Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Susana Carreira
Nomes de citação
- Carreira, Susana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 471D-177C-9C31
- ORCID iD
- 0000-0002-0746-7258
- Scopus Author Id
- 55092828800
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1999
Concluído
|
Doutoramento em Educação, Especialidade de Didáctica da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Aprendizagem e Significado da Matemática: Dos problemas de aplicação à produção de metáforas conceptuais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom com Distinção e Louvor |
1992/12/04
Concluído
|
Mestrado em Educação, Especialidade de Metodologia do Ensino da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"A Aprendizagem da Trigonometria num Contexto de Aplicações e Modelação com Recurso à Folha de Cálculo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1987
Concluído
|
Licenciatura em Matemática, Ramo de Formação Educacional (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Estágio Pedagógico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | Ensino e Aprendizagem da Matemática com Tecnologias Digitais
FAPERGS/CAPES 06/2018
Investigador
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
1998 - Atual | Mathematical Thinking Teaching and Learning
PRAXIS/P/CED/13015/98
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/12/20 - 2014/06/18 | Mathematical Problem Solving: Views on an interactive web based competition (Sub12 & Sub14)
PTDC/CPE-CED/101635/2008
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007/09/01 - 2010/12/31 | LEARN: Mathematics, Technology and Society
PTDC/CED/65800/2006
Investigador
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006 - 2010 | LEARN: Matemática, Tecnologia e Sociedade
PTDC/CED/65800/2006
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019 | Teaching and learning mathematical modelling: a broad and diversified but specific research field | Investigación en Educación Matemática XXIII
SEIEM (Valladolid, Espanha)
|
2019 | Plenary Panel: Scientific Standards and How We Can Achieve Them in Mathematical Modelling Educational Research | The 19th International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications
ICTMA (Hong Kong)
|
2012 | Mathematical problem solving beyond school: Digital tools and students’ mathematical representations | International Congress on Mathematics Education (ICME12)
(Coreia do Sul)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016/02/25 - Atual | Modelação matemática em tarefas de caráter interdisciplinar: Aprendizagens e perceções dos alunos.
Orientador de Ana Margarida Baioa
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - Atual | A forma como a utilização de jogos/quebra-cabeças podem afetar/influenciar o raciocínio matemático dos alunos
Coorientador
|
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2018 - 2022/03/07 | O Insucesso em Matemática na Educação Técnica: Um Estudo sobre Afetos e Emoções na Aprendizagem
Coorientador de Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara
|
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2020/07 | Aprendizagem da Álgebra Linear num contexto de modelação matemática: uma experiência de ensino com estudantes do ensino superior
Coorientador de Guillermo Enrique Ramírez Montes
|
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013/09/04 - 2018/07/20 | Ensino baseado em resolução de problemas com recurso à folha de cálculo
Orientador de Oscar Mavungo Cumbo
|
Didáctica da Matemática (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2011/12/18 - 2018/04/10 | O papel do feedback na construção de significados num ambiente de aprendizagem colaborativa apoiada pelo computador. Uma experiência
em geometria com recurso ao GeoGebra
Orientador de Júlio César Martins Ribeiro Silva Paiva
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011/09/27 - 2017/06/28 | A atividade de resolução de problemas de matemática com tecnologias e a fluência tecno-matemática de jovens do século XXI
Orientador de Hélia Jacinto
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011/01/07 - 2016/06/24 | A criatividade matemática no contexto de uma competição de resolução de problemas
Orientador de Nuno Amaral
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2012 | O (novo) programa de matemática do ensino básico e o desenvolvimento do raciocínio geométrico no tópico triângulos e quadriláteros
: um estudo em turmas piloto do 7.º ano
Orientador de Alexandra Pinheiro Janela
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2009 - 2011 | Modelação e utilização das tecnologias no estudo da função afim : um estudo de caso
Coorientador de Fátima Canário
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2011 | Jogos digitais no ensino e aprendizagem da matemática: efeitos sobre a motivação e o desempenho dos alunos
Orientador
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2009 - 2011 | O sentido das operações nos alunos do ensino básico
Orientador de José Reis Martins
|
|
2009 - 2011 | A experimentação e a actividade de modelação matemática dos alunos
Orientador de Ana Margarida Baioa
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2009 - 2011 | Perspectivas sobre a modelação matemática no ensino: as experiências de Portugal e do Brasil
Orientador de António Julio Pais
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2009 - 2011 | HISTÓRIAS COM MATEMÁTICA: TRABALHO DE PROJETO NO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador de Ana Paula Mestre
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2008 - 2010 | O raciocínio matemático em actividades de investigação numa turma do 5º ano do ensino básico
Orientador de Isa Martins
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2008 - 2010 | Cadeias de problemas, conexões matemáticas e articulação curricular entre ciclos: Um estudo sobre concepções e práticas de
uma professora do 2.º ciclo
Orientador de Margarida Neves
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2008 - 2009 | Compreensão e interpretação em matemática: dificuldades de alunos do 9º ano na resolução de problemas
Orientador de Fernanda Menina
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2005 - 2007 | A opção dos alunos pelas tecnologias: um olhar sobre a utilização do Sketchpad na resolução de problemas
Orientador de Palmira Ferreira
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2004 - 2007 | O Professor Estagiário de Matemática e a Integração das Tecnologias na Sala de Aula: Relações de Mentoring numa Constelação
de Práticas
Orientador
|
Matemática (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018 - Atual | European Journal of Psychology of Education (1878-5174) | Springer-Verlag |
2016 - Atual | International Journal of Science and Mathematics Education (1573-1774) | Springer-Verlag |
2016 - Atual | Bolema Boletim de Educação Matemática (1980-4415) | SciELO |
2016 - Atual | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (1982-873X) | Universidade Tecnologica Federal do Parana |
2015 - Atual | Eurasia Journal of Mathematics Science and Technology Education (1305-8223) | Modestum Limited |
2010 - Atual | Quadrante - Journal of Research on Mathematics Education (2183-2838) | APM |
2001 - Atual | Mathematical Thinking and Learning (1532-7833) | Informa UK (Taylor & Francis) |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Member of the "Grupo de Trabalho da Revisão Curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário" [Working Group on the Curricular Reform of the Essential Learning in Mathematics for the secondary school level] appointed by the Ministry of Education (MoE). | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2012 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | |
2001 - Atual | International Community of Teachers of Mathematical Modelling and Applications | Member; Executive Committee (2015-2017) |
1986 - Atual | Associação de Professores de Matemática |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/01/01 - Atual | Chief Editor of Journal Quadrante - Revista de Investigação em Educação Matemática
ISSN: 2183-2838
https://quadrante.apm.pt/about
Diretor
|
|
2017 - 2019 | Elected member of the International Executive of the International Community of Teachers of Mathematical Modelling and Applications
(ICTMA)
Membro
|