???global.info.a_carregar???
Eusébio André Costa Machado. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Educação em 2007/05/22 pelo(a) Universidade do Minho, Mestrado em Educação em 1996/07/22 pelo(a) Universidade do Minho e Licenciatura em Filosofia em 1990/06/27 pelo(a) Universidade do Porto. Publicou 10 artigos em revistas especializadas. Possui 1 capítulo(s) de livros e 4 livro(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: avaliação das aprendizagens, avaliação das escolas, avaliação do desempenho docente, supervisão, desenvolvimento profissional e lideranças.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
EUSÉBIO ANDRÉ DA COSTA MACHADO

Nomes de citação

  • Machado, Eusébio André

Identificadores de autor

Ciência ID
4217-9EE2-EFCF
ORCID iD
0000-0001-5384-9575

Endereços de correio eletrónico

  • eusebio@upt.pt (Profissional)
  • eacm.estp@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 252856786 (Pessoal)
Telemóvel
  • 918187788 (Pessoal)

Moradas

  • Universidade Portucalense Infante D. Henrique R. Dr. António Bernardino de Almeida 541, 4200-07, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
  • Rua do Casal Velho, 677, 4780-521, Santo Tirso, Santo Tirso, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2017/02/01 - 2022/06/30
Em curso
Gramática escolar e avaliação das aprendizagens: por que é tão difícil a mudança? (Pós-doutoramento)
Especialização em Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
2002/09/01 - 2007/05/22
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
"Avaliação e participação: um estudo sobre o papel dos actores na avaliação da formação contínua" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1998/03/06 - 2000/04/20
Concluído
Organização e Avaliação da Formação (Diploma de especialização)
Especialização em Desenvolvimento Curricular
Université Grenoble Alpes, França

Universidade do Minho, Portugal
Aprovado
1992/09/01 - 1996/07/22
Concluído
Educação (Mestrado)
Especialização em Filosofia da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"Educação e pós-modernidade em Jean-François Lyotard." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1983/10/01 - 1990/06/27
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Especialização em Filosofia
Universidade do Porto, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - 2022/07/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010/05 - 2013/12 Teacher evaluation: understanding complexity for a research based decision making Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Projeto

