???global.info.a_carregar???
Susana Carreira is Associate Professor at the Faculty of Sciences and Technology of the University of Algarve, where she teaches mathematics and mathematics education to graduate and post-graduate students, and a member of the Research Unit of the Institute of Education, University of Lisbon, where she collaborates as invited Associate Professor in the supervision of master and doctoral students in mathematics education. Her research activity has been on technologies in mathematics teaching and learning, mathematical modelling and applications, problem solving, integrated STEM education, mathematical creativity and affect in mathematics education. She has participated in several national funded research projects and was the principal investigator of the Problem@Web Project (2011¿2014). Internationally she has developed projects in partnership with Brazil, where she also co-supervises master and doctoral students in mathematics education. She has been actively involved in several national and international conferences, including the International Conference on Technology in Mathematics Teaching (ICTMT), the International Conference on Teaching Modelling and Applications (ICTMA) and the Congress of European Research in Mathematics Education (CERME). She has published research articles in mathematics education, in national and international indexed journals; and authored and edited books, particularly related to mathematical modelling, problem-solving, digital technologies in mathematics learning and affect in mathematics education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Carreira

Nomes de citação

  • Carreira, Susana

Identificadores de autor

Ciência ID
471D-177C-9C31
ORCID iD
0000-0002-0746-7258
Scopus Author Id
55092828800

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1999
Concluído
Doutoramento em Educação, Especialidade de Didáctica da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Aprendizagem e Significado da Matemática: Dos problemas de aplicação à produção de metáforas conceptuais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Distinção e Louvor
1992/12/04
Concluído
Mestrado em Educação, Especialidade de Metodologia do Ensino da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"A Aprendizagem da Trigonometria num Contexto de Aplicações e Modelação com Recurso à Folha de Cálculo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1987
Concluído
Licenciatura em Matemática, Ramo de Formação Educacional (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Estágio Pedagógico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019 - Atual Ensino e Aprendizagem da Matemática com Tecnologias Digitais
FAPERGS/CAPES 06/2018
Investigador
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
1998 - Atual Mathematical Thinking Teaching and Learning
PRAXIS/P/CED/13015/98
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/12/20 - 2014/06/18 Mathematical Problem Solving: Views on an interactive web based competition (Sub12 & Sub14)
PTDC/CPE-CED/101635/2008
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/09/01 - 2010/12/31 LEARN: Mathematics, Technology and Society
PTDC/CED/65800/2006
Investigador
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006 - 2010 LEARN: Matemática, Tecnologia e Sociedade
PTDC/CED/65800/2006
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Serrazina, Lurdes ; Pires, Manuel Vara; Castro, Joana; M. Cristina L. Martins; Amado, Nélia; Jacinto, Hélia ; Ana Isabel Silvestre; Carreira, Susana; Rosa Tomás Ferreira. "Um contribuo de Values alignment study para conhecer o que valorizam os professores portugueses no ensino da matemática". Trabalho apresentado em EIEM-Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2022.
  2. Silvestre, Ana Isabel ; Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana; Serrazina, Lurdes ; Pires, Manuel Vara; Amado, Nélia; Rosa Antónia Ferreira; M. Cristina L. Martins; Castro, Joana. "O que valorizam os professores portugueses na aprendizagem da Matemática? Um contributo do Values Alignment Study". Trabalho apresentado em XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Setúbal, 2022.
    No prelo
  3. Hélia Jacinto; Susana Carreira. "Investigating the processes of Mathematical Problem Solving with Technology of experienced mathematics teachers: The case of Sofia". 2022.
  4. Berta Barquero; Jonas Bergman Ärlebäck; Susana Carreira; Gilbert Greefrath; Britta Eyrich Jessen; Katrin Vorhölter. "Introduction to the papers of TWG6: Applications and modelling". 2022.
  5. Nélia Amado; Susana Carreira. "Teachers realising the role of STEM practices for the development of 21 st century skills". 2022.
  6. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Mathematical problem solving with technology: How do maths teachers solve-and-express on the screen?". Trabalho apresentado em EDULEARN21, 2021.
    Publicado
  7. Hélia Jacinto; Susana Carreira. "MATHEMATICAL PROBLEM SOLVING WITH TECHNOLOGY: HOW DO MATHS TEACHERS SOLVE-AND-EXPRESS ON THE SCREEN?". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1255
  8. Aroeira, Antonio; Carreira, Susana; Amado, Nélia. "Problemas de Fermi: a interligação entre o estabelecimento de pressupostos e a formulação de problemas". Trabalho apresentado em EIEM 2019, Loulé, 2019.
    Publicado
  9. Lucy Alcântara; Nélia Amado; Susana Carreira. "Verbal expression of emotions as entry points to examine failure experiences in secondary mathematics: A preliminary study". 2019.
  10. Berta Barquero; Susana Carreira; Jonas Bergman Ärlebäck; Britta Jessen; Katrin Vorhölter; Geoff Wake. "Introduction to the papers of TWG6: Applications and modelling". 2019.
  11. Ana Margarida Baioa; Susana Carreira. "Simulations and prototypes in mathematical modelling tasks". 2019.
  12. Lourdes Almeida; Susana Carreira. "The configuration of mathematical modelling activities: a reflection on perspective alignment". 2019.
  13. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "CONEXÕES ENTRE TECNOLOGIA E MATEMÁTICA PARA RESOLVER PROBLEMAS: EVIDÊNCIAS DE FLUÊNCIA TECNO-MATEMÁTICA NO CASO DE BEATRIZ". Trabalho apresentado em EIEM 2019 - Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2019.
