???global.info.a_carregar???
Ricardo Iván Barceló Abeijón. Obteve o Título de Agregado em Agregação em 2021 pela Universidade de Aveiro. Doutoramento em Música em 2009 pela Universidade de Aveiro. Master em Música - Instrumento em 2002 pela Escola Superior de Música e Dança de Roterdão (CODARTS) e Graduado em Música - Instrumento em 1991 pelo Real Conservatorio Superior de Música de Madrid. É Professor Auxiliar com Agregação na Universidade do Minho no Departamento de Música, e Diretor do Mestrado em Ensino de Música na mesma instituição. Publicou 20 artigos em revistas especializadas. Publicou 2 capítulos de livro e 6 livros. Orientou cerca de 100 Relatórios de Estágio de Mestrado e 3 teses de doutoramento, uma delas já concluida. Participou como júri em 10 provas de doutoramento e em cerca de 200 provas de mestrado. Atua na área de Humanidades, no Estudo das Artes da Representação - Música, Guitarra Clássica. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Estabilización articular; Carlevaro; Guitarra Clássica; Música; Técnica; Etnomusicologia; Estudos Culturais ; Criação Musical; Estudos em Performance; Cultura; Estudos Musicais; História da técnica guitarrística.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ricardo Iván Barceló Abeijón

Nomes de citação

  • Barceló, Ricardo
  • Ricardo Barceló Abeijón

Identificadores de autor

Ciência ID
4912-7A4D-3F02
ORCID iD
0000-0002-8152-6041

Endereços de correio eletrónico

  • ricardobarcelo@elach.uminho.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano (Idioma materno)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2021/12
Concluído
Agregação (Título de Agregado)
Especialização em Música-Performance
Universidade de Aveiro, Portugal
2006 - 2009
Concluído
Música (Doutoramento)
Especialização em Guitarra
Universidade de Aveiro, Portugal
"O Sistema Posicional na Guitarra. O caso de Fernando Sor" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2000/09 - 2002/06
Concluído
Música - Instrumento (Master)
Especialização em Guitarra clássica e barroca
CODART, Países Baixos
1988/09 - 1991/06
Concluído
Música - Instrumento (Graduado)
Especialização em Guitarra Clásssica
Real Conservatorio Superior de Música, Espanha
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho Departamento de Música, Portugal
Universidade do Minho, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/05 - Atual Diretor do Mestrado em Ensino de Música Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/12 - 2022/05 Director de Unidade Orgânica Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Departamento de Música, Portugal
2014 - 2016 Diretor Adjunto da Licenciatura em Música Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Departamento de Música, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Humanísticos
UID/ELT/00305/2019
Universidade do Minho, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 415 - 2011-2012
PEst-OE/HIS/UI0415/2011
PEst-OE/EAT/UI0472/2011
PEst-OE/HIS/UI0415/2014
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Instituto de História Contemporânea, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Barceló, Ricardo; Moreira, Pedro. "Introdução". Diacrítica 38 2 (2024): 1-9. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.6001.
    Acesso aberto
  2. Ricardo Barceló; Pedro Moreira. "Introdução". Diacrítica (2024): https://doi.org/10.21814/diacritica.6001.
    10.21814/diacritica.6001
  3. Ricardo Barceló. "Técnicas guitarrísticas de mano derecha incorporadas desigualmente en países de habla Hispana e Inglesa". Revista Vórtex (2023): https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7842.
    10.33871/23179937.2023.11.2.7842
  4. Lessa, Elisa; Pipa, Luís; Barceló, Ricardo. "Introdução". (2021): https://doi.org/10.21814/diacritica.719.
    https://doi.org/10.21814/diacritica.719
  5. Ricardo Barceló Abeijón. "La estabilización articular en la técnica de la guitarra. El papel de Abel Carlevaro". Revista Musical Chilena 74 234 (2020): 68-86. https://revistamusicalchilena.uchile.cl/index.php/RMCH/article/view/51179.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Ricardo Barceló Abeijón. "DOIS CASOS DE MÚSICA DESCRITIVA NA GUITARRA CLÁSSICA: FANTAISIE VILLAGEOISE, OP. 52 (CA. 1832), DE F. SOR, E A L'AUBE DU DERNIER JOUR, OP. 33 (1988), DE F. KLEYNJANS". In OUVIR E ESCREVER AS PAISAGENS SONORAS – ABORDAGENS TEÓRICAS E (MULTI)DISCIPLINARES, 441-454. Braga, Portugal, 2020.
    Publicado
Edição de livro
  1. Ricardo Barceló Abeijón; Eduardo Baranzano. Autor correspondente: Eduardo Baranzano. Método para Guitarra - Fernando Sor. Fafe, Portugal: Labirinto. 2009.
Livro
  1. Ricardo Barceló Abeijón; Tiago Morais D918-39BD-4F4C. Autor correspondente: Tiago Morais D918-39BD-4F4C. Canto para tocar. Toco para cantar.. Múrcia, Espanha: Diego Marín. 2017.
  2. Ricardo Barceló Abeijón. O sistema posicional na guitarra. Alemanha. 2015.
Tradução
  1. Barceló, Ricardo; Eduardo Baranzano. Autor correspondente: Eduardo Baranzano. El arte de tocar la guitarra clásica de Charles Duncan. Pamplona, Espanha: Ulzama Digital. 2023.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/10 - Atual Lo corporal en la interpretación musical: Enseñanza y aprendizaje de las habilidades técnico-motoras del guitarrista.
Coorientador de Manuel López Medrano
Programa de Maestría y Doctorado en Música de la Universidad Nacional Autónoma de México (Doutoramento)
Consorcio Universidad Nacional Autonoma de Mexico, México
2020/03 - Atual Presença e ausência: Composição das secções incompletas da Missa de Joaquim dos Santos e integração da obra no património musical
Orientador de Nuno Filipe Faria Costa
Doutoramento em Ciências da Cultura (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2020/01 - Atual A influência de Jacques Zoon na evolução organológica da flauta e o seu peso artístico na cultura musical holandesa
Orientador de Francisco José Macedo Barbosa
Doutoramento em Ciências da Cultura - ELACH (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2024/07/10 Os violeiros e a violaria no norte de Portugal entre 1620 e 1920
Orientador
Doutoramento em Ciências da Cultura (Doutoramento)
Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/03/15 - 2024/10/15 Diacrítica (ISSN 2183-9174) CEHUM - UMinho