em Julho de 2020.
Orientador
|
|
2011 - 2012 | Orientador principal da dissertação de mestrado, “Imigração qualificada: o casodos profissionais de música clássica oriundos
da Ucrânia na Orquestra Clássica da Madeira” de Teresa Maria de Moura Portugal Norton Dias, Universidade Aberta, 2011-12,
aprovada em Março de 2013.
Orientador
|
|
2008 - 2009 | Orientador de dissertação de mestrado, “A Música Popular Brasileira na Imprensa em Portugal – um estudo de caso sobre a MPB
no jornal Se7e” de Carlos Cavallini, dissertação de mestrado em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas,
2008-2009, aprovada em Março de 2010.
Orientador
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/10/20 - 2023/10/21 | Co-organizador (com Ana Resende Clément e Susana Moreno Fernández) do colóquio online, “As Tradições Musicais no Século XXI:
novas práticas, contextos e desafios”, 20-21 de Outubro de 2023.
http://www.inetmd.pt/index.php/noticias/171-destaques/15619-call-for- papers-encape-23-as-tradicoes-musicais-no-seculo-xxi-novas-praticas-
contextos-e-desafios
(2023/10/20 - 2023/10/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022/06/29 - 2022/06/29 | Organizador e moderador de mesa-redonda “Autoedição e independência no subcampo da música popular: práticas, valores e novos
desafios”, 29 de Junho de 2022, online via zoom. http://www.inetmd.pt/index.php/conferenciaseventos/15028-mesa- redonda-autoedicao-e-independencia-no-subcampo-da-musica-popular-
praticas-valores-e-novos-desafios (2022 - 2022)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022/06/22 - 2022/06/25 | Membro de Comissão Organizadora do colóquio internacional “Independent Music Labels: histories, practices and values”, 22-25
de Junho de 2021, online via zoom. (2022 - 2022)
Conferência
|
|
2021/01/28 - 2021/01/28 | Organizador e moderador de mesa-redonda “A Música Tradicional Gravada: à conversa com editores independentes”, 28 de Janeiro
de 2021, online via zoom.
https://www.ua.pt/pt/noticias/4/65456
(2021 - 2021)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2010 - 2010 | Co-organizador (com Cristina Fernandes, INET-MD e Pedro Boléo, INET-md) do debate “Crítica Musical, Para Que Serve?”, Faculdade
de Ciências Sociais e Humanas, 18 de Maio de 2010. (2010 - 2010)
Mesa-redonda (Coorganizador)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/02 - 2023/11/04 | “Nos interstícios do subcampo: autoedição, colectivismo e empreendedorismo em músicos folk no Portugal do século XXI”, 17º
congresso SIBE – a la escucha de nuestro presente, Universidade de Granada. 2-4 de novembro 2023.
https://escucharelpresente.wordpress.com/
Conferência
|
17º congresso SIBE – a la escucha de nuestro presente |
2023/09/28 - 2023/10/01 | "Nos interstícios do subcampo: autoedição, colectivismo e empreendedorismo em músicos 'folk' no Portugal do século XXI", ENIM
2023, XII Encontro de Investigação em Música, Real Edifício de Mafra, 28 de Setembro – 1 de Outubro 2023.
http://www.spimusica.pt/programa-2/
Conferência
|
ENIM 2023, XII Encontro de Investigação em Música
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/07/21 - 2022/07/27 | “Reinvention strategies in the edition of Portuguese folk music in the 21st century: practices, values and ideologies”, 46ª
conferência internacional do ICTM (International Council for Traditional Music), Lisboa 21-27 de Julho de 2022.