    Publicado
  14. Carreira, Susana. "Teaching and learning mathematical modelling: a broad and diversified but specific research field". Trabalho apresentado em Investigación en Educación Matemática XXIII, 2019.
    Publicado
  15. Alcântara, Lucy Aparecida Gutiérrez de; Amado, Nélia; Carreira, Susana. "Verbal expression of emotions as entry points to examine failure experiences in secondary mathematics: A preliminary study". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2019.
    Publicado
  16. Baioa, Ana Margarida Franco de Mendonça Viegas e Silva; Carreira, Susana. "Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2019.
    Publicado
  17. Almeida, Lourdes; Carreira, Susana. "The configuration of mathematical modelling activities: a reflection on perspective alignment". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2019.
    Publicado
  18. Rodrigues, Alexandra; Carreira, Susana. "Investigando a aula.". Trabalho apresentado em EIEM 2018, Encontro de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2018.
    Publicado
  19. Berta Barquero; Susana Carreira; Gabriele Kaiser. "TWG06: Applications and modelling Introduction to the papers of TWG06: Applications and modelling". 2017.
  20. Susana Carreira; Ana Margarida Baioa. "Creating a color palette: The model, the concept, and the mathematics". 2017.
  21. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA: ASPETOS DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NO DESENVOLVIMENTO DE MODELOS CONCEPTUAIS". Trabalho apresentado em EIEM, 2017.
    Publicado
  22. Barquero, Berta; Carreira, Susana; Kaiser, Gabriele. "Introduction to the papers of TWG06: Applications and modelling". Trabalho apresentado em Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2017.
    Publicado
  23. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana; Mariotti, Maria Alessandra. "Mathematical Problem Solving with Technology Beyond the Classroom: The use of Unconventional Tools and Methods". Trabalho apresentado em PME, 2016.
  24. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Mathematical Problem Solving with Technology: The case of Marco solving-and-expressing on the screen". Trabalho apresentado em International Congress on Mathematics Education – ICME 13: International Congress on Mathematics Education – ICME 13, 2016.
    Publicado
  25. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Resolver problemas no ecrã: o recurso à visualização para resolver-e-exprimir". Trabalho apresentado em XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Évora, 2015.
    Publicado • 10.20906/cps/cilamce2015-0681
  26. Susana Carreira; Berta Barquero; Gabriele Kaiser; Thomas Lingefjard; Geoff Wake. "Introduction to the papers of TWG06: Applications and modelling". 2015.
  27. Susana Carreira; Ana Margarida Baioa. "Assessing the best staircase: Students' modelling based on experimentation with real objects". 2015.
  28. Hélia Jacinto; Susana Carreira. "A framework for describing techno-mathematical fluency in beyond-school problem solving". 2015.
  29. Carreira, Susana. "Assessing the best staircase: Students' modelling based on experimentation with real objects". 2015.
  30. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Solving problems on the screen: Digital tools supporting solving-and-expressing". Trabalho apresentado em 12th International Conference on Technology in Mathematics Teaching - ICTMT12: 12th International Conference on Technology in Mathematics Teaching - ICTMT12, 2015.
    Publicado
  31. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "A framework for describing techno-mathematical fluency in beyond-school problem solving". Trabalho apresentado em Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics Educa: CERME9 - 9th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2015.
    Publicado
  32. Figueiredo, Mauro; Amado, Nélia; Bidarra, José; Carreira, Susana. "A realidade aumentada na aprendizagem da matemática no ensino secundário". 2015.
  33. Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça. "O contributo da participação numa competição matemática para a aprendizagem de um aluno com necessidades especiais: O caso de Rui". 2013.
  34. Paiva, Júlio; Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça. "O feedback no contexto do trabalho entre alunos com o geogebra". 2013.
  35. Carreira, Susana Paula Graça; Ferreira, Rosa; Amado, Nélia. "Fatores afetivos na resolução de problemas matemáticos desafiantes no contexto de uma competição inclusiva baseada na Web". 2013.
  36. Carreira, Susana Paula Graça; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa; Jacinto, Hélia; Nobre, Sandra; Amaral, Nuno. "O projecto Problem@Web: perspectivas de investigação em resolução de problemas". 2013.
  37. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Beyond-school mathematical problem solving: a case of students-with-media". Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2013.
    Publicado
  38. Pinheiro, Alexandra; Carreira, Susana. "O desenvolvimento do raciocínio geométrico no tópico triângulos e quadriláteros". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2013.
  39. Jacinto, Hélia Maria da Venda; Carreira, Susana. "Problem solving in and beyond the classroom: perspectives and products from participants in a web-based mathematical competition". Trabalho apresentado em International Congress on Mathematics Education - ICME 12, Seoul, Coreia do Sul, 2012.
    Publicado
  40. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Estratégias de resolução de problemas de matemática: que lugar no desenvolvimento do currículo?". Trabalho apresentado em XIX colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, 2012.
  41. Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Carreira, Susana; Ponte, João Pedro da. "Algebraic thinking of grade 8 students in solving word problems with a spreadsheet". 2011.
  42. Carreira, Susana; Jacinto, Hélia ; Carvalho e Silva, Jaime; Rodriguez, Juan; Amado, Nélia; Amaral, Nuno; Ferreira, Rosa; Nobre, Sandra. "A resolução de problemas online e a criatividade dos nativos digitais — o projecto Problem@Web.". Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2011.
