Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Isabel Dias Moreira
Nomes de citação
- Moreira, Ana Isabel
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4315-7FCF-80C0
- ORCID iD
- 0000-0002-6757-8005
Endereços de correio eletrónico
- ana.moreira@ipiaget.pt (Profissional)
- ana_m0reira@hotmail.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2013 - 2018/11/23
Concluído
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"A história de Portugal nas aulas do 2.º ciclo do Ensino Básico: educação histórica entre representações sociais e práticas
educativas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobresaliente cum laude |
2010 - 2012
Concluído
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
"Escrevo no pretérito ou desenho o futuro (Relatório de Estágio)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2007 - 2010
Concluído
|
Educação Básica (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
17 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2023/09 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal |
2021/03/08 - 2021/06/30 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/04/01 - 2018/07/13 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/10 - Atual | Coordenação da Pós-graduação em Administração Escolar | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/02 - Atual | Formadora acreditada (CCPFC/RFO-40158/20) no domínio das Didáticas Específicas (História) | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
2020/01 - 2024/08/31 | Professora do 2.º ciclo do EB (Português e História e Geografia de Portugal) | Colégio Externato Imaculada Conceição, Portugal |
2022/09 - 2023/06 | Professora de Português (língua estrangeira; língua de herança) | Escola de Português iei, Portugal |
2020/01 - 2020/03 | Professora 1.º e 2.º ciclos do EB | Academia Educar, Portugal |
2017/10 - 2019/11/29 | Professora 1.º e 2.º ciclos do EB | Centro Educativo Inovar e Educar, Portugal |
2016/01 - 2017/07 | Professora do 1.º ciclo do EB | Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, Portugal |
2015/11 - 2016/01 | Professora do 2.º ciclo do EB (Português) | Instituto Nun'Alvres, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/03/01 - 2023/02/28 | HistoryLab for European Civic Engagement: open e-Toolkit to train History Teachers on Digital Teaching and Learning
2020-1-ES01-KA226-HE-095430
Investigador
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2019/01/01 - 2021/12/31 | Estudo de avaliação do projeto “Percursos de Cidadania: Alfabetização Solidária e Literacias”
Ref ª inED/2020/7
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2013 - 2015 | Oficina Didática de Ciências Humanas
s/r
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/06 - 2019/12 | National Plan for Adult Literacy
National Plan for Adult Literacy
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11 | De 1974 a 2024: 25 de abril na(s) escola(s) | VIII Congresso de História Local: Conceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade
(Portugal)
|
2024 | Tenho de escrever um trabalho, e agora? – sugestões para a escrita (académica) | III ciclo de escrita académica: oficinas e debates
G.A.T.A. - ESE do Politécnico do Porto (Portugal)
|
2023/11 | Como (nos) contam a Revolução do 25 de abril de 1974?: (pelas) palavras de alunos e professores | Colóquio "De Famalicão para o mundo": 25 de Abril de 1974: o significado de uma data histórica em Vila Nova de Famalicão
Município de Vila Nova de Famalicão; APH; CITCEM (Portugal)
|
2023/10 | A propósito da “Revolução dos Cravos”: narrativas de alunos do Ensino Básico | Sessão EDHILAB
EDHILAB (Portugal)
|
2023/05 | Tenho de escrever um trabalho, e agora? – sugestões para a escrita académica | II ciclo de escrita académica - GATA
Escola Superior de Educação do Porto (Portugal)
|
2023/04 | História ausente é História esquecida? Análise do currículo oficial para o Ensino Básico português | XXII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Universidade de Múrcia (Espanha)
|
2023 | O teatro como projeto, o projeto como aprendizagem | I Encontro Nacional de Educação Básica: políticas, desafios e práticas transformadoras
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Portugal)
|
2023 | Investigação-ação e formação inicial de professores: apontamentos para uma discussão | IV Congresso da Associação em rede internacional lusófona de investigação-ação colaborativa Estreiadiálogos
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Portugal)
|
2022/12 | Tenho de escrever um trabalho, e agora? – sugestões para a escrita académica | II ciclo de escrita académica - GATA
Escola Superior de Educação do Porto (Portugal)
|
2022/12 | Ensinar e Aprender História (de Portugal) no 2.º ciclo do Ensino Básico | Encontro CITCEM do grupo de investigação Educação e Desafios Societais
CITCEM (Portugal)
|
2021/10/06 | Guerra Colonial portuguesa (1961-1974): significados e ausências | XIII Encontro Regional Nordeste de História Oral: Práticas antirracistas e narrativas inclusivas
Universidade Católica de Pernambuco (Brasil)
|
2021/09/17 | Nas Aprendizagens Essenciais de HGP, que Geografia? - para uma reflexão crítica | Oficinas de Investigação CITCEM - Ensinar e Aprender Geografia
CITCEM, Porto (Portugal)
|
2021/09 | History Education and Critical Citizenship: intersected conceptions and practices? | History Educators International Research Network
HEIRNET
|
2021/07/26 | A partir de uma análise do currículo prescrito para o Ensino Básico: que História (não) nos contam na escola? | XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (Portugal)
|
2021/05/29 | Voos da borboleta: das competências históricas à cidadania europeia | XV Jornadas Internacionais “Grandes Problemáticas do Espaço Europeu"
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)
|
2020/11 | Os futuros professores e a investigação-ação: das práticas às conceções | II Congresso Nacional e I Internacional de Supervisão: Políticas e Práticas (Supervisão 2020)
(Portugal)
|
2019/10 | O projeto +Literacia: contributos para uma reflexão curricular na educação e formação de adultos | Colóquio Inovação em Educação: balanços e perspetivas futuras
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Portugal)
|
2019/10 | Troca por troca: Cidadania pela História? – Ensaio bibliográfico sobre as relações entre ciências sociais e educação para a cidadania | IX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el Ámbito Iberoamericano
Universidade de Barcelona (Espanha)
|
2019/08 | Avaliar em História: pelos exames, que conhecimentos? | XIX Congreso Internacional de Educación Histórica
Facultad de Humanidades de la Universidad del Valle (Colômbia)
|
2019/05 | E dos 10 aos 15: que usos fazem os alunos da História? | Encontro ‘Para começar, educação histórica dos 3 aos 15: conceções e práticas’
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018 | Representações dos professores do Ensino Básico de Portugal sobre a história, o currículo e o ensino | XXIX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales
(Valladolid, Espanha)
|
2018 | "Somos um povo humilde que lutou pelos seus direitos": consciência histórica de alunos portugueses do Ensino Básico | XVIII Congreso Internacional de Educación Histórica
(Múrcia, Espanha)
|
2017 | Os professores do Ensino Básico nas aulas de história de Portugal. Análise dos resultados de uma entrevista | Congresso "O Tempo dos Professores"
(Porto, Portugal)
|
2017 | Os professores nas aulas de história de Portugal (tentativa de interpretação a partir de uma entrevista) | Porto International Conference of Research in Education
(Porto, Portugal)
|
2017 | Um passado de heróis, um presente sem história. Narrativas sobre a história de Portugal ao terminar o 2.º ciclo do Ensino Básico | Congreso Internacional Educación Histórica y Adquisición de Competencias Clave
(Múrcia, Espanha)
|
2017 | +Literacia: na ausência de resposta, uma intervenção integrada de educação e formação de adultos | Porto International Conference on Research in Education
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) (Porto, Portugal)
|
2015 | Representações sociais da História de Portugal: entre a escola e a sociedade | Congreso Internacional en Didáctica das Ciencias Sociales
(Santiago de Compostela, Espanha)
|
2015 | Representações e narrativas de professores e alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico sobre a História de Portugal | Metodologias de investigação em ensino e aprendizagem das Ciências Sociais
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/05/17 - 2019/05/17 | Membro da comissão organizadora do encontro "Para começar, educação histórica dos 3 aos 15... conceções e práticas" (2019/05/17)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2019/04/10 - 2019/04/11 | 1.º seminário - O 1.º ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? (2019/04/10 - 2019/04/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11/09 - 2024/11/09 | Lugares de História (ou para aprender sobre História)
Conferência
|
Ciclo de Conferências
Museu da Misericórdia, Portugal
|
2024/11 - 2024/11 | Apresentação do livro "Educar democraticamente em espaços democráticos - Experiências escolares de Vila Nova de Famalicão".
Outro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/06/07 - 2022/06/07 | Oradora convidada com a intervenção intitulada "Do 1.º ao 2.º ciclos, História e Geografia de outra maneira".
Encontro
|
Da história à História: em busca da(s) literacia(s)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2021/10/15 - 2021/10/15 | Dinamização do Simpósio "Consciência histórica como prática de liberdade", juntamente com Pedro Duarte.
Simpósio
|
XXXVII Semana de História
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Assis, Brasil
|
2021/05/28 - 2021/05/29 | Oradora convidada com a intervenção: De hoje para amanhã
Encontro
|
Educação História e Geográfica em tempo(s) de mudança
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2020/12/09 - 2020/12/09 | Palestrante na mesa 'Aprendizagem histórica na sala de aula', para divulgação de um artigo científico redigido.
Mesa-redonda
|
Lançamento do dossiê 'Aprendizagem histórica em questão'
Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
|
2020/09/18 - 2020/09/18 | Proponente (com Isabel Barca, Helena Pinto e Marília Gago) da Oficina de Investigação CITCEM - Entre palavras, imagens, objetos,
... Aprender (outra) História na sala de aula. Comunicação individual intitulada "O que se vê no 2.º ciclo do Ensino Básico?".
Oficina (workshop)
|
Oficinas de Investigação CITCEM
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
|
2020/02/20 - 2020/02/20 | Oradora convidada na iniciativa À conversa com..., com a apresentação intitulada "No(s) sentido(s) da educação histórica:
um percurso em construção".
Encontro
|
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2019/07 - 2019/07 | Moderadora do painel “Desafios da Educação Histórica na formação de educadores e de professores”.
Encontro
|
I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2019/05/29 - 2019/05/30 | Oradora convidada na Conferência Internacional de Educação Histórica e Patrimonial
Conferência
|
Conferência Internacional de Educação Histórica e Patrimonial
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/04/26 - 2019/04/27 | Oradora convidada com a comunicação “Das representações dos alunos à formação dos professores: pensar sobre a História”.
Seminário
|
V Seminário de Educação Histórica - “A Educação Histórica, resposta(s) aos desafio(s) atuais – o Perfil do Aluno e as Aprendizagens
Essenciais”
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Moderadora de uma sessão de comunicações
Conferência
|
ICRE 2019
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/12/10 - 2018/12/10 | Oradora convidada na mesa-redonda Para lá do que se sabe: (re)descobrir ideologias e currículo, com uma apresentação intitulada
“A história que (não) se conta: educação histórica e ideologia(s)”.
Mesa-redonda
|
Para lá do que se sabe: (re)descobrir ideologias e currículo
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/10 - 2018/10 | Oradora convidada com a apresentação "Uma tese de doutoramento no âmbito da Educação Histórica"
Outro
|
Aula-aberta do Mestrado em Ensino de História no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2017 | Moderadora de uma sessão de comunicações paralelas
Congresso
|
Porto International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10 | A autonomia na aprendizagem - Aprender a fazer a ponte para ensinar a aprender
Arguente
|
Marta Vieira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2024/09 | O contributo das atividades de envolvimento epistémico para a educação cidadã dos alunos
Arguente
|
Catarina Veiros (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/07 | Criar para aprender: A construção de narrativas históricas através da participação em visitas de estudo
Arguente
|
Alexandra Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/11 | Vidas da História:
A utilização de biografias e a exploração da individualidade humana nas aulas de História A
Arguente
|
Mariana Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/11 | Ensino de História à luz da teoria decolonial: uma análise comparativa do conteúdo sobre a colonização do Brasil em livros
didáticos brasileiros e manuais escolares portugueses (2022/2023)
Arguente
|
Luísa Ventura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/07/25 | Aprender a ensinar: experiências de uma professora estagiária no 1.º e 2.º CEB
Arguente
|
Maria do Carmo Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/06 | Valorizar o Património Local com crianças em idade pré-escolar
Arguente
|
Ana Raquel Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2022/11 | Questões de Género antes e depois do 25 de Abril de 1974: estudo com turma do 6º Ano de Escolaridade
Arguente principal
|
Liliana Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2022/10 | A Mudança Concetual em “Estudo do Meio” e em “História e Geografia de Portugal”
Arguente principal
|
Ana Margarida Sá (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022/09 | Guerra Colonial: A perceção dos Alunos Portugueses e as memórias dos seus familiares
Arguente principal
|
Maurício Cardoso (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/07 | Commission Model no Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclo) - a Arte da Falcoaria na Escola
Arguente
|
Manuela Gomes Tavares (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022/07 | História, Património e Cidadania. Porto de Memória - Trabalho por Projeto no 2º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Ana Catarina Santos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021/10/13 | "Uma viagem no tempo": a utilização de jornais didáticos como estratégia de aprendizagem
Arguente
|
Maria Beatriz Cirne Cardoso (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/09/29 | (Des)construção do conhecimento histórico
Arguente
|
Raquel Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/07 | A Literatura na aula de História: um estudo com alunos do 12.º ano
Arguente
|
Ana Catarina Ferreira Moura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/11 | A Multiperspetiva e a Empatia no ensino da História
Arguente
|
Andreia Alves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/10 | O Fio da História: a criação de narrativas históricas
Arguente
|
Patrícia Oliveira Gomes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/10 | Bullying: conhecer para agir
Arguente
|
Diogo José Arôcha (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/10 | A aula oficina: uma introdução ao ofício de historiador?
Arguente
|
André Abreu (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/07/16 | A importância dos TPC - Estudo de caso numa turma do 9.º ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Alexandra Ferreira Carvalho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/10/31 | 'A História é o passado, o presente e o futuro' - a perceção de alunos e professores sobre o ensino da História
Arguente
|
Nuno Miguel Babo Leal (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/10/31 | As representações sociais dos professores em formação inicial
Arguente
|
Ricardo Nuno Vieira Freitas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Cadernos IS-UP (2975-8033) | Instituto de Sociologia da Universidade do Porto |
2023/07 - 2023/07 | CLIO History and History Teaching (1139-6237) | Asociación "Proyecto Clío" (Valencia); Universidad de Zaragoza (Zaragoza) |
2023 - 2023 | Linhas Críticas | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília |
2023 - 2023 | História Revista (1984-4530) | Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás |
2021/10 - 2021/10 | Sensos-e | Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) |
2021/03 - 2021/03 | SUMMA - Revista disciplinaria en ciencias económicas y sociales (2711-0788) | Corporación Universitaria Autónoma de Nariño - extensión Cali |
2019/11 - 2019/11 | Revista Sensos-e | inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação (Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto) |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Amiga crítica do projeto +Literacia. | Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, Portugal |
2023 - 2023 | Revisão de texto de uma triologia de livros da autoria de Pedro Duarte: Felizmente há Escola!: a escola como espaço para e em cidadania; Viagens pela escola: organização e funcionamento da instituição escolar portuguesa; Olhar, pensar e ouvir a escola: rutura com o senso comum, ética e pluralidade metodológica | Editora Furar o Cerco, Portugal |
2022 - 2022 | Validação de instrumento de recolha de dados no âmbito da tese de Doutoramento de Isabella Pimentel. | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/10 - Atual | Didática da História e da Geografia de Portugal | Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2024/10 - Atual | Práticas Educativas em Ensino Básico - 2.º ciclo | Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2024/10 - Atual | Linguística Aplicada ao PLNM | Pós-graduação Português Língua Não Materna (Pós-Graduação) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2024/10 - Atual | Compreensão e Expressão Oral e Escrita | Pós-graduação Português Língua Não Materna (Pós-Graduação) | |
2024/10 - Atual | Metodologia de Investigação | Pós-graduação em Administração Escolar (Pós-Graduação) | |
2024/10 - Atual | Projeto de Intervenção | Pós-graduação em Administração Escolar (Pós-Graduação) | |
2024/02 - 2024/06 | Didática da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico II | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal | |
2024/02 - 2024/06 | História Local e Cidadania para o Património | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal | |
2024/01 - 2024/03 | Ação de formação "No pouco se faz muito - sugestões para a gestão do tempo na aula de HGP" | (Outros) | Porto Editora, Portugal |
2023/09 - 2024/02 | História de Portugal | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal | |
2023/09 - 2024/02 | Didática da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico I | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal | |
2023/09 - 2024/02 | Território, Sociedade, Cultura e Património | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal | |
2021/03 - 2021/06 | Didática do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2018/04 - 2018/07 | Educação de Adultos | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017 - Atual | Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»: grupo Educação e Desafios Societais | Integrated Researcher |
2009 - 2012 | Conselho Pedagógico - Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto | Member |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | Equipa editorial da Revista Geminare na área da Educação.
Membro
|
Instituto Piaget, Portugal |
2024 - 2025 | Membro da Comissão Científica do Congresso Internacional – Português como Língua Global
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019 - 2021 | Membro da comissão organizadora do XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Membro
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2019/02/15 - 2019/12/31 | Membro da equipa portuguesa participante no Global International Pedagogical Forum (2019).
Membro
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2019/07 - 2019/07 | Membro da comissão científica do I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais.
Membro
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2018 - 2018 | Membro da comissão científica do e-book “O manual escolar no ensino da História” (ISBN: 978-972-8356-38-5), da autoria de
Isabel Barca e Glória Solé.
Membro
|
|
2012 - 2013 | Membro da comissão de autoavaliação do curso de Mestrado em Ensino no 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico, no processo de acreditação
do ciclo de estudos pela A3ES.
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Distinções
Prémio
2020 | Prémio CITCEM/Afrontamento Teses Universitárias 2019
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
|
2011 | Mérito Escolar
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2010 | Mérito Escolar
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|