???global.info.a_carregar???
Juan Luis Toboso is a researcher and lecturer living between Valencia, Spain and Porto, Portugal. Ph.D. in Fine Arts from the Universitat Politécnica de València. Invited Assistant Professor at ESAP. His research focus on the creation of new contemporary processes of creation, as well as the research of new territories in the common production, criticism, and diffusion of the arts. He has developed curatorial projects in the context of contemporary arts and knowledge independently and in collaboration with some international art centers such as the IVAM ¿ Instituto Valenciano de Arte Moderno, Culturgest do Porto, CCCC - Centro de Cultura Contemporánea del Carmen, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Azkuna Zentroa in Bilbao and the Calouste Gulbenkian Foundation, among others. Senior Curator of the Municipal Gallery of Contemporary Art in Porto (2019-2024)
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Juan Luis Toboso Galindo
Data de nascimento
1980/01/18
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Toboso Galindo, Juan Luis

Identificadores de autor

Ciência ID
4818-D4A8-6287
ORCID iD
0000-0002-4603-8309

Endereços de correio eletrónico

  • juan.toboso@esap.pt (Profissional)

Moradas

  • Rua dos Navegantes, 51 , 4000-358 , Oporto, Portugal, Portugal (Profissional)
  • Rua dos vanzeleres 376, 4100-482, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Outras Humanidades
  • Humanidades - Artes - História da Arte

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Catalão Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2021/10/11 - 2021/10/11
Concluído
Diversidade e inclusão (Outros)
Acesso Cultura. Associação Cultural, Portugal
2015/10/26
Concluído
PHD Fine Arts (Doctor)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
"When attitudes become words. Prácticas artísticas y nuevas espacialidades, en los límites de lo Común" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente Cum Laude
2008
Concluído
Economía y Cultura (Outros)
Servicio de Asistencia y Recutsos Culturtales Diputación de Valencia, Espanha
2007
Concluído
Transformaciones, Desplazamientos y Posicionamientos de la Critica de Arte (Curso médio)
Asociación Valenciana de Críticos de Arte, Espanha
2007
Concluído
La crítica de Arte Transnacional (Curso médio)
Asociación Valenciana de Críticos de Arte, Espanha
2007
Concluído
Gestión y Financiación de Poryectos Culturales Transnacionales (Curso médio)
Sociedad General de Autores y Editores, Espanha
2007
Concluído
DEA; Diploma de estúdios avanzados (DEA)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
"Del centro a la Periferia; Practicas artísticas contemporáneas y proyectos basados en un pensamiento critico del epacio público. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
9 sobresaliente
2006
Concluído
Encuentro internacional de autogestión y arte de Acción (Curso médio)
Centro de Documentación de Arte Contemporáneo, Espanha
2006
Concluído
Poéticas Digitales;Redes y espacios artísticos de Intervención (Curso médio)
UNIVERISDAD POLITÉCNICA DE VALENCIA, Espanha
2005
Concluído
Cultura i participació Ciutadana (Curso médio)
Cultura Algemesí, Espanha
2005
Concluído
Innovación Tecnológica y Turismo Cultural (Curso médio)
Universidad Internacional Menéndez Pelayo, Espanha
2004
Concluído
Fine Arts (Licence)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
"not applicable" (TESE/DISSERTAÇÃO)
7- notable
2003
Concluído
Betweem Earth & Sky by Peter D´Agostino (Curso médio)
UNIVERISDAD POLITÉCNICA DE VALENCIA, Espanha
2002
Concluído
Encuentro Internacional de ARTE PÚBLICO. (Curso médio)
UNIVERISDAD POLITÉCNICA DE VALENCIA, Espanha
2001
Concluído
PROJECTE PUBLIC. Arte y Proyectos para el Espacio Público (Curso médio)
UNIVERISDAD POLITÉCNICA DE VALENCIA, Espanha
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/10/01 - Atual Investigador (Investigação) Escola Superior Artística do Porto Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal
Escola Superior Artística do Porto Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal
2013/09 - 2014/04 Investigador (Investigação) Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2006/12 - 2007/08 Estagiário de Investigação (Investigação) Ministerio de Educación. Gobierno de España. , Espanha