Designação Financiadores
2018/10/01 - 2022/09/30 Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos
PTDC/CED-EDG/28570/2017
Investigador convidado
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Massa, Sandra; Machado, Eusébio André; Abelha, Profa. Dra. Marta; Universidade Portucalense - Porto - Portugal; Albuquerque, Ana Sílvia. "Collaborative professional learning: preliminary results of a study case". Trabalho apresentado em INTED2021 Conference, 2021.
    Publicado
  2. Machado, Eusébio André; Pinho, Isabel; Abelha, Profa. Dra. Marta; Universidade Portucalense - Porto - Portugal; Albuquerque, Ana Sílvia. "The role of the special education teacher in building an inclusive school". Trabalho apresentado em INTED2021 Conference, Valencia, 2021.
    Publicado
  3. Marta Abelha; Idalina Martins; Carlos Lopes; Manuela Barreto Nunes; Eusébio André Machado; Abelha, Marta; Martins, Idalina; et al. "Specific training needs for school principals in Angola". 2017.
    10.21125/iceri.2017.1000
  4. Eusébio André Machado; Carolina Machado; Marta Abelha; Ana Sílvia Albuquerque; Machado, Eusébio André; Machado, Carolina; Abelha, Marta; Albuquerque, Ana Sílvia. "Competencies of the school director: perspectives of the project coordinators". 2017.
    10.21125/iceri.2017.0956
  5. Unas, Maria Manuela; Fernandes, Sandra; Machado, Eusébio André; Fernandes, Maria Assunção Flores. "Teachers perspectives on collaboration and professional development in Portuguese schools". 2017.
  6. Congresso Internacional sobre Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar, 1, Braga, 2017; Flores, Maria Assunção; Alves, Maria Palmira; Machado, Eusébio André; Fernandes, Sandra. "Atas do I Congresso Internacional sobre Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar". 2017.
  7. Abelha, Marta; Albuquerque, Ana Sílvia; Machado, Eusébio André. "School leadership: Results from a case study at a teacher training school in Benguela province". 2017.
  8. Machado, Eusébio André; Abelha, Marta. "In-service teacher training in a professional development perspective: Logics of participation of teachers". 2017.
  9. Marcos, Ana; Machado, Eusébio André; Abelha, Marta. "Effect(s) of teacher evaluation on collaborative practices: induction or inhibition?". 2015.
    10.1016/j.sbspro.2015.01.1090
  10. Abelha, Marta; Machado, Eusébio André; Costa-Lobo, Cristina. "Colaboração docente em contexto educativo angolano: potencialidades e constrangimentos.". 2014.
  11. Fernandes, José António; Alves, Maria Palmira; Machado, Eusébio André da Costa; Correia, Paulo Ferreira; Rosário, Marília André do. "Ensino e avaliação das aprendizagens em estatística". 2009.
  12. Alves, Maria Palmira; Fernandes, José António; Machado, Eusébio André da Costa. "L´évaluation en mathématique: à la recherche d'une conceptualisation de l'activité évaluative des enseignants". 2007.
Artigo em revista
  1. Machado, Eusébio André; Flores, Maria Assunção; Pereira, Diana; Fernandes, Eva Lopes; Costa, Luís. "Políticas e práticas de avaliação externa dos alunos na perspetiva dos diretores: o caso das provas de aferição.". Revista Portuguesa De Investigação Educacional, 23 (2022): 1-16. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/10958.
    Publicado
  2. Pereira, Diana; Fernandes, Maria Assunção Flores; Machado, Eusébio André. "Autonomia e flexibilidade curricular na perspetiva dos diretores: entre o ceticismo e a adesão". Indagatio Didactica 13 2 (2021): 57-76. https://doi.org/10.34624/id.v13i2.25509.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Fernandes, Maria Assunção Flores; Machado, Eusébio André; Alves, Maria Palmira; Aguiar Vieira, Diana. "Teaching in times of COVID-19: A study of Portuguese elementary and secondary school teachers". (2021): https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/21108.
    10.21814/rpe.21108
  4. Abelha, Marta; Machado, Eusébio André. "Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP". (2018): http://hdl.handle.net/11328/2493.
  5. Machado, Eusébio. "In-service teacher training in a professional development perspective". Proceedings - 3 rd International Conference on Lifelong Education and Leadership for All (2017):
  6. Ana Marcos; Eusébio Machado; Marta Abelha. "Effect(s) of Teacher Evaluation on Collaborative Practices: Induction or Inhibition?". Procedia - Social and Behavioral Sciences 174 (2015): 3674-3680. https://doi.org/10.1016%2Fj.sbspro.2015.01.1090.
    10.1016/j.sbspro.2015.01.1090
  7. Machado, Eusébio André; Abelha, Marta. "Avaliação de Professores: que lições do caso português?". (2014): http://hdl.handle.net/11328/825.
  8. Abelha, Marta; Machado, Eusébio André; Simões, Ana Raquel. "O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção?". (2014): http://hdl.handle.net/11328/826.
  9. Machado,Eusébio André; Eusébio André Machado. "Entre a omniavaliação e confiscação: contributos para uma avaliação dialógica e sustentável". Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 19 2 (2014): 333-343. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000200003.
    10.1590/s1414-40772014000200003
  10. Eusébio André Machado. "AVALIAÇÃO PELOS PARES. PERCURSO NORMATIVO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM PORTUGAL". REVISTA PORTUGUESA DE PEDAGOGIA (2013):
  11. Eusébio André Machado; Marta Abelha; Carlos Barreira; Ana Salgueiro. "Peer teachers appraisal: legal framework of teacher performance appraisal in Portugal". Revista Portuguesa de Pedagogia 46 1 (2012): 73-93. https://doi.org/10.14195%2F1647-8614_46-1_4.
    10.14195/1647-8614_46-1_4
  12. Abelha, Marta; Machado, Eusébio André; Barreira, Carlos; Salgueiro, Ana. "Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal.". (2012): http://hdl.handle.net/11328/827.
Capítulo de livro
  1. Machado, Eusébio André. "Retenção escolar: algumas notas sobre o que se sabe e o que se pode fazer". In Currículo, avaliação e profissão docente: conceções curriculares, autonomia e flexibilidade e o papel do professor, 21-31. Braga, Portugal: Universidade do Minho - Instituto da Educação, 2020.
    Publicado
  2. Abelha, Marta; Machado, Eusébio André. "Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP". De Facto Editores, 2018.
Livro
  1. Loureiro, Maria João (coord.); Balula, Ana; Guerra, Cecília; Machado, Eusébio André; Oliveira, Lia; Pombo, Lúcia; Loureiro, Maria José; Alves, Palmira; Sá, Patrícia. Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior. UA Editora. 2017.