https://www.ictm2022.org/programme/abstracts
Conferência
|
46ª conferência internacional do ICTM (International Council for Traditional Music)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/06/22 - 2021/06/25 | “Identity, exclusivity and reinvention: the folk/traditional music labels in 21st century Portugal”, colóquio internacional
Independent Music Labels: histories, practices and values, INET-md/Nova-FCSH, online via zoom, 22-25 de junho de 2021. www.inetmd.pt/index.php/conferenciaseventos/14092-coloquio-a-
edicao-independente-de-musica-historias-praticas-e-valores
Simpósio
|
Colóquio internacional "Independent Music Labels: histories, practices and values"
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
2021/05/06 - 2021/05/07 | “’Batida’, Príncipe Discos e o valor da identidade local na divulgação de práticas musicais contemporâneas”, simpósio Média,
Império e Nações Modernas, INET-md/Nova-FCSH, online via zoom, 6-7 de Maio de 2021. http://www.inetmd.pt/index.php/en/conferenciaseventos/14068-
simposio-internacional-isma-21-os-media-na-construcao-do-imperio-e- das-nacoes-modernas-en
Simpósio
|
Simpósio "Média, Império e Nações Modernas"
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
2021/03/13 - 2021/03/13 | “Identidade, exclusividade e reinvenção: a pequena edição de música tradicional/folk face aos desafios do novo milénio”, colóquio
Ecossonoridades das músicas populares em Portugal no século XXI” 13 de Março de 2021, online via zoom. http://www.inetmd.pt/index.php/conferenciaseventos/13891-coloquio-
ecossonoridades-das-musicas-populares-em-portugal-no-seculo-xxi
Simpósio
|
Colóquio "Ecossonoridades das músicas populares em Portugal no século XXI”
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
2020/07/10 - 2020/07/10 | “Uma abordagem exploratória a três estruturas de edição de música tradicional: d’Orfeu/d’Euridice, Sons da Terra e Tradisom”,
Mesa Redonda EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19, 10 de Julho de 2020, via Zoom.
Mesa-redonda
|
Mesa Redonda EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
2020/02/13 - 2020/02/15 | “’We didn’t have a name for it’: Batida do Gueto and Príncipe Discos as a case-study of success among EDM labels”, Groove
the City 2020 – Constructing and Deconstructing Urban Spaces through Music, University of Lüneburg, 13-15 Fevereiro 2020.
http://www2.leuphana.de/urbanmusicstudies/2020/02/11/groove-the- city-2020-book-of-abstracts-online/
Conferência
|
Groove the City 2020 – Constructing and Deconstructing Urban Spaces through Music
Leuphana Universität Lüneburg, Alemanha
|
2019/11/14 - 2019/11/16 | “’It’s a family affair’: uma abordagem a três micro-editoras dentro do subcampo da EDM em Portugal”, conferência ENIM 2019:
IX Encontro de Investigação em Música, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 14-16 Novembro de 2019.
http://www.spimusica.pt/wp-content/uploads/2019/11/ENIM19-Livro- de-Resumos.pdf
Conferência
|
Conferência ENIM 2019: IX Encontro de Investigação em Música
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/06/06 - 2019/06/08 | “’We didn’t have a name for it’: Batida do Gueto and Príncipe Discos as a case-study of success among EDM labels”, International
Workshop “Performing ‘New’ Music – Ethnographies of Musical Creativities, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 6-8 Junho
de 2019: https://workshopmusicalcreativities.wordpress.com
Simpósio
|
International Workshop “Performing ‘New’ Music – Ethnographies of Musical Creativities
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
2018/09/04 - 2018/09/07 | “Batida do gueto, Príncipe Discos and the Value of Locality in Music Practices”, 10th Midterm Conference of the European Sociological
Association Research Networks Sociology of the Arts & Sociology of Culture, Universidade de Malta, 4-7 Setembro de 2018:
https://www.um.edu.mt/events/10midconf2018
Conferência
|
10th Midterm Conference of the European Sociological Association Research Networks Sociology of the Arts & Sociology of Culture
European Sociological Association, França
|
2017/05/19 - 2017/05/20 | ““100% Real”: politics and discourse in the Portuguese dance music label Príncipe”, conferência Communicating Music Scenes:
networks, power, technology, Institute of Musicology, Research Center for Humanities, Hungarian Academy of Sciences, Budapeste,
19-20 Maio de 2017: https://cms2017.wordpress.com/
Conferência
|
Conferência Communicating Music Scenes: networks, power, technology,
Agrártudományi Kutatóközpont, Hungria
|
2016/07/17 - 2016/07/22 | “Blitz, militant journalism and the ideology of difference in 1980s Portugal”, Congresso KISMIF: DiY Cultures, Spaces and Places,
Universidade do Porto, 17-22 Julho de 2016. http://www.kismifconference.com/pt/kismif-conference-2016/
Congresso
|
Congresso KISMIF: DiY Cultures, Spaces and Places |
2016/07/06 - 2016/07/08 | “Novas configurações na indústria fonográfica em Portugal: uma abordagem sociológica”, IX Congresso Português de Sociologia,
Universidade do Algarve, Faro, 6-8 Julho 2016. http://www.aps.pt/ix_congresso/
Conferência
|
IX Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
|
2014/07/08 - 2014/07/11 | “Portuguese Rap: a decade of research”, Congresso Internacional Keep It Simple Make It Fast: Underground Music Scenes and
DIY Cultures, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 8-11 Julho 2014 (em co- autoria com Ricardo Campos, CEMRI-UAb
e José Alberto Simões, CESNOVA-FCSH-UNL).