    Publicado
  43. Jacinto, Hélia Maria da Venda; Carreira, Susana; Amado, Nélia. "Home technologies: how do they shape beyond-school mathematical problem solving activity?". Trabalho apresentado em The 10th International Conference on Technology in Mathematics Teaching - ICTMT10, Southampton, Reino Unido, 2011.
    Publicado
  44. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Nativos digitais em actividade de resolução de problemas de matemática.". Trabalho apresentado em Conferência Online de Informática Educacional, 2011.
  45. Carreira, Susana; Jacinto, Hélia. "Tecnologias e recursos no ensino e aprendizagem da Matemática.". Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2011.
    Publicado
  46. Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça; Nobre, Sandra; Ponte, João Pedro da. "Representation problem solving formal methods word problem". 2010.
  47. Amado, Nélia; Carreira, Susana; Nobre, Sandra; Ponte, João Pedro da. "Representations in solving a word problem: The informal development of formal methods". 2010.
  48. Menezes, Luís; Carreira, Susana. "Números: desenvolvimento curricular e tecnologia". 2009.
  49. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Internet and mathematical activity within the frame of “Sub14”". Trabalho apresentado em Sixth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2009.
    Publicado
  50. Carreira, Susana; Evans, Jeff; Lerman, Stephen; Morgan, Candia. "Mathematical thinking: Studying the notion of ‘transfer’". Trabalho apresentado em 26th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2002.
    Publicado
  51. Carreira, Susana. "Metaphorical thinking and applied problem solving: implications for mathematical learning". Trabalho apresentado em Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 1997.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Helder Martins; Carreira, Susana; Carvalho e Silva, Jaime; Domingos, António; Hélder Martins; Susana Carreira; Jaime Carvalho Silva; António Domingos. "Trabalho de projeto e experiências recentes". Educação e Matemática (APM - Associação de Professores de Matemática) 170 170 (2024): 34-37. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2925.
    Publicado
  2. Ana Isabel Silvestre; Jacinto, Hélia ; Serrazina, Lurdes ; Amado, Nélia; Carreira, Susana; Santos, Elvira Lázaro; Ferreira, Rosa; et al. "Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portugueses". Quadrante 32 2 (2023): 49-76. https://quadrante.apm.pt/article/view/32632/23961.
    Publicado
  3. Goos, Merrilyn; Carreira, Susana; Namukasa, Immaculate Kizito. "Mathematics and interdisciplinary STEM education: recent developments and future directions". ZDM – Mathematics Education 55 7 (2023): 1199-1217. http://dx.doi.org/10.1007/s11858-023-01533-z.
    Publicado • 10.1007/s11858-023-01533-z
  4. Ana Margarida Baioa; Susana Carreira. "Mathematical thinking about systems – students modeling a biometrics identity verification system". Mathematical Thinking and Learning (2023): https://doi.org/10.1080/10986065.2021.2012736.
    10.1080/10986065.2021.2012736
  5. Hélia Jacinto; Susana Carreira. "Knowledge for teaching mathematical problem-solving with technology: An exploratory study of a mathematics teacher’s proficiency". European Journal of Science and Mathematics Education (2023): https://doi.org/10.30935/scimath/12464.
    10.30935/scimath/12464
  6. Guillermo Ramírez-Montes; Ana Henriques; Susana Carreira. "Undergraduate Students’ Learning of Linear Algebra Through Mathematical Modelling Routes". Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education (2021): https://doi.org/10.1007/s42330-021-00149-3.
    10.1007/s42330-021-00149-3
  7. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Digital tools and paper-and-pencil in solving-and-expressing: How technology expands a student's conceptual model of a covariation problem". Journal on Mathematics Education (2021): https://doi.org/10.22342/jme.12.1.12940.113-132.
    Publicado • 10.22342/jme.12.1.12940.113-132
  8. Ramirez-Montes, G.; Henriques, A.; Carreira, Susana. "Undergraduate Students' Learning of Linear Algebra through Mathematical Modelling Routes.". Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education. (2021):
    No prelo
  9. Baioa, Ana Margarida; Carreira, Susana. "Mathematical thinking about systems - students modeling a biometrics identity verification system". Mathematical Thinking and Learning (2021): https://doi.org/10.1080/10986065.2021.2012736.
    Publicado
  10. Ramírez-Montes, Guillermo ; Carreira, Susana; Henriques, Ana. "Mathematical modelling routes supported by technology in the learning of linear algebra: a study with Costa Rican undergraduate students". Quadrante 30 1 (2021): 219-241. https://quadrante.apm.pt/article/view/23721.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Susana Carreira; Nélia Amado; Hélia Jacinto. "Venues for Analytical Reasoning Problems: How Children Produce Deductive Reasoning". Education Sciences 10 6 (2020): 169-169. https://doi.org/10.3390/educsci10060169.
    10.3390/educsci10060169
  12. Carreira, Susana. "Mathematical models and meanings by school and university students in a modelling task". Avances de Investigación en Educación Matemática 17 (2020): 67-83.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Patricia Franzoni; Marli Quartieri; Nélia Maria Pontes Amado; Susana Carreira. "Avaliação e aprendizagem: percepção de graduandas e graduandos em Economia em uma universidade pública / Evaluation and learning: Economics undergraduate students perception in a public university". Cadernos CIMEAC (2019): https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i2.3337.
    10.18554/cimeac.v9i2.3337
  14. Lucy Alcântara; Susana Carreira; Nélia Amado. "The Democratization of Technical Education from the Point of View of the Affective Dimension of Mathematics Learning: an Outset Reflection". Acta Scientiae (2019): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21iss1id4954.
