Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo Tomás Ferreira
- Data de nascimento
- 1971/09/11
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Ferreira, Rosa
- Tomás Ferreira, R. A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 461D-3523-3A45
- ORCID iD
- 0000-0002-1930-6072
Endereços de correio eletrónico
- rferreir@fc.up.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 220402134 (Profissional)
- Telemóvel
-
- 966074963 (Pessoal)
Moradas
- Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências do Porto. Rua do Campo Alegre, 687, 4169, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1999/08/23 - 2005/05/13
Concluído
|
Doutoramento em Educação Matemática / PhD Degree in Mathematics Education (Doctor of Philosophy)
Illinois State University, Estados Unidos
"Portuguese student teachers´ evolving teaching modes: A modified teacher development experiment" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado / Approved |
2000/07/11
Concluído
|
Mestrado em Matemática - Fundamentos e Aplicações / Masters in Mathematics - Foundations and Applications (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Geometria Origami / Origami Geometry" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom / Very good |
1994/06/14
Concluído
|
Matemática - Ramo Educacional / Mathematics Education (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
16 valores ( 16 out of 20) |
1992/07/21
Concluído
|
Curso Superior de Piano/Superior Degree in Piano Performance (Bacharelato)
Conservatório de Música do Porto, Portugal
|
19 valores (19 out of 20) |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005/12/27 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2000/07/11 - 2005/12/26 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
1997/04/01 - 2000/07/10 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
1992/09/01 - 1993/08/31 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1993/09/01 - 1997/03/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
1992/09/01 - 1997/03/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Fundação Conservatório Regional de Gaia, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | DITE - Diverse Internationalization in Teacher Education
Investigador
Uniwersytet Szczecinski, Polónia
|
European Union
Em curso
|
2012/03/15 - 2015/09/14 | Developing statistical literacy: Student learning and teacher education
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/12/20 - 2014/06/18 | Mathematical Problem Solving: Views on an interactive web based competition (Sub12 & Sub14) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia
Concluído
|
2010/12/13 - 2014/06/12 | Professional Practices of Mathematics Teachers | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/07/17 | Math trails: Opportunities to learn rich mathematics outside the classroom | ICME14: International Congress on Mathematics Education
ICMI (China)
|
2021/07/14 | Guiding students' reinvention of combinatorial operations | ICME14: International Congress on Mathematics Education
ICMI (China)
|
2021/07/13 | A importância das competências pessoais no futuro profissional dos estudantes: A experiência de uma Unidade Curricular de Inovação Pedagógica (InovPed) | CNaPPES21 - 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2021/07/02 | A gallery walk como forma de promover a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento da comunicação matemática | ProfMat 2021
Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
|
2019/11/25 | Aprender matemática fora da sala de aula: O exemplo dos trilhos matemáticos | II CiEMeLP: II Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo)
|
2019/11/24 | Manuais escolares do 3º ciclo do ensino básico em Timor-Leste: Que uso lhes dão os professores de matemática? | II CiEMeLP: II Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)
|
2019/09/05 | O desafio do projeto de autonomia e flexibilidade curricular: Algumas respostas iniciais | VIII ENEC / III ISSE - Educação em Ciências: Cruzar caminhos, unir saberes
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/07/22 | Using whatsapp to share mathematical ideas | CIEAEM71
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/07/11 | Trilhos matemáticos e outras cenas que tais: Oportunidades para uma aprendizagem ativa da matemática | ProfMat 2019 e XXX SIEM
Escola Secundária Amato Lusitano (Castelo Branco, Portugal)
|
2015/10 | Matemátic@XXI: Conexões surpreendentes | I CiEMeMP: I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Universidade de Coimbra
|
2015/03/28 | Para uma relação mais positiva com a matemática: O papel dos afetos e das competições matemáticas | ProfMat 2015: Encontro Nacional de Professores de Matemática |
2014/07/14 | Para uma relação mais positiva com a matemática: O papel dos afetos e das competições matemáticas | Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade - dos 3 aos 12 anos
Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Educação (Viana do Castelo, Portugal)
|
2013/12/06 | O conhecimento didático de duas professoras no ensino da relação bivariada em Estatística | Seminário "A literacia e o raciocínio estatísticos: Desafios para o currículo e a aprendizagem"
Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2013 | O fator surpresa como evidência da criatividade dos alunos na resolução de problemas matemáticos | Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2012/07/08 | A web-based mathematical problem solving competition in Portugal: Strategies and computer use | ICME 12: International Congress on Mathematics Education