http://www.punk.pt/2014/01/18/kismif-international-conference/
Conferência
|
Congresso Internacional Keep It Simple Make It Fast: Underground Music Scenes and DIY Cultures |
2014/04/10 - 2014/04/12 | “A matter of communication and survival: synergies in the recording industry in Portugal in the years 2000-2008”, Studying
Music: an International Conference in Honor of Simon Frith, Universidade de Edimburgo, 10-12 de Abril de 2014. http://sites.ace.ed.ac.uk/studyingmusic/
Conferência
|
Studying Music: an International Conference in Honor of Simon Frith
The University of Edinburgh, Reino Unido
|
2012/10/19 - 2012/10/20 | “Ideologia e gatekeeping do gosto no jornalismo sobre música em Portugal na década de 80”, Colóquio Internacional O Gosto
Pela Música – Homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas,
19-20 de Outubro de 2012.
http://cesem.fcsh.unl.pt/events/o-gosto-pela-musica-homenagem-a- joao-de-freitas-branco-no-90o-aniversario-do-seu-nascimento
Conferência
|
Colóquio Internacional O Gosto Pela Música – Homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
2012/09/27 - 2012/09/29 | “Ideologia e gatekeeping no jornalismo sobre música na década de 80: os casos do Blitz e do Se7e”, X Congresso LUSOCOM – Comunicação,
Cultura e Desenvolvimento, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa, 27-29 de Setembro de 2012 (em co-autoria
com Carlos Cavallini, INET-MD,FCSH).
http://www.iscsp.utl.pt/index.php?option=com_content&view=article&i d=1116&catid=158&Itemid=401
Conferência
|
X Congresso LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, |
2011/10/06 - 2011/10/07 | “Das Ideologias Políticas às Ideologias de Gosto: o Discurso no Jornalismo Sobre Música Pop em Portugal Antes e Depois da
Revolução de 1974”, Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo 2011, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas,
Universidade Nova de Lisboa, 6-7 de Outubro de 2011.
http://www.cimj.org/index.php?option=com_content&view=article&id= 250:congresso-internacional-de-historia-dos-media-e-do-
jornalismo&catid=25:noticias
Conferência
|
Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo |
2010/10/28 - 2010/10/31 | “From Political to Taste Ideologies: Coverage and Discourse in Popular Music Journalism in Portugal in the 1980s”, Música
e Saberes em Trânsito, XI Congresso da SIBE, Sociedade Ibérica de Etnomusicologia, Reitoria da Universidade Nova de Lisboa,
Lisboa, 28-31 de Outubro de 2010. http://www.fcsh.unl.pt/inet/sibe+/pt/index.html
Conferência
|
Música e Saberes em Trânsito, XI Congresso da SIBE |
2009/07/23 - 2009/07/25 | “A sociological approach to music journalism and criticism: the case of music journalism in Portugal”, Congresso Internacional
Sociologia da Música: Tendências, interpelações, Perspectivas, CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical),
Culturgest, Lisboa, 23-25 de Julho de 2009.
http://cesem.fcsh.unl.pt/events/sociologia-da-musica-tendencias- interpelacoes-perspectivas/?searchterm=None
Conferência
|
Congresso Internacional Sociologia da Música: Tendências, interpelações, Perspectivas,
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
2009/07/13 - 2009/07/17 | “Crisis in the industry… What industry? Mapping the Politics of Record Labels in Portugal”, Conferência Internacional Popular
Music Worlds, Popular Music Histories, International Association for the Study of Popular Music (IASPM), Universidade de Liverpool,
Reino Unido, 13-17 de Julho de 2009
Conferência
|
Conferência Internacional Popular Music Worlds, Popular Music Histories, International Association for the Study of Popular Music (IASPM) |
2009/04/14 - 2009/04/18 | “O Jornalismo Pop-Rock em Portugal: entre o grilo falante da indústria e a esfera pública”, 6º Congresso Sopcom, Universidade
Lusófona, Lisboa, 14-18 Abril de 2009. http://conferencias.ulusofona.pt/index.php/sopcom_iberico/sopcom_ib erico09
Conferência
|
6º Congresso SOPCOM |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 | “Ar de Rock: o boom do rock em Portugal do início da década de 1980” de Ricardo Miguel Bernardes Andrade, Tese de Doutoramento
em Ciências Musicais – Variante de Etnomusicologia, NOVA-FCSH-UNL, Julho de 2021.