    10.17648/acta.scientiae.v21iss1id4954
  15. Carreira, Susana. "Las emociones experimentadas por los participantes en una competición matemática de resolución de problemas". Educatio Siglo XXI (2018): http://dx.doi.org/10.6018/j/349921.
    10.6018/j/349921
  16. Susana Carreira; Ana Margarida Baioa. "Mathematical modelling with hands-on experimental tasks: on the student's sense of credibility". ZDM (2018): https://doi.org/10.1007/s11858-017-0905-1.
    10.1007/s11858-017-0905-1
  17. Carreira, Susana; Amado, Nelia. "Emotions experienced by participants in a mathematical problem solving competition". Educatio Siglo XXI (2018): https://publons.com/publon/27401909/.
    10.6018/J/349921
  18. Jacinto, Hélia; Carreira, Susana. "Diferentes Modos de Utilização do GeoGebra na Resolução de Problemas de Matemática para Além da Sala de Aula: evidências de fluência tecno-matemática". Bolema: Boletim de Educação Matemática 31 57 (2017): 266-288. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a13.
    10.1590/1980-4415v31n57a13
  19. Luís Felipe Pissaia; Marli Teresinha Quartieri; Amado, Nélia; Carreira, Susana; Márcia Jussara Hepp Rehfeldt; Arlete Eli Kunz da Costa. "Metodologia de problematização como processo avaliativo em um curso profissionalizante na área da saúde". Revista Sustinere 5 2 (2017): https://doi.org/10.12957%2Fsustinere.2017.30285.
    10.12957/sustinere.2017.30285
  20. Jacinto, H.; Carreira, S.. "Different ways of using GeoGebra in mathematical problem-solving beyond the classroom: Evidences of techno-mathematical fluency | Diferentes modos de utilização do geogebra na resolução de problemas de matemática para além da sala de aula: Evidências de fluência tecno-matemática". Bolema - Mathematics Education Bulletin 31 57 (2017): 266-288. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85030758042&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1980-4415v31n57a13
  21. Amaral, N.; Carreira, S.. "Mathematical creativity in the solutions of students participating in a problem-solving competition | A Criatividade Matemática nas Respostas de Alunos participantes de uma Competição de Resolução de Problemas". Bolema - Mathematics Education Bulletin 31 59 (2017): 880-906. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85040465700&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1980-4415v31n59a02
  22. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Mathematical Problem Solving with Technology: the Techno-Mathematical Fluency of a Student-with-GeoGebra". International Journal of Science and Mathematics Education 15 (2017): 1115-1136. https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10763-016-9728-8.
    Publicado • 10.1007/s10763-016-9728-8
  23. Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara; Marli Teresinha Quartieri; Susana Paula Graça Carreira; Nélia Maria Pontes Amado; Maria Madalena Dullius. "Avaliação da aprendizagem escolar na perspectiva dos alunos". INTERFACES DA EDUCAÇÃO 7 20 (2016): 07-21. https://doi.org/10.26514%2Finter.v7i20.1153.
    10.26514/inter.v7i20.1153
  24. Alcântara, Lucy Aparecida Gutiérrez de; Dullius, Maria Madalena; Carreira, Susana Paula Graça. "O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática". (2016): https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1223.
  25. Carreira, Susana. "Resolução de Problemas". Revista Quadrante (2015):
  26. Carreira, Susana. "O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática". REMAT: Revista Eletrônica da Matemática (2015):
  27. Jacinto, Hélia; Carreira, Susana. "A framework for describing techno-mathematical fluency in beyond-school problem solving". (2015): http://hdl.handle.net/10451/30567.
  28. Reis, Silvia; Carreira, Susana; Amado, Nelia; Rodriguez, Juan. "PROOF AND CREATIVITY IN A GEOMETRICAL PROBLEM FROM A REGIONAL MATHEMATICAL OLYMPIAD". Proceedings of the Problem@web International Conference: Technology, Creativity and Affect in Mathematical Problem Solving (2014): https://publons.com/publon/27401917/.
  29. Amado, Nelia; Carreira, Susana; Ferreira, Rosa A. Tomas. "AFFECTIVE ISSUES IN SOLVING CHALLENGING MATHEMATICAL PROBLEMS WITHIN AN INCLUSIVE COMPETITION". Proceedings of the Problem@web International Conference: Technology, Creativity and Affect in Mathematical Problem Solving (2014): https://publons.com/publon/26246352/.
  30. Ferreira, Rosa Antonia; Castela, Eugenia; Carreira, Susana; Amado, Nelia. "THE AFFECTIVE RELATIONSHIP OF YOUNGSTERS AND PARENTS WITH MATHEMATICS AND PROBLEM SOLVING IN INCLUSIVE MATHEMATICAL COMPETITIONS". Proceedings of the Problem@web International Conference: Technology, Creativity and Affect in Mathematical Problem Solving (2014): https://publons.com/publon/26246345/.
  31. Carreira, Susana; Amado, Nelia; Paiva, Julio. "THE ROLE OF PEER AND COMPUTER FEEDBACK IN STUDENT'S PROBLEM SOLVING". Proceedings of the Problem@web International Conference: Technology, Creativity and Affect in Mathematical Problem Solving (2014): https://publons.com/publon/27401916/.
  32. Amado, Nelia; Carreira, Susana; Nobre, Sandra; Jacinto, Helia. "THE USE OF DIGITAL TOOLS IN WEB-BASED MATHEMATICAL COMPETITIONS: DEGREES OF SOPHISTICATION IN PROBLEM SOLVING-AND-EXPRESSING". Proceedings of the Problem@web International Conference: Technology, Creativity and Affect in Mathematical Problem Solving (2014): https://publons.com/publon/27401914/.