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2016/10/01 - 2019 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2016 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Escola Superior Artística do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01 - Atual Director of Visual Arts Department Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto, Portugal
ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2020 - Atual Member of the General Council ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2018/10/01 - 2019/09/01 Coordinator of the Master's in Visual Arts - Artistic Practices and Research Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto, Portugal
ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2017/07 - 2019/05 Erasmus Coordinator Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2017/06 - 2019/05 Deputy Director Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2012/11 - 2013/06 Assistant Curator Fundação Cidade de Guimarães, Portugal
Plano Geométrico Plataforma e Associação Cultural, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01/01 - Atual Member of the Pedagogical Council ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2019/10/01 - 2024/01/31 Sénior Curator Porto Cultura- Câmara Municipal do Porto, Portugal
Galeria Municipal do Porto, Portugal
2017/03/01 - 2018/05/01 Guest Curator Consorcio de Museos de la Comunitat Valenciana, Espanha
Centre del Carme - Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana, Espanha
2013/10/01 - 2013/12/01 Curator visual arts Fundação de Serralves. Museu de Arte Contemporânea do Porto, Portugal
2013/04/01 - 2013/06/01 Trainee Researcher Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2012/01/01 - 2013/02/01 Executive producer Plano Geométrico Plataforma e Associação Cultural, Portugal
2011/05/01 - 2011/12/31 Curator Fundação de Serralves. Museu de Arte Contemporânea do Porto, Portugal
2008/10/01 - 2011/04/30 Technical Assistant in Culture Centro Municipal de Cultura de Xirivella, Valencia, Espanha
2006/01/01 - 2007/06/30 Trainee Researcher Ministry of Education. Government of Spain, Espanha
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/09/01 - 2024/08/31 While I speak: a deconstruction of the curatorial logos from a decolonial perspective
UI/BD/150731/2020
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2006/02 - 2008/02 Interfaces digitais-CIDADES INTERATIVAS. POA - VAL
Interfaces digitais POA - VAL
Bolseiro de Doutoramento
Universitat Politècnica de València, Espanha

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
AECID- Agencia de Cooperación Internacional. Gobierno de España
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/02 - 2020/02 A trajectory heading South South. Body, word and space / South-South Trajectories.
ESAP/2019/P48/DAV
Investigador responsável
Escola Superior Artística do Porto Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal
ESAP- Escola Superior Artística do Porto
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Arnaldo Araújo
UID/EAT/04041/2019
Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto, Portugal

Escola Superior Artística do Porto Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Arnaldo Araújo
UID/EAT/04041/2019
Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018 - 2019 Hors-Série (curatorial research) https://hors-serie.weebly.com/ - project supported by the Ministry of Culture /Dgartes. International project.
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021 - 2022 ON ABSTRACTION [or the excessive concern about an object]
Investigador
Escola Superior Artística do Porto Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal
DgArtes- Direção geral das Artes

