Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- ANA MARIA MOURAZ LOPES
Nomes de citação
- Mouraz, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 451A-5847-2060
- ORCID iD
- 0000-0001-7960-5923
- Researcher Id
- K-5236-2014
- Scopus Author Id
- ID 55213861200
Endereços de correio eletrónico
- Ana.Lopes@uab.pt (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- 966437559 (Pessoal)
Moradas
- Rua Keil do Amaral, 73, 3525.013, Canas de Senhorim, Nelas, Portugal (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1998/11/01 - 2004/07/19
Concluído
|
Doutoramento em Ciências da Educação / PhD in Sciences of Education (Doutoramento)
Especialização em Filosofia da Educação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Culturas Epistémicas na Àrea do Currículo / Epistemic Cultures in Curriculum Studies " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com distinção e louvor |
2001/09 - 2002/01
Concluído
|
Short Course (Postgraduate Certificate)
University College London Institute of Education, Reino Unido
|
|
1992/10/01 - 1994/07/27
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação /Master in Sciences of Education (Mestrado)
Especialização em Epistemologia /Epistemology
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Análise das conceções epistemológicas dos alunos universitários /Higher Education students: Epistemological perspectives" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom / Very Good |
1982/01 - 1983/07
Concluído
|
Master in Contemporary Philosophy (Pós-Graduação)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
|
1977/10/01 - 1981/07/27
Concluído
|
Filosofia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/02/16 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2016/11/15 - 2018/02/15 | Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2008/07/01 - 2016/09/15 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/02/11 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2015 - 2016 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1996/09/01 - 2000/08/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/03 - 2024/12/31 | Cinquenta anos de docência em Portugal: diálogos intergeracionais | Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/01 - 2024/12 | CINQUENTA ANOS DE DOCENCIA: FATORES DE MUDANÇA E DIALOGOS INTERGERACIONAIS
Provided by PTCRIS: PTDC/CED-EDG/1039/2021
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2018/07 - 2021/06 | ReKINDLE+50 .: Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e reencantar a profissão docente depois
dos 50
Provided by PTCRIS: POCI-01-0145-FEDER-028017
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2018/07 - 2021/06 | Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e reencantar a profissão docente depois dos 50
Provided by PTCRIS: PTDC/CED-EDG/28017/2017
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2015/10/01 - 2019/09/30 | Desenhar pontes entre níveis de ensino um estudo misto sobre a transição do ensino secundário para o ensino superior /Drawing
bridges between secondary schools and higher education
SFRH/BD/113127/2015
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluído
|
2015/10/01 - 2018/10/31 | Students' transition . voices of students
info:eu-repo/grantAgreement/NSF/Directorate for Education & Human Resources/9903264/US
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluído
|
2012/03 - 2015/07 | Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior
Provided by PTCRIS: PTDC/CPE-CED/116674/2010
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2012/03 - 2015/01 | Impact and effects of external evaluation on non-higher education schools | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2012/03/01 - 2013/12/31 | Impacts and Effects of Schools¿ External Evaluation in Non-Higher Education [Impactos e Efeitos da Avaliação Externa de Escolas
do ensino não superior]
PTDC/CPE-CED/116674/2010
|
Concluído
|
2011/03 - 2013/09 | Formação inicial de profissionais de ajuda e identidades dos formadores: um estudo sobre o ensino e a enfermagem
Provided by PTCRIS: PTDC/CPE-CED/113015/2009
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2001/10 - 2001/12 | PARA UMA LÓGICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - O CASO DA TEORIA CURRICULAR
Provided by PTCRIS: SFRH/BD/3239/2000
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/02/01 - 2026/12/31 | Who sAw You then and who sees you now! – Promoting student self-regulated learning in the classroom through peer observation
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2023/06 - 2026/06 | CRED4TEACH – MOOC-based micro-credentialing for teacher professional development
ERASMUS-EDU-2022-CBHE-STRAND-2-101082858
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
|
ERASMUS+ European Commission
Em curso
|
2024/08/27 - 2025/08/26 | Here I find myself and I mix with people from all over the world that belongs to everyone (AQUIMEENCONTRO)
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS - Secretaria-Geral
Em curso
|
2024/05/01 - 2025/04/30 | Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em países lusófonos africanos (DIGENDER2PALOP
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
|
2022/01/01 - 2024/12/31 | CINQUENTA ANOS DE DOCENCIA: FATORES DE MUDANÇA E DIALOGOS INTERGERACIONAIS / Fifty years of teaching: changing factors and
intergenerational dialogues
PTDC/CED-EDG/1039/2021
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Universidade do Minho, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Instituto Politécnico de Leiria, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal Universidade Aberta, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/01/02 - 2022/09/01 | Teachers promoting digital literacy as a strategy for gender equality –starting from an early age (DIGEQUALGENDER
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
CaixaForum Barcelona
Concluído
|
2022/01 - 2022/09 | Teachers promoting digital literacy as a strategy for gender equality –starting from an early age (DIGEQUALGENDER | CaixaForum Barcelona |
2018/10 - 2022/09 | Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não
Superior, em Portugal.
