???global.info.a_carregar???
Ana Isabel Dias Moreira. She completed her PhD in Education (Applied Didactics; History Education) at the University of Santiago de Compostela in 2018. She completed her Master's degree in Teaching of 1st and 2nd cycles of Basic Education, in 2012, at the Escola Superior de Educação of the Politécnico do Porto and her Bachelor's degree in Basic Education, in 2010, at the same institution. Currently, she is a 2nd cycle teacher (History and Geography of Portugal; Portuguese) at the school "Colégio Externato Imaculada Conceição", in the city of Maia. She is also an integrated researcher of the Transdisciplinary Investigation Center «Cultura, Espaço e Memória» (research and development unit of the University of Oporto) and a tutor accredited by the Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/RFO-40158/20) in the domain of Specific Didactics (History). She works in the areas of the Social Sciences and the Education Sciences. She published 6 articles in specialized magazines and 12 in national and international conferences/congresses; she has 6 chapters in books; and she is a part of the organization committee of 3 events. She interacted with 4 other researchers as a coauthor of scientific works. In her "Ciência Vitae" curriculum the most frequent terms in the contextualization of scientific, technological, artistic and cultural production are: Teaching and Learning, History Education, Historical Narratives, Teachers' Professional Identity, Adult Literacy.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Isabel Dias Moreira

Nomes de citação

  • Moreira, Ana Isabel

Identificadores de autor

Ciência ID
4315-7FCF-80C0
ORCID iD
0000-0002-6757-8005

Endereços de correio eletrónico

  • ana_m0reira@hotmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2013 - 2018/11/23
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"A história de Portugal nas aulas do 2.º ciclo do Ensino Básico: educação histórica entre representações sociais e práticas educativas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente cum laude
2010 - 2012
Concluído
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
"Escrevo no pretérito ou desenho o futuro (Relatório de Estágio)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2007 - 2010
Concluído
Educação Básica (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2021/03/08 - 2021/06/30 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/04/01 - 2018/07/13 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02 - Atual Tutor accredited (CCPFC/RFO-40158/20) in the domain of Specific Didactics (History) Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2020/01 - Atual Teacher 1st and 2nd cycles (History and Geography of Portugal; Portuguese) Colégio Externato Imaculada Conceição, Portugal
2022/09 - 2023/06 Professora de Português (língua estrangeira; língua de herança) Escola de Português iei, Portugal
2020/01 - 2020/03 Teacher 1st and 2nd cycles Academia Educar, Portugal
2017/10 - 2019/11/29 Teacher 1st and 2nd cycles Centro Educativo Inovar e Educar, Portugal
2016/01 - 2017/07 Teacher Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, Portugal
2015/11 - 2016/01 Portuguese Teacher Instituto Nun'Alvres, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/03/01 - 2023/02/28 HistoryLab for European Civic Engagement: open e-Toolkit to train History Teachers on Digital Teaching and Learning
2020-1-ES01-KA226-HE-095430
Investigador
Erasmus Plus
Em curso
2019/01/01 - 2021/12/31 Estudo de avaliação do projeto “Percursos de Cidadania: Alfabetização Solidária e Literacias”
Ref ª inED/2020/7
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Concluído
2013 - 2015 Oficina Didática de Ciências Humanas
s/r
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018/06 - 2019/12 National Plan for Adult Literacy
National Plan for Adult Literacy
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Queirós, João; Rothes, Luís; Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. "A promoção de competências de literacia de adultos em Portugal: fatores críticos de sucesso analisados à luz de iniciativas locais". Trabalho apresentado em IV Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, 2021.
    Publicado
  2. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. "Na formação inicial de professores, a investigação-ação revelada pelos relatórios de estágio". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional de Formação na Docência, 2020.
    Publicado
  3. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro; Barca, Isabel; Alves, Luís Alberto. "Troca por troca: cidadania pela história? - Ensaio bibliográfico sobre as relações entre ciências sociais e educação para a cidadania". 2020.