(Coex, Coreia do Sul)
|
2012/05/31 | Building on teachable moments: Issues for teacher education | Colloque La Didactique des Mathématiques: Approches et enjeux - Hommage à Michèlle Artigue
IREM: Institut de Rechèrche en Educacion Mathématique (Paris) (Paris, França)
|
2011/09/07 | Perguntar, ouvir e responder: Uma experiência de formação inicial | XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2011/07/05 | A dinâmica de sala de aula: Contributos do PM II e do NPMEB | Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2011/07/01 | Do Plano da Matemática ao Novo Programa: Que conquistas? Que desafios? | Seminário do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2011/06/04 | Integrando o Plano da Matemática com o Novo Programa de Matemática do Ensino Básico | Piaget Mat II: Reflexões em torno do novo programa de Matemática
Instituto Piaget (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2010/12/04 | Investigação em Educação Matemática em Portugal | Jornadas de História e Metodologia da Matemática
UTAD (Portugal)
|
2010/07/08 | Analisando padrões de interação na sala de aula para melhorar a prática letiva | Encontro final m@c1/2 do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico
Universidade de Aveiro
|
2008/07/03 | Padrões de interação na sala de aula | A matemática nos 1º e 2º ciclos do ensino básico
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo
|
2007/02/16 | Gomes Teixeira: Matemático, historiador e educador | PortoMat 2007
Universidade do Porto, Faculdade de Ciências (Porto, Portugal)
|
2006/11/03 | Gomes Teixeira: Mathematician, historian, and educator | 17th Novembertagung: Annual meeting on the history and philosophy of mathematics,
(Edimburgo, Reino Unido)
|
2005/07/17 | Uma experiência de formação no estágio pedagógico | CIBEM 5: Congresso Iberoamericano de Educação Matemática
Universidade do Porto, Faculdade de Ciências (Porto, Portugal)
|
2004/07/04 | Classroom questioning, listening, and responding: The teaching modes | ICME 10: International Congress on Mathematics Education
(Copenhaga, Dinamarca)
|
2003/04/25 | Improving mathematics written tests: Impact of research on student teachers’ conceptions | Graduate Student Symposium
Illinois State University, USA (Normal, IL, Estados Unidos)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/09/03 - Atual | A diversificação de recursos no ensino das áreas e volumes no 8º ano: Contributos para o desenvolvimento da compreensão relacional
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/09/03 - Atual | "10 minutos a pensar!": O papel do feedback escrito e oral no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/09/03 - Atual | O que valorizam mais os alunos na avaliação das suas aprendizagens? Um estudo com uma turma do 12º ano
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/09/03 - Atual | O que valorizam os alunos na aprendizagem da matemática? Um estudo com duas turmas do 12º ano
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/09/03 - Atual | A criatividade matemática na resolução de problemas
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/09/03 - Atual | O papel dos critérios de avaliação no desenvolvimento da comunicação matemática escrita na resolução de problemas
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/09/03 - Atual | O contributo da gallery walk para o desenvolvimento da capacidade matemática escrita
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Doutoramento)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2013 - Atual | A aprendizagem da análise combinatória: Uma experiência de ensino com alunos do 12º ano
Orientador de Belmira Mota
|
Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/03 - 2021/12/03 | O papel dos ambientes virtuais na resolução colaborativa de problemas matemáticos
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/03 - 2021/12/03 | Compreensão e mobilização das operações combinatórias na resolução e na formulação de problemas
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/07/12 - 2021/12/03 | Formação contínua de professores para a promoção de práticas de avaliação pedagógica das aprendizagens em matemática
Orientador de Kengana Sebastião André João
|
Estágios científico avançado em Matemática para docentes e investigadores de instituições de ensino superior dos países africanos
de língua oficial portuguesa (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/03 - 2021/11/25 | Preferências visuais dos alunos e o recurso a imagens visuais na resolução de tarefas diversificadas envolvendo funções
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/03 - 2021/07/29 | Recurso ao elemento lúdico no ensino-aprendizagem das equações no 7º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/01 - 2021/07/29 | O papel da coavaliação na promoção da comunicação matemática escrita
Orientador de Daniela Catarina Freitas
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2017 - 2020/12/14 | O projeto de autonomia e flexibilidade curricular: Perspetivas e práticas dos professores
Orientador de Christiane Araújo
|
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2017 - 2020/09/25 | A utilização dos manuais escolares de matemática por professores do 3º ciclo do ensino básico em Timor-Leste
Orientador de Bernardino Castro
|