  33. Jacinto, Hélia; Carreira, Susana. "Beyond-school mathematical problem solving: a case of students-with-media". (2013): http://hdl.handle.net/10451/30553.
  34. Nobre, S.; Amado, N.; Carreira, S.. "Solving a contextual problem with the spreadsheet as an environment for algebraic thinking development". Teaching Mathematics and its Applications 31 1 (2012): 11-19. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84858234694&partnerID=MN8TOARS.
    10.1093/teamat/hrr026
  35. Kaiser, G.; Carreira, S.; Lingefjärd, T.; Wake, G.. "CERME7 Working Group 6: Applications and modelling". Research in Mathematics Education 14 2 (2012): 195-196. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84863567874&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/14794802.2012.694287
  36. Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça. "Um olhar sobre uma competição matemática na Web: a resolução de problemas para além da sala de aula". (2012): http://hdl.handle.net/10400.1/3338.
  37. Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça. "Solving a contextual problem with the spreadsheet as an environment for algebraic thinking development". (2012): http://hdl.handle.net/10400.1/3268.
    http://dx.doi.org/10.1093/teamat/hrr026
  38. Neves, Margarida R.; Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça. "Cadeias de tarefas, conexões matemáticas e articulação curricular entre ciclos: uma experiência em par pedagógico". (2010): http://hdl.handle.net/10400.1/3337.
  39. Carreira, Susana. "Matemática e tecnologias — Ao encontro dos “nativos digitais” com os “manipulativos virtuais”". Quadrante - Journal of Research on Mathematics Education 18 1&2 (2009): 53-86. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/146.
    Acesso aberto • Publicado
  40. Carreira, Susana; Amado, Nelia. "THE STUDENT TEACHER AND THE OTHERS: MULTIMEMBERSHIP ON THE PROCESS OF INTRODUCING TECHNOLOGY IN THE CLASSROOM". PROCEEDINGS OF THE 36TH CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, VOL. 1: OPPORTUNITIES TO LEARN IN MATHEMATICS EDUCATION (2006): https://publons.com/publon/27401924/.
  41. Carreira, Susana. "Where There's a Model, There's a Metaphor: Metaphorical Thinking in Students' Understanding of a Mathematical Model". Mathematical Thinking and Learning 3 4 (2001): 261-287. http://dx.doi.org/10.1207/S15327833MTL0304_02.
    10.1207/s15327833mtl0304_02
  42. Carreira, Susana. "Do triângulo ao trapézio semiótico: Uma análise do pensamento metafórico em problemas de aplicação da matemática". Quadrante - Journal of Research on Mathematics Education 7 1 (1998): 33-54. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/349.
    Acesso aberto • Publicado
  43. Carreira, Susana. "Construção e exploração de modelos matemáticos em situações do mundo real envolvendo Trigonometria". Quadrante - Journal of Research on Mathematics Education 2 1 (1993): 49-62. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/432.
    Acesso aberto • Publicado
  44. Carreira, Susana; Matos, João Filipe. "Estudos de caso em Educação Matemática-Problemas actuais". Quadrante - Journal of Research on Mathematics Education 3 1 (1993): 19-53. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/411.
    Acesso aberto • Publicado
  45. Carreira, Susana. ""Aplicações e modelação" nos currículos de Matemática: contornos do debate actual". Quadrante - Journal of Research on Mathematics Education 1 1 (1992): 73-91. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/445.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Amado, Nélia; Carreira, Susana. "Tecnologias na Educação Matemática: Resolução de problemas com recurso à utilização das tecnologias Uma experiência na formação de professores com foco nas práticas de sala de aula", Educação e Matemática, 2021
  2. Carreira, Susana; Barquero, Berta; Kaiser, Gabriele; Cooper, Jason. "ERME Column", EMS Newsletter, 2019
  3. Baioa, Ana Margarida; Carreira, Susana. "Modelação matemática experimental para um ensino integrado de STEM", Educação e Matemática, 2019
  4. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana; Amado, Nélia. "Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução!” Expressões do pensamento matemático na resolução de problemas com tecnologias", Educação e Matemática, 2018
  5. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Resolver problemas de matemática: um desafio ao alcance de todos, fora e dentro da sala de aula", Educação e Matemática, 2014
  6. Oliveira, Hélia; Santos, Leonor; Carreira, Susana. "Da selha da roupa à forma do bolo", Educação e Matemática, 2008, http://hdl.handle.net/10400.26/5724.
Capítulo de livro
  1. Amado, Nélia; Carreira, Susana; Jones, Keith. "The interactive whiteboard and the development of dialogic interaction in the context of problem solving". Portugal: SPRINGER,
    https://doi.org/10.1007/978-3-319-99861-9
  2. Ramirez-Montes, Guillermo; Carreira, Susana; Henriques, Ana. "Learning of Linear Transformations Involving Mathematical Modelling Supported by Technology: A Study with Undergraduate Students". In International Perspectives on the Teaching and Learning of Mathematical Modelling, 143-160. Springer International Publishing, 2023.
    10.1007/978-3-031-27115-1_9
  3. Gilbert Greefrath; Susana Carreira; Gloria Ann Stillman. "Advancing Mathematical Modelling and Applications Educational Research and Practice". 2023.
