Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Fernando Manuel da Silva Alexandre
Nomes de citação
- Alexandre, Fernando
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4615-4635-405E
- ORCID iD
- 0000-0003-2984-1041
Endereços de correio eletrónico
- fmalexandre@uab.pt (Profissional)
- falexandre@fcsh.unl.pt (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- 962406977 (Pessoal)
Moradas
- Avenida 24 de Julho, 142 - 4.º, 1399-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2013
Concluído
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação pessoal, social e comunitária
Universidade Aberta, Portugal
"Formação reflexiva de professores e cidadania. Contributo para o estudo das práticas de formação inicial de professores de
geografia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção e Louvor |
1995
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Educação e desenvolvimento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Ciência académica e saber do professor: representações de ciência e do seu ensino na educação geográfica " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1981
Concluído
|
Licenciatura em Geografia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1989/09/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2018/09/01 - 2022/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/09/01 - 2017/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/09/01 - Atual | Técnico Superior da Equipa de Projetos Interdisciplinares e de Formação (EPIF) | Direção-Geral da Administração Escolar , Portugal |
2016/09/01 - Atual | Membro consultivo da Comissão de Educação Geográfica | International Geographical Union, Estados Unidos |
2015/09/01 - Atual | Perito externo de acompanhamento do Programa TEIP 3 | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2007/09/01 - 2017/08/31 | Coordenador do Departamento de Ciências Sociais | Agrupamento de Escolas de São João do Estoril, Portugal |
2008/09/01 - 2016/08/31 | Membro do Secretariado Executivo da Comissão de Educação Geográfica | International Geographical Union, Estados Unidos |
2004/09/01 - 2007/08/31 | Docente requisitado no Departamento de Educação e Ensino a Distância | Universidade Aberta, Portugal |
1987/01/01 - 2004/08/31 | Docente requisitado na Secção de Ciências da Educação (DCSA) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2000 - 2004 | TETSDAIS – Training European Teachers for Sustainable Development and Intercultural Sensitivity
87478-CP-1-2000-1-PT-COMENIUS-C31
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
|
Concluído
|
2000 - 2003 | POLITEIA – Educação para a Cidadania: discursos e práticas
POCTI/33203/CED/2000
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/03 | Education for sustainability at the crossroads of science, technology and humanities: the example of the Portuguese national curriculum | Conference Sharing Inspiration 2019 – The Power of Realization
Comissão Europeia (Bruxelas, Bélgica)
|
2018/08 | Geography curriculum reform in Portugal: an example of how the misinterpretation of powerful concepts can contribute to harm the role of geography within the national curriculum | CGE 2018 International Conference – Appreciating similarity: charing understanding
Commission on Geographical Education - IGU (Quebec City, Canadá)
|
2018 | The implementation of transnational assessment tests and the standardization of geography education: some reflections from the Portuguese context | International Geographical Union Regional Conference – Appreciating Difference
Canadian Association of Geographers (Quebec City, Canadá)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/10/25 - 2017/10/28 | Simpósio Internacional Integrating Knowledge and Understanding in Geography Education, da Comissão de Educação Geográfica
da União Geográfica Internacional. (2017/10/25 - 2017/10/28)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/12 - 2018/12 | Participação na Conference on the Implementation of Education Reforms – Governance and Leadership in Change Processes, dinamizada
pelo Governo Austríaco no âmbito das atividades da presidência do Conselho Europeu, realizada em Viena.
Conferência
|
Conference on the Implementation of Education Reforms – Governance and Leadership in Change Processes |
2018/10 - 2018/10 | Participação na Digital Education Expert Conference “Digital Strategies for School Education: Barriers, Enablers and Success
Factors”, dinamizada pelo Governo Austríaco no âmbito das atividades da presidência do Conselho Europeu, realizada em Eisenstadt.
Conferência
|
Digital Strategies for School Education: Barriers, Enablers and Success Factors |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017 - Atual | International Journal of Sustainability in Higher Education (1467-6370) | Emerald (MCB UP ) |
2010 - Atual | International Research in Geographical and Environmental Education (1747-7611) | Informa UK (Taylor & Francis) |