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2011 - 2017/11/02 | O conhecimento didático em estatística de duas professoras do ensino secundário a partir das suas práticas
Coorientador de Sandra Maria Quintas
|
Doutoramento em Educação, especialização em Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2013 - 2016/07/21 | Matemátic@XXI: Conexões surpreendentes
Coorientador de Marli Duffles Moreira
|
Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2008 - 2014 | Dimensões afetivas na resolução de problemas de matemática no âmbito de uma competição inclusiva
Orientador de Rosa Nogueira
|
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2010 - 2011 | O projeto Fénix na disciplina de matemática: Um estudo de caso
Orientador de Otília Mendes Moura
|
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2008 - 2011 | Resolução de problemas em geometria no 3º ciclo do ensino básico - Influência da formação contínua nas conceções e práticas
de professores de matemática
Orientador de Justina Pais Neto
|
Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2007 - 2011 | A articulação entre a matemática e o estudo acompanhado: Conceções e práticas de professores
Coorientador de Maria de Fátima Duarte Delgado
|
Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2011 | O erro como ponte para a aprendizagem da matemática: Um estudo com alunos do 7º ano do ensino básico
Coorientador de Maria Luísa Vale
|
Mestrado em Educação, área de especialização em Didática da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/07/27 - 2021/07/28 | Escola de Verão para jovens investigadores em educação matemática (2021/07/27 - 2021/07/28)
Outro (Membro da Comissão Científica)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, Espanha |
2020/11/14 - 2020/11/14 | Conferência Internacional Investigação em Educação Matemática em tempos de pandemia (2020/11/14 - 2020/11/14)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2018/01 - 2020/03 | XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências / III International Seminar in Science Education (2019/09/05 - 2019/09/07)
Congresso
|
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2018/11 - 2020/01/31 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2019
Encontro organizado anualmente pela SPIEM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática) (2019/11/17 - 2019/11/18)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017/07 - 2018/12 | IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (2018/07/06 - 2018/07/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2017/10 - 2018/10 | Flexibilidade curricular em matemática: Experiências e perspetivas (2018/10/20 - 2018/10/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Secundária Soares dos Reis, Portugal |
2016/07 - 2017/10 | III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (2017/07/07 - 2017/07/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2015/07 - 2016/10 | II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (2016/07/08 - 2016/07/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2015/01 - 2016/07 | ProfMat 2016 - Encontro Nacional de Professores de Matemática
Encontro realizado anualmente e organizado pela Associação de Professores de Matemática (2016/03/30 - 2016/04/01)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Secundária Soares dos Reis, Portugal |
2015/01 - 2016/07 | SIEM 2016: Seminário de Investigação em Educação Matemática
Evento organizado anualmente pela Associação de Professores de Matemática (2016/04/01 - 2016/04/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Secundária Soares dos Reis, Portugal |
2014/01 - 2015/12 | International Conference "Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education"
Conferência realizada no âmbito do Projeto DSL: Developing Statistical Literacy (2015/06/22 - 2015/06/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2014/11 - 2015/11 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2015
Encontro organizado anualmente pela SPIEM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática) (2015/10/24 - 2015/10/25)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2013/01 - 2014/12 | Problem@Web International Conference: Technology, creativity, and affect in mathematical problem solving (2014/05/02 - 2014/05/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2012/05 - 2013/05 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2013
Encontro organizado anualmente pela SPIEM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática) (2013/05/18 - 2013/05/19)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2010/05 - 2011/04 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011
Encontro organizado anualmente pela SPIEM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática) (2011/05/07 - 2011/05/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2005/02 - 2005/07 | Congresso Iberoamericano de Educação Matemática (2005/07/17 - 2005/07/22)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/25 | Uso de calculadora gráfica na resolução de tarefas interdisciplinares sobre funções com alunos do 10.º ano da área Socioeconómica
Arguente principal
|
Ana Rita Arroja Rodrigues Teto (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2023/11/21 | PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: DESVELANDO AS APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES
Arguente
|
Miriam Criez Nóbrega Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/07/26 | O raciocínio e a participação dos alunos na aula de Matemática: Um estudo no 10.º ano no tópico de Funções quadráticas