    10.1007/978-3-031-27115-1_1
  4. Carreira, Susana; Jacinto, Hélia. "A Model of Mathematical Problem Solving with Technology: The Case of Marco Solving-and-Expressing Two Geometry Problems". Springer, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-10472-6_3
  5. Amado, Nélia; Carreira, Susana; Nobre, Sandra. "The Spreadsheet Affordances in Solving Complex Word Problems". In Mathematical Problem Solving, editado por Liljedahl, Peter; Santos-Trigo, M., 91-109. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-10472-6_5
  6. Carreira, Susana; Amaral, Nuno. "Mathematical Problem Solving Beyond School: A Tool for Highlighting Creativity in Children's Solutions". In Broadening the Scope of Research on Mathematical Problem Solving, 187-217. Springer, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-99861-9_9
  7. Hélia Jacinto; Sandra Nobre; Susana Carreira; Nélia Amado. "Different Levels of Sophistication in Solving and Expressing Mathematical Problems with Digital Tools". In Broadening the Scope of Research on Mathematical Problem Solving, 15-41. Springer, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-99861-9_2
  8. Carreira, Susana; Clark-Wilson, Alison; Faggiano, Eleonora; Montone, Antonella. "From Acorns to Oak Trees: Charting Innovation Within Technology in Mathematics Education". In Innovation and Technology Enhancing Mathematics Education, 9-35. Springer International Publishing, 2017.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-61488-5_2
  9. Carreira, Susana. "Recursos Tecnológicos no Ensino e Aprendizagem da Matemática". Brasil, 2015.
  10. Pinheiro, Alexandra; Carreira, Susana. "O desenvolvimento do raciocínio geométrico no tópico triângulos e quadriláteros". In Investigação em Educação Matemática 2013: Raciocínio Matemático, editado por Santos, Leonor; Domingos, António; Vale, Isabel; Saraiva, Manuel; Rodrigues, Margarida ; Costa, M. C.; Ferreira, Rosa, 146-169. SPIEM, 2013.
    Publicado
  11. Silva, Jaime Carvalho e; Carreira, Susana; Amado, Nélia. "A web-based mathematical problem solving competition in portugal: strategies and approaches". In ICME-12 preproceedings, 6979-6988. Seoul, Coreia do Sul: ICMI, 2012.
    Publicado
  12. Carreira, Susana. "Looking Deeper into Modelling Processes: Studies with a Cognitive Perspective – Overview". 2011.
    10.1007/978-94-007-0910-2_17
  13. Carreira, Susana. "Students’ Modelling Routes in the Context of Object Manipulation and Experimentation in Mathematics". 2011.
    10.1007/978-94-007-0910-2_22
  14. Carreira, Susana. "Mathematical Modelling of Daily Life in Adult Education: Focusing on the Notion of Knowledge". 2011.
    10.1007/978-94-007-0910-2_21
  15. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "A Internet e a actividade matemática no caso do Sub14.". In A Escola XXI, Aprender com TIC., editado por Lagarto, José; Andrade, António. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Portuguesa, 2010.
    Publicado
  16. Matos, J.F.; Santos, Madalena; Fernandes, Elsa; Carreira, Susana; Pedro, Neuza; Belchior, Margarida; Gerardo, Helena; Mesquita, Mônica. "Learning mathematics and competences: Bringing together three theoretical perspectives". MES, 2008.
  17. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "«ASSUNTO: RESPOSTA AO PROBLEMA DO SUB14» - A INTERNET E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM TORNO DA COMPETÊNCIA MATEMÁTICA DOS JOVENS". In Tecnologias e Educação Matemática, editado por Canavarro, A. P.; Moreira, Darlinda; Rocha, Maria Isabel, 422-434. Portugal: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2008.
    Publicado
  18. Carreira, Susana. "The Mountain Is the Utility - On the Metaphorical Nature of Mathematical Models". 2001.
    10.1533/9780857099655.1.15
  19. Matos, João Filipe; Carreira, Susana. "Cognitive Processes and Representations Involved in Applied Problem Solving". In Advances and Perspectives in the Teaching of Mathematical Modelling and Applications, 71-80. 1995.
    Publicado
Edição de livro
  1. Amado, Nélia; Carreira, Susana. Proceedings of the 12th International Conference on Technology in Mathematics Teaching - ICTMT 12. Portugal. 2015.
  2. Carreira, Susana. Proceedings of the Problem@Web International Conference: Technology, creativity, and affect in mathematical problem solving. Portugal. 2014.
Edição de número de revista
  1. Goos, Merrilyn; Carreira, Susana; Namukasa, Immaculate Kizito. "Mathematics and Interdisciplinary STEM education". ZDM Mathematics Education 55 6 (2023): https://www.springer.com/journal/11858.
    Aceite para publicação • Editor convidado
  2. Vale, Isabel; Barbosa, A.; Carreira, Susana. "STEAM Education and Problem Solving". Education Sciences (2022): https://www.mdpi.com/journal/education/special_issues/math_education_and_problem_solving.
    Publicado • Editor convidado
  3. Carreira, Susana; Blum, Werner. "Mathematical modelling in the teaching and learning of mathematics: Part 1". Quadrante 30 1 (2021): https://quadrante.apm.pt/article/view/24926.
    Publicado • Editor convidado
  4. Carreira, Susana; Blum, Wern. "Mathematical modelling in the teaching and learning of mathematics: Part 2". Quadrante 30 2 (2021): https://quadrante.apm.pt/issue/view/1240.
    Publicado • Editor convidado
  5. Carreira, Susana; Brocardo, Joana. "Resolução de Problemas". Quadrante - Journal of Research on Mathematics Education 24 2 (2015): https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/issue/view/8.