Vogal
|
Ricardo Miguel Bernardes Andrade (Doutoramento) |
2020 | “Rap como forma de ativismo político no espaço lusófono: estudos de caso em Portugal, Brasil, Angola e Moçambique” de Francisco
Carlos Guerra de Mendonça Júnior, Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação, Faculdade de Letras da Universidade de
Coimbra, Março de 2020.
Arguente principal
|
Francisco Carlos Guerra de Mendonça Júnior (Doutoramento) |
2017 | “Ladrões Fora, Corruptos Fora, Assassinos Fora: o Rap de Protesto em Moçambique Pós-Colonial” de Tirso Hilário Sitoe, Dissertação
de Mestrado em Relações Interculturais, Universidade Aberta, Setembro de 2017.
Arguente principal
|
Tirso Hilário Sitoe (Mestrado) |
2013 | “’Cantando Espalharei Por Toda a Parte’: Nacionalismo, Produção Musical e “Música Ligeira” no Âmbito da Emissora Nacional
de Radiodifusão (1934- 1949)” de Pedro Filipe Russo Moreira, Tese de Doutoramento em Ciências Musicais – Ramo Etnomusicologia,
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2013.
Arguente
|
Pedro Russo Moreira (Doutoramento) |
2013 | “A Crítica Musical na Imprensa Periódica Lisboeta nos Últimos Anos da Ditadura em Portugal: 1970-74” de João Nuno Cardante
Romão, Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais – variante de Musicologia Histórica, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas,
Junho de 2013.
Arguente principal
|
João Nuno Cardante Romão (Mestrado) |
2012 | “Okupas: Um Retrato Fotoetnográfico da KylaKancra” de Marcos Daniel Matos Fernandes, Dissertação de Mestrado em Antropologia,
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Setembro de 2012.
Arguente principal
|
Marcos Daniel Matos Fernandes (Mestrado) |
2012 | “«Duas Horas Vivas Numa TV Morta»: Zip-Zip, Música e Televisão no Preâmbulo da Democracia em Portugal” de Sofia Vieira Lopes,
Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, variante de Etnomusicologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Junho
de 2012.
Arguente principal
|
Sofia Vieira Lopes (Mestrado) |
2012 | “Os Cânticos Mágicos dos Peregrinos do Som: o Rock ‘Sinfónico- Progressivo’ na Senda da Autonomização dos Estilos do Rock
em Portugal na Década de 70” de Ricardo Andrade, Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, variante de Etnomusicologia,
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Junho de 2012.
Arguente principal
|
Ricardo Andrade (Mestrado) |
2010 | O Rap na Estruturação de Relações Sociais e na Construção de Identidades” de Maribel Gaspar Pereira, Dissertação de Mestrado
em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2010.
Arguente
|
Maribel Gaspar Pereira (Mestrado) |
2010 | ““Distorções e Outros Malabarismos” – a Música Heavy em Portugal na Década de 70 e a Categorização Musical” de Miguel Almeida,
Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2010.
Arguente principal
|
Miguel Almeida (Mestrado) |
2010 | “O Fado no Bairro de Alfama: um estudo de caso” de Liliana Sebastião, Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, Faculdade
de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2010.
Arguente principal
|
Liliana Sebastião (Mestrado) |
2010 | “Comunicação na Internet: a Rede Social MySpace – um estudo de caso”, de Maria do Carmo da Costa, Dissertação de Mestrado
em Relações Interculturais, Universidade Aberta, Dezembro de 2010.