Arguente principal
|
Luís Felipe Zaban de Carvalho Pinto de Abreu (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/07/12 | Geoética no desenvolvimento sustentável: implementação e avaliação de um programa curricular no ensino superior
Arguente
|
Alexandra Jorge Macedo Rodrigues (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2023/07/12 | Conexões matemáticas no âmbito do estudo de funções
Arguente principal
|
Guilherme António Vieira Ferreira (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2023/05/22 | O desenvolvimento do conhecimento didático para ensinar Estatística de professores de matemática num curso de especialização
Arguente principal
|
Bruna Mayara Batista Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/12/16 | Modelação matemática no ensino secundário - Um estudo de caso com alunos do 10.º ano
Arguente principal
|
Catarina Cambelas (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021/12/03 | Compreensão e mobilização das operações combinatórias na resolução e na formulação de problemas
Orientador
|
Mário André Pais Monteiro (Mestrado) |
2021/12/03 | O papel dos ambientes virtuais na resolução colaborativa de problemas matemáticos
Orientador
|
Ana Rita Sousa Mendes (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/11/25 | Preferências visuais dos alunos e o recurso a imagens visuais na resolução de tarefas diversificadas envolvendo funções
Orientador
|
Ievgeniia Shtyka (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/07/29 | O papel da avaliação a pares no desenvolvimento da comunicação matemática escrita
Orientador
|
Daniela Catarina Freitas (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/07/29 | Recurso ao lúdico no ensino-aprendizagem das equações no 7º ano de escolaridade
Orientador
|
Sara Isabel Araújo (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/07/19 | O conhecimento matemático de futuras educadoras e professoras e a sua capacidade de perceber o pensamento algébrico das crianças
Arguente
|
Joana Filipa Oliveira Cabral (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/07/05 | A utilização de materiais didáticos nas aulas por professores de matemática do ensino básico e secundário em Timor-Leste
Arguente principal
|
Venâncio Lopes (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021/06/21 | A orquestração instrumental na elaboração de uma tarefa matemática - conhecimento e práticas profissionais do professor
Arguente principal
|
Maria Solange da Silva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/03/31 | Fatores influenciadores do desempenho de estudantes portugueses em literacia matemática no PISA: Estudo comparativo
Arguente principal
|
Joaquim António da Piedade Pinto (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/03/31 | Fatores influenciadores do desempenho de estudantes portugueses em literacia matemática no PISA: Estudo comparativo
Arguente principal
|
Joaquim Pinto (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/01/04 | Sobre o formalismo no ensino da matemática
Arguente principal
|
Liliana Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/01/04 | Sobre o formalismo no ensino da matemática
Arguente
|
Liliana Ferreira Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/12/14 | Desafios da Autonomia e Flexibilidade Curricular: Que respostas têm os professores conseguido dar?
Orientador
|
Christiane Araújo de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/25 | Utilização dos manuais escolares por professores de matemática do 3º ciclo do ensino básico em Timor-Leste
Orientador
|
Bernardino de Castro (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/05/25 | Discussão matemática no ensino e aprendizagem da álgebra
Arguente principal
|
Cátia Sofia Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/02/18 | Insubordinação criativa, (auto)formação e conexões matemáticas: Engendrando saberes na autoformação de professores portugueses
Vogal
|
Daniella Assemany da Guia (Doutoramento) |
2019/04/29 | A sala de aula de matemática: Práticas letivas numa turma de 7º ano de escolaridade num contexto de pensamento algébrico
Arguente
|
Elsa Isabelinho Barbosa (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019/03/11 | Comunicação em matemática com alunos com deficiência auditiva: Estudos de caso numa turma do 2º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Joana Margarida Ribeiro Tinoco (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017/11/02 | O conhecimento didático em estatística de duas professores do ensino secundário a partir das suas práticas
Orientador
|
Sandra Maria Oliveira Quintas (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2017/10/13 | Contextualização curricular no ensino da matemática no 3º ciclo do ensino básico: Relações entre políticas e práticas curriculares
Arguente
|
Maria de Fátima Delgado (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/03/22 | A aprendizagem do cálculo diferencial e integral no curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Recôncavo
da Bahía: Um estudo de caso com uma turma do primeiro ano
Arguente principal
|
Álvaro Fernandes Serafim Filho (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016/12/16 | Prática avaliativa de uma professora na promoção da autorregulação da aprendizagem dos alunos em matemática
Arguente principal
|