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Toboso Galindo, Juan Luis. "Para una estética del acontecimiento. El acontecimiento como forma espacial y el conflicto como forma estética". Trabalho apresentado em For an aesthetic of the event. The event as a spatial form and the conflict as an aesthetic form, Lisboa, 2020.
    Publicado
  2. Toboso Galindo, Juan Luis. "Para una estética del acontecimiento. El acontecimiento como forma espacial y el conflicto como forma estética". 2020.
  3. Toboso, Juan Luis. "Ya no nos pueden matar… porque ya estamos muertos: Abismo, posibilidad, agotamiento, resistencia e insurrección.". Valencia, 2019.
    Publicado • 10.4995/cep4.2019.10516
  4. Toboso Galindo, Juan Luis. "Para una estética del acontecimiento. El acontecimiento como forma espacial y el conflicto como forma estética". Trabalho apresentado em VII Congresso Mediterrânico de Estética, Lisboa, 2017.
    Publicado
  5. Toboso Galindo, Juan Luis. "Atracão pelo Abismo". Trabalho apresentado em Apneia, Porto, 2017.
    Publicado
  6. Toboso Galindo, Juan Luis. "Uma viagem sem mapa". Trabalho apresentado em Expedição, Porto, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Toboso Galindo, Juan Luis. "The 14 Steps Towards a Wonderful Failure". Journal of Science and Technology of the Arts 15 2 (2023): 170-175. https://revistas.ucp.pt/index.php/jsta/issue/view/840.
    Publicado
  2. Toboso Galindo, Juan Luis. ""La estética del encuentro". Ocupaciones y reinterpretaciones del espacio público contemporáneo". Ciudades globales y culturas locales, 2. Zainak. Cuadernos de Antropología-Etnografía (32) 2 2 (2009): 663-673. http://hedatuz.euskomedia.org/8378/.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Toboso Galindo, Juan Luis. "Put your hand up in the air, put your hands up...in the air". In TOMATO PROJECT. BODY. WORK. POVERTY, editado por NEVES, Eduarda, 146-151. Porto, Portugal: CEAA-Centro de Estudos Arnaldo Araujo. ESAP, 2022.
    Publicado
  2. Santiago, Isabeli; Toboso Galindo, Juan Luis. "The Payback". In Pandemic - I Don't Know Karate But I Know Ka-Razor, 6-8. Porto, Portugal: Galeria Municipal do Porto, Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M., 2022.
    Publicado
  3. Santiago, Isabeli; Toboso Galindo, Juan Luis; Filipe Marques. "Isabeli Santiago & Juan Luis Toboso em conversa com Filipe Marques". In Pandemic - I Don't Know Karate But I Know Ka-Razor, 65-69. Porto, Portugal: Galeria Municipal do Porto, Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M., 2022.
    Publicado
  4. Toboso Galindo, Juan Luis. "Olvidarlo Todo. Recordarlo Todo". In El perro de las tres y cuarto, 23-27. Valencia, Espanha: La documental edicions, 2019.
    Publicado
  5. Toboso Galindo, Juan Luis. "Un inmenso juego de energías". In Reinventar lo posible/ Accionar lo imanigable, 2-14. Valencia, Espanha: Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana, 2018.
    Publicado
  6. Toboso Galindo, Juan Luis. "Two and a half minutes to midnight". In Reinventar lo posible/ Accionar lo imanigable, 62-67. Valencia, Espanha: Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana, 2018.
    Publicado
  7. Toboso Galindo, Juan Luis. "Constelaciones de un todo infinito". In Reinventar lo Posible/ Accionar lo Imaginable, 94-101. Valencia, Espanha: Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana, 2018.
    Publicado
  8. Toboso Galindo, Juan Luis. "...supone todo esto una posibilidad?". In Reinventar lo Posible / Accionar lo Imaginable, 126-131. valencia, Espanha: Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana, 2018.
    Publicado
  9. Toboso Galindo, Juan Luis. "Francis Trip". In Fault Line, 31-31. Porto, Portugal: ESAP - CESAP, 2017.
    Publicado
  10. Toboso Galindo, Juan Luis. "Happy Together- Felices Juntos". In Infraestructuras emergentes : sobre producción gestión y difusión artística, 56-76. Valencia, Espanha: Universidad Politécnica de Valencia, 2009.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Toboso Galindo, Juan Luis. Como plantar um Penedo. Centro Cultural Vila Flor, Guivarães, 2022.
Edição de livro
  1. Toboso Galindo, Juan Luis; Isabeli Santiago; Ramos, Filipa; Vivian Ziherl; Milena Bonilla. The hour before sunset. Porto, Portugal: Archive Books / Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M. / Galeria Municipal do Porto. 2022.
    Publicado • Editor
  2. Toboso Galindo, Juan Luis; Alves, André (9F10-ADBB-90DC. Structure, Object, Matter...Action!. Porto, Portugal: CEAA - Centro de Estudos Arnaldo Araújo. 2019.
    Publicado • Editor
  3. Toboso Galindo, Juan Luis. Reinventar lo posible/ Accionar lo imanigable. Valencia, Espanha: Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana. 2018.
  4. Toboso Galindo, Juan Luis. Infraestructuras emergentes : sobre producción gestión y difusión artística. Valencia, Espanha: Universidad Politécnica de Valencia. 2009.
Livro
  1. Toboso Galindo, Juan Luis. Le monde ou Rien. Porto, Portugal: Universidade do Porto- faculdade de Belas Artes. 2016.
    Publicado