    Publicado • Editor convidado
  6. Carreira, Susana. "Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de ensino da Matemática.". (2012):
Livro
  1. Nélia Amado; Susana Carreira; Keith Jones. Broadening the Scope of Research on Mathematical Problem Solving. Springer International Publishing. 2018.
    10.1007/978-3-319-99861-9
  2. Susana Carreira; Keith Jones; Nélia Amado; Hélia Jacinto; Sandra Nobre. Youngsters Solving Mathematical Problems with Technology. Springer International Publishing. 2016.
    10.1007/978-3-319-24910-0
  3. Pires, Manuel Vara (Ed.); Ferreira, Rosa Tomás (Ed.); Domingos, António (Ed.); Martins, Cristina (Ed.); Martinho, Helena (Ed.); Vale, Isabel (Ed.); Amado, Nélia (Ed.); et al. Investigação em educação matemática 2015: representações matemáticas. Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática. 2015.
  4. Carreira, Susana Paula Graça; Amado, Nélia; Jones, Keith; Jacinto, Hélia. Proceedings of the Problem@Web International Conference: technology, creativity and affect in mathematical problem solving. Universidade do Algarve. 2014.
  5. Carreira, Susana. Um olhar sobre uma competição matemática na Web: os SUBs. Portugal. 2012.
  6. Carreira, Susana Paula Graça; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa; Silva, Jaime Carvalho e; Rodriguez, Juan; Jacinto, Hélia; Amaral, Nuno; et al. Um olhar sobre uma competição matemática na Web: os SUBs. Universidade do Algarve. 2012.
  7. Carreira, S.. Beyond the real worid: How mathematical models produce reality. 2003.
  8. Matos, J.F.; Carreira, Susana. Modelling and mathematics education. ICTMA 9: Applications in Science and Technology. Elsevier Science. 2002.
    Publicado
  9. Matos, João Filipe; Blum, Werner; Houston, Ken; Carreira, Susana Paula. Modelling and mathematics education. Woodhead Publishing. 2001.
    10.1533/9780857099655
Poster em conferência
  1. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Digital representations mediating students' problem solving: Results from a web-based mathematical competition.". Trabalho apresentado em La didactique des mathématiques: approches et enjeux. Hommage à Michèle Artigue., 2012.
  2. Carreira, Susana; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa; Carvalho e Silva, Jaime; Rodriguez, Juan; Jacinto, Hélia ; Amaral, Nuno; et al. "Problem@Web: A project around an on-line problem solving mathematical competition in Portugal". Trabalho apresentado em 35th Annual Conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia - MERGA 2012, 2012.
Recurso online
  1. Matos, J.F.; Carreira, Susana. Modelação matemática: modelação e o ensino da matemática. 1995. http://hdl.handle.net/10400.2/9540.
Tese / Dissertação
  1. Carreira, Susana. "Significado e Aprendizagem da Matemática: dos Problemas de Aplicação À Produção de Metáforas Conceptuais Educação". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, 1999.
  2. Carreira, Susana. "A Aprendizagem da Trigonometria num Contexto de Aplicações e Modelação com Recurso à Folha de Cálculo". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, 1992.

Outros

Outra produção
  1. Students’ Attitudes in a Mathematical Problem-Solving Competition. 2018. Nélia Amado; Susana Carreira. https://doi.org/10.1007%2F978-3-319-99861-9_18.
    10.1007/978-3-319-99861-9_18
  2. Broadening Research on Mathematical Problem-Solving: An Introduction. 2018. Nélia Amado; Susana Carreira; Keith Jones. https://doi.org/10.1007%2F978-3-319-99861-9_1.
    10.1007/978-3-319-99861-9_1
  3. Mathematical Problem-Solving with Technology: An Overview of the Problem@Web Project. 2016. Susana Carreira; Keith Jones; Nélia Amado; Hélia Jacinto; Sandra Nobre. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24910-0_1.
    10.1007/978-3-319-24910-0_1
  4. Perspectives of Teachers on Youngsters Solving Mathematical Problems with Technology. 2016. Susana Carreira; Keith Jones; Nélia Amado; Hélia Jacinto; Sandra Nobre. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24910-0_3.
    10.1007/978-3-319-24910-0_3
  5. Digitally Expressing Algebraic Thinking in Quantity Variation. 2016. Susana Carreira; Keith Jones; Nélia Amado; Hélia Jacinto; Sandra Nobre. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24910-0_6.
    10.1007/978-3-319-24910-0_6
  6. Digitally Expressing Co-variation in a Motion Problem. 2016. Susana Carreira; Keith Jones; Nélia Amado; Hélia Jacinto; Sandra Nobre. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24910-0_7.
    10.1007/978-3-319-24910-0_7
  7. Mathematical Problem Solving Beyond School: Digital Tools and Students’ Mathematical Representations. 2015. Susana Carreira. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-17187-6_6.
    10.1007/978-3-319-17187-6_6
  8. Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de ensino da Matemática. Esta revista inclui artigos sobre as práticas de sala de aula de professores de Matemática.. 2012. Santos, Leonor; Canavarro, Ana; Boavida, Ana; Oliveira, Hélia; Menezes, Luís; Carreira, Susana. http://hdl.handle.net/10400.19/1153.
  9. Beyond the Real World: How Mathematical Models Produce Reality. Mathematical modelling. 2003. Carreira, Susana. http://dx.doi.org/10.1533/9780857099549.5.235.
    10.1533/9780857099549.5.235
  10. Preface. 2001. João Filipe Matos; Werner Blum; Susana Paula Carreira; Ken Houston. http://dx.doi.org/10.1016/b978-1-898563-66-2.50005-0.