Presidente do júri
|
Maria do Carmo da Costa (Mestrado) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2016/06/15 - 2016/06/17 | Canção de Protesto e Mudança Social | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - Atual | Forum Sociológico | |
2016 - Atual | Cadernos de Arte e Antropologia | |
2016 - Atual | Revista Crítica de Ciências Sociais |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Docente responsável pela elaboração de programa, conteúdos pedagógicos e lecionação do seminário temático doutoral Interculturalidade e as Artes, do curso de doutoramento em Relações Interculturais da Universidade Aberta, em regime de E-Learning (2020- ) https://guiadoscursos.uab.pt/ucs/seminario-tematico-doutoral-ii- interculturalidade-e-artes/ | Relações Interculturais (Doutoramento) | Universidade Aberta, Portugal |
2019 - Atual | Docente responsável pela elaboração de programa, conteúdos pedagógicos e lecionação da unidade curricular de Sociologia da Juventude do curso de pós- graduação em Estudos Juvenis da Universidade Aberta, em regime de E- Learning (2019- ) https://portal.uab.pt/alv/wp-content/uploads/sites/9/2022/06/Pos- Graduacao-em-Estudos-Juvenis_WEB_signed.pdf | Pós-graduação em Estudos Juvenis (Pós-Graduação) | Universidade Aberta, Portugal |
2012 - 2014 | Docente co-responsável pela elaboração de programa e conteúdos pedagógicos e leccionação das seguintes unidades curriculares da pós-graduação em Estudos Juvenis e Comunitários da UAb, oferecida em regime de E-Learning: Sociologia da Juventude Projeto | Pós-graduação em Estudos Juvenis e Comunitários (Pós-Graduação) | Universidade Aberta, Portugal |
2008 - 2013 | Docente responsável pela elaboração de programa e conteúdos pedagógicos, lecionação e coordenação de equipe de tutores das seguintes unidades curriculares do 1º ciclo de Ciências Sociais da Universidade Aberta, oferecidas em regime de E- Learning (2008-2013): Sociologia Geral I Sociologia da Família I Introdução à Sociologia da Informação (também do 1ºciclo em Ciências da Informação e da Documentação). Intervenção Social com Grupos | Ciências Sociais (Licenciatura) | |
2010 - 2011 | Professor convidado (em acumulação) da Licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada (2º semestre 2010- 2011). Docente responsável pela coordenação, produção de conteúdos pedagógicos e lecionação da disciplina de Introdução aos Estudos de Música Popular. | Licenciatura em Jazz e Música Moderna (Licenciatura) | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2009 - 2010 | Professor convidado (em acumulação) do 2º ciclo em Ciências Musicais do Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1º semestre 2009-2010). Docente responsável pela produção de conteúdos pedagógicos e leccionação da disciplina de Temas de Investigação em Etnomusicologia: Estudos de Música Popular. | Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2007 - 2008 | Professor Adjunto a tempo parcial para a área de Gestão e Ciências Sociais da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Raínha, Instituto Politécnico de Leiria (2007-2008). Docente responsável pela coordenação, produção de conteúdos pedagógicos e lecionação das seguintes unidades curriculares da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Raínha, Instituto Politécnico de Leiria: Sociologia, Licenciatura em Design, Ramo: Gráfico e Multimédia Sociologia da Comunicação, Licenciatura em Som e Imagem Sociologia da Cultura, Licenciatura |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Membro do Conselho Científico do Congresso ENIM 2018: 8º Encontro de Investigação em Música, 8-10 de Novembro 2018, Instituto
Politécnico do Porto.
Membro
|
|
2012 - 2012 | Membro da Comissão Científica (com Luísa Cymbron, Mário Vieira de Carvalho, Paula Gomes Ribeiro e Paulo Ferreira de Castro)
do Colóquio Internacional O Gosto Pela Música – Homenagem a João de Freitas Branco no 90º aniversário do seu nascimento, Faculdade
de Ciências Sociais e Humanas, 19-20 de Outubro de 2012.
http://cesem.fcsh.unl.pt/events/o-gosto-pela-musica-homenagem-a- joao-de-freitas-branco-no-90o-aniversario-do-seu-nascimento
Membro
|
|
2012 - 2012 | Co-organização (com Ricardo Campos, CEMRI-UAb) do seminário Música e Interculturalidade, CEMRI (Centro de Estudos das Migrações
e Relações Interculturais), Universidade Aberta, 5 de Dezembro de 2012.
Coordenador
|