Sílvia Maria dos Santos Semana (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2016/07/21 | Matemátic@XXI: Conexões surpreendentes
Orientador
|
Marli Duffles Moreira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2016/07/20 | Conhecimento e práticas de professores em educação estatística: Três estudos de caso no 1º ciclo num contexto de trabalho
colaborativo
Arguente principal
|
Ana Sofia Caseiro Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2016/03/04 | A construção do conhecimento no desenvolvimento do pensamento algébrico
Arguente principal
|
Corália Maria Santos Pimenta (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014/02/28 | Conhecimento e práticas profissionais de duas professoras quando ensino representação gráfica estatística
Arguente principal
|
Ana Cristina da Costa Leiria (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013/09/09 | O pensamento algébrico em contextos visuais: um estudo no 6º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Marta Filipa Pinheiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013 | Práticas avaliativas da capacidade de argumentação matemática de alunos do ensino secundário: Um estudo com professores de
matemática A
Arguente principal
|
Maria do Rosário Contente Monteiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2012/07/30 | A integração da calculadora gráfica no ensino da matemática: Estudo sobre as práticas curriculares de professores do ensino
secundário
Arguente principal
|
Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2011/11/30 | Os problemas da matemática: o seu papel na matemática e nas aulas de matemática
Arguente principal
|
Ida Maria Lira Gonçalves (Doutoramento)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, Portugal
|
2010/12/21 | Comunicação matemática num contexto de resolução de problemas: uma experiência com alunos do 9º ano
Arguente principal
|
Vasco Coelho (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2009/07/14 | Participación en el aula de matemáticas: indicadores discursivos para caracterizar su gestión
Arguente principal
|
Francisco Javier Rojas Sateler (Doutoramento)
Universitat Autonòma de Barcelona Departament de Didàctica de la Llengua i de la Literatura i de les Ciencies Socials, Espanha
|
2008/02/28 | O ENSINO DA COMBINATÓRIA NO 12º ANO DE ESCOLARIDADE: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Arguente principal
|
Julieta Flores Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021/07/03 - 2021/07/03 | XXXI SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática | Escola Superior de Educação de Santarém |
2019/11/25 - 2019/11/29 | II CiEMeLP: II Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa | Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique |
2019/11/17 - 2019/11/18 | EIEM 2019: Encontro de Investigação em Educação Matemática - Conexões matemáticas | Escola Profissional de Alte, Loulé, Portugal |
2019/09/05 - 2019/09/07 | VIII ENEC / III ISSE - Educação em Ciências: Cruzar caminhos, unir saberes | Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal |
2019/07/05 - 2019/07/06 | CRIA: VI Encontro Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 anos/ 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old | Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Portugal |
2019/04/15 - 2019/04/17 | ATEE Winter Conference 2019: Science and Mathematics Education for the 21st Century | Universidade do Minho, Braga, Portugal |
2019/03/15 - 2019/03/16 | IEMC 2019: Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019 | Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2018/11/16 - 2018/11/17 | EIEM2018 - Encontro de Investigação em Educação Matemática: A aula de matemática | Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2018/07/07 - 2018/07/07 | IV EEDC: Encontro em Ensino e Divulgação da Matemática | Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal |
2017/11/11 - 2017/11/12 | EIEM2017: Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências - Ensino e aprendizagem da geometria | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2017/07/14 - 2017/07/18 | VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática | Universidad Complutense, Madrid, Espanha |
2017/07/07 - 2017/07/07 | III EEDC: Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências | Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal |
2017/04 - 2017/04 | XXVIII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática | Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/01/08 - 2021/02/25 | Sisyphus (2182-9640) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação |
2019 - 2020 | Quadrante (2183-2838) | Associação de Professores de Matemática |
2019 - 2019 | Revista História da Ciência e Ensino: Construindo interfaces (2178-2911) | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil |
2018 - 2019 | Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) | |
2013 - 2018 | Journal of the European Teacher Education Network | |
2012 - 2018 | Quadrante (0872-3915) | Associação de Professores de Matemática |
2017 - 2017 | Mathematics Education Research Journal | Springer |
2017 - 2017 | International Journal for Research in Mathematics Education (2238-0345) | |
2013 - 2017 | Journal of Mathematics Teacher Education (1573-1820) | Springer |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Consultora do projeto "Há + criatividade matemática" | Escola Secundária de Penafiel, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/02/11 - Atual | Unidade Curricular InovPed - Desenvolvimento de competências pessoais | Desenvolvimento de competências pessoais (Outros) | Universidade do Porto, Portugal |