    10.1016/b978-1-898563-66-2.50005-0
  11. Computer Spreadsheet and Investigative Activities: A Case Study of an Innovative Experience. Mathematical Problem Solving and New Information Technologies. 1992. Ponte, João Pedro; Carreira, Susana. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-58142-7_21.
    10.1007/978-3-642-58142-7_21
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019 Teaching and learning mathematical modelling: a broad and diversified but specific research field Investigación en Educación Matemática XXIII
SEIEM (Valladolid, Espanha)
2019 Plenary Panel: Scientific Standards and How We Can Achieve Them in Mathematical Modelling Educational Research The 19th International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications
ICTMA (Hong Kong)
2012 Mathematical problem solving beyond school: Digital tools and students’ mathematical representations International Congress on Mathematics Education (ICME12)
(Coreia do Sul)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016/02/25 - Atual Modelação matemática em tarefas de caráter interdisciplinar: Aprendizagens e perceções dos alunos.
Orientador de Ana Margarida Baioa
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2010 - Atual A forma como a utilização de jogos/quebra-cabeças podem afetar/influenciar o raciocínio matemático dos alunos
Coorientador
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2022/03/07 O Insucesso em Matemática na Educação Técnica: Um Estudo sobre Afetos e Emoções na Aprendizagem
Coorientador de Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2019 - 2020/07 Aprendizagem da Álgebra Linear num contexto de modelação matemática: uma experiência de ensino com estudantes do ensino superior
Coorientador de Guillermo Enrique Ramírez Montes
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2013/09/04 - 2018/07/20 Ensino baseado em resolução de problemas com recurso à folha de cálculo
Orientador de Oscar Mavungo Cumbo
Didáctica da Matemática (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011/12/18 - 2018/04/10 O papel do feedback na construção de significados num ambiente de aprendizagem colaborativa apoiada pelo computador. Uma experiência em geometria com recurso ao GeoGebra
Orientador de Júlio César Martins Ribeiro Silva Paiva
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011/09/27 - 2017/06/28 A atividade de resolução de problemas de matemática com tecnologias e a fluência tecno-matemática de jovens do século XXI
Orientador de Hélia Jacinto
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011/01/07 - 2016/06/24 A criatividade matemática no contexto de uma competição de resolução de problemas
Orientador de Nuno Amaral
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2010 - 2012 O (novo) programa de matemática do ensino básico e o desenvolvimento do raciocínio geométrico no tópico triângulos e quadriláteros : um estudo em turmas piloto do 7.º ano
Orientador de Alexandra Pinheiro Janela
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2009 - 2011 Modelação e utilização das tecnologias no estudo da função afim : um estudo de caso
Coorientador de Fátima Canário
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2009 - 2011 Jogos digitais no ensino e aprendizagem da matemática: efeitos sobre a motivação e o desempenho dos alunos
Orientador
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2009 - 2011 O sentido das operações nos alunos do ensino básico
Orientador de José Reis Martins
2009 - 2011 A experimentação e a actividade de modelação matemática dos alunos
Orientador de Ana Margarida Baioa
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2009 - 2011 Perspectivas sobre a modelação matemática no ensino: as experiências de Portugal e do Brasil
Orientador de António Julio Pais
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2009 - 2011 HISTÓRIAS COM MATEMÁTICA: TRABALHO DE PROJETO NO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador de Ana Paula Mestre
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2008 - 2010 O raciocínio matemático em actividades de investigação numa turma do 5º ano do ensino básico
Orientador de Isa Martins
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2008 - 2010 Cadeias de problemas, conexões matemáticas e articulação curricular entre ciclos: Um estudo sobre concepções e práticas de uma professora do 2.º ciclo
Orientador de Margarida Neves
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2008 - 2009 Compreensão e interpretação em matemática: dificuldades de alunos do 9º ano na resolução de problemas
Orientador de Fernanda Menina
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2005 - 2007 A opção dos alunos pelas tecnologias: um olhar sobre a utilização do Sketchpad na resolução de problemas
Orientador de Palmira Ferreira
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2004 - 2007 O Professor Estagiário de Matemática e a Integração das Tecnologias na Sala de Aula: Relações de Mentoring numa Constelação de Práticas
Orientador
Matemática (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual European Journal of Psychology of Education (1878-5174) Springer-Verlag
2016 - Atual International Journal of Science and Mathematics Education (1573-1774) Springer-Verlag
2016 - Atual Bolema Boletim de Educação Matemática (1980-4415) SciELO
2016 - Atual Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (1982-873X) Universidade Tecnologica Federal do Parana
2015 - Atual Eurasia Journal of Mathematics Science and Technology Education (1305-8223) Modestum Limited
2010 - Atual Quadrante - Journal of Research on Mathematics Education (2183-2838) APM
2001 - Atual Mathematical Thinking and Learning (1532-7833) Informa UK (Taylor & Francis)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - Atual Member of the "Grupo de Trabalho da Revisão Curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário" [Working Group on the Curricular Reform of the Essential Learning in Mathematics for the secondary school level] appointed by the Ministry of Education (MoE). Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
2001 - Atual International Community of Teachers of Mathematical Modelling and Applications Member; Executive Committee (2015-2017)
1986 - Atual Associação de Professores de Matemática

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/01/01 - Atual Chief Editor of Journal Quadrante - Revista de Investigação em Educação Matemática ISSN: 2183-2838 https://quadrante.apm.pt/about
Diretor
2017 - 2019 Elected member of the International Executive of the International Community of Teachers of Mathematical Modelling and Applications (ICTMA)
Membro