    Publicado
  4. Moreira, Ana Isabel; Armas Castro, J.. "Professores do (2.º ciclo) do Ensino Básico em Portugal: modelos formativos e conceções sobre a história". Trabalho apresentado em ICRE 2019, Porto, 2019.
  5. Rothes, Luís; Queirós, João. "Fatores críticos de sucesso das iniciativas de promoção de competências essenciais de literacia de adultos: a perspetiva dos educadores em Portugal". Trabalho apresentado em ICRE 2019, Porto, 2019.
  6. Moreira, Ana Isabel; Duarte, P.. "Entre a formação inicial e a construção da identidade docente: o discurso de futuros professores". Trabalho apresentado em ICRE 2019, Porto, 2019.
  7. Moreira, Ana Isabel; Duarte, P.; Gomes, Raquel. ""Eu continuo a ser...": A identidade e (auto)representação de professores do 1.º Ciclo que trabalham na educação de adultos". Trabalho apresentado em 1.º Seminário: O 1.º Ciclo do Ensino Básico - Que identidade(s)? - currículo, práticas e formação docente, Porto, 2019.
    Publicado
  8. Moreira, Ana Isabel; Duarte, P.. ""As professores escrevem muito!": Representações de estudantes do 1.º Ciclo sobre a docência". Trabalho apresentado em 1.º Seminário: O 1.º Ciclo do Ensino Básico - Que identidade(s)? - currículo, práticas e formação docente, Porto, 2019.
    Publicado
  9. Moreira, Ana Isabel; Duarte, P.. "A planificação como dimensão da ação docente: Especificidades na formação de professores de história". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional CAFTe, Porto, 2019.
    Publicado
  10. Duarte, P.; Moreira, A. I.. "As práticas de formação inicial de professores na perspetiva de futuros docentes.". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe), 2018.
    Publicado
  11. Moreira, A. I.; Armas Castro, X.. "Em Portugal, a história nas aulas do Ensino Básico: o que nos ensinam as representações dos alunos". Trabalho apresentado em XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação, Viseu, 2016.
    Publicado
  12. Moreira, A. I.; Armas Castro, X.; Maia, C.. "A voz dos alunos do Ensino Básico: Representações da história de Portugal". Trabalho apresentado em VII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el Ámbito Iberoamericano, Santiago de Compostela, 2016.
    Publicado
  13. Moreira, Ana I.. "(In)visibles en la enseñanza de la Historia de Portugal". Trabalho apresentado em XXVI Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales, Cáceres, 2015.
    Publicado
  14. Maia, C.; Ribeiro, C.; Barros, A.; Moreira, Ana I.. "ClioESE: uma comunidade virtual na área da Ciências Humanas.". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2014.
    Publicado
  15. Maia, C.; Ribeiro, C.; Barros, A.; Moreira, Ana I.. "ClioESE: uma comunidade virtual de (boas) práticas". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Vila Real, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Paulo Delgado; Carina Coelho; João M. S. Carvalho; Pedro Duarte; Ana Isabel Moreira. "Educação e proteção. A articulação das escolas com as comissões de proteção de crianças e jovens". Pedagogia Social Revista Interuniversitaria (2024): https://doi.org/10.7179/PSRI_2024.44.07.
    10.7179/PSRI_2024.44.07
  2. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. "Contas-me como foi? Narrativas de estudantes do Ensino Básico sobre o 25 de abril (de 1974)". História: Revista Da Faculdade De Letras Da Universidade Do Porto 13 2 (2024): 5-23. https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13405.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. "Sensitivities of past and present in the curriculum: History in Portuguese basic education". Revista Brasileira de Educação 28 (2023): 1-23.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel. "Quem avalia os futuros professores? Perceções a partir dos relatórios de estágio". REIDICS. Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales 13 (2023): 122-138. http://dx.doi.org/10.17398/2531-0968.13.08.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17398/2531-0968.13.08
  5. Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel. "O Estudo do Meio como espaço de implicação social e ambiental: prospeções e propostas curriculares, organizacionais e políticas". Momento: Diálogos em Educação (2023): 74-94.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. "História ausente é História esquecida? - análise do currículo oficial para o Ensino Básico português". Clío. History and History Teaching 49 (2023): 1-14.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Alves, Luís Alberto Marques. "Políticas educativo-curriculares na formação inicial de professores: o caso do ensino da História em Portugal". Jornal de Políticas Educacionais (2022): https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87808.