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Toboso Galindo, Juan Luis; Tudela, Diogo; Coutinho, Maria; Jacinto, Ricardo; Reis, Marcelo; Antão, Francisco; Duarte, Dinis. Trabalho Work. 2023.
  2. Sylvan and Harsh North. 2023.
  3. Grupo de leitura- The Missing Revolution. 2017.
Exposição de curadoria/museu
  1. Milena Bonilla. 2021. "The hour before Sunset - Milena Bonilla". In A HORA ANTES DO PÔR-DO-SOL.
  2. filipe Marques. 2021. "PANDEMIC -I Dont Know Karate But I know Ka-razor". In PANDEMIC I Dont Know Karate But I know Ka-razor.
  3. Anais florin; Anja Krakowski; Clara Boj & Diego Díaz; Miguel Ángel Martinez; Norberto LLopis. 2020. "Variations on the plan. interactions in a geographical context".
  4. Anja Krakowsky. 2019. "Right Now, Right There, Right Then?. El perro de las tres y cuarto. Anja Krakowsky".
  5. Tudela, Diogo. 2018. "Surfacism or the radial dispersion of power. Diogo Tutela". In Surfacism or the radial dispersion of power. Diogo Tutela.

Outros

Outra produção
  1. … al menos un modo provisional de asentarse en un luga. 2017. Toboso Galindo, Juan Luis. http://www.artium.org/es/explora/exposiciones/item/60435-al-menos-un-modo-provisional-de-asentarse-en-un-lugar.
  2. Pode uma exposição ser um texto? e Pode um texto ser uma exposição? …. 2016. Toboso Galindo, Juan Luis. http://eprae.nea.fba.up.pt/.
  3. Universo 283. 2016. Toboso Galindo, Juan Luis. http://malavoadora.pt/espectaculos/universo283-v-universos-paralelos_183.html.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/06/07 “’O Futuro era agora...’. O 25 de Abril por jovens artistas nascidos nos anos 2000”. II Congresso de História Pública: Usos do Passado nos 50 anos da Revolução dos Cravos, que nos reuniu durante dois dias no Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, em Lisboa.
IN2PAST – Associate Laboratory for Research and Innovation in Heritage, Arts, Sustainability and Territory (Lisboa, Portugal)
2018/10/19 El museo como forma abierta. El encuentro como forma espacial. El conflicto como forma estética. International conference "Beyond the Museum"
IVAM- Instituto Valenciano de Arte Moderno y Contemporáneo (Valencia, Espanha)
2018/04/20 A vida no Arame- The life on wire International Colloquium Hosr-Série, A heavy blow of a rod across the fingers.
ESAP- Escola Superior Artística do Porto (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/06/25 - Atual A estética da mulher negra na sociedade pós-colonial brasileira
Coorientador
Artes Visuais. Práticas Artísticas e Investigação (Mestrado)
ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2020/04/24 - Atual Enquanto falo: uma desconstrução do logos curatorial em perspectiva descolonial
Coorientador
Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023/01/01 - 2023/12/12 Degrau em Degrau sobre a performance drag na cidade do Porto: intersecções entre a prática editorial e a curadoria
Orientador
Estudos de Arte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/06/28 - 2021/12/03 Na minha linguagem" Apropriação e prática artística: uma pesquisa biográfica por entre a neurodiversidade
Orientador
Artes Visuais. Práticas Artísticas e Investigação (Mestrado)
ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2020/06/24 - 2021/11/26 Das Tempo: A landcape do be invented." Aproximação às noções de tempo e materialidade na imagem fotográfica
Orientador
Artes Visuais. Práticas Artísticas e Investigação (Mestrado)
ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2020/06/23 - 2021 Revisitação Da Mitologia Grega: Um Olhar A Partir Da Contemporaneadade
Coorientador
Artes Visuais. Práticas Artísticas e Investigação (Mestrado)
ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2018/06 - 2019/10/10 O espaço público enquanto Campo de ação do sensível: a arte enquanto agente de conexão entre o indivíduo e o luga
Coorientador de Amanda Copstein Telles da Silva
Arte e Design para o Espaço Público (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016/09/07 - 2017/12/04 POETIK ANARKI
Coorientador de Leonor Pinto da Costa
Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11/10 - 2023/11/12 The Listening Affect Curated by the Institute for Postnatural Studies (Madrid, Spain), and organized by the Contemporary Art Department of Ágora - Cultura e Desporto do Porto, The Listening Affect festival brings together around two dozen international artists, including composers, sound artists and acoustic researchers, at various venues in Porto between November 10 and 12. (2023/11/10 - 2023/11/12)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Galeria Municipal do Porto, Portugal

Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, Portugal
2022/04/08 - 2023/02/24 Galeria Energia – Encounters between Art, Music, Nature and Science (2022/04/08 - 2023/02/24)
Encontro (Coorganizador)
Galeria Municipal do Porto, Portugal
2017/03/01 - 2018/05/01 Ciclo de exposições REINVENTAR LO POSIBLE – ACCIONAR LO IMAGINABLE (2017/03/01 - 2018/05/01)
Exposição (Outra)
Centre del Carme - Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana, Espanha
2018 - 2018 ...supone todo esto una posibilidad?
Exposição (Outra)
Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana, Espanha
2017 - 2017 Un enorme juego de Energías
Exposição (Outra)
Consorcio de Museos de la Comunitat Valenciana, Espanha
2017 - 2017 Fault Line- Encontros da Imagem de Braga
Exposição (Outra)
Encontros da Imagem de Braga, Portugal
2017 - 2017 Two and a half minutes to midnight
Exposição (Outra)
Centre del Carme - Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana, Espanha
2017 - 2017 Constelaciones de una totalidad infinita (2017/12/01 - 2018/02/18)
Exposição (Outra)
Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana, Portugal
2017 - 2017 How to do thigs
Exposição (Outra)
Lehmann & Silva Art Gallery, Portugal
2016 - 2016 Le monde ou Rien- O mundo ou Nada
Exposição (Outra)
Universidade do Porto, Portugal
2016 - 2016 …al menos un modo provisional de asentarse en un lugar
Exposição (Outra)
San Sebastián 2016, Capital Europea de la Cultura, Espanha
2015 - 2015 Gramáticas Flexíveis
Exposição (Outra)
Fundação Calouste Gulbebenkian, Portugal
2015 - 2015 Finisterre
Exposição (Outra)
Sput&Nik, Portugal
2015 - 2015 O tempo e o Modo, Para um retrato da pobreza em Portugal
Exposição (Outra)
DgArtes- Direção geral das Artes, Portugal
2014 - 2014 Estructura, Objeto Materia ...Acción!
Exposição (Outra)
INSTITUTO DE LAS INDUSTRIAS CULTURALES Y LAS ARTES DE LA REGIÓN DE MURCIA CONSEJERÍA DE EDUCACIÓN, CULTURA Y UNIVERSIDADES, Espanha
2014 - 2014 A2, Proximidade e Aproximação
Encontro (Outra)
Culturgest- Caixa Geral de Depósitos, Portugal
2014 - 2014 Escultura Abstrata nos anos 60/70
Exposição (Outra)
Fundação de Serralves e Câmara Municipa de Santo Tirso, Portugal
2013 - 2013 A2. Primeiro Momento
Encontro (Outra)
Porto Cultura- Câmara Municipal do Porto, Portugal
2013 - 2013 BES Revelação 2013
Exposição (Outra)
BES-Novo Banco / Fundação de Serralves, Portugal
2013 - 2013 Editoria, Artesanato Design e Industria
Exposição (Outra)
Fundação Cidade de Guimarães 2012, Portugal
2012 - 2012 CCC Collecting Collection & Concepst
Exposição (Outra)
Fundação Cidade de Guimarães, Portugal
2012 - 2012 Devir Menor
Exposição (Outra)
Fundação Cidade de Guimarães, Portugal
2012 - 2012 Edifícios & Vestígios
Exposição (Outra)
Fundação Cidade de Guimarães, Portugal
2011 - 2011 Casa Modo de Usar- Leonor Antunes (2011/06)
Exposição (Outra)
Fundação de Serralves. Museu de Arte Contemporânea do Porto, Portugal
2008 - 2008 Living together
Exposição (Outra)
Conselleria de Cultura-Valencia, Espanha