2023/01/12 - 2023/01/16 | Oficina do Ensino da Matemática I | Mestrado em Metodologia do Ensino Primário (Magister (2.º ciclo de estudos)) | Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola |
2023/01/09 - 2023/01/13 | Metodologia do Ensino da Aritmética I | Mestrado em Metodologia do Ensino Primário (Magister (2.º ciclo de estudos)) | Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola |
2018/05 - 2018/10 | "Flexibilidade curricular em matemática: Experiências e perspetivas" | Ação de curta duração (Outros) | Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Ensinar e aprender matemática: Colaboração e avaliação | Curso de formação contínua de professores (Outros) | Centro de Formação Guilhermina Suggia, Portugal |
2016/10 - 2017/04 | O feedback escrito: Operacionalizando a avaliação reguladora das aprendizagens | Ação de formação de curta duração (Outros) | Escola Secundária de Penafiel, Portugal |
2016/01 - 2016/05 | Avaliação reguladora das aprendizagens: Princípios orientadores e exemplos da prática | Ação de curta duração (Outros) | Centro de Formação Guilhermina Suggia, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2011/11 - 2023/11 | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | Membro da direção |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/09/01 - Atual | Diretora do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Diretor
|
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal |
2017 - Atual | Comissão Pedagógica do Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática
Membro
|
|
2023/11/17 - 2023/11/18 | Membro da Comissão Organizadora e Científica do EIEM 2023
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2019/09/01 - 2023/09 | Subdiretora do Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal |
2021/11/20 - 2021/11/21 | Membro da Comissão Organizadora do EIEM 2021: Encontro de Investigação em Educação Matemática 2021 - Capacidades matemáticas
transversais
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2021/11/20 - 2021/11/21 | Comissão Científica do EIEM2021: Encontro de Investigação em Educação Matemática - Capacidades Matemáticas Transversais
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2021/07/27 - 2021/07/28 | Comissão científica da Escola de Verão 2021 para jovens investigadores em educação matemática
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, Espanha |
2018/11 - 2019/12 | Comissão científica do EIEM 2019: Encontro de Investigação em Educação Matemática - Conexões matemáticas
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2018/07 - 2019/12 | Comissão científica do XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências / III International Seminar on Science Education
Membro
|
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal |
2019/01 - 2019/07 | Comissão científica do VI Encontro ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International meeting on teaching
and learning with creativity - from 3 to 12 years-old
Membro
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2019/01 - 2019/07 | Comissão científica do 1º congresso internacional de história da ciência no ensino
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2018/07 - 2019/03 | Comissão científica do encontro Inovação no ensino da matemática e das ciências 2019
Membro
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2017/07 - 2018/08 | Comissão científica do IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências
Membro
|
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal |
2016/07 - 2017/07 | Comissão científica do III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências
Membro
|
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal |
2015/09 - 2016/04 | Comissão de programa do ProfMat 2016
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2015/05 - 2016/04 | Comissão científica do XXVII SIEM
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2014/11 - 2015/11 | Comissão científica do EIEM 2015
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2014/01 - 2015/09 | Comissão científica da International conference "Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education"
Membro
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2013/11 - 2014/11 | Comissão científica do XXV SIEM
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2013/01 - 2014/06 | Comissão científica da Problem@Web International Conference: Technology, creativity, and affect in mathematical problem solving
Membro
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2012/05 - 2013/05 | Comissão científica do EIEM 2013
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2009 - 2012 | Comissão nacional de acompanhamento do Plano da Matemática II e do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico
Membro
|
|
2010/05 - 2011/05 | Comissão científica do EIEM 2011
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2007 - 2009 | Comissão nacional de acompanhamento do Plano da Matemática
Membro
|
|
2005/01 - 2005/07 | Comissão científica do CIBEM 5
Membro
|
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal |
Distinções
Prémio
1992 | Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|
Outra distinção
2004 | Lela Winegarner Fellowship
Carthage College, Estados Unidos
|
2001 | Prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|