    Publicado • 10.5380/jpe.v16i1.87808
  8. Moreira, Ana Isabel; Alves, Luís Alberto; Duarte, Pedro. "Teaching (History) in the 21st Century". Estudos Ibero-Americanos 48 1 (2022): 1-16. http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.2022.1.42928.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15448/1980-864x.2022.1.42928
  9. Moreira, Ana Isabel. "Recensão do livro "O que é Amar um País. O Poder da Esperança" (2020), de José Tolentino Mendonça". História: Revista Da Faculdade De Letras Da Universidade Do Porto 12 1 (2022): 168-171. https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/11466.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Moreira, Ana Isabel. "Conhecer conceções e narrativas históricas, pensar (as) práticas educativas atuais". Sensos-e 9 1 (2022): 36-46.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34630/sensose.v9i1.4258
  11. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. "Sala de aula ou redação do jornal? Uma experiência curricular cidadã". Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional 12 1 (2022): 249-276.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.310
  12. Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel. "Que História há na educação de adultos? Análise das orientações curriculares portuguesas". Revista Cocar 11 (2022): 1-20.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Moreira, Ana Isabel; Sousa, Maria Elisa; Duarte, Pedro. "Uma flor com História: ensinar o fim da ditadura em Portugal a partir de uma narrativa literária". Revista Tempo e Argumento 13 33 (2021): 1-30. http://dx.doi.org/10.5965/2175180313332021e0106.
    Publicado • 10.5965/2175180313332021e0106
  14. Pedro Duarte; Ana Isabel Moreira. "Planificar (n)o ensino à distância: opções pedagógico-curriculares para o 1.º Ciclo". Revista Iberoamericana de Educación (2021): https://doi.org/10.35362/rie8514057.
    10.35362/rie8514057
  15. Duarte, Pedro (8B15-7C50-C2AD); Moreira, Ana Isabel; Magalhães, Marlene; Araújo, Maria José (771B-9305-7BAF). "Na encruzilhada de opções educativas. Um estudo exploratório sobre o ensino a distância no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Sensos-e 8 1 (2021): 64-76. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/index.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. "Uma educação com futuro: princípios com presente". Revista Lusófona de Educação 53 (2021): 175-189.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Ana Isabel Moreira. "Para uma aprendizagem histórica: dos mitos aos desafios". Revista História Hoje 9 18 (2020): 101-124. https://doi.org/10.20949/rhhj.v9i18.654.
    Publicado • 10.20949/rhhj.v9i18.654
  18. Moreira, Ana Isabel. "José Mattoso. A Escrita da História. Lisboa: Temas e Debates – Círculo de Leitores, 2019, 384 p.". Historia y Espacio 16 55 (2020): 130-135. http://dx.doi.org/10.25100/hye.v16i55.10875.
    Publicado • 10.25100/hye.v16i55.10875
  19. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. "Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a educação histórica". Revista CEM 12 (2020): 113-134. http://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/issue/view/691.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel. "Para uma reflexão sobre a identidade docente a partir das planificações de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Revista Lusófona de Educação 50 (2020): 161-176. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/772.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Ana Isabel Moreira; Pedro Duarte; Luís Rothes; Fernando Diogo. "“Eu, quando era pequeno, gostava da escola… de comer na cantina”: perspetiva(s) dos adultos sobre a organização escolar". Educação (UFSM) 45 (2020): https://doi.org/10.5902/1984644439626.
    10.5902/1984644439626
  22. Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel. "Que professor investigador? para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes". Da Investigação às Práticas 10 1 (2020): 78-98.
    Acesso aberto • Publicado • https://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.204
  23. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro; Isabel Barca. "Evaluar en Historia: por los exámenes, qué conocimientos?". Revista Grafía 17 1 (2020): 109-135.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. "A planificação na formação inicial de professores: um retrato a partir dos contributos da educação histórica". Indagatio Didactica 11 4 (2019): 41-60.