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/10/26 - 2023/10/26 Sobre a natureza e as causas da autonomia dos artistas O evento “Sobre a natureza e as causas da autonomia dos artistas” tendo como finalidade problematizar a economia do artista visual e o modo como a sua realidade financeira determina a sua atuação e produção. Mais concretamente, visa discutir a(s) natureza(s) e a(s) causa(s) da realidade económica do artista visual no contexto português e, com isso, promover a reflexão sobre o seu poder de atuação cultural, social e político.
Seminário
Sobre a natureza e as causas da autonomia dos artistas
Universidade do Minho Escola de Arquitetura Arte e Design, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
2019/12/11 - 2019/12/12 II Conversations on artistic research
Outro
II Conversations on artistic research
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2019/11/23 - 2019/11/30 CURADORIA. O pensamento é um perigo, é um salto, é um desvio. Ciclos de Conferências. O Atelier-Museu Júlio Pomar apresenta o ciclo de conferências “Curadoria. O pensamento é um perigo, é um salto, é um desvio”, concebido por Eduarda Neves, professora de teoria e crítica de arte contemporânea, área na qual tem vários trabalhos publicados e curadora independente. Org. Eduarda Neves.
Conferência
CURADORIA. O pensamento é um perigo, é um salto, é um desvio. Ciclos de Conferências
Atelier-Museu Júlio Pomar , Portugal
2019/11/09 - 2019/11/09 Protocolos de Encontro, com Carla Cruz, Juan Luís Toboso e Magda Henriques. Museu da Sociedade Martins Sarmento, organizado por André Alves, Filipa Araújo e Max Fernandes
Mesa-redonda
Estação Encontro
Sociedade Martins Sarmento- UMINHO, Portugal
2019/10/10 - 2019/10/10 Participação no encontro "Arte inclusiva? Quem inclui quem?" com o paper "The roof is on fire. Possibilidades e imaginarios de uma prática artística nos limites do comum".
Encontro
Arte inclusiva? Quem inclui quem?
Escola Superior Artística do Porto Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal

SP- Escola de Teatro de São Paulo , Brasil
2018/10/19 - 2018/12/14 Moderador do Ciclo de Conferencias /Conference Cycle Chair. Sem imago mundi, antes um desvio aleatorio.
Conferência
Ciclo Internacional de Conferências. "Na verdade, nada é mais difícil do que destrinçar as coisas certas das duvidosas" [In fact, nothing is more difficult than to distinguish plain things from doubtful ones] (departing from Lucretius work _ ON THE NATURE OF THINGS).
Escola Superior Artística do Porto Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal
2018/01/13 - 2018/01/13 Participação como orador convidado no Seminário Arquiteturas móveis - projeto com escolas 2017-2018- Museo de Arte Contemporânea de Serralves
Seminário
Seminário Arquiteturas móveis - projeto com escolas 2017-2018
Fundação de Serralves. Museu de Arte Contemporânea do Porto, Portugal
2018 - 2018 Hors-Serie. A heavy blow of a rod across the fingers
Simpósio
Hors-Serie. A heavy blow of a rod across the fingers
ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2018 - 2018 COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ARQUITECTURA, ARTE E PAISAGEM URBANA
Simpósio
COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ARQUITECTURA, ARTE E PAISAGEM URBANA
ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2017 - 2017 The Museum Reader: what practices should 21st century Museums pursue, how and why? An International Conference
Conferência
The Museum Reader: what practices should 21st century Museums pursue, how and why? An International Conference
Instituto de História da Arte, FCSH/NOVA, Portugal
2017 - 2017 A Performance: Arquivo e Investigação
Encontro
A Performance: Arquivo e Investigação
Inc-Livros Edições de Autor, Portugal
2017 - 2017 Mediterranean Congresses of Aesthetics
Congresso
Mediterranean Congresses of Aesthetics
CEAA | Escola Superior Artística do Porto + IHA | FCSH - Universidade Nova + CEHUM | Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Para quienes disfrutamos trabajando. Precariedad y autoorganización en el trabajo creativo
Encontro
Para quienes disfrutamos trabajando. Precariedad y autoorganización en el trabajo "creativo"
MNCARS- Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Espanha
2009 - 2009 Cibergeografías
Conferência
10DB
Casa da Cultura de Burjasot, Espanha
2008 - 2008 Infraestructuras Emergentes. Sobre gestión, producción y disfusión cultural
Seminário
Infraestrcturas Emergentes: Sobre gestión, producción y disfusión cultural
MUVIM-Museo Valenciano de la Ilustración, Espanha
2007 - 2007 Jornadas de Antropologia Urbana- Ciudades Globales y culturas locales
Encontro
III Jornadas de Antropologia Urbana- Ciudades Globales y culturas locales
Eusko Ikanskunzta, Espanha
2006 - 2006 Deslocamentos e contaminações na Arte Contemporânea
Seminário
V Seminário Nacional de Artes Visuais - Arte e processos Híbridos contemporâneos
FEVALE- ICHLA Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes, Brasil
2006 - 2006 Arte e Esfera Publica. Práticas de ação no espaço urbano
Seminário
Seminário Aberto/ Arte e espaço Urbano
PPAV- Universidade Federal Rio Grande do Sul, Brasil
2006 - 2006 Estética Anormal- Estudio de prácticas artísticas contra-hegemónicas
Seminário
Estética Anormal- Estudio de prácticas artísticas contra-hegemónicas
Departemento de Filososía- UV- Universidad de Valencia, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/09 DRAG ME AWAY Relatório de Projecto Final apresentado à Universidade Católica Portuguesa para obtenção do grau de Mestre em Cinema
Arguente
Lilian Doyle Louzada de Mattos Dodebei (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2024 ARQUITETURAS TRANSDISCIPLINARES: PROCESSOS OPERATIVOS DE INTERVENÇÃO EM ESPAÇO PÚBLICO
Arguente
Jorge Humberto Araújo da Fonseca e Castro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022/11/10 Fragmentar e construir: ficções do ambiente construído na prática artística contemporânea
Arguente principal
Clarice Pereira Cunha (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022/11/09 INCERTEZA VIVA, diluição entre natureza e cultura
Arguente principal
Juliana Abramides Bucaretchi (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022/11/07 Estruturas invisíveis. A ocultação e o silenciamento como estratégia de controle no Brasil
Arguente
Felipe Argiles Silveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021/12/03 Dano Liminar - Destruição como Ato Transitório
Arguente principal
João Pedro Santos Forte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021/11/17 Órbitas arquitetônicas:Espaço, Performatividade e Possibilidades Curatoriais
Arguente principal
Monique Bernardine (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021/11/03 I´m not site specific - Manifestações da Pós-Memória nas Práticas Artísticas
Arguente principal
Carolina Drahomiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021/09/24 Ela não se move: o que escapa à história também existe realmente
Arguente principal
Nahir Capelo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021/07/23 Olhar o chão: A artista entre margens: da arte ao extrativismo
Arguente
SUSANA SOARES PINTO (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/12/15 Zona dos Mistérios. Narrativas de deslocamento como método de produção artística
Arguente principal
Polliana Dala Barba (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/03/06 Investigação com a arte em educação artística: subjetividade múltipla, cultura visual contemporânea e comunidades
Arguente
Mariana da Costa Mendes Gonçalves Delgado (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/12/11 O Atelier como palco - Um olhar sobre os ateliers de artistas portuguesas contemporâneas
Arguente principal
Maria João Soares Couto Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/12/10 O Rizoma como processo pictórico
Arguente principal
João Carlos Rodrigues Baptista Martins (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/11/21 Memory and Monumentality: (IN)visible legacies of a colonial past within public spaces of Porto
Arguente principal
Desirée Desmarattes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/11/13 As artistas da coleção do Museu da FBAUP
Arguente principal
Rita Alexandra Gomes Morgado Marinho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/11/13 Uma Aproximação à Arte Bruta. Estágio curricular no Centro de Arte Oliva
Arguente principal
Joana Rita Lopes Valente (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 RE/PRESENTEAR O VAZIO - A intervenção artística metafórica em torno do vazio Herlander José Augusto Alves (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2018 Projecto (querer, parecer, fazer, saber, e, ainda, chegar a ser) Daniel Machado Mendes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2017 Vestígio da Performance no Museu Rebecca Moradalizadeh (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/10/29 - 2019/10/31 International conference Notes on Europe. The dogmatic sleep ESAP- Escola Superior Artística do Porto

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019/03 - 2019/03 EXTERNAL EXAMINER of a Ph.D. thesis detailed below: Doctoral Programme: Phd in Art: Production and Research Thesis: De la crítica institucional a las instituciones críticas. Experiencias artísticas en políticas culturales participativas y proyectos autogestionados en España, 2007 -2017. Doctoral Candidate: Izaskun Echevarria Madinabeitia
Avaliador
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha Universitat Politècnica de València

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/05/16 - Atual Member of the jury for the open call for exhibition "projects built blanc 2022" at the Las Cigarreras cultural center, Alicante, Spain. Las cigarreras Cultura Contemporania, Espanha
2019/01/01 - 2019/12/31 Membro do Comité de aquisições da Coleção Municipal de Arte Contemporânea da cidade do Porto Porto Cultura- Câmara Municipal do Porto, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/03/03 - Atual Projeto de Artes Plásticas e Intermedia I Artes Plásticas e Intermédia (Licenciatura) ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2017/03 - Atual Projeto de Artes Plásticas e Intermedia II Artes Plásticas e Intermédia (Licenciatura) Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2017/03 - Atual Projeto de Artes Plásticas e Intermedia IV Artes Plásticas e Intermédia (Licenciatura) Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2023 - 2024 Laboratório de práticas Artisticas II Artes Visuais. Práticas Artísticas e Investigação (Mestrado) ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2023/03/01 - 2023/06/30 Projeto de Artes Plásticas e Intermédia II Artes Plásticas e Intermédia (Licenciatura) Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2021/10/01 - 2022/02/11 Laboratório de práticas Artisticas I Artes Visuais. Práticas Artísticas e Investigação (Mestrado integrado) ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2020/02/27 - 2020/06/03 Laboratório de práticas Artisticas II Artes Visuais. Práticas Artísticas e Investigação (Mestrado) ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2020/02/26 - 2020/06/03 Projeto de Artes Plásticas e Intermédia IV Artes Visuais - Fotografia (Licenciatura) ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2019/10/03 - 2020/01/30 Laboratório de práticas Artisticas I Artes Visuais. Práticas Artísticas e Investigação (Mestrado integrado) ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2019/03/03 - 2019/06/22 Projeto de Artes Plásticas e Intermédia IV Artes Visuais - Fotografia (Licenciatura) ESAP- Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2017 - 2017 Arte como farol Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2016 - 2016 When forms become attitudes. Práticas artísticas e novas espacialidades nos limites do comum Outra (Curso médio)
2016 - 2016 Dispositivos, meios e contextos na construção de narrativas artísticas e curatoriais Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2016 - 2016 Seminário I Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2016 - 2016 Efeitos de Lugar Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2009 - 2009 ¿Y ahora que? Extensão e divulgação científica (Curso médio) EASD-Escuela Superior de Arte y Diseño, Espanha

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017/10 - Atual CEAA- Centro de estudos Arnaldo Araújo
2006/01 - 2014/01 Arte Híbrida-UFBA
2006/01 - 2008/01 Laboratorio de Luz-UPV

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/11/17 - 2021/11/18 Member of the SCIENTIFIC COMMITTEE of the II International Speculative Congress: Art, Alliances, Affects and Something more
Membro
Universidad Miguel Hernández de Elche, Espanha
2019/10/29 - 2019/10/31 Membro do Comité Científico/ Scientific Commitee member International conference. Notes on Europe. The dogmatic sleep
Membro
Escola Superior Artística do Porto Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal
Distinções

Título

2023 CAPLE- C1 advanced diploma of Portuguese foreign language
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Outra distinção

2014 Grant, Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2011 Culturex Grant
Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. Gobierno de España, Portugal
2006 Predoctoral Fellowship
AECID- Agencia de Cooperación Internacional. Gobierno de España, Portugal
2003 Promoe Scholarship
Ministerio de Educación-Dirección General de Universidades, Portugal
2001 Scholarship Erasmus
Ministerio de Educación y Universidades- Gobierno de España, Portugal