  2. Alves, Maria Palmira; Flores, Maria Assunção; Machado, Eusébio André da Costa. Introdução [Quanto vale o que fazemos? práticas de avaliação de desempenho]. De Facto Editores. 2011.
  3. Machado, Eusébio André da Costa; Alves, Maria Palmira; Gonçalves, Fernando Ribeiro. Apresentação da obra [Observar e avaliar as práticas docentes]. De Facto Editores. 2011.
  4. Fernandes, José António; Alves, Maria Palmira; Machado, Eusébio André da Costa. Introdução [a] "Perspectivas e práticas de avaliação de professores de matemática". Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). 2008.
Relatório
  1. Fernandes, Domingos; Machado, Eusébio André; Candeias, Fernanda. 2020. Para uma avaliação pedagógica: dinâmicas e processos de formação no projeto MAIA (2019-2020).
Tese / Dissertação
  1. Machado, Eusébio André da Costa. "Avaliação e participação: um estudo sobre o papel dos actores na avaliação da formação contínua". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/1822/6556.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2020 Formação contínua de professores e os contextos profissionais. O papel da secção de formação e monitorização
Orientador
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2019 - 2019 Aprendizagem Colaborativa no Âmbito do Profissionalismo Docente: um estudo de caso num Agrupamento de Escolas
Orientador
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2018 - 2018 Efeitos da avaliação de desempenho no desenvolvimento profissional do professor. Estudo de caso na escola do ensino primário BG – 1122, Bairro 70 em Benguela
Orientador
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2018 - 2018 Avaliação do desempenho docente: realidade da Escola do I Ciclo do Ensino Secundário BG-5007/Alto Catumbela-Ganda
Orientador
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2018 - 2018 Educação e inclusão social: projeto de autonomia, capacitação e empregabilidade de adultos
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 A adoção de tecnologias de apoio à comunicação em educação especial
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 Atuação do supervisor pedagógico e sua influência no desempenho dos professores da Escola do I Ciclo do Ensino Secundário Hoji-Ya-Henda do Lobito
Orientador
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 Avaliação do desempenho docente: estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela
Orientador
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 Integração de alunos com necessidades educativas especiais na vida ativa. Um extudo exploratório no concelho de Mirandela
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 Diferenciação curricular: práticas pedagógicas e regulação das aprendizagens - estudo de caso
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 O papel do professor de educação especial na construção da escola inclusiva
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 A intervenção precoce em crianças com trissomia 21. Um estudo e multicaso
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 A integração dos alunos com currículo específico individual nos cursos profissionais: estudo de caso
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 Estratégias de avaliação de crianças portadoras de transtorno do espectro autista. Estudo exploratório em unidades de ensino estruturado
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 O trabalho em grupo de alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016 - 2016 Oficina de expressões. Um projeto de inclusão
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016 - 2016 A gestão da Escola Pública Secundária do II Ciclo Geral BG 5186/Ganda: um contributo para a melhoria da qualidade de ensino
Orientador
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016 - 2016 Estratégias de gestão escolar participativa na melhoria da qualidade de ensino na Escola Primária Real Mandume - Lobito
Orientador
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 - 2014 Educação dos filhos em famílias monoparentais femininas. O contributo do educador social no desenvolvimento de competências sociais
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 - 2014 Educação intergeracional: representações sobre o potencial educativo nas relações entre jovens netos e seniores avós.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 - 2014 Aprender na "Universidade da terceira idade": expectativas e satisfação dos séniores, um estudo exploratório.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 - 2014 Competências do diretor escolar: perspetivas dos coordenadores de projeto
Orientador
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 - 2014 Práticas de avaliação de desempenho docente e a aprendizagem dos alunos no 1º ciclo
Orientador
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2012 - 2012 Qualidade e eficácia na avaliação de desmpenho do docente: dos padrões de desempenho aos instrumentos de registo
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2012 - 2012 Avaliar o impacto do Magalhães no 1º ciclo do Ensino Básico (Concelho de Matosinhos): fatores de (des)motivação no contexto educativo.
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2012 - 2012 Impacto dos testes intermédios da linguam portuguesa (1ºciclo) nas práticas de ensino.
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2012 - 2012 "Lucere et Fovere" Congregação das irmãs Franciscanas Hospitaleiras (CONFHIC). Um estudo sobre o ideário educativo da Co-Fundadora Beata Maria Clara do Menino Jesus
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2011 - 2011 Práticas de colaboração e reflexão em contexto de formação inicial de professores - um estudo de caso
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2011 - 2011 Liderança escolar: motivação, comunicação e inovação para uma boa gestão
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2010 - 2010 As Lógicas da Supervisão no Processo de Avaliação do Desempenho Docente
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2009 - 2009 Transição da Escola para a Vida Adulta dos Jovens com Necessidades Educativas Especiais: Experiências de Aprendizagem Integrada
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/01/01 - Atual Universal Journal of Educational Research (2332-3205) Horizon Research Publishing
2020/01/01 - Atual Revista Brasileira de Educação (1413-2478) ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
2018/04/01 - Atual Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) Centro de Investigação em Educação (CIEd)