    Acesso aberto • Publicado
  25. Moreira, Ana Isabel; Armas Castro, J.; Maia, C.. "La historia de Portugal en las aulas de Educación Básica. Formar patriotas o educar ciudadanos?". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado 22 2 (2019): 67-80.
    Acesso aberto • Publicado
  26. Moreira, Ana Isabel; Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Educação Histórica entre os 3 e os 12 anos. Desafios para quem ensina e para quem aprende". Revista Educação, Sociedade e Culturas 55 esp. (2019): 73-87. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/07.AnaMoreira%26Gonc%CC%A7aloMarques.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  27. Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel. "Epistemologia na profissão docente: a perspectiva dos professores em formação sobre formação inicial, supervisão pedagógica e identidade profissional". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 13 esp3 (2018): 1964-1994. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11324.
    Publicado • 10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11324
  28. Moreira, Ana Isabel; Armas Castro, Xosé. "“Tudo começou com D. Afonso Henriques”: o tempo histórico nas narrativas de estudantes do Ensino Básico". História: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto 8 1 (2018): 158-179. http://dx.doi.org/10.21747/0871164x/hist8a9.
    Publicado • 10.21747/0871164x/hist8a9
  29. Armas Castro, J.; Moreira, A. I.; Prego González, S.. "As narrativas históricas dos estudantes. Unha ferramenta clave nas aulas de historia.". Revista Galega de Educación 69 (2017): 32-36.
    Publicado
  30. Maia, C.; Moreira, Ana I.. "ClioESE: mais do que um site, uma plataforma colaborativa". Proyecto Clío (online) 41 (2015): http://clio.rediris.es/n41/movil/resena10m.html.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ribeiro, Cláudia Pinto; Alves, Luís Alberto Marques; Vieira, Helena; Moreira, Ana Isabel. "The historical learning for a culture of democracy, coexistence and cooperation". In Teaching history to face the world today, 243-262. Alemanha: Peter Lang GmbH, 2023.
    Publicado
  2. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. "A partir de uma análise do currículo prescrito para o Ensino Básico: que História (não) nos contam na escola?". In Pensamento Histórico e Humanismo (ebook), 232-250. Brasil: WAS Edições, 2022.
    Publicado
  3. Ribeiro, Cláudia Pinto; Alves, Luís Alberto Marques; Vieira, Helena; Moreira, Ana Isabel; Martins, Diana; Magalhães, Daniela; Lopes, Lara. "Under a cloak of terror". In Re-imagining the Teaching of European History, 149-161. Routledge, 2022.
    Publicado • 10.4324/9781003289470-14
  4. Moreira, Ana Isabel; Armas Castro, José. ""Somos um povo humilde que lutou pelos seus direitos até ao fim": consciência histórica de alunos portugueses do Ensino Básico". In Temas controvertidos en el aula. Enseñar historia en la era de la posverdad, 193-205. Múrcia, Espanha: Ediciones de la Universidad de Murcia, 2019.
    Publicado
  5. Moreira, A. I.; Armas Castro, J.. "Representações de professores do Ensino Básico de Portugal sobre a história, o currículo e o ensino". In Buscando formas de enseñar: investigar para innovar en Didáctica de las Ciencias Sociales, 575-584. Espanha: Ediciones Universidad de Valladolid, 2018.
    Publicado
  6. Moreira, A. I.; Armas Castro, J.. "Um passado de heróis, um presente sem história. Narrativas sobre a história de Portugal ao terminar o 2.º ciclo do Ensino Básico". In Educación Histórica e Competencias Transversales: narrativas, TIC y competencia linguística, 113-124. Espanha, 2018.
    Publicado
  7. Moreira, Ana Isabel Dias; Armas Castro, José. "A história de Portugal pelas narrativas de alunos do 2.º ciclo". In Epistemologias e Ensino da História, 445-464. Porto, Portugal: CITCEM, 2017.
    Publicado
  8. Moreira, Ana Isabel; Armas Castro, José. "Os professores do ensino básico nas aulas de história de Portugal. Análise dos resultados de uma entrevista.". In O Tempo dos Professores, 721-734. Porto, Portugal: Centro de Investigação e Intervenção Educativas / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2017.
    Publicado
  9. Moreira, Ana Isabel; Maia, Cristina. "Representações sociais da História de Portugal: entre a escola e a sociedade.". In Ensinar na Sociedade Actual, 119-132. Corunha, Espanha: Andavira Editora, 2017.
    Publicado
Livro
  1. Moreira, Ana Isabel. A História nas aulas do 2.º CEB: educação histórica entre representações sociais e práticas educativas. Portugal: Edições Afrontamento; CITCEM. 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.21747/978-989-8970-35-0/hist
  2. Moreira, Ana Isabel; Alves, Luís Alberto. Pensamento Histórico e Humanismo - Resumos do XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica | V Congresso Ibero-americano de Educação Histórica. Portugal: CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória». 2021.
    Publicado
  3. Duarte, P.; Moreira, Ana Isabel; Diogo, F.; Fernandes, D.; Ribeiro, D.; Costa, J.A.; Canha, M.B.. O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)?. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. 2019.
    Publicado • Editor
Manual
  1. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. História - 9.º ano. Cabo Verde: Porto Editora. 2023.
    Publicado
  2. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. Geografia - 9.º ano. Cabo Verde: Porto Editora. 2023.
    Publicado
  3. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. Dossiê do Professor - Geografia - 7.ª, 8.ª, 9.ª Classes. Angola: Porto Editora. 2021.
    Publicado
  4. Moreira, Ana Isabel. Intellectual creation of "Guia de Exploração 6". Angola: Porto Editora. 2019.
    Publicado
  5. Moreira, Ana Isabel. Intellectual creation of "Guia de Exploração 5". Angola: Porto Editora. 2019.
    Publicado
  6. Moreira, Ana Isabel. Revision and creation of contents for the Social Sciences' textbook of the 4th class (Moçambique). Moçambique: Porto Editora. 2018.
    Publicado
  7. Moreira, Ana Isabel. Intellectual creation of “Testes? Estou Preparado!” (História, 7.º ano). Portugal: Porto Editora. 2017.
  8. Moreira, Ana Isabel Dias. Intellectual creation of “Testes? Estou Preparado!” (História, 8.º ano). Portugal: Porto Editora. 2017.
  9. Moreira, Ana Isabel Dias. Intellectual creation of “Testes? Estou Preparado!” (História, 9.º ano). Portugal: Porto Editora. 2017.
  10. Moreira, Ana Isabel. Intellectual creation of the 6th class history textbook (Angola). Angola: Porto Editora. 2017.
  11. Moreira, Ana Isabel. Creation of two posters allusive to programmatic contents of History and Geography of Portugal (2nd cycle), to include in the discipline's textbooks. Portugal: Porto Editora. 2017.
  12. Moreira, Ana Isabel. Organization of lesson plans to include in the textbook HGP em Ação 6 (Livro do Professor). Portugal: Porto Editora. 2017.
  13. Moreira, Ana Isabel. Organization of lesson plans to include in the textbook HGP em Ação 5 (Livro do Professor). Portugal: Porto Editora. 2016.
  14. Moreira, Ana Isabel. Intellectual creation of the 11th class history textbook (Angola). Angola: Porto Editora. 2016.
  15. Moreira, Ana Isabel. Intellectual creation of the 5th class history textbook (Angola). Angola: Porto Editora. 2016.
  16. Moreira, Ana Isabel. Intellectual creation of the 10th class history textbook (Angola). Angola: Porto Editora. 2014.
  17. Moreira, Ana Isabel. Registration, cataloguing and revision of digital contents of history (3rd cycle and secondary education). Portugal: Porto Editora. 2013.
Recurso online
  1. Ribeiro, Cláudia Pinto; Moreira, Ana Isabel. Webinar - Isto está no "programa"?! (dos documentos oficiais ao manual escolar e vice-versa). 2024. https://www.youtube.com/watch?v=NQ7KRonz57o&t=412s.
Resumo em conferência
  1. Moreira, Ana Isabel; Sousa, Maria Elisa. "O 25 de abril à boleia d’O rapaz da bicicleta azul: uma experiência de articulação curricular". Trabalho apresentado em Colóquio Inovação em Educação: balanços e perspetivas futuras, Porto, 2019.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11 Como (nos) contam a Revolução do 25 de abril de 1974?: (pelas) palavras de alunos e professores Colóquio "De Famalicão para o mundo": 25 de Abril de 1974: o significado de uma data histórica em Vila Nova de Famalicão
Município de Vila Nova de Famalicão; APH; CITCEM (Portugal)
2023/10 A propósito da “Revolução dos Cravos”: narrativas de alunos do Ensino Básico Sessão EDHILAB
EDHILAB (Portugal)
2023/05 Tenho de escrever um trabalho, e agora? – sugestões para a escrita académica II ciclo de escrita académica - GATA
Escola Superior de Educação do Porto (Portugal)
2023/04 História ausente é História esquecida? Análise do currículo oficial para o Ensino Básico português XXII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Universidade de Múrcia (Espanha)
2022/12 Tenho de escrever um trabalho, e agora? – sugestões para a escrita académica II ciclo de escrita académica - GATA
Escola Superior de Educação do Porto (Portugal)
2022/12 Ensinar e Aprender História (de Portugal) no 2.º ciclo do Ensino Básico Encontro CITCEM do grupo de investigação Educação e Desafios Societais
CITCEM (Portugal)
2021/10/06 Guerra Colonial portuguesa (1961-1974): significados e ausências XIII Encontro Regional Nordeste de História Oral: Práticas antirracistas e narrativas inclusivas
Universidade Católica de Pernambuco (Brasil)
2021/09/17 Nas Aprendizagens Essenciais de HGP, que Geografia? - para uma reflexão crítica Oficinas de Investigação CITCEM - Ensinar e Aprender Geografia
CITCEM, Porto (Portugal)
2021/09 History Education and Critical Citizenship: intersected conceptions and practices? History Educators International Research Network
HEIRNET
2021/07/26 A partir de uma análise do currículo prescrito para o Ensino Básico: que História (não) nos contam na escola? XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (Portugal)
2021/05/29 Voos da borboleta: das competências históricas à cidadania europeia XV Jornadas Internacionais “Grandes Problemáticas do Espaço Europeu"
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)
2020/11 Os futuros professores e a investigação-ação: das práticas às conceções II Congresso Nacional e I Internacional de Supervisão: Políticas e Práticas (Supervisão 2020)
(Portugal)
2019/10 O projeto +Literacia: contributos para uma reflexão curricular na educação e formação de adultos Colóquio Inovação em Educação: balanços e perspetivas futuras
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Portugal)
2019/10 Troca por troca: Cidadania pela História? – Ensaio bibliográfico sobre as relações entre ciências sociais e educação para a cidadania IX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el Ámbito Iberoamericano
Universidade de Barcelona (Espanha)
2019/08 Avaliar em História: pelos exames, que conhecimentos? XIX Congreso Internacional de Educación Histórica
Facultad de Humanidades de la Universidad del Valle (Colômbia)
2019/05 E dos 10 aos 15: que usos fazem os alunos da História? Encontro ‘Para começar, educação histórica dos 3 aos 15: conceções e práticas’
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018 Representações dos professores do Ensino Básico de Portugal sobre a história, o currículo e o ensino XXIX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales
(Valladolid, Espanha)
2018 "Somos um povo humilde que lutou pelos seus direitos": consciência histórica de alunos portugueses do Ensino Básico XVIII Congreso Internacional de Educación Histórica
(Múrcia, Espanha)
2017 Os professores do Ensino Básico nas aulas de história de Portugal. Análise dos resultados de uma entrevista Congresso "O Tempo dos Professores"
(Porto, Portugal)
2017 Os professores nas aulas de história de Portugal (tentativa de interpretação a partir de uma entrevista) Porto International Conference of Research in Education
(Porto, Portugal)
2017 Um passado de heróis, um presente sem história. Narrativas sobre a história de Portugal ao terminar o 2.º ciclo do Ensino Básico Congreso Internacional Educación Histórica y Adquisición de Competencias Clave
(Múrcia, Espanha)
2017 +Literacia: na ausência de resposta, uma intervenção integrada de educação e formação de adultos Porto International Conference on Research in Education
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) (Porto, Portugal)
2015 Representações sociais da História de Portugal: entre a escola e a sociedade Congreso Internacional en Didáctica das Ciencias Sociales
(Santiago de Compostela, Espanha)
2015 Representações e narrativas de professores e alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico sobre a História de Portugal Metodologias de investigação em ensino e aprendizagem das Ciências Sociais
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/05/17 - 2019/05/17 Meeting in the context of history education. "Para começar, educação histórica dos 3 aos 15... conceções e práticas" (2019/05/17)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2019/04/10 - 2019/04/11 1.º seminário - O 1.º ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? (2019/04/10 - 2019/04/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/06/07 - 2022/06/07 Oradora convidada com a intervenção intitulada "Do 1.º ao 2.º ciclos, História e Geografia de outra maneira".
Encontro
Da história à História: em busca da(s) literacia(s)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021/10/15 - 2021/10/15 Dinamização do Simpósio "Consciência histórica como prática de liberdade", juntamente com Pedro Duarte.
Simpósio
XXXVII Semana de História
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Assis, Brasil
2021/05/28 - 2021/05/29 Oradora convidada com a intervenção: De hoje para amanhã
Encontro
Educação História e Geográfica em tempo(s) de mudança
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2020/12/09 - 2020/12/09 Palestrante na mesa 'Aprendizagem histórica na sala de aula', para divulgação de um artigo científico redigido.
Mesa-redonda
Lançamento do dossiê 'Aprendizagem histórica em questão'
Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
2020/09/18 - 2020/09/18 Proponent (with Isabel Barca, Helena Pinto and Marília Gago) of a Oficina de Investigação CITCEM - Entre palavras, imagens, objetos, ... Aprender (outra) História na sala de aula. Individual presentation entitled "O que se vê no 2.º ciclo do Ensino Básico?"
Oficina (workshop)
Oficinas de Investigação CITCEM
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2020/02/20 - 2020/02/20 Guest speaker at the initiative À conversa com... with the presentation entitled "No(s) sentido(s) da educação histórica: um percurso em construção".
Encontro
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019/07 - 2019/07 Moderator of the panel entitled “Desafios da Educação Histórica na formação de educadores e de professores”.
Encontro
I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal

Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/05/29 - 2019/05/30 Guest speaker at the Conferência Internacional de Educação Histórica e Patrimonial
Conferência
Conferência Internacional de Educação Histórica e Patrimonial
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/04/26 - 2019/04/27 Guest speaker with the presentation “Das representações dos alunos à formação dos professores: pensar sobre a História”.
Seminário
V Seminário de Educação Histórica - “A Educação Histórica, resposta(s) aos desafio(s) atuais – o Perfil do Aluno e as Aprendizagens Essenciais”
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2019 Moderator in a session of communication's presentation
Conferência
ICRE 2019
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12/10 - 2018/12/10 Guest speaker at the round-table Para lá do que se sabe: (re)descobrir ideologias e currículo with the presentation entitled “A história que (não) se conta: educação histórica e ideologia(s)”.
Mesa-redonda
Para lá do que se sabe: (re)descobrir ideologias e currículo
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10 - 2018/10 Guest speaker with the presentation "Uma tese de doutoramento no âmbito da Educação Histórica"
Outro
Aula-aberta do Mestrado em Ensino de História no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2017 Moderator in a session of communication's presentation
Congresso
Porto International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11 Vidas da História: A utilização de biografias e a exploração da individualidade humana nas aulas de História A
Arguente
Mariana Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/11 Ensino de História à luz da teoria decolonial: uma análise comparativa do conteúdo sobre a colonização do Brasil em livros didáticos brasileiros e manuais escolares portugueses (2022/2023)
Arguente
Luísa Ventura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/07/25 Aprender a ensinar: experiências de uma professora estagiária no 1.º e 2.º CEB
Arguente
Maria do Carmo Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/06 Valorizar o Património Local com crianças em idade pré-escolar
Arguente
Ana Raquel Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022/11 Questões de Género antes e depois do 25 de Abril de 1974: estudo com turma do 6º Ano de Escolaridade
Arguente principal
Liliana Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022/10 A Mudança Concetual em “Estudo do Meio” e em “História e Geografia de Portugal”
Arguente principal
Ana Margarida Sá (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2022/09 Guerra Colonial: A perceção dos Alunos Portugueses e as memórias dos seus familiares
Arguente principal
Maurício Cardoso (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/07 Commission Model no Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclo) - a Arte da Falcoaria na Escola
Arguente
Manuela Gomes Tavares (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2022/07 História, Património e Cidadania. Porto de Memória - Trabalho por Projeto no 2º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Ana Catarina Santos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021/10/13 "Uma viagem no tempo": a utilização de jornais didáticos como estratégia de aprendizagem
Arguente
Maria Beatriz Cirne Cardoso (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021/09/29 (Des)construção do conhecimento histórico
Arguente
Raquel Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021/07 A Literatura na aula de História: um estudo com alunos do 12.º ano
Arguente
Ana Catarina Ferreira Moura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020/11 A Multiperspetiva e a Empatia no ensino da História
Arguente
Andreia Alves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020/10 O Fio da História: a criação de narrativas históricas
Arguente
Patrícia Oliveira Gomes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020/10 Bullying: conhecer para agir
Arguente
Diogo José Arôcha (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020/10 A aula oficina: uma introdução ao ofício de historiador?
Arguente
André Abreu (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020/07/16 A importância dos TPC - Estudo de caso numa turma do 9.º ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Alexandra Ferreira Carvalho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/10/31 'A História é o passado, o presente e o futuro' - a perceção de alunos e professores sobre o ensino da História
Arguente
Nuno Miguel Babo Leal (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/10/31 As representações sociais dos professores em formação inicial
Arguente
Ricardo Nuno Vieira Freitas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/07 - 2023/07 CLIO History and History Teaching (1139-6237) Asociación "Proyecto Clío" (Valencia); Universidad de Zaragoza (Zaragoza)
2023 - 2023 Linhas Críticas Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
2021/10 - 2021/10 Sensos-e Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED)
2021/03 - 2021/03 SUMMA - Revista disciplinaria en ciencias económicas y sociales (2711-0788) Corporación Universitaria Autónoma de Nariño - extensión Cali
2019/11 - 2019/11 Revista Sensos-e inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação (Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - 2023 Revisão de texto de uma triologia de livros da autoria de Pedro Duarte: Felizmente há Escola!: a escola como espaço para e em cidadania; Viagens pela escola: organização e funcionamento da instituição escolar portuguesa; Olhar, pensar e ouvir a escola: rutura com o senso comum, ética e pluralidade metodológica Editora Furar o Cerco, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/01 - 2024/03 Ação de formação "No pouco se faz muito - sugestões para a gestão do tempo na aula de HGP" (Outros) Porto Editora, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - Atual Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»: grupo Educação e Desafios Societais Integrated Researcher
2009 - 2012 Pedagogical Council - Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto Member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - 2021 Member of the organizing committee of the XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Membro
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2019/02/15 - 2019/12/31 Member of the Portuguese group partaker in the Global International Pedagogical Forum (2019).
Membro
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2019/07 - 2019/07 Member of the scientific committee of I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais.
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2018 - 2018 Member of the scientific committee of the E-book “O manual escolar no ensino da História” (ISBN: 978-972-8356-38-5), da autoria de Isabel Barca e Glória Solé.
Membro
Distinções

Prémio

2020 Prémio CITCEM/Afrontamento Teses Universitárias 2019
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2011 Merit Scholarship
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010 Merit Scholarship
Instituto Politécnico do Porto, Portugal