Provided by PTCRIS: PTDC/CED-EDG/30410/2017
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2018/07/02 - 2021/06/30 | Migrações digitais e inovação curricular / Digital Migrations and Curricular Innovation: giving new meaning to experience
and rekindling teaching profession after 50
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Concluído
|
2018/07/02 - 2021/06/28 | Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50
PTDC/CED-EDG/28017/2017
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Porto, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/10/01 - 2021 | Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de escolas no ensino não
superior, em Portugal (MAEE)
PTDC/CED-EDG/30410/2017
Universidade do Minho, Portugal
Universidade de Coimbra, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade Aberta, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto
UID/CED/00167/2019
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/11/01 - 2019/11/01 | EDULOG - Observatório da Educação / Education Observatory
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Concluído
|
2016/10/15 - 2019/10/15 | Tuning Asia-South East / TA-SE
573760-EPP-1-2016-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
ERASMUS+ European Commission
Concluído
|
2015/09/01 - 2018/09/01 | M@ss - Managing for a school of success
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Concluído
|
2016/01/01 - 2017/12/31 | A relevância dos processos de autoavaliação das escolas básicas e secundárias / Schools' self-evaluation - Self-evaluation
procedures relevant for primary and secondary schools
SK-PT-2015-NEWPROJECT-6457
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Concluído
|
2015/09/01 - 2017/09/01 | Xeno Tolerance – Supporting VET teachers and trainers to prevent radicalisation
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Concluído
|
2014/09 - 2015/03 | De Par em Par - multidisciplinar e interinstitucional ['From Peer to Peer' - multidisciplinary and interinstitutional]
79/ID/2014
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014/02/01 - 2015/01/31 | De Par em Par na U.Porto
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 167 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI0167/2011
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/12/01 - 2013/11/30 | A Centralidade da Experiência escolar na estruturação da vida dos jovens
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Concluído
|
2012/10 - 2013/09 | The use of synchronous devices to access and improve learning
Edition of 2011 Projetos Pluridisciplinares-IJUP- 24
|
Santander Bank and Porto University. |
2012/10 - 2013/09 | The use of synchronous devices to access and improve learning
Edition of 2011 “Projetos Pluridisciplinares-IJUP- 24
|
Santander Bank and Porto University. |
2012/10 - 2013/09 | The use of synchronous devices to access and improve learning
Edition of 2011 “Projetos Pluridisciplinares-IJUP- 24
|
Santander Bank and Porto University. |
2011/03 - 2013/09 | Initial training of helping professionals and identities of trainers: a study of teaching and nursing | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2011/01/10 - 2013/07/09 | Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos
PTDC/CPE-CED/113768/2009
Universidade do Minho, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01 - 2013/07 | Putting knowledge in context towards the improvement of students´ achievement
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2012/01 - 2012/06 | Metaphors in Higher Education
Pequenos Projetos CIIE/2011
|
Centre for Research and Intervention in Education |
2009/10/01 - 2010/12/31 | Argumentar, precisa-se! / Arguing it is needed
Proj. PP19
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/10/01 - 2017/07/31 | Avaliação do programa educativo municipal Porto de Conhecimento da Câmara Municipal do Porto [Evaluation of the educational
program "Porto de Conhecimento"
ADG/348/2016/DMC
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Câmara Municipal do Porto
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/18 | Autoavaliação de Escolas: Resultados de investigação | Avaliar a Escola: Políticas , Práticas e Investigação
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2023/08 | Effects Of International Mobility On Teachers' Power Of Curriculum Agency | ECER 23
European Educational Research Association (Glasgow, Reino Unido)
|
2023/08 | Teachers promoting digital literacy as a strategy for gender equality – starting from an early age. Results from a survey | ECER23
European Educational Research Association (Glasgow, Reino Unido)
|
2022/10 | O Curso de Profissionalização em Serviço do grupo 360 – Língua Gestual Portuguesa. Estratégias para promover a inclusão. | Jornadas da Educação 23
Universidade Aberta (Montijo, Portugal)
|
2022/09 | Shaping professional identity of Higher Education Teachers by Academic field. |
European Educational Research Association (Yerevan, Arménia)
|
2022/06 | Currículo e quotidianos escolares. | IAACS20222 -7th World Curriculum Studies Conference of the International Association of the Advancement of Curriculum Studies.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/06 | Effects Of International Mobility On Teachers' Power Of Curriculum Agency |
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/04 | Revalorizar o feedback no ensino superior. |
Universidade Lusófona (Porto, Portugal)
|
2022/02 | Efeitos da Educação a distância no desenvolvimento de competências digitais. | IETIC 22
Instituto politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2021/10 | O lado "fixe" / "legal" da Supervisão Pedagógica |
Universidade 9 de julho UNINOVE (Brasil)
|
2021/09/10 | A avaliação formativa ao serviço das aprendizagens. | Jornadas Pedagógicas
Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva (Vila Nova de Paiva, Portugal)
|
2021/09 | Epistemologias do Sul: do conceito aos usos curriculares. |
- EBES. PROPESP/ IFSul (Porto Alegre, Brasil)
|
2021/06 | Qual é a inovação curricular que os professores são capazes? | Webinar - Final Seminar of REKINDLE Project
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2020/02 | In the battle of formative and summative assessment, summative usually wins. How to overcome this? Present efforts concerning policy, practices and teacher training to reach the goal. | Policy Workshop on Assessment for Learning. Ministry of Science and Education in Croatia
DG REFORM of the European Commission and British Council (Zagreb, Croácia)
|
2017/06 | Challenges of new materialism to curriculum studies. |
University of Stirling (Stirling, Reino Unido)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/09 - 2023/06 | A implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular no Ensino Secundário: uma análise de um processo.
Orientador
|
Sciences of Education (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2021/09 - 2023/04 | Contributos Para Uma Compreensão Da Formação Contínua Em Avaliação Externa Do Desempenho Docente: Um Estudo De Caso.
Coorientador
|
Educational Sciences (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2020/09 - 2023/03 | O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional docente: estudo de caso na Escola Secundaria Eugénio Tavares
da ilha Brava - Cabo Verde.
Coorientador
|
Educational Sciences (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2019/09 - 2022/10 | Os estudos de aula como estratégia de Supervisão colaborativa de professores de Inglês dos 1º e 2º CEB.
Orientador
|
Educational Sciences (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2019/09 - 2021/10 | Perceções e práticas da Supervisão Pedagógica: um estudo realizado na Guiné Bissau.
Orientador
|
Educational Sciences (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2019/09 - 2021/10 | Os efeitos do Programa “Saber Mais” na Formação de Professores de Química na Província de Benguela-Angola.
Coorientador
|
Educational Sciences (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2015/09 - 2021/04 | Desenhar pontes entre níveis de ensino: a observação de aula em parceria como estratégia de melhoria dos processos de transição
entre o secundário e o superior
Coorientador
|
Sciences of Education (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2019/04 | As competências de autonomia no trabalho curricular: das práticas pedagógicas aos efeitos constatados nos estudantes do ensino
superior
Coorientador
|
Sciences of Education (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015/10 - 2018/07 | The transition from basic to secondary schools – the voices of students
Coorientador
|
Educational Sciences (Outra)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2015/09 - 2016/07 | A especificidade curricular das expressões nas conceções dos/as docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Educational Sciences (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015/09 - 2016/06 | As competências na educação superior dos arquitetos em dois contextos diversos: Portugal e Bolívia – o papel dos docentes
Coorientador
|
Educational Sciences (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Especificidades da educação das expressões nas conceções de docente do 1º CEB | Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2006/10 - 2008/06 | Os erros ortográficos em língua materna dos alunos do Ensino Básico na perspetiva do trabalho curricular dos professores
Orientador
|
Educational Sciences (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2005/10 - 2007/11 | Estruturas organizacionais de Escola e (Re)Organização Curricular. As Imagens e as Práticas dos Atores educativos
Orientador
|
Educational Sciences (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/03 - Atual | I Seminário Internacional do Projeto Quem te viu e quem te vê - (WAY) ( FPCEUP- UP . 10 de Julho, 2023) (2023/07/10)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2023/05 - 2023/06 | 2. Comissão organizadora das Jornadas Pedagógicas de Supervisão. (2023/06/15 - 2023/06/19)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2023/03 - 2023/06 | Comissão Organizadora do Debate: De Que Educadores E Professores Precisamos?
centros de investigação de Ciências e Políticas de Educação (2023/06/20 - 2023/06/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa, Portugal |
2023/03 - 2023/05 | Comissão organizadora do MEET-UP23 -LE@D (2023/05/26 - 2023/05/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2022/12 - 2023/01/24 | Encontro Virtual - WEBINAR- Promover a literacia digital como estratégia para a igualdade de género no 1º ciclo da educação
básica III , destinado a divulgar os resultados do Projeto DIGEQUALGENDER (2023/01/24 - 2023/01/24)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2022/05 - 2022/06/20 | Comissão organizadora das Jornadas Pedagógicas de Supervisão. (2022/06/16 - 2022/06/20)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2022/05 - 2022/06 | - Promover a literacia digital como estratégia para a igualdade de género no 1º ciclo da educação básica II. destinado a divulgar
o Projeto DIGEQUALGENDER junto de Professores de 1.º ciclo, (online) . 6 de junho de 2022. https://digequalgender.pt/noticias/ (2022/06/06 - 2022/06/06)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2022/03 - 2022/05/10 | WEBINAR- Promover a literacia digital como estratégia para a igualdade de género no 1º ciclo da educação básica I , destinado
a divulgar o Projeto DIGEQUALGENDER junto de diretores de Agrupamentos de Escolas de Portugal, (online) . 10 de Maio de 2022.
https://digequalgender.pt/noticias/ (2022/05/10 - 2022/05/10)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2021/03 - 2021/06 | Comissão organizadora das Jornadas Pedagógicas de Supervisão (2021/06/17 - 2021/06/22)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2020/11 - 2021/06 | Comissão organizadora do II Seminário "Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a Experiência e (Re)Encantar
a Profissão Docente Depois dos 50" FPCEUP, (online), de 29 de maio de 2021 (2021/05/27 - 2021/05/28)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/11 - 2021/03 | III Seminário Nacional “Mecanismos e efeitos da Avaliação externa de escolas:”, Universidade Aberta, (online). Fevereiro,
2021) (2021/02 - 2021/02)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2020/03 - 2020/06 | Jornadas Pedagógicas de Supervisão. Universidade Aberta. 15 a 22 de junho de 2020. (2020/06/16 - 2020/06/22)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2019/02/01 - 2019/07/08 | I Seminário "Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a Experiência e (Re)Encantar a Profissão Docente Depois
dos 50" (2019/07/01 - 2019/07/01)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2019/01 - 2019/07 | I Seminário "Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a Experiência e (Re)Encantar a Profissão Docente Depois
dos 50", FPCEUP, Porto, 1 de julho de 2019 (2019/07/01)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018/03/01 - 2018/07/05 | IV Seminário Internacional dos Observatórios Educativos (2018/06/28 - 2018/06/28)
Conferência
|
|
2018/02 - 2018/07 | V Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação. Porto, FPCEUP-CIIE, 4 de julho de 2018. (2018/07/04)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018/01 - 2018/06 | Seminário Internacional do Projeto Management for a School of Success . ( FPCEUP- UP . 28 de Junho, 2018) (2018/06/28)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017/04/01 - 2017/07/15 | III Seminário Internacional dos Observatórios Educativos . (2017/04/01 - 2017/07/15)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2015/07/01 - 2015/10/15 | II European Conference on Curriculum Studies (II ECCS). (2015/07/01 - 2015/10/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2015/03/01 - 2015/06/30 | II Seminário Internacional dos Observatórios Educativos (2015/06/23 - 2015/06/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2014/11/01 - 2015/02/15 | I Seminário Internacional de Partilha Pedagógica (SIPAR) (2015/02/15 - 2015/02/15)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2014/01/01 - 2014/03/28 | I Seminário Internacional dos Observatórios Educativos (2014/03/28 - 2014/03/28)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2013/06/01 - 2013/10/18 | II Encontro Luso Brasileiro de Trabalho Docente (2013/10/15 - 2013/10/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2012/07/01 - 2012/10/12 | I Seminário Nacional “Avaliação externa de escolas: princípios, processos e efeitos (2012/10/12 - 2012/10/12)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2012/01/01 - 2012/06/27 | VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária – realizado em Junho de 2012, Universidade do Porto – Faculdade de
Psicologia e de Ciências da Educação. (Comissão Científica e Organizadora) http://www.fpce.up.pt/ciie/cidu/cientifica.html (2012/06/27 - 2012/06/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2012/01/01 - 2012/06/02 | Spring School . “Stengthening the value of curriculum research for curriculum policies and practices”. (FPCEUP- UP May -
June, 2012). - EERA Network 3; University of Twente, The Netherlands; University of Porto, Portugal; CIDREE (Consortium of
Institutions for Development and Research of Education in Europe) (Comissão Organizadora) http://www.cidree.org/collaborative_activities/seminars_conferences (2012/05/30 - 2012/06/02)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/02/03 - 2023/08/27 | European Conference on Educational Research - Network 22 | University of Glasgow |
2023/03 - 2023/07 | CNaPPES -9, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior IX edição, Faro, 6 e 7 de julho de 2023 | Universidade do Algarve |
2023/01 - 2023/02 | IX edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2023) | Instituto politécnico de Bragança |
2022/07 - 2022/09/24 | IV Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas Escolas e na Inspeção | Universidade do Minho |
2022/05/10 - 2022/07/09 | I Congresso Escola Identidade e Democracia | Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
2022/03 - 2022/06/20 | Conference on Curriculum Studies IACCS | Universidade do Minho |
2021/11 - 2022/03/26 | III Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas Escolas e na Inspeção | Universidade de Coimbra |
2022/03 - 2022/03 | III Seminário do Projeto Mecanismos de Mudança da Avaliação Externa das Escolas | Universidade de Coimbra |
2021/12 - 2022/02/04 | Viii conferência Ibérica de Inovação na Educação | Instituto Politécnico de Bragança |
2021/03 - 2021/03 | Vii conferência Ibérica de Inovação na Educação | Universidade de Aveiro |
2021/01 - 2021/01 | Vi conferência Ibérica de Inovação na Educação | Universidade dos Açores |
2019/01 - 2019/02 | V conferência Ibérica de Inovação na Educação | Instituto politécnico de Bragança |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023/02 - 2023/12 | Internacional External Expert for the European Science Foundation
Avaliador
|
European Science Foundation | |
2021/06 - 2023/12 | International expert of projects submitted to Programa IDEAS – Science Fund of the Republic of Serbia – 2021
Avaliador
|
Fond za nauku Republike Srbije, Sérvia | Fond za nauku Republike Srbije |
2018/02 - 2019/06/01 | Bolsa de Avaliadores 2018-2020 de projetos ERASMUS + - Agência nacional
Avaliador
|
Erasmus Plus, Bélgica | Agência Nacional ERASMUS + |
2018/04 - 2018/09 | Avaliação externa da candidatura ao PNPSE do Plano Anual do Centro de Formação da Associação de Escolas Guarda1(2018).
Coordenador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2018/03 - 2018/09 | Avaliação externa da candidatura ao Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) do Plano Anual do Centro de Formação
da Associação de Escolas EduFOR (2018).
Coordenador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2015/10/01 - 2017/11/30 | Independent External Expert da Rede COST – 2015, 2016 e 2017.
Avaliador
|
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica | European Cooperation in Science and Technology |
2016/09/01 - 2017/07/31 | Coordenadora e autora do projeto de avaliação da iniciativa “Porto de Conhecimento” da Câmara Municipal do Porto, realizado
entre setembro de 2016 e julho de 2017.
Especialista
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | Câmara Municipal do Porto |
2011/10/19 - 2016/03/24 | Perita externa / avaliadora do 2º ciclo de Avaliação externa das escolas da Inspeção Geral da Educação e Ciência, desde outubro
de 2011 até 2016.
Avaliador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | Ministério da Educação |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015/11/08 - 2018/07/31 | Consultora Externa do TEIP do Agrupamento de Paredes – Paredes - desde novembro de 2015 até julho de 2018 | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Agrupamento de Escolas de Paredes, Portugal |
2009/10/20 - 2018/07/31 | Consultora Externa do TEIP do Agrupamento de Souselo – Cinfães - desde outubro de 2009 a julho de 2018 | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Agrupamento de Escolas de Souselo, Portugal |
2016/01/02 - 2016/12/30 | Consultora externa do desenvolvimento dos processos formativos enquadrados no Plano Nacional de Promoção do Sucesso Educativo (PNPSE) no Centro de Formação do Agrupamento de Escolas de Paredes, Penafiel e Paços de Sousa | |
2015/11/10 - 2016/07/31 | Consultora Externa do TEIP do Agrupamento de Peso da Régua, De novembro de 2015 a julho de 2016. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Agrupamento de Escolas de Peso da Régua, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2019 | GOOD PRACTICE EXAMPLE - Successful story to M@SS project
ERASMUS+ European Commission, Bélgica
|