???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fátima da Conceição Tavares Fernandes Martins Braga da Silva
Data de nascimento
1961/05/13
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Braga da Silva, Fátima
  • Fátima Braga
  • Braga, Fátima

Identificadores de autor

Ciência ID
4310-83F2-DD47
ORCID iD
0000-0003-2936-0387
Formação
Grau Classificação
2001 - 2006
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
"Ramo Educacional Flup: um Projecto Conceptualizado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1995 - 1999
Concluído
Educação (Mestrado)
Especialização em Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
1987/09/01 - 1989/08/31
Concluído
Profissionalização em serviço (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Professora dos Ensinos Básico e Secundário
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1979/10 - 1983/07/29
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1982 - Atual Docência nos Ensinos Básico e Secundário Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2011 - Atual Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM)
UID/HIS/04059/2019
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Braga, Fátima; Silva, António Joaquim Abreu. "Learn from the pandemic and overcome the impass: the pedagogical assessment in the aim of quality and equity". (2021): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.10187.
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.10187
  2. Braga, Fátima; Silva, António Joaquim Abreu. "Learn from the pandemic and overcome the impass: the pedagogical assessment in the aim of quality and equity". (2021): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.10187.
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.10187
  3. Bizarro, Rosa; Braga, Fátima. "A formação de professores de francês dos ensinos básico e secundário na FLUP : passado, presente, futuro". (2019): https://ojs.letras.up.pt/index.php/int/article/view/5900.
  4. Bizarro, Rosa; Braga, Fátima. "A formação de professores de francês dos ensinos básico e secundário na FLUP : passado, presente, futuro". (2019): https://ojs.letras.up.pt/index.php/int/article/view/5900.
  5. Bizarro, Rosa; Braga, Fátima. "A formação de professores de francês dos ensinos básico e secundário na FLUP : passado, presente, futuro". (2019): https://ojs.letras.up.pt/index.php/int/article/view/5900.
  6. Braga, Fátima; Furtado, João; Santos, Asdrúbal; Costa, Maria Rosa Quinta e; Ferreira, Manuela; Durães, Miguel. "Territorializing utopia, empowering the person - research-reflection-action practices in Secondary School/3 Henrique Medina". (2015): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2015.3411.
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2015.3411
  7. Braga, Fátima; Furtado, João; Santos, Asdrúbal; Costa, Maria Rosa Quinta e; Ferreira, Manuela; Durães, Miguel. "Territorializing utopia, empowering the person - research-reflection-action practices in Secondary School/3 Henrique Medina". (2015): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2015.3411.
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2015.3411
  8. Braga, Fátima; Furtado, João; Santos, Asdrúbal; Costa, Maria Rosa Quinta e; Ferreira, Manuela; Durães, Miguel. "Territorializing utopia, empowering the person - research-reflection-action practices in Secondary School/3 Henrique Medina". (2015): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2015.3411.
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2015.3411
  9. Bizarro, Rosa; Braga, Fátima. "Ser professor em época de mal-estar docente : que papel para a universidade". (2014): http://hdl.handle.net/10216/8129.
  10. Bizarro, Rosa; Braga, Fátima. "Ser professor em época de mal-estar docente : que papel para a universidade". (2014): http://hdl.handle.net/10216/8129.
  11. Bizarro, Rosa; Braga, Fátima. "Ser professor em época de mal-estar docente : que papel para a universidade". (2014): http://hdl.handle.net/10216/8129.
  12. Bizarro, Rosa; Braga, Fátima. "A formação de professores de francês dos ensinos básico e secundário na FLUP : passado, presente, futuro". (2007): http://hdl.handle.net/10216/10731.
  13. Bizarro, Rosa; Braga, Fátima. "A formação de professores de francês dos ensinos básico e secundário na FLUP : passado, presente, futuro". (2007): http://hdl.handle.net/10216/10731.
  14. Bizarro, Rosa; Braga, Fátima. "A formação de professores de francês dos ensinos básico e secundário na FLUP : passado, presente, futuro". (2007): http://hdl.handle.net/10216/10731.
  15. Braga, Fátima; Bizarro, Rosa. "Culturas escolares e formação inicial de professores : um novo desafio para a FLUP". (2004): http://hdl.handle.net/10216/8613.
  16. Braga, Fátima; Bizarro, Rosa. "Culturas escolares e formação inicial de professores : um novo desafio para a FLUP". (2004): http://hdl.handle.net/10216/8613.
  17. Braga, Fátima; Bizarro, Rosa. "Culturas escolares e formação inicial de professores : um novo desafio para a FLUP". (2004): http://hdl.handle.net/10216/8613.
  18. Braga, Fátima; Bizarro, Rosa. "Metáforas e representações de professores principiantes : do estudo de caso aos desafios de Bolonha : contributos para o repensar da formação inicial de professores de línguas na FLUP". (2003): http://hdl.handle.net/10216/8183.
  19. Braga, Fátima; Bizarro, Rosa. "Metáforas e representações de professores principiantes : do estudo de caso aos desafios de Bolonha : contributos para o repensar da formação inicial de professores de línguas na FLUP". (2003): http://hdl.handle.net/10216/8183.
Capítulo de livro
  1. Braga, Fátima. "Práticas curriculares de professores em escolas curricularmente inteligentes: Uma experiência de consultoria". Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, 2016.
  2. Braga, Fátima. "Práticas curriculares de professores em escolas curricularmente inteligentes: Uma experiência de consultoria". Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, 2016.
  3. Braga, Fátima. "Práticas curriculares de professores em escolas curricularmente inteligentes: Uma experiência de consultoria". Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, 2016.
  4. Braga, Fátima. "Consultoria, currículo e cultura escolar em contexto TEIP. Para a compreensão do pensamento e da ação dos professores do agrupamento". 2015.
  5. Braga, Fátima. "Consultoria, currículo e cultura escolar em contexto TEIP. Para a compreensão do pensamento e da ação dos professores do agrupamento". 2015.
  6. Braga, Fátima. "Consultoria, currículo e cultura escolar em contexto TEIP. Para a compreensão do pensamento e da ação dos professores do agrupamento". 2015.
Livro
  1. Braga, Fátima; Bizarro, Rosa. A formação inicial de professores na FLUP : contributos para a memória dos factos. 2014.
  2. Bizarro, Rosa; Braga, Fátima. Da(s) cultura(s) de ensino ao ensino da(s) cultura(s) na aula de Língua Estrangeira. 2014.
  3. Braga, Fátima; Bizarro, Rosa. A formação inicial de professores na FLUP : contributos para a memória dos factos. 2014.
  4. Braga, Fátima; Bizarro, Rosa. A formação inicial de professores na FLUP : contributos para a memória dos factos. 2014.
  5. Bizarro, Rosa; Braga, Fátima. Da(s) cultura(s) de ensino ao ensino da(s) cultura(s) na aula de Língua Estrangeira. 2014.
  6. Bizarro, Rosa; Braga, Fátima. A formação de professores dos ensinos básico e secundário na FLUP: do trabalho feito aos desafios que se impõem. 2005.
  7. Bizarro, Rosa; Braga, Fátima. A formação de professores dos ensinos básico e secundário na FLUP: do trabalho feito aos desafios que se impõem. 2005.
  8. Bizarro, Rosa; Braga, Fátima. A formação de professores dos ensinos básico e secundário na FLUP: do trabalho feito aos desafios que se impõem. 2005.
  9. Bizarro, Rosa; Braga, Fátima. Educação intercultural, competência plurilingue e competência pluricultural : novos desafios para a formação de professores de línguas estrangeiras. Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. 2004.
  10. Bizarro, Rosa; Braga, Fátima. Educação intercultural, competência plurilingue e competência pluricultural : novos desafios para a formação de professores de línguas estrangeiras. Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. 2004.
  11. Fonseca, Fernanda Irene; Braga, Fátima; Ferreira, Ana Maria; Greenfield, John; Ramos, Dulce. Former les tuteurs de LVE : un défi européen : a european challenge. Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. 1999.
  12. Braga, Fátima; Fonseca, Fernanda Irene. Plan d'études d'un cours de formation pour tuteurs. Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. 1999.
  13. Braga, Fátima; Fonseca, Fernanda Irene. Plan d'études d'un cours de formation pour tuteurs. Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. 1999.
  14. Fonseca, Fernanda Irene; Braga, Fátima; Ferreira, Ana Maria; Greenfield, John; Ramos, Dulce. Former les tuteurs de LVE : un défi européen : a european challenge. Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. 1999.
  15. Fonseca, Fernanda Irene; Braga, Fátima; Ferreira, Ana Maria; Greenfield, John; Ramos, Dulce. Former les tuteurs de LVE : un défi européen : a european challenge. Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. 1999.
  16. Braga, Fátima; Fonseca, Fernanda Irene. Plan d'études d'un cours de formation pour tuteurs. Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. 1999.
Tese / Dissertação
  1. Silva, Fátima da Conceição Tavares Fernandes Martins Braga da. "Ramo educacional FLUP : um projecto reconceptualizado". Doutoramento, 2006. http://hdl.handle.net/1822/6009.
  2. Silva, Fátima da Conceição Tavares Fernandes Martins Braga da. "Ramo educacional FLUP : um projecto reconceptualizado". Doutoramento, 2006. http://hdl.handle.net/1822/6009.
  3. Silva, Fátima da Conceição Tavares Fernandes Martins Braga da. "Ramo educacional FLUP : um projecto reconceptualizado". Doutoramento, 2006. http://hdl.handle.net/1822/6009.
Atividades

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - Atual Equipa Central do Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2012/11/30 - Atual Consultora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/10/18 - Atual Rede para a Inovação e Melhoria da Educação - Fundação Manuel Leão Membro da equipa Multidisciplinar

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/09 - Atual Membro do Conselho Assessor da Revista Portuguesa de investigação Educacional